Anda di halaman 1dari 13

O AMERICANISMO TROPICAL, UMA FRONTEIRA FSSIL DA ETNOLOGIA? Anne-Christine Taylor (E.H.E.S.S.

, Paris)

Este trabalho tem por objetivo evocar alguns dos fatores que do sua forma especfica aos conceitos, teorias e ideologias implcitas que caracterizam um setor da pesquisa em etnologia, o estudo das sociedades das terras baixas da Amrica do Sul. Tal intento leva a questionar a pertinncia epistemolgica dos recortes geogrficos em nossas disciplinas. Seria legtimo, e em que condies, isolar um objeto como o americanismo tropical ? Esse tipo de questo permite evidenciar imediatamente um paradoxo. Todos os pesquisadores de campo sabem que o critrio geogrfico determinante no modo como abordam e constrem uma problemtica 1 . No entanto, ainda que se reconhea entre colegas e em tom de brincadeira um estilo particular no trabalho e na personalidade dos pesquisadores em funo do lugar onde realizam suas pesquisas, os possveis efeitos dessas diferenas de abordagem, no nvel propriamente cientfico, costumam ser negligenciados ou ocultados, e no afetam o postulado, em vrios aspectos fictcio, da homogeneidade terica e conceitual da etnologia. Para esclarecer minha posio quanto a essas questes, noto que as reflexes aqui apresentadas possuem duas determinaes imediatas. De um lado, a pesquisa de campo que realizei entre um grupo jivaro fez com que eu ficasse especialmente atenta ao problema da relao entre ideologia e cincia, ou, se preferirem, entre ideologia espontnea e ideologia cientfica, por vrias razes: as sociedades jivaro so ao mesmo tempo pesadamente conotadas do ponto de vista do imaginrio ocidental, e especialmente opacas do ponto de vista cientfico. De fato, o sistema de parentesco, o habitat e a territorialidade, a permanente guerra institucionalizada tpica desses grupos no se encaixam nas elaboraes clssicas da etnologia acerca desses temas. So, portanto, sociedades particularmente adequadas para instigar uma reflexo acerca da insuficincia das ferramentas tericas de que ns, americanistas, dispomos, para explic-las, e acerca da contaminao de nossos conceitos cientficos pelos esteretipos que tm se formado, h quatro sculos, sobre os Jivaro. Esse olhar crtico me vinha ainda mais facilmente na medida em que, longe de constiturem um grupinho sonhador e moribundo, daqueles que agradam, dizem, aos amazonistas, os Jivaro so atualmente 80.000, e desempenham um papel de primeira linha dentro dos movimentos de reivindicao tnica que surgem em praticamente toda a Amrica do Sul. Do outro lado, um livro escrito por africanistas, sobre os americanistas, intitulado O Selvagem na Moda (Paris, Le Sycomore, 1979), me fez refletir, tanto por seu contedo como pelas reaes que provocou em meus colegas americanistas. Com efeito, o livro ilustra bem, e perpetua, os mal-entendidos ligados ao postulado da unidade cientfica da antropologia.

Numa anlise, alis bastante incisiva, dos pressupostos implcitos especialmente as reminiscncias da ideologia clssica do Bom Selvagem na obra de Lvi-Strauss, Jaulin, Clastres e Lizot, os autores do livro acusam esses americanistas de terem contrariado a vocao crtica de sua disciplina, apresentando das sociedades que estudavam uma viso libertria, tipo Maio 68 , totalmente a-histrica,
Os estudos de parentesco fornecem excelentes exemplos da determinao geogrfica implcita de uma problemtica geral. O que Dumont chama de charme subjacente da filiao uma inflexo que marcou toda a teoria do parentesco durante dcadas no estava ligado preponderncia de material africano na elaborao dos modelos sociolgicos que alimentaram a teoria do parentesco?
1

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 2

fundamentalmente reacionria e ainda mais inadmissvel na medida em que se apresentava como viso cientfica. Contudo, tais anlises no desembocavam numa questo que me parece crucial: por que o Selvagem enquanto figura do imaginrio ocidental , ainda hoje, necessariamente amerndio? E por que as ideologias que se nutrem desse fantasma encontram respaldo cientfico mais facilmente nos americanistas do que em qualquer outro lugar?

Por no colocarem o problema nesses termos, as anlises do livro conduzem finalmente a duas alternativas igualmente decepcionantes: ou uma tautologia, a saber, o americanismo tropical reacionrio porque os americanistas so reacionrios, e vice-versa; ou a culpabilizao de um bode expiatrio, Lvi-Strauss nesse caso, a quem se atribui nesse assunto uma responsabilidade proporcional sua notoriedade cientfica. Alm disso, as reaes a esse livro, ou melhor, a falta de reao pblica por parte dos americanistas embora muitos deles se sentissem interpelados, e at visados, por esse trabalho, ainda que o considerassem como um acerto de contas de bastidores , o fato desse debate abortado ter imediatamente assumido a forma de uma polmica poltica em vez de crtica cientfica (que alis teria sido poltica, finalmente), o desconhecimento demonstrado pela maioria dos autores do Selvagem quanto aos embasamentos epistemolgicos e as reais condies da prtica dos americanistas enquanto americanistas, mostra bem que se trata aqui de um desses nveis de prtica que se convm, por consentimento tcito, considerar como um assunto interno . E sabemos todas as operaes na verdade estratgicas no trabalho cientfico que a expresso encerra. Por isso me parece interessante dedicar um pouco mais de ateno s especificidades irrefletidas das etnologias regionais, de modo a tornar menos ilusria, tornando-a mais crtica, a vontade de chegar a uma maior homogeneidade no seio da disciplina.

