Anda di halaman 1dari 99

CURSO SUPERIOR TECNLOGO EM AUTOMAO INDUSTRIAL

Configurao de Redes Industriais II

Prof. Samir Bonho, MSc 24/10/2012

Programao

Equipamentos de redes de gerenciamento, viso modelo OSI e introduo ao WireShark Camada de enlace e protocolos; configurao de uma rede Comunicao TCP/IP utilizao de sockets Redes Wireless - IEEE 802.11 e IEEE 802.15

Equipamentos de Redes de Gerenciamento

Placas de Rede, Repetidores, Hubs, Pontes, Switches, Roteadores, Gateways

Placa de Rede

Placas de Rede

Preparao dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido de envi-lo para o meio fsico, quando eles passam do computador para o cabo.

Placa de Rede

Converte os bits de um quadro quando eles chegam do meio fsico para a mquina.

Placa de Rede

Endereamento dos dados: cada placa de rede tem seu prprio e nico endereo que ela fornece quando os quadros so postos na rede.

Placa de Rede

Controle de fluxo: a placa dispe de uma memria RAM para controlar os fluxo de dados.

Placa de Rede

Conexo com outro computador: antes de enviar alguma informao, cada placa inicia primeiramente um dilogo com cada uma das outras placas. Algumas informaes so trocadas sobre o protocolo da camada fsica.

Repetidores

Repetidores

Em redes Ethernet que operavam com cabo coaxial, tnhamos a opo de utilizar um elemento de rede, chamado repetidor que atuava no nvel fsico para amplificar o sinal eltrico (restaurar o sinal atenuado) e estender o alcance do barramento da rede limitado a 185 metros.

Repetidores

Com o advento do cabeamento com par tranado, esse tipo de equipamento deixou de ser utilizado, j que os hubs so capazes de realizar essa funo.
Existem hoje, hubs que possuem internamente, a funo do repetidor, sendo esses hubs chamados de hubs ativos.

Hubs
O termo Hub um termo genrico usado para definir qualquer tipo de dispositivo concentrador.

Hub

Um dispositivo concentrador de conexes, responsveis por centralizar a distribuio dos quadros de dados em redes estrela.

Hub

Todo Hub um repetidor, mas nem todo repetidor um Hub. Replica em todas as suas portas as mensagens recebidas das mquinas da rede. Se uma mquina envia um quadro de dados para outra, todas as demais mquinas recebem esse quadro ao mesmo tempo.

Hub

Redes Ethernet ligadas em estrela no possuem qualquer diferena em termos de funcionamento de uma rede Ethernet ligada em barramento, do ponto de vista do trfego de dados. Faz o papel de um barramento lgico.

Hub

Ao receber uma mensagem numa porta, faz o broadcasting para todas as portas, ou seja, transmite a mensagem para todas as portas, simulando o barramento compartilhado com cabo.

Hub

O Hub fica ocupado enquanto duas mquinas esto se comunicando (uma enviando quadro de dados para outra).

Hub

Por ser um repetidor um Hub opera na camada fsica. No tem como interpretar os quadros de dados que recebe e envia e, por isso, no sabe os endereos das placas de rede das mquinas ligadas a ele.

Hub

Um Hub no possui a capacidade de aumentar o desempenho da rede, como ocorre com o switches.

Hub

Facilidade de se identificar um defeito: - isolar problemas que ocorrem nos equipamentos ou cabos de uma rede local, j que se a rede inteira continua funcionando, somente a mquina que est com o cabo defeituoso que deixa de funcionar.

Hub

Como cada equipamento de uma local ligado numa forma de estrela, no caso de falha de um equipamento ou cabo, no ocorre interferncia nos outros. Detecta-se e isola-se defeitos com mais segurana.

Hub

Isto permite a visualizao individual dos pontos da rede local, permitindo maior agilidade na soluo de problemas, diferentemente da ligao por cabo contnuo ao longo das estaes.

Hub

Pode-se ter um gerenciamento sobre a rede, visualizando-se num painel, instantaneamente, os pontos com problemas.

Hub

Concentradores de cabos que no possuem qualquer tipo de alimentao eltrica so chamados hubs passivos. Exemplo: Path Panels usados nos sistemas de cabeamento estruturado.

Hub

Hubs ativos regeneram os sinais que recebem de suas portas, antes de envi-lo para todas as portas. Hubs gerenciveis so os que permitem qualquer tipo de monitoramento. O monitoramento feito via software. Podem detectar falhas e fornecer relatrios estatsticos.

Hub

Hubs empilhveis (stackable) permitem a ampliao do seu nmero de portas. Possuem uma porta especial que permite a conexo entre dois ou mais hubs. Essa conexo especial faz com que os hubs sejam considerados pela rede um s hub e no hubs separados.

Hub

Em princpio, os hubs s podem conectar mquinas que estejam se comunicando com ele, numa mesma velocidade.

Existem Hubs de velocidade mltipla: (100 Mbps / 10 Mbps)

Hub

Devido ao grande nmero de mudanas de local de equipamento, que podem ocorrer numa rede, dentro de uma empresa, o uso de cabeamento estruturado com hubs se mostra bastante eficiente, rpido e econmico nas mudanas.

Hub

Hubs distantes podem ser interligados com fibra tica, desde que o hub seja apropriado a conectar essas fibras.

Hub

Tambm podem ter portas apropriadas para ligaes FDDI, ATM, Token-Ring e outras. Neste caso so considerados hubs de grande porte, chamados de hubs multiprotocolos.

Hub

Regra de Segmentao para Redes Ethernet: 10 Mbps, 100 Mbps, 1000Mbps Limite de Conexes - Hubs operando a 10 Mbps. - Hubs operando a 100 Mbps - Hubs operando a 1000 Mbps

Pontes

Bridges

Pontes

Com um repetidor, se ampliava a rede, resolvendo-se apenas o problema da atenuao do sinal. Diversos segmentos poderiam ser montados, mas a rede era considerada uma s.

Pontes

So equipamentos usados para interconectar duas redes redes (dois segmentos), mas isolando o trfego de ambas.

Pontes

Supondo que tenhamos uma rede local com muitas estaes ligadas a um mesmo barramento e desejamos dividla em duas partes para aliviar o trfego no barramento. Neste caso, colocvamos uma ponte entre os dois segmentos.

Pontes

Atualmente, se usa hubs para substituir logicamente a rede local fsica em barramento, assim a segmentao melhor feita atravs de switches.

Pontes

A funo da ponte deixar passar para o outro segmento somente as mensagens endereadas a ele.

Com isto, temos o trfego menor no barramento, pois as mensagens de ambos os segmentos no concorrem mais juntos no mesmo barramento.

Pontes

Isolam o trfego de cada rede, evitando o compartilhamento total do barramento por ambas, evitando colises e aumentando a performance. mais simples que um roteador. Uma ponte trabalha na camada de enlace ao passo que um roteador trabalha na camada de rede.

Pontes

Detectam automaticamente os endereos MAC das estaes (que vem na placa de rede das mesmas) que existem nas duas redes.

Pontes

Esses endereos so colocados em uma tabela por meio de um algoritmo, chamado spanning-tree e por meio dessa tabela que a ponte deixa passar para o outro segmento somente os quadros Ethernet que possuem endereos MAC das estaes desse segmento.

Pontes

A ponte independente de protocolo, pois l apenas o endereo do quadro de enlace, sem ler o contedo desse quadro.

Pontes

Pode-se usar pontes para se interligar duas redes distantes por meio de modems.

Switches

Switch

um equipamento que tem por finalidade fazer a interligao de hubs.

Switch

Se uma rede, antes composta de micros e hubs, cresceu, h a necessidade de um switch para segmentar a rede e melhorar a performance como um todo.

Switch

Atua na camada de enlace. O switch toma a mensagem da camada de enlace, l o endereo de destino, e envia a mensagem para a porta do segmento de rede no qual o endereo de destino, existente na mensagem, est alocado.

Switch

O switch trabalha de forma diferente de um hub. O hub compartilha a velocidade entre todas as estaes de forma idntica (como o barramento compartilhado de forma idntica)

Switch

O Switch dedica a mesma velocidade para todas as estaes, mas a velocidade no compartilhada, dedicada.

Switch

O switch funciona como uma matriz de comutao de alta velocidade, feita em nvel de hardware (o que mais rpido que por software).

Switch

Essa comutao baseada no endereo MAC (Medium Access Control subcamada da camada de enlace, de acesso ao meio fsico), e controlada por meio de endereos das suas portas, por um algoritmo especializado.

Switch

O desempenho interno de um switch ou trfego de mensagens na matriz de comutao na faixa de Gigabits/segundo.

Switