Anda di halaman 1dari 54

O processo de modernizao das organizaes empresariais

Maria Jos de Oliveira Lima

SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros LIMA, MJO. As empresas familiares da cidade de Franca: um estudo sob a viso do servio social [online]. So Paulo: Editora UNESP; So Paulo: Cultura Acadmica, 2009. 240 p. ISBN 978-85-7983-037-2. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

All the contents of this chapter, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution-Non Commercial-ShareAlike 3.0 Unported. Todo o contedo deste captulo, exceto quando houver ressalva, publicado sob a licena Creative Commons Atribuio Uso No Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 No adaptada. Todo el contenido de este captulo, excepto donde se indique lo contrario, est bajo licencia de la licencia Creative Commons Reconocimento-NoComercial-CompartirIgual 3.0 Unported.

1 O
PROCESSO DE MODERNIZAO DAS ORGANIZAES EMPRESARIAIS

O universo empresarial e o desenvolvimento econmico do pas


Para compreender o universo empresarial brasileiro e, de modo especial, o da cidade de Franca/SP torna-se fundamental refletir sobre a trajetria histrica do desenvolvimento industrial do Brasil, considerando que esse desenvolvimento provocou o crescimento das cidades e, consequentemente, o do comrcio e das atividades de prestao de servios. O crescimento econmico alcanado neste pas sempre esteve intimamente ligado ao desenvolvimento da indstria, que, ao longo da histria, foi objeto de preocupao do Estado de forma protecionista. A anlise que se realiza neste captulo parte do marco da revoluo industrial no Brasil (1930) e se restringe apenas aos aspectos relevantes ao desenvolvimento econmico que, por sua vez, tambm determinou a modernizao das empresas. A estrutura bsica do capitalismo brasileiro est constituda pela empresa estatal, pela empresa estrangeira e pela empresa nacional. Essas empresas tiveram o incio de seu desenvolvimento nos anos 1930 e consolidaram-se entre 1950 e 1970. A partir da dcada de 1990, diante das polticas de ajuste neoliberal direcionado ao pro-

22

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

cesso de privatizao das empresas nacionais, a empresa estatal passou a desaparecer. Entretanto, vale ressaltar alguns importantes acontecimentos, anteriores dcada de 1930, que influenciaram a acelerao do desenvolvimento do setor industrial ao longo desse perodo. A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou escassez de produtos importados gerando a necessidade de produo interna. Nesse perodo, cresceram as fbricas de tecidos, multiplicaram-se as metalrgicas, moinhos, refinos, destilarias, olarias, serrarias. No incio do sculo XX, os setores txtil, de vesturio, de alimentos e de bebidas representavam a maior parte das apenas 314 indstrias registradas no primeiro censo industrial de So Paulo, em 1907 [...] e, [...] em 1920, as indstrias paulistas j somavam 4.458. (Fiesp, on-line). Pelo tamanho do parque industrial paulista foi possvel e necessrio criar o primeiro rgo de representao dessas empresas. Em 1928, foi estruturado o Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp). A presidncia desse rgo coube ao ento maior industrial do Pas, o Conde Francisco Matarazzo, sendo assessorado por Roberto Simonsen, outro empresrio. A Grande Depresso Econmica (1929-1933), marcada pela crise mundial iniciada pela queda da bolsa de Nova York, afetou o mercado financeiro internacional e refletiu drasticamente na economia brasileira. O avano industrial ocorrido no Brasil deve-se, em grande medida, ao modelo de desenvolvimento por substituio de importaes, quando a industrializao foi induzida pelo estrangulamento externo, iniciada na depresso de 1929, o que provocou a queda da capacidade de importar. A profundidade da crise levou o Estado a tomar medidas de controle do comrcio externo, das taxas de cmbio e de compra dos excedentes exportveis, na tentativa de impedir a reduo da renda interna. Assim a manuteno da demanda interna aliada ao aumento dos preos das importaes (efeito cambial) proporcionou condies e estmulos produo interna em substituio s importaes.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

23

Furtado (1998, p.192) afirma que [...] a poltica de defesa do setor cafeeiro nos anos da grande depresso concretiza-se num verdadeiro programa de fomento da renda nacional [...]. O autor explica que as polticas protecionistas direcionadas defesa da economia do caf, consequentemente, levaram o pas ao processo de crescimento atravs da industrializao, pois criaram condies adequadas para esse desenvolvimento.
A produo industrial cresceu em cerca de 50% entre 1929 e 1937 e a produo primria para o mercado interno cresceu em mais de 40%, no mesmo perodo. Dessa forma, no obstante depresso imposta de fora, a renda nacional aumentou em 20% entre aqueles anos, o que representou instrumento per capita de 7%. (Furtado, 1998, p.200-201).

Esse fenmeno foi resultado da relao existente entre a intensidade do impulso externo e o crescimento de uma economia especializada na exportao de matrias-primas. importante considerar tambm que, no incio da dcada de 1930, o pas oferecia grande riqueza de recursos naturais, de mo de obra disponvel diante do crescimento das cidades a partir do xodo rural, alm das medidas econmicas adotadas pelos governantes que permitiram amplo desenvolvimento industrial. No perodo de 1930-1945, o Brasil vivenciou uma realidade poltico-econmica que determinou alteraes profundas na sociedade, implicando derrota do Estado Oligrquico e desenvolvimento do Estado Burgus. O Estado Oligrquico foi uma estrutura de governo que predominou no Brasil durante os anos de 1889-1930, totalmente controlada pela oligarquia cafeeira. Caracterizava-se enquanto governo que estava a servio dos grupos de latifundirios produtores e exportadores de caf. O Estado era um importante centro de decises econmicas e toda a poltica para a defesa dos preos do caf foi criada e mantida pelo governo central. Nesse perodo, as operaes de compra e venda de caf eram a principal atividade financeira do Estado, As oligarquias coligadas, controlando os centros de decises do

24

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

aparelho estatal, fechavam as portas a toda evoluo institucional. (Furtado, 1979, p.7). Cardoso (1979, p.78) enfatiza que o Estado Oligrquico representava o setor tradicional da sociedade. O Estado Burgus representou uma estrutura de governo formada segundo os interesses do desenvolvimento de uma sociedade urbano-industrial. Essa estrutura era constituda pela burguesia nacional (urbano-industrial) que visava conduo de uma poltica capaz de criar condies para a expanso do setor industrial e do mercado interno, alm da defesa aos concorrentes externos. Para Cardoso (1979, p.81), [...] a lgica da situao levaria os segmentos mais conscientes da burguesia nacional a fortalecer a aliana desenvolvimentista como recurso ttico para impor um novo sistema de dominao que pudesse ser favorvel ao fortalecimento da burguesia urbano-industrial. Esse mesmo autor considera ainda que a burguesia urbano-industrial, juntamente com as massas (trabalhadores urbanos), formava os setores modernos da sociedade (Cardoso, 1979, p.78). Com a Revoluo de 1930, que deps o governo de Washington Lus, houve uma ruptura poltica, econmica, social e cultural com o Estado Oligrquico vigente nas dcadas anteriores, e os setores mais fortes da burguesia industrial, apoiados na fora militar e em aliana com os setores da classe mdia, aos poucos passaram a controlar o poder poltico e econmico. Desta forma, foi consolidando-se a vitria da cidade sobre o campo e, consequentemente, houve uma mudana cultural, com o predomnio dos setores modernos sobre os tradicionais. Em 1930, Getlio Vargas assumiu a Presidncia do Brasil atravs do governo provisrio. Em face das condies que se apresentavam na sociedade mediante crises e insatisfaes dos diferentes grupos sociais, alm da inadequao das superestruturas poltico-administrativas em vigor, o governo federal partiu para reformular e redimensionar rgos e estruturas governamentais. Assim foram criados comisses, conselhos, departamentos, institutos, companhias, fundaes, alm de planos e projetos. Tambm houve promulgao de leis e decretos, incentivos em realizaes de

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

25

debates sobre os problemas econmicos, financeiros, administrativos, educacionais, tecnolgicos e outros. Tudo isso resultou na adoo de vrias medidas econmicas, alm de inovaes institucionais que fizeram surgir uma nova fase nas relaes entre o Estado e o sistema poltico-econmico. Ianni (1986, p.35) descreve as principais criaes desse governo:
[...] 1930: Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio. 1931: Conselho Nacional do Caf, Instituto do Cacau da Bahia. 1932: Ministrio da Educao e Sade Pblica. 1933: Departamento Nacional do Caf, Instituto do Acar e do lcool. 1934: Conselho Federal do Comrcio Exterior, Instituto Nacional de Estatstica, Cdigo de Minas, Cdigo de guas, Plano Geral de Viao Nacional, Instituto de Biologia Animal. 1937: Conselho Brasileiro de Geografia, Conselho Tcnico de Economia e Finanas. 1938: Conselho Nacional de Petrleo, Departamento Administrativo do Servio Pblico, Instituto Nacional do Mate, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). 1939: Plano de Obras Pblicas e Aparelhamento de Defesa. 1940: Comisso de Defesa da Economia Nacional, Instituto Nacional do Sal, Fbrica Nacional de Motores. 1941: Companhia Siderrgica Nacional, Instituto Nacional do Pinho. 1942: Misso Cooke, Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 1943: Coordenao da Mobilizao Econmica, Companhia Nacional de lcalis, Fundao Brasil Central, Usina Siderrgica de Volta Redonda, Consolidao das Leis do Trabalho, Servio Social da Industria (Sesi), Plano de Obras e Equipamentos, I Congresso Brasileiro de Economia. 1944: Conselho Nacional de Poltica Industrial e Comercial, Servio de Expanso do Trigo. 1945: Conferencia de Terespolis, Superintendncia da Moeda e Crdito (Sumoc), Decreto-Lei 7.666, sobre atos contrrios Ordem Moral e Econmica.

A poltica operria criada durante o governo de Getlio Vargas foi fator importante que favorecia a expanso das empresas, considerando que destinava a preservar a massa de trabalhadores. Diante da ampliao do setor industrial, a cada dia necessitava mais mo de obra, contudo aumentavam-se os conflitos e tenses entre patro e empregado. Essa poltica trabalhista ao mesmo tempo formalizava as condies polticas de oferta e demanda no mercado, estabelecia limi-

26

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

tes inferiores na relao capital-trabalho. Vale ressaltar o carter poltico da legislao trabalhista adotada pelo governo federal. Ela foi proposta e aplicada com o objetivo de controlar as relaes existentes entre as classes sociais urbanas, mas no deixou de atender tambm aos interesses dos donos dos meios de produo e dos trabalhadores.
obvio que os decretos, leis e dispositivos constitucionais atendiam a vrias dentre as reivindicaes econmicas e polticas do operariado. Desde 1930, estabeleceram-se ou reformularam-se direitos trabalhistas tais como os seguintes: salrio mnimo; jornada mxima de oito horas de trabalho; igualdade salarial, sem distino de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil; repouso semanal remunerado; frias anuais remuneradas; proibio de trabalho noturno a menores de 16 anos; proibio de trabalho a menores de 14 anos; assistncia mdica ao trabalhador e gestante; carteira profissional; regras jurdicas para a criao e o funcionamento de sindicatos, federaes e confederaes; etc. (Ianni, 1986, p.49).

Com a criao do decreto 19.770 de 19 de maro de 1931, que destinava regular a sindicalizao das classes patronais e operrias, o Centro das Indstrias do Estado de So Paulo (Ciesp) passou a ser denominado Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp). Esse rgo representativo de industriais era o nico no pas. Contudo, atravs da mobilizao e organizao da Fiesp, em 1933, foi fundada a Confederao Industrial do Brasil, sendo representada e constituda por empresrios dos estados de So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A atitude dos industriais em associarem-se tambm foi um importante passo para a busca de solues e possibilidades para o crescimento industrial. Durante todo o perodo de 1930-1945, houve expanso real das empresas brasileiras. As indstrias estavam em ritmo de crescimento e se diversificavam propiciando mudanas na estrutura produtiva. A partir de 1933, o setor industrial formado pelas fbricas tradicionais de produo (txteis, alimentos, bebidas e fumo) contava tambm com indstrias bsicas na metalurgia, na mecnica, alm do cimento e do papel. Aumentava a capacidade de produo de mquinas e equipamentos para a prpria indstria, para os atendi-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

27

mentos de servios urbanos essenciais como transporte, construo civil, material eltrico e outros. Em 1937, a indstria atinge taxa de crescimento de 11,2% contra 1% na dcada anterior. (Fiesp, on-line). A tabela abaixo demonstra as taxas de crescimento da produo industrial em dois perodos 1929-1932 e 1933-1939 que revelam a importncia do avano da industrializao ao longo da dcada de 1930. Tabela 1 Taxas anuais de crescimento da produo industrial 1929-1932 e 1933-1939 (percentagem). Classes e gneros de Indstrias Indstria extrativa mineral Indstria de transformao Minerais no metlicos Metalrgica Papel e papelo Couro, peles e produtos similares Qumica e farmacutica Perfumaria, sabes e velas Txtil Vesturio e calados Produtos alimentares Bebidas Fumo Total da indstria 1929-1932 -6,3 1,0 13,3 -3,5 0,8 2,5 -9,7 -1,6 8,4 -12,5 -0,4 -8,7 -5,1 1,0 1933-1939 8,1 11,3 19,9 20,6 22,0 2,7 10,6 15,8 11,2 9,8 1,9 8,4 5,2 11,2

Fonte: Vilela; Suzigan (1973) apud Gremaud; Saes; Toneto (1997, p.136).

