Anda di halaman 1dari 11

44

TARDE

TCNICO(A) DE PR OJET OS , CONSTR UO E PROJET OJETOS OS, CONSTRUO MONT AGEM JNIOR / ESTR UTURAS N AVAIS MONTA ESTRUTURAS NA CONHECIMENT OS ESPECFICOS CONHECIMENTOS
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 1,0 1,5 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 2,0 2,5 Questes 41 a 50 Pontos 3,0 -

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS e 30 (TRINTA) MINUTOS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

MARO / 2010

R
TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

A
2

SC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
P1 P2

6
O centro de gravidade do volume de gua deslocado por um navio chamado (A) empuxo. (B) seo mestra. (C) centro de carena. (D) centro de flutuao. (E) metacentro longitudinal.
P3

P0

7
So exemplos de elementos estruturais posicionados longitudinalmente em relao ao casco do navio: (A) escoas, prumos e trincaniz. (B) hastilhas, vaus e escoas. (C) hastilhas, quilha e trincaniz. (D) longarinas, vaus e sicordas. (E) longarinas, quilha e sicordas.

A figura acima apresenta uma curva definida matematicamente por seus pontos de controle P 0, P1, P2 e P3. Em desenho assistido por computador, utilizando-se o programa Autocad, esta curva denominada (A) line. (B) polyline. (C) spline. (D) grid. (E) ellipse.

2
Em desenho assistido por computador, parametrizao significa que componentes paramtricos (A) possuem a capacidade de se adaptarem a mudanas no projeto durante o seu modelamento e de se relacionarem entre si. (B) possuem a capacidade de definir parmetros fsicos que auxiliam o projetista em clculos de engenharia. (C) possuem a capacidade de apresentarem, em tempo real, seus parmetros fundamentais de dimensionamento. (D) podem ser adicionados em modelos bidimensionais ou tridimensionais. (E) so modelos tridimensionais.

8
Considere as afirmativas a seguir, em relao edificao de estruturas navais. I A edificao na carreira se torna vantajosa em relao ao dique medida que pode ser realizada num piso plano. II A capacidade de iamento dos guindastes e pontes rolantes da carreira ou dique afeta o critrio de diviso do navio em blocos. III Uma vantagem da diviso do navio em blocos a reduo do tempo de construo, ou seja, a reduo do perodo de edificao na carreira ou dique. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s) (A) II, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente. (E) I, II e III.

3
A razo existente entre as dimenses do desenho e as dimenses reais do objeto chamada de escala. Se o desenho de uma pea est na escala 1:125, significa que cada dimenso representada no desenho, na realidade, (A) 125 vezes menor. (B) 12,5 vezes menor. (C) 1,25 vezes menor. (D) 12,5 vezes maior. (E) 125 vezes maior.

4
A altura da alma do perfil L de abas iguais 4x4x1/2 polegadas tem dimenso, convertida para milmetros, igual a (A) 12,7 (B) 25,4 (C) 50,8 (D) 101,6 (E) 127,0

9
Em relao aos elementos estruturais aplicados na construo naval, considere as afirmativas a seguir. I Os prumos so vigas verticais de anteparas. II As sicordas so vigas longitudinais de conveses. III Os ps de carneiro so colunas localizadas sob conveses. IV Os vaus so vigas longitudinais de duplo-fundo. Esto corretas, SOMENTE, as afirmativas (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

5
As obras vivas de uma embarcao so partes da(o) (A) estrutura localizada acima do convs principal. (B) estrutura localizada no interior da praa de mquinas. (C) estrutura removvel, como as tampas de escotilha. (D) casco responsvel pela resistncia estrutural. (E) casco abaixo do plano de flutuao em plena carga.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

10
Os procedimentos adotados para avaliar a qualidade do produto final, incluindo produtos acabados estocados bem como os que j esto em utilizao, referem-se ao controle (A) de produtos. (B) de processos. (C) de custos de falhas. (D) de recebimento de materiais. (E) estatstico da qualidade.

