Anda di halaman 1dari 18

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS Engenharia de Segurana do Trabalho

Anlise das normas para a utilizao dos protetores auriculares com nfase na eficincia da sua utilizao na Indstria da Construo.

Reginaldo Virgilio da Silva Orientador: Prof. Msc. Osvaldo Luiz Valinote

Goinia 2013

Resumo

A perda auditiva um mal que pode ser evitado, as perdas so irreversveis, a poluio sonora trata-se do terceiro maior poluidor da atmosfera, perdendo apenas para a poluio das guas e do ar, a perda auditiva pode ocorrer de trs formas, sendo de forma brusca, de forma lenta ou ser uma perca temporria, visto que a empresa responsvel pela sade do trabalhador preciso fazer todos os estudos necessrios para o dimensionamento dos equipamentos de proteo Auricular dos trabalhadores, e se atentar as prescries dos fabricantes pois os protetores auriculares fornecidos no mercado brasileiro devem seguir a norma internacional ANSI S12.6-1997, sendo o mtodo B o mais utilizado, onde os testes so feitos por pessoas leigas e estas seguem somente o manual fornecido pelo fabricante, diante desses fatos necessrio o acompanhamento da equipe seguindo a norma regulamentadora 7 (NR-7) que prev ensaios audiomtricos periodicamente e ouvir as reclamaes dos trabalhadores e acompanhar as mudanas nas intensidades e frequncias dos barulhos no canteiro de obras, para evitar a perda auditiva dos trabalhadores, contribuindo para a sade dos mesmos e evitando problemas maiores como afastamento de trabalhadores e at indenizaes. Os maquinrios da construo civil como a betoneira e serra circular produzem rudos devido s imperfeies dos componentes, que geram rudos e vibraes, diante dessa situao necessrio que se faa periodicamente conforme prescrio dos fabricantes, a manuteno nas mquinas da construo civil para evitar o aumento exagerado do nvel de rudo dos equipamentos com o decorrer do uso. Palavras Chave: rudo, protetor auricular, perda auditiva, equipamento de proteo individual, trabalhador, audio e atenuao.

1. Introduo

As condies de trabalho na indstria da construo civil se apresentam numa realidade preocupante em relao ao campo da sade ocupacional. O trabalho geralmente desenvolvido sob a influncia de agentes fsicos e apresentam tambm um grande nmero de acidentes do trabalho relacionados, ao ritmo de trabalho imposto, a falta ou o uso inadequado de equipamentos de proteo individual (EPI), a pouca instruo, falta de treinamento adequado e as ms condies de segurana nos canteiros de obra (PERRETTO, 2008). A perda auditiva induzida pelo rudo ocupacional (PAIRO) uma perda 100% evitvel, porm uma vez adquirida, permanente e irreversvel, est se d a longo prazo, por isso necessrio que se faa procedimentos de identificao, avaliao e controle (BRENNAND 2007). Estima-se que estatisticamente 15% da populao exposta a um rudo constante de 90 dB, oito horas por dia, durante cinco dias por semana e 50 semanas por ano, apresentaro leso auditiva aps dez anos. Segundo a Organizao Mundial do Trabalho (OMT), h mais de 140 milhes de pessoas expostas a nveis perigosos de rudo ocupacional no mundo. Conforme a Organizao Mundial de Sade (OMS) a perda auditiva induzia por rudo (PAIR) seria hoje a causa de perda auditiva mais evitvel no mundo (RODRIGUES, 2006). Influenciam na perda auditiva fatores ligados ao meio ambiente, ao indivduo, e ao prprio agente (rudo). Em relao s caractersticas do agente que causam o aparecimento da doena, destacam-se a intensidade (nvel de presso sonora), a durao (tempo de exposio a cada tipo de agente), o tipo (contnuo, intermitente, ou de impacto) e a qualidade (frequncia dos sons que compem o rudo em anlise). Tambm pode influenciar nas perdas auditivas induzidas pelo rudo suscetibilidade individual, que uma caracterstica de cada indivduo e se expressa pela menor ou maior facilidade em desenvolver a doena quando exposto a determinada condio ambiental (MAIA, 1999). Rodrigues (2006) descreve: O funcionamento de um protetor auditivo depende, porm, de suas caractersticas e das caractersticas fisiolgicas e anatmicas do usurio. A PAIRO uma diminuio gradual da acuidade que afeta muitos trabalhadores expostos a condies acsticas insalubres, podendo surgir sob a forma de trauma acstico, surdez permanente e surdez temporria. No trauma acstico poder haver a perfurao da membrana timpnica e/ou desarticulao dos ossculos da orelha mdia, j a surdez permanente causada aps exposio excessiva e contnua a rudos intensos, sendo