28

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Os industriais paulistas tinham grande representao poltica atravs de alguns empresrios que lideravam a Fiesp1 e, atravs da mobilizao, conseguiram junto ao governo federal reconstituir o Ciesp. Desta forma, em 1942, esse rgo voltou ativa como sociedade civil vinculada Fiesp, mantendo os mesmos objetivos e prioridades da poca (1928) em que foi criado. Deve-se considerar tambm a importncia poltica da entidade representativa do setor industrial paulista, frente de um movimento de mbito nacional, voltado organizao e ampliao das aes destinadas a constituir uma sociedade industrial no Brasil. Essa organizao e representao da classe industriria desempenhou forte influncia na modernizao das empresas, pois, por meio do pensamento dos representantes da Fiesp, aos poucos, foram introduzindo nas indstrias brasileiras os princpios de organizao cientfica do trabalho. Roberto Simonsen foi um precursor na defesa da organizao racional do trabalho, atravs da implantao do sistema de produo taylorista-fordista. O empresrio considerava que esse mtodo de produo seria capaz de estimular o crescimento e a modernizao das empresas a partir do aumento da produtividade, do lucro, alm de favorecer a reduo de conflitos existentes na relao capital e trabalho. Em 1942, pela iniciativa do empresrio Roberto Simonsen, foi criado o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), objetivando desenvolver mo de obra especializada e promover a valorizao profissional e humana. O Senai representou um avano rumo modernizao das empresas, tendo em vista a organizao de sistema nacional destinado formao e reposio de mo de obra para o setor produtivo.

1 Vale indicar alguns nomes de empresrios que se destacaram nos movimentos e organizao poltica em defesa do desenvolvimento industrial no Brasil: Francisco Matarazzo, Roberto Simonsen, Horcio Lfer, Jorge Street, Jos Ermrio de Moraes, Antonio Devisate, Plcido Meirelles, Carlos von Bulow e Alfredo Wesflog.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

29

A educao tcnico-profissional dos trabalhadores realizada pelo Estado (atravs do ensino oficial) e pelo Senai ainda no atingia as expectativas do setor industrial, tornando-se necessria uma ao complementar que possibilitasse plena formao cvica do trabalhador. Por isso foi criado o Servio Social da Indstria (Sesi), em 1946, visando a desenvolver misso pedaggica e educacional a partir de ntidos valores ticos e sociais. Esse rgo tinha a finalidade de oferecer formao cultural aos operrios tornando-os co-participantes do desenvolvimento e da modernizao das empresas. O setor industrial conseguia, dessa forma, estabelecer relaes mais equilibradas e harmnicas junto classe trabalhadora. Durante os anos em que ocorreu a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as empresas continuaram em ritmo de crescimento. Devido falta de produtos nos mercados interno e externo, muitas indstrias brasileiras foram beneficiadas, pois estavam livres da concorrncia. A exportao de produtos industrializados tornou-se, pela primeira vez, item pondervel na pauta exportadora do pas.
A expanso mais notvel se deu na indstria txtil, que passou a exportar para outros pases latino-americanos e at mesmo para algumas naes africanas. As indstrias metalrgicas e de mquinas expandiram-se em So Paulo, e, por volta do perodo final da guerra, verificou-se a instalao da usina siderrgica governamental de Volta Redonda, que abriu caminho para novas e importantes etapas no desenvolvimento industrial do Brasil. (Baer, 1966, p.25).

oportuno considerar que as condies criadas pela economia de guerra mostraram a necessidade e a urgncia de modernizao das empresas, atravs de organizao e funcionamento da gesto e de tcnicas de produo. Houve, ento, preocupao dos empresrios em buscarem qualificao profissional. A Fiesp/Ciesp desempenhou papel preponderante nesse processo atravs da criao do Senai e Sesi. Recomendava-se que os cargos de chefes e gerentes fossem ocupados por pessoas que revelassem competncia tcnica. Preconizava-se ainda a necessidade de preparao dos tcnicos atravs

30

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

de cursos em escolas profissionais e mesmo no exterior (em pases de economia desenvolvida, preferencialmente, os Estados Unidos e a Inglaterra). Desta forma, a Segunda Guerra Mundial, associada s vrias medidas (polticas, econmicas e sociais) criadas pelo governo de Getlio Vargas no sentido de proteger e estimular os setores econmicos do pas, como tambm a notvel organizao poltica dos empresrios, favoreceu de forma significativa o avano da industrializao brasileira. Isso significava que a atividade industrial determinava o nvel de renda, de emprego e de crescimento da economia. O governo de Getlio Vargas, que iniciou em 1930 e perdurou at 1945, teve como centro de preocupaes a criao de condies infraestruturais no sentido de estabelecer o desenvolvimento econmico em geral e, de modo particular, o industrial, como tambm promover a emancipao do pas atravs de princpios polticos nacionalistas e intervencionistas. Nos quinze anos do primeiro governo de Vargas, consolidaram-se algumas mudanas que no foram suprimidas posteriormente, sendo as principais: a centralizao do poder no governo federal e o direcionamento da poltica econmica voltada para o desenvolvimento. Para Getlio Vargas, a problemtica do desenvolvimento econmico estava ligada questo de emancipao econmica nacional. A pretenso era superar a dependncia ligada economia atravs da nacionalizao das decises sobre a poltica econmica. O modelo de substituio de importaes, no entanto, criava novas necessidades relacionadas complementaridade da produo com qualidade, tais como maquinrio, implementos, acessrios, know-how e matriasprimas para a instalao das novas indstrias, como tambm incrementar as que estavam em funcionamento. Essa necessidade da industrializao provocou um estgio de desenvolvimento no processo de internacionalizao da economia brasileira implicando integrao do setor industrial estrutura econmica mundial. Nesse contexto, nem sempre era possvel a nacionalizao das decises sobre a poltica de produo, comercializao e investimentos, uma vez que dependia da combinao de decises das empresas estrangeiras.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

31

Os anos de 1946-1950 marcaram novo perodo da economia brasileira. Em 29 de outubro de 1945, Getlio Vargas foi deposto e, logo em seguida, a estrutura do Estado passou a ser reformulada a partir de decises dos novos governantes de redemocratizar o pas. A Constituio ditatorial de 1937 foi substituda pela Constituio democrtica de 1946, elaborada por Assembleia Constituinte. A partir de 1946, o General Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidncia do Brasil e adotou poltica econmica inspirada no liberalismo e na empresa privada. Nesse governo, no houve incentivos para o crescimento industrial nacional. A industrializao ocorrida durante os anos de 1946-1950 foi resultado do processo em curso e no da poltica adotada pelo governo Dutra. O pas passou, portanto, de uma poltica de desenvolvimento econmico e interveno estatal na economia para uma poltica de reduo das funes econmicas do Estado e descompromisso com o desenvolvimento econmico. A ateno fundamental era com a livre iniciativa e de reao antiditatorial que atendia, exclusivamente, aos interesses da empresa privada: nacional e estrangeira. Nesse governo, houve maior aproximao da relao Brasil e Estados Unidos, o que, aos poucos, concretizou em condies reais de dependncia. A poltica adotada pelo governo Dutra possibilitou [...] a reintegrao do subsistema econmico brasileiro, no mbito do sistema econmico mundial, sob a hegemonia dos Estados Unidos. (Ianni, 1986, p.101). Em 1951, Getlio Vargas reassumiu a presidncia do Brasil e iniciou o segundo perodo governamental, que se estendeu at 1954. A transio do governo Dutra para o governo Vargas correspondeu reorientao das relaes entre Estado e economia. Getlio Vargas encontrou vrios desafios e dilemas mediante a complexa realidade da sociedade brasileira nesse perodo.
Em 1951, quando se iniciou o governo Vargas, a sociedade brasileira j se encontrava diferenciada, devido ao crescimento do setor industrial, expanso do setor tercirio e ao rpido crescimento dos centros urbanos dominantes (Rio de Janeiro, So Paulo, Porto Alegre, Recife,

32

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Belo Horizonte, Salvador e alguns outros). medida que progredia a diviso social do trabalho e a diferenciao social interna da sociedade brasileira, as classes sociais tornavam-se mais configuradas e representativas. Nessa poca, a burguesia industrial e o proletariado, por exemplo, j eram uma realidade poltica e cultural, ao lado da classe mdia, bastante ampliada, e dos setores agrrio, comercial e financeiro da burguesia. (Ianni, 1986, p.120).

O governo precisava enfrentar a inflao, o desequilbrio na balana de pagamentos, a necessidade de importar mquinas e equipamentos para as indstrias, a insuficincia de energia e transportes, a falta de oferta de gneros alimentcios para as populaes das grandes cidades e outros. Desta forma, o governo engajou-se novamente no sistema econmico do pas. Em consequncia, criaram-se novas instituies e rgos governamentais, econmicos e polticos, com vistas a acelerar o desenvolvimento industrial do Brasil. Em 1951, foi apresentado o Plano Nacional de Reaparelhamento Econmico (Plano Lfer), anunciado por Horcio Lfer (Ministro da Fazenda). Esse plano conseguiu a concretizao dos objetivos que era de investimentos em indstrias de base, transporte, energia, frigorficos e modernizao da agricultura. Para a realizao dos investimentos foi aprovada pelo Congresso Nacional, em 1952, a criao do Fundo de Reaparelhamento Econmico. Esse Fundo deveria ser administrado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econmico (BNDE), tambm criado nesse ano. Importante considerar que esses investimentos s foram realizados mediante negociaes com os Estados Unidos. A participao desse pas correspondia conciliao entre a deciso dos governantes de impulsionar o desenvolvimento econmico brasileiro (diante da escassez de recursos financeiros e tecnolgicos) e nova fase de expansionismo econmico norte-americano. Outras instituies importantes foram criadas, entre os anos de 1952 e 1953, como o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Superintendncia do Plano de Valorizao Econmica da Amaznia (SPVEA) e a Petrleo Brasileiro (Petrobras). Em 1954, foi proposto

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

33

o Plano Nacional de Eletrificao, alm do projeto de criao da empresa Centrais Eltricas Brasileiras S.A. A poltica industrializante do segundo governo de Vargas teve ateno especial voltada para as reas de energia e de transportes, em que prevaleceu a empresa estatal. No setor de transporte, privilegiouse o rodovirio, considerando que grande parte das estradas de ferro fosse de propriedade do governo federal e administrada por ele. Tambm foram realizados investimentos em portos e na marinha mercante. Nesse governo, houve estmulos especficos para facilitar a importao de mquinas e de equipamentos para a indstria. Todas essas principais estruturas econmicas e polticas apontadas foram significativas para estabelecer transformaes e modernizao nas empresas brasileiras e demonstraram a relevncia da poltica adotada nos dois governos de Getlio Vargas para o desenvolvimento industrial do pas. O processo de industrializao ganhou novo impulso de desenvolvimento a partir da implementao do Plano de Metas. Em 1956, com a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira, como presidente da repblica, iniciou-se uma fase importante na histria da economia brasileira, considerando as profundas transformaes realizadas no sistema econmico do pas. A poltica econmica do governo de Kubitschek foi sistematizada pelo Plano de Metas, que [...] visava transformar a estrutura econmica do pas, pela criao da indstria de base e a reformulao das condies reais de interdependncia com o capitalismo mundial. (Ianni, 1986, p.160). Esse plano foi estruturado a partir de objetivos centrais como a abolio dos pontos de estrangulamentos da economia por meio de investimentos infraestruturais a cargo do Estado; expanso da indstria de base, como a automobilstica, a indstria pesada e a de material eltrico com estmulos aos investimentos privados nacionais e internacionais. Fazia parte desses objetivos criar condies econmicas, financeiras, sociais e polticas para a efetivao da livre iniciativa, estimular a poupana nacional e incentivar a modernizao do sistema produtivo. Outro fator relevante do plano era des-

34

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

pertar interesse nos empresrios estrangeiros para investirem no Brasil. O Programa Governamental abrangia quatro setores importantes da economia: energia, transporte, alimentao e indstria de base. O Plano de Metas somava trinta metas, incluindo atividades de formao de pessoal tcnico. No perodo de realizao das metas, a criao da indstria automobilstica foi o empreendimento de maior relevncia econmica e poltica. As fbricas de automvel cresceram rapidamente e, em meados de 1958, o Brasil possua 16 unidades de fabricao de carro e, aproximadamente, 1.200 indstrias de autopeas. (Ianni, 1986, p.165). A edificao de Braslia e a construo e pavimentao das rodovias tambm tiveram grande importncia e demonstraram capacidade real na concretizao das polticas governamentais. A realidade da Rodovia Belm-Braslia foi um marco no s para o desenvolvimento industrial e econmico do pas, como para a integrao da Amaznia sociedade nacional.
[...] o Programa de Metas realizou uma etapa importante da expanso do sistema econmico brasileiro. Durante os anos de execuo das metas do programa governamental, criaram-se setores industriais novos e expandiram-se e modernizaram-se outros mais, nas reas de energia, transportes, alimentao e indstria de base. (Ianni, 1986, p.166).

O progresso ocorrido nesse perodo tambm atingiu as empresas estatais. Essas cresceram de forma considervel. Segundo Vilela (apud Ianni, 1996, p.167), [...] a participao da renda gerada pelas empresas do governo federal na renda dos setores industriais, bancos e transportes tem sido crescente, passando de 7,5% em 1956 a 9,9% em 1959. Durante o governo de Kubitschek houve grande aprofundamento nas relaes entre Estado e economia com o objetivo direto do desenvolvimento econmico, de modo particular a industrializao, atravs do impulso dos setores privados nacional e internacional. Nesse momento, o desenvolvimento industrial no era mais resul-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

35

tado do estrangulamento externo, mas orientado pelos investimentos governamentais, privados, nacionais e estrangeiros. Vale ressaltar que o Plano de Metas, ao mesmo tempo em que promoveu a criao de novas e grandes empresas resultando em crescimento e desenvolvimento, gerou tambm o acmulo de capital, desigualdades e desequilbrios. Esse plano no conseguiu estimular a modernizao das pequenas e mdias empresas nacionais, pois esses empresrios no dispunham de condies para se beneficiarem dos programas de investimentos governamentais, j que os programas governamentais privilegiavam a grande burguesia industrial nacional e internacional. Os grandes empresrios brasileiros, aos poucos, conseguiam beneficiar-se atravs das relaes com o poder executivo e, tambm, atravs de associao com outras empresas de origem estrangeira. Para a superao de parte dos problemas encontrados pela pequena e mdia burguesia, o governo criou o Grupo Executivo de Assistncia Mdia e Pequena Indstria (Geampe) objetivando proporcionar espao para discusses e resolues dos problemas especficos. importante entender o significado de desenvolvimento. Para Furtado (2000, p.102), [...] o desenvolvimento compreende a ideia de crescimento, superando-a. Esse desenvolvimento se refere ao crescimento de um conjunto de estrutura complexa. Ou seja, s possvel o desenvolvimento quando h aumento de produtividade do conjunto econmico mais abrangente e complexo. O aumento de produtividade determinado por fenmenos de crescimento em todos os setores da sociedade que refletem modificaes de estruturas e transformaes nas relaes internas do sistema econmico. Essas transformaes tm como causa bsica modificaes nas formas de produo, mas, sobretudo, na distribuio e utilizao da renda. Enfim, o desenvolvimento concilia aumento de produtividade, utilizao dos recursos, acumulao de capital e distribuio da riqueza produzida. A partir do desenvolvimento industrial ocorrido no pas e do significativo crescimento econmico alcanado, o Brasil iniciou a dcada de 1960 com um perfil industrial de economia madura. Entre-

36

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

tanto, os modelos de desenvolvimento adotados durante o perodo de 1930-1960 no determinaram um processo de emancipao econmica, ou seja, a passagem para a fase do desenvolvimento econmico auto-sustentado. O que se verificou foi grande expanso e diversificao da estrutura industrial apoiada na ampliao das relaes e estruturas de dependncia do capital internacional, totalmente ausente de compromisso com distribuio da riqueza interna produzida no conjunto da sociedade em geral. Apesar da diferena na concepo de ideologia de desenvolvimento percebida na transio do governo de Vargas para o governo de Kubitschek, realmente, o crescimento econmico, a partir do desenvolvimento industrial, trouxe relao de dependncia internacional. Para Kubitschek, o desenvolvimento econmico dependia do envolvimento entre economia nacional e economia internacional. Esse governo manteve uma poltica econmica que proporcionou condies econmicas e polticas para acelerar os investimentos internacionais no pas. Sob essas condies, no Brasil desenvolveu-se o modo capitalista de produo como subsistema do sistema capitalista mundial, expressando assim um crescimento econmico pautado no processo de dependncia das economias avanadas. Por outro lado, esse modelo de desenvolvimento acentuou a diviso social do trabalho e a diferenciao social interna da sociedade brasileira. Aumentaram as desigualdades, os desequilbrios, as contradies sociais, econmicas e polticas. Na entrada dos anos 1960, especificamente a partir de 1961, houve uma grave crise, tanto poltica quanto econmica. O tipo de desenvolvimento econmico ocorrido no Brasil nas dcadas anteriores deixou evidente problemas cruciais. Os anos de 1961-1964 caracterizaram-se pela diminuio das taxas de crescimento da economia e pelo aumento da taxa de inflao, marcando o fim de uma das fases de desenvolvimento industrial. Nesse perodo, o Brasil teve dois presidentes: Jnio Quadros, que governou o pas entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, e Joo Goulart, entre outubro de 1961 e maro de 1964.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

37

A crise econmica relacionava-se reduo do ndice de investimentos, diminuio significativa da entrada de capital externo, s baixas taxas de lucro e ao agravamento da inflao. Quanto crise poltica, houve uma radicalizao bastante acentuada pelos partidos polticos de esquerda e de direita, principalmente em relao orientao econmica do pas. O governo deveria optar por uma estratgia poltica de desenvolvimento: favorecer a expanso do capitalismo nacional (orientao adotada no governo Vargas) ou continuar os princpios do governo Kubitschek, acelerar a internacionalizao, como meio de promover os investimentos necessrios a uma nova fase de crescimento econmico. Ao mesmo tempo houve intensa politizao da populao urbana, da classe mdia e dos trabalhadores, incluindo a mobilizao de estudantes universitrios diante da polarizao dessas posies. Outro fator agravante da crise poltica econmica foi o golpe de estado do presidente Jnio Quadros em agosto de 1961. Houve organizao e mobilizao das foras polticas e econmicas conservadoras que tentaram impedir a posse do vice-presidente Joo Goulart, e, em contrrio, as foras polticas que defendiam a posse de Goulart, em conformidade com a Constituio de 1946. Nesse contexto de crise, Joo Goulart assumiu a presidncia do pas. Durante esse governo, os conflitos existentes entre os grupos mobilizados da sociedade no foram eliminados, mas aparentemente apaziguados. Outro fator que agravou e alimentou a crise poltica foi o aprofundamento dos antagonismos entre o poder executivo e o legislativo. O presidente Joo Goulart no contava com o apoio poltico do Congresso Nacional. O Poder Legislativo estava composto, na maioria, de representantes da burguesia agrrio-exportadora e estava mais comprometido com a sociedade tradicional. O Poder Executivo representava e defendia os interesses dos setores da sociedade urbano-industrial. Para os governantes, o poder poltico deveria fundar-se no capital industrial e, para o Congresso Nacional, o poder poltico teria origem na posse da terra. Essa situao de contradio caracterizava a essncia da crise poltico-econmica.

38

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Diante dessa realidade social, o governo formulou e tentou concretizar uma poltica econmica planificada denominada como Plano Trienal na tentativa de estimular o desenvolvimento econmico. Esse plano foi elaborado pelo economista Celso Furtado e correspondeu a um diagnstico amplo, detalhado e integrado das condies e dos fatores responsveis pelos desequilbrios, pelos estrangulamentos e pelas perspectivas da economia do pas. O mesmo plano deveria ter sido executado durante os anos de 1963-1964-1965. Contudo, a poltica econmica inerente ao diagnstico presente no Plano Trienal implicava centralizao do poder econmico em grau incompatvel com os interesses contraditrios existentes entre o Congresso Nacional e o governo. Essa foi uma das principais razes pelas quais o Plano Trienal, enquanto poltica governamental, no conseguiu sua efetivao. Enfim, o contexto social entre 1961 e 1964 revelava uma estrutura interna de configurao poltico-econmica em crise, realidade de contradio entre as classes sociais, e assim o momento foi propcio para o golpe militar de primeiro de abril de 1964. O movimento militar representou uma oposio muito generalizada ao governo de Joo Goulart e adquiriu feio militante contrarrevolucionria. Os anos de 1964-1984 sinalizaram uma nova fase marcada pelo autoritarismo poltico e por oscilaes na rea econmica. Nesse perodo, o Brasil teve cinco presidentes, sendo todos militares: Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967), Arthur da Costa e Silva (1967-1969), Emlio Garrastazu Mdici (1969-1974), Ernesto Geisel (1974-1979) e Joo Baptista Figueiredo (1979-1985). Esses governantes adotaram diretrizes econmicas semelhantes que se caracterizaram pela interferncia estatal em todos os setores da economia nacional. O governo reelaborou as condies de funcionamento dos mercados de capital e fora de trabalho como fatores essenciais do processo econmico e segundo exigncias da reproduo capitalista. A poltica econmica governamental do perodo militar estava centrada na expanso da empresa privada: nacional e estrangeira. As oscilaes econmicas podem ser interpretadas tanto pelas va-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

39

riaes cclicas de uma economia industrial madura como pelos condicionantes externos, decorrentes da economia mundial. Esses vinte anos ficaram marcados pelo governo militar exercido de forma centralizada e autoritria, sem participao popular, e pelo crescimento econmico, tendo em vista a reorientao do modelo de desenvolvimento. Os anos de 1964-1967 marcaram um perodo de profundas mudanas institucionais: adaptaes de novos instrumentos de poltica econmica, novo relacionamento entre agentes privados e o Estado, criao de novas formas de insero da economia brasileira na economia mundial e ao novo estgio econmico do pas e, tambm, ao novo modelo de desenvolvimento adotado. Essa fase caracterizou-se pelo predomnio da estagnao decorrente da poltica de estabilizao. Com o intuito de fortalecer a retomada do crescimento econmico, Castelo Branco criou o Plano de Ao Econmica do Governo (Paeg), que foi executado durante o perodo de 1964-1966. Esse plano tinha como principais objetivos acelerar o desenvolvimento econmico do pas, conter o processo de inflao e criar poltica de investimentos capaz de estimular a oferta de empregos. Para a realizao dos objetivos do plano econmico, o governo reformulou as polticas monetria, bancria, tributria, cambial, salarial e de investimentos. Tambm foram necessrias medidas nas reas de educao, de habitao, de obras pblicas, de comrcio exterior e de outras. Esse governo criou novas possibilidades para o funcionamento e a expanso da empresa privada, da nacional e da estrangeira, alm de manter relacionamento mais profundo e sistemtico na economia interna e externa visando ao melhor desenvolvimento do setor privado. A execuo desse plano, no entanto, gerava progressiva concentrao de capital e nem sempre favorecia as empresas nacionais, de pequeno e mdio portes, devido situao mais vulnervel no mercado. A poltica anti-inflacionria provocava o agravamento do problema da liquidez e, ao mesmo tempo, favorecia as falncias e concordatas em escala crescente, alm da absoro de empresas nacionais por empresas estrangeiras. Entretanto, essa era uma situao que se fazia necessria para a concretizao do plano governa-

40

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

mental com expectativas para o desenvolvimento e a expanso do setor privado.


De fato, cresceu bastante o ndice de falncias e concordatas. No Estado de So Paulo, por exemplo, as concordatas deferidas ascenderam de 86, para o ano de 1963, a 525, para 1969. Nesses mesmos anos, as falncias decretadas cresceram de 106 para 896. (Ianni, 1986, p.263).

Mas, na verdade, alguns dos segmentos estratgicos do empresariado brasileiro no estavam preparados para gerenciar suas empresas de acordo com as novas normas de crdito, de tributao e fiscal colocadas em prtica pelo governo militar. Desta forma, cresceram os encargos tributrios e fiscais, reduziram os recursos financeiros postos disposio da burguesia industrial. Tambm houve o congelamento salarial e a reduo do nvel da demanda. Diante disso, o setor empresarial passou por vrias dificuldades, sendo necessrio buscar formas de enfrentamento da crise. Foi vital o processo de modernizao e racionalizao das empresas. Vrias foram as estratgias adotadas pelo empresariado, pois foi preciso rever e modificar os sistemas de informao, os processos decisrios e at a prpria diviso social do trabalho, nas esferas da administrao e da produo. importante considerar que essa poltica anti-inflacionria adotada pelo governo Castelo Branco continuou nos governos Costa e Silva, Mdici, Geisel e Figueiredo. Ao longo do governo militar foi desenvolvido tambm o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). Esse plano tinha por objetivo alavancar a indstria nacional incentivando as reas de pesquisa tecnolgica. O I PND foi criado em 1971 para ser aplicado entre os anos de 1972 e 1974. O modelo brasileiro de desenvolvimento tinha como principal objetivo moldar as instituies para transformar o Brasil em nao desenvolvida. Esse modelo deveria criar economia moderna, competitiva e dinmica. A modernizao implicava mudana de concepo, tanto no governo quanto na empresa privada, em relao necessidade de consolidar um modelo de competio e

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

41

de integrao. A partir do I PND os custos da indstria nacional seriam reduzidos pelo fornecimento governamental de insumos bsicos mais baratos; as exportaes de produtos manufaturados seriam diversificadas e o governo deveria destinar grandes investimentos em educao, em tecnologia e na agricultura. Nessa poca, o Brasil vivenciou uma nova fase no processo de reproduo e concentrao do capital, em nvel internacional, e, ao mesmo tempo, desenvolveu uma nova fase nas relaes entre o Estado e a empresa privada, o que favoreceu a criao dos monoplios.
Assim, acelerou o processo de concentrao de capital, em nvel nacional e internacional. Isto , as condies econmicas (financeiras, cambiais, salariais, fiscais, tributrias) e polticas (hegemonia absoluta do poder executivo) facilitaram o funcionamento e a expanso das grandes empresas, geralmente ligadas a empresas estrangeiras. (Ianni, 1986, p.269).

O perodo de 1968 a 1973 foi marcado pelo milagre econmico, resultado do processo de ajustamento do modelo de desenvolvimento adotado pelo governo aliado ao contexto internacional favorvel que contribuiu para o aumento das taxas de crescimento e para o relativo controle da inflao. A concretizao do Paeg e do I PND ofereceu condies para a retomada do crescimento econmico. Em fins de 1967, o governo fortaleceu os mecanismos de controle de preos, manteve a poltica salarial alterando profundamente a poltica econmica em 1968. Nesse sentido, criou grande estmulo ao crescimento da indstria, com destaque para os investimentos em infraestrutura, ampliao da quantidade de incentivos fiscais, subsdios para vrios setores prioritrios, como as exportaes, e para dimensionar o desenvolvimento industrial em regies mais atrasadas, como Norte e Nordeste do pas. O aumento dos gastos pblicos foi a mola propulsora do crescimento. Diante da capacidade ociosa existente, decorrente dos anos de estagnao anteriores, as polticas expansionistas puderam criar condies ao aumento significativo da produo industrial, proporcionando crescimento da economia.

42

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Outro fator que estimulou o milagre econmico foi a possibilidade de recursos s importaes a partir da grande intensificao do comrcio mundial. A presso de demanda dos pases desenvolvidos fez com que aumentasse significativamente a comercializao dos produtos brasileiros. Esse fato contribuiu para o aumento da quantidade de exportaes, acarretando crescimento no valor das mesmas, fazendo aumentar tambm a capacidade de importar. Esse crescimento deu-se com grande folga cambial, o que permitiu o controle da inflao.
[...] o milagre econmico identificado com os anos 1967-1973 e caracterizado por um ciclo de acelerao do crescimento, puxado principalmente pelas indstrias produtoras de bens de consumo durveis e bens de capital. Nesse perodo, o governo investiu fundo em obras de infraestrutura bsica e o Brasil, na esteira da conjuntura internacional favorvel, adotou uma poltica agressiva de exportaes que gerou o suporte financeiro para o programa de importaes, imprescindvel ao crescimento e diversificao do parque industrial. (Assis, 1992, p.8).

Nessa fase de expanso do crescimento, o setor lder foi o de bens de consumo durveis, que apresentou taxas mdias de crescimento aproximadamente de 23% ao ano, predominando os materiais de transporte e de eletroeletrnico domsticos. Outro setor de destaque foi o de construo civil, que apresentou taxas mdias de crescimento em torno de 15% ao ano. Esse fato se deve aos investimentos pblicos em infraestrutura e grande expanso do crdito habitacional por meio do Sistema Financeiro da Habitao. (Gremaud; Saes; Toneto, 1997, p.186-187). importante considerar que a partir da execuo do Paeg houve uma reforma monetrio-financeira que possibilitou estruturar o sistema de financiamento no pas. Assim foi criada a lei 4.380, a qual instituiu o Sistema Financeiro da Habitao (SFH) e o Banco Nacional da Habitao (BNH), que era o agente principal, regulamentando e fiscalizando as instituies brasileiras de poupana e de emprstimo. Esse sistema tinha como objetivo essencial o crdito

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

43

habitacional atravs dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Servio2 (FGTS), do qual o BNH era o gestor. Depois do milagre econmico houve um ciclo de desacelerao da economia, quando as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e da produo industrial caram drasticamente. Entre 1974 e 1979 a economia do pas apresentava retrao do crescimento em decorrncia de desequilbrios internos causados pelas contradies polticas e sociais e de problemas externos em consequncia do primeiro choque do petrleo. Em fins de 1973, houve grande aumento de preo do petrleo por parte dos pases exportadores, o que refletiu diretamente na instabilidade dos mercados mundiais. Ao mesmo tempo, havia tendncia de presso inflacionria nos pases desenvolvidos e a persistncia desvalorizao do dlar. Essa realidade de crise, consequentemente, interferiu na vida econmica do pas e das empresas. Na tentativa de enfrentamento retrao da economia o Estado criou um ambicioso programa de investimentos. Esse programa foi denominado II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), que visava superar a crise sem sacrificar o desenvolvimento. O II PND contava com amplo conjunto de investimentos com nfase nas indstrias bsicas, nos bens de capital e na infraestrutura.
Os principais setores contemplados no plano eram: (i) insumos bsicos metais no ferrosos, explorao de minrios, petroqumica, fertilizantes e defensivos agrcolas, papel e celulose; (ii) infraestrutura e energtico ampliar a capacidade produtiva de energia hidroeltrica (Itaipu) e substituir a utilizao de derivados de petrleo por energia eltrica, programa do lcool (Proalcool) para substituir a gasolina, expandir o transporte ferrovirio (ferrovia do Ao), ampliar a explorao e utilizao do carvo; (iii) bens de capital fornecendo garantias de demanda, incentivos fiscais (crdito do IPI sobre compra de equipa-

2 Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) foi criado em 1967 como mecanismo de poupana forada visando financiar a construo civil ao lado do Banco Nacional da Habitao (BNH).

44

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

mentos, depreciao acelerada, iseno do imposto de importao etc.), incentivos creditcios, reservas de mercado, garantia de poltica de preos para o setor privado. (Gremaud; Saes; Toneto, 1997, p.193).

As propostas e a conduo desse plano estimularam novo impulso de desenvolvimento das indstrias e do conjunto da sociedade brasileira, gerando grande crescimento das cidades, do comrcio e dos servios. A implementao do II PND proporcionou novas condies para o governo aumentar os gastos pblicos atravs da construo de grandes rodovias, de usinas hidreltricas e nucleares, tendo em vista a reduo da dependncia de energia e de outros insumos bsicos. Incentivou e estimulou a produo do lcool e investiu em petroqumica e metalurgia. O governo realmente conseguiu concretizar investimentos pesados para redirecionar o crescimento econmico do pas. Nesse perodo, o Brasil alcanou a consolidao do desenvolvimento industrial, o que representou, entre 1967 e 1980, maior diversificao da estrutura industrial do pas, com salto tecnolgico e avano na internacionalizao da economia brasileira. Um outro perodo de destaque durante o governo militar foi 1980-1984, caracterizado por novo choque do petrleo e pela crise de juros internacionais que repercutiu em acentuada crise cambial no Brasil. Diante disso, o pas deparou-se com profunda recesso, com elevaes nas taxas inflacionrias e, principalmente, com a falncia do Estado. A dcada de 1980 ficou considerada a dcada perdida, devido crise econmica que o pas vivenciou ao longo desses anos. O produto ficou estagnado, a inflao teve significativa acelerao, a elevao dos juros internacionais afetou diretamente a dvida externa, resultando no aumento substancial dos juros.
[...] cerca de 50% da dvida foi consequncia direta da alta do petrleo, fonte de energia vital para uma estrutura produtiva mais complexa e sistema virio fundado no transporte rodovirio. Entre 1973 e 1981, a dvida brasileira passou de 13,8 bilhes de dlares para 75,7 bilhes de dlares. (Kucinski; Brandford, 1987, p.121 apud Behring, 2003, p.135).

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

45

Assim o incio da dcada de 1980 marca o esgotamento do modelo de desenvolvimento econmico adotado durante o regime militar e o Estado apresenta sua capacidade de interveno econmica totalmente demolida. Depois de aproximadamente cinquenta anos de adoo de polticas governamentais para o desenvolvimento, expressando o carter intervencionista e protecionista do Estado, o processo de industrializao chegava ao estgio final. Contudo, as empresas nacionais, principalmente a pequena e mdia, no conseguiram garantir, por completo, a modernizao dos processos produtivos e administrativos, alm de permanecerem em situao bastante frgil na relao com o mercado internacional. Nesse perodo, a indstria brasileira passou por dificuldades diante da diminuio dos investimentos e da recesso interna. Entretanto, alguns setores como as produtoras de bens de consumo leve (calados, suco de laranja) e as de produtos intermedirios (siderurgia, papel e celulose) conseguiram readequar-se e voltar rapidamente para atender s demandas das exportaes tentando superar a crise. Ao longo da dcada de 1980, a sociedade brasileira apresentava sinais de insatisfao com a poltica ditatorial do governo militar. A crise econmica que se arrastava configurou-se em crise poltica delineada pelo avano do movimento sindical e popular. Durante esses anos, houve fortalecimento de vrios movimentos polticos de massas populares buscando liberdade e democracia. Muitas categorias de trabalhadores se encontravam em processo de organizao e mobilizao apontando para uma real mudana social. Nesse perodo, tambm houve maior participao e ampliao de partidos polticos da oposio, conciliando s foras populares e pressionando o governo como alternativa de poder. O movimento denominado como diretas j foi uma mobilizao da sociedade brasileira constituda pelos movimentos populares, partido poltico da oposio, grupos religiosos, comunidades eclesiais de base e estudantes universitrios que buscavam a volta da eleio direta para a presidncia da Repblica. Esse movimento revelou um panorama da sociedade brasileira assustador para o setor dominante do pas, demonstrando inquietao social muito forte. A

46

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

indicao do Colgio Eleitoral foi a sada institucional encontrada para assegurar o controle conservador da redemocratizao. Assim Tancredo Neves foi eleito pelo Colgio Eleitoral para a presidncia da Repblica. Em 1985, num contexto social e poltico de efervescncia, o Brasil iniciava outra fase denominada como Nova Repblica. Tancredo Neves no pde assumir a presidncia, pois morreu antes mesmo da posse. Desta forma, Jos Sarney, vice-presidente, assumiu a presidncia do pas com a incumbncia de empreender a transio democrtica. A inflao era o foco das preocupaes na rea da economia e algumas medidas foram criadas na tentativa de sanar esse problema nacional. Em fevereiro de 1986, criou-se o Plano Cruzado para o combate da inflao. Esse plano possibilitou ampla reduo da taxa de juros, preos defasados e ampliao do crdito, o que favoreceu o crescimento exagerado do consumo, provocando falta de produtos no mercado. O aquecimento na economia em uma situao de cmbio valorizado e de falta de produtos resultou no aumento das importaes. Esse fato, associado ao desestmulo s exportaes, levou deteriorao da balana comercial. O plano de governo da Nova Repblica reconhecia o esgotamento do modelo de desenvolvimento adotado nos governos anteriores e priorizava a modernizao do parque industrial, com vistas introduo de tecnologia eletrnica e da biotecnologia, tendo em vista a insero no cenrio internacional. Contudo, essa medida no foi bem recebida no mbito internacional e, assim, partiu para outra direo: renegociao da dvida externa, reestruturao da situao financeira do setor pblico, combate inflao, reduo de taxas de juros e outras. O Plano Cruzado foi a principal iniciativa de poltica econmica adotada na Nova Repblica, mas no conseguiu proporcionar condies para a retomada do crescimento econmico. Nesse governo, foi formado um Congresso Constituinte visando elaborao de uma nova Constituio brasileira. A Constituinte tornou-se uma grande arena de disputas e de esperanas de mudanas estruturais para a sociedade em geral e representou espao

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

47

popular e poltico decisivo da histria do pas. A presena e ao dos diversos segmentos representativos das classes sociais na Constituinte interferiram e pautaram alguns eixos fundamentais na Constituio. importante salientar que as mudanas estruturais ocorridas, a partir do processo de industrializao e de urbanizao, alm de um longo perodo sob o regime poltico autoritrio, criaram condies para surgir um novo movimento operrio e popular capaz de organizao surpreendente e decisivo em prol da democracia no Brasil. A Constituinte foi um processo duro de mobilizaes e contramobilizaes de projetos e interesses especficos, configurando campos definidos de foras. A Nova Constituio Brasileira foi caracterizada como Constituio Cidad, devido a alguns avanos conquistados a exemplo dos direitos sociais, humanos e polticos. Entretanto, tambm expressou interesses conservadores da elite do pas. Durante esse perodo de descontentamento, de organizao poltica das massas populares e de redemocratizao do Estado brasileiro, o universo empresarial passava por um perodo de incertezas, de crises e, assim, iniciava-se gradativamente a reestruturao produtiva. Os empresrios comearam a buscar novas formas de gesto e de organizao da produo. As empresas que iniciaram esse processo de mudana foram as maiores, assim como as multinacionais, que trouxeram experincias de sucessos dos pases de origem. Em 1988, foi promulgada a Nova Constituio Federal e, a partir dela, o Brasil teve de volta as eleies diretas para presidncia da Repblica sinalizando a abertura para a democracia. Em 1989, foi eleito para presidente da Repblica Fernando Collor de Mello e, nesse momento, o problema emergencial do pas continuou sendo a inflao, que atingia 80% ao ms. Nesse governo, visando ao controle da inflao, foi criado, em 1990, o Plano Collor, que contemplava, entre outros objetivos, a mudana da moeda nacional do cruzado novo para o cruzeiro. Preos e salrios foram congelados e nova reforma monetria foi realizada. O governo congelou tambm a dvida interna e bloqueou todas as aplicaes financeiras, inclusive a da caderneta de poupana.

