Anda di halaman 1dari 2

DETERMINAO DO TEOR DE CARBONATO E HIDRXIDO EM UMA AMOSTRA DE SODA CUSTICA

INTRODUO: A soda custica um produto de uso industrial e domstico produzido a partir da reao do carbonato de sdio com hidrxido de clcio seguindo a equao: Na2CO3 + Ca(OH)2 CaCO3 + NaOH Dependendo do rendimento da reao, o produto final pode conter resduos de carbonato de sdio sendo possvel atravs de uma titulao cido-base determinar o teor desse produto, bem como o teor de hidrxido de sdio na amostra final. Para tal, so necessrias duas titulaes, uma que ir determinar a alcalinidade total da amostra atravs da reao com soluo padro de cido clordrico e a outra que ir determinar o teor de ons OH- provenientes da dissociao do hidrxido de sdio, aps precipitao do carbonato com cloreto de brio. Por subtrao do volume de cido clordrico gasto para a determinao da alcalinidade total daquele observado na segunda titulao determina-se o teor de carbonato na amostra.

OBJETIVOS:
Determinar a alcalinidade total e as concentraes de carbonato e hidrxido em uma amostra de soda custica.

MATERIAIS E REAGENTES:
- Soda custica comercial - Soluo padro de cido clordrico 0,1 mol L-1 - Soluo de alaranjado de metila 0,1 % - Soluo de cloreto de brio 1 % - Soluo de azul de bromotimol 0,05 % PROCEDIMENTO Pesar cerca de 1,2 g de soda custica comercial. Transferir quantitativamente para um balo volumtrico de 250 mL e completar o volume. Titular alquotas de 25 mL desta soluo - Balo volumtrico de 250 mL - Pipeta volumtrica de 25 mL - Pipeta graduada de 10 mL - Erlenmeyer de 250 mL - Placa de aquecimento com agitao

com soluo padro de cido clordrico 0,1 mol L-1 usando o alaranjado de metila como indicador. Medir 25 mL de amostra com uma pipeta volumtrica e adicionar a ela soluo padro de cido clordrico para neutralizar a maior parte do hidrxido. Aquecer a soluo at 50 oC e adicionar lentamente com uma pipeta soluo de cloreto de brio 1 % em ligeiro excesso, isto , at que no se forme precipitado. Esperar resfriar a amostra at a temperatura ambiente, adicionar algumas gotas de azul de bromotimol soluo e titular muito lentamente, sob agitao constante, com soluo padro de cido clordrico 0,1 mol L-1. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS: 1. HARRIS, D.C. Anlise Qumica Quantitativa. 6 edio, Rio de Janeiro: LTC, 2005. 876 p. 2. VOGEL, A.I. Qumica Analtica Quantitativa. 5a edio, Rio de Janeiro: Guanabara, 1992. 712 p. 3. SKOOG, D.A.; WEST, D.M.; HOLLER, F.J.; CROUCH, S.R. Fundamentos de Qumica Analtica. 8a Edio, So Paulo: Thomson, 2007. 999 p.

Anda mungkin juga menyukai