irreversvel, bilateral e manifestar-se em decorrncia de leso de estruturas da orelha interna, especificamente, no sistema vestibular. Enquanto que a surdez temporria ocorre durante um determinado perodo, decorrente da exposio a rudos intensos por um curto tempo (BRENNAND 2007). A Construo Civil no exceo, pelo contrrio, principalmente nos pases em desenvolvimento, o uso intensivo de mquinas cada vez mais velozes, tem tornado as tarefas dos trabalhadores deste ramo industrial mais ruidosa, e como consequncia, gerado perdas auditivas e outros efeitos em um nmero cada vez mais expressivo de trabalhadores. Os danos no so, adequadamente avaliados pelas empresas e instituies governamentais, havendo fatores econmicos, tcnicos e sociais que dificultam esta avaliao (MAIA, 1999). Diante da situao de alguns trabalhadores que apesar de usar o equipamento de proteo auricular acabam por ter algum problema relacionado perda auditiva, se v a necessidade de monitoramentos frequentes em relao ao ambiente de trabalho e em relao s oscilaes nos nveis de rudo, e tomar providncias para reduzir estes ndices, visto que este mal irreversvel e prejudica a vida do trabalhador em todos os seus mbitos. Os trabalhadores da Construo Civil so, em sua maioria, pessoas simples que alm de enfrentar condies penosas de trabalho no encontram proteo adequada sua integridade fsica e sade. Principalmente, pelas irreversveis perdas auditivas geradas pelo rudo e os efeitos danosos da doena sobre a qualidade de vida do trabalhador. importante salientar que o efeito direto e indireto dessa doena ocupacional de toda a sociedade que absorve o nus pecunirio das aposentadorias precoces (MAIA, 1999). A perda auditiva um fator considervel, conforme dados Tabela de Classificao de Internacional de Doenas (CID) da Previdncia Social, mostra que foram registrados 19 casos de trabalhadores que sofreram perda de audio por transtorno de audio e/ou neuro sensorial, e 16 casos de outros transtornos do ouvido interno, no ano de 2011, na Regio Centro Oeste (AEAT, 2011). Dentre os riscos fsicos o mais presente na construo civil o rudo que pode ser encontrado na maior parte do canteiro de obras, presente principalmente nas proximidades de maquinrios pesados, fundaes cravadas e locais de concretagem. Os rudos podem ter como consequncias fsicas, o cansao, irritaes nos ouvidos, dores de cabea, diminuio da audio, aumento da presso arterial, problemas do aparelho digestivo, taquicardia e perigo de infarto (STEFANO, 2008).

Este estudo tem como objetivo analisar as normas para a utilizao dos protetores auriculares com nfase na eficincia da sua utilizao na Indstria da Construo.

2.

Argumentao Segundo Brennand (2007): A poluio sonora (rudo) considerada o terceiro maior

poluidor da atmosfera, perdendo apenas para a poluio das guas e do ar. O Medidor de Nvel de Presso Sonora (MNPS), um equipamento utilizado para realizar a medio dos nveis de presso sonora, sendo que o nvel de presso sonora uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensao auditiva de volume sonoro. Atualmente no mercado brasileiro, existem equipamentos digitais capazes de realizar medies entre 30 dB at 130 dB. O microfone pea vital no circuito, sendo sua funo a de transformar um sinal de presso mecnica em um sinal eltrico. O circuito integrador do medidor deve oferecer diferentes tempos de integrao, no mnimo tempo de integrao lenta e rpida. Medidores de maior qualidade oferecem ainda o tempo de integrao impulso, adequado para medies de sinais impulsivos (disparo de arma, rudo gerado por prensa, e etc). Alm da integrao no tempo, tambm chamada de ponderao no tempo, os medidores oferecem diferentes curvas de ponderao na frequncia. A ponderao A a mais utilizada, dando origem a nveis de presso sonora ponderados em A. Para indicar que foi aplicada a ponderao A usa-se a unidade dBA, sendo ponderao A para medidas gerais de nvel sonoro, e ponderao C para vericao de componentes de baixa freqncia de rudos. Caso o nvel na ponderao C for muito maior que na ponderao A, ento existe uma grande quantidade de rudos de baixa freqncia. O MNPS funciona da forma que se programa podendo o tempo de resposta ser FAST ou SLOW e a ponderao A ou C. Se a fonte de som consistir de breves estouros ou desejar capturar os picos de som, ajuste a resposta para FAST. Para medir a mdia do nvel de som, selecione a resposta SLOW. A ponderao A usada para nvel sonoro de rudo genrico, e a ponderao C para medidas de nvel sonoro de material acstico (MINIPA, 2010). De acordo com a norma regulamentadora 15 (NR-15) entende-se por Rudo Contnuo ou Intermitente, para os fins de aplicao de Limites de Tolerncia, o rudo que no seja rudo de impacto.