48

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Ao lado do plano de estabilizao, o governo tentou realizar um processo de modificao estrutural do pas partindo de dois pontos: a reforma do Estado e a abertura comercial e financeira. A reforma do Estado foi realizada atravs da privatizao das empresas estatais e da reestruturao na gesto e concesso dos servios pblicos. A privatizao foi demandada por alguns setores empresariais, justificada pela ineficincia do setor pblico na proviso dos bens e pela incapacidade do Estado de investimentos necessrios, principalmente nos segmentos de infraestrutura. Na verdade, a privatizao teve grande significado enquanto forma de diminuir o dficit pblico e de permitir ajuste patrimonial, reduzindo passivos com venda de ativos. Torna-se importante lembrar que a concepo de privatizar as empresas estatais iniciou-se no governo de Jos Sarney, porm, ganhou fora poltica no governo de Fernando Collor de Mello, a partir do Programa Nacional de Desestatizao. No incio dos anos 1990 os setores que se destacaram nesse programa foram a siderurgia, com a privatizao da Usiminas e da CST (Tubaro), e petroqumico/fertilizantes, privatizando-se a Petroflex e a Fosfertil, entre outras. (Gremaud; Saes; Toneto, 1997, p.240). A abertura comercial foi medida adotada com maior intensidade a partir do governo Collor de Mello expressando uma reverso da poltica comercial implementada nos anos 1970 e iniciada na dcada de 1980, que imps restries s importaes garantindo a reserva dos mercados. Essa abertura foi realizada por meio da eliminao das barreiras no tarifrias, de um cronograma extremamente ambicioso e rpido de reduo de tarifas mdias da economia, reduzindo-as para a metade. O Plano Collor trouxe uma profunda crise de liquidez na economia, os preos industriais foram os que apresentaram menores taxas de crescimento e, entre outras razes, esse plano tambm no conseguiu restituir o controle monetrio e, em pouco tempo, o pas entrou em recesso profunda. O governo Collor ficou marcado pela modificao estrutural do pas atravs de realizaes de vrias reformas direcionadas para o mercado, que implicava um forte enxugamento do Estado e de con-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

49

cepo de modernizao mais adequada economia mundial. A partir desse governo, o Brasil passou a seguir a orientao neoliberal com maior intensidade consolidando-se como doutrina. Diante da cultura de modernizao do pas, esse governo introduziu a nao brasileira no processo de globalizao. Diante de vrias denncias de corrupo, o presidente Fernando Collor de Mello foi destitudo mediante processo de impeachment e, em decorrncia, substitudo pelo vice-presidente, Itamar Franco. Durante o governo de Itamar Franco, houve a continuidade do processo de privatizao e da abertura econmica, destacando a acelerao do ritmo de reduo das tarifas de importao. Em 1994, com Itamar Franco na presidncia do Brasil e com Fernando Henrique Cardoso no Ministrio da Fazenda, foi criado o Plano Real, visando conteno da inflao e estabilizao. Esse plano teve grande impacto sobre a estrutura social e econmica do pas, trazendo resultados positivos e negativos que atingiram diretamente desde a classe trabalhadora at a burguesia nacional e estrangeira. Foi considerado o mais bem-sucedido de todos os planos elaborados no combate inflao, tendo em vista a combinao de condies e fatores histricos, polticos e econmicos que viabilizaram a concretizao das medidas adotadas. O Plano Real trouxe a substituio do cruzeiro, antiga moeda, pelo Real e, a partir de primeiro de julho de 1994, a inflao foi dominada sem congelamento de preos, sem confisco de depsitos bancrios e outros. O primeiro momento do plano, considerado entre julho de 1994 ao primeiro semestre de 1995, registrou rpida queda da inflao com crescimento nas atividades econmicas. A queda da inflao , em geral, acompanhada pelo aumento da demanda, considerando o aumento do poder aquisitivo das classes de baixa renda e recomposio dos mecanismos de crdito ao consumidor que estimula o consumo. O aumento do consumo provoca o crescimento da produo e comercializao de mercadorias. Contudo, aps o segundo semestre de 1995, sinalizando o prximo perodo da realizao do Plano Real e iniciando o governo de Fernando Henrique Cardoso como presidente da Repblica, a in-

50

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

flao continuou baixa, mas houve reverso no crescimento econmico. Esse fato se justifica pela realizao de vrias medidas adotadas pelo governo no sentido de conteno da demanda interna, principalmente com restries ao crdito e maiores elevaes nas taxas de juros. Houve alteraes na poltica cambial, criaram-se estmulos financeiros s exportaes e observou-se um retrocesso no processo de abertura comercial devido elevao de tarifas ligadas s importaes. importante considerar tambm que o Plano Real contribuiu para deixar as empresas em situao de dificuldades a partir dos anos 1990. Esse plano conseguiu colocar a inflao sob controle, no entanto, enfatizou a moeda valorizada e a poltica de juros altos para assegurar a presena do capital estrangeiro voltil em busca dos ativos baratos. Essa poltica de altas taxas de juros favoreceu a queda do investimento produtivo, com grande deslocamento de capitais para a especulao financeira. Behring (2003, p.161) alerta que [...] favoreceu tambm o endividamento de empresas, muitas das quais vm fechando suas portas por no conseguir pagar os emprstimos assumidos, em especial as pequenas e mdias empresas [...]. As polticas adotadas pelo governo permitiram a reverso do crescimento das atividades econmicas, ampliando as dificuldades de sobrevivncia das empresas, principalmente as pequenas e mdias, alm do consequente desemprego. A desacelerao econmica determinou elevao na inadimplncia tanto de consumidores como de empresas. Essa situao afetou diretamente o sistema bancrio, que, com a baixa da inflao, j havia tido prejuzos e buscava compens-los com uma poltica de concesso de crdito. Entretanto, a dcada de 1990 marca um perodo de controle da inflao, j que o governo conseguiu manter a estabilizao sem crise cambial, devido combinao perversa de cmbio valorizado e de taxa de juros elevada. Nesse contexto fiscal, as empresas so foradas a buscar ganhos adicionais de produtividade atravs de demisses, de terceirizaes e de flexibilizaes nas relaes de produo, uma vez que inexistiam programas de investimentos, pela ausncia de canais instveis de financiamentos de longo prazo e de

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

51

elevadas taxas de juros. Nesse perodo, o Estado apresenta-se com grande fragilidade fiscal e financeira, reduzindo drasticamente suas funes econmicas e no mais caracterizado como Estado intervencionista e protecionista que prevaleceu durante, aproximadamente, cinquenta anos. Assim o Brasil nos anos 1990 apresentava-se sob um sistema capitalista de produo dependente do capitalismo avanado, das naes desenvolvidas, a partir de um iderio neoliberal associado a um conjunto de medidas governamentais que induziram a nao a avanar, cada vez mais, no processo de globalizao.

A globalizao e seus efeitos na vida das empresas


A globalizao est presente na realidade e no pensamento, desafiando grande nmero de pessoas em todo o mundo. A despeito das vivncias e opinies de uns e de outros, a maioria reconhece que esse problema est presente na forma pela qual se desenha o novo mapa do mundo, na realidade e no imaginrio. (Ianni, 2001, p.9).

A partir da Segunda Guerra Mundial, desde que o capitalismo retomou sua expanso pelo mundo, ficou claro que o global estava se tornando o cenrio da internacionalizao do capital. O mundo transformou-se em um complexo centro de globalizao dos mercados. Houve intensificao e ampliao do processo de disperso geogrfica da produo envolvendo o capital, a tecnologia, a fora de trabalho, a diviso social do trabalho, o planejamento e o mercado. Nesse contexto, destaca-se uma nova diviso internacional do trabalho e da produo constituda pelo fordismo, o toyotismo, a flexibilizao e a terceirizao, ou seja, a transio do fordismo ao toyotismo e a dinamizao do mercado mundial, amplamente favorecidas pelas tecnologias eletrnicas, [...] Essa nova diviso internacional do trabalho concretiza a globalizao do capitalismo, em termos geogrficos e histricos. (Ianni, 2001, p.57).

52

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

O fordismo um modelo de produo que, desde o final do sculo XIX, predominou no mundo capitalista. Henry Ford (1914) suplantou a produo do tipo artesanal pela produo em massa, utilizou seus conhecimentos de produo, conseguindo reduzir os custos e melhorar a qualidade dos produtos fabricados. As inovaes de Ford em relao produo visavam conhecida organizao cientfica do trabalho, sistematizada por Frederick Taylor (1911). Taylor, engenheiro americano, criador do gerenciamento cientfico, desenvolveu uma srie de princpios prticos baseados na separao entre trabalho mental e fsico, na fragmentao das tarefas e especializao do operrio. A aplicao desses princpios configurou a perda das habilidades genricas dos trabalhadores e contribuiu em grande escala para o aumento da produtividade. A unio das ideias de Frederick Taylor e de Henry Ford resultou no chamado regime de produo taylorista-fordista. Este regime caracterizava-se pela produo em massa, acumulao intensiva de capital, separao do trabalho manual do trabalho intelectual, normas rgidas de movimentos visando mxima economia de tempo, associado a um controle acentuado de disciplina no trabalho, parcelizado, rotinizado, padronizado, mecanicista. A produo em massa significava consumo em massa, novo sistema de reproduo da fora de trabalho, nova poltica de controle e gerncia do trabalho, um novo tipo de sociedade democrtica, racionalizada e moderna. Os novos mtodos de trabalho so inerentes ao novo tipo de trabalhador adequado ao novo tipo de trabalho e de processo produtivo (Harvey, 1999, p.122). O modelo taylorista-fordista marcou a expanso industrial americana e foi responsvel pelo grande desenvolvimento industrial capitalista durante dcadas. Em meados dos anos 1960, o modelo de produo fordista comea a apresentar srios problemas. Com a queda da produtividade e da lucratividade corporativas, depois de 1966, os Estados Unidos iniciam um problema fiscal que atingiu sua economia interna e externa. Houve sinais de reduo do poder norte-americano de regulamentao do sistema financeiro internacional, considerando o im-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

53

pulso de desenvolvimento conseguido pelo Japo e pela Europa Ocidental. Nesse perodo, aumentava a competio internacional medida que o Japo e alguns pases da Europa Ocidental, seguidos por vrios pases do terceiro mundo, se industrializavam e desafiavam a hegemonia norte-americana. Entre 1965 e 1973, tornava-se mais clara a incapacidade do fordismo em conter as contradies inerentes ao capitalismo. A questo principal era a rigidez caracterstica do referido modelo de produo. Rigidez dos investimentos, do planejamento, dos mercados, dos contratos de trabalho e dos compromissos do Estado. Essa rigidez configurava as relaes de poder poltico que uniam o trabalho, o capital e o Estado e que no mais conseguiam garantir a acumulao de capital. As dcadas de 1970 e de 1980 marcaram um perodo conturbado de reestruturao econmica e de reajustamento social e poltico, principalmente por parte dos Estados Unidos. Diante de um quadro de oscilaes e incertezas, algumas experincias de organizao industrial e da vida social e poltica comearam a ganhar expresso em termos mundiais. A questo central da reestruturao econmica era a flexibilizao que ocupava o lugar da rigidez caracterstica do modelo de produo fordista. Harvey (1999) reconhece a flexibilidade como o perodo da acumulao flexvel.
A acumulao flexvel, como vou cham-la, marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apoia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e padres de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produo inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de servios financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovao comercial, tecnolgica e organizacional. A acumulao flexvel envolve rpidas mudanas dos padres do desenvolvimento desigual, tanto entre setores como entre regies geogrficas, criando, por exemplo, um vasto movimento no emprego no chamado setor de servios, bem como conjuntos industriais completamente novos em regies at ento subdesenvolvidas. Ela tambm envolve um novo movimento que chamarei de compresso do espao-tempo no mundo capitalista os horizontes temporais da tomada de decises privada e pblica se estreitaram, en-

54

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

quanto a comunicao via satlite e a queda dos custos de transporte possibilitaram cada vez mais a difuso imediata dessas decises num espao cada vez mais amplo e variegado. (Harvey, 1999, p.140).

O modelo de acumulao flexvel, tambm conhecido como toyotismo ou modelo japons, criado a partir da experincia da indstria automobilstica Toyota no Japo, ao longo das dcadas de 1970 e 1980, foi ganhando expanso e expresso mundial. No perodo ps-Segunda Guerra Mundial, o Japo buscava formas para superao da crise. Dadas as condies especficas do pas, as empresas precisavam adotar organizao produtiva diferenciada do tipo fordista para atender s suas necessidades. Assim foi necessria a introduo de novas tecnologias, o aumento da produo sem acrescentar o nmero de trabalhadores e a implementao de tcnicas de gesto, denominada como Kanban (mtodo de produo de mercadorias somente a partir da demanda), que respondia ao mercado interno na solicitao de produtos diferenciados e em pequenos pedidos. Desse modo, a produo centra-se na existncia do estoque mnimo caracterizando o sistema just in time, que significa produzir uma determinada mercadoria no exato momento em que solicitado pelo mercado. A acumulao flexvel ou o toyotismo so caracterizados tambm pela questo da qualidade total. O controle da qualidade se desenvolve por meio do treinamento e participao dos trabalhadores que esto presentes em todo o processo de produo. Esse modelo defende o investimento em treinamentos e formas participativas de gesto da produo e da fora de trabalho. Os programas de qualidade total possibilitam a participao e o envolvimento dos funcionrios no processo produtivo visando melhoria da qualidade e ao aumento da produtividade. Desta forma, impe-se o processo produtivo flexvel que demanda trabalhadores polivalentes, ou seja, operrios com maior qualificao e com capacidade de desenvolver vrias tarefas. O trabalho realizado em equipe, o controle da produo e da qualidade funo do prprio grupo de operrios e a avaliao do desempenho do trabalho desse grupo tambm efetivada pela equipe.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

55

Assim a acumulao flexvel pode ser caracterizada pela introduo da automao, da horizontalizao do sistema produtivo, do aumento da subcontratao e da terceirizao3 das atividades produtivas, da adoo de novos mtodos e procedimentos de trabalho (Kanban, Just in time), da flexibilizao de contratos de trabalho e dos mercados, do controle da qualidade total, da gesto participativa, do sindicalismo de empresa, alm de outros. O capitalismo globalizou-se no somente pelos desenvolvimentos da nova diviso internacional do trabalho e dos modelos de produo, mas tambm por sua penetrao nas economias dos pases que compreendiam o mundo socialista a partir da desagregao do bloco sovitico pela queda do Muro de Berlim (1989).
Na poca da globalizao propriamente dita do capitalismo, o que se concretiza com o fim da Guerra Fria, ou a desagregao do bloco sovitico, a adoo da economia de mercado por praticamente todas as naes do ex-mundo socialista; nessa poca ocorre uma transformao quantitativa e qualitativa do capitalismo, como modo de produo e processo civilizatrio. [...] Aos poucos, ou de maneira repentina, os princpios de mercado, produtividade, lucratividade e consumismo passam a influenciar as mentes e os coraes de indivduos, as coletividades e os povos. (Ianni, 2001, p.184).

Chesnais (1996, p.13) aponta a globalizao como processo de mundializao da economia e de constituio de um regime de acumulao mundial, predominantemente financeiro, configurado como capitalismo mundial, de mecanismos que comandam seu desempenho e sua regulao. Segundo esse mesmo autor, a globalizao produtiva e financeira, em meio ao aumento da concorrncia desregulada, favoreceu o abandono da ao pblica na norma-

3 Terceirizao refere-se ao processo pelo qual empresas, com vistas a conseguir maior produtividade e reduo de custos, repassam ou transferem a outras pequenas e microempresas (terceiras) determinados servios ou produo de etapas na fabricao de mercadorias.

56

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

tizao das relaes econmicas individuais, setoriais, nacionais ou internacionais. A globalizao anuncia novo cenrio mundial integrado por bases territoriais modificadas, pelo pluralismo jurdico, pelas novas configuraes sociais, pelas transformaes polticas, por novos relacionamentos entre capital e trabalho e pelo desenvolvimento do modo de produo capitalista. O capitalismo adquiriu novas dimenses a partir da internacionalizao das empresas nos mercados mundiais, do aumento da produtividade e da competitividade. Alguns elementos importantes podem ser destacados como determinantes do processo de globalizao: a reestruturao produtiva das empresas nos pases capitalistas avanados buscava a reduo de custos, da ociosidade, dos riscos ampliados pela prpria instabilidade financeira dos mercados, a reduo do papel regulador, protecionista dos Estados nacionais e dos mecanismos de negociao dos trabalhadores.
A forte deflao de 1973-1975 indicou que as finanas do Estado estavam alm dos recursos, criando uma profunda crise fiscal e de legitimao. A falncia tcnica da cidade de Nova York em 1975 cidade com um dos maiores oramentos pblicos do mundo ilustrou a seriedade do problema. Ao mesmo tempo, as corporaes viram-se com muita capacidade excedente inutilizvel (principalmente fbricas e equipamentos ociosos) em condies de intensificao da competio. Isso obrigou a entrar num perodo de racionalizao, reestruturao e intensificao do controle do trabalho. A mudana tecnolgica, a automao, a busca de novas linhas de produtos e nichos de mercado, a disperso geogrfica para zonas de controle do trabalho mais fcil, as fuses e medidas para acelerar o tempo de giro do capital passaram ao primeiro plano das estratgias corporativas de sobrevivncia em condies gerais de deflao. (Harvey, 1999, p.137).

Carcanholo (2002, p.16) sintetiza a globalizao da economia como o desenvolvimento do processo de internacionalizao do capital ressaltando: o crescimento das atividades internacionais das empresas e dos fluxos comerciais; o desenvolvimento da tecnologia,

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

57

que trouxe a chamada Terceira Revoluo Industrial; o novo ordenamento dos mercados, incluindo a sia; a intensificao da circulao financeira, com predomnio da expanso e intermediao do capital internacional; o comrcio intrassetorial e a nova organizao dos grupos empresariais em redes de firmas. Nesse sentido, houve grande intensificao da relao entre os pases tanto no que se refere produo quanto aos fluxos comerciais e financeiros. Para a efetivao e controle desse processo foi necessria a desregulamentao dos mercados, a desobstruo do comrcio internacional, da entrada de capitais e, assim, afirmaramse as propostas neoliberais como poltica capaz de garantir a insero das diferentes naes no novo contexto de globalizao. O processo de globalizao consegue atingir a abrangncia da sociedade mundial a partir de uma combinao perfeita com a ideologia e prtica neoliberal presentes nas naes atravs das diversas propostas polticas adotadas pela quase totalidade dos pases do globo. O neoliberalismo originou-se logo depois da Segunda Guerra Mundial, na regio da Europa e da Amrica do Norte, onde imperava o capitalismo. Representava uma reao terica e poltica contra o Estado Intervencionista e de Bem-Estar Social. O propsito era combater o Keynesianismo4, que predominava nos pases avanados, e preparar as bases de outro tipo de capitalismo, rgido, livre de regras para o futuro. Friedrich Hayek foi o defensor das ideias neoliberais e o texto de origem desse iderio O Caminho da Servido (1944). Entre os pases precursores em aplicar o programa neoliberal destacam-se a Inglaterra do governo Thatcher (1979) e os

4 Keynesianismo teoria econmica (1926) criada pelo economista ingls John M. Keynes. Esta teoria criticava os princpios da teoria econmica liberal e constitua em suporte poltico-ideolgico para a expanso do Estado de Bem-Estar. Os princpios centrais dessa teoria econmica sustentavam-se no pleno emprego e a igualdade, ou seja, os direito sociais de cidadania. A interveno do Estado se fazia de duas formas: na poltica fiscal e financeira e por meio da poltica social. Dessa forma, de acordo com o Keynesianismo o Estado cria vrias polticas sociais nas rea de educao, habitao, sade, etc., incorporado cultura poltica na forma de direitos, cidadania.

58

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Estados Unidos do governo Reagan (1980). A Inglaterra assumiu o pacote de medidas de modo sistemtico deixando de lado as prticas do Estado de Bem-Estar Social. O pas norte-americano partiu da prioridade neoliberal em quebrar a economia sovitica para derrubar o regime comunista na Rssia. A proposta neoliberal pretendia desencadear as necessrias mudanas para superao da crise do capitalismo mundial dos anos 1970 atravs de polticas liberalizantes, privatizantes e de mercado. Essa proposta resumia-se, a curto prazo, pela diminuio do dficit fiscal atravs da reduo do gasto pblico, da poltica monetria restritiva para o combate da inflao e do predomnio da taxa de juros real positiva e de um tipo de cmbio real adequado. A mdio prazo, os objetivos seriam transformar as exportaes na mola propulsora do crescimento; liberalizar o comrcio exterior; atenuar as regulaes estatais maximizando o uso do mercado; concentrar o investimento no setor privado, diminuindo a presena do setor estatal; e promover uma base de preos sem distores. No entanto, a ideia central do neoliberalismo a de que o livre jogo das foras de mercado, sem nenhuma interferncia, levaria a uma melhor utilizao dos fatores produtivos em benefcios de toda a sociedade. Em novembro de 1989, realizou-se uma reunio, na cidade de Washington (Estados Unidos da Amrica), entre membros dos organismos internacionais financeiros Fundo Monetrio Internacional (FMI), Banco Internacional de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (BM), funcionrios do governo americano e economistas latino-americanos. O objetivo desse encontro foi avaliar as reformas econmicas empreendidas na Amrica Latina e o resultado dessa avaliao possibilitou a elaborao de propostas de ajustes polticos e econmicos, a partir do iderio neoliberal, que ficou conhecido como Consenso de Washington. Essa poltica de ajuste neoliberal, segundo Soares (2000, p.16), caracteriza-se por um rearranjo da hierarquia das relaes econmicas e polticas internacionais, feito sob a gide de uma doutrina neoliberal, cosmopolita, gestada na capital poltica do mundo capitalista, denominada Consenso de Washington. De acordo com o mesmo autor, o Consenso

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

59

de Washington representa um conjunto de regras de condicionalidade aplicadas de forma padronizada aos diversos pases do mundo, com vistas a obter o apoio poltico e econmico dos governos centrais e dos organismos internacionais. Trata-se tambm de polticas macroeconmicas de estabilizao acompanhadas de reformas estruturais liberalizantes. Essas propostas de ajuste neoliberal foram aceitas pelos governantes do Brasil e, a partir dos anos 1990, as reformas estruturais, segundo o receiturio do Consenso de Washington, foram sendo concretizadas atravs das vrias polticas adotadas no pas. Assim o Brasil, a partir da dcada de 1990, adotou orientao econmica diferenciada em relao s dcadas anteriores. A poltica industrial e comercial formulada no governo de Fernando Collor de Mello (1990-1993) partiu da concepo de que o aumento da eficincia da produo e da modernizao tcnico-organizacional poderia garantir a insero da economia brasileira no cenrio internacional, contribuindo para o desenvolvimento econmico do pas e para a melhoria da qualidade de vida dos cidados. A insero da economia brasileira no cenrio internacional, de certa forma, imps a abertura comercial. Nesse cenrio, as empresas (nacionais e estrangeiras) foram expostas a uma efetiva competio internacional equilibrada pelas foras de mercado e da livre concorrncia. O sucesso dessas empresas e, consequentemente, da economia do pas passou a depender da melhor qualidade e dos melhores preos de seus produtos e servios. A abertura do mercado colocou as empresas brasileiras diante de grandes desafios, uma vez que a estrutura produtiva e organizacional dessas no se encontrava totalmente preparada para um mercado aberto concorrncia internacional. Essas empresas acostumadas com a reserva de mercado, pela primeira vez, foram obrigadas a pensar em reduo de custos, aumento de produtividade e introduo de novas tecnologias, levando em considerao que em uma economia fechada inexiste a concorrncia. A sobrevivncia das empresas, principalmente do setor industrial, face abertura da economia nos termos globalizados, deman-

