Anda di halaman 1dari 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS PR-REITORIA DE GRADUAO CENTRO DE SELEO PROCESSO SELETIVO/2013-2

UFG

CADERNO DE QUESTES
2 DIA
10/06/2013
GRUPO 1
Fsica Matemtica Redao S ABRA ESTE CADERNO QUANDO AUTORIZADO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES
1. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele est completo ou se apresenta imperfeies grficas que possam gerar dvidas. Caso contenha defeito, solicite ao aplicador a sua troca. 2. Este caderno contm as provas de Fsica, com 6 questes, de Matemtica, com 6 questes, e a prova de Redao. Utilize apenas os espaos em branco deste caderno para rascunho. 3. Verifique se os seus dados constantes na parte inferior da capa dos cadernos de respostas esto corretos. Caso contenham erros, notifique-os ao aplicador de prova. 4. As questes devero ser respondidas com caneta esferogrfica de tinta preta fabricada em material transparente nos cadernos de respostas de cada prova. Nas provas de Fsica e de Matemtica, no basta colocar a resposta final com caneta preciso que voc demonstre o desenvolvimento do raciocnio que o conduziu resposta. Resolues a lpis NO sero corrigidas e tero pontuao zero. 5. Respostas elaboradas no verso e nos espaos que contenham a instruo NO UTILIZAR ESTE ESPAO no sero consideradas na correo. 6. Questes respondidas fora do local adequado, ou seja, no local destinado a outra questo, mesmo que identificada a troca, NO sero corrigidas e tero pontuao ZERO. 7. Os cadernos de respostas sero despersonalizados antes da correo. Para a banca corretora, voc ser um candidato annimo. Desenhos, recados, oraes ou mensagens, inclusive religiosas, nome, apelido, pseudnimo ou rubrica escritos na folha de respostas so considerados elementos de identificao. Se houver alguma ocorrncia de caso como os mencionados anteriormente, sua prova ser desconsiderada e atribuir-se-lhe- pontuao ZERO. 8. As provas tero durao de cinco horas, j includos nesse tempo a coleta de impresso digital e o preenchimento dos cadernos de respostas. 9. Voc s poder se retirar definitivamente da sala e do prdio a partir das 17h30min. 10. AO TERMINAR, DEVOLVA OS CADERNOS DE RESPOSTAS AO APLICADOR DE PROVA.

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

GRUPO-1

FSICA QUESTO 1 Um canho de massa M, posicionado no alto de uma encosta de altura h em relao ao nvel do mar, dispara horizontalmente projteis de massa m em direo ao oceano. Considerando-se que toda energia liberada pela queima da plvora seja convertida em energia cintica do sistema (canho-projtil), calcule: a) a razo entre as velocidades adquiridas pelo canho e pelo projtil imediatamente aps a queima da plvora, em funo de suas respectivas massas;
(2,0 pontos)

b) a energia liberada pela queima da plvora em funo da velocidade do projtil.


(3,0 pontos)

QUESTO 2 Um esquiador de massa m desce por uma rampa, de altura h, e na parte inferior entra em um loop de raio R, conforme ilustra a figura a seguir.

Tendo em vista que no ponto A, a altura R do solo, o mdulo da fora resultante sobre o esquiador de 26 vezes o valor de seu peso, e que o atrito desprezvel, determine: a) a razo h/R;
(2,0 pontos)

b) a fora que o trilho exerce sobre o esquiador no ponto mais alto do loop.
(3,0 pontos)

QUESTO 3 Um feixe de luz branca empregado para transmitir sinais de telecomunicao. Para isso, instalada uma fibra ptica que possui ndice de refrao para o azul de 1,528 e para o vermelho de 1,513. Considerando-se os raios de luz azul e vermelho e que a distncia entre duas cidades quaisquer de 300 km, determine:
Dado: c = 3 . 108 m/s

a) o raio de luz que chega primeiro. Justifique;


(2,0 pontos)

b) o atraso entre os raios ao percorrerem essa distncia.


