Anda di halaman 1dari 3

11/06/2012 | 09:45 | Cada Minuto

Cartes de crdito ou dbito so usados por quase 72% dos alagoanos


Especialistas e consumidores falam sobre os perigos na utilizao Ele virou o queridinho dos brasileiros e sempre tem presena garantida nas carteiras. So teis nas horas dos pagamentos e considerados os amigos inseparveis das mulheres, alm do tormento para os maridos. Adivinhou? So eles mesmos, os cartes de crdito ou dbito e que j viraram uma mania nacional. Segundo uma pesquisa encomendada no ano passado pela Associao Brasileira das Empresas de Cartes de Crdito e Servios (Abecs) ao instituto Datafolha, o nmero de pessoas que usam cartes para pagar suas compras crescente no pas. Atualmente o percentual de pessoas que tem o hbito de utilizar os cartes chega a 72,4%, diferente do que acontecia em 2008, quando o percentual era de 68%. Um dado curioso que os jovens so quem mais utilizam os cartes. Quase 80% dos entrevistados com idade entre 25 e 34 anos tem cartes de crdito e usam comumente para as mais diversas compras, como o caso da fisioterapeuta Samara Barbosa. Com 26 anos de idade, a jovem conta que j acumulou dvidas por causa do uso descontrolado do carto de crdito. Sempre utilizo para compras e quando o valor bem alto e vejo que o parcelamento compensa, acabo apostando nisso. Mas j tive problemas porque a gente comea a utilizar sem medidas. Hoje j consigo me controlar mais porque vo surgindo novos objetivos de vida e a gente tem que se monitorar, explica. Na bolsa, vrios cartes de crdito e a tentao. Para isso, a fisioterapeuta adotou uma medida necessria para sua vida. J passei por um momento em que devia muito e tive que fazer um acordo com a empresa. Por isso, diminui o nmero de cartes de crdito e sempre fao contas antes de comprar qualquer coisa. A gente se empolga, mas no podemos esquecer que comprar bom, mas que as contas depois chegam para pagar e a comea o pesadelo, lembrou a jovem. Outros dados da pesquisa apontam que entre as pessoas ainda mais novas (18 a 24 anos), a presena dos cartes tambm das mais expressivas: 71%. No entanto, o maior aumento da posse de cartes deu-se entre quem tem mais de 60 anos, faixa etria na qual a presena de cartes era de 52% h dois anos, e chegou a 68% agora. Pagamentos com cartes so a maioria Ir a farmcia, padaria, shopping sempre motivo de gastar. Mas uma mudana de comportamento comea a se tornar mais comum entre a populao, seja por motivos de comodidade ou de segurana: levar menos dinheiro no bolso e utilizar o dinheiro de borracha

para os devidos pagamentos. O que se torna cada vez mais difcil encontrar um estabelecimentos comerciais que no tenham as famosas maquinetas de cartes de crdito, tornando ainda mais tentadora as compras, at mesmo por suas facilidades. Quem precisa comprar um aparelho eletrnico atualmente encontra uma variedade de opes de parcelamento que acabam no pesando no bolso do consumidor, mesmo que estejam embutidos juros nas parcelas. At mesmo a feira do ms pode ser comprada de forma parcelada, a depender do estabelecimento comercial. Numa lavanderia, localizada no bairro da Ponta Verde, em Macei, a mania dos cartes de crdito tendncia entre os clientes. De acordo com a gerente da loja, Vera Galvo, pelo menos 60% dos clientes utiliza o carto de dbito, enquanto 30% fazem os pagamentos com os cartes de crdito. O uso da moeda cada vez mais escasso e significa apenas 10% do faturamento. E qual a alegao dos clientes para isso? O que eles falam aqui que o carto de crdito mais fcil de carregar, ou seja, ficam menos expostos do que se precisasse sacar diariamente dinheiro para pagamento das dvidas, principalmente devido essa onda de violncia que se presencia diariamente no estado, explica a gerente, lembrando os constantes assaltos a clientes de agncias bancrias, as conhecidas saidinhas de banco. Pagar com carto ou dinheiro praticamente igual para a empresa. No entanto, quando a conta quitada por meio do carto, a empresa paga 5% do faturamento em crdito/dbito e um aluguel mensal em mdia de 80,00 pra ter a maquineta. Mas o que preciso lembrar que a empresa no pode estipular um valor para a compra. Quando o estabelecimento dispe da mquina para pagamentos no carto, est ciente que ter que passar qualquer tipo e valor de compra e isso so previsto no contrato com a operadora. Existem locais que pem limites, mas isso contra a lei. Lgico que uma compra de R$ 5,00 no vantagem para o estabelecimento. Quando se trata de suas contas pessoas, Vera Galvo diverge da maioria dos consumidores. Acho que fazer nossos pagamentos em dinheiro nos deixa mais controlados em relao s nossas contas e obrigaes. Alm do mais, cartes s vezes embutem taxas abusivas, a gente se empolga demais quando o utiliza. O carto de dbito vai pela mesma filosofia. Sempre que pago em dinheiro, fico com pena de quanto est indo embora e economizo mais. Normalmente s uso carto de dbito para supermercado. E saco dinheiro na medida em que preciso. J calculo meus gastos dirios em cima disso, s vezes deixo em casa guardado, explica. Economista pede cautela para evitar nome sujo O ideal no utilizar o carto de crdito ou apenas de forma espordica. Mas se no tiver como escapar disso, que faa de maneira consciente. A dica do economista Jarpa Aramis que v nos cartes de crdito armadilhas que fazem cada vez mais vtimas no mercado financeiro do Brasil.