60

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

dava profundo ajuste estrutural. Nesse perodo, foi criada uma poltica industrial no sentido de fomentar a competitividade internacional baseada em programas de qualidade industrial e de capacitao tecnolgica, com facilidade para ingresso do capital externo (Behring, 2003, p.151). Porm, essa poltica desconsiderou as expectativas e as necessidades desse segmento, no trazendo resultados favorveis. As empresas permaneceram em situao de desvantagem em relao aos mercados internacionais. A abertura comercial tambm trouxe um aspecto importante a considerar. Barros e Goldenstein (1997) explicam que provocou impacto redistributivo e consequente ampliao do mercado.
A abertura provoca uma brutal transferncia de renda ao consumidor correspondente s tarifas que deixam de ser pagas ao governo, quase renda (sobrepreo) que os empresrios obtinham com a reserva de mercado e aos ganhos de eficincia que necessariamente ocorrem na economia, inclusive pela escala. (Barros; Goldenstein, 1997, p.12)

Esse fato gerou reduo das margens de lucro das empresas e reduo dos preos relativos dos bens-salrios, o que provocou ampliao do mercado consumidor. A ampliao desse mercado associada estabilizao (consequncia da poltica econmica) contribuiu para o interesse de empresas estrangeiras em investirem no Brasil em diferentes setores da economia. Os investimentos estrangeiros foram direcionados no somente na construo de empresas e de setores diferentes, mas tambm na compra de tradicionais empresas nacionais que no conseguiram permanecer no mercado diante do nvel de exigncias impostas pelo processo de globalizao. Nesse cenrio globalizado, a tendncia foi a preocupao por conseguir maior competitividade, ou seja, as empresas deveriam ser capazes de acompanhar o ritmo do progresso tecnolgico e saber utilizar, de forma eficiente, os conhecimentos necessrios e adequados ao processo, ou seja, uma questo de gesto. Para isso, era necessrio investir e modernizar. As empresas passaram a implementar

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

61

maior tecnologia, alm de novas formas de organizao e gerenciamento do trabalho. Esse processo foi denominado como reestruturao produtiva. A reestruturao produtiva representou uma resposta crise do modelo fordista de acumulao, isto , esse modelo estaria, aos poucos, sendo substitudo, em mbito mundial, por novos conceitos e princpios de gerenciamento participativo. Cocco (2000, p.53) explica que o aprofundamento da organizao produtiva do tipo fordista, qual seja, o uso intensivo dos critrios cientficos de organizao do trabalho e das economias de escala para uma produo em massa de produtos padronizados, no contribuiu para a superao da crise determinada pela queda dos ganhos de produtividade, mas tornou-se um obstculo. Os mecanismos utilizados para a gerao de maior produtividade, controlados pela rigidez de uma organizao produtiva verticalizada e de controle monopolista de mercados de massa, no garantiam mais o sucesso diante da abertura da concorrncia internacional. Nesse contexto de competio, as organizaes produtivas que conseguiram manter-se no mercado foram aquelas que alcanaram um nvel de flexibilidade na qualidade e na quantidade do que produzido. A reestruturao produtiva significou a necessidade de buscar novas formas de concepo sobre normas, distribuio e repartio da produo, tendo por base a flexibilizao produtiva, a intensificao do trabalho, o modelo cooperativo de organizao sindical e a adoo de prticas diferenciadas de gesto do trabalho. Tratava-se de um conjunto de transformaes de ordem tcnica e poltica que viabilizassem novas condies de acumulao. Esse processo traduziu-se em inovaes tecnolgicas e organizacionais tanto quanto o enxugamento das estruturas de tipo fordista. Teixeira e Oliveira (1996, p.65-66) explicam que:
[...] a superao das contradies do modo de regulao fordista passou a exigir a construo de novas relaes de trabalho o menos possvel conflitivas. S assim o capital pde restabelecer seu domnio dentro do processo de trabalho e reproduzir, em novas bases, as condies

62

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

necessrias para a produo da mais-valia. Para tanto, o capital precisou recorrer aos aparelhos repressivos do Estado, de forma aberta ou mediante formas transfiguradas de violncia, que vo desde a elevao do desemprego, passando pela migrao de empresas para reas sem tradio de organizao sindical, at a produo fetichizadora de ideias para vender uma imagem de um mundo de harmonia.

No Brasil, pode-se dizer que a reestruturao produtiva foi desencadeada pela internacionalizao da economia, estratgia do setor privado que encontrou grande apoio na prtica poltica do governo Collor, revestida de um discurso sobre a necessidade de modernizar o pas, calcado no projeto neoliberal, e que inseria o Brasil em uma nova ordem mundial redefinida pelo processo de globalizao. A implementao de novas tecnologias de automao programvel, associada a um conjunto de inovaes organizacionais, envolvendo desde os modelos participativos de organizao do trabalho, os Crculos de Controle de Qualidade (CCQ), at os novos mtodos de controle do fluxo de informaes produtivas tais como o just in time, o princpio da autoativao e outros, foi introduzidas no Brasil de maneira gradual. Durante os anos 1980, alguns setores da economia adotaram mtodos participativos como os Crculos de Controle de Qualidade (CCQ) e novas estratgias de produo pautadas em metas a serem atingidas por equipes ou trabalhadores individuais. Concomitantemente a essas alteraes, foram desenvolvidos incentivos e benefcios sociais que possibilitassem a confiana e a adeso dos trabalhadores s novas formas de organizao da produo. Ainda nessa mesma dcada, outros mtodos e prticas foram adotados e difundidos nas empresas como a aplicao do just in time, sistema que opera com reduo dos estoques intermedirios, remove, por isso, as seguranas e obriga cada membro do processo produtivo a antecipar e evitar problemas; o Programa de Qualidade Total (PQT) e o Controle do Processo Estatstico (CPE). Na dcada de 1990, consolidava-se o processo de reestruturao produtiva com a preocupao pela qualidade total. Verificava-se uma

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

63

verdadeira campanha, em todos os setores produtivos para substituir as culturas gerenciais restritivas a culturas da qualidade. Pode-se dizer que essa cultura da qualidade, acompanhada da necessidade de competitividade e de produtividade, determinou que se propagassem, no Brasil, diferentes formas de gesto e de organizao do trabalho, implementando programas de Qualidade Total e estendendo, em grande escala, o processo de terceirizao. Baseado no discurso de Teixeira (1996), o processo de reestruturao produtiva materializou-se na criao de novas formas de produo de mercadorias, mediante a racionalizao do trabalho vivo pelo uso da cincia, da tecnologia e pela implementao de formas de terceirizao da produo, permitindo s empresas o aumento da produtividade e a reduo de custos de produo. Percebe-se que, no Brasil, a terceirizao foi uma das formas de organizao da produo mais adotadas pelas grandes empresas, provocando transferncia da mo de obra para as pequenas e mdias empresas, favorecendo o surgimento e o crescimento de trabalhadores autnomos, sem vnculo empregatcio, e de trabalhadores em domiclios. Segundo pesquisa realizada por Neto (1999, p.164):
No incio da dcada de 1990, a terceirizao dava-se prioritariamente em reas de apoio (limpeza, alimentao, segurana), mas pesquisas mais recentes tm indicado aumento na subcontratao da produo ou da prestao direta de servios em tarefas que exigem tanto baixa quanto alta qualificao.

Com a terceirizao, as empresas conseguiram maior flexibilidade na utilizao do capital e do trabalho, objetivando a mxima reduo de custos, tanto os que se referem ociosidade dos fatores produtivos quanto os dos riscos advindos da instabilidade e da variao do mercado. Esse processo materializou o aumento da produtividade, mas tambm a reduo dos postos de trabalho. Neto (1999, p.87) destaca que, durante os anos 1990, os avanos alcanados em relao aos novos modelos adotados pelas empresas

64

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

no partiram da maioria das organizaes empresariais e, to somente, das corporaes de grande e mdio portes, principalmente dos setores de ponta (qumica e material de transportes, comunicaes e eltrico). As empresas nacionais eleitas pelo II PND para liderar o mercado brasileiro em uma economia fechada perderam, ento, seus espaos frente abertura comercial e s polticas adotadas no pas diante do ajuste neoliberal. Contudo, aquelas que perceberam o processo e mudaram sua mentalidade procurando parceiros internacionais fundiram-se com outras nacionais ampliando seu porte, ganharam competitividade e sobrevivncia. Todavia, no sculo XXI, a reestruturao das empresas continua em franco processo, em alguns setores e regies mais rapidamente, em outros mais lentamente enfrentando mais dificuldades, mas continua. Apesar das dificuldades as empresas passaram a mudar de mentalidade e, mais importante, aderiram reestruturao, passando a compreender melhor a questo da produtividade, competitividade e flexibilizao.

Mudana na cultura organizacional das empresas


Quando uma onda de mudanas to grande se lana contra a sociedade e a economia, os executivos tradicionais, acostumados a operar em guas mais seguras, so tipicamente lanados ao mar. Os hbitos de uma vida inteira os prprios hbitos que os ajudaram a alcanar o sucesso tornam-se agora contraproducentes. (Toffler, 1985, p.14).

A reestruturao produtiva imps s empresas a necessidade de rpidas e profundas mudanas enquanto regra de sobrevivncia. Muitas vezes os produtos, os procedimentos e as formas organizacionais que trouxeram sucesso para determinadas empresas em um perodo de tempo, na atualidade, podem representar a falncia das mesmas. Torna-se imprescindvel a compreenso do fator renovao como central para a vida das organizaes empresariais em tempos globalizados.

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

65

A mudana no contexto organizacional engloba alteraes fundamentais no comportamento humano, nas polticas internas da empresa, no planejamento global, nos padres e mtodos de trabalho, nas normas e regras de conduta das pessoas e nos valores em respostas s modificaes com relao direta s novas estratgias, recursos e tecnologia. Desta forma, o processo de mudana nas empresas envolve o gerenciamento das pessoas por meio da modificao da cultura organizacional. A cultura organizacional est intimamente vinculada s premissas bsicas que fundamentam os objetivos gerais, as polticas da organizao, e diz respeito aos comportamentos, s atitudes, s capacidades e aos compromissos dos empregados para com a organizao empresarial, alm do relacionamento com o ambiente externo (comunidade, governos, mercado). Lacombe (2005, p.230) define cultura organizacional como:
Conjunto de crenas e atitudes da organizao sobre a importncia das pessoas; a disponibilidade dos administradores; a aceitao do no conformismo; a clareza dos padres; o empenho em relao ao treinamento e desenvolvimento das pessoas; a intimidade; os valores ticos e morais; a competio interna; a orientao para o mercado ou produo; a comunicao interna; a capacidade de ao e de adaptao s mudanas externas.

Esse mesmo autor explica que a cultura organizacional mais um recurso da administrao e pode ser usada para alcanar os objetivos da empresa, assim como a tecnologia, os insumos de produo, os equipamentos, os recursos financeiros e os recursos humanos. (Lacombe, 2005, p.231). Schein (1988) explica que cultura organizacional
[...] estruturalmente complexa e abrange grande conjunto de pressupostos e crenas, que definem como os membros de um grupo veem suas relaes internas e externas. Tendo esse grupo uma histria compartilhada, esses pressupostos, alinhados entre si, geraro paradigmas

66

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

comportamentais de alta ordem sobre a natureza do espao, realidade, tempo, pessoas e relaes. (apud Wood Jr., 2000, p.214).

A cultura afeta diretamente todos os aspectos da organizao: estrutura, estratgia, processos e sistemas de controle. Ela perpassa todas as etapas e setores das empresas expressando tamanha complexidade e importncia na vida dessas organizaes, pois envolvem questes subjetivas presentes nas pessoas que integram as organizaes e determinam as prticas cotidianas. Representa o espao em que se articulam as relaes de saber e que se conjugam relaes de hegemonia e de conformidade, relaes de influncia e de adeso entre agentes coletivos bem definidos. Srour (1998, p.168) ressalta que cultura organizacional so expresses mentais que se encontram entranhadas na vida das organizaes e assumem formas variadas, tais como:
[...] princpios, valores e cdigos; conhecimentos, tcnicas e expresses estticas; tabus, crenas e pr-noes; estilos, juzos e normas morais; tradies, usos e costumes; convenes sociais, protocolos e regras de etiquetas; esteretipos, clichs e motes; preconceitos, dogmas e axiomas; imagens, mitos e lendas; dogmas, supersties e fetiches.