14
Hastilha, sicorda e cadaste so peas estruturais que se localizam, respectivamente, no (A) costado, no fundo e na popa. (B) convs, na proa e no fundo. (C) convs, no costado e na popa. (D) fundo, no convs e na proa. (E) fundo, no convs e na popa.

11
Considere as caractersticas abaixo, tpicas dos navios mercantes. Tampas de escotilha nos pores, tanques laterais elevados e tanques laterais inferiores. Ausncia de tampa de escotilha nos pores e muitas redes sobre o convs principal. Carregamento e descarregamento por uma rampa de popa ou lateral. Os tipos de navios que se relacionam, respectivamente, s caractersticas apresentadas so: (A) porta-contineres, graneleiro e petroleiro. (B) porta-contineres, graneleiro e ro-ro (roll-on roll-off). (C) graneleiro, petroleiro e ro-ro (roll-on roll-off). (D) graneleiro, porta-contineres e petroleiro. (E) petroleiro, graneleiro e ro-ro (roll-on roll-off).

15
Qual o elemento que, quando presente em uma liga de ao, NO produz nenhum benefcio s suas propriedades mecnicas? (A) Cromo. (B) Hidrognio. (C) Mangans. (D) Molibidnio. (E) Nquel.

16
O equipamento de conformao utilizado em estaleiro, que capaz de produzir uma curvatura cnica em uma chapa de ao, a(o) (A) guilhotina. (B) calandra. (C) fresa. (D) plaina. (E) torno.

12
A gateira composta por uma estrutura tubular que fica prxima (ao) (A) popa. (B) superestrutura. (C) praa de mquinas. (D) paiol da amarra. (E) fundo do navio.

17
A plataforma, normalmente construda a partir da converso de um navio petroleiro de grande porte, com capacidade para armazenar e processar o petrleo, alm de prover a sua transferncia, de tempos em tempos, para um navio aliviador, denominada (A) jaqueta. (B) monoboia. (C) semissubmersvel. (D) SPAR. (E) FPSO.

13
Com relao s caractersticas do Metacentro Transversal, deve-se considerar que (A) a sua posio independe do calado e das propriedades geomtricas do casco. (B) deve estar acima do centro de gravidade para que haja equilbrio estvel do navio. (C) o centro de curvatura para um trim muito pequeno do navio. (D) a altura metacntrica definida pela distncia do centro de gravidade ao convs do navio. (E) a sua posio constante para qualquer ngulo de inclinao do navio.

18
O mtodo de extino de incndio que se caracteriza pela eliminao do comburente da queima o(a) (A) isolamento. (B) abafamento. (C) resfriamento. (D) quebra da reao em cadeia. (E) retirada do material combustvel.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

19
A representao da seo transversal da superfcie do casco de maior dimenso, juntamente com a indicao das dimenses dos principais elementos estruturais, uma caracterstica do desenho de (A) segurana. (B) arranjo geral. (C) seo mestra. (D) perfil estrutural. (E) expanso do chapeamento.

22
Ao longo do tempo, os materiais compsitos, fabricados com resinas de polister ou epxi combinadas com fibras de vidro ou carbono, tm sido cada vez mais aplicados nas estruturas do meio naval. Duas caractersticas desse tipo de material que se apresentam como vantagens, em relao ao ao, para sua aplicao em estruturas da indstria naval so: (A) resistncia corroso e baixo peso especfico. (B) resistncia a altas temperaturas e alta tenacidade. (C) alta tenso de escoamento e baixo custo. (D) alta tenacidade e resistncia corroso. (E) alta dureza e resistncia a altas temperaturas.

20
Qual o tipo de soldagem que executado sem material de adio? (A) MIG (B) TIG (C) Exploso (D) Solda branca (E) Arco submerso

23
No se deve executar trabalhos a quente na parte interna ou externa de um tanque sem que ele esteja completamente desvaporizado (remoo dos gases ou vapores inflamveis do seu interior). Para se constatar tal desvaporizao, utiliza-se um medidor de gases e vapores inflamveis denominado (A) luxmetro. (B) etilmetro. (C) oxmetro. (D) pirmetro. (E) explosmetro.

21
Na tentativa de dividir um segmento de reta AB dado em seis segmentos iguais, usando apenas um compasso e um par de esquadros, construiu-se uma semirreta BC de origem em B e direo arbitrria, conforme a figura abaixo.
A

24
Os elementos estruturais posicionados verticalmente, utilizados para separar o espao interno do casco de um navio, subdividindo-o em compartimentos, so denominados (A) conveses. (B) cavernas. (C) anteparas. (D) plataformas. (E) cobertas.

B6

B5

B4

B3

B2

B1

Aps sucessivas interseces de segmentos de arcos consecutivos, de dimetros iguais, mas de valores arbitrrios, com a semirreta, obtiveram-se os pontos B1, B2, B3, B4, B5 e B6. A partir de B6, traou-se o segmento de reta B6A. Obtm-se o restante do processo de diviso do segmento de reta AB, traando semirretas paralelas (A) a cada um dos pontos obtidos dentro do segmento de reta BC na direo de A, a partir do ponto C. (B) a cada um dos pontos obtidos dentro do segmento de reta BC na direo de A, a partir do ponto B. (C) a cada um dos pontos obtidos dentro do segmento de reta BC na direo de B, a partir do ponto C. (D) ao segmento B6A e no sentido de AB, a partir de cada um dos pontos obtidos dentro do segmento de reta BC. (E) ao segmento AB e no sentido de AC, a partir de cada um dos pontos obtidos dentro do segmento de reta BC.

25
Na realizao de corte de chapas, deve-se considerar que o processo de corte (A) por goivagem o mais silencioso. (B) por goivagem se utiliza de um arco para fundir o metal que retirado por um jato de ar. (C) por oxiacetileno o mais adequado para chapas de ligas de alumnio. (D) por oxiacetileno se utiliza de um arco para fundir o metal, gerando um lquido que retirado pelo fluxo de gs. (E) a plasma somente pode ser aplicado a chapas de ligas de alumnio.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

26
Supondo-se um estaleiro que possui um lay-out com oficinas, associe as atividades relacionadas na 1a coluna com os locais em que so realizadas, na 2a coluna. 12345Revestimento Unio de painis e construo de blocos Instalao dos motores Dobramento e corte de chapas Tratamento e pintura das chapas ( ) Oficina de fabricao de estruturas ( ) Ptio de chapas e perfis ( ) Oficina de acabamento

A ordem correta dos nmeros da 2a coluna, de cima para baixo, (A) 2 5 1 (B) 2 4 3 (C) 3 4 5 (D) 4 3 1 (E) 5 2 3

27
Ao se comparar o arranjo estrutural de cavernamento transversal com o longitudinal, foram feitas as observaes a seguir. I O sistema longitudinal no deve ser aplicado aos petroleiros, pela falta de contribuio dos longitudinais para a rigidez da viga navio. II Uma desvantagem do sistema transversal a falta de capacidade de prover rigidez adequada ao chapeamento do convs, do fundo e do costado, quando em compresso por alquebramento ou tosamento. III Nos rebocadores menores, o sistema transversal pode ser vantajoso, por facilitar a construo. Est(o) correta(s), SOMENTE, a(s) observao(es) (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

29
Em um diagrama tenso-deformao para o ao estrutural, o ponto at onde a relao entre tenses e deformaes representada por um trecho reto o(a) (A) mdulo de elasticidade. (B) limite de resistncia. (C) limite de ruptura. (D) limite de proporcionalidade. (E) tenso admissvel.

30
Considere a vlvula de lato (liga de cobre e zinco) conectada a uma tubulao de ao-carbono apresentada na figura a seguir.

Vlvula

Tubulao

28
A estrutura do casco do navio possui componentes longitudinais que contribuem para resistncia longitudinal, reforos transversais que resistem aos esforos transversais e os reforos locais. So exemplos de reforos locais da estrutura de um navio: (A) ps de carneiro, prumos e buardas. (B) ps de carneiro, prumos e sicordas. (C) travessas, ps de carneiro e vaus. (D) travessas, prumos e longarinas. (E) buardas, hastilhas e quilha.

Sabendo-se que ambas, vlvula e tubulao, esto em presena de eletrlito, a corroso ser mais acentuada no(a) (A) tubo de ao-carbono, pois este funciona como catodo da pilha. (B) tubo de ao-carbono, pois este funciona como anodo da pilha. (C) vlvula de lato, pois esta funciona como catodo da pilha. (D) vlvula de lato, pois esta funciona como anodo da pilha. (E) vlvula de lato, pois esta funciona como anodo e catodo da pilha.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

31
Nos desenhos tcnicos em corte, a parte macia atingida pelo plano de corte evidenciada atravs de (A) hachura. (B) vista encurtada. (C) contorno desenvolvido. (D) linha de ruptura. (E) linha oculta.

36
O processo de soldagem que se utiliza de um eletrodo no consumvel, proteo gasosa e necessita de grande habilidade do operador do equipamento (soldador) denominado (A) eletrodo revestido. (B) MIG. (C) MAG. (D) TIG. (E) arco submerso.

37 32
Ao se fixar diretamente um equipamento feito em liga de alumnio ao convs de um navio de ao, atravs de parafusos de ao comum, foi observada acentuada corroso galvnica. Como isto poderia ser evitado? (A) Soldando o equipamento diretamente sobre o convs, sem a utilizao de parafusos. (B) Utilizando-se parafusos de alumnio. (C) Usando uma junta de neoprene entre o ao e o alumnio e parafusos de ao comum. (D) Usando uma junta de neoprene entre o ao e o alumnio e parafusos de alumnio. (E) Usando uma junta de neoprene entre o ao e o alumnio e parafusos de ao inoxidvel. O grfico de controle uma ferramenta do controle de qualidade que tem por objetivo (A) controlar a quantidade de produtos fabricados e vendidos, garantindo a reposio de unidades com falhas ao consumidor. (B) estruturar, hierarquicamente, as causas de determinado problema, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. (C) monitorar um processo, verificando se ele est sob controle estatstico e indicando a faixa de variao includa no sistema. (D) ordenar as frequncias das ocorrncias, da maior para a menor, permitindo a priorizao dos problemas. (E) levantar dados sobre a qualidade de um produto ou o nmero de ocorrncias de um evento qualquer.

33
Em relao ao emprego de sistemas de construo em navios, deve-se considerar que o sistema (A) transversal no deve ser aplicado a navios de carga. (B) transversal reduz o nmero de passagens pelas anteparas transversais. (C) misto o mais adequado para embarcaes de grande porte. (D) misto o que possibilita o maior nvel de automao nas oficinas do estaleiro. (E) longitudinal o mais adequado para estaleiros de pequeno porte.

38
O ensaio mecnico no destrutivo aplicado para medio de uma propriedade mecnica do material o ensaio de (A) lquido penetrante. (B) ultrassom. (C) Trao. (D) Dureza. (E) Charpy.

39
So propriedades do material que podem ser medidas pelo ensaio de trao: (A) mdulo de elasticidade, limite de proporcionalidade e limite de resistncia. (B) mdulo de elasticidade, dureza e limite de resistncia. (C) tenso de escoamento, dureza e coeficiente de Poisson. (D) limite de proporcionalidade, tenacidade e densidade. (E) tenacidade, densidade e coeficiente de Poisson.

34
Alguns elementos estruturais so utilizados em maior quantidade no sistema de construo transversal do que no sistema longitudinal. Dentre eles, destacam-se: (A) vaus gigantes e longarinas. (B) vaus gigantes e cavernas gigantes. (C) vaus comuns e cavernas comuns. (D) sicordas e vaus comuns. (E) sicordas e cavernas gigantes.

40
O Coeficiente de Seo Mestra calculado (A) dividindo-se o coeficiente de bloco pelo coeficiente prismtico. (B) dividindo-se a rea de seo mestra pelo coeficiente da rea de flutuao . (C) multiplicando-se a rea de seo mestra pelo coeficiente de bloco. (D) multiplicando-se o coeficiente de bloco pelo coeficiente prismtico. (E) multiplicando-se o coeficiente da rea de flutuao pelo coeficiente prismtico.