Para Aramis, o mais sensato era que a populao esquecesse o carto ou no caso que s fizesse alguma compra utilizando-o quando fosse para ser realizada alguma compra de total necessidade. s vezes precisamos comprar algum bem imprescindvel, mas para isso preciso ter um controle para evitar problemas. At mesmo as parcelas precisam ser analisadas e s valem pena quando os juros so pequenos. O economista alerta que no momento da compra importante o consumidor pensar na necessidade do produto e caso haja dinheiro na poupana pensar na possibilidade de sua utilizao, j que a maioria das dvidas da populao com os cartes de crdito. O carto de crdito uma renda ilusria, pois utilizado aleatoriamente. Quando no se sabe administrar de forma correta as dvidas so inevitveis. Mas no se pode generalizar. Existem dois tipos de consumidores: os conscientes que s gastam o que podem e aqueles que pagam tudo no carto. A dica que no se pode comprometer a renda com o carto de crdito, coloca o economista. Mas e se o nome acabou indo parar na lista negra do Servio de Proteo ao Crdito, o famoso e temido SPC, o que fazer? Para o economista, o melhor caminho analisar a situao financeira, transformar a dvida numa s e negociar, encontrando parcelas razoveis para que o dinheiro das necessidades seja mantido. Veja outras dicas para o uso consciente do carto de crdito - O parcelamento de qualquer compra s deve ser sem juros. - Se precisa utilizar o carto de crdito para compras, como feira, combustvel, importante que esse gasto esteja devidamente includo no oramento mensal. - Faa um planejamento de acordo com o seu oramento. importante que seja determinado o limite de gastos mensais com o carto e com o que ele ser usado. - Quem gosta de comprar de maneira impulsiva melhor evitar os cartes de crdito ou s levar na carteira caso esteja consciente de uma compra que precisa ser feita e seja extremamente necessria. - No se iluda com os pagamentos mnimos nas faturas. O melhor a ser feito pagar de forma integral e at a data do vencimento, evitando desta forma um aumento da dvida. Ser um bom pagador traz vantagens diante da empresa. - Se quer fazer uma planilha, basta acessar a internet. Existem sites que as oferecem para serem baixadas e ajudam na utilizao de um planejamento do uso correto do carto. - Carto de crdito dinheiro, embora na hora da compra no haja a necessidade de ter a moeda em mos, a fatura chega depois e preciso quit-la. As compras vo gerar gastos e devem ser includos no oramento mensal. - Toda a famlia precisa ter conscincia da utilizao adequada do carto de crdito. - Carto de crdito e cheque especial so equivalentes, tem custos elevadssimos. A dica de quem entende do assunto que devem ser evitados. - Tomar emprstimo para quitar dvidas uma soluo ainda pior, j que os juros cobrados so enormes. S faa caso a situao seja insustentvel.

Anda mungkin juga menyukai