Anda di halaman 1dari 31

ATRIBUIES DE CADA CARTRIO 1. Quais os servios prestados pelos Cartrios de Registro Civil? R.

Os Cartrios de Registro Civil so responsveis pelo registro de nascimento, de casamento, de bito etc., e por fornecer as certides desses atos. 2. Quais os servios prestados pelos Cartrios de Registro de Ttulos e Documentos? R. Os Cartrios de Registro de Ttulos e Documentos tem funes diversas e amplas. Registram, principalmente, contratos que tm como objetos bens mveis. Promovem o registro de documentos gerais e tambm o responsvel por fazer notificaes extrajudiciais, como as de cobrana, por exemplo. Alm disso, o Registro de Ttulos e Documentos tambm possui a chamada funo suplementar ou residual, praticando os registros no atribudos aos demais servios (registros de imveis, registro civil de pessoas jurdicas etc.). 3. Quais as atribuies dos Cartrios de Registro Civil de Pessoas Jurdicas? R. Os Cartrios de Registro Civil de Pessoas Jurdicas so responsveis pelo registro dos contratos sociais, atos constitutivos e estatutos - e suas respectivas alteraes - das empresas, sindicatos, associaes, fundaes e sociedades civis, pias, religiosas, morais, cientficas etc. 4. Quais so as atribuies dos Cartrios de Notas? R. o cartrio competente para lavrar escrituras, como as de imveis e de reconhecimento de paternidade, testamentos, autenticao de cpias e procuraes, reconhecimento de assinaturas, entre outros. 5. Qual a atribuio dos Cartrios de Registro de Imveis? R. Registram os ttulos de propriedade de imveis e respectivas averbaes. Assim, para saber quem o proprietrio de um imvel necessrio consultar o registro do imvel nesse cartrio. importante saber que a escritura de um imvel pode ser lavrada em qualquer cartrio de notas, inclusive de outra cidade ou estado, mas deve ser registrada no cartrio que jurisdiciona o endereo do imvel. 6. Qual a competncia do Cartrio de Protestos de Ttulos? R. o cartrio competente para o protesto de cheques, notas promissrias, duplicatas e outros documentos em que se reconheam dvidas.

7. E os Cartrios de Registro de Contratos Martimos e de Distribuio? R. Restritos a alguns estados, os primeiros tratam exclusivamente de atos relativos a transaes de embarcaes martimas; os segundos respondem pela distribuio equitativa de servios cartoriais de que trata a Lei n. 8.935, e atos complementares funo. REGISTRO CIVIL

8. O que Registro Civil? R.O registro civil ato jurdico que d publicidade ao nascimento com vida de determinada pessoa, conferindo-lhe existncia legal e autntica, atribuindo-lhe aptido para contrair obrigaes e adquirir direitos. 9. Para que serve o Registro Civil? R.O registro civil necessrio para exercer direitos e adimplir obrigaes tais como: freqentar escola ou creche, postos de sade; emisses de documentos, autorizaes, etc. 10. Toda pessoa precisa ser registrada? R. Sim. Toda pessoa, aps seu nascimento, deve ser registrada. Da mesma forma, se uma pessoa morre, tambm necessrio o registro de bito. NASCIMENTO

11. O que Certido de Nascimento? R. o documento que comprova a existncia de uma pessoa. Esse documento deve conter o nome completo da pessoa (nome e sobrenome), a data, horrio e local de seu nascimento, quem seu pai, sua me, seus avs, e o dia em que foi feito o registro.

Ateno: muito importante conferir se os dados constantes da certido esto corretos. Tambm preciso escolher bem o nome para o filho, pois o nome s pode ser alterado em casos excepcionais.

12. Onde e como feito o Registro de Nascimento? R. Em regra, dentro do prazo legal, o Registro Civil de Nascimento deve ser feito na localidade onde a pessoa nasceu ou na de residncia dos genitores (pai, me) ou responsvel legal (art. 50 da Lei n. 6015/73). Fora do prazo legal, o RCN feito unicamente no cartrio da circunscrio da residncia do interessado (art. 46 da Lei n. 6015/73).Todavia, o registro de nascimento ocorrido no Distrito Federal poder ser registrado em qualquer Cartrio de Registro Civil, eis que o Provimento Geral da Corregedoria do Distrito Federal dispe em seu art. 229 que para fins de registro de nascimento, habilitao de casamento e bito o Distrito Federal circunscrio registral nica. Vale lembrar que no sero cobrados emolumentos pelo registro civil de nascimento e pelo assento de bito, bem como pela primeira certido respectiva, nos termos do art. 30 da Lei n. 6015/73, com redao dada pela Lei 9534/1997.

13. Quem tem obrigao de registrar e quais os documentos so necessrios? R. Os pais devem levar ao cartrio de registro civil os documentos pessoais (RG, CPF, certido de nascimento ou casamento), bem como a declarao de nascido vivo do hospital ou maternidade (esse documento fornecido aos pais do beb pelo hospital ou maternidade, aps o seu nascimento). a) Quando os pais da criana so casados, no h necessidade de comparecimento de ambos ao cartrio. Nesse caso preciso a apresentao da certido de casamento para que o registro seja efetuado em nome dos dois; b) Nos casos em que os pais no so casados, para que o registro seja efetuado no nome de ambos os genitores, h necessidade de comparecimento dos dois.
Ateno: Ningum deve registrar em seu nome uma criana sabendo que no seu filho, pois estar cometendo o crime previsto no caput do art. 242 do Cdigo Penal. Caso queira fazer isso sem problemas com a lei, deve entrar com o pedido de adoo, diretamente na Vara da Infncia e Juventude.

14. O que fazer se o pai da criana recusar-se a ir ao Cartrio e registrar o filho em seu nome? R. Nesse caso, a me da criana dever registrar o filho apenas em seu nome e, no prprio cartrio de registro civil, dever indicar os dados pessoais do suposto pai para que o Oficial de Registro encaminhe ao Juiz da Vara de Registros Pblicos para os procedimentos legais. Este procedimento investigatrio da paternidade previsto na Lei n. 8560/92.

15. O que o Registro Civil de Nascimento RCN? R. o ato de assento do nascimento de uma pessoa feito no livro prprio de registro civil de nascimento (nascidos vivos). Deve ser feito uma nica vez na vida, quando do nascimento da pessoa. Ressalte-se que as declaraes de nascimento fora do prazo legal dependero de requerimento assinado por duas testemunhas, exceto se o registrando tiver menos de 12 (doze) anos de idade, caso em que ficam dispensadas as assinaturas de testemunhas, observado o disposto no art. 54, item 9, da Lei n. 6015/73. 16. O Registro Civil de Nascimento obrigatrio no Brasil? R. Sim. obrigatrio (art. 2 e 9 da Lei 10.046/2002 - Cdigo Civil; e na redao atualizada dos artigos 50 e 52 da Lei 6015/ 1973). 17. H multa a pagar para fazer o registro fora do prazo legal? R. No h multa a pagar para registro fora do prazo legal. Se algum cobr-la importante seja denunciado o fato Corregedoria Geral de Justia do estado de referncia ou Corregedoria Nacional de Justia (http://www.cnj.jus.br). No Distrito Federal, pode-se procurar a Corregedoria do TJDFT, atravs do telefone 0800614646 (Ouvidoria Geral). 18. Quanto custa para fazer o Registro Civil de Nascimento - RCN? E para obter a certido de nascimento - CN? R. No custa nada para fazer o Registro Civil de Nascimento e no se pode cobrar por isso. O fornecimento da primeira via da Certido de Nascimento tambm gratuito para todos. Todavia, o fornecimento gratuito de segunda via da certido direito apenas dos reconhecidamente pobres. Ressalte-se que o estado de pobreza ser comprovado por declarao do prprio interessado ou a rogo, tratando-se de analfabeto, neste caso, acompanhada da assinatura de duas testemunhas, nos termos do 2 do art. 30 da Lei n. 6.015/73. Alm disso, para autorizar o registro extemporneo exigida busca nos cartrios, bem como a apresentao de certido negativa de Registro Civil de Nascimento, esses servios no so gratuitos e o seu valor definido no mbito da legislao estadual. 19. Onde feito o Registro Civil de Nascimento - RCN? R. O RCN feito nos cartrios de registro civil de nascimento. Os servios de RCN esto presentes na sede prpria do rgo ou podem estar descentralizados em postos avanados de registro civil, em servios de RCN itinerantes, nos mutires de RCN e nas unidades interligadas de RCN em estabelecimentos de sade que realizam partos.

