Anda di halaman 1dari 8

EFEITOS DOS RECURSOS

1. Comentrios Gerais: Efeitos dos recursos a interposio de um recurso ato processual capaz de deflagrar uma srie de efeitos jurdicos; A doutrina no pacfica quanto ao nmero e tipo de efeitos gerados com a interposio dos recursos, havendo uma unanimidade, apenas, naqueles que so os mais comentados no meio forense: o devolutivo e o amado ou detestado (depende do polo recursal) efeito suspensivo.

2. Os principais efeitos so: a) Ampliar, procedimentalmente, a relao processual, uma vez que se forma um novo procedimento, denominado procedimento recursal, que se distende pelo juzo ad quem; Adiar o trnsito em julgado da deciso impugnada (art. 467, CPC); Prorrogar a litispendncia, na medida em que o recurso desencadeia uma srie de atos no procedimento recursal, envolvendo a mesma causa petendi, o mesmo pedido e as mesmas partes; E a doutrina ainda identifica mais alguns efeitos acarretados pelos recursos que, adiante sero elencados e comentados

b)

c)

2.1

a)

Efeito Obstativo: A interposio do recurso gera, como primeira consequncia, o impedimento precluso, ao trnsito em julgado (formal ou material), dependendo da natureza da deciso recorrida; importante porque, sem ele, no haveria a manuteno da litispendncia;

b)

Efeito devolutivo: inerente prpria ideia de recurso e consiste na transferncia, ao rgo ad quem, do conhecimento da matria impugnada, com o objetivo de reexaminar-se a deciso recorrida; Mas porque o nome devolutivo? Como se devolver ao rgo ad quem o conhecimento de uma matria tratada num litgio que a ele nunca, dantes, fora-lhe apresentada?

No entanto, nem sempre esse reexame da deciso impugnada se d perante o rgo ad quem, pois em alguns casos, a competncia para o reexame do prprio rgo emissor da deciso atacada. Mas indiferente a distino hierrquica na apreciao do recurso para caracterizao do efeito devolutivo.

Sendo o recurso recebido apenas no efeito devolutivo, abrese a possibilidade de manejo da execuo provisria (art. 497 c/c o art. 587 do CPC), mediante extrao de carta de sentena;

O efeito devolutivo deve ser estudado sob os ngulos da profundidade e da extenso.

Pelo ngulo da extenso quer-se analisar a quantidade de matria questionada em sede recursal e que dever ser, consequentemente, analisada pelo rgo ad quem.

Materializa-se, no CPC, atravs dos caputs dos arts. 512 e 515 e no pargrafo primeiro deste ltimo 1. O CPC adotou, de forma expressa, a expresso latina tantum devolutum quantum appelatum. O outro ngulo, o da profundidade, permite ao rgo ad quem a anlise das questes controvertidas sobre as causas de pedir alegadas em sede de inferior instncia, mas no observadas por completo. Diz respeito no quantidade, mas sim qualidade da matria impugnada. Este ngulo resta materializado, no CPC, no $2, do art. 5152.

Enfim, o efeito devolutivo a manifestao do princpio dispositivo (o apelante quem fixa os limites do recurso, em suas razes e no pedido de nova deciso). Nesse sentido, vedado ao tribunal, ao julgar o recurso, decidir fora da lide recursal;

A proibio da reforma para pior (princpio da reformatio in pejus) tem como fundamento o princpio dispositivo (no pode o tribunal piorar a situao processual do nico recorrente,
1

Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada.

1o Sero, porm, objeto de apreciao e julgamento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro. Art. 512. O julgamento proferido pelo tribunal substituir a sentena ou a deciso recorrida no que tiver sido objeto de recurso. 2 2o Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais.

retirando-lhe vantagem dada por sentena, sem que para tanto haja pedido expresso pela parte contrria).

c) Efeito suspensivo: a propriedade do recurso que leva ao adiamento da produo dos efeitos normais da deciso hostilizada, a partir do momento em que possvel impugn-la;

Em razo do efeito suspensivo, o contedo da sentena no pode ser executado at que se julgue o respectivo recurso; no entanto, s se suspende a eficcia da deciso naquilo que constitua objeto de impugnao recursal.

O efeito suspensivo tem incio com a publicao da deciso impugnvel por recurso para o qual a lei prev efeito suspensivo (se interposto o apelo), e termina com a certido de no interposio ou, ento, publicao do acrdo que julga o recurso.

A doutrina distingue o efeito suspensivo em duas modalidades tpico e atpico: tpico quando a suspenso da eficcia da deciso impugnada decorre da sua simples interposio. o caso da apelao (salvo os casos excetivos em que a mesma no dotada deste efeito) e; atpico quando a suspenso da eficcia da deciso impugnada decorre de um pedido (art. 558, CPC) ou da formulao de pedido cautelar.

A regra que os recursos so recebidos nos efeitos suspensivo e devolutivo. Exemplo: apelao (exceto as hipteses do art. 520, CPC) e embargos declaratrios (interruptivo).