Os nveis de rudo contnuo ou intermitente devem ser medidos em decibis (dB) com instrumento de nvel de presso sonora operando no circuito de compensao "A" e circuito de resposta lenta (slow). As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador. (NR 15). No permitida exposio a nveis de rudo acima de 115 dB (A) para indivduos que no estejam adequadamente protegidos. As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores a nveis de rudo, contnuo ou intermitente, superiores a 115 dB (A), sem proteo adequada, oferecero risco grave e iminente (NR 15). Os nveis de impacto devero ser avaliados em decibis (dB), com medidor de nvel de presso sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas prximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerncia para rudo de impacto ser de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o rudo existente dever ser avaliado como rudo contnuo (NR 15). Em caso de no se dispor de medidor do nvel de presso sonora com circuito de resposta para impacto, ser vlida a leitura feita no circuito de resposta rpida (FAST) e circuito de compensao "C". Nesta situao, o limite de tolerncia ser de 120 dB(C). As atividades ou operaes que exponham os trabalhadores, sem proteo adequada, a nveis de rudo de impacto superiores a 140 dB (LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto, ou superiores a 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rpida (FAST ), oferecero risco grave e iminente (NR 15). A capacidade de causar danos audio no depende somente do nvel de presso sonora, mas tambm do tempo de durao. Uma exposio de um minuto a 100 dB (A) no to prejudicial quanto uma de 60 minutos a 90 dB (A) (GERGES, 2000). Na Construo Civil, a grande variao dos nveis mdios dirios e semanais ocorre, mesmo considerando esses perodos de avaliao, pois no h uma sequencia diria de tarefas como em outros tipos de indstria. Cada profissional executa um grande nmero de tarefas que podem durar horas ou semanas e apresentam diferentes nveis sonoros dependendo das condies ou da fase da obra (MAIA, 2001). Em relao aos problemas econmicos causados pelos acidentes do trabalho, podemse destacar os altos custos diretos (indenizao ao acidentado nos primeiros 15 dias, perdas de equipamentos e de materiais, etc.) e indiretos (diminuio da produtividade global, adaptao de outro funcionrio na mesma funo, etc.) dos acidentes, causados pela falta de segurana

em geral. Est situao deveria preocupar os empresrios para o volume de recursos que desperdiado cada vez que ocorre um acidente, sendo este um forte argumento para estimular investimentos na rea. Um fato muito importante a ser apontado que os empresrios normalmente visualizam somente os custos diretos relacionados aos acidentes do trabalho, enquanto que os custos indiretos podem ser de 3 a 10 vezes maiores que o custo direto (HINZE, 1991 citado por COSTELLA, 1998). Os empresrios, os gestores e os tcnicos, devem atuar de forma a dar segurana no trabalho a sua equipe. Os custos com a insalubridade e segurana do trabalho so elevados, necessrio um estudo mais aprofundado em cada questo. Precisam-se ter, cada vez mais, ambientes de trabalho saudveis, pois s assim, pode-se evitar ou minimizar perdas, com pessoas especializadas na rea pode se fazer um trabalho com sucesso e se alcanar os objetivos, no nosso caso, corresponde a Segurana do Trabalho junto com o controle da Poluio Sonora. Brennand (2007) descreve: necessrio que se adotem a normalizao ou ainda que sejam mais rigorosos que ela.

3. Perda Auditiva 3.1 Como acontece O fenmeno fsico do som tem natureza de onda mecnica, ou seja, precisa de um meio elstico para se propagar. Uma onda uma perturbao em um meio a partir de uma condio de equilbrio que se propaga durante um intervalo de tempo no espao. O ponto fundamental do movimento ondulatrio que ele consiste de um sistema de transferncia de energia de um ponto para o outro sem que haja transferncia entre os pontos (MAIA, 1999). O rudo um tipo de som que provoca efeitos nocivos ao ser humano, ocasionando uma sensao auditiva desagradvel que interfere na percepo do som desejvel. A perda induzida pelo rudo uma doena cumulativa e insidiosa, que aumenta ao longo dos anos de exposio ao rudo associado ao ambiente de trabalho. causada por qualquer exposio que exera uma mdia de 90 dB (A) (decibel A unidade usada para expressar o Nvel de Presso Sonora. Por definio dB=20 log P1/P0 a presso referncia 0,00002 N/m), oito horas por dia, regularmente por um perodo de vrios anos (ARAUJO, 2002). As causas das perdas auditivas so determinadas atravs de um cuidadoso histrico da vida laboral do trabalhador, exames mdicos laboratoriais e clnicos. Estes testes possibilitam,

ao profissional quantificar e identificar o local do dano auditivo (MAIA, 1996 citado por SATALOFF, 1966). A perda auditiva divide-se em trs tipos. O primeiro tipo o trauma acstico em que a perda auditiva se d de forma brusca diferente do que ocorre com a PAIR que lenta e insidiosa. O segundo tipo de perda auditiva a do tipo temporria que ocorre aps a exposio do indivduo a um rudo intenso s que por pouco tempo. Esse tipo de perda tambm no corresponde s caractersticas da PAIR, pois est diretamente ligada ao tempo de exposio que deve ser longo e repetido. O terceiro e ltimo tipo de perda a prpria PAIR, que lenta e progressiva, passando despercebida por muito tempo. Esta perda exibe na audiometria um traado bastante caracterstico com queda nas freqncias de 4.000 e 6.000 Hz podendo, ao longo do tempo, se aprofundar e se alargar para as frequncias vizinhas (MENDES, 1995 citado por BRENNAND, 2007). Araujo (2002) descreve: A perda auditiva induzida pelo rudo uma doena de carter irreversvel e de evoluo progressiva passvel totalmente de preveno. De acordo com Occupational Safety and Health Administration (OSHA), com base em pesquisa realizada: deixou claro que o nvel abaixo de 80 dB era relativamente seguro audio e os acima de 85 dB seriam prejudiciais principalmente se exposto frequentemente. Quanto maior o nvel de rudo, mais rpido se instala a perda (MELO, 2002 citado por BRENNAND, 2007). Todo protetor, seja do tipo concha, abafadores, plugues de insero, atenua o rudo criando uma barreira para reduzir o som que chega por via area membrana timpnica, porm o nvel de proteo obtido depende do grau de vedao do protetor, sendo que qualquer vazamento permite que o som passe pelo protetor (RODRIGUES, 2006). Ao contrrio do nvel mximo, o nvel de pico detectado independentemente das configuraes do dosmetro para taxa de resposta ou ponderao. Segundo os regulamentos da OSHA, trabalhadores sem proteo no podem ser expostos a nveis de pico de som superiores a 140 dB. No regulamento da OSHA, trabalhadores sem proteo no podem ser expostos a nveis mximos de som superiores a 115 dB (A), medidos com uma taxa de resposta lenta (BRENNAND, 2007). Na maioria das empresas os protetores auditivos ainda so distribudos aleatoriamente, sem orientao apropriada, e o que se observa que os trabalhadores acabam usando esses equipamentos de proteo individual de forma inadequada. Alm disso, o controle das condies de deteriorao do protetor nem sempre so eficientes, e os funcionrios acabam

utilizando os protetores em mau estado de conservao. Desta forma muito importante que os protetores no sejam distribudos de forma aleatria, e sim como parte de um Programa de Conservao Auditiva, buscando principalmente a avaliao peridica do estado de conservao dos mesmos (FERREIRA, 2010). A exposio repetida ao rudo excessivo pode levar o operador, com o passar dos anos, a adquirir uma perda auditiva irreversvel e permanente. Como sua instalao lenta e progressiva, a pessoa s percebe a deficincia quando as leses j esto avanadas. A audiometria exibe um traado bem caracterstico, com um entalhe inicial em torno de 4.000 a 6.000 Hz. Com a continuao da exposio sem proteo, o traado tende a se aprofundar e a se alargar na direo das frequncias vizinhas. Na maior parte das vezes, a perda bilateral para mais ou para menos (BRENNAND,2007).

3.2 Soluo

muito importante a compra dos protetores de acordo com cada frequncia de exposio do rudo a que o funcionrio estar submetido e a anlise do protetor ideal para cada frequncia e do seu certificado de aprovao (CA). Muitas vezes os ambientes de trabalho alteram seu nvel de rudo, por isso, se faz necessrio o acompanhamento dos exames audiomtricos (admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demisso, conforme preconiza item 7.4.1 da NR-07) e um treinamento correto (BRENNAND, 2007). Desta forma a funo do protetor auricular reduzir os nveis de rudo que chegam at o ouvido do trabalhador, reduzindo, portanto os efeitos que estes possam causar sua audio. Os protetores auriculares podem ser divididos em trs tipos: concha, plug, e plug prmoldado (FERREIRA, 2010). O primeiro protetor de insero de ouvido foi criado por Dr. Cousins que, em 1884, Plessner da Alemanha, patenteou um plug esfrico para encaixar-se dentro do canal auditivo, e lembrou-se pela primeira vez da necessidade de diferentes tamanhos de protetores. Variaes destes tamanhos foram descritos nos anos seguintes: na segunda guerra mundial estimulou a pesquisa de desenvolvimento de protetores de insero. Avaliaes sistemticas de vrios designs de plugs foram feitas pelo Comit Americano de defesa de pesquisa (RODRIGUES, 2006).