20. Que profissional est credenciado para efetuar o Registro Civil de Nascimento - RCN? R. Apenas os oficiais dos servios de Registro Civil de Nascimento e seus prepostos que receberam delegao do poder pblico (art. 236 da Constituio Federal) podem fazer o assento de nascimento. A fiscalizao de seus atos de atribuio do Poder Judicirio. 21. Quem pode ser declarante do nascimento perante o rgo de Registro Civil? R. No caso de menor de idade, os declarantes do nascimento em primeiro lugar so os pais e responsveis conforme dispe a redao atualizada do art. 52 da Lei 6015/1973, com assinatura de duas testemunhas se fora do prazo legal (redao atualizada ao artigo 46 da Lei 6015/ 1973. No caso de registro de pessoa incapaz (arts. 3 e 4 do Cdigo Civil) o declarante ser o responsvel legal com assinatura de duas testemunhas. Os maiores de idade (art. 5 do Cdigo Civil) podero pessoalmente requerer o registro de seu nascimento com assinatura de duas testemunhas. O oficial do Registro Civil, se suspeitar de falsidade na declarao do nascimento, poder exigir prova suficiente. Persistindo a suspeita, o oficial encaminhar os autos ao juzo competente. 22. A me pode ser a declarante do registro de filho (a) em seu nome e em nome do pai da criana? R. Sim, se casada e portar a certido de casamento. Se no casada formalmente, deve portar uma declarao de paternidade do pai, conforme o inciso II do artigo 1 da Lei 8560/ 1992. 23. H legislao penalizando genitores que se recusam ao Registro Civil de Nascimento dos filhos? R. Sim h legislao com penalidades, o Estatuto da Criana e do Adolescente no seu art. 249. 24. O Registro Civil de Nascimento pode ser feito em qualquer idade? R. Sim, em qualquer idade a pessoa pode e deve ser civilmente registrada. 25. Como requerer o Registro de nascimento extemporneo de uma pessoa quando essa no sabe alguns dados essenciais ao registro, como o local do nascimento, qual o nome da me/pai/avs, qual a data de nascimento? R. Nos casos de registro extemporneo em que no se obtm os dados essenciais ao registro importante em primeiro lugar que a pessoa esgote as possibilidades de localizar parentes ou conhecidos que tenham e possam fornecer a informao necessria e servir de testemunhas perante o registro civil.

Caso no consiga, a pessoa interessada deve constituir um advogado ou buscar o apoio da Defensoria Pblica para ajuizar uma ao de requerimento do registro civil junto ao Juzo competente. 26. Se a pessoa perdeu a certido de nascimento - CN, ela pode se registrar de novo? R. No. O registro civil de nascimento feito uma nica vez na vida. Se a pessoa perdeu a CN, se foi extraviada ou rasurada deve ser requerida uma segunda via da certido de nascimento no cartrio onde foi registrada. 27. Como possvel obter a segunda via da certido de nascimento quando a pessoa interessada no vive na cidade onde foi registrada e no pode se deslocar at l? R. H trs possibilidades: Enviar uma procurao a algum da famlia que l resida. Essa pessoa solicitar a emisso da segunda via em nome do registrando. Solicitar nova via por meio do site http://www.cartorio24horas.com.br, oferecido em quase todos estados, exceo do Acre e Bahia. Sendo esse um servio privado, so cobradas taxas para emisso da segunda via da certido de nascimento. Entrar em contato direto com o cartrio onde a pessoa foi registrada e solicitar o envio da segunda via, combinando diretamente com o oficial do cartrio os procedimentos e custas de envio por correio. Para achar o endereo e telefone de cartrios, consulte o cadastro nacional de cartrios, disponvel na internet no site do Conselho Nacional de Justia http://www.cnj.jus.br. Ali esto indicados os diversos cartrios de registro civil de pessoas naturais.
Observao: Os cartrios do Distrito Federal so encontrados no link: http://www.tjdft.jus.br/cidadaos/cartorios-extrajudiciais/serventias-do-distrito-federal.

28. vlido no Brasil o registro de filho de brasileiro(a) nascido no estrangeiro? Que procedimento adotar para garantir essa validade? R. Sim, se o registro de filho de brasileiro(a) nascido no exterior for realizado em consulado brasileiro no pas estrangeiro ou no rgo oficial de registro civil do pas de nascimento podero ser considerados autnticos, quando atendidas as condies e providenciado o cumprimento dos dispositivos do art. 32 da Lei dos Registros Pblicos mediante a transcrio, no Brasil, da certido emitida no exterior. O procedimento para transcrio dessa certido em cada estado do Brasil varia muito em complexidade, sendo em geral mais simples quando se tratar de transcrio de Certido Consular, bastando em muitos estados solicitar, no cartrio do 1 Ofcio de Registro Civil, a inscrio do registro no Livro E de Registro Civil. A transcrio de certido emitida no rgo registrador do pas

estrangeiro requer a traduo por tradutor juramentado e a autorizao judicial na maioria dos estados. 29. O que possvel fazer para corrigir erro no assento de nascimento? R. Para corrigir o registro de nascimento preciso ajuizar uma Ao de Retificao de Registro Civil, conforme dispe o art. 109 de Lei n 6.015/73. Nesse caso ser necessrio constituir um advogado ou buscar o apoio de assistncia jurdica da Defensoria Pblica da localidade de residncia d(a) interessado (a). Erros no assento de nascimento cometidos pelo cartrio podem ser corrigidos pelo prprio cartrio aps manifestao do Ministrio Pblico, conforme dispe o art. 110 da Lei n. 6015/73. O interessado deve procurar o cartrio onde foi registrado e solicitar a correo. 30. possvel alterar o nome j registrado civilmente? R. Sim, possvel alterar o nome registrado mediante Ao de Retificao do Registro Civil de Nascimento com base nos art. 56, 57 e 58 da Lei de Registros Pblicos. Para a alterao de nome devem ser preenchidos dois requisitos: justo motivo e inexistncia de prejuzos para terceiros. Exemplo de justo motivo mais comum de autorizao de alterao de nome o de acrscimo ao nome do patronmico da genitora ou genitor, quando do registro do nascimento constou apenas o sobrenome de um deles. Outro exemplo usual no obrigatrio o de alterao do registro de nascimento de filho (a), para a averbao do nome da me aps a separao judicial ou novo casamento, quando essa voltou a usar o nome de solteira ou adotou o sobrenome de marido. No entanto, h muitos casos em que se quer retirar o nome do pai do assento de nascimento por motivo de abandono. Tambm isso possvel mediante Ao de Destituio de Poder Familiar, provando que houve de fato um abandono por parte do pai biolgico da criana, abandono de carter material, moral, afetivo, espiritual, fundamentada no Cdigo Civil, art. 1.638, II. Dada a sentena judicial de procedncia do pedido, transitada em julgado a deciso, ser expedido Mandado de Averbao ao Cartrio de Registro de Pessoas Naturais em que foi registrada a criana para retificao do seu assento de nascimento. 31. A pessoa que no se adapta ao nome dado pelos pais pode mudar o seu nome? R. Sim, de acordo com o novo Cdigo Civil o pedido pode ser feito a partir do ano em que atinge a maioridade (18 anos), desde que no se prejudiquem os sobrenomes da famlia, e um processo simples. A pessoa interessada deve procurar o Cartrio para entrar com o pedido administrativo, que ser submetido Vara Judicial competente pelo Registro Civil, aps manifestao do Ministrio Pblico. O juiz verificar se a mudana de nome no uma tentativa de evitar responsabilidade. Por isso, necessrio consultar certides de protestos, de processos cveis, criminais e trabalhistas, e das Justias federal, eleitoral e militar.
7