J os recursos de agravo, ordinrio, especial, extraordinrio so recebidos apenas no efeito devolutivo. No entanto, temse admitido interposio de medida cautelar inominada para atribuir efeito suspensivo ao RE e/ou REsp, em situaes excepcionais.

d) Efeito translativo: Acontece quando o rgo ad quem julga fora do que consta das razes ou contra-razes do recurso, sem que tal procedimento venha caracterizar julgamento extra, ultra ou infra petita;

Se o efeito devolutivo uma projeo do princpio do dispositivo, o efeito translativo uma projeo do princpio inquisitrio, sendo certo que ambos podem ser vislumbrados no art. 262, do CPC3; Normalmente ocorre com as questes de ordem pblica que devem ser conhecidas de ofcio pelo juzo recursal, ainda que no apreciadas pelo juzo a quo, pois com relao a elas no se opera a precluso (art. 301, 4, CPC)4;

Art. 262. O processo civil comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. Art. 301. Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) I - inexistncia ou nulidade da citao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) II - incompetncia absoluta; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) III - inpcia da petio inicial; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) IV - perempo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) V - litispendncia; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Vl - coisa julgada; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) VII - conexo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973)
4

Por essa razo, perfeitamente lcito ao tribunal, por exemplo, extinguir o processo sem julgamento do mrito, em julgamento de apelao contra sentena de mrito interposta apenas pelo autor, no ocorrendo aqui a proibida reformatio in pejus.

O efeito translativo est presente nos recursos ordinrios, mas no nos extraordinrios, porque nestes ltimos h fundamentao vinculada, isto , a inocorrncia do efeito translativo decorre do prprio texto constitucional, ao determinar serem cabveis esses recursos de causas decididas pelos tribunais inferiores (art. 102, III; e 105, III da CF); e) Efeito substitutivo e rescindente:

O art. 512 do CPC consagra o efeito substitutivo dos recursos, que ocorrer todas as vezes que o recurso for conhecido e provido para fins de reforma da deciso recorrida (haver a substituio daquela deciso, por aqueloutra proferida pelo juzo ad quem, ainda quando essa apenas confirma a sentena recorrida)5;

Conhecido o recurso, pelo juzo de admissibilidade positivo, passando-se ao exame do mrito recursal, haver o efeito substitutivo do recurso quando:
Vlll - incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) IX - conveno de arbitragem; (Redao dada pela Lei n 9.307, de 1996) X - carncia de ao; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Xl - falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar. (Includo pela Lei n 5.925, de 1973) ....... 4o Com exceo do compromisso arbitral, o juiz conhecer de ofcio da matria enumerada neste artigo.
5

Nos termos do CPC, art. 512, o julgamento proferido pelo tribunal substitui a deciso recorrida apenas naquilo que tiver sido objeto de recurso, e efetivamente deliberado pelo colegiado, obtendo-se pronunciamento favorvel ou desfavorvel (...) (STJ, 5 Turma, REsp 259963/SP, rel. Min. Edson Vidigal, j. 22.08.2000, recurso conhecido e provido, v.u., DJ 25.09.2000, p. 134)

IEm qualquer hiptese (error in judicando ou in procedendo) for negado provimento ao recurso (ou seja, for confirmada a deciso);

II - Em caso de error in judicando, for dado provimento ao recurso para fins de reforma da deciso;

III - Em caso de error in procedendo, quando for dado provimento ao recurso para fins de anulao da deciso, no ocorrer o efeito substitutivo, e sim o rescindente, pois o tribunal anular a deciso recorrida, e por obvio no poder substitu-la. Aqui o rgo ad quem apenas se limitar a cassar a deciso, determinando que nova seja proferida pelo juzo a quo6. f) Efeito Regressivo:

a possibilidade gerada, com a interposio de alguns recursos (embargos de declarao, agravo retido), do prprio rgo prolator da deciso recorrida e, ao mesmo tempo, juzo de interposio, retratar-se, alterando a deciso ou, mesmo, julgar o apelo;

So exemplos da existncia do efeito regressivo, tambm a apelao interposta em face da rejeio liminar da petio inicial, prevista nos arts. 296 e 285 A e 1, do CPC 7;
6

Vale, por oportuno, consignar a lio de Jos Carlos Barbosa Moreira: No h pensar, no sistema ptrio, que a funo substitutiva seja peculiar a determinados recursos, a funo rescindente a outros. O que acontece que um mesmo recurso e isso se aplica a quase todos, ora conduz substituio, ora simples resciso. E continua o doutrinador: A funo substitutiva corresponde aos casos de recurso interposto com fundamento em error in judicando; a puramente rescindente, aos casos de recurso interposto com fundamento em error in procedendo (Comentrios ao cdigo de processo civil, v. 5, p. 400).
7

g) Efeito Diferido:

Resta verificado nos casos de recurso adesivo e agravo retido. No primeiro porque, o juzo de admissibilidade respectivo somente se opera positivamente, quando no mesmo sentido for o juzo de admissibilidade do recurso principal e, no segundo caso, porquanto o conhecimento do agravo retido fica sobrestado condio de que o agravante reitere o ajuizamento do agravo quando da apresentao das razes ou contrarrazes da apelao, consoante arts. 500, III e 523 1, do CPC8.

Art. 296. Indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, reformar sua deciso; Art. 285-A. Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. (Includo pela Lei n 11.277, de 2006) 1o Se o autor apelar, facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, no manter a sentena e determinar o prosseguimento da ao.

Art. 500. Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) ... III - no ser conhecido, se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissvel ou deserto. Art. 523. Na modalidade de agravo retido o agravante requerer que o tribunal dele conhea, preliminarmente, por ocasio do julgamento da apelao. (Redao dada pela Lei n 9.139, de 1995) 1o No se conhecer do agravo se a parte no requerer expressamente, nas razes ou na resposta da apelao, sua apreciao pelo Tribunal.

Anda mungkin juga menyukai