Levar a srio, em nome de uma vontade de homogeneizao, os efeitos epistemolgicos do recorte geogrfico que rege a etnologia no quer dizer que se defenda um desmembramento da cincia em estudos regionais particularistas e solipsistas, e muito menos que se queira a qualquer custo unificar a etnologia sob o jugo de uma teoria exclusiva. Homogeneidade no significa unicidade, e evidente que a antropologia sempre ser atravessada por ideologias contraditrias. Mas o que est realmente em jogo nesses enfrentamentos tericos aparecer mais claramente se estiverem baseados em mtodos mais unificados, e sobretudo mais transparentes, de apreenso e de construo do objeto de estudo, bem como em um vocabulrio tcnico menos ambgo. nessa perspectiva que eu gostaria de esboar uma arqueologia sumria do americanismo tropical, para tornar mais explcito sobretudo para os no-americanistas o modo como os conceitos etnolgicos funcionam nesse espao especfico.

Em razo das restries impostas a esta contribuio, farei apenas indicaes bastante breves, s custas de simplificaes s vezes caricaturais, a respeito do americanismo tropical desde suas origens at a dcada de 1970 aproximadamente, sem abordar a renovao terica que se esboa na disciplina h uma dcada; um tratamento adequado dessas transformaes exigiria de fato um desenvolvimento que as limitaes de espao nos impedem de realizar. Em suma, trata-se de um esboo apresentado aqui a ttulo experimental de um trabalho que ser desenvolvido e completado posteriormente.

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 3

Procurarei inicialmente caracterizar de modo breve o americanismo tropical, num tom deliberadamente impressionista, por no poder apresentar uma anlise mais rigorosa e mais bem documentada. At 1970 aproximadamente, os traos marcantes dessa rea de estudos podiam ser resumidos do seguinte modo: 1) um nvel baixo de desenvolvimento do saber, qualitativa e quantitativamente, acerca das formaes sociais amerndias das terras baixas.

No incio dos anos 70, havia apenas umas cinqenta monografias publicadas acerca da Amaznia inteira; em relao a uma regio de extenso geogrfica comparvel, a Africa Ocidental, a lista ultrapassava os 2.000... Um recente manual norte-americano consagrado Amrica do Sul se intitula Ethnology of the least known Continent (Etnologia do Continente Menos Conhecido)... Por outro lado, os quadros gerais do saber acerca das culturas sul-amerndias esto em constante movimento, as classificaes lingusticas e culturais so continuamente rediscutidas, a pr-histria e a histria dessas regies ainda est mergulhada num mistrio quase completo... 2) Uma grande pobreza terica. At a publicao do livro de Pierre Clastres, A Sociedade contra o Estado, o americanismo tropical praticamente no produziu nenhuma obra que servisse de referncia para o conjunto da disciplina (o estatudo de Lvi-Strauss enquanto americanista coloca um problema ao qual voltarei).

A Amaznia fornece aos comparatistas e generalistas dados etnogrficos, mas no modelos de anlise gerais, como os fornecidos pela etnologia africanista (os Nuer, os Tiv...), asitica (a India das castas, os Katchin), ou oceanista (os Tikopia, os Trobriand). Ao extremo empiricismo, ausncia de sofisticao terica, deve-se ainda acrescentar o carter de bricolagem das anlises sociolgicas em americanismo: lana-se mo de conceitos forjados alhures, de onde uma persistente inadequao, sentida ainda hoje por todos os americanistas, entre a realidade qual so confrontados e os intrumentos tericos de que dispem... De modo geral, os escritos dos americanistas costumam distinguir-se por um monografismo estrito, um anti- ou a-historicismo irredutvel a convico implcita de que a histria das sociedades amaznicas estranha a seu ser (exceto como decadncia inelutvel), bem como sua inteligibilidade por parte do analista , e ainda por uma dificuldade manifesta em se libertar de uma alternativa fixa entre um determinismo ecolgico sumrio e um idealismo mais ou menos temperado. Esse conjunto de traos remete, em ltima instncia, ao que poderamos de chamar de patologias na construo do objeto, patologias que se traduzem numa ocultao ou no-apreenso das reais condies de existncia e de reproduo das sociedades amerndias, em benefcio exclusivo de certos traos que permitem constitu-las em utopias 2 , em Sociedade selvagem . graas a essa operao de substituio que pode se instaurar, entre a sociedade-miragem e o etnlogo, essa relao muito particular, cujo aspecto inicitico e a forte valorizao so uma constante no americanismo, enquanto gnero, desde o sculo XVI 3 . Objetar-me-o que a contribuio de Lvi-Strauss por si s basta para desmentir esse diagnstico de ateoricismo endmico. Contudo, sua obra no teve tanta influncia sobre o americanismo quanto se poderia pensar. Em primeiro lugar, porque Lvi-Strauss marcou o americanismo, no tanto enquanto americanista (exceto no Brasil), mas enquanto terico da etnologia em geral; desse ponto de vista, os americanistas esto, em relao a ele, na mesma posio que os africanistas ou oceanistas.
2

Sabe-se que as sociedades indgenas constituram a matria-prima privilegiada dos utopistas, desde o sculo XVI; contudo, a relao privilegiada entre utopia e indianidade tropical tem sido at agora estudada no quadro de anlises histricas centradas nas utopias. Seria interessante examinar a relao inversa, ou seja, o tropismo do gnero e dos modelos utpicos na literatura americanista em geral. 3 Para perceb-lo, basta escutar os americanistas falando de seu campo, e comparar esse discurso ao de um africanista ou de um especialista em sia; alis, o modo como uns e outros encaram e expressam sua relao com o campo mereceria um estudo aprofundado.

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 4

Em segundo lugar, muitos americanistas, sobretudo na Frana, mostraram-se reticentes quanto aos aspectos propriamente cientficos de sua obra, considerada extremamente positivista e desumanizante . Nos EUA, a real influncia de Lvi-Strauss foi em grande parte abafada em prol de um morfologismo pseudo-estruturalista difundido notadamente por Maybury-Lewis e seus discpulos. Em suma, o americanismo tropical reteve, da obra de Lvi-Strauss, principalmente aquilo em que manifestava sua profunda concordncia com a viso tradicional iluminista das sociedades indgenas, sem registrar exceo feita ao Brasil sua contribuio medodolgica, a no ser no campo da anlise mtica. 3) O grande desenvolvimento, sobretudo na Frana nos anos 60-70, da corrente chamada do etnocdio , constitui um outro trao marcante do americanismo tropical.

Visto que os escritos acerca do etnocdio foram abundantemente analisados, pelos autores do Selvagem entre outros, farei apenas algumas observaes elementares a esse respeito. Se verdade que a literatura do etnocdio representa apenas uma corrente do americanismo, no menos verdade que ela merece ser atentamente examinada, por duas razes: a) esse tipo de texto constitui um bom revelador das mltiplas pequenas derrapagens na ideologia que eu evocava acima, presentes no conjunto da etnologia americanista embora geralmente sob uma forma latente, difcil de perceber. principalmente nesse tipo de escrito que aparece mais claramente a fora da herana clssica no americanismo; trata-se, mais uma vez, de um trao sintomtico, pois os fantasmas que assombram as outras etnologias regionais remetem ao sculo XIX mais do que aos sculos XVII e XVIII. b) os temas veiculados pela literatura do etnocdio possuem um forte apelo junto ao grande pblico, que permite avaliar a importncia que a figura do ndio ainda possui no imaginrio europeu. Esse fato merece reflexo. De fato, a tenacidade de certos delrios sobre os amerndios no pode ser imputada falncia crtica de uma etnologia americanista mal descolonizada , como tampouco se explica por um vago recurso a uma ideologia Maio 68 . Por que o pblico, do qual fazem parte os americanistas, parece ser particularmente sensvel de um modo muito particular, ainda por cima ao desaparecimento das populaes amaznicas, ao passo que massacres de que so vtimas outras populaes, primitivas ou no, no os comovem? Qualquer que tenha sido a eficcia momentnea considervel, por sinal dos trabalhos que denunciavam o etnocdio, preciso ressaltar a sua profunda ambiguidade. Pois baseiam-se num roteiro invarivel e pr-fixado: a necessria agonia das sociedades indgenas, drama cujo heri , evidentemente, uma mscara ocidental e no uma criatura de carne e osso, pois lamenta-se tanto o ndio aculturado , e portanto desnaturado, como o ndio assassinado... Alm de ser profundamente reacionrio, porque priva as sociedades amerndias de qualquer capacidade de refletir e infletir sua histria, esse gnero de texto responsvel pela perpetuao de um mito extraordinariamente longevo e muito difundido (inclusive entre um nmero considervel de etnlogos), o do fatal desaparecimento dos ndios. Ora, essa uma idia totalmente equivocada. A maior parte das sociedades indgenas que sobreviveram at hoje esto atualmente em pleno crescimento demogrfico, os movimentos de reivindicao se multiplicam, se organizam, e evidente, sem querer negar o destino trgico de milhares de ndios e as ameaas reais de genocdio que ainda pesam sobre os ndios em alguns pases, que caminhamos para um ressurgimento, talvez at um renascimento das sociedades amerndias das terras baixas. Mas afinal, como explicar a ausncia do ndio como objeto da cincia e sua presena obsessiva como fantasma? Por que essa rea da etnologia tem tanta dificuldade em se livrar dos lugares-comuns, em criticar, seguindo sua vocao, as falsas evidncias? evidente que as razes dessas caractersticas do americanismo tropical devem ser buscadas nas condies de constituio desse tipo de saber cientfico, por conseguinte, nas condies histricas da relao entre a sociedade produtora dessa cincia e aquelas que constituem seu objeto. Nessa perspectiva, o aspecto fossilizado do

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 5

americanismo tropical pode ser facilmente explicado por um fato essencial: as sociedades indgenas no tiveram de vivenciar a relao que se instaurou no sculo XIX entre as potncias europias e as populaes que elas colonizaram, relao essa que presidiu, como se sabe, ao nascimento da antropologia moderna. O Selvagem ndio, e o Indio selvagem, porque, no sendo colonizado nessa poca, no foi convertido em objeto da cincia. Mas no basta constatar a ausncia de uma relao colonial de tipo moderno para explicar o que o americanismo atualmente; seria tambm preciso analisar com alguma preciso as implicaes desse fator histrico e, para alm de sua evidncia, identificar as mltiplas determinaes que contribuiram para dar a essa disciplina seu aspecto atual. Para tanto seria necessrio um estudo aprofundado das instituies do saber (grupos de especialistas e missionrios, e rgos de pesquisa, etc.) em que o americanismo foi progressivamente elaborado. Por falta de tempo e da competncia necessria, deixarei de lado esse aspecto da questo. Quero ressaltar, entretanto, que uma verdadeira histria do americanismo no poderia ser escrita sem essa pesquisa, pois dentro dessas instituies que se observa com mais clareza a articulao especfica entre cincia e ideologia em determinadas circunstncias histricas. 1. Observaes acerca da origem do americanismo tropical

O americanismo tropical tem a particularidade de ter sido informado, desde a origem, por duas tradies bastante heterogneas: a do mundo hispnico e a do resto da Europa, a dos conquistadores/colonizadores e a dos viajantes. O fato de a etnologia americanista estar fundada num tringulo o mundo hispnico e em seguida colonial, o resto do Ocidente, e o mundo indgena em vez de uma dupla a sociedade dos etnlogos e a dos etnologizados uma verdade bsica, que se deve contudo enfatizar, pois a relao entre eles foi e continua sendo muito diferente, e submete o americanismo a correntes contraditrias e complexas.