32. obrigatria a adoo do novo modelo de certido por todos os Cartrios? A partir de quando? R. Sim, obrigatria a adoo do novo modelo de certido a partir de primeiro de janeiro de 2010, com base no Provimento N 2 do CNJ, de 27 de abril de 2009. REGISTRO DE BITO 33. Onde fazer o Registro de bito? R. Em regra, o registro de bito feito no cartrio que atende regio onde a pessoa faleceu. Ressalte-se, todavia, que para fins de registro de nascimento, habilitao de casamento e bito o Distrito Federal circunscrio registral nica, conforme disposto no art. 229 do Provimento Geral da Corregedoria. 34. Quais so os documentos necessrios para o Registro de bito? R. Para registro de bito ocorrido no Distrito Federal dever ser apresentada a Declarao de bito emitida pela Instituio de Sade ou pelo IML. O declarante dever ser o familiar mais prximo, que apresentar seu documento de identidade para comprovar o parentesco, bem como todos os documentos do falecido que puder conseguir, como carteira de identidade, CPF, certido de nascimento ou casamento, carto de benefcio do INSS, carteira de trabalho, ttulo de eleitor. 35. O que deve ser informado ao cartrio para o Registro de bito? R. Alm das informaes constantes do atestado de bito, o parente que comparecer ao cartrio deve informar o estado civil do falecido, se era casado ou vivo, o nome da esposa, os nomes dos filhos e se so maiores ou menores, se tem algum filho falecido (nesse caso, o nome da esposa ou do marido, se era casado, e dos filhos), se deixou bens imveis a inventariar, se era eleitor, onde ser feito o sepultamento. 36. Se a pessoa morreu em casa, quais providncias devem ser tomadas? R. Se o mdico que assistia pessoa fornecer o atestado de bito, esse atestado deve ser levado ao cartrio juntamente com os outros documentos necessrios. Se a pessoa morreu sem assistncia mdica ou de morte violenta, deve ser encaminhada ao IML, para que o mdico legista providencie o atestado de bito. 37. H planto para registro de bitos no Distrito Federal? Como funciona? R. Sim. De acordo com o Provimento n. 11 da Corregedoria do TJDFT, de 15/09/2009 e respectivas alteraes (Provimento n. 13/2009 e n. 16/2009), o planto para registro de bitos ser realizado no posto de registro civil localizado

nas dependncias do IML do DF, no horrio das 9 s 17 horas de segunda-feira a domingo, mediante sistema de revezamento entre 1 Ofcio de Notas, Registro Civil, Ttulos e Documentos, Pessoas Jurdicas e Protesto de Ttulos do Ncleo Bandeirante e o 2 Ofcio de Registro Civil, Ttulos e Documentos e Pessoas Jurdicas de Braslia. Ressalte-se que com a instalao do referido posto de registro de bitos, o 1 Ofcio de Registro Civil, Ttulos e Documentos e Pessoas Jurdicas de Braslia, o 1 Ofcio de Notas, Registro Civil, Ttulos e Documentos, Pessoas Jurdicas e Protesto de Ttulos do Ncleo Bandeirante e o 2 Ofcio de Registro Civil, Ttulos e Documentos e Pessoas Jurdicas de Braslia ficam dispensados de realizar plantes destinados ao registro de bitos nas respectivas sedes. Os demais servios de Registro Civil do Distrito Federal, nos dias em que no houver expediente, devero manter planto das nove s de dezessete horas, na prpria serventia ou nos postos instalados nas maternidades, observando-se o seguinte: O 3 Ofcio de Notas, Registro Civil e Protesto de Ttulos de Taguatinga nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, nos anos pares; e janeiro, maro, maio, julho, setembro e novembro, nos anos mpares; O 5 Ofcio de Registro Civil, Pessoas Jurdicas, Ttulos e Documentos de Taguatinga nos meses de janeiro, maro, maio, julho, setembro e novembro, nos anos pares; e fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, nos anos mpares.

Endereo do IML: SAISO, AE- Complexo da Polcia Civil, Bloco B, IML- Setor Sudoeste. Telefone: 3362-5852

CASAMENTO 38. O casamento pode ser feito em qualquer Cartrio de Registro Civil? R. Sim, quando os nubentes residirem no Distrito Federal o casamento pode ser feito em qualquer cartrio e a habilitao para casamento poder ser processada em qualquer serventia, nos termos do art. 229, 2, do Provimento Geral da Corregedoria. 39. Quais documentos devem ser apresentados para dar entrada na documentao para o casamento? R. Se os noivos forem solteiros, devem ser apresentadas as suas certides de nascimento. - Se algum deles for vivo, apresentam-se a certido do casamento anterior e a certido de bito do cnjuge falecido, alm da certido de inventrio ou formal de partilha, se tiverem bens e/ou filhos.

- Se algum deles for divorciado, so necessrias a certido de casamento com a averbao do divrcio, a certido da partilha feita na separao ou no divrcio. -Se algum dos noivos for menor de 18 (dezoito) anos, os pais (pai e me) devem comparecer para dar o consentimento. Se algum dos pais for falecido, deve ser apresentada a sua certido de bito. - Em qualquer caso, os noivos devem apresentar as identidades e levar duas testemunhas, maiores de 18 anos que os conheam, para atestar o desimpedimento ao casamento. - Todas as pessoas devem apresentar documento de identidade. 40. Os noivos podem mudar o nome depois do casamento? R. Quando casam, tanto o homem quanto a mulher podem acrescentar ao seu nome o sobrenome da esposa ou do marido. 41. Como fazer o casamento civil junto com o religioso? R. Os noivos devem avisar no cartrio, quando forem dar entrada na documentao para o casamento, que querem fazer o casamento civil junto com o religioso. Chama-se casamento religioso com efeito civil. O processo de habilitao o mesmo, mas os noivos recebero do cartrio um documento, que deve ser levado ao celebrante. Depois do casamento, o termo do casamento religioso entregue no cartrio. H um prazo de 90 dias depois do casamento religioso para esse documento ser entregue no cartrio. Se isso no for feito, perde a validade e o processo de habilitao deve ser recomeado. 42. Como o regime de bens no casamento? R. O regime de bens no casamento , em regra, o de comunho parcial de bens. Se os noivos quiserem adotar um regime diferente desse, devem fazer uma escritura pblica de pacto antenupcial, em qualquer Cartrio de Notas, e levar essa escritura ao cartrio onde vo se casar. 43. Haver cobrana pela publicao do edital de proclamas? R. No. O edital de proclamas dever ser publicado, sem nenhum nus, uma nica vez no Dirio de Justia Eletrnico do Tribunal de Justia do Distrito Federal e dos Territrios, e afixado no ofcio da habilitao ( 2 do art. 229 do Provimento Geral da Corregedoria). Cumpre ressaltar que, se um dos nubentes residir fora do Distrito Federal, o edital de proclamas ser publicado e afixado na circunscrio registral de sua residncia ( 3 do art. 229 do Provimento Geral da Corregedoria).

10

TTULOS E DOCUMENTOS

44. Por que importante registrar um ttulo ou documento? 1) Para tornar incontestvel o seu contedo, pois no Cartrio de Ttulos e Documentos qualquer pessoa pode conferir, a qualquer tempo, o que est registrado. 2) Para ter a garantia de uma cpia autntica, verdadeira que, como certido, passa a ter o mesmo valor do original, caso este seja extraviado, perdido ou danificado. 3) Para dar autenticidade ao documento, pois com o registro ele no corre risco de ser fraudado. 4) Para deixar provado o texto original do documento, de modo que ningum poder alegar desconhecimento da sua existncia. Sem o registro no adianta reconhecer firmas, pois o texto no fica assegurado e perpetuado. 45. Qual o prazo para registro? R. Para garantir os efeitos jurdicos, importante que o registro de documentos seja realizado dentro do prazo de 20 (vinte) dias da data da sua assinatura no domiclio das partes contratantes e, quando residam estas em circunscries territoriais diversas, o registro dever ser feito em todas elas, nos termos do art. 130 da Lei n. 6015/73. 46. Quais ttulos podem ser registrados no Cartrio de Ttulos e Documentos? R. Acordo - Alienao fiduciria Alvar Arrendamento Ata Autorizao Boletim de Ocorrncia Balano Cancelamento Carn Carta - Carteira Profissional - Cauo - Cdula de Crdito em garantia - Cesso de crdito Cesso de direitos Certido Certificado - Chancela mecnica - Comisso mercantil Comodato - Compra e venda - Confisso de dvida - Constituio de garantia - Contrato de adeso - Contratos em geral Convnio - Dao em pagamento - Declaraes em geral Doao - Edital de concorrncia pblica Empreitada - Exonerao de fiana Laudo - Locao de bens e/ou servios Memorial descritivo Mtuo - Nota promissria Notificao Penhor Permuta Planilha - Prestao de contas Projeto - Promessa de cesso - Promessa de subscrio de aes Quitao Recibo - Reconhecimento de dvida Regulamento - Representao comercial - Re-ratificao contratual - Resciso contratual Sublocao - Termo de depsito - Termo de responsabilidade Traduo.

11

47. O que a notificao extrajudicial e para que serve? R. Notificar fazer prova de recebimento ou de ter dado conhecimento, de maneira incontestvel, de contedo ou de teor de qualquer documento levado a registro. Dessa maneira, fica provado que a pessoa notificada recebeu o documento que lhe foi enviado, mesmo que no o tenha assinado. 48. Quais so as vantagens da notificao extrajudicial? R. A notificao leva oficialmente ao conhecimento de determinada pessoa o texto de um documento registrado, atravs de oficial portador de f pblica. a prova incontestvel de se ter dado conhecimento de teor de qualquer documento. A notificao extrajudicial tem como finalidades: fazer prova; responsabilizar; prevenir responsabilidades; chamar autoria; constituir mora; solicitar cumprimento de obrigaes; dentre outras. 49. A notificao extrajudicial pode ser considerada prova legal? R. Sim, atravs da notificao possvel provar legalmente a entrega de um documento; a recusa do notificado em receber; a troca de endereo do destinatrio; o fechamento de uma empresa; etc. 50. Quais so os tipos de notificaes extrajudiciais mais comuns? R. Comunicao de prazo para que o inquilino exera direito de preferncia na hora de vender o imvel alugado; - Entrega de duplicatas de prestao de servios com o objetivo de realizar o protesto, em caso de no pagamento; - Pedido de retomada de imvel, aps o fim do prazo de locao; - Constituio de mora de devedor insolvente (prova de que o comprador no quitou sua dvida), no caso de compra e venda de imvel em prestaes; - Comunicao de renovao de poderes descritos e outorgados em procuraes, aps o cancelamento da mesma.

REGISTRO DE PESSOA JURDICA 51. O que se registra no cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas? R. Assim como nas Juntas Comerciais se registram as Sociedades Comerciais, nos Cartrios de Pessoas Jurdicas so registradas as Sociedades Civis.

12

Dessa forma, no Registro Civil de Pessoas Jurdicas sero inscritos, nos termos do art. 114 da Lei n. 6015/73: IOs contratos, os atos constitutivos, o estatuto ou compromissos das sociedades civis, religiosas, pias, morais, cientficas, ou literrias, bem como o das fundaes e das associaes de utilidade pblica; As sociedades civis que revestirem as formas estabelecidas nas leis comerciais, salvo as annimas; Os atos constitutivos e os estatutos dos partidos polticos.

IIIII-

Devem ser registradas, ainda, as alteraes contratuais, estatutrias, atas, balanos, livros contbeis ou de atas ou quaisquer outros documentos relativos a essas instituies, para validade contra terceiros. Ademais, nesse Cartrio ser feita a matrcula dos jornais, peridicos, oficinas impressoras, empresas de radiodifuso e agncias de notcias. 52. Qual a obrigatoriedade do registro? R. Assim como uma pessoa, ao nascer, deve ser registrada, estas entidades devem tambm ser inscritas no Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas logo aps serem constitudas. Enquanto no registradas, todos os scios ou associados respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais. 53. Quais as sociedades devem ser registradas? R. Devem ser registradas as Sociedades Simples e as Cooperativas (Cdigo Civil, art. 1.150). REGISTRO DE IMVEIS 54. Qual a funo do Cartrio de Registro de Imveis? R. Nas Serventias de Registro de Imveis so registrados e arquivados todos os documentos referentes propriedade imobiliria. Sua funo registrar, anotar, publicar atos de aquisio e transmisso da propriedade imvel, bem como os nus reais porventura incidentes. 55. O que matrcula de um imvel? R. A matrcula o ato que define individualmente o imvel, sua detalhada descrio e localizao geogrfica. A matrcula funciona como uma espcie de histrico do imvel onde se descrevem todas as transaes relativas ao imvel, alienaes, doaes, hipotecas, formal de partilha, penhora, etc. Na matrcula so efetuados os atos de registro e averbao referentes ao imvel. Cada imvel ter matrcula prpria, que ser aberta por ocasio do primeiro registro. A matrcula segue o nmero de ordem, que seguir ao infinito. 56. O que deve ser registrado na matrcula do imvel?
13

R. Devem ser registrados na matrcula do imvel os atos translativos ou declaratrios da propriedade imvel e os constitutivos de direitos reais, ou seja, atos que resultaro na mudana do proprietrio (Ex.: compra e venda, formal de partilha, doao, etc.) ou vo constituir nus para o imvel (Ex.: alienao fiduciria em garantia de coisa imvel, penhora, arresto, etc.). O art. 167, inciso I, da Lei n 6.015/73 (Lei de Registros Pblicos) indica os atos que devem ser registrados na matrcula do imvel. 57. O que deve ser averbado na matrcula do imvel? R. O art. 167, inciso II, da Lei n 6.015/73 (Lei de Registros Pblicos) indica os atos que devem ser averbados na matrcula do imvel, mas no exaure os casos de averbao, sendo apenas exemplificativo. (Ex.: alterao do nome por casamento, as sentenas de separao judicial, de divrcio, e de nulidade ou anulao de casamento, contrato de locao, para os fins de exerccio de direito de preferncia, etc.). 58. Qualquer pessoa pode requerer certido do registro? Qual o prazo previsto para a lavratura de certides? R. Sim. Os oficiais so obrigados a lavrar certides do que lhes for requerido e a fornecer s partes as informaes solicitadas. Qualquer pessoa pode requerer certido do registro sem informar ao oficial o motivo ou interesse do pedido. Para que o adquirente de bem imvel tenha segurana na realizao do negcio jurdico, necessrio obter certido junto ao Registro Imobilirio, para se informar quanto ao estado atual do bem imvel. As certides requeridas devero ser expedidas no prazo de 05 (cinco) dias, conforme previsto no art. 19 da Lei n. 6015/73. 59. Como posso certificar que os valores cobrados nos Cartrios de Registros de Imveis esto corretos? R. O Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios, por meio da resoluo n 16 de 20 de dezembro de 2011, publicou a Tabela Emolumentos vlida para o ano de 2012, que est disponibilizada no stio eletrnico do TJDFT, no seguinte link: (http://www2.tjdft.jus.br/administrativo/publicacoes/resolucoes_word/2011/00016.r tf) 60. Quando devero ser pagas as custas no Cartrio de Registro de Imveis? R. As custas so pagas no ato da entrada do documento para registro, de acordo com o artigo 14 da Lei 6.015/73 (Lei de Registros Pblicos): Pelos atos que praticarem, em decorrncia desta Lei, Os Oficiais do Registro tero direito, a ttulo de remunerao, aos emolumentos fixados nos Regimentos de Custas do Distrito Federal, dos Estados e dos Territrios, os quais sero pagos, pelo interessado que os requerer, no ato de requerimento ou no da apresentao do ttulo.

14

61. Quem o responsvel pelas despesas do Registro do Imvel? R. O apresentante do documento no Cartrio, normalmente o comprador. 62. Quais as cautelas devem ser adotadas para a realizao da compra e venda de um imvel? R. Primeiramente deve-se obter a certido de nus reais junto ao cartrio onde esteja registrado o imvel para certificar-se que o mesmo est apto a ser negociado. Tambm devem ser solicitadas junto ao vendedor algumas certides para comprovao de inexistncia de aes reais ou pessoais reipersecutrias sobre o imvel ou demandas que o possam reduzir insolvncia, precavendo o comprador de eventuais aes de cobrana decorrentes de dbitos vinculados ao bem adquirido ou pessoa do vendedor: 1. Certido de dbitos de imposto territorial urbano (IPTU); 2. No caso de o vendedor ser pessoa jurdica, certido de quitao de tributos e contribuies federais ou certido positiva de tributos e contribuies federais, com efeitos de negativa, extrada da internet no site da Receita Federal SRF; (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/ATSPO/certidao/CndconjuntaInter/I nformaNICertidao.asp?Tipo=1). 3. Fica, entretanto, dispensada da apresentao da certido mencionada, conforme o contido no 8, inciso IV, do artigo 257 do Decreto 3.248/99, com redao dada pelo Decreto 3.265 de 29 de novembro de 1999, a transao imobiliria que envolva empresa que explore exclusivamente atividade de compra e venda de imveis, locao, desmembramento ou loteamento de terrenos, incorporao imobiliria ou construo de imveis destinados venda, desde que o imvel objeto da transao esteja contabilmente lanado no ativo circulante e no conste, nem tenha constado, do ativo permanente da empresa; 4. Comprovante de pagamento do Imposto Territorial Rural, se tratar-se de imvel rural; 5. Comprovante de inexistncia de dbito junto ao condomnio, se for o caso; 6. Certido de nada consta adquirida no cartrio de distribuio Rui Barbosa; (http://www.distribuidordf.com.br). 7. Certido de nada consta perante a Justia Federal que pode ser obtido no site http://www.jf.jus.br/cjf/servico/certidao-negativa; 8. Certido negativa de dbitos trabalhistas que pode ser obtida no site http://www.tst.jus.br/certidao); 9. Observao: Se o vendedor for casado, necessrio que sejam emitidas certides tambm em relao ao seu cnjuge.

