Anda di halaman 1dari 3

Artigo de Drauzio Varella sobre o absurdo da "cura gay" Enviado por luisnassif, sab, 29/06/2013 - 08:58 Por anarquista

srio

Da Folha

Gays e heterossexuais incurveis Drauzio Varella

Apesar dos anos vividos, ainda me surpreendo com a estupidez humana.

Os crentes dizem que Deus houve por bem limitar-nos a inteligncia, para impedir que bisbilhotssemos seus domnios. Se assim agiu, pena no lhe ter ocorrido impor limites para a burrice dos seres que criou sua imagem e semelhana.

Um grupo de deputados reunidos na Comisso de Direitos Humanos, presidida por um evanglico sem nenhuma aparncia de homem fervoroso, aprovou o projeto conhecido como "cura gay", que assegura aos psiclogos o direito de aplicar mtodos de tratamento destinados a transformar homo em heterossexuais, e de apregoar aos incautos a cura da homossexualidade, prticas condenadas pelo Conselho Federal de Psicologia e por todas as pessoas com um mnimo de discernimento.

Em todos os povos conhecidos, uma parcela de indivduos em alguma fase da vida experimentou orgasmo por meio da estimulao dos genitais realizada por uma pessoa do mesmo sexo.

A incidncia da homossexualidade varia de acordo com o grupo social. Um estudo clssico dos anos 1950 mostrou que em cerca de 60% das populaes pesquisadas o comportamento homossexual aceito sem restries. Na frica, entre os povos Siwan, e no sudoeste do Pacfico, entre os melansios, virtualmente todos os homens praticaram sexo com outros homens em algum estgio da vida.

As 40% restantes vivem em pases nos quais a homossexualidade objeto de tabu social. As naes industrializadas se enquadram nesse grupo minoritrio.

Embora os dados nem sempre confirmem com exatido, a homossexualidade masculina parece ser duas a trs vezes mais prevalente do que a feminina, em todas as sociedades at hoje avaliadas.

A maioria esmagadora dos indivduos que experimentam orgasmos com pessoas do mesmo sexo so bissexuais. No Ocidente, homossexualidade pura, caracterizada pela ausncia de prticas sexuais com o sexo oposto durante a vida inteira, ocorre em apenas 1% da populao.

Comportamento homossexual tem sido descrito em rpteis, pssaros e mamferos, animais que na evoluo divergiram h mais de 100 milhes de anos. Uma parte dos machos e fmeas de todas as espcies de aves estudadas tm relaes sexuais com indivduos do mesmo sexo. Em muitas ocasies, essas prticas terminam em orgasmo de apenas um ou dois dos parceiros.

Nos mamferos, a maioria das relaes homossexuais entre as fmeas acontece quando uma parceira monta sobre a outra, comportamento j documentado em pelo menos 70 espcies: ratos, hamsters, coelhos, martas, gado, carneiros, cavalos, antlopes, porcos, macacos, chimpanzs, bonobos, lees etc.

H mais de um sculo e meio, Charles Darwin nos ensinou que uma caraterstica presente em diversas espcies distintas indica que foi herdada de um ancestral comum, portador do mesmo trao. Podemos garantir que o ancestral que deu origem aos vertebrados tinha dois globos oculares, caraterstica herdada por todos os animais com esqueleto.

O paralelismo bvio, prezadssimo leitor: se o comportamento homossexual est documentado em animais to distintos quanto rpteis, aves e mamferos, porque a homossexualidade mais antiga do que a humanidade.

Certamente, j existiam homindeos homo e bissexuais 5 a 7 milhes de anos atrs, quando nossos ancestrais resolveram descer das rvores nas savanas da frica. Est coberta de razo a sabedoria popular ao dizer que a homossexualidade mais velha do que andar a p.

Sempre houve e haver mulheres e homens que desejam pessoas do mesmo sexo, porque essa uma caracterstica inerente condio humana. Com persistncia e determinao, eles podem controlar o comportamento sexual, mas o desejo no. O desejo uma fora da natureza mais ntima de cada um de ns; gua que corre montanha abaixo.

Os fatores genticos e as interaes sociais envolvidas no comportamento sexual so de tal complexidade que s a ignorncia crassa capaz de propor simplificaes.

Eu, que sempre coloquei em dvida a masculinidade daqueles excessivamente preocupados ou ofendidos com a homossexualidade alheia, gostaria de saber em que porta de botequim os nobres deputados ouviram falar que o homossexual um doente espera de tratamento psicolgico.

Drauzio Varella mdico cancerologista. Por 20 anos dirigiu o servio de Imunologia do Hospital do Cncer. Foi um dos pioneiros no tratamento da Aids no Brasil e do trabalho em presdios, ao qual se dedica ainda hoje. autor do livro "Estao Carandiru" (Companhia das Letras). Escreve aos sbados, a cada duas semanas, na verso impressa de "Ilustrada".

Anda mungkin juga menyukai