10

O rudo das betoneiras depende principalmente das condies de instalao, da potncia, da capacidade volumtrica, do nvel de carga (vazia, meia carga, cheia), do material de trabalhado e da manuteno. A radiao sonora emitida pelo conjunto motor/redutor e pelos impactos dos agregados com o corpo ou parede da bacia de mistura (PERRETTO, 2008). Segundo Ferreira (2010): A eficcia do protetor depende das suas caractersticas, das caractersticas anatmicas do usurio, do desgaste, da deteriorao e da orientao adequada para o uso correto dos mesmos. O problema de rudo nasce da impossibilidade de se fabricar componentes e, com isso mquinas industriais isentas de imperfeies, que no produzam vibraes e rudos. As mquinas com maior nvel de rudo na construo civil so: serras circulares de bancada, serras circulares portteis, lixadeiras manuais eltricas e pneumticas, furadeiras eltricas portteis, rompedores eltricos e pneumticos, betoneiras, compressores, martelos, vibradores de concreto, bate-estaca e etc (MAIA, 2001 citado por PERRETTO, 2008). Conforme a norma regulamentadora 6 (NR-6) a empresa obrigada a fornecer e fiscalizar o EPI, pois qualquer perda auditiva do trabalhador de responsabilidade da empresa, existem vrios fatores que podem influenciar como, alm de fornecer o protetor auricular a empresa deve fiscalizar continuamente seu correto uso e se atentar para a substituio dos operrios de mquinas barulhentas como betoneiras, serra circular porttil e mvel e guincho, pois estes ao iniciarem os servios nestes equipamentos devido promoo ou substituio por motivo de frias ou falta de algum colega, normalmente no possuem experincia nem conscincia do risco que trabalhar com estes equipamentos. Os carpinteiros esto mais propensos a percas auditivas devido ao alto nvel de rudo da serra circular, assim como os serventes que manipulam as betoneiras e os encarregados das cravaes com bate estacas (COSTELLA 1998). Para se atenuar o rudo causado na Construo Civil na betoneira, pelo atrito entre o material processado e o corpo da mquina, pode-se revestir internamente com um tipo de borracha resistente ao atrito das britas e aos efeitos qumicos do cimento (BRENNAND, 2007). obrigao da Empresa, fornecer e fiscalizar o uso correto do EPI. De acordo com a NR-6, a empresa se responsabiliza por qualquer perda auditiva a que vier sofrer o trabalhador, mesmo que a Dose da exposio, no ultrapasse o limite de tolerncia (LT), que de 100% para as 8 horas conforme anexo 01 da NR-15 (BRENNAND, 2007).

11

Se deve sempre adotar as diretrizes e parmetros mnimos para avaliao e acompanhamento da audio em trabalhadores expostos a nveis de presso sonora elevados, O exame audiomtrico deve ser realizado, no mnimo, no momento da admisso, no 6 (sexto) ms aps a mesma, anualmente a partir de ento, e na demisso, conforme anexo I do Quadro II da NR-07. As escolhas com critrios tcnicos tm, frequentemente, ocasionado erros, muitas vezes grosseiros, devido ao desconhecimento dos inmeros problemas que envolvem esse assunto. Assim, so utilizados valores de atenuao indicados pelos fabricantes dos protetores, mas que no representam absolutamente os valores reais encontrados no canteiro de obras na indstria da construo civil, valores esses que podem ser de apenas 30% dos valores de etiqueta, no caso de protetores de insero (NIOSH, 1998), o Nvel de presso Sonora (NPS) (rudo) so mal determinados, pois na grande parte so resultados de medies pontuais realizadas com MNPS e sem uma anlise mais completa, por bandas de freqncia, e o grau de conforto determinado de forma emprica, sem uma anlise mais cuidadosa. Esses erros podem resultar em perdas auditivas, principalmente em locais com nveis de rudo acima de 95 dB (A), ou mesmo abaixo desse nvel, porm com predominncia de rudos em baixas frequncias (NIELSEN, 2001). O desempenho acstico do protetor auditivo envolve, no apenas as caractersticas fsicas do protetor e sua relao com o ouvido, mas tambm as limitaes anatmicas e fisiolgicas do usurio, sendo que para a escolha do protetor auditivo deve ser feito um trabalho individual, no qual sejam considerados aspectos de atenuao inerentes ao protetor (qualidade), caractersticas pessoais do usurio (tamanho do meato acstico externo, formato do rosto e da cabea, compatibilidade com outros equipamentos de proteo individual, tipo de atividade, utilizao adequada, preferncias) e nvel de rudo no qual o operrio trabalha. Dessa forma, o protetor auditivo precisa deixar de ser escolhido pela empresa de forma indiscriminada, e passar a ser escolhido considerando o usurio obedecendo a aspectos tcnicos. Alguns aspectos devem nortear a definio do protetor, como o fato dos protetores auditivos possurem caractersticas que devem ser consideradas no momento da sua seleo e escolha, sendo elas a atenuao oferecida, o conforto, o tamanho do protetor, a facilidade de colocao, a compatibilidade com o usurio e com outros equipamentos e a preferncia pessoal do usurio. Especialmente no que se refere importncia do tamanho adequado de cada protetor auricular para a real atenuao do rudo (RODRIGUES, 2006).