15

10. Finalmente, lavrar-se- a escritura de compra e venda em um cartrio de Notas, recolher-se- o imposto de transmisso de bens imveis (ITBI) e registrarse- a transmisso da propriedade na matrcula do imvel junto ao cartrio de Registro de Imveis responsvel pela regio administrativa onde estiver localizado. 63. O que necessrio fazer para regularizar dois imveis feitos em um nico terreno, para que os mesmos tenham matrculas individuais? R. Para que as unidades construdas existam como unidades autnomas, necessrio instituir o condomnio. A instituio de condomnio registrada quando, aps a construo, h a necessidade de serem individualizadas as unidades geradas como unidades autnomas, isto , com rea de uso comum a ambas e rea privativa individual. 64. O que prenotao? R. Prenotao a anotao prvia e provisria no protocolo, feita por oficial de registro pblico de um ttulo apresentado para registro, passando a gozar de prioridade no registro em relao quele protocolado posteriormente (art. 186 da Lei n. 6.015/73). 65. Qual o prazo de validade da prenotao? R. A prenotao tem validade de 30 dias, nos termos do art. 188 da Lei n. 6015/73, que dispe: Protocolizado o ttulo, proceder-se- ao registro, dentro do prazo de 30 (trinta) dias, salvo nos casos previstos nos artigos seguintes. Isto quer dizer que, caso o ttulo venha a ser devolvido para cumprimento de exigncias e for reapresentado aps o prazo de 30 (trinta) dias do ingresso inicial, o protocolo ser cancelado.
Ressalte-se que em alguns casos, mesmo tendo decorrido o prazo de 30 dias a prenotao permanece em vigor, ou seja, o prazo de validade da prenotao prorrogada em virtude de previso legal. o caso, por exemplo, da suscitao de dvida, da indisponibilidade de bens, entre outros.

66. Dessa forma se um ttulo prenotado no puder ser registrado ou o apresentante desistir de seu registro, o valor dos emolumentos pagos devolvido? R. Nos termos do art. 206 da Lei n. 6015/73, se o ttulo, uma vez prenotado, no puder ser registrado, ou o apresentante desistir do seu registro, a importncia relativa s despesas previstas no art. 14, ser restituda, MAS NO DE FORMA INTEGRAL, dever ser deduzida a quantia correspondente s buscas e prenotao. E, de acordo com a legislao aplicada ao Distrito Federal, o valor de dos emolumentos sempre devido. Dessa forma, nestes casos, somente a devoluo de do valor dos emolumentos poder ser devolvida ao apresentante, nos termos dos pargrafos 3 e 5 do art. 145 do Provimento Geral da Corregedoria.
16

67. O que so exigncias? R. Muitas vezes um documento apresentado para registro pode ser recusado pela Serventia de Registro de Imveis sob a alegao de dvida quanto ao aspecto formal, apresentando defeitos ou deficincias. Havendo exigncia a ser satisfeita, o Oficial dever indicar por escrito. No se conformando, o apresentante com a exigncia do Oficial, ou no podendo satisfazer, ser o ttulo, a seu requerimento e com declarao de dvida, remetido ao juzo competente para dirimi-la (art. 198 da Lei n. 6015/73). Sendo cumprida a exigncia, o registro ser realizado. No sendo cumpridas as exigncias, nada ser registrado e cessaro automaticamente os efeitos da prenotao. 68. O que suscitao de dvida? R. Se houver inconformidade com a exigncia feita pelo Oficial, ou ainda, entendendo que no h possibilidade de ser cumprida, poder o apresentante suscitar dvida sobre o pedido de registro.
A dvida pedido de natureza administrativa, formulada pelo Oficial, a requerimento do apresentante de ttulo imobilirio, para que o juiz competente decida sobre a legitimidade de exigncia feita, como condio de registro pretendido. 1

PROCEDIMENTO PARA REGISTRO DE IMVEIS2

PRENOTAO

(REGISTRO)

Exigncia por escrito (art. 198)

Desistncia (art. 206)

Cumprimento da Exigncia (Registro)

Omisso no cumprimento (cessam os efeitos da prenotao) art. 205

Inconformidade (suscitao de dvida)

69. Os emolumentos devidos pelos atos relacionados primeira aquisio imobiliria, para fins residenciais, sero reduzidos de 50% (art. 290 da lei n. 6015/73)?

1 2

WALTER CENEVIVA, Lei de Registros Pblicos Comentada, Ed. Saraiva, pg. 198, 17ed. CAIO MRIO DE ALBUQUERQUE LINS, Coleo Concurso para Notrios e Registradores, V. 4, Ed. Companhia Mundial de Publicaes, pg. 24.

17

R. No que diz respeito reduo dos emolumentos previsto no artigo 290 da Lei 6.015/73, quando da primeira aquisio de imvel para fins residenciais financiada pelo Sistema Financeiro da Habitao, os emolumentos sero reduzidos em 50% (cinqenta por cento). Ocorre que, em determinados casos, o imvel financiado dado como garantia fiduciria, ou seja, o devedor fiduciante aliena CEF (ou a outras instituies financeiras), em carter fiducirio, o imvel objeto do financiamento. Assim sendo, a CEF, ento, passa a ser a proprietria fiduciria e o postulante o possuidor direto do imvel. Alm disso, a Lei que rege a matria, Lei n. 9.514/97, expressamente dispe que no se aplicam s operaes de financiamento imobilirio s disposies da Lei n. 4.380/64, no que se refere correo monetria nos contratos imobilirios, sistema financeiro para aquisio de casa prpria, BNH, etc., bem como s demais disposies legais concernentes ao Sistema Financeiro de Habitao SFH. Portanto, no haver desconto se ocorrer a garantia fiduciria. CARTRIO DE NOTAS 70. Qual a Competncia do Tabelionato de Notas? R. Ao Tabelionato de Notas compete com exclusividade, como preceitua o art. 7 da Lei n. 8935/94: 1) 2) 3) 4) 5) Lavrar escrituras e procuraes pblicas; Lavrar testamentos pblicos e aprovar os cerrados; Lavrar atas notariais; Reconhecer firmas; Autenticar fotocpias.

RECONHECIMENTO DE FIRMA 71. O que reconhecimento de firma? R. uma declarao pela qual o tabelio confirma a autenticidade ou semelhana da assinatura de determinada pessoa em um documento. No se refere ao contedo do documento, mas to somente autenticidade da assinatura. 72. O que um reconhecimento de firma por autenticidade? R. Ato de reconhecimento de assinatura em que o usurio comprova, pessoalmente, que signatrio do documento apresentado para o reconhecimento de firma. 73. O que um de reconhecimento de firma por semelhana? O reconhecimento de assinatura realizado por semelhana quando o tabelionato certifica que a assinatura aposta no documento confere com a assinatura depositada em seu banco de dados. Ou seja, o reconhecimento foi feito por meio da comparao da assinatura constante no documento com a
18

assinatura depositada na ficha padro do usurio, no sendo necessrio o seu comparecimento pessoal para o ato de reconhecimento de firma. 74. O que necessrio para abrir firma em cartrio? Abertura de firma o ato em que o interessado deixa sua assinatura depositada em Cartrio mediante o preenchimento da ficha de abertura de firma e a apresentao dos seguintes documentos ORIGINAIS: - RG e CPF originais - A cdula de identidade pode ser substituda pelos seguintes documentos: - Carteira Nacional de Habilitao - modelo novo (com foto) - Carteira de Conselhos Profissionais (ex: OAB, CREA, CRM, CRF, CRO, etc.) AUTENTICAO 75. O que autenticao de documentos? R. A cpia autenticada a reproduo ("xerox") de um documento, na qual o Tabelio atesta que se trata de cpia fiel ao documento original, que conserva todas os sinais caractersticos e necessrios sua identificao. 76. Como feita autenticao de documentos? R. A parte interessada apresenta o documento original e a sua respectiva cpia no tabelionato de notas e solicita a autenticao. O Tabelio ou escrevente far conferncia com o documento original para verificar se a cpia conserva seus elementos identificadores, em seguida aposto um selo de autenticidade, carimbo e assinatura do encarregado pela autenticao. ESCRITURAS 77. O que escritura pblica? A escritura pblica o instrumento que comprova a celebrao de um negcio jurdico. o instrumento lavrado por Tabelio, no Livro de Notas, que a escreve de forma descritiva, qualificando as partes contratantes e descrevendo e caracterizando o negcio que os participantes desejam celebrar. 78. Onde pode ser feita uma escritura pblica? R. A escritura pblica pode ser feita em qualquer Cartrio de Notas, independente de onde esteja situado o imvel ou de onde sejam domiciliadas as partes.

19

79. Quais so os tipos de escrituras pblicas feitas pelo Tabelionato de Notas? R. So feitas vrias espcies de escrituras: procurao, compra e venda, doao, permuta, pacto antenupcial, pacto de convivncia (unio estvel), emancipao, hipoteca, instituio de usufruto, testamento e muitas outras. Cada tipo de escritura tem a sua documentao especfica. 80. Quais os documentos exigidos para a lavratura de escrituras em geral, bem como para lavratura de escrituras relativas a bens imveis? Documentos de Pessoa Fsica:

1) RG e CPF/MF: vendedores e compradores; 2) Certido de casamento, se casados; em caso de separao ou divrcio, apresentar suas respectivas averbaes; 3) Certido de bito do cnjuge falecido, se vivo; 4) Caso haja procurao: CI.RG e C.P.F/MF do Procurador. Documentos de Pessoa Jurdica:

1) Certido simplificada da Junta Comercial; 2) Contrato Social com as alteraes, se for o caso; 3) Certido Conjunta Negativa referente aos tributos federais e Dvida Ativa da Unio: expedidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil; 4) Certido Negativa de Dbitos relativos s contribuies previdencirias: expedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Documentos exigidos para lavratura de escritura de bens imveis: 1) Certido de nus Reais: Expedida pelo Oficial do Registro de Imveis Competente; 2) Certido Negativa de Tributos Imobilirios: Secretaria de Fazenda e Planejamento do DF;

20

3) Imposto de Transmisso Inter Vivos: Secretaria de Fazenda e Planejamento do DF; 4) Certides de feitos Ajuizados: em nome dos vendedores: a) Cvel e Tutela: Cartrio de Distribuio (SCS, Quadra 8, Edifcio Venncio 2000, Bloco B-60, 1 Andar, Sala 145, Braslia); b) Certido da Justia Federal (Setor de Autarquias Sul); c) Certido de Aes Trabalhistas (www.trt10.jus.br). 81. Por que preciso de uma Escritura Pblica para comprar ou vender o meu Imvel? R. Sem a escritura pblica e o posterior registro, o comprador no tem garantias de transferir a propriedade para seu nome, abrindo possibilidade de discusso judicial sobre a propriedade. Alm disso, na escritura pblica constam todas as informaes sobre o imvel que se est adquirindo: localizao, dimenses, dados do antigo proprietrio e as condies estabelecidas do negcio, evitando discusses posteriores. 82. O que o registro da escritura pblica de imvel? R. o ato pelo qual o comprador torna-se proprietrio do imvel perante a sociedade. Para tanto, ele deve dirigir-se ao cartrio de imveis onde o imvel est matriculado, e pedir o registro da sua escritura. Embora a escritura pblica garanta ao adquirente os direitos sobre o bem que era do vendedor, apenas aps o registro da escritura, a propriedade transferida definitivamente para o adquirente. 83. Tenho uma escritura em meu nome, mas ainda no a registrei, posso transferir o imvel a uma terceira pessoa sem esse registro prvio? R. No, pois a Lei de Registros Pblicos exige que a seqncia das transmisses imobilirias sejam todas registradas para existir uma continuidade de transferncias na matrcula do imvel. Alm disso, s considerado proprietrio do imvel aquele que figura na matrcula como tal, sendo vedado ao notrio lavrar uma escritura de venda e compra se o vendedor no consta como proprietrio perante o registro imobilirio. 84. Em que casos a lei exige a escritura pblica para validade dos negcios jurdicos? A escritura pblica, no dispondo a lei em contrrio, essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis (art. 108 do CC). A lei exige a escritura pblica em outras hipteses. Vejamos:

21

- pacto antenupcial - art. 1653 do CC- sob pena de nulidade; - cesso de direitos hereditrios art. 1793 do CC; - aquisio de imvel rural por estrangeiro art. 8 da Lei n. 5.709/71- sob pena de nulidade, conforme art. 15 da mesma lei. 85. Qual a diferena entre traslado e certido? R. O traslado a primeira cpia integral da escritura pblica, sendo fielmente reproduzido o que consta no livro notarial. Numa escritura pblica de compra e venda, por exemplo, as assinaturas so apostas no livro, permanecendo no Ofcio de Notas. O que entregue as partes o traslado. J a certido a cpia integral ou resumida do que consta nos livros notariais. Basicamente certido e traslado se assemelham, mas o traslado extrado apenas uma vez e a certido poder ser extrada indefinidamente. 86. Quais os requisitos essenciais que devem ser observados na elaborao das escrituras? R. O 1 do art. 215 do CC estabelece que, salvo quando exigidos por lei outros requisitos, a escritura pblica deve conter: 1) Data e local de sua realizao; 2) Reconhecimento da identidade e capacidade das partes e de quantos hajam comparecido ao ato, por si, como representantes, intervenientes ou testemunhas; 3) Nome, nacionalidade, estado civil, profisso, domiclio e residncia das partes e demais comparecentes, com a indicao, quando necessrio, do regime de bens do casamento, nome do cnjuge e filiao; 4) Manifestao clara da vontade das partes e dos intervenientes; 5) Referncia ao cumprimento das exigncias legais e fiscais inerentes legitimidade do ato; 6) Declarao de ter sido lida na presena das partes e demais comparecentes, ou de que todos leram; 7) Assinatura das partes e demais comparecentes, bem como a do Tabelio ou de seu Substituto legal, encerrando o ato. 87. Quais os principais requisitos legais existentes para a lavratura de escrituras pblicas relativas a bens imveis?

22

R. Diversas leis, decretos e resolues trazem regras referentes escritura pblica relativa a imveis. A principal delas a Lei n. 7433, de 1985, regulamentada pelo Decreto n. 93.240, de 1986. Alm disso, na escritura pblica dever constar todas as informaes sobre o imvel que est sendo adquirido: localizao, dimenses, dados do antigo proprietrio e as condies estabelecidas no negcio. 88. Qual a novidade trazida pela Recomendao N 3/2012 do CNJ? R. De acordo com a recomendao deve constar da escritura que o adquirente do imvel foi informado sobre a possibilidade de obteno da certido negativa de dbitos trabalhistas instituda pela Lei n 12.440/11, gratuita e eletronicamente, no stio do Tribunal Superior do Trabalho (http://www.tst.jus.br/certidao). Com a certido negativa de dbitos trabalhistas, o adquirente do imvel pode se precaver de fraudes e eventuais aes de cobrana decorrentes de dbitos trabalhistas vinculados ao bem adquirido

PROCURAO/SUBSTABELECIMENTO/REVOGAO 89. O que uma procurao? R. Procurao o instrumento pelo qual algum nomeia outrem de sua confiana como seu representante (procurador), para agir em seu nome em determinada situao em que no queira ou no possa estar presente. 90. Qual a diferena entre procurao pblica e procurao particular? R. Procurao Pblica feita por um Tabelio de Notas, em livro prprio. A via original permanece arquivada no Tabelionato, enquanto a outra (traslado) entregue ao mandante. utilizada para representao na prtica de atos complexos e solenes, como por exemplo, venda e doao de bens imveis, representao em casamento ou em escrituras de divrcio e inventrio. Procurao Particular elaborada particularmente pela pessoa que vai assinar e outorgar poderes ao seu procurador. O tabelio reconhece a firma do outorgante, com a finalidade de dar segurana para aquela pessoa que exige a procurao, utilizada para a prtica de atos que a lei no exige escritura pblica. 91. Quais so os documentos necessrios para fazer uma procurao em cartrio? R. Pessoa Fsica: o interessado em nomear um procurador dever apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certido de casamento). Os dados pessoais do procurador (nome, RG, CPF, estado civil, profisso e endereo) devem ser informados, sendo recomendvel que sejam apresentadas cpias dos documentos para conferncia.
23

Pessoa Jurdica: o interessado dever apresentar original ou cpia autenticada do contrato social e de suas alteraes, ata de nomeao da diretoria, CNPJ, alm do RG e do CPF originais do representante que ir assinar o documento. 92. O que procurao em causa prpria? R. a procurao que tem uma clusula especial que permite ao procurador adquirir o bem para si prprio. 93. O que revogao e substabelecimento de procurao? R. A revogao o ato que torna sem efeito uma procurao anteriormente feita. Por ser um ato baseado na confiana que o outorgante possui no procurador, a procurao pode ser revogada a qualquer tempo, se no mais convier ao outorgante que o procurador continue exercendo atos em seu nome. Enquanto no for cancelada oficialmente, a procurao pblica continua vlida, salvo se houver prazo determinado para sua validade ou se a mesma houver sido conferida para a concluso de um negcio especfico. J o substabelecimento de procurao transfere os poderes da procurao a uma terceira pessoa. O substabelecimento pode ser total ou parcial, com ou sem reserva de poderes. O substabelecimento segue a mesma forma exigida para a prtica do ato. Ou seja, se a lei determinar que o ato solene e deve ser praticado por instrumento pblico, o substabelecimento da procurao pblica tambm dever ser feito sob a forma pblica. 94. Como devem ser feitos a revogao e o substabelecimento de uma procurao? E quais os documentos necessrios? R. Tanto a revogao como o substabelecimento de procurao podem ser feitos em qualquer Tabelionato de Notas, independentemente do que lavrou o ato original. A revogao de instrumento pblico de mandado ad judicia e ad negotia- pode ser realizada unilateralmente pelo mandante (outorgante), salvo conveno em contrrio ou quando contiver a clusula em causa prpria.
Observao: Quando lavrado instrumento pblico de revogao ou substabelecimento de procurao, deve o notrio imediatamente averb-lo margem do ato revogado. Se lavrado em outra Serventia, mesmo que em outro Estado, deve comunicar ao outro Tabelio, no prazo de vinte e quatro horas, cabendo as despesas de remessa ao interessado, conforme art. 58, 1, do Provimento Geral da Corregedoria.

95. Quais os documentos necessrios para a realizao da revogao de uma procurao? R. O interessado (outorgante) precisa comparecer ao Tabelionato, com seu RG e CPF originais, e declarar ao escrevente que nomeou algum de sua confiana (procurador), mas que no deseja mais que esta procurao tenha validade, e,

24

por isso, deseja fazer sua revogao. O interessado deve trazer uma cpia da procurao que vai ser revogada. ATA NOTARIAL 96. O que uma ata notarial? Como feita? R. Ata notarial um instrumento pblico no qual o tabelio documenta, de forma imparcial, um fato, uma situao ou uma circunstncia presenciada por ele, perpetuando-os no tempo. 97. De que forma a ata notarial pode ser utilizada? R. A ata notarial tem eficcia probatria, presumindo-se verdadeiros os fatos nela contidos. Por isso, ela muito utilizada como meio de prova na esfera judicial (art.364 do CPC). 98. Quais exemplos so mais comuns de utilizao da ata notarial? R. Para comprovar a existncia e o contedo de sites na internet, ou de mensagens em celulares, comprovar a realizao de assemblias de pessoas jurdicas, comprovar o estado de imveis na entrega de chaves, atestar a presena de uma pessoa em determinado lugar ou a ocorrncia de qualquer fato.

TESTAMENTO/REVOGAO 99. O que um testamento? R. Testamento o ato pelo qual a pessoa declara ao tabelio sua vontade, para depois de sua morte. O testamento pode ser utilizado para disposies patrimoniais e no patrimoniais. 100. possvel alterar o contedo de um testamento? R. Um testamento pode ser modificado ou revogado pelo testador, total ou parcialmente, a qualquer momento, por meio de outro testamento. 101. Uma pessoa pode, em testamento, deixar todos os seus bens para outra pessoa? R. Sim, desde que o testador no tenha herdeiros necessrios, ou seja, descendentes (filhos, netos, bisnetos), ascendentes (pai e me) ou cnjuge. Caso os tenha, o testador somente poder dispor de metade dos seus bens.

25

102. necessria a comprovao da propriedade dos bens imveis que sero objeto do testamento? R. No. O Testamento realizado com base na simples declarao do testador. A comprovao somente ser obrigatria, posteriormente, quando j falecido o testador, no respectivo inventrio. 103. At que idade permitido fazer um testamento? R. No existe um limite de idade para que se possa fazer um testamento, o que se exige para a prtica deste ato, ou de qualquer outro praticado em cartrio, que a parte (testador) esteja lcida, absolutamente ciente do ato que est praticando naquela serventia. 104. Quais so os tipos de testamento? PARTICULAR - feito particularmente pelo testador, sem interveno do tabelio, e firmado juntamente com testemunhas, conforme previsto no art. 1.876, CC. Dada sua simplicidade no pode existir a certeza de sua execuo. CERRADO tambm conhecido como mstico ou secreto, nesse tipo, ningum toma conhecimento do contedo, exceto o prprio testador, embora seja aprovado por tabelio, na presena de testemunhas, conforme previsto nos art. 1.868 a 1.875 do CC. PBLICO - elaborado pelo prprio tabelio, segundo a vontade do testador, lido em voz alta, perante as testemunhas e o testador, no remanescendo qualquer dvida quanto a sua autenticidade e legitimidade. Ademais, todo o seu teor fica lanado no livro de testamentos do tabelio, podendo ser reproduzido em qualquer tempo, aps a morte do testador, ou, em vida deste, a seu pedido ou de procurador com poderes especiais, conforme previsto nos art. 1.864 a 1.867, do Cdigo Civil. LEI N 11.441/07 (DIVRCIO/INVENTRIO/PARTILHA) 105. O divrcio poder ser feito em cartrio extrajudicial? R. Sim. A Lei n. 11.441/07, que alterou o Cdigo de Processo Civil, possibilitou a realizao de inventrios, partilhas, divrcio e separao pela via administrativa. 106. Sendo utilizada a via administrativa, conforme prescreve a Lei n. 11.441/07, necessria a homologao judicial? R. A escritura no depende de homologao judicial e constitui ttulo hbil para o registro civil e o registro de imveis.

26

107. Com a realizao de inventrios, partilhas, separaes e divrcios extrajudiciais, atravs de escrituras pblicas, estes atos no mais sero feitos em Juzos? R. Uma via no impede a outra. Os interessados podem decidir se vo promover os atos no Tabelionato ou Judicialmente. 108. Quais so os critrios necessrios que a Lei n. 11.441/07 definiu para que inventrio, partilha, separao e divrcio possam ser realizados atravs da escritura pblica? R. a) Na separao ou divrcio extrajudicial, necessrio o consenso entre as partes, e, se o casal possuir filhos, eles no podem ser menores ou incapazes. b) Nos inventrios ou partilhas, todos devero ser capazes e concordes, e no poder haver testamento. c) Para todos os casos, os contratantes devero estar assistidos por advogado comum ou advogados de cada um deles, cuja qualificao e assinatura constaro do ato notarial. 109. Quais so os documentos necessrios para o inventrio? R. - Certido de bito do autor da herana. - Documento de identidade oficial com nmero de RG e CPF das partes e do autor da herana. - Certides comprobatrias do vnculo de parentesco dos herdeiros (v.g., certides de nascimento). - Certido de casamento do cnjuge sobrevivente e dos herdeiros casados, atualizada (90 dias). - Pacto antenupcial, se houver. - Certido de propriedade, nus e alienaes dos imveis, atualizada (30 dias) e no anterior data do bito. - Certido ou documento oficial comprobatrio do valor venal dos imveis, relativo ao exerccio do ano do bito ou ao ano imediatamente seguinte deste. - Documentos comprobatrios do domnio e valor dos bens mveis, se houver. - Certido negativa de tributos municipais que incidam sobre os bens imveis do esplio. - Certido negativa conjunta da Receita Federal e da Unio.
27

- Certido comprobatria da inexistncia de testamento (Registro Central de Testamentos mantido pelo CNB/SP). - CCIR e prova de quitao do imposto territorial rural, relativo aos ltimos cinco anos, para bens imveis rurais do esplio. - Os documentos acima referidos devem ser originais ou em cpias autenticadas, salvo documentos de identidade das partes, que sero sempre originais. 110. Quais os documentos necessrios para a lavratura da escritura no caso de separaes e divrcios consensuais? R.- Certido de casamento atualizada (90 dias). - Documento de identidade e documento oficial com o numero do CPF/MF. - Pacto antenupcial, se houver. - Certido de nascimento ou outro documento de identidade oficial dos filhos absolutamente capazes, se houver. As partes devem declarar ao tabelio, que consignar a declarao no corpo da escritura, que no tm filhos comuns ou, havendo, que so absolutamente capazes, indicando seus nomes e a data de nascimento, conforme respectivos documentos apresentados. Da escritura, deve constar declarao das partes de que esto cientes das conseqncias da separao e do divrcio, firmes no propsito de pr fim sociedade conjugal ou ao vnculo matrimonial, respectivamente, sem hesitao, com recusa de reconciliao. O comparecimento pessoal das partes no indispensvel lavratura de escritura pblica de separao e divrcio consensuais, sendo admissvel ao(s) separando(s) ou ao(s) divorciando(s) se fazer representar por mandatrio constitudo, desde que por instrumento pblico (artigo 657 do CC), com poderes especiais e prazo de validade de 30 (trinta) dias. Segue-se o mesmo raciocnio da habilitao (artigo 1.525, caput, do CC) e da celebrao (artigo do 1.535 do CC) do casamento, que admite procurao. No podero as duas partes, entretanto, ser representadas no ato pelo mesmo procurador. PROTESTO DE TITULOS 111. O que protesto de um ttulo? R. Segundo a norma contida no art. 1 da Lei n 9.492/97: "Protesto o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplncia e o descumprimento de obrigao originada em ttulos (Cheque, Duplicata Mercantil, Nota Promissria, etc) e outros

28

documentos de dvida" e serve tambm para fixao do termo de inicial de encargo, quando o ttulo no lhe trouxer expresso. 112. Qual a finalidade do protesto? R. Destina-se, basicamente, a cumprir duas funes: a primeira de provar publicamente o atraso do devedor; a segunda resguardar o direito de crdito. 113. Que ttulos podem ser protestados? R. O art. 1 da Lei 9.492/97 estabelece que pode-se protestar ttulos e outros documentos de dvida. Os ttulos de crdito so os ttulos executivos extrajudiciais. So eles: CHEQUES, NOTAS PROMISSRIAS, DUPLICATAS MERCANTIS E DE PRESTAO DE SERVIO, LETRAS DE CMBIO, CDULAS DE CRDITO BANCRIO, dentre outros. Ttulos executivos judiciais (art. 584, CPC): SENTENAS CONDENATRIAS proferidas em juzos cveis, trabalhistas, federais ou em juizados especiais cveis, desde que determinem o pagamento de quantia certa e estejam transitadas em julgado. O protesto de "outros documentos de dvida" depende da interpretao do tabelio. Assim, a anlise formal e se o ttulo protestvel ou no, feita aps a apresentao do documento a protesto. 114. O pagamento do ttulo ou documento de dvida apresentado para protesto pode ser feito diretamente no tabelionato onde est o ttulo? R. O pagamento do ttulo ou documento de dvida apresentado para protesto ser feito em moeda corrente ou cheque administrativo, mediante boleto bancrio com cdigo de barras, recebvel preferencialmente em instituio bancria conveniada, sem prejuzo do pagamento efetuado diretamente na serventia, nos termos do art. 94 do Provimento Geral da Corregedoria. 115. Possuo um ttulo que foi parcialmente pago, posso protest-lo pelo saldo remanescente? R. Sim, quando o ttulo for parcialmente pago e estando vencido, o credor pode pedir o seu protesto pelo saldo que indicar. 116. Um ttulo emitido fora do Brasil e em moeda estrangeira, poder ser protestado? R. Sim, pois a Lei 9.492/97, em seu art. 10, permite o protesto de ttulo e outros documentos de dvida em moeda estrangeira, emitidos fora do Brasil, desde que acompanhados de traduo efetuada por tradutor juramentado, e o pagamento ser efetuado em moeda corrente nacional, devendo o apresentante realizar a converso na data de apresentao do documento para protesto. 117. Onde Ser o lugar de apresentao do cheque para se efetuar o protesto?

29

R. Os cartrios de registro de protesto seguem o art. 6 da Lei n. 9.492/97 e art. 83 do Provimento Geral da Corregedoria do DF, ambos diplomas relativos ao cheque, os quais determinam que o ttulo deve ser apresentado para o protesto no lugar do pagamento, ou seja, o da praa em que mantida a conta do emitente, indicada no ttulo, ou no local de domiclio do prprio emitente. 118. O Tabelio poder reter o ttulo ou documento de dvida a ser protestado? No, conforme o art. 81, 3 do Provimento Geral da Corregedoria do DF, que o tabelio no pode reter o ttulo ou documento de dvida, nem dilatar o prazo para protesto, ainda que a pedido das partes. 119. possvel a um cartrio de protestos emitir certido informando que um ttulo fora apontado para protesto, mesmo que dentro do prazo legal tenha sido requerido sua desistncia pelo apresentante? Quem pode requerer a certido? R. Se o ttulo foi apontado e no houve a lavratura do protesto, a certido, em princpio, dever ser negativa quanto a protesto, e poder ser requerida por qualquer pessoa. 120. Qual o prazo legal que um cartrio tem para apontar um ttulo ou documento? R. Determina o art. 8 da Lei n. 9.492/97 que os ttulos e documentos de dvida sero recepcionados, distribudos e entregues na mesma data aos tabelionatos de Protestos, obedecidos os critrios de quantidade e qualidade. Ainda de acordo com o art. 78 do Provimento Geral da Corregedoria, a Serventia tem o prazo mximo de 24 (vinte e quatro) horas do recebimento do ttulo ou do documento de dvida para realizar o apontamento. 121. Quantos dias o inadimplente tem para pagamento em cartrio antes de ser protestado de fato? R. No Distrito Federal o prazo para pagamento ser de 03 (dias) teis contados da data da cincia do fato, quando a intimao houver sido pessoal ou por carta, excludo o dia do comeo computado o do vencimento; caso a intimao tenha sido por meio de publicao por edital ser excludo o dia da publicao e includo o do vencimento, nos termos do art. 91 do Provimento Geral da Corregedoria.
De acordo com o disposto nos pargrafos do referido artigo, destaca-se: 1. Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte, se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou em que este se findar mais cedo. 2. Considera-se no-til o dia em que no houver expediente bancrio regular para o pblico ou em que este no obedecer ao horrio normal.

30

3. Qualquer uma das circunstncias previstas nos pargrafos anteriores dever ser mencionada no instrumento.

122. Posso efetuar o pagamento diretamente no cartrio, cujo protesto tenha sido sustado judicialmente? R. No, pois o 1 do art. 17 da Lei n. 9.492/97 dispe que um ttulo cujo protesto tenha sido sustado judicialmente s poder ser pago, protestado ou retirado mediante autorizao judicial. 123. Caso ocorra a revogao da sustao do protesto pela via judicial necessria nova intimao? R. No h necessidade, conforme previsto no art. 17, 2, da Lei n. 9.492/97. 124. O que devo pagar de acessrio ao valor do ttulo ou do documento para que seja cancelado o protesto? R. O pagamento do ttulo ou documento de dvida ser acrescido dos emolumentos dispostos na Tabela do Regimento de Custas do TJDFT e demais despesas cartorrias. 125. Em quanto tempo o cartrio disponibilizar o valor pago pelo devedor ao apresentante? R. O Tabelionato disponibilizar a respectiva quitao ao apresentante no primeiro dia til subseqente ao recebimento. Ocorrendo a quitao por meio de cheque, fica condicionada efetiva liquidao.

31

Anda mungkin juga menyukai