Anda di halaman 1dari 27

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSES DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CINCIA DA COMPUTAO ENGENHARIA MECNICA

PROCESSOS DE USINAGEM A LASER E FEIXE DE ELTRONS

Anselmo Zicatto Fernando Girardi Fernando Rigoni Lissandro Tonin Mateus Offemann Skowronski

Erechim, Abril de 2013.

INTRODUO No sculo XX, o desenvolvimento tecnolgico provocou uma revoluo nos meios e modos de produo estabelecidos, possibilitando o acesso a novas fontes de energia que, por sua vez, tornaram viveis novas aplicaes industriais. Os desafios tecnolgicos impostos pelas novas necessidades de produo continuam a serem vencidos a passos largos. Processos tecnolgicos alternativos vm sendo desenvolvidos, na busca permanente de maior qualidade, maior produtividade e menor custo. Veremos dois destes processos, tendo uma viso geral dos princpios de funcionamento desses novos mtodos e dos procedimentos operacionais dos equipamentos desenvolvidos para utilizar sua potencialidade. Existem inmeros tipos de lasers atualmente, e com diversas funes. Este instrumento tem vrias aplicaes no dia a dia, tais como, na medicina e odontologia, em impressoras a laser, leitores de CD e cdigos de barra e aplicaes industriais (soldagem e usinagem). um processo baseado na energia termeltrica para remoo do material em que o metal fundido e vaporizado por feixe colimado de luz monocromtica intensa (Laser).

PROCESSOS DE FABRICAO O termo fabricar significa transformar matrias-primas em produtos acabados a partir de uma variedade de processos. Um dos processos de fabricao a usinagem (remoo do cavaco). A usinagem subdivide-se em 2 grupos: - Convencionais; - No convencionais. A usinagem a laser e feixe de eltrons esto no grupo no convencional.

Figura Processos de fabricao. Os processos de fabricao no convencionais so geralmente classificados de acordo com a principal forma de energia usada para causar a remoo de material. Segundo essa classificao, temos 04 tipos de processos no convencionais:

Figura Processos de fabricao no convencionais.

MTODOS TRADICIONAIS X MTODOS AVANADOS Nos processos tradicionais, o arranque de material se d por cisalhamento ou abraso. Esses mtodos apresentam limitaes para usinagem de materiais duros e de peas com formas complexas. Por outro lado, os novos processos de usinagem baseiam-se muito mais em princpios eletrofsicos do que nas propriedades mecnicas dos materiais. Segundo esses novos mtodos, a usinabilidade dos materiais depende, predominantemente, de caractersticas como: - ponto de fuso - condutibilidade trmica - resistividade eltrica - peso atmico A miniaturizao de peas e componentes e a exatido requerida para atender as necessidades atuais so outros fatores que funcionam como obstculo aos mtodos convencionais de usinagem, mas no constituem problema para os mtodos avanados, que possibilitam a remoo de material molcula por molcula e at mesmo tomo por tomo. Alguns desses novos mtodos baseiam-se em teorias j conhecidas h algum tempo. Porm, sua utilizao s se tornou possvel graas ao desenvolvimento de suportes tecnolgicos adequados. o caso da usinagem por feixe de eltrons, que s se tornou vivel a partir do momento em que se conseguiu maior domnio sobre a produo de cmaras de vcuo. LASER HISTRICO O princpio de funcionamento do laser foi previsto por Einstein, em 1916, com o uso da lei de Planck. Em 1953, cientistas americanos desenvolveram o maser, que consistia na liberao de microondas. Aprimorando esses princpios, mais tarde, dois russos, Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov descobriram como emitir o raio em uma freqncia visvel, surgindo o laser, e dando abertura para inmeras aplicaes, sendo uma delas a usinagem a laser.

Figura Criadores do Laser. Dentre os diversos processos de usinagem com sistemas automatizados, a usinagem a laser merece destaque, pois utiliza a luz como ferramenta de corte. A sigla Laser (do ingls, Light Amplification by Stimulated Emission of radiation) significa Amplificao da luz por emisso estimulada de radiao. O meio em que a

