Anda di halaman 1dari 16

Cobre Origem O cobre, por ser encontrado em estado nativo, tornou-se conhecido desde os tempos mais remotos.

O homem do Neoltico, no final da Idade da Pedra, encontrou no cobre um substituto da pedra, empregando-o principalmente em armas e objetos. Sua metalurgia foi iniciada no ano 6000 a.C.. Alguns sculos mais tarde, surgiram s ligas de cobre com outros metais, notadamente como estanho, originando o bronze, marcando o perodo denominado Idade do Bronze. O perodo anterior conhecido como a Idade do Cobre (ou Calcoltica). O cobre um elemento qumico de smbolo Cu (do latim cuprum), nmero atmico 29 (29 prtons e 29 eltrons) e de massa atmica 63,6 uma. temperatura ambiente, o cobre encontra-se no estado solido. Classificado como metal de transio, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificao Peridica dos Elementos. um dos metais mais importantes industrialmente, de colorao avermelhada, dctil, malevel e bom condutor de eletricidade. Conhecido desde a antiguidade utilizado, atualmente, para a produo de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metlicas como lato e bronze. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 1084 C 2562 C 7,11x10-6m3/mol 300,3 kJ/mol 13,05 kJ/mol 0 0505 Pa a 1358 K

Propriedades fsicas, Estado da matria: slido, Ponto de fuso: 1084,62 C, Ponto de ebulio: 2562 C, Volume molar: 7,11 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 300,3 kJ/mol, Calor de fuso 13,05 kJ/mol, Presso de vapor 0, 0505 Pa a 1358 K Aplicaes. Se na Antigidade o cobre era empregado em armas e utenslios, medida que se processou o desenvolvimento industrial, suas qualidades tornaram-no um material de aplicaes diversificadas. um timo condutor de calor e eletricidade (superado somente pela prata), tendo uso extenso - cerca de 55% da produo em fios eltricos (transmisso de energia, geradores, fios e cabos telegrficos, telefones, iluminao etc.). Alm disso, fcil de ser trabalhado e resistente s intempries (usado por isso em coberturas para tetos). Seus sais so empregados na agricultura como fungicidas.

As ligas como outros metais tm grande importncia comercial (principalmente as feitas com o estanho e o zinco - originando o bronze e o lato, respectivamente), embora seja muito freqente seu uso em forma pura. No Brasil o cobre principalmente utilizado na fabricao de condutores eltricos (45%) e em ligas (30%).

Zinco Origem A primeira extrao e fundio do metal impuro foram levadas a cabo na China, por volta do ano 1000 d.C. Foi somente no sculo XVII que chegou a primeira barra de zinco ao Ocidente, historicamente muito tarde se compararmos com o ferro, o cobre ou o chumbo. Nessa poca o metal ainda no tinha um nome universalmente aceite, sendo conhecido como tutanego, estanho indiano ou calamina (xido de zinco), consoante a regio. O termo "Zink" foi usado pela primeira vez por Lhneyes, em 1697. No sculo XVIII foi construda uma fundio de zinco em Bristol, na Inglaterra, tendo em 1758 sido patenteado o processo de obteno de zinco a partir de blenda e sulfureto de zinco, que base do atual processo de destilao para obter o elemento. Existe tambm o processo eletroltico de obteno de zinco, que foi introduzido em 1916 nos EUA. O zinco (do alemo Zink) um elemento qumico de smbolo Zn, nmero atmico 30 (30 prtons e 30 eltrons) com massa atmica 65,4 uma. temperatura ambiente, o zinco encontra-se no estado slido. Est situado no grupo 12 (2 B) da Classificao Peridica dos Elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 419 C 907 C 9,16 10-6 m3/mol 115,3 kJ/mol 7, 322 kJ/mol 192,2 Pa a 692,73 K

