Anda di halaman 1dari 5

Ministrio da Educao

Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus de Curitiba Gerncia de Ensino e Pesquisa Departamento Acadmico de Qumica e Biologia

Lista de Exerccios Disciplina: Mecanismos de Reaes Orgnicas I

1. Coloque os seguintes intermedirios em ordem crescente de estabilidade. Justifique:

2. Classifique os compostos/espcies abaixo, como eletrfilos (E) ou nuclefilos (Nu):

3. Preveja as velocidades relativas das reaes de substituio nucleoflica dos itens a e b abaixo. Justifique suas respostas.

4. Nas reaes mostradas abaixo (a) faa o mecanismo, (b) fornea os produtos, (c) identifique o nucIefilo, (d) o eletroflico, (e) o substrato e (f) o grupo de sada, utilizando como solvente o .

5. Fornea o mecanismo e o produto das reaes de substituio abaixo (a-b). O solvente est indicado acima da seta da reao.

6. (a) Fornea o mecanismo e os produtos das reaes a seguir. Escreva "no h reao" se for necessrio. (b) Em qual(is) caso(s) a reao seria mais rpida da esquerda para a direita. (c) Em qual(is) caso(s) a reao seria mais rpida da direita para a esquerda. Sugesto: Analise os grupos de sada.

7. A Tabela abaixo mostra as velocidades das reaes do CH3I com dois nuclefilos diferentes em dois solventes diferentes. De uma explicao para a variao da velocidade com a mudana do solvente.

8. D os produtos das seguintes reaes de substituio. Indique se elas resultam do processo SN1 ou SN2. Fornea o mecanismo detalhado para cada caso.

9. D os produtos das seguintes reaes de substituio (a-b). Qual destas transformaes deveria ocorrer mais rapidamente em um solvente polar aprtico (como a propanona ou o DMSO). Qual deveria ocorrer mais rapidamente em um solvente polar prtico (como a gua ou o CH3OH)? Explique sua resposta com base no mecanismo esperado em cada caso.

10. Relacione as reaes (a e b) abaixo a um dos diagramas de energia (i ou ii). Fornea as estruturas das espcies presentes nos pontos marcados por letras maisculas nas curvas de energia.

11. Considere a reao:

(a) Fornea o mecanismo. (b) O que acontecer com a velocidade de reao se a concentrao de hidrxido for dobrada? (c) O que acontecer com a velocidade de reao se a concentrao de brometo de etila for dobrada? 12. Considere a reao:

(a) Fornea o Mecanismo. (b) O que acontecer com a velocidade de reao se a concentrao da gua for dobrada? (c) O que acontecer com a velocidade de reao se a concentrao do brometo de fenil-etila for dobrada? 13. Ao se converter o (R)-2-clorobutano em (S)-2-butanol pela reao com gua em THF como solvente, obteve-se o 2-butanol com uma rotao especfica []D = +8,5 de mesmo sinal, mas inferior rotao especfica do (S)-2-butanol enantiomricamente puro []D = +13.

a) O mecanismo da reao do tipo SN1 ou SN2? Mostre o mecanismo e Justifique. b) A reao fornece como produto dois enantimeros, qual o majoritrio (R ou S)? Justifique. c) A reao ocorre com inverso de configurao, reteno de configurao, ou racemizao (parcial ou total). 14. Qual reao SN2 dever reagir mais rapidamente em solventes prticos? Mostre o mecanismo e Justifique.

15. (a) Determine as configuraes R e S do substrato e do(s) produto(s) nas seguintes reaes SN2.

16. Responda s questes sobre os processos A e B:

16a) O mecanismo da reao A do tipo:

16b) O mecanismo da reao B do tipo:

16c) Quando o processo A efetuado duplicando-se a concentrao inicial de cianeto, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 16d) Se as concentraes iniciais de tosilato de propila e de cianeto forem duplicadas, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 16e) No processo B, se a concentrao inicial de cloreto de terc-butila for duplicada, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 16f) No processo B, se a concentrao de gua for duplicada, a velocidade da reao: a) No sofre alterao. b) duplicada. c) quadruplicada. 16g) Escolha entre os esquemas 1-6 aqueles que melhor representem os estados de transio das etapas determinantes da velocidade dos processos A e B.

H H

+
O CH3

CH3 +

CH3 CH3 CH3

CH3 H

C
CH3

+
Cl

+
O

C
CH3 CH3

Cl

1
Pr

2
Pr + H H H

3
Pr

NC H

+
OTs

NC H

C
H

OTs

16h) Associe os diagramas energticos abaixo ao processo A ou B. Complete os quadros, incluindo o intermedirio e a estrutura 1-6 do estado de transio.

Anda mungkin juga menyukai