emisso ocorre pode ser slido ou gasoso. Comumente se utiliza o rubi como meio slido e o CO2, por apresentarem elevada potncia de corte, chegando na ordem de alguns kw, embora se utilize tambm o de Nd (Neodmio) e de flor de cloro. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO Qualquer tomo pode ser estimulado por uma fonte externa de energia. No laser o que ocorre exatamente isso. utilizada uma fonte de energia, no caso, um diodo de laser para meio slido, ou um anodo e um catodo para meio gasoso. A fonte de energia excita o meio, fazendo com que cada vez que um eltron volte para o nvel anterior, emita um fton de luz. Esses ftons emitidos, oscilam de um espelho 100% refletivo de um lado para outro, 99% refletivo e 1% translcido. O que ocorre, que ftons de luz so direcionados pelo espelho semi-refletivo, liberando assim o feixe laser, que por sua vez colimado, ou seja, concentrado. A produo do laser, independente do sistema, o feixe passa por processos que o tornaro til para a usinagem. O raio ampliado por uma unidade telescpica composta de um espelho convexo e outro cncavo, cuja funo dimensionar o feixe ao polarizar. Este por usa vez d caractersticas lineares luz que direcionada por uma unidade refletora composta por espelhos planos. A luz ento conduzida ao cabeote de corte e concentrada por uma lente. Sobre a pea, o feixe de laser pode variar de 0,1mm a 3mm e incide com uma densidade de potncia na ordem de centenas de kw. Essa alta intensidade de energia concentrada causa aquecimento rpido do material que vaporiza e logo expulso do local por um jato de gs que sai do bocal, conforme o esquema abaixo:

Figura Esquema de funcionamento de mquina a Laser. Este processo tambm usado para unir (soldadura, fissuras, ligaes de solda em circuitos microeletrnicos) e tratar termicamente. A relao profundidade de furo x dimetro do foco de 10:1 a mais tpica. A baixa divergncia dos feixes, altas potncias de pico (em lasers pulsados) e freqncia nica proporcionam densidades de energia da ordem de 1M a 10.G W/in permitindo furos de 0,5mm de dimetro serem perfurados em milissegundos, com uma preciso de +-0,025mm.

Lasers so usados para cortar, soldar, tratar termicamente e desbastar variando a densidade de potncia, juntamente com ajustes apropriados na intensidade do feixe de sada, foco, e tempo de contato.

Figura - Tempo de interao com densidade de energia.

Figura variao da densidade de energia com o dimetro da poa de fuso.

Figura Esquema de funcionamento de uma mquina de corte a laser.

Figura mquina a laser. PRECISO Se a espessura do material no for adequada, a geometria de um furo poder ficar irregular, e haver uma camada de reformulao e uma zona afetada pelo calor prejudicial para as propriedades do material. Sistemas de alta preciso podem manter uma preciso de +-0,00254mm em um corte em linha a cada 30,5cm.

Hoje em dia, sistemas a laser com comando numrico computacional esto sendo usados para aplicaes que vo desde o corte de papel de cigarro at a realizao de microfuros em lminas de turbinas. DISTNCIA FOCAL A distncia focal da lente exerce um grande impacto no tamanho do ponto focal, e assim, na intensidade do feixe no ponto.

onde: d: dimetro do ponto focal f: distncia focal da lente : comprimento de onda da luz D: dimetro do feixe de laser no focalizados na lente K: fator de qualidade do feixe : constante Lentes com distncia focal curta produzem um ponto pequeno e um foco de curta profundidade, o que resulta geralmente em alta velocidade e boa qualidade de corte em chapas finas de metal. A distncia focal deve ser otimizada com respeito s espessuras a serem cortadas.

Figura importncia da otimizao da distncia focal na micro usinagem a laser. GASES DE CORTE O oxignio produz melhor resultado de corte em ao de baixo carbono, enquanto o nitrognio usado principalmente em ao inoxidvel e alumnio. O oxignio de alta pureza (99,9% - 99,95%) pode ser utilizado para aumentar a velocidade de corte no ao de baixo carbono.

Grfico efeitos da pureza do oxignio na velocidade de corte.

USOS E APLICAES DO LASER O laser utilizado praticamente em toda a indstria metal-mecnica Automobilstica (montadoras e autopeas) Transportes (rodovirio, ferrovirio, metrovirio, martimo e areo) Eletroeletrnicos (linha branca e marrom) Vidros Aos no ligados Aos ferramenta Aos inoxidveis Alumnio Cobre e suas ligas Titnio e suas ligas Materiais no metlicos (madeira, acrlico, etc)

Figura Exemplos de aplicao do Laser. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA USINAGEM A LASER No processo a laser, no h interao direta com homem e mquina, ou seja, o bocal por onde sai o feixe laser se move a partir do cdigo g, gerado pelo operador da mquina (CNC). Isso caracteriza duas vantagens: a segurana, ou seja, no h risco de um operador se acidentar, e a preciso, devida a no estar sujeita a erros humanos, e sim apenas as tolerncias da mquina. Devido velocidade bem regulada, temperatura controlada, e claro, caracterstica do laser, o acabamento final muito bom. A mquina a laser propicia alta velocidade de corte, corte de figuras geomtricas 2D ou 3D. Porm como todas as mquinas, ela tambm possui desvantagens. A espessura do material a ser cortado deve ser exato, tratando-se de mquinas 2D de corte. O custo inicial do equipamento extremamente elevado, fazendo-se necessrio um levantamento de custo benefcio muito bem feito, para saber se vale pena o uso da mquina. H certa dificuldade de corte de materiais que refletem muito a luz, como o alumnio e o cobre, no permitindo o corte de peas muito espessas. Vantagens: - Alta velocidade de corte - Alta produtividade - Mnima ZTA - Baixo nvel de rudo e emisso de fumos - No preciso trocar ferramenta

Usinagem 3D

Desvantagens - preciso ter a espessura inicial correta - Alto custo do equipamento - Dificuldade de corte de materiais que refletem a luz No geral, o corte a laser se torna cada vez mais utilizado na indstria. Embora o custo das mquinas seja ainda muito elevado, a utilizao das mesmas para grande escala acaba se tornando uma tima opo, compensando sua compra. Gradualmente vai se obtendo mquinas mais potentes e tecnolgicas, como um custo x benefcio excelente. TIPOS DE LASER 1 Gasosos, qumicos e eltrons livres (Tecnologas consolidadas) - Laser de Dixido de Carbono (CO2) - Laser Excimer - Lasers Qumicos - Laser de eltrons-livre de alta potncia 2 Lasers de Diodo - Lasers de diodos semicondutores - Lasers de alta potncia de arranjo de diodos. 3 Lasers de Estado Slido (Tecnologas em Desenvolvimento) - Zigzag Lasers - ND: YAG Ceramic ThinZag (marca registrada) - Thin-Disc Lasers - Heat-Capacity Lasers - Lasers Ultrarrpidos de Estado Slido - Lasers Ultrarrpidos em Geometra Thin-Disk - The Nacional Ignition Facility Laser 4 Lasers de Fibra ptica - Lasers de Fibra Pulsada - Sistemas de Laser de Fibra de Alta Potncia ultrarrpidos - Lasers de Fibra de Alta Potncia para Indstria e Defesa. Atualmente o tipo mais comum de laser usado na indstria utiliza o CO2 como veculo ativo. Outros gases, como o nitrognio N2 e o Hlio H, so misturados ao dixido de carbono para aumentar a potncia do laser. LASER DE CO2 O laser de CO2 o mais usado nos processos de usinagem por proporcionar elevados nveis de energia. Nesta mquina, o gs CO2 soprado para um duto onde existem dois eletrodos ligados a uma fonte de alta tenso. Estes formam um campo eltrico,

que aumenta a energia do gs. Quando o gs est energizado, os eltrons dos tomos formadores do CO2 sobem um nvel de orbital. Quando este eltron volta para sua rbita inicial, ele gera energia em forma de luz. Este processo ocorre com vrios tomos ao mesmo tempo e cada onda emitida estimula a emisso contnua. Esta luz amplificada por meio de lentes e espelhos at o cabeote do instrumento. No cabeote a luz concentrada a partir de lentes em um nico ponto. Este ponto pode variar de 0,25mm at 0,005mm. Aps esta concentrao da luz, este feixe conduzido atravs de espelhos para a lente de focalizao, ltimo estgio antes de chegar pea. O laser de CO2 corta a pea vaporizando uma pequena poro de material. Isto possvel, pois a mquina pode gerar cerca de 3kw por centmetro quadrado. O instrumento ainda utiliza outros gases como o oxignio, nitrognio e o Hlio para produzir tal potncia. Antes de entrar na mquina, estes gases so misturados em uma certa porcentagem, de 10 a 20% de CO2, 10 a 20% de nitrognio e o restante de hlio. O gs hlio usado para dissipar o calor gerado pelo campo eltrico. Fora do duto, o oxignio ou o nitrognio podem servir de gs de assistncia. Este gs serve para remover sujeiras, xidos e principalmente o material removido da pea pelo feixe. O gs de assistncia mais recomendando o oxignio, por prever uma maior velocidade de corte em funo de gerar uma reao exotrmica, aumentando a temperatura do processo. O nitrognio substitui o oxignio quando este for mais barato, mas principalmente quando se quer uma superfcie livre de xidos. O CO2 pode durar cerca de 8 meses sem ser reposto, mas por volta de 60 dias, a mquina s consegue trabalhar com 50% do rendimento em equipamentos de 25 a 50mJ. LASER EXCIMER O laser de Excimer foi inventado por Danilychev, Yuri Mikhailovich Popov e por um dos precursores do laser Nikolai Basov, em 1970, em Moscow. O Excimer uma forma de laser ultravioleta. Seu termo a abreviao de duas palavras, dimer (dmero) que em qumica significa uma molcula composta por duas unidades similares ou monmeros unidos, e exiplex, abreviao de excitado completamente. Este tipo de laser utiliza dois tipos de gases, inerte ou reativo. O gs inerte deve ser escolhido de forma que no reaja com a pea durante o corte. Uma das funes deste gs a de proteger o caminho do feixe, j que o tamanho de onda usado facilmente absorvido pelo ar. Normalmente usado argnio, criptnio ou xennio. O outro gs que usado o reativo, normalmente usado gs flor ou cloro. Com uma devida estimulao eltrica, os gases formam uma pseudo-molcula (dmero) chamada excimer, que s ocorre na presena de tenso (gerada por uma fonte eltrica) que pode dar origem ao pulso laser de luz ultravioleta. Este tipo de laser considerado um laser frio, ou seja, quase no aquece a pea durante o processo. Em materiais orgnicos a luz gerada de um excimer absorvida, de forma que ao invs de queimar ou remover parte da pea, o laser rompe as ligaes moleculares, desintegrando o material. Desta forma, o laser pode fazer cortes de extrema finura, com pouqussima rea afetada termicamente (laser frio), deixando o resto do material praticamente intacto. Estes fatores fazer com que o laser excimer tenha ampla utilizao em micro-usinagem de preciso, tanto no uso da indstria como em cirurgias oftalmolgicas. Na micro-usinagem de preciso, os cortes so feitos principalmente em polmeros e materiais cermicos.

Este laser trabalha normalmente em uma freqncia de 100hz e com um pulso de durao igual a 10ns. Porm, esses valores podem chegar a at 8khz e 200ns. O comprimento de onda de um laser Excimer geralmente na faixa do ultravioleta, depende das molculas usadas do gs ativo usado. Porm no laser Excimer de Xef (Fluoreto de Xennio) e no KrF (fluoreto de criptnio) o comprimento de onda pode ser ajustado com o uso de prismas entre outros mtodos. A potncia do laser pode ser calculada multiplicando a energia contida em nico pulso em mJ pela freqncia em hz. LASER Nd: YAG CERAMIC THINZAG Nd: YAG um laser de cristal como antes descrito, de estado slido. Nd: YAG significa: trio dopado com alumnio-granada de neodmio (Nd: Y3 Al5 O12). O neodmio triplamente ionizado serve de dopante, este substitui o trio na estrutura do YAG pois tem um tamanho parecido. A primeira demonstrao do laser Nd: YAG foi feita na Bell Laboratories em 1964 por Geusicetal. Diferente dos outros lasers, a energia no passada por meio de eletrodos, sim por flashlamps ou diodos de laser. A lmpada de flash e o meio ativo (Nd: YAG) ficam em focos de cilindros elpticos espelhados. Assim a energia da lmpada aproveitada ao mximo. O laser trabalha normalmente em impulsos, mas tambm pode trabalhar em modo contnuo. A potncia media de impulso de 1kw. Este valor pode chegar a at 4kw. Tal como nos outros lasers, o feixe pode ser desviado por meio de espelhos e lentes. O comprimento de onda curto, 1,06 microns em infravermelho, portanto na transmisso do feixe podem ser utilizadas fibras pticas. Mas tambm h transies de 940, 1120, 1320 e 1440nm. O laser Nd: YAG no precisa de gs para funcionar, porm pode ser usado gases para proteo do feixe. Este tipo de laser tem vrias aplicaes na usinagem, entre elas, corte, furao de preciso e gravaes. A figura a seguir mostra o princpio de funcionamento do laser Nd: YAG.

Figura Laser Nd: YAG SELEO DO TIPO DE LASER Segue abaixo comportamento de alguns materiais no corte a laser:

Aos no ligados: podem ser facilmente cortados a laser, principalmente se o gs de assistncia for o oxignio. A qualidade de corte boa, produzindo pequenas larguras de corte e bordas retas, sem rebarbas e livre de xidos. Aos inoxidveis: chapas finas podem ser cortadas com excelente resultado. No possvel cortar chapas to espessas como as de aos no ligados. Aos ferramenta: so difceis de cortar por outros mtodos convencionais, por causa do alto teor de carbono, mas apresentam boa qualidade de superfcie, quando cortados a laser. Alumnio e suas ligas: a espessura mxima que pode ser cortada a laser situa-se por volta de 4mm e 6mm, pois o alumnio reflete a luz e bom condutor de calor, dificultando a concentrao de energia. Cobres e suas ligas: para o corte de peas no planas, extremamente importante a proteo contra radiao refletiva. Assim como o alumnio, tambm apresenta tendncia a refletir a luz. Titnio e sua ligas: pode ser cortado a laser, desde que a zona de corte seja protegida por um gs inerte (CO2, He, N2), que evita a oxidao pelo ar. Na face posterior do corte deve ser injetado um gs igualmente inerte, que ajuda a eliminar as gotas aderentes de metal fundido. Outros materiais: o laser corta ainda vrios outros materiais no-metlicos como: polmeros, txteis, couro, cermica, rochas entre outros.

Obs: O comprimento de onda da luz fator limitante para algumas aplicaes. Por exemplo, se tivermos que cortar vidro, a luz visvel ou prxima do infravermelho (laser Nd: YAG) no pode ser usada, pois ser transmitida atravs do vidro sem qualquer absoro de energia. O fato de o laser de CO2 gerar uma imensa intensidade de calor no significa que ele possa vaporizar e cortar todos os metais conhecidos, pois cada material reage de forma diferente a esse tipo de energia. PARMETROS PRINCIPAIS

POTNCIA E INTENSIDADE DO LASER A magnitude de um laser normalmente dada em termos de potncia. A potncia do laser a energia total emitida na forma de laser por segundo e diretamente proporcional a intensidade, conforme expresso abaixo: INTENSIDADE = POTNCIA REA IRRADIADA

A alta intensidade causa aquecimento rpido na rea de corte. Isso significa que h pouco tempo para que o calor dissipe no material. Diante disso, resulta em uma alta velocidade e excelente qualidade de corte. A reflexibilidade alta em intensidades de feixe baixas, mas muito mais baixas em altas intensidades. Conseqentemente, a intensidade da luz tem que ser alta no corte a laser. Quanto maior a espessura do material a ser cortado, mais alta ser a intensidade necessria. A velocidade de corte determinada pelo nvel de potncia mdia. Quanto mais alta a potncia mdia, maior a velocidade de corte. A alta intensidade pode ser obtida tanto com feixes pulsados como com feixes contnuos. Desse modo, a potncia de pico pulsado no corte pulsado ou a potncia mdia no corte contnuo determina a penetrao. O grfico abaixo demonstra como obtida a potncia a partir de um feixe de uma onda pulsada:

Grfico potncias do feixe de laser de onda pulsada Quando a potncia mdia alta, a remoo de material (material soprado para fora da sangria) no suficientemente eficiente para evitar que certa quantidade de calor do material fundido/vaporizado seja transferida as paredes de corte, causando aquecimento da pea de trabalho e a perda da qualidade de corte. Quando as geometrias de corte so estreitas, pode ser difcil conseguir uma qualidade de corte aceitvel com um laser de onda continua de alta potncia. Feixes de laser pulsados podem produzir cortes melhores sob essas circunstncias, e a alta potncia de pico nos pulsos curtos assegura aquecimento eficiente. A ilustrao abaixo demonstra os efeitos anteriormente descritos:

Figura: efeitos do uso de feixe de onda contnua e pulsada no corte.

Figura Efeitos do uso de feixe visto em microscpio. CONSUMO E VELOCIDADE DO PROCESSO A LASER
MATERIAL THICKNESS POWER (WATTS) SPEED (MM/MIN) STEEL MILD 25MM 5.500 800 STEEL MILD 32MM 5.500 580 STEEL MILD 5MM 4.800 2.000 ALUMINUM 3MM 5.000 6.500 STAINLESS STEEL 6MM 6.000 2.800 STAINLESS STEEL 25MM 7.000 275

Tabela condies tpicas para corte a laser sobre diferentes materiais.

USINAGEM A LASER 3D O equipamento mais comum consiste em mesas mveis, com capacidade de movimentao segundo os eixos x,y e z. Os eixos x e y determinam as coordenadas de corte, enquanto o eixo z serve para corrigir a altura do ponto focal em relao superfcie da pea. Segue algumas caractersticas das mquinas a laser 3D: - Possuem cabeote rotativo de 6 eixos. - Podem cortar geometrias curvas, quadradas, canais, em ngulos, etc. - Espessuras de mais de 3/4" (19,05mm). - Bastante empregado na indstria automotiva, eltrica e aeroespacial. FEIXE DE ELTRONS HISTRICO O pioneiro na utilizao e processo de desenvolvimento do feixes de eltrons foi o fsico alemo Karl-Heinz Steigerwald em 1947, quando estava no perodo trabalhando em vrias aplicaes de feixe de eltrons, percebeu e desenvolveu a primeira mquina de solda de feixe eletrnico prtica que comeou a operar em 1958, atravs de uma mquina prottipo. As modernas mquinas de feixe de eltrons funcionam at hoje pelos mesmos princpios.