Ademais, preciso por em evidncia alguns dos fundamentos da etnologia sul-americana contempornea, no mnimo em razo do estatuto altamente valorizado da antropologia nesses pases, e do papel poltico considervel desempenhado pelos etnlogos latino-americanos nas polticas de seus pases em relao s populaes indgenas; H. Favre mostra que a etnologia na Amrica Latina , por excelncia, uma cincia poltica . a) A tradio hispnica A reflexo latino-americana contempornea acerca das sociedades indgenas das terras baixas , ainda hoje, tributria de fatores cuja origem deve ser buscada no sculo XVI.

A conquista da Amrica do Sul ocorreu numa poca em que a Espanha vivia uma situao bastante particular: o fim da Reconquista trouxe consigo uma obsesso em relao ao que a etnologia moderna chamaria de problema das ethnic boundaries , a busca, nos estritos limites impostos por uma Igreja ideologica e institucionalmente onipotente, dos fundamentos morais e biolgicos da hispanidade. Alm disso, sabe-se que a Espanha se lanou prioritariamente sobre o mundo andino; e uma das muitas estruturas que o imprio colonial herdou do Estado inca o fato relegar os ndios da floresta Barbrie. De fato, o ndio que passa a povoar os sonhos dos americanos, tara indelvel da identidade latinoamericana ou germe de uma raa csmica , antes de mais nada, o ndio das alturas, o ndio imperial. Essas circunstncias entre outras que seria necessrio detalhar e definir com preciso contribuiro para forjar no mundo hispnico uma percepo do ndio caracterizada por sua incluso formal, a partir de critrios teolgicos, no gnero humano (reconhecimento intimamente ligado, dizem, legitimao da

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 6

Conquista) e a concomitante recusa em aceitar, tanto no nvel da sensibilidade imediata como no da reflexo, a diferena dos ndios. Nisso, a atitude dos espanhis, como veremos, difere muito da do resto da Europa renascentista. Essa incapacidade de pensar a alteridade aparece claramente no modo espanhol de apreenso das formas polticas indgenas no-estatais: ou os conquistadores simplesmente inventavam tipos de poder inexistentes, ou faziam das sociedades amaznicas alegorias da Barbrie. Essa mais uma diferena digna de nota entre o mundo hispnico e a tradio dos viajantes sobretudo franceses pois h um mundo, do ponto de vista da filosofia poltica ocidental, entre o que incarnam, respectivamente, o Brbaro e o Selvagem. Vale a pena insistir nisso, pois talvez isso tenha ligaes com a dificuldade enfrentada pelo pensamento latino-americano contemporneo para encampar as sociedades da floresta, por se encontrar dilacerado entre um comunitarismo herdado da corrente indigenista, uma tradio marxista que s analisou a questo indgena sob o prisma da teoria estalinista das nacionalidades, e a ausncia de qualquer tradio autctone de reflexo acerca da sociedade natural . Seria ainda necessrio, se no nos faltasse espao, traar uma ntida distino, dentro do que chamo de tradio hispnica, entre a Espanha e Portugal, que mostraria especialmente:

condies totalmente diversas, nas colnias espanholas e portuguesas, quanto mo-de-obra explorvel. A partir do momento em que se resignaram impossibilidade de fazer os ndios trabalharem, os portugueses, como um todo, excluiram-nos de suas categorias sociais, relegando-os animalidade. At a poca tardia da expanso para o interior, e conseqente apropriao das terras indgenas, houve poucos esforos, por parte dos luso-brasileiros, de enquadramento poltico ou missionrio dos ndios, que foram ignorados, absorvidos ou eliminados. Na verdade, o ndio local e real s veio a constituir objeto de reflexo por parte dos brasileiros numa data relativamente recente 4 . b) A tradio dos viajantes Nem preciso dizer que o cenrio social e intelectual no resto da Europa ocidental era totalmente diferente; sociedades atravessadas por todas as correntes que se agrupam sob os termos Renascimento e Reforma, menos rigidamente hierarquizadas e cristalizadas do que na Espanha, relativamente emancipadas do peso institucional e ideolgico da Igreja, e que se mantiveram alheias, exceto nas Antilhas e nas Guianas, pilhagem da Amrica, s podiam ter uma viso dos ndios muito diversa da dos espanhis. Alm disso, os primeiros viajantes (penso sobretudo nos cosmgrafos franceses) foram confrontados no a imprios ou estados, mas s sociedades Tupi e Carib do litoral atlntico.

A percepo das sociedades indgenas tpica dos viajantes se caracteriza, em primeiro lugar, pelo reconhecimento da humanidade dos ndios, imediatamente incorporados como homens na sensibilidade e no imaginrio europeus. No entanto, apresentavam alguns traos antitticos noo corrente de humanidade no tinham soberano, e eram canibais que tornavam suas sociedades ininteligveis a partir das representaes normativas da poca. no espao delimitado por esse paradoxo completa aceitao da alteridade dos ndios, incapacidade de compreend-los que ir se desenvolver a figura do Selvagem como horizonte filosfico e moral nas teorias do contrato, sempre como categoria-limite do pensvel, como fundamento epistemolgico necessrio para uma reflexo acerca do socius.

Deveria certamente ser lembrado o papel de um sentimento de identidade nacional e cultural muito mais fluido em Portugal do que na Espanha no momento da Conquista; fato ao qual se costuma atribuir o carter simbitico, digestivo , do colonialismo portugus e a alegada ausncia de racismo no Brasil; alegada, digo, pois h evidentemente outros racismos alm do biolgico...

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 7

Fica evidente que a etnologia americanista, sobretudo na Frana, permaneceu muito prxima dessa corrente filosfica, em sua temtica (postulada ausncia de trabalho, anarquia sem caos, relao harmoniosa com a natureza), em seu vocabulrio, suas referncias obrigatrias, no prprio estilo de sua escrita. O americanismo tropical continua definitivamente marcado por um conjunto determinado de idias herdadas de tradies ao mesmo tempo longnquas e heterogneas, a hispnica oriunda de uma colonizao direta, embora rapidamente frustrada no que diz respeito aos ndios da floresta, que escaparam por entre os dedos dos espanhis ao mesmo tempo como mo-de-obra e como objeto de reflexo e a europia , oriunda de um olhar de viajante para o qual as sociedades indgenas, no sendo boas para explorar, foram especialmente boas para pensar, uma tradio que, paradoxalmente, marcou profundamente a antropologia por vir; paradoxalmente, porque esta iria desinteressar-se por muito tempo desse espelho primeiro e arcaico.

2. O ndio da floresta no sculo XIX Por volta do final do sculo XVIII, por uma srie de razes que no cabe aqui relembrar, um novo quadro epistemolgico se instala progressivamente. De uma viso sincrnica das formas possveis de organizao social e poltica, passa-se, com Turgot, Condorcet, Herder, Ferguson, etc., a uma viso essencialmente historicista. Como se sabe, o desenvolvimento da noo de evoluo constitui o principal corte no seio desse processo, corte esse que acarreta uma transformao do contedo da noo de civilizao, e uma modificao correlativa da percepo do Selvagem. essa ruptura epistemolgica que vai permitir a constituio ideolgica do objeto da antropologia, isto , o Primitivo, um ser submetido ao movimento da histria, transio do Selvagem ao Primitivo intimamente ligada aos mecanismos de legitimao ideolgica do colonialismo triunfante. No meio de tudo isso, o que feito do ndio? Curiosamente, ele parece desaparecer exatamente nos lugares em que estava mais presente nos sculos anteriores, a Frana e a Inglaterra.

O desaparecimento do ndio das selvas entre os especialistas e seu concomitante enfraquecimento como emblema supremo de alteridades polticas 5 , explicam-se facilmente se lembrarmos que, no exato momento em que as outras populaes primitivas comeavam a ser transformadas em objeto de estudo pela relao colonial, a Amrica do Sul conclua sua descolonizao . A independncia em relao Coroa espanhola , alis, acompanhada de profundas transformaes na relao entre as populaes neo-americanas e os ndios. Tais transformaes afetam, contudo, principalmente o ndio das terras altas; apesar de suas fontes (Atala, principalmente), o indianismo romntico que invade a literatura sul-americana durante a primeira metade do sculo XIX se desinteressa quase totalmente 6 dos ndios da floresta, que permanecero marginais no movimento de elaborao progressiva das representaes nacionais americanas da indianidade que culmina na corrente indianista do final do sculo XIX.

Alguns dos valores simblicos do Selvagem, incarnados at ento pelo ndio da floresta, iro se desligar de seu suporte original, para se fixarem num outro, o nativo das ilhas dos Mares do Sul. Seria interessante, alis, estudar as diferenas de representao dessas duas figuras. 6 Cumanda, romance do escritor equatoriano J.L. Mera, constitui uma exceo a esta regra. Alm disso, esse romance, imitao de Atala, ilustra perfeitamente o difcil e s vezes incongru casamento da tradio hispnica com a tradio francesa, do Brbaro e do Selvagem.

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 8

A persistente marginalidade do ndio da floresta, ao mesmo tempo em que so esboadas as premissas de uma reflexo terica americana acerca das populaes indgenas no-florestais, se deve a uma srie de fatores. Durante toda a primeira metade do sculo, as regies amaznicas ficaram muito pouco integradas s novas naes sul-americanas. Essa integrao e, correlativamente, o encontro e a assimilao intelectual e scio-econmica dos ndios da floresta foram iniciadas em condies muito pouco propcias ao nascimento de um olhar etnolgico: guerras de fronteira, nacionalismos exacerbados, e desenvolvimento, no quadro imposto pela ingerncia imperialista crescente (essencialmente inglesa e norte-americana) do colonialismo interno. O carter concessionrio, convulsivo e expoliativo da penetrao nacional na Amaznia, longe de gerar uma tradio de pensamento etnolgico, deu origem, ao contrrio, a atitudes de racismo virulento contra os ndios da floresta, que muitas vezes se traduziram em extermnio puro e simples, norte-americana, das populaes indgenas locais. Ao contrrio dos ndios das terras altas, que representam, j por sua fora de trabalho, um valor econmico fundamental, os ndios da floresta so considerados at hoje em muitos pases, entre os quais o Brasil, como um incmodo, a ser pacificados ou suprimidos, de modo a aambarcar as terras e recursos que ocupam inutilmente , isto , sem que se possa explorar a mo-de-obra que representam. Contudo, se olharmos com ateno, veremos que o ndio continua presente na Europa num local bastante inesperado, a Alemanha, cujos estudiosos so os nicos, no sculo XIX, que se preocupam constantemente com os indgenas sul-americanos. Embora eu conhea muito mal a histria intelectual da Alemanha, avanarei algumas hipteses para tentar explicar o persistente interesse que l se dedicou aos ndios: primeiramente, uma razo negativa: como a expanso colonial alem foi tardia e relativamente marginal, o ndio s foi superado por outras figuras exticas nas ltimas dcadas do sculo; de modo geral, a fortssima influncia da filosofia iluminista francesa na Alemanha durante as primeiras dcadas do sculo XIX, e a concomitante difuso da representao do Selvagem que ela veicula; finalmente, o papel extremamente importante desempenhado pelos naturalistas na elaborao das cincias humanas e naturais na Alemanha. Ora, o campo privilegiado dos naturalistas alemes do sculo XIX, por razes ao mesmo tempo histricas (a concorrncia colonial alhures) e ideolgicas (apelo do Selvagem do Iluminismo, representao da Amaznia como incarnao privilegiada de uma Natureza ednica e selvagem 7 ), foi a Amrica do Sul. Esses naturalistas (entre os quais Humboldt, von Martius, Wied-Neuwied, etc.) marcaram os estudos americanistas de vrios modos. Primeiramente, porque acumularam uma massa enorme de material etnogrfico.

Note-se nesse sentido que os escritos dos naturalistas carregam uma imagem muito particular dos ndios, concebidos, no limite, como uma espcie mais natural do que cultural, uma espcie de emanao antropomorfizada de uma natureza especialmente natural ; essa naturalizao do ndio (muito diferente da que marca a representao dos negros 8 ) constitui um intermedirio, ou um avatar, entre o Bom Selvagem do sculo XVIII e o Adaptador universal da ecologia cultural do sculo XX.

Uma comparao entre as representaes diversas da floresta amaznica e da floresta equatorial africana seria instrutiva; tenho a impresso, a partir de relatos de viajantes e naturalistas, de que a floresta africana concebida como mais ameaadora, mais sombria do que a selva amaznica do sculo XIX. 8 A naturalizao dos negros tende mais para uma assimilao animalidade, ao passo que a dos amaznicos parece pender para uma assimilao com o reino vegetal, paradigma mximo da naturalidade para a Amaznia no sculo XIX.

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 9

Em seguida, porque contriburam para a difuso das idias herdadas dos Idelogos franceses (sabe-se que estiveram em contato uns com os outros, especialmente Humboldt, que participaria de uma expedio da Socit des Observateurs de lHomme). Foi assim que a corrente empiricista e ambientalista dos Idelogos, sua ambio de unificar as cincias naturais e as sociais, de criar uma Histria natural da humanidade , perpetuou-se e desenvolveu-se na Alemanha, enquanto era varrida da Frana pelo retorno (concomitante reao bonapartista e Restaurao) do idealismo anti-empiricista. Desse modo, as cincias humanas nascentes se encontraram divididas, durante muito tempo, em ramos fsicos nos quais se mantinham alguns aspectos da herana dos Idelogos, e ramos histricos, sociolgicos e psicolgicos, ligados de modo duradouro filosofia. Sebemos o quanto a etnologia francesa permanece marcada por essa clivagem; por outro lado, o ideal de unidade das cincias humanas se mantm como caracterstica dessas disciplinas na Alemanha ao longo de todo o sculo XIX, e ser herdado, sob uma forma degenerada, pela etnologia norte-americana da primeira metade do sculo XX.

Esse substrato alemo do americanismo, relativamente desconhecido na Frana, merece ser lembrado, pois a etnografia das sociedades das terras baixas ser dominada, at as dcadas de 20 e 30, pela contribuio alem (basta pensar, para mencionar apenas alguns, em M. Schmidt, Koch-Grnberg, Nimuendaju, Trimborn, etc.); seria, assim, aconselhvel conhecer o ambiente cultural e cientfico de que saram esses estudiosos. Ademais, a cincia alem influenciou consideravelmente os antroplogos americanos da gerao de 1920 a 1950; todas as idias centrais da etnologia americana nessa poca, especialmente a definio e o uso da noo de cultura, so, num certo sentido, diretamente originrias da herana alem. Dois traos particulares da cincia social alem devem ser aqui notados. Em primeiro lugar, observa-se que um dos eixos fundamentais dessas disciplinas foi a oposio, no quadro de um evolucionismo global que ningum pensaria em questionar, entre difusionismo e paralelismo, debate centrado na natureza dos mecanismos atravs dos quais todas as sociedades evoluam. No sculo XIX, o difusionismo expandiu-se muito mais na rea americanista do que o parelalismo estrito, pois se adequava melhor representao dominante do ndio como ser passivo ou degenerado, incapaz de evoluir moto proprio. Alm disso, conhecida a paixo museogrfica dos estudiosos alemes, colecionadores vidos e fundadores dos primeiros museus etnogrficos do mundo, e o interesse pela tecnologia que sempre demonstraram. Essa orientao imprimiu uma forma particular aos esquemas evolutivos e s tipologias culturais elaboradas pelos alemes, bem diferentes, nesse aspecto, das construes propostas pelos especialistas britnicos. Outro objeto de ateno por parte dos alemes foi, como se sabe, a mitologia e, de modo mais geral, a psicologia primitiva , interesse cuja abordagem tributria da filologia e da hermenutica alems (essa corrente tambm teria uma descendncia considervel nos EUA). Em compensao, a organizao social, enquanto sistema dotado de relativa autonomia, no existe como objeto cientfico analiticamente isolvel na cincia social alem do sculo XIX.

Citemos alguns dos estudiosos que se interessaram particularmente pelos ndios: Meiners, cujo projeto de escrever uma histria da humanidade em todos os seus aspectos definiu o espao em que surgiria a noo de cultura; G. Klemm, cuja obra contm a primeira definio moderna de cultura, a mesma que seria difundida por Tylor; note-se que em seu Allgemeine Kulturgeschichte der Menshheit, no qual Klemm divide a humanidade em Passivos e Ativos , dentro de um esquema em trs estgios inspirado em

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 10

Condorcet, os amaznicos so classificados no ponto mais baixo da escala, o dos passivos selvagens ; T. Waitz, especialista em mentalidade primitiva , que influenciou profundamente Boas; A. Bastian, inventor das reas culturais, sob a forma de Kulturlnder , focos de configuraes culturais diferenciadas pelo efeito do meio ambiente; Hahn, discpulo de Klemm, que elaborou uma tipologia interessante, fundada nas correlaes sistemticas entre os traos de cada cultura; Ratzel, inventor da noo de zonas marginais , cuja influncia na etnologia americana conhecida, e cujo prottipo a Amaznia; Vierkandt, segundo o qual os amaznicos so os tpicos Naturvlker , essencialmente incapazes de progresso tecnolgico; e, finalmente, os conhecidos representantes da escola das KulturKreise, cujos mestre foram Graebner no campo da tcnica e o Padre Scmidt no campo da psicologia primitiva (Martin Gusinde, etngrafo dos Ona e dos Yaghan, foi seu discpulo), os inventores diretos da noo de rea cultural que seria retomada, mas numa perspectiva anti-evolucionista, por Boas, Wissler e Kroeber.