(3,0 pontos)

ps-2013-2- Fisica_Grupo1_Segunda_etapa_segundo-dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

GRUPO-1

QUESTO 4 Uma haste metlica fixa est conectada a uma bateria que estabelece uma corrente i. Conectada a ela, encontra-se uma haste condutora mvel de comprimento L, que est conectada haste fixa por dois fios condutores, conforme a figura a seguir.

Aplica-se um campo magntico uniforme ao longo de um dos eixos do sistema e, como resultado, observa-se um deslocamento da haste, de um ngulo com a vertical, permanecendo em equilbrio conforme a figura. Considerando-se o exposto, determine: a) o diagrama de foras sobre a haste e a direo e o sentido do campo magntico aplicado, conforme o sistema de eixos da figura apresentada;
(2,0 pontos)

b) a intensidade do campo magntico aplicado.


(3,0 pontos)

QUESTO 5 O violo um instrumento musical que tem seis cordas que vibram entre dois pontos fixos, sendo um deles no rastilho e o outro em algum traste, conforme ilustra a figura a seguir. Os trastes so fixados no brao do violo e possibilitam variar o comprimento da corda vibrante. Quando a corda pressio nada na primeira casa, por exemplo, ela vibra entre o rastilho e o segundo traste. Sendo assim, uma corda pode produzir sons com diferentes frequncias fundamentais, que podem ser organizadas em uma sequncia { f 1 , f 2 , f 3 , , f n , } , onde n o nmero do traste correspondente. Nessa sequncia, o valor da frequncia f n igual ao valor da frequncia f n1 , multiplicado por uma constante. Alm disso, o dcimo terceiro traste situa-se no ponto mdio entre o primeiro traste e o rastilho.

Com base no exposto, determine: a) a velocidade de uma onda transversal em uma corda de 70 cm de comprimento para o primeiro harmnico que vibra com frequncia f 1= 44 Hz ;
(2,0 pontos)

b) a razo entre a frequncia f 1 e aquela produzida quando se pressiona a corda na sexta casa.
(3,0 pontos)
ps-2013-2- Fisica_Grupo1_Segunda_etapa_segundo-dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

GRUPO-1

QUESTO 6 Uma caixa de isopor em forma de paraleleppedo de dimenses 0,4 x 0,6 x 0,4 m contm 9 kg de gelo em equilbrio trmico com gua. Esse sistema fechado e mantido em uma sala cuja tempera tura ambiente de 30o C. Tendo em vista que o gelo completamente derretido aps um intervalo de 10 horas, calcule: a) o fluxo de calor, em watt, que o contedo da caixa de isopor recebe at derreter o gelo;
(2,0 pontos)

b) a espessura da caixa de isopor. Utilize o coeficiente de transmisso de calor do isopor 4,0 102 W/m/oC.
(3,0 pontos) Dados: 1 cal ~ 4,0 J calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g

ps-2013-2- Fisica_Grupo1_Segunda_etapa_segundo-dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

GRUPOS 1

MATEMTICA QUESTO 7 Em um determinado ano, a partir do ms de fevereiro, houve uma reduo de 18% no preo da ener gia eltrica e um aumento de 6% no preo da gasolina. No ms de fevereiro, uma famlia consumiu as mesmas quantidades de energia eltrica e gasolina que em janeiro, e, coincidentemente, o valor total, em dinheiro, gasto com estes dois itens tambm se manteve o mesmo. Nesse sentido, determine a razo entre os valores gastos, por esta famlia, com energia eltrica e gasolina no ms de janeiro.
(5,0 pontos)

QUESTO 8 Um agricultor pretende dividir um terreno em duas partes que possuam a mesma rea. A figura a seguir representa o terreno e a diviso deve ser feita ao longo da linha vertical tracejada.

Considerando-se o exposto, determine o valor de x, com preciso de uma casa decimal.

(5,0 pontos)

Dado: 34= 5,83

QUESTO 9 Com base no polinmio p(x) = x4 25, a) determine os valores de x, no conjunto dos nmeros reais, tais que p(x) < 0; b) escreva p(x) como um produto de trs polinmios com coeficientes reais;
(1,0 ponto) (2,0 pontos)

c) considerando-se a representao dos nmeros complexos em um plano cartesiano, calcule a rea do polgono cujos vrtices so as razes de p(x). (2,0 pontos)

ps-2013-2-matematica-segunda-etapa-grupo1-segundo-dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

GRUPOS 1

QUESTO 10 Um dispositivo eletrnico constitudo por uma sucesso de resistores eltricos, com resistncias R e 2R, ligados a uma fonte de tenso de 192 V, como mostra o esquema a seguir.

A diferena de potencial medida pelo voltmetro no ltimo resistor de 1,5 V. Considerando-se o ex posto, determine a quantidade de resistores eltricos neste dispositivo. (5,0 pontos) QUESTO 11 Considere duas paredes paralelas, com distncia de 4 m entre si e alturas de 10 m e 5 m. Uma fonte de luz puntiforme encontra-se na base da parede mais baixa e comea a deslocar-se horizontalmente no sentido oposto parede mais alta, com velocidade constante. So realizadas medies consecutivas, em intervalos de tempo iguais, da distncia da fonte de luz at a base da parede mais baixa, obtendo-se uma sequncia, cujos trs primeiros valores so: x 1, 3x 2 e 2x. Sabendo-se que so realizadas 11 medies, determine a altura da sombra da parede mais baixa na parede mais alta, projetada pela fonte de luz, no instante da dcima primeira medio. (5,0 pontos) QUESTO 12 A figura a seguir ilustra as trs primeiras etapas da diviso de um quadrado de lado L em quadrados menores, com um crculo inscrito em cada um deles.

Sabendo-se que o nmero de crculos em cada etapa cresce exponencialmente, determine: a) a rea de cada crculo inscrito na n-sima etapa dessa diviso; b) a soma das reas dos crculos inscritos na n-sima etapa dessa diviso.
(2,0 pontos) (3,0 pontos)

ps-2013-2-matematica-segunda-etapa-grupo1-segundo-dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

REDAO Instrues

Voc deve desenvolver seu texto em um dos gneros apresentados nas propostas de redao. O tema nico para as trs propostas. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou a cpia da coletnea anula a redao. A leitura da coletnea obrigatria. Ao utiliz-la, voc no deve copiar trechos ou frases. Quando for necessria, a transcrio deve estar a servio do seu texto. Independentemente do gnero escolhido, o seu texto NO deve ser assinado. Tema Amor na contemporaneidade: condio para a realizao pessoal ou aprisionamento de subjetividades?

Coletnea

1. Todo o amor que houver nessa vida Cazuza/Frejat Eu quero a sorte de um amor tranquilo Com sabor de fruta mordida Ns na batida, no embalo da rede Matando a sede na saliva Ser teu po, ser tua comida Todo amor que houver nessa vida E algum trocado pra dar garantia E ser artista no nosso convvio Pelo inferno e cu de todo dia Pra poesia que a gente no vive Transformar o tdio em melodia Ser teu po, ser tua comida Todo amor que houver nessa vida E algum veneno antimonotonia E se eu achar a tua fonte escondida Te alcano em cheio, o mel e a ferida E o corpo inteiro como um furaco Boca, nuca, mo e a tua mente no Ser teu po, ser tua comida Todo amor que houver nessa vida E algum remdio que me d alegria
Disponvel em: <http://letras.mus.br/cazuza/49202/>. Acesso em: 8 fev. 2013.

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

2. O amor romntico prega coisas mentirosas, diz psicanalista Hamurabi Dias O amor. Um dia ele chega para todo mundo, acredite voc leitor (leitora), ou no. Na contemporaneidade, o socilogo polons Zygmunt Bauman, em seu livro O Amor Lquido, transforma a clebre frase marxista tudo que slido se desmancha no ar em ponto de partida para debater a fragilidade dos laos humanos e lanar o conceito de lquido mundo moderno. Em sntese, o autor traz uma reflexo crtica de como esse mundo fluido, uma das principais carac tersticas dos compostos lquidos, fragilizou os relacionamentos humanos. O socilogo observa que o amor tornou-se, na sociedade moderna, como um passeio no shopping center cone do capitalismo e como tal deve ser consumido instantaneamente e usado uma s vez, sem preconceito. o que considera a sociedade consumista do amor. Pois bem, nesta linha fluida, sem preconceito e destarte liberal, com frases como Ter parceiro nico pode se tornar coisa do passado" e Variar bom, todo mundo gosta, que a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins, crtica do que considera amor romntico, lana os dois volumes do O Livro do Amor. O Livro do Amor um estudo que comea desde a pr-histria, seguindo por todos os perodos da humanidade, at chegar atualidade. Descobri coisas muito interessantes, como que o amor uma construo social, e que em cada poca ele se apresenta de uma forma, avalia. No sculo XX, o livro dividido em trs partes. Para a psicanalista o que mudou o amor na contemporaneidade foram duas invenes: o automvel e o telefone. Pela primeira vez na histria as pessoas puderam marcar encontro pelo telefone, mesmo com os moralistas defendendo que era uma indecncia a voz do homem entrar pelo ouvido da mulher, lembrou. Regina Navarro Lins acredita que muito dos nossos comportamentos atuais tm origem em perodos histricos passados, como o amor romntico, surgido l... no sculo XII. Eu aponto tambm as tendncias de como o amor est se transformando. A represso diminuiu, ainda bem. O sexo da natureza, desejvel, mas a nossa cultura judaico-crist sempre viu o sexo com maus olhos. Nos ltimos dois mil anos foi visto como algo abominvel, a represso sexual foi horrorosa, apontou. Sobre o to alardeado amor romntico, Lins inicia sua crtica observando o carter sub-humano que foi atribudo mulher ao longo dos anos. A mulher foi considerada incompetente e burra. O cavalheirismo uma ideia pssima para as mulheres. Gentileza outra coisa. O cavalheirismo implica sempre em o homem tratar a mulher como se ela fosse incompetente. No tem sentido, se observarmos como a mulher foi considerada no passado, at hoje pessoas defenderem a ideia de que a mulher no pode puxar uma cadeira, comparou a psicanalista. Regina Navarro defende tambm que o amor romntico baseado na idealizao do outro, a inveno de uma pessoa, atribuindo a ela caractersticas que no tem. Depois passa a vida azucrinando o outro para mudar o jeito de ser, para se enquadrar naquilo que se imaginou. Esse tipo de amor prega coisas mentirosas, como de que no existe desejo por mais ningum, de que os amados vo se completar e nada mais vai faltar, que um ter todas as suas necessidades completadas pelo outro. um amor prejudicial, o que critico o que ele prope. As pessoas s vo viver bem em um relacionamento se houver a liberdade de ir e vir, observou.
Disponvel em: <http://www.bomdiafeira.com.br/noticias/palco-cultural/9534/O+amor+rom%C3%A2ntico+prega+coisas+mentirosas,+diz+psicanalista>. Acesso em: 22 maio 2013. (Adaptado).

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

3. Nunca ter amado uma forma terrvel de ignorncia Luiz Felipe Pond Somos um nada que ama. A filosofia da existncia uma educao pela angstia. Uma vez que paramos de mentir sobre nosso vazio e encontramos nossa "verdade", ainda que dolorosa, nos abrimos para uma existncia autntica. Deste "solo da existncia" (o nada), tal como afirma o filsofo dinamarqus, Soren Kierkegaard (18131855), em seu livro "A Repetio", possvel brotar o verdadeiro amor, algo diferente da mera banalidade. Sua filosofia do amor menos conhecida do que sua filosofia da angstia e do desespero, mas nem por isso menos contundente. Seu livro "As Obras do Amor, Algumas Consideraes Crists em Forma de Discursos", traduzido pelo querido colega lvaro Valls, maior especialista no filsofo dinamarqus no Brasil, um dos livros mais belos que conheo. A ideia que abre o livro que o amor "s se conhece pelos frutos". V-se assim o carter misterioso do amor, seguido de sua "visibilidade" apenas prtica. Angstia e amor so "virtudes prticas" que demandam coragem. Kierkegaard desconfia profundamente das pessoas que so dadas felicidade fcil porque, para ele, toda forma de autoconhecimento comea com um profundo entristecimento consigo mesmo. Numa tradio que rene Freud, Nietzsche e Dostoivski (e que se afasta da banalidade contempornea que busca a felicidade como "lei da alma"), o dinamarqus acredita que o amor pela vida deita razes na dor e na tristeza, afetos que marcam o encontro consigo mesmo. Deixo com voc, caro leitor, uma de suas prolas: "No, o amor sabe tanto quanto qualquer um, ciente de tudo aquilo que a desconfiana sabe, mas sem ser desconfiado; ele sabe tudo o que a experincia sabe, mas ele sabe ao mesmo tempo que o que chamamos de experincia propriamente aquela mistura de desconfiana e amor... Apenas os espritos muito confusos e com pouca experincia acham que podem julgar outra pessoa graas ao saber." Infelizes os que nunca amaram. Nunca ter amado uma forma terrvel de ignorncia.
Disponvel em: <http://www.paulopes.com.br/2011/06/nunca-ter-amado-e-uma-forma-terrivel-de.html#.UQkRT-Ka5OA>. Acesso em: 6 fev. 2013. (Adaptado).

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

4. Blogueiras feministas Bia Cardoso Olhe para seu lado, veja as propagandas na rua, os comerciais de tv, as msicas que fazem sucesso, o choro dos seus amig@s com corao partido, os conselhos de pessoas sobre casamento, os livros de autoajuda, os filmes hollywoodianos. Ele est presente em todos os lugares, at na embalagem da paoca. O amor romntico um dos nossos maiores fenmenos de massa. Todos querem amar ardentemente. Coraes vermelhos explodem no ms de junho e ningum escapa de panfletos com promoo do Dia dos Namorados. Mas e a? Todo mundo tem de encontrar a metade da laranja para ser feliz? At que ponto o conceito do amor romntico limita nossas formas de amar e de sermos amados? Ser ele a nica forma de amor possvel? A inteno deste post no em nenhum momento condenar o amor romntico morte lenta e dolorosa ou dizer que o casamento simplesmente uma priso, mas questionar os ideais que estruturam o amor romntico e como, principalmente, as mulheres sofrem com tantas promessas idlicas. No julgar o amor e nem as pessoas, mas conversar com ele e com voc. S possvel amar uma pessoa? De acordo com os preceitos do amor das love songs e comdias romnticas, sim. S posso amar uma pessoa, s posso me relacionar com essa pessoa, s devo sentir teso por essa pessoa, devemos viver nesse vnculo em que dois se tornam um. Mas para que tanta unicidade? Por que o amor deve ser apenas nico, mgico e especial? O amor romntico vendido em toda sociedade ocidental um mito. Um produto da imaginao coletiva, sem desenvolvimento cientfico ou racional e que para ns profundamente real. Sentimos esse amor e todas as suas consequncias, como o cime. Note que o amor romntico extremamente dependente e exclusivo, colocando cercas em nossos sentimentos e emoes. E apontando uma srie de regras que estruturam relacionamentos tradicionais e conservadores, muitas vezes machistas. O amor romntico aperfeioado, recontado e redimensionado com o passar dos anos, fortalecendo cada vez mais seu significado coletivo. O amor romntico a armadilha das mulheres? Temos uma srie de mulheres reprimidas em relao a seus instintos. Mesmo hoje, vemos muitas jovens que se sentem um lixo por serem solteiras. No se valorizam enquanto algum no demonstre migalhas de sentimentos, que so logo confundidas com amor. O amor romntico parece ser uma priso para mulheres e homens. Para ns quase um espartilho do sculo XIX, pois at quando compramos absorventes ntimos precisamos lembrar que tudo que fazemos deve garantir que os homens lanaro seus olhares para ns nas ruas e desejaro nos amar. S assim seremos verdadeiramente valorizadas. Enquanto estivermos solteiras, seremos as perdidas. Aquelas que precisam sempre arrumar seu jardim para serem encontradas. como fico que o amor se faz possvel. Ou, ainda, amar um tipo de autoengano em que nos fazemos amveis, fingindo ter e dar o que no temos e procurando seduzir o outro para que no repare no que nos falta, mas, ainda assim, se oferea a nos completar. Este outro que amamos, ns o revestimos de todas as qualidades necessrias a ns, toda a perfeio que supomos. Ficamos a esperar que algum nos ame e, nesse amor, recuperar um estado de completude que nunca existiu, mas que permanece, imagem ideal, em ns.
Disponvel em: <http://blogueirasfeministas.com/2011/06/o-amor-esse-romantico/>. Acesso em: 6 fev. 2013. (Adaptado).

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

5. O triunfo de qual amor? Contardo Calligaris Em 1998, 20% dos homens entrevistados na pesquisa Famlia Brasileira pensavam que a principal qualidade de uma esposa consistisse em saber cuidar de casa. Hoje, esse percentual caiu para 7%. Tambm em 1998, outros 12% escolheram cuidar bem dos filhos como qualidade principal. Em 2007, foram s 4%. At aqui poderamos entender, simplesmente, que, na ltima dcada, os homens, enfim, pararam de esperar que suas esposas fossem babs e governantas. A recproca, digamos assim, tambm aconteceu: h nove anos, 14% das mulheres diziam que a principal qualidade de um marido consistia em sustentar a famlia. Agora, so 4% as que pensam o mesmo. Aprimoremos, portanto, a concluso: os brasileiros se casariam cada vez menos para distribuir as tarefas do lar. Acabou de vez a poca dos caadores-colhedores; j estava na hora. Acabou em prol do qu? Levando em conta a evoluo do casamento desde o comeo da modernidade, o esperado seria um triunfo progressivo do amor. Afinal, a novidade moderna esta: os sentimentos passam a comandar nossa vida. Hoje, a gente escolhe parceiros por amor, e no para facilitar a vida cotidiana, respeitar a tradio, consolidar um patrimnio ou garantir a descendncia. Com essa mudana, o casamento se fortaleceu (a unio ganhou a fora da paixo) e, paradoxalmente, se enfraqueceu (a unio se tornou condicional: se a paixo acaba, o casamento perde sua razo de ser). Tambm, com a mudana moderna, o casamento ideal se tornou quase inalcanvel: uma mistura utpica de paixo amorosa e sexual com convivncia, criao dos filhos, compartilhamento de bens, responsabilidades financeiras etc. Ora, talvez a pesquisa de hoje mostre que estamos amadurecendo, ou seja, reformulando essa utopia impossvel: nada de resignao, mas a inveno progressiva de um novo tipo de casamento. Veja s. Os entrevistados tiveram que escolher, entre seis itens, qual seria o mais importante para a felicidade de um casamento. Pois bem, 38% escolheram a fidelidade (contra 23% em 98). Em compensao, a importncia do amor diminuiu, de 41% para 35%. Estranho, no ? Afinal, o cime no um complemento do amor-paixo? Como pode diminuir a exigncia de amor e aumentar a de fidelidade? A resposta est em outros nmeros oferecidos pela pesquisa. Entre 1998 e hoje, aumentou o percentual das mulheres que consideram como principal qualidade de um marido sua capacidade de ser companheiro e amigo (de 6% para 11%) e de ser atencioso (de 3% para 10%). Que ele ame a esposa tambm crucial, mas talvez esteja mudando nossa ideia do tipo de amor que deve acompanhar e sustentar o casamento. Talvez no procuremos mais o amor-paixo (note-se que a vida sexual satisfatria como item necessrio para a felicidade da unio ficou com um triste 2%), mas um amor companheiro e amigo, um amor tranquilo, como diz a msica. Se isso fosse verdade, a fidelidade, hoje considerada uma qualidade essencial do marido e da esposa, no seria exigncia possessiva da paixo. Existe uma fidelidade que no consiste em evitar aventuras, escapadas e amoricos paralelos; o tipo de fidelidade que exigvel de um amigo. Talvez, em suma, esteja aparecendo um novo tipo de casamento moderno, baseado, como deve ser, nos sentimentos, mas no no ideal do amor-paixo romntico nem do da satisfao sexual: uma espcie de aliana sentimental para a vida. Ia terminar comentando que essa transformao do casamento no seria um mal. A verdade que ela j est em curso nas inmeras unies que continuam e persistem numa amizade em que, s vezes, parece que o amor se perdeu, quando, de fato, nessa amizade que ele se transformou.
FOLHA DE S. PAULO. Famlia Brasileira. So Paulo. 7 out. 2007. p. 46-47.

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

6.

Disponvel em: <www.imagensporfavor.com>. Acesso em: 6 fev. 2013. Disponvel em: <www.humorxxl.com>. Acesso em: 6 fev. 2013. Disponvel em: <www.orkugifs.com >. Acesso em: 6 fev.2013. Disponvel em: <www.humorface.com>. Acesso em: 6 fev. 2013.

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

UFG/CS

PROCESSO SELETIVO-2013-2

TODOS OS GRUPOS

Propostas de redao A Editorial O editorial um gnero do discurso argumentativo que tem a finalidade de manifestar a opinio de um jornal, de uma revista, ou de qualquer outro rgo de imprensa, a respeito de temas ou acontecimentos importantes no cenrio nacional ou internacional. No assinado porque no deve ser associado a um ponto de vista individual. Deve ser objetivo e informativo. Alm de apresentar opinies assumidas pelo veculo de imprensa, costuma tambm resumir opinies contrrias, para refut-las. Imagine que voc seja editor de uma revista de circulao nacional e tenha que escrever o editorial referindo-se matria principal daquele nmero da revista, que sobre o amor na contemporaneidade. Em seu texto, voc deve comentar fatos e dados que situem esse sentimento e defender o ponto de vista apresentado na matria acerca da polmica existente entre o amor como condi o para realizao pessoal e o amor como forma de aprisionamento de subjetividades.

B Comentrio

O gnero comentrio contempla a anlise de determinado assunto, um fato acontecido, uma questo polmica, uma obra publicada, um filme, entre outros. Neste gnero, o locutor deve tecer consideraes e um ponto de vista sustentado predominantemente pela argumentao, objetivando convencer os interlocutores acerca da tese defendida. Um dos contextos de circulao do comentrio a internet, geralmente em blogs. Os blogs so plataformas que permitem aos internautas compartilhar textos sobre assuntos variados. Escreva um comentrio relativo ao texto de Bia Cardoso (Texto 4) para ser publicado na pgina Blogueiras feministas. Ao escrever o seu comentrio, voc deve discutir o tema Amor na con temporaneidade: condio para a realizao pessoal ou aprisionamento de subjetividades?. Voc pode concordar ou discordar do ponto de vista da autora sobre o amor. Para construir seus argu mentos, relacione dados e fatos que possam convencer o seu interlocutor a acatar o seu ponto de vista. Considere, em seu comentrio, as caractersticas interlocutivas prprias desse gnero. NO IDENTIFIQUE O REMETENTE DO COMENTRIO.

C Conto O conto uma narrativa ficcional. Sua configurao material pouco extensa. Essa caracterstica exige um nmero reduzido de personagens, esquema temporal e espacial econmico e um nmero limitado de aes. O narrador constri o ponto de vista a partir do qual a histria ser conta da. Em geral, carregado de tenso e termina em um clmax. O enredo estabelece um nico conflito. No desenvolvimento do texto, o conflito poder ou no ser solucionado. Escreva um conto em primeira pessoa, narrando a histria de uma personagem solitria que vive um conflito psicolgico diante de suas incertezas sobre a constituio do amor. Narre suas lembranas de histrias passadas, suas alegrias, tristezas, decepes, projetos de futuro etc., relacionando-as com o tempo e o espao atuais da(s) cena(s) narrada(s). A narrativa em primeira pessoa deve estabelecer um conflito baseado em ideias que discuta o amor na contemporaneidade, e o cl max deste conflito deve envolver os dilemas do narrador-personagem diante das concepes do amor como possibilidade de realizao pessoal ou como aprisionamento da subjetividade.

ps_2013_2_Redacao_segunda_etapa_todos_os_grupos_segundo_dia

RASCUNHO DA FOLHA DE REDAO

Anda mungkin juga menyukai