Propriedades fsicas, Estado da matria: slido, Ponto de fuso: 419 C, Ponto de ebulio: 907 C, Volume molar: 9,16 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 115,3 kJ/mol, Calor de fuso: 7 322 kJ/mol, Presso de vapor: 192,2 Pa a 692,73 K. Aplicaes. O zinco metlico usado na produo de ligas ou na galvanizao de estruturas de ao. Este processo consiste na eletrodeposio de uma fina pelcula de zinco sobre as

peas a proteger. Utiliza-se a galvanizao para proteger estruturas de edifcios ou partes constituintes de automveis e barcos. O zinco pode tambm ser um aditivo de certas borrachas e tintas. Uma das ligas mais importantes de zinco o bronze, que consiste na mistura deste elemento com o cobre. O bronze mais dctil do que o cobre e tem uma resistncia corroso bastante superior. O zinco pode ainda utilizarse como eltrodo nas vulgares pilhas secas. Os principais compostos de zinco so o xido (ZnO), utilizado nas indstrias cermicas e das borrachas e ainda no fabrico de tintas. O sulfato de zinco (ZnSO4) tem aplicao na indstria txtil e no enriquecimento de solos pobres em zinco. O cloreto de zinco usado para preservar madeiras bem como desodorizante em diversos fluidos. Este composto pode tambm ser usado em pilhas secas e como mordente em tintas.

Glio Origem O glio foi descoberto em 1875 pelo qumico francs Lecoq de Boisbaudran. A anlise espectroscpica de concentrados de blenda de zinco dos Pirineus revelou novas riscas de emisso cuja posio correspondia prevista para o elemento que faltava na tabela de Mendelev e que ficava entre o alumnio e o ndio. Mais tarde, Boisbaudran preparou este novo elemento, por eletrlise de solues custicas, e descobriu algumas das suas propriedades. Ao elemento, deu o nome de glio em honra sua terra natal que em latim se denominava Gallia. Glio um elemento qumico de smbolo Ga, de nmero atmico 31 (31 prtons e 31 eltrons) e massa atmica igual a 69, 7u. um metal pertencente ao grupo 13 (3A) da classificao peridica dos elementos. As temperaturas um pouco mais altas do que a temperatura ambiente encontra-se no estado lquido. Foi descoberto em 1875 por Lecoq de Boisbaudran. Na forma metlica utilizado para a produo de espelhos, ligas metlicas de baixos pontos de fuso e termmetros. O seu composto arsenieto de glio empregado na produo de circuitos integrados e diodos Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso

Slido 29,76 C 2204 C 11,80 10-6 m3/mol 258,7 KJ/mol 5,59 kJ/mol

9,31 1036 Pa a 302,9 K Presso de Vapor Propriedades fsicas, Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 29,76 C, Ponto de ebulio: 2204 C, Volume molar: 11,80 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 258,7 KJ/mol, Calor de fuso: 5,59 KJ/mol. Presso de vapor: 9,31 1036 Pa a 302,9 K. Aplicaes. A principal aplicao do glio, na forma de arsenieto de glio, na construo de circuitos integrados e dispositivos opto eletrnicos como diodos de laser e diodos LED. Devido ao seu intenso aspecto prateado brilhante e a capacidade de impregnar superfcies de vidro e porcelana utilizado na construo de espelhos. Empregam-se para dopar materiais semicondutores e construir dispositivos diversos como transistores Em termmetros de alta temperatura por seu baixo ponto de fuso. O glio forma facilmente ligas metlicas com a maioria dos metais produzindo ligas de baixos pontos de fuso. O istopo radioativo Ga-67 empregado em medicina nuclear como anlogo fisiolgico do on Ferro 3+. Descobriu-se recentemente que ligas de glio-alumnio em contato com gua produzem uma reao qumica dando como resultado hidrognio, por impedir a formao de camada protetora (passivadora) de xido de alumnio e fazendo o alumnio se comportar similarmente a um metal alcalino como o sdio ou o potssio. Tal propriedade pesquisada como fonte de hidrognio para motores, em substituio aos derivados de petrleo e outros combustveis de motores de combusto interna. Germnio Origem No Vero de 1885, foi encontrado um novo mineral na mina de Himmelsfurst (Freiberg, Alemanha) a que foi dado o nome de argirodite. Como no se conhecia a composio exata deste minrio, foi proposto a C. Winkler, um qumico de Freiberg, que se ocupasse do seu estudo. Para alm de prata, enxofre, xido de ferro de zinco foi detectado o elemento at ento desconhecido (eka-silcio). Em Fevereiro de 1886, Winkler estava j bastante certo da descoberta do elemento que denominou de germnio em honra sua terra natal. O germnio um elemento qumico de smbolo Ge, nmero atmico 32 (32 prtons e 32 eltrons) com massa atmica 72,6 u. temperatura ambiente, o germnio encontra-se no estado slido. um semi-metal pertencente ao grupo 14 (4 A) da Classificao Peridica dos Elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 938C 2833 C 13,63 10-6 m3/mol 330,9 KJ/mol 36,94 kJ/mol 0 746 1036 Pa a 302,9 K

Propriedades fsicas Estado da matria: Slido Ponto de fuso: 938C, Ponto de ebulio: 2833 C, Volume molar: 13,63 106 m3/mol, Entalpia de vapor: 330,9 kJ/mol, Calor de fuso: 36,94 kJ/mol, Presso de vapor: 0 746 104Pa a 1210 K. Aplicaes. Em fibra ptica. Eletrnica: Radares, amplificadores de guitarras eltricas, ligas metlicas de SiGe em circuitos integrados de alta velocidade. ptica de infravermelhos: espectroscpios, sistemas de viso noturna e outros equipamentos. Lentes, com alto ndice de refrao, de ngulo amplo e para microscpios. Em jias usada uma liga metlica de Au com 12% de germnio. Como elemento endurece dor do alumnio, magnsio e estanho. O tetracloreto de germnio usado como catalisador na sntese de polmeros (PET). Arsnio Origem O arsnio ou arsnio (do latim arsenium), ou ainda arsnico ou arsnico, um elemento qumico de smbolo As com nmero atmico 33 (33 prtons e 33 eltrons) e com massa atmica 75 u. um semimetal (metalide) encontrado no grupo 15 (5A) da Classificao Peridica dos Elementos. Como conservante da madeira numa frmula de arseniato de cobre e crmio, o uso que representa segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. Foi descoberto em 1250 por Alberto Magno. Esse elemento conhecido desde a Idade Mdia, est entre os considerados metais pesados e pode ser encontrado em meteoritos, o que significa que um elemento comum no Universo. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso

Slido 862C 614 C 12,95 10-6 m3/mol 34,76 KJ/mol 369,9 kJ/mol

Propriedades fsicas, Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 862C, Ponto de ebulio: 614 C, Volume molar: 12,95 10-6 m3/mol, Calor de vapor: 34,76 kJ/mol, Calor de fuso: 369,9 kJ/mol. Aplicaes. Conservante de couro e madeira (arseniato de cobre e crmio), uso que representa segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. O arsenieto de glio um importante semicondutor empregado em circuitos integrados mais rpidos e caros que os de silcio. Tambm usados na construo de diodos laser e diodos LED. Aditivo em ligas metlicas de chumbo e lato. Inseticida (arseniato de chumbo), herbicidas (arsenito de sdio) e venenos: no princpio do sculo XX se usavam compostos inorgnicos, porm seu uso foi desaparecendo em benefcio dos compostos orgnicos (derivados metlicos). O dissulfeto de arsnio usado como pigmento e em pirotcnica. Descolorante na fabricao do vidro (trixido de arsnio). Historicamente, o arsnio foi empregado com fins teraputicos j praticamente abandonados pela medicina ocidental. Recentemente renovou-se o interesse principalmente pelo uso do trixido de arsnio para o tratamento de pacientes com leucemia promieloctica aguda. Outra aplicao do arsnico no envenenamento de peles para taxidermia (empalhamento). Sua ao impede a proliferao de bactrias e fungos e o tecido permanece preservado por vrios anos, mantendo suas caractersticas.