Apesar das diferenas de inflexo e de orientao na obra dos estudiosos alemes, percebe-se que os ndios da Amaznia nela se apresentam sob traos recorrentes bastante homogneos. Na verdade, ocupam, num quadro evolucionista, um lugar comparvel ao que ocupavam dentro do quadro sincrnico das formas possveis de vida social, o de categoria-limite, no mais de organizao poltica, mas de existncia histrica. Isso ocorre na perspectiva estritamente paralelista, na qual o amznico aparece como uma espcie de grau zero, uma base fora da histria sobre a qual seria erguida uma construo em degraus nos quais viriam a se instalar as populaes mais bem aquinhoadas. E igualmente na perspectiva difusionista, na qual o ndio da floresta rerpesenta ainda, como em Vierkandt, uma espcie de pntano cultural a que s uma contribuio externa poderia dar movimento. O ndio no deixa de ser, finalmente, um Selvagem. De modo geral, as cincias sociais alems do sculo XIX nos colocam diante de um curioso paradoxo: apesar de seu historicismo exacerbado, no conseguem dar uma existncia histrica aos amerndios; apesar de um formidvel desenvolvimento histrico e de uma acumulao de conhecimento etnogrfico sem precedentes, as sociedades indgenas continuam no sendo aladas ao estatuto de objeto cientfico.

Vrios aspectos do americanismo contemporneo evidenciam a persistncia das abordagens e problemticas alems do sculo XIX. A bi-polaridade paralelismo/difusionismo, por exemplo, pode atualmente ser encontrada, com um certo deslocamento, na oposio entre neo-evolucionismo, de um lado, e difusionismo cultural, e posteriormente estruturalismo a-histrico, do outro. Alm disso, a dicotomia arcaica e estril entre idealismo e determinismo geogrfico continua marcando os debates americanistas, especialmente nos Estados Unidos. Enfim e sobretudo, a ausncia de uma reflexo centrada nos sistemas constitutivos da organizao social reflexo cujo surgimento parece estar de fato ligado instaurao de uma relao de explorao colonial direta de tipo moderno condenou o americanismo tropical a uma carncia cientfica ainda no sanada, por ter ficado muito tempo imobilizado diante de uma alternativa sem sentido entre a concepo das estruturas sociais como atualizao livre e gratuita de um ethos psicanaltico, poltico ou binrio, ou como resposta mecnica s imposies do meio ambiente. 3. O americanismo no sculo XX: o peso da tradio, as premissas de uma renovao

Como conseqncia lgica do desenvolvimento local do imperialismo americano bem como da multiplicao dos estudos dedicados s sociedades indgenas no Norte, os americanos comeam, lentamente, a substituir os alemes na Amrica do Sul logo aps a Primeira Guerra Mundial. Contudo, o progresso do

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 11

conhecimento etnogrfico, graas ao incremento das expedies de explorao comerciais e cientficas, no se traduz num progresso terico notvel. At o final da dcada de 40, a etnologia americanista dos Estados Unidos vive basicamente de conceitos desenvolvidos pelos alemes, embora seja bastante prudente em relao s ousadias tericas do sculo anterior, j que se define por uma reao anti-evolucionista e por um empirismo extremos, um retorno ao indutivismo e uma desconfiana irredutvel quanto s pesquisas de causalidade. Assim, a primeira metade do sculo XX no traz grande coisa ao americanismo tropical no plano do desenvolvimento terico, exceto no Brasil, onde a forte influncia da escola sociolgica francesa, de Durkheim a Lvi-Strauss, traduziu-se num florescimento de estudos sociolgicos freqentemente brilhantes. No restante da Amrica, seria preciso esperar pelo surgimento do neo-evolucionismo de L. White e pelos trabalhos posteriores de J. Steward para que ocorresse, no campo do americanismo, um avano ao mesmo tempo quantitativo e qualitativo.

Tal progresso qualitativo se deve, em grande parte, difuso das teorias e abordagens elaboradas pelo funcionalismo britnico (foi na esteira do neo-evolucionismo que a escola sociolgica inglesa foi finalmente introduzida nos Estados Unidos) e ao retorno a problemticas centradas na causalidade, de modo que a causalidade evolutiva tomou o lugar do difusionismo como princpio heurstico da diversidade cultural. A influncia dessas teorias se fez ver num aumento do interesse, a partir de 1955, por questes sociolgicas, especialmente dentro de uma reflexo acerca do que J. Steward chamava de nveis de integrao . Alm disso, a rehabilitao de Morgan e dos esquemas de interpretao materialistas gerou a multiplicao de pesquisas centradas na base material das sociedades indgenas, no mais numa perspectiva tecnolgica, como ocorria anteriormente, mas numa perspectiva inicialmente economicista, e em seguida ecologista. Contudo, tal progresso terico ainda era limitado. Apesar de a estrutura social emergir, finalmente, como nvel pertinente de anlise, costuma ser inserida em tipologias formais pr-estabelecidas, emprica e analiticamente discutveis. Alm disso, estas tipologias, fundadas em modelos sociolgicos elaborados pelos funcionalistas ingleses a partir de dados essencialmente africanos, so mecanicamente aplicadas s sociedades indgenas, a despeito de sua flagrante inadequao realidade local 9 . As explicaes centradas na base material , por sua vez, so comprometidas ao mesmo tempo por uma concepo muito grosseira e reducionista da economia definida exclusivamente como conjunto de tcnicas de subsistncia e por esquemas de causalidade unilinear de um determinismo sumrio.

O enorme sucesso da ecologia cultural que constitui um desdobramento do neo-evolucionismo entre 60 e 75, nos estudos americanistas nos Estados Unidos, no nada espantoso considerando as caractersticas epistemolgicas desse setor da disciplina. Adequa-se perfeitamente a uma etnologia que sempre prescindiu de reflexo sociolgica, tradicionalmente pouco habituada a manipular simultaneamente nveis distintos de realidade e a analisar articulaes/contradies, em que o determinismo geogrfico servia, h muito, como princpio explicativo. O recurso mgico noo de adaptao na verdade permitia, em nome de um rigor cientfico constantemente reivindicado, exorcizar temporariamente todas as problemticas sociolgicas e histricas que pudessem tirar o americanismo tropical de seu marasmo terico.

Muitas sociedades amaznicas foram includas fora no leito de Procusto da linearidade, at que se percebesse, por volta do incio dos anos 70, que a utilizao de um princpio de filiao unilinear para a formao de grupos sociolgicos ou mesmo de categorias ideolgicas constitua, nas sociedades das terras baixas da Amrica do Sul, mais a exceo do que a regra.

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 12

Em suma, entre os anos 50 e 70 o americanismo tropical finalmente passou a levar em conta dimenses da realidade social at ento ocultadas, mas essa conscientizao permanecia extraordinariamente pouco crtica. As estruturas sociais e as transformaes reais dos grupos sul-amerndios ainda eram mascaradas por tipologias inadequadas ou noes que dissolviam, de sada, sua especificidade. Fundamelntalmente, o americanismo tropical continuava sendo a mais a-sociolgica das etnologias regionais, e o espao por ele ocupado era ainda definido por seus velhos polos tradicionais: geogrficos/ecolgicos de um lado, idealista e filosfico, do outro.

***

Entretanto, a partir do incio dos anos 70, esses problemas epistemolgicos afloram de modo cada vez mais evidente conscincia dos americanistas 10 . O mal-estar sentido por eles est certamente ligado evoluo da disciplina como um todo, ao crescente isolamento cientfico do americanismo tropical, e s crticas ao ecologismo vindas de todos os lados. Mas est principalmente ligado, a meu ver, a uma transformao radical na relao de foras entre sociedades indgenas e sociedades dominantes na Amrica do Sul. A partir do momento em que os ndios comeam a falar por si, a se oporem, de forma ativa e muitas vezes eficaz, opresso de que so vtimas, atravs de organizaes reconhecveis pela burocracia nacional, torna-se cada vez mais difcil manter um discurso a seu respeito que os exclui como sujeitos e tratar suas sociedades como isolados utpicos. De boa ou de m vontade, os etnlogos americanistas passam a ser obrigados a refletir acerca de sua disciplina e de suas responsabilidades morais, cientficas e polticas. Assim, as preocupaes temticas dos americanistas tm-se transformado profundamente nos ltimos anos. Os fenmenos de mudana constituem um dos principais eixos dessas novas problemticas, no mais na perspectiva aculturante tradicional, mas como pesquisa orientada para a busca de modificaes estruturais de conjuntos sistmicos, e nos assim chamados fenmenos de etnicidade. Essa orientao de pesquisa bastante generalizada inclui trs planos de realidade que parecem ter recentemente passado para o primeiro plano dos estudos americanistas: o problema, atualmente crucial para a Amrica Latina, da relao classe/etnia; os fundamentos simblicos e sociolgicos das identidades sociais, da identidade tnica em particular; a anlise da percepo e do tratamento simblico do estrangeiro; essas preocupaes geram uma reflexo acerca da organizao social, especialmente quanto aos sistemas polticos e os sistemas de parentesco, finalmente percebidos em sua originalidade e especificidade; as elaboraes crticas a respeito dessas questes certamente traro uma contribuio decisiva aos estudos de parentesco, especialmente teoria das estruturas elementares;

finalmente, a histria das terras baixas comea a se tornar um objeto de pesquisa importante, na medida em que se percebe a riqueza do material histrico, na verdade muito mais abundante do que se pensava. Nesse sentido, so atualmente analisados os mecanismos estruturais da mudana nas sociedades indgenas, o problema da natureza das contradies que as corroem, o modo como so vividas e concebidas a mudana e a temporalidade.

Os simpsios de americanismo tropical dos Congressos internacionais dos Americanistas ilustram claramente essa conscientizao, especialmente o simpsio Social Time and Social Space in Lowland South America, realizado em Paris, em 1976.

10

A.C. Taylor, Americanismo Tropical 13

Paradoxalmente, o enrijecimento terico do americanismo tropical constitui em certo sentido uma sorte para a disciplina. O olhar afinal despojado que lana sobre as sociedades indgenas, o trabalho crtico que realiza com os conceitos e modelos que utilizava automaticamente, levam-no a lanar uma nova luz, certamente fecunda, sobre questes que afetam a etnologia como um todo. semelhana das sociedades que estuda, o prprio arcaismo do americanismo tropical talvez lhe garanta um renascimento inesperado.

In Histoires de lAnthropologie (XVIe - Xxe sicles). Paris, Klincksieck, 1984, pgs. 213-233 Traduo: Beatriz Perrone-Moiss

Anda mungkin juga menyukai