Figura - Karl-Heinz Steigerwald, inventor do Feixe de Eltrons. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO A usinagem de feixe de eltrons um termo na metalurgia, ou na indstria metal mecnica, que descreve um mtodo no qual o calor concentrado a partir de um feixe de eltrons utilizado para derreter o metal. O processo geralmente ocorre dentro de um vcuo, protegendo assim o metal da atmosfera exterior, diferentemente dos tradicionais processos de soldagem. Esta tcnica usada em uma variedade de aplicaes, incluindo a solda, tratamento trmico e remoo de metais. Se por um lado o mtodo de usinagem com feixe de eltrons produz um acabamento mais liso na superfcie do metal e os resultados so mais precisos do que em outros processos de usinagem, a necessidade de operadores especialmente treinados e as limitaes inerentes do equipamento tornam a usinagem de feixe de eltrons inadequada para a maioria das indstrias. Este equipamento usado principalmente na indstria eletrnica, que usa a tecnologia de circuitos das unidade de microprocessadores e tecnologia miniaturizada.

A tcnica de usinagem com feixe de eltrons pode cortar muitos tipos diferentes de metais e ligas metlicas. Este mtodo altamente concentrado e, portanto, produz um fino corte ou rea de corte se comparado a muitos outros mtodos trmicos. O processo tambm produz uma superfcie mais lisa nas reas que foram cortadas. Neste caso, muitas vezes no necessrio utilizar outro procedimento para dar o acabamento de superfcie ao produto final. Normalmente, o aplicativo de soldagem deste processo produz um calor muito concentrado dentro de uma cmara de vcuo. Este vcuo serve como um fluxo de proteo, j que o calor do processo de usinagem de feixe derrete os dois pedaos de metal ou de qualquer metal de enchimento, permitindo que as peas sejam unidas. O processo de soldagem de feixe de eltrons, dessa forma, limitado pelo tamanho da cmara de vcuo. Para contornar esta limitao, este tipo de usinagem usado as vezes ao ar livre, chamado de usinagem de feixe de vcuo no-eletrnico, mas isto reduz a potncia do processo e da espessura dos metais que podem ser efetivamente trabalhados. A terceira aplicao do feixe de eltron, o recozimento dos metais e das ligas metlicas atravs do uso de calor. Para serem processadas, as peas de metal so colocadas dentro da cmara de vcuo e, em seguida, bombardeadas com eltrons em alta velocidade. Conforme esses eltrons atingem o metal, a pea aquecida no ponto de fuso e depois se arrefecem. Estes processos de aquecimento e arrefecimento amolecem o metal para prepar-lo para outros trabalhos adicionais que podem ser aplicados ao metal. Este mtodo baseia-se no princpio de que o bombardeamento de eltrons gera energia, ou seja, quando os eltrons so acelerados e concentrados em um feixe, uma intensa energia cintica produzida. Quando o feixe assim concentrado choca-se contra uma superfcie bem definida, o impacto faz com que a energia cintica transforme-se em energia trmica, alcanando altssimas temperaturas, capazes de fundir praticamente todos os tipos de materiais conhecidos. O mecanismo pelo qual os feixes concentrados penetram na pea ainda no completamente conhecido. Entretanto, sabe-se que a energia altamente concentrada do feixe de eltrons vaporiza instantaneamente o material no ponto de impacto. O material derretido ao redor do ponto de impacto rapidamente ejetado pela presso do vapor sendo, dessa forma, removido do material. Este processo foi inicialmente utilizado por volta dos anos 50, na rea de soldagem, quando as primeiras construes nucleares passaram a exigir a soldagem isenta de oxidao, de materiais reativos como o titnio e o zircnio. O desenvolvimento das cmaras de vcuo trouxe a soluo para o problema anterior e ainda permitiu um maior aproveitamento do potencial de energia dos eltrons acelerados. Isso porque, numa cmara de vcuo possvel concentrar a energia que seria dispersada pelo atrito dos eltrons com as molculas de ar, de modo que se produza uma grande convergncia do feixe, com reduo das zonas termicamente afetadas. O vcuo, alm de evitar a disperso do feixe, possibilita obteno de elevadas densidades de energia e maior capacidade de penetrao no material a ser usinado. A convergncia do feixe pode ser ajustada por meio de lentes magnticas. Dependendo do modo o feixe aplicado sobre a pea, pode ser usado para outras finalidades, alm da soldagem, como o tratamento trmico, o corte de materiais e a microusinagem.

A figura a seguir mostra como a localizao do ponto de foco possibilita a obteno de diferentes aplicaes do feixe.

Figura Localizao do ponto de foco. EQUIPAMENTO BSICO PARA PRODUO DO FEIXE DE ELTRONS A figura a seguir mostra uma representao de uma mquina industrial para produo de feixes de eltrons. Os componentes bsicos, presentes em todas as mquinas so: canho emissor de eltrons, lentes de focalizao e sistema de ajuste de foco. Estes componentes esto alojados numa cmara de vcuo, que atinge at 10-4 Torr (unidade de medida de presso, equivale a 1/760 da atmosfera normal, o nome uma homenagem ao Italiano Torricelli, que desenvolveu os estudos pioneiros nessa rea).

Figura mquina industrial para feixe de eltrons. O canho emissor de eltrons, que sempre trabalha em alto vcuo (10-4 Torr), o dispositivo que gera os eltrons. composto, basicamente de um mecanismo de emisso e acelerao dos eltrons, constitudo pelo ctodo e pelo nodo.

O ctodo, que montado dentro de uma vlvula conhecida por Wehnelt (palavra alem que quer dizer vlvula, ctodo revestido de xido de metais alcalinos, usado para melhorar a emisso de eltrons e temperaturas moderadas), feito de um filamento de tungstnio, e quando aquecido at 2.500C ou 3.000C, liberta eltrons. A alimentao do canho feita por um transformador especial de alta-tenso, que produz uma grande diferena do potencial (ddp) entre o ctodo e o nodo, da ordem de 150kV, suficiente para acelerar os eltrons em direo pea a ser usinada. Os eltrons assim acelerados chegam a atingir de 0,2 a 0,7 da velocidade da luz. Os eltrons acelerados so direcionados para o nodo e o atravessam saindo por um orifcio na extremidade. Na sada do nodo, os eltrons acelerados passam pelo diafragma que serve para fazer convergir o feixe. Mesmo no vcuo, o feixe tende a dispersar-se. Para evitar essa disperso, ele conduzido atravs de um conjunto de lentes magnticas. O sistema de controle para ajuste de foco, que permite manter a direo do feixe para a pea usinada, constitudo por um conjunto de bobinas de deflexo, por dentro das quais passa o feixe de eltrons. Por essas bobinas passa uma corrente eltrica, que gera um campo magntico. Este campo magntico interfere no feixe, para permitir o ajuste de foco, nas posies x e y.

Figura ajuste de foco. A uma distncia determinada das bobinas, obtm-se o menor dimetro de feixe (ponto focal). Nesse ponto tem-se a densidade de energia mxima, pois toda a energia do feixe est concentrada na menor rea possvel. Passando o ponto focal, o feixe tende a divergir novamente.

Figura Ponto focal.

REMOO DE MATERIAL POR FEIXE DE ELTRONS As taxas de remoo de material na usinagem por feixe de eltrons so usualmente avaliadas de acordo com o nmero de pulsos requeridos para evaporar uma certa quantidade de material. O uso de contadores de eltrons para registrar o nmero de pulsos permite pronto ajuste do tempo de usinagem, para produzir a profundidade de corte requerida. Por enquanto, algumas aplicaes da usinagem por feixe de eltrons ainda se encontram em fase experimental, no representando uma alternativa competitiva do ponto de vista tcnico ou econmico, quando comparadas a outros processos. Mesmo assim, a industria aeroespacial, aeronutica e a eletrnica so exemplos de reas que j vem utilizando este processo com resultados positivos na produo de mltiplos microfuros, litografia em semicondutores e microusinagem de peas complexas.

Figura Exemplo de peas. Mas certamente as dificuldades atuais sero superadas em decorrncia do permanente esforo de pesquisa e desenvolvimento voltado para esta rea.

Figura usinagem por feixe de eltrons.

POTENCIALIDADES DE APLICAES

Tabela aplicaes. Com grandes densidades de energia possvel efetuar-se perfurao, furao, fresamento, corte e gravao. Para perfurao de placas de ao inox de 0,1mm de espessura com furos de 0,2mm de dimetro possvel uma freqncia de 3.000 furos por segundo. Tal aplicao d-se para a fabricao de tubeiras de queimadores de gs, anis de injeo de turbinas, furos de refrigerao em palhetas de turbinas, cabeotes de fixao para a obteno de fibras de vidro, tambores de filtros etc.

Figura Exemplos de peas. COMPARAO DOS PROCESSOS DE FABRICAO POR USINAGEM Diante de muitos processos de fabricao por usinagem disponveis, dos inmeros aparatos tecnolgicos, dos recm desenvolvidos em laboratrios de pesquisa para aplicaes nos diversos setores de produo, e da seduo exercida pelas novidades e pelos

modismos, no so poucos os profissionais da rea que encontram dificuldades para discernir qual a melhor soluo para cada necessidade. Na verdade no existe uma regra geral para se determinar a qual a deciso a mais ou menos correta. Em cada caso, importante comparar os custos e as condies tcnicas. Sobretudo, preciso que se tenham conhecimentos e informaes sobre as opes disponveis, para se poder avaliar criteriosamente o interesse industrial de cada mtodos de trabalho. Um fator importante na anlise dos mtodos de produo a natureza da energia envolvida no processo. De acordo com esta natureza, podem-se agrupar os mtodos avanados de usinagem em quatro categorias: mecnica, qumica, eletroqumica e termeltrica.

Tabela - Diviso dos processos no-convencionais de usinagem A tabela acima, pe em evidncia o modo de remoo de material em cada um dos mtodos avanados. Por outro lado, nos processos tradicionais de usinagem, o arranque de material se d, em geral, por cisalhamento. Outro aspecto importante a considerar refere-se aos campos de aplicao destes novos processos de usinagem. Na prxima tabela, mostrado que a eletroeroso aplica-se somente a materiais condutores. Conseqentemente, o processo no se presta usinagem de materiais maus condutores, como a madeira e resina, das quais habitualmente so feitas as matrizes, prottipos e moldes para fundio.

Tabela - Aplicaes dos mtodos avanados de usinagem.

A usinagem eletroqumica tambm s se aplica a corpos condutores. xidos isolantes ou materiais vitrificados so obstculos ao uso desse mtodo. O corte por plasma outro mtodo aplicvel apenas a metais condutores, como o ao inox, alumnio e outros metais no-ferrosos, tendo surgido como uma alternativa ao oxicorte, que no era aplicvel aos materiais acima por gerar reaes qumicas. Numa segunda categoria, a dos mtodos aplicados a materiais maus condutores, destacam-se o ultrassom e o ultrassom rotativo. Estes mtodos so especialmente adequados para a usinagem de materiais frgeis, duros ou quebradios, como o vidro, a cermica e o diamante. Quando o objetivo a microusinagem, o campo de escolha do mtodo pode recair sobre o feixe de eltrons, o jato de gua ou o laser. Entretanto, uma anlise mais detalhado de qualquer destes mtodos necessria, antes da definio do procedimento a adotar. Como exemplo, o feixe de eltrons pode levar a alteraes da estrutura cristalina, na regio de corte, o que tornaria contra-indicado para usinagem de aos com alto teor de carbono, onde um endurecimento da superfcie no desejvel. Certas condies impem um procedimento particular: alguns materiais no podem ser atacados por abraso, por eletroeroso ou por eletrlise. Uma fresa no pode usinar uma forma reentrante, que um eletrodo facilmente usinaria. Alguns materiais excluem a possibilidade de usinagem termeltrica. O feixe de eltrons produz grande exatido, mas s se justifica sua aplicao para dimenses reduzidas. Com isto, uma viso de conjunto das diferentes tcnicas sempre indispensvel para julgar com conhecimento de causa, sem deixar de lado os procedimentos convencionais, facilmente ignorados, embora mais econmicos em algumas situaes. O grfico abaixo, apresenta uma viso comparativa geral dos processos convencionais e dos processos avanados de usinagem. Vale lembrar que as variveis analisadas nesse quadro no esgotam todas as possibilidades que devem ser avaliadas na determinao de um mtodo particular de trabalho.

Tabela - Relao entre processo de fabricao e qualidade superficial.

Tabela relao rugosidade x processo utilizado, comparativo.

Tabela: Relao entre preciso e mecanismo de usinagem.

CONCLUSO A usinagem a laser e feixe de eltrons, so processos de alta tecnologia, que produzem peas das mais variadas formas, de maneira rpida, precisa e limpa. Os sistemas de corte laser so aprimorados a cada dia, aumentando a potncia e conseqentemente a velocidade de corte. Tendo em vista o lado financeiro, o corte a Laser superior a qualquer outro em termos de produo de larga escala, conseqentemente tem seu custo de produo muito baixo, porm tem seu alto custo de investimento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4824-o-que-sao-usinagemde-feixe-de-eletrons/ http://www.cutlite.com.br/maquinas-de-corte-a-laser http://www.br.trumpf.com/ http://chasqueweb.ufrgs.br/~ajsouza/ApostilaUsinagem_Parte1.pdf http://www.ipen.br/biblioteca/2011/eventos/17644 http://pt.scribd.com/doc/72177544/24/Usinagem-por-Laser http://www3.fsa.br/mecanica/arquivos/05%20Usinagem.pdf http://ciencia.hsw.uol.com.br/laser.htm http://saude.hsw.uol.com.br/lasik4.htm Apostila Processos de Fabricao por Usinagem Parte 1 UFRGS Prof. Dr. Andr Joo de Souza.

Anda mungkin juga menyukai