12

3.3 Atenuao de rudo de protetores auriculares

O nvel de presso sonora equivalente que um trabalhador exposto com o uso de um protetor auditivo pode ser calculado atravs de dois mtodos de ensaio: (A) Mtodo rpido que envolve apenas o nvel de presso sonora total no ambiente; (B) Mtodo longo que envolve clculo considerando cada banda de frequncia (GERGES, 2003). NRR Nvel de Reduo Sonora (ou de Rudo), equivalente mesma sigla em ingls (Noise Reduction Rating). um nmero nico que permite avaliar a proteo oferecida pelo protetor, e o seu valor calculado pela diferena entre um rudo rosa (com a mesma intensidade em todas as bandas de frequncia, entre 125 e 8000 Hz), corrigindo para a escala C, e os rudos de exposio (com o protetor auricular), para cada frequncia, em dB (A) (considerando-se um percentil de 98% ou dois desvios padres). Ao valor final calculado de exposio em dB (A), subtrado o valor 3, o que garante uma correo em relao sobreestimativa. Assim, NRR = Nvel Sonoro No Protegido em dB (C). Os participantes do ensaio so indivduos treinados na utilizao dos protetores, e so orientados na sua colocao, antes da realizao dos ensaios. Pode-se dizer que o NRR determinado o valor mximo possvel de ser obtido na determinao da atenuao, sendo esse valor muito acima daquele obtido no mundo real. NRRsf - A determinao do NRRsf (NRR Subject Fit), determinado conforme a norma ANSI S12.6-97, mtodo B, utiliza participantes que desconhecem o uso de protetores, assim como no podem ser orientados para a sua colocao, devendo apenas seguir as orientaes que constam nas embalagens nas quais o produto comercializado. Os valores de atenuao obtidos por essa metodologia se aproximam mais da atenuao em uso real. Assim, esses valores so inferiores aos NRR. American National Standard Institute (ANSI) foi fundada em 1918 por cinco associaes de engenharia e trs agncias do governo, o Instituto uma organizao privada, sem fins lucrativos, apoiada por membros de uma circunscrio diversa de organizaes do setor privado e pblico. Ao longo de sua histria o ANSI tem mantido como objetivo principal o aumento da competitividade global das empresa s dos EUA e da qualidade de vida do povo americano, promovendo e facilitando padres de entendimento voluntrio

13

e sistemas de avaliao da conformidade e promoo de sua integridade. Possui sede no estado de Washington nos Estados Unidos da Amrica (EUA). O ANSI facilita o desenvolvimento de American National Standards (ANS) por credenciar os procedimentos grupos trabalham de desenvo lvimento para de padres

organizacionais. Esses

cooperativamente

desenvolver

normas voluntrias em consenso nacional. O credenciamento pelo ANSI significa que os procedimentos utilizados pelo organismo de normalizao em conexo com o desenvolvimento da ANS, visa atender aos requisitos essenciais do objetivo de abertura, o equilbrio, consenso e o devido processo legal. Em resumo, ANSI continua a estar plenamente envolvida no apoio s metas de padronizao dos EUA e continua empenhada em melhorar a qualidade de vida para todos os cidados do mundo (ANSI). A Real Ear Attenuation at Threshold (REAT) o mtodo internacional mais comum e mais usado para medir atenuao de rudo dos protetores auditivos em laboratrios e se baseia na norma ANSI S12.6-1997 (1997), que descrevem procedimentos para determinar a atenuao do rudo fornecido pelo protetor auditivo em cmara acstica qualificada. Sendo que fornece especificaes para os mtodos de ensaio A e B (CIOTE, 2005). Para prescrio dos protetores auriculares, primeiro veio a norma ANSI S3.19-1974, onde os ensaios so feitos em ambientes ideais e por pessoas instrudas ao uso do Equipamento de Proteo Individual - EPI, posteriormente veio a norma ANSI S12.6-1997, sendo mais usado o mtodo B que veio corrigir a situao da falta de treinamento dos trabalhadores para a colocao dos EPI, onde os testes so feitos por pessoas leigas e estas seguem somente o manual fornecido pelo fabricante para o uso do PA, este ensaio chega mais prximo da realidade, e apresenta graus de atenuao inferiores aos da outra norma. No Brasil so comercializados Protetores Auriculares PAs com a indicao dos dois mtodos da ANSI S12.6-1997, cabe ao engenheiro de segurana do trabalho levar em conta os dados da norma em relao a sua frente de trabalho, para que a equipe no fique desprotegida. A OSHA prev que ocorra uma diminuio de 7 dB (A) nos nveis de Reduo de Rudo (NRRs) sempre que os clculos levarem em considerao exposio na escala A, e NIOSH estipula correes de 75% para PA do tipo concha, 50% para PA do tipo plug moldvel e 30% para PA do tipo plug pr-moldado (CIOTE, 2005). O Otmetro ou medidor auricular o aparelho mais indicado para medir o conduto auditivo segundo a literatura da rea, porm, se pode constatar que os funcionrios sabem