35
Em um sistema que tem, como grandezas de base, comprimento, massa e tempo e cujas dimenses so representadas por L, M e T, respectivamente, LMT-2 dimenso de (A) fora. (B) energia. (C) momento. (D) potncia. (E) trabalho.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

41
Observe a viga de seo transversal contnua e biapoiada, na figura a seguir.
100kN 100kN

43
O paqumetro apresentado na figura a seguir foi utilizado na medio do dimetro externo de um eixo.

10 Escala fixa 0 1m 2m 1m

20 10 Nnio

Trao coincidente

Os valores da fora cortante e do momento fletor, no centro do vo entre apoios, so, em mdulo, respectivamente, (A) 0 kN e 50 kNm (B) 0 kN e 100 kNm (C) 50 kN e 50 kNm (D) 50 kN e 100 kNm (E) 100 kN e 100 kNm

42
Uma barra, formada por um cilindro de altura L e dimetro D, engastada em uma extremidade e tracionada por uma fora P na outra.
P

Considerando a escala em milmetros e o nnio com 10 divises, o valor da leitura do dimetro, em milmetros, igual a (A) 5,0 (B) 10,5 (C) 11,2 (D) 13,5 (E) 18,0

44
O ensaio no destrutivo, que para ser aplicado a chapas de ao, necessrio se ter acesso s duas faces da chapa, o (a) (A) lquido penetrante. (B) Raios X. (C) partcula magntica. (D) de dureza. (E) medio de espessura por ultrassom.
L

45
Para a proteo catdica de uma estrutura metlica de ao imersa em gua salgada podem ser utilizados, normalmente, como anodos galvnicos, (A) alumnio e cobre. (B) zinco e grafite. (C) zinco e alumnio. (D) magnsio e cobre. (E) magnsio e grafite.

Levando-se em conta que o material obedece lei de Hooke e possui mdulo de elasticidade E, o valor do alongamento total da barra dado por (A)
P L E D2

46
O mecanismo de proteo anticorrosiva em que a tinta de fundo contm pigmentos que do origem formao de uma camada passiva sobre a superfcie do metal, impedindo a sua passagem para a forma inica, denomina-se (A) vinlico. (B) alqudico. (C) eletroqumico. (D) inibio. (E) barreira.

(B)

2P L E D2

(C)

4 P L E D2
4 D2 P L E

(D)

2 D2 P L E

(E)

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

47
Relacione as simbologias dos elementos utilizados em desenhos de estruturas navais, na coluna da direita, com os seus respectivos significados indicados na coluna da esquerda.

I Emenda de chapa

II Mudana de plano

III Pea no passante

Esto corretas as associaes (A) I M , II O, III P. (B) I M , II P, III N. (C) I O , II N, III M. (D) I P , II N, III O. (E) I P , II O, III N.

48

B
P P

A figura acima apresenta duas peas unidas por um pino de ao de dimetro D que so tracionadas por uma carga P. No pino, mostrado em detalhe direita, o valor da tenso de cisalhamento, na rea da seo transversal AB,
P D
2

(A)

(B)

2P D
2

(C)

4 P D
2

(D)

2 D2 P

(E)

4 D2 P

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

49
Existem dois tipos principais de soldagem por arco eltrico. O primeiro usa o arco apenas como fonte de calor. O segundo gera o calor e transfere o material do eletrodo para a rea de soldagem. So exemplos do primeiro e do segundo tipo, respectivamente, (A) plasma e MIG. (B) plasma e laser. (C) arco submerso e MIG. (D) laser e TIG. (E) MIG e eletrogs.

50
A unidade flutuante semelhante a uma balsa equipada com uma estrutura treliada de apoio (pernas com acionamento hidrulico ou mecnico) capaz de movimentar-se at o leito submarino, possibilitando elevar-se a uma altura acima do nvel do mar, uma plataforma do tipo (A) fixa. (B) auto-elevatria. (C) semissubmersvel. (D) TLP. (E) FPSO.

TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

R
10

SC

R A
11
TCNICO(A) DE PROJETOS, CONSTRUO E MONTAGEM JNIOR / ESTRUTURAS NAVAIS

SC

Anda mungkin juga menyukai