A cultura organizacional enquanto representao mental configura relaes de saber e reflete o modo de ser, pensar e agir das organizaes. Ela impregna todas as prticas e constitui um conjunto de saberes e significaes que interagem todos os membros em torno dos mesmos objetivos e modos de agir. A cultura organizacional exprime a identidade da organizao e construda ao longo do tempo. Ela apreendida, transmitida e partilhada e no decorre de uma herana biolgica, mas resulta de um processo de aprendizagem socialmente condicionada de forma sistemtica e contnua. A mudana na cultura organizacional torna-se imprescindvel para a sobrevivncia das empresas em tempos de globalizao, considerando as grandes transformaes ocorridas no mundo e que afetam todas as instncias da humanidade. Alteram as relaes polti-

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

67

cas, econmicas, sociais e culturais refletindo diretamente na vida e no sucesso das organizaes empresariais. Contudo, nem sempre as empresas percebem que a nova configurao do cenrio mundial interfere diretamente na situao e nos resultados de cada empresa, negcio e estrutura. Nem sempre compreendem a necessidade de grandes mudanas e que estas devem ser planejadas e bem orientadas. Poucas so as empresas que conseguem gerenciar transformaes organizacionais considerando que a mudana um processo necessrio e difcil de ser assimilado. A habilidade das organizaes formais de agregar confiabilidade e racionalidade a suas aes requer existncia de estruturas estveis e padronizadas. As organizaes de grande porte e com maior tempo de existncia possuem forte tendncia a repetir, a respeitar as experincias do passado, a tradio. Nesse sentido, as empresas apresentam resistncia ao novo, implicando resistncia s mudanas. O problema no a incapacidade para agir, mas a incapacidade de compreenso de que novas formas de procedimentos devero ser reconhecidas sendo necessrio o total envolvimento da alta administrao, ou seja, os proprietrios, acionistas e gerentes da empresa. Mudar a cultura organizacional significa mudar a forma de agir e de pensar das pessoas, alterar os procedimentos de conduta e, at mesmo, mudar as prprias pessoas. O processo de mudana da cultura organizacional requer alteraes no sistema que gerou a prpria empresa, a partir da tradio e dos hbitos. Para possibilitar prticas, aes e atitudes diferentes preciso criar condies necessrias para que todos os envolvidos sejam capazes de participar e aderir s novas polticas internas e externas, aos novos mtodos e processos, alm de tecnologias e pessoas diferentes. Woods Jr. (2000, p.25) explica que os principais fatores para que haja mudana cultural nas organizaes empresariais so: mudana construda sobre foras e valores da organizao, participao de todos os envolvidos em todos os nveis, necessidade de criar sistemas de recompensas e de controle, planejamento a longo prazo e execuo por etapas, apoio da alta gerncia e mudana em processo contnuo.

68

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

Assim o processo de mudana da cultura exige um processo de aprendizagem e so processos complexos que nem sempre esto livres de frustraes e conflitos. Esses processos requerem esforos extraordinrios e compreenso da necessidade de mudanas de todos que fazem parte da organizao: desde a alta administrao, incluindo os donos dos meios de produo passando pelo nvel ttico e operacional. Esse processo, segundo Beer e Nobria (2002, p.14), deve prosseguir a partir de seis dimenses: desenvolver capacidades nas pessoas, estimular a participao de baixo para cima, reforar comportamentos e atitudes dos empregados, envolver as pessoas no planejamento, motivar as pessoas atravs de programas de incentivos e proporcionar condies para o desenvolvimento de programas de treinamentos. Toffler (1985, p.177-178) tambm explica que a capacitao do trabalhador realizada no sentido de que ele se integre s mudanas da organizao visando corresponder s exigncias do cenrio internacional inscritas nas normas de qualidade (ISO 9000, AA 1000, AS 8000) e exige trs nveis de educao: treinamento de tarefa, educao formal e educao cultural. A primeira refere-se aprendizagem do processo de produo, tcnicas e procedimentos do ato de produzir e executar tarefas; a segunda diz respeito ao processo de ampliao do conhecimento, incluindo a alfabetizao dos trabalhadores; e a terceira se relaciona ao processo pelo qual as pessoas apreendem para interagir com o meio ambiente interno e externo empresa, acrescentando compreenso ao todo organizacional. O Planejamento Estratgico tem fundamental importncia no processo de mudana cultural das empresas. Este um instrumental que vai proporcionar organizao as condies de encontrar respostas internamente construdas ao longo do tempo. O Planejamento Estratgico um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com vistas a obter um nvel de otimizao na relao da empresa com o seu ambiente. (Oliveira, 1992, p.38).

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

69

A construo e elaborao desse planejamento so responsabilidade da alta administrao e indicam, no primeiro momento, a definio de objetivos e das etapas a serem seguidas pela organizao como um todo. Segundo Oliveira (1992, p.56), o planejamento estratgico apresenta quatro fases bsicas para a elaborao e a implementao: diagnstico estratgico, misso da empresa, instrumentos prescritivos e quantitativos, controle e avaliao. O diagnstico estratgico se realiza a partir de um amplo e minucioso estudo da realidade socioeconmica e poltica da organizao. Abrange o ambiente interno e se relaciona tecnologia existente e necessria aos produtos e servios, ao sistema de comercializao, ao sistema de comunicao e informao, estrutura organizacional, aos recursos humanos, ao gerenciamento da produo e das pessoas, ao controle e imagem institucional. Relaciona-se tambm anlise do ambiente externo que se refere aos mercados nacional e internacional, evoluo tecnolgica, aos fornecedores, aos aspectos sociais, polticos, econmicos e culturais, concorrncia e aos governos. A misso a determinao do motivo central do planejamento estratgico que vai direcionar as aes e as expectativas da empresa. No caso de mudanas na cultura organizacional, a misso que vai apontar os novos conceitos e posicionamentos empresariais. A misso envolve tambm as novas expectativas e tendncias diante da realidade global na qual a empresa est inserida. Os instrumentos prescritivos e quantitativos so recursos para o desenvolvimento das aes do planejamento estratgico. Os instrumentais prescritivos referem-se ao estabelecimento dos objetivos geral e especficos, e s metas perfeitamente quantificveis com prazos definidos para o alcance dos objetivos propostos. Tambm diz respeito elaborao de estratgias e polticas funcionais: as estratgias so os caminhos e aes mais adequados execuo dos objetivos, enquanto que as polticas so definies de nveis de delegao de funes, de limites e de abrangncias das aes, parmetros para tomadas de decises. Nessa fase, a definio das polticas da

70

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

empresa constitui a base de sustentao do planejamento estratgico. Aps a definio das estratgias e das polticas empresariais, inicia-se a fase de elaborao dos programas, dos projetos e dos planos de ao. Os instrumentos quantitativos consistem nas projees econmico-financeiras do planejamento oramentrio, de acordo com a estrutura organizacional da empresa, e necessrias ao desenvolvimento das propostas. importante considerar todos os recursos necessrios para a concretizao dos objetivos e metas. A ltima fase do desenvolvimento do planejamento estratgico so o controle e a avaliao. Representa um acompanhamento geral de todas as aes relacionadas ao alcance dos objetivos e s metas estabelecidas, a partir das polticas e estratgias definidas. Nessa fase, torna-se importante a definio de critrios para o controle e a avaliao, tendo em vista os resultados esperados. Durante a execuo do planejamento com o objetivo de mudana da cultura organizacional, dever-se-o construir planos de ao para cada setor da empresa envolvendo todos (empresrios, gerentes e funcionrios em geral) nas decises e nas aes. Os programas de treinamento, de socializao, de comunicao e de informao so de fundamental importncia para alcanar a adeso e o consentimento de todos nova cultura organizacional. A partir da nova cultura organizacional, as pessoas passam a ser os atores principais das organizaes. So as pessoas que criam, elaboram e desenvolvem todas as aes das empresas e o sucesso delas depende do seu nvel de conhecimento e de comprometimento. Nesse sentido, a busca pela modernizao das empresas revela a tendncia de inovao da tecnologia, seja ela o maquinrio, os processos de trabalho, de produo, e tambm o gerenciamento das pessoas. As empresas esto buscando inovaes na rea de Recursos Humanos, hoje, mais conhecida como Gesto de Pessoas. A melhor conduo dessa rea leva a empresa a obter vantagem competitiva por meio da ao das pessoas integradas ao processo produtivo. Chiavenato (1999, p.6) define Gesto de Pessoas como:

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

71

[...] uma rea muito sensvel mentalidade que predomina nas organizaes. Ela contingencial e situacional, pois depende de vrios aspectos como a cultura que existe em cada organizao, a estrutura organizacional adotada, as caractersticas do contexto ambiental, o negcio da organizao, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variveis importantes.

A Gesto de Pessoas, segundo Dessler (apud Chiavenato, 1999, p.8), [...] um conjunto de polticas e prticas necessrias para conduzir os aspectos da posio gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleo, treinamento, recompensas e avaliao de desempenho [...]. Sua compreenso depende da mentalidade predominante existente na organizao que varia em relao cultura, estrutura adotada, s caractersticas do contexto ambiental, ao negcio, tecnologia utilizada, aos processos internos e externos, alm de outras variveis importantes. A viso da empresa sobre os recursos humanos vai ser resultado dessa mentalidade difundida na organizao. A Administrao de Recursos Humanos, como Gesto de Pessoas, deixou de ser estruturada de forma departamentalizada com atividades centralizadas e especializadas de uma nica rea da empresa. A nova abordagem mantm foco na descentralizao, no trabalho conjunto realizado por equipes de forma autnoma, multidisciplinar, e na atuao estratgica com a misso de criar a melhor empresa com a melhor qualidade. Nessa nova viso de Gesto de Pessoas, as tarefas operacionais so transferidas para terceiros atravs da terceirizao dos servios e as relaes interpessoais e profissionais so delegadas aos gerentes de linha, que tambm passam a ser gestores de pessoas. Os profissionais da Gesto de Pessoas proporcionam consultoria interna a todos os setores da organizao e assumem as atividades estratgicas de orientao geral visando misso global da organizao. Esse tipo de gesto expressa vrios objetivos com finalidade de contribuir para que a empresa consiga atingir essa misso global. Chiavenato (1999, p.9) destaca alguns, considerados essenciais, nesse

72

MARIA JOS DE OLIVEIRA LIMA

processo: ajudar a organizao a atingir seus objetivos e a realizar sua misso; proporcionar competitividade organizao atravs do desenvolvimento das habilidades e das capacidades das pessoas nelas integradas; proporcionar organizao empregados bem treinados e bem motivados valorizando as pessoas; aumentar a autoatualizao e a satisfao dos empregados no trabalho; desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; administrar as mudanas e as novas tendncias para garantir a sobrevivncia da organizao; manter polticas ticas e comportamento socialmente responsvel das pessoas e da organizao. Os objetivos da Gesto de Pessoas so variados e contribuem para a eficcia organizacional. A Gesto de Pessoas nas organizaes a funo que permite a colaborao eficaz das pessoas ao alcance dos objetivos organizacionais e individuais. por meio da Gesto de Pessoas que as empresas conseguem administrar e gerenciar a mudana da cultura organizacional. Essa mudana traz novas abordagens, mais flexveis e geis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivncia das empresas. As empresas que passaram ou esto passando pelo processo de reestruturao adotaram ou esto adotando novos formatos para a Gesto de Pessoas, pois requisito indispensvel para conseguirem permanecer no mercado competitivo. No Brasil, considera-se que os ganhos conseguidos em produtividade e competitividade aconteceram em decorrncia dos novos processos de trabalho e mtodos de gesto que visavam formao de um novo comportamento produtivo do trabalhador, baseado na confiana e no envolvimento do mesmo com os objetivos da empresa. Isso significou uma nova cultura do trabalho que requer integrao orgnica do trabalhador, cooperao, incluindo aspectos subjetivos que explicitem disponibilidade ao processo. A flexibilizao do processo produtivo implica flexibilizao da gesto administrativa, novas exigncias s qualificaes profissionais do trabalhador, novas condies de insero no mercado de trabalho, padres mais rgidos de controle do desempenho do trabalhador, maior flexibilizao dos mecanismos de proteo

AS EMPRESAS FAMILIARES NA CIDADE DE FRANCA

73

social, alm de modelos alternativos de gesto da produo e do trabalho. As grandes corporaes empresariais, atravs de incentivos produtividade e aos programas participativos, buscam o envolvimento do trabalhador com objetivos e metas da organizao, estabelecendo, assim, o controle da fora de trabalho. A reproduo material dessa fora de trabalho opera atravs das polticas de benefcios oferecidas pelas empresas, e reguladas pelo Estado, que passam a se relacionar com a natureza do contrato de trabalho e com o desempenho individual/grupal dos trabalhadores, atingindo a esfera dos direitos sociais. Nesse sentido, verifica-se que a questo central posta pela reestruturao produtiva, no Brasil, so as novas formas de produo, de gesto e de consumo da fora de trabalho, evidenciando as reais necessidades da nova ordem do capital: a adeso e o consentimento do trabalhador s exigncias da produo capitalista. importante observar que o processo de modernizao das empresas depende de vrios fatores internos e externos s organizaes. Mas vale ressaltar que no possvel modernizar sem mudanas na cultura empresarial. Antes de tudo, as empresas devem rever suas premissas bsicas de conduta e assimilar posturas diferentes diante da realidade global. Somente a partir da assimilao e da compreenso de conceitos como flexibilizao, produtividade, qualidade, competitividade e relaes ticas, as organizaes empresariais conseguiro atingir a modernizao.

Anda mungkin juga menyukai