14

diferenciar com maior preciso qual o protetor mais adequado atravs da utilizao dos prprios protetores auditivos. Isto, provavelmente devido aos mesmos serem mais flexveis e indicarem com melhor preciso o tamanho correto do protetor a ser utilizado (RODRIGUES, 2006). A norma de 1997 apresenta dois procedimentos de ensaio, sendo a mais utilizada o mtodo B que significa colocao do protetor pelo ouvinte, ou seja, neste caso os participantes do ensaio no devem ter experincia no uso do protetor, estes somente seguem as instrues da embalagem, este ensaio visa a aproximar os valores obtidos dos valores reais (CIOTE, 2005). Diante destes resultados de testes torna-se importante levar em considerao se o trabalhador est sendo instrudo para o uso do protetor auricular e saber sobre qual norma o protetor foi testado. A faixa de proteo dos protetores testados pelo mtodo NRRsf fica em torno de 0 a 25dB valor bem abaixo dos resultados obtidos nos mesmos equipamentos pelo mtodo descrito na ANSI S3.19-1974 (CIOTE, 2005). Assim surgiu o termo NRRsf que significa subject fit (colocao pelo ouvinte), no precisando assim aplicar fatores de correo aos resultados (CIOTE, 2005).

4. Consideraes Finais

A anlise dos testes feitos em protetores auriculares de grande relevncia, pois atravs dela foi possvel identificar quais so os problemas que ocorrem desde a fabricao, rea e forma de utilizao. Verificou-se que de extrema importncia a preocupao com os trabalhadores da construo civil, principalmente em relao audio, visto que a perda pode ser irreversvel e traz diversos problemas para a vida social do indivduo, sendo assim preciso que se tome todas as precaues para o dimensionamento do protetor ideal, levando em conta o tipo de ensaio ao qual foi submetido, preciso estar sempre prestando instruo aos empregados para o uso correto do protetor auricular alm de fiscalizar sua utilizao com bastante rigor, e ainda seguir, conforme a NR-7, os prazos para a execuo dos exames audiomtricos. E para a aquisio dos protetores auriculares deve se levar em conta se o mesmo possui CA (certificado de aprovao), possui a atenuao necessria, traz conforto ao usurio, coerente com o ambiente e processo de trabalho, compatvel com outros EPI e se bem

15

aceito pelo trabalhador. Alm disso deve-se ficar atento ao prazo de validade do material, pois o protetor auricular sofre desgaste com o uso diminuindo assim sua eficincia, conforme pesquisa realizada por FERREIRA, com protetores auriculares tipo concha sobre influncia na conservao do protetor auricular na preveno da perda auditiva induzida por nveis de presso sonora elevados, se verificou que realmente protetores com a espuma ressecada, com o arco alargado e a espuma interna alterada, influenciam na sua capacidade de atenuao, devido seu estado de conservao. importante que os protetores no sejam distribudos de forma indiscriminada, devem seguir um programa de conservao auditiva, observando principalmente de forma peridica seu estado de conservao. As preocupaes devem partir no s das grandes obras da Indstria da Construo Civil, mas todas as atividades que geram rudos. O engenheiro deve priorizar a segurana do trabalho fornecendo os EPI necessrios e principalmente instrues para a utilizao do protetor auricular que se trata de um equipamento de grande importncia, eficaz, de baixo custo e que trar melhores rendimentos e qualidade de vida ao trabalhador. A aplicao dos ensaios com o MNPS, tambm conhecido como decibelmetro, devem ser executados levando-se em considerao as prescries da NR-15, alm das instrues de uso fornecidas pelo fabricante, pois deve configurar o aparelho pelo tempo de resposta e ponderao de acordo com o tipo de rudo e do resultado buscado. de grande importncia que se faa um estudo do rudo causado pelos equipamentos da construo civil e o tempo de exposio do operrio, para verificao da necessidade e teor de atenuao que cada atividade exige, os principais equipamentos so a betoneira, a serra circular e o bate estacas, alm de uma manuteno peridica, para evitar o aumento do nvel do rudo. Contudo, notou-se que para uma eficiente proteo auricular necessrio investir principalmente em preveno e conscientizao. Os funcionrios devem ter conscincia da necessidade de sempre utilizar o protetor auricular e da forma correta, a fim de cuidar do sentido da audio, mesmo fora do ambiente de trabalho visto que a perca auditiva irreversvel, e conhecendo a fundo a funo do protetor auricular o operrio pode auxiliar a empresa na sua adoo, informando por exemplo a equipe de trabalho quando observar alguma situao diferente, como os sintomas dos altos piques de barulho no local de trabalho e at do superdimensionamento dos protetores dificultando a comunicao entre os trabalhadores na frente de trabalho.

16

5. Referncias Bibliogrficas

AEAT. Anurio Estatstico de Acidentes do Trabalho de 2011 / Ministrio do Trabalho e Emprego [et al.]. - vol. 1 (2011) - . Braslia : MTE : MPS, 2012. 928p. Disponvel em: <www.previdencia.gov.br>. Acesso em 17 de fevereiro de 2013.

ANSI. Introduo a ANSI - American National Standards Institute. Disponvel em: <http://www.ansi.org/about_ansi/introduction/introduction.aspx?menuid=1#.UUoIYxfqlDQ>. Acesso em: 18 de maro de 2013.

ARAJO, Simone Adad. Perda auditiva induzida pelo rudo em trabalhadores de metalrgica. Revista brasileira de otorrinolaringologia, V. 68 N 1, 47-52. Jan./fev. 2002.

BRENNAND, Frederico de Vasconcelos. Discuo sobre a presso sonora que acomete o trabalhador da indstria da construo civil. 2007. 197p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Catlica de Pernambuco, Recife/PB, 2007.

COSTA, Everardo Andrade, Rudo nos aeroportos, revista CIPA, ano XXXI, abril de 2010, N 365, pg. 98 a 101.

COSTELLA, Marcelo F., Anlise dos acidentes do trabalho ocorridos na atividade de construo civil no Rio Grande do Sul em 1996 e 1997. 1998. 8p. Artigo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/RS. 1998.

CIOTE,F.A.,CIOTE,R.F.F.,HABER,J., Anlise da atenuao de rudo de protetores auriculares, revista exacta, vol. 03 (2005), So Paulo, pg. 71 a 77.

FERREIRA, Adriana Portugal.

Influncia da conservao do protetor auricular na

preveno da perda auditiva induzida por nveis de presso sonora elevados. 2010. 25p. Artigo Centro de especializao em fonoaudiologia clnica CEFAC. So Paulo/SP. 2010.

17

GERGES, Samir N. Y., Nova medio de dose de rudo em bandas de frequncia para avaliao dos protetores auditivos, revista CIPA, ano XXVIII, setembro de 2007, N 344, pg. 104.

Guia tcnico. RUIDO, Segurana e Higiene do Trabalho, Volume XVII, fevereiro de 2009. Disponvel em:<www.oportaldaconstrucao.com>.

JAEGER, Maria Cristina Hubert. Influencia da utilizao do protetor auditivo na perda auditiva indutiva por nvel de presso sonora elevada em um ambiente fabril. 2005. 129p. Dissertao (Mestrado em Engenharia Mecnica) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2005.

MAIA, Paulo Alves. O rudo nas obras da construo civil e o risco de surdez ocupacional. 1999. 136p. Dissertao (Mestrado na rea de concentrao de saneamento) Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. 1999.

MENDES, Maria Helena. Aceitao de protetores auditivos pelos componentes de banda instrumental e vocal. 2006. 102p. Dissertao (Mestrado em Distrbios da Comunicao) Universidade Tuiuti do Paran, Curitiba/PR, 2006.

MINIPA. Manual de instrues para Decibelmetro digital Minipa MSL-1325A. 2010. So Paulo/SP.

Ministrio do Trabalho. Norma Regulamentadora 6 (NR-6). Equipamento de Proteo Individual (EPI). Disponvel em:<www.mte.gov.br>.

____.Norma Regulamentadora 7 (NR-7). Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO). Disponvel em:<www.mte.gov.br>.

____.Norma Regulamentadora 15 (NR-15). Atividade e Operaes Insalubres. Disponvel em:<www.mte.gov.br>.

18

NIELSEN, Rudolf M.. Comportamento de trs protetores auriculares tipo concha, em ambientes com rudos em baixa freqncia. 2001. 67p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2001.

PERRETTO, Patrcia Rodrigues. Nveis de rudo dentro de canteiros de obras na cidade de Curitiba. XXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produo. Rio de Janeiro/RJ. 13 a 16, out. 2008.

RODRIGUES, Marleide Aparecida Griggio. Eficcia da escolha do protetor auditivo pequeno, mdio e grande em programa de conservao auditiva. Revista CEFAC, So Paulo, V. 8, N 4, Pag. 543-7, out-dez, 2006.

STEFANO, Camile. Segurana na Construo Civil: Trabalho de educao Conscientizao e medidas de proteo. 2008. 45p. Trabalho de concluso de curso (graduao em Engenharia Civil) Universidade Anhembi Morumbi, So Paulo/SP, 2008.

VALINOTE,O.L.,GEYER,A.L.B.,SOUZA,G.M.,SOUZA,J.F., Rudo na construo civil. Medidas para o controle da surdez ocupacional, revista A Construo em Gois, Ano XL, maro de 2008, N 490, pg. 7 a 9.

Anda mungkin juga menyukai