Selnio Origem O selnio (do grego , resplendor da lua) foi descoberto em 1817 por Jns Jacob Berzelius. Ao visitar a fbrica de cido sulfrico de Gripsholm, observou um lquido pardo avermelhado que, ao ser aquecido com maarico, desprendia um odor ftido que se considerava at ento caracterstico e exclusivo do telrio. O resultado da investigao desse material levou ao descobrimento do selnio. Chamado assim por ser muito parecido com o Telrio, criando a analogia por telrio=tellus=terra. Mais tarde, o aperfeioamento de tcnicas de anlise permitiu detectar sua presena em diversos minerais, porm sempre em quantidades extraordinariamente pequenas. O selnio ou selnio (do grego , resplendor da lua) um elemento qumico de smbolo Se, nmero atmico 34 (34 prtons e 34 eltrons) e com massa atmica igual

a 78 u. temperatura ambiente, o selnio encontra-se no estado slido. um no metal do grupo dos calcognio (16 ou 6A) da Classificao Peridica dos Elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 221C 685 C 16,42 10-6 m3/mol 26,3 KJ/mol 6, 694 kJ/mol 0 695 Pa a 494 K

Propriedades fsicas Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 221C, Ponto de ebulio: 685 C, Volume molar: 16,42 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 26,3 kJ/mol Calor de fuso: 6 694 kJ/mol Presso de vapor: 0 695 PA a 494 K. Aplicaes. O selnio se usa em vrias aplicaes eltricas e eletrnicas, entre outras, como em clulas solares e retificadores. Em fotografia empregado para intensificar e incrementar as faixas de tonalidades das fotografias em branco e preto e a durabilidade das imagens, assim como em xerografia. adicionado aos aos inoxidveis e utilizado como catalisador em reaes de deshidrogenao. O seleniato de sdio se usa como inseticida, em medicina para o controle de enfermidades de animais e, igual ao arsnio, na fabricao de vidros para eliminar a colorao verde causada pelas impurezas de ferro. O selenito de sdio tambm empregado na indstria do vidro e como aditivo para solos pobres em arsnio, e o selenito de amnio na fabricao de vidros e esmaltes vermelhos. Os sulfetos so usados em medicina veterinria e xampus anticaspa. O dixido de selnio um catalisador adequado para a oxidao, hidrogenao e deshidrogenao de compostos orgnicos. Bromo Origem. O bromo foi descoberto por dois investigadores em trabalhos independentes. No Outono de 1825, o estudante K. Lwig levou um frasco com um lquido avermelhado e um odor muito desagradvel ao laboratrio de Medicina e Qumica de L. Gemlin, na Universidade de Heidelberg. Lwig contou que havia tratado o lquido, de origem

mineral, com cloro gasoso e que este adquiriu a cor vermelha, desconhecendo a causa de tal fenmeno. A substncia responsvel pela cor do lquido foi extrada com o auxlio de ter, resultando um lquido rseo. Este viria precisamente a ser reconhecido como bromo. O bromo (do grego brmos, ftido) um elemento qumico de smbolo Br, nmero atmico 35 (35 prtons e 35 eltrons) e com massa atmica igual a 80 u. temperatura ambiente, o bromo encontra-se no estado lquido. vermelho, voltil e denso. Sua reatividade intermediria entre a do cloro e a do iodo. No estado lquido perigoso para o tecido humano e seus vapores irritam os olhos e a garganta. um no metal do grupo dos halognios ( 17 ou 7A ) da Classificao Peridica dos Elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Lquido 7,2 C 58,8 C 15, 438 10-6 m3/mol 26,3 KJ/mol 5, 286 kJ/mol 5800 Pa a 280,1 K

Propriedades fsicas Estado da matria: Lquido, Ponto de fuso: 7,2 C, Ponto de ebulio: 58,8 C, Volume molar: 19,78 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 15 438 kJ/mol, Calor de fuso: 5 286 kJ/mol, Presso de vapor: 5800 Pa at 280,1 K. Aplicaes. O bromo molecular empregado na fabricao de uma ampla variedade de compostos de bromo, usados na indstria e na agricultura. Tradicionalmente, a maior aplicao do bromo tem sido para a produo de 1,2-dibromoetano, que usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetil de chumbo. O bromo empregado na fabricao de produtos de pulverizao, agentes no inflamveis, produtos para a purificao de guas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr), desinfetantes, inseticidas e outros. Tambm para a obteno de brometo de hidrognio: Br2 + H2 2HBr

Criptnio

Origem. Foi descoberto em 1898, por William Ramsay e Morris Travers, em resduos de evaporao do ar lquido. Em 1960, a Oficina Internacional de Pesos e Medidas definiu o metro em funo do comprimento de onda da radiao emitida pelo istopo Kr-86 em substituio barra padro. Em 1983 a emisso do crpton foi substituda pela distncia percorrida pela luz em 1/299.792. 458 segundos. O criptnio (do grego, krpton, que significa oculto) um elemento qumico de smbolo Kr de nmero atmico 36 (36 prtons e 36 eltrons) e de massa atmica igual a 83,8 u. temperatura ambiente, o crpton encontra-se no estado gasoso. um elemento do grupo dos gases nobres (18,0 ou 8A) da Classificao Peridica dos elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Gasoso 157,36 C -153,220,10 C 27,99 10-6 m3/mol 9, 029 KJ/mol 1, 638 kJ/mol No definida

Propriedades fsicas, Estado da matria: Gasoso, Ponto de fuso: 157,36 C, Ponto de ebulio: -153,220,10 C Volume molar 27,99 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 9 029 KJ/mol Calor de fuso: 1 638 KJ/mol, Presso de vapor: No definida. Aplicaes. A definio do metro era, entre 1960 e 1983, baseadas na radiao emitida pelo tomo excitado de criptnio; na verdade, o metro era definido como 1.650.763,73 vezes o comprimento de onda da emisso vermelho-alaranjadas de um tomo de Kr86. usado, isolado ou misturado com non e algum: em lmpadas fluorescentes; em sistemas de iluminao de aeroportos, j que o alcance da luz vermelha emitida maior que a comum inclusive em condies climatolgicas adversas; e nas lmpadas incandescentes de filamento de tungstnio de projetores cinematogrficos. O laser de crpton usado em medicina para cirurgia da retina do olho. O istopo Kr-81m usado no estudo do pulmo pela medicina nuclear. O criptnio-85 usado em anlises qumicas incorporando o gs em slidos, processo no qual se formam criptonatos cuja atividade sensvel s reaes qumicas produzidas na superfcie da soluo. Tambm usado flash fotogrfico para

fotografias de alta velocidade, na deteco de fugas em depsitos selados e para excitar o fsforo de fontes de luz sem alimentao externa de energia.

Rubdio Origem. O rubdio foi descoberto por Kirchhoff, Bunsen, em 1861, quando notaram a existncia de novas linhas espectrais numa amostra de lepidolite. O seu nome deriva do latim "rubidus" (vermelho-escuro), referente zona onde aparecem as linhas do seu espectro. A preparao do metal foi ainda tentada por Bunsen, apesar de no ter conseguido amostras com mais de 18% de rubdio. O isolamento do metal s viria a ser feito por Hevesy, atravs da hidrlise do hidrxido de rubdio fundido. Mais tarde, Hevesy tambm conseguiu obter rubdio por reduo daquele hidrxido com sdio, potssio ou alumnio ao rubro. O rubdio um elemento qumico de smbolo Rb de nmero atmico 37 (37 prtons e 37 eltrons) e de massa atmica igual a 85,5 u. temperatura ambiente, o rubdio encontra-se no estado slido. um metal alcalino (grupo1 ou 1 ) da classificao peridica dos elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Gasoso 39,31 C 688C 55,76 10-6 m3/mol 72, 216KJ/mol 2,192 kJ/mol 1,56 10-4 Pa a K

Propriedades fsicas, Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 39,31 C, Ponto de ebulio: 688 C Volume molar: 55,76 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 72, 216 KJ/mol, Calor de fuso: 2,192 KJ/mol, Presso de vapor: 1,56 10-4 Pa a K. Aplicaes. O rubdio pode ionizar-se com facilidade, por isso est estudando-se o seu uso em motores inicos para naves espaciais, ainda que o xennio e o csio tenham demonstrado uma maior eficincia para este propsito. utilizado principalmente na fabricao de cristais especiais para sistemas de telecomunicao de fibra ptica e equipamentos de viso noturna.

Estuda- se a possibilidade de empregar o metal em geradores termoeltricos baseados na magnetohidrodinmica, de forma que os ons de rubdio gerados a alta temperatura sejam conduzidos atravs de um campo magntico, gerando uma corrente eltrica. Em medicina o Rbidio-81, radioativo com emisso de positro usado no exame PET em medicina nuclear. Istopos no radioativo usados para tratamento da epilepsia e na separao por ultra centrifugao de cidos nuclicos e vrus.

Estrncio Origem. O estrncio (de estronciana) foi identificado em 1790 por Adair Crawford e o mineral estroncianita diferenciando-o de outros minerais de brio. Em 1798 Martin Klaproth e Thomas Hope o descobriram de forma independente. O primeiro a isolar o estrncio foi Humphry Davy atravs da eletrlise da estronciana - xido de estrncio - de onde provm o nome do metal. O estrncio um elemento qumico de smbolo Sr de nmero atmico 38 (38 prtons e 38 eltrons) e de massa atmica igual a 87,6 u. temperatura ambiente, o estrncio encontra-se no estado slido. um metal alcalino-terroso (do grupo 2 ou 2A) da Classificao Peridica dos Elementos. Abundante na natureza na forma de sulfatos e carbonatos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 777 C 1382C 33,94 10-6 m3/mol 144 KJ/mol 8,3 kJ/mol 246 Pa a 1042 K.

Propriedades fsicas, Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 777 C, Ponto de ebulio: 1382 C, Volume molar: 33,94 10-6 m3/mol Entalpia de vapor: 144 kJ/mol, Calor de fuso: 8,3 kJ/mol, Presso de vapor: 246 Pa a 1042 K. Aplicaes.

Atualmente a principal aplicao do estrncio em cristais para tubos de raios catdicos de televisores em cores. Existem regulamentaes que exigem a utilizao deste metal para filtrar os raios X, evitando que incidam sobre o telespectador. O titanato de estrncio tem um ndice de refrao extremamente alto e uma disperso ptica maior que a do diamante, propriedades de interesse em diversas aplicaes pticas. Por isso, tambm usado ocasionalmente como pedra preciosa. O istopo radioativo Sr-89 usado na terapia do cncer, o Sr-85 se tem usado em radiologia e o Sr-90 em geradores de energia autnomos. Outros compostos de estrncio so utilizados na fabricao de cermicas, produtos de vidro, pigmentos para pintura (cromato), lmpadas fluorescentes (fosfato), e medicamentos na forma de cloreto e perxido.

trio Origem. O trio (Ytterby, vila sueca perto de Vaxholm) foi descoberto por Johan Gadolin em 1794 e isolado por Friedrich Wohler em 1828 como um extrato impuro de tria com a reduo do cloreto de trio anidro (YCl3) com potssio. A tria (Y2O3) um xido de trio que foi descoberto por Johan Gadolin em 1794 no mineral gadolinita proveniente de Ytterby. Em 1843 Carl Mosander demonstrou que a tria era constituda, na realidade, por xidos formados por trs elementos diferentes: trio, rbio e trbio. O trio um elemento qumico de smbolo Y, nmero atmico 39 (39 prtons e 39 eltrons), com massa atmica 89 u. Na temperatura ambiente o trio encontra-se no estado slido. um metal da srie metal de transio pertencente ao grupo 3 (3B) da Classificao Peridica dos Elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso

Slido 1522 C 3345 C 19,88 10-6 m3/mol 363 KJ/mol 11,4 kJ/mol

5,31 Pa a 1799 K Presso de Vapor Propriedades fsicas, Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 1522 C, Ponto de ebulio: 3345 C, Volume molar: 19,88 10-6 m3/mol, Entalpia de vapor: 363 kJ/mol, Calor de fuso: 11,4 kJ/mol, Presso de vapor: 5,31 Pa a 1799 K. Aplicaes. O xido de trio o composto mais importante de trio e extensivamente usado para a produo de YVO4 e Y2O3 utilizados em fsforos de eurpio para dar a colorao vermelha em cinescpios de televiso. Granadas de trio e alumnio, de trio e ferro, e de trio e gadolnio (exemplos: Y3Fe5O12 e Y3Al5O12) apresentam interessantes propriedades magnticas. A granada de trio e ferro muito eficiente como transmissor e transdutor da energia sonora. A granada de trio e alumnio apresenta dureza 8,5 sendo usada para lapidao ou como gema (substituto do diamante) O trio tambm importante na elaborao de cermicas supercondutoras de elevada temperatura crtica.

Zircnio Origem. O zircnio foi descoberto, como xido, por M. H. Klaproth, em 1789, no mineral zirco (ZrSiO4), presente em pedras semipreciosas provenientes do Ceilo. O seu nome deriva do rabe zargun que significa "cor dourada", caracterstica do silicato. J. J. Berzelius isolou o metal, embora bastante impuro, em 1824 por reduo de K2ZrF6 com potssio. A primeira amostra dctil do metal com razovel grau de pureza foi obtida por Lely e Hamburger em 1914 na Alemanha. Em 1925, van Arkel e de Boer desenvolveram um processo de refinao para produzir zircnio muito puro. O zircnio (do francs zircon, zirco) um elemento qumico de smbolo Zr de nmero atmico 40 (40 prtons e 40 eltrons) e de massa atmica igual a 91 u. temperatura ambiente, o zircnio encontra-se no estado slido. Est situado no grupo 4 (4B) da classificao peridica dos elementos. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio

Slido 1522 C 3345 C

Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

19,88 10-6 m3/mol 363 KJ/mol 11,4 kJ/mol 5,31 Pa a 1799 K

Propriedades fsicas Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 1855 C, Ponto de ebulio: 4409 C, Entalpia de vapor: 58,2 kJ/mol, Calor de fuso: 16,9 kJ/mol, Presso de vapor: 0 00168 PA a 2125 K. Aplicaes. utilizado principalmente (em torno de 90% do consumo) como revestimento de reatores nucleares, devido a sua seco de capturas de nutrons serem muito baixa. Utiliza-se como aditivo em aos obtendo-se materiais muito resistentes. Tambm empregado em ligas com o nquel na indstria qumica devido a sua resistncia diante de substncias corrosivas. Devido s sua resistncia corroso est a ser usado como substituto do Crmio Hexavalente nas linhas de Tratamento de Superfcie de alumnio. O xido de zircnio impuro se emprega para fabricar utenslios de laboratrio que suportam mudanas bruscas de temperaturas, revestimentos de fornos e como material refratrio em indstrias cermicas e de vidro. um metal bastante tolerado pelos tecidos humanos, por isso pode ser usado para a fabricao de articulaes artificiais. Tambm empregado em trocadores de calor, tubos de vcuo e filamentos de lmpadas. Alguns de seus sais so empregados para a fabricao de antitranspirantes. Pode ser usado como agente incendirio para fins militares. A liga com o nibio apresenta supercondutividade a baixas temperaturas, podendo ser empregado para construir ims supercondutores. Por outro lado, a liga com zinco magntica abaixo de 35 K. O xido de zircnio se usa em joalheria; uma gema artificial denominada zirconita que imita o diamante. Nibio Origem. O nibio (mitologia grega: Nobe, filha de Tntalo) foi descoberto por Charles Hatchett em 1801. Hatchett encontrou o elemento no mineral columbita enviado para a Inglaterra em torno de 1750 por John Winthrop, que foi o primeiro governador de Connecticut. Devido semelhana, havia uma grande confuso entre os elementos nibio e tntalo que s foi resolvida em 1846 por Heinrich Rose e Jean Charles Galissard de Marignac que redescobriram o elemento. Desconhecendo o trabalho de Hatchett Since denominou o elemento de nibio. Em 1864, Christian Blomstrand foi o primeiro a preparar o elemento pela reduo do cloreto de nibio, por aquecimento, numa atmosfera de hidrognio. O nibio um elemento qumico, de smbolo Nb, nmero atmico 41 (41 prtons e 41 eltrons) e massa atmica 92,9 u. um elemento de transio pertencente ao grupo 5 ou 5B da classificao peridica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Nobe, filha de Tntalo. Que por sua vez deu nome a outro elemento da famlia 5B, o tntalo.

Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 2477 C 4744C No definido 696,6 KJ/mol 26,4 kJ/mol 0 0755 Pa a 2741 K.

Propriedades fsicas Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 2477 C, Ponto de ebulio: 4744 C, Entalpia de vapor: 696,6 kJ/mol, Calor de fuso: 26,4 kJ/mol, Presso de vapor: 0 0755 Pa a 2741 K. Aplicaes. O nibio apresenta numerosas aplicaes. usado em alguns aos inoxidveis e em outras ligas de metais no ferrosos. Estas ligas devido resistncia so geralmente usadas para a fabricao de tubos transportadores de gua e petrleo a longas distncias. O nibio se converte num supercondutor quando reduzido a temperaturas criognicas. Na presso atmosfrica, tem a mais alta temperatura crtica entre os elementos supercondutores, 9,3 K. Alm disso, um dos trs elementos supercondutores que so do tipo II (os outros so o vandio e o tecncio), significando que continuam sendo supercondutores quando submetidos a elevados campos magnticos. Usado em indstrias nucleares devido a sua baixa captura de nutrons termais.

Molibdnio Origem. O molibdnio vai buscar o seu nome palavra utilizada pelos gregos, molybdos, para a galena e outros minrios de chumbo. At ao meio do sculo XVIII, supunha-se que o mineral molibdite ou molibdenite era idntico grafite, ento conhecida por "plumbago" ou "chumbo preto". Em 1778 K. W. Scheele, no seu Treatise on Molybdena, mostrou que, ao contrrio da grafite, a molibdenite formava uma "terra branca peculiar" quando tratada com cido ntrico. Provou que tinha propriedades cidas e chamou-lhe "acidum molybdenae", isto , cido molibdnio. Considerou

tambm corretamente que o mineral molibdenite era um sulfito de molibdnio. Mais tarde, em 1782, P. J. Hjelm isolou o elemento na forma de um p metlico aquecendo cido molibdnio com carvo. Em 1893, dois qumicos germnicos obtiveram o metal com um grau de pureza de 96% e, no ano seguinte, Henri Moissan atingiu os 99,98% por reduo do elemento num forno eltrico. O primeiro registro de uma liga feita com molibdnio data de 1894. Propriedades Fsicas.

Estado da Matria Ponto de Fuso Ponto de Ebulio Volume Molar Entalpia de Vapor Calor de Fuso Presso de Vapor

Slido 2623 C 4639C No definido 598 KJ/mol 32 KJ/mol 3,47 Pa a 2741 K.

Propriedades fsicas Estado da matria: Slido, Ponto de fuso: 2623 C, Ponto de ebulio: 4639 C, Entalpia de vapor: 598 kJ/mol, Calor de fuso: 32 kJ/mol, Presso de vapor: 3,47 Pa a 2741 K. Aplicaes. Aproximadamente dois teros do molibdnio consumido empregado em ligas metlicas. O uso deste elemento remonta da Primeira Guerra Mundial, quando houve uma forte demanda de wolfrmio, que comeou a escassear, e havia necessidade de aos muito resistentes. O molibdnio passou a ser usado na produo de ligas de alta resistncia, que suportassem bem temperaturas elevadas e resistissem corroso. Estas ligas so usadas na construo de peas para avies e automveis. empregado em diversos pigmentos (com colorao alaranjada) para pinturas, tintas , plsticos e compostos de borracha. O molibdnio usado como catalisador na indstria petroqumica. til para a eliminao do enxofre.

Anda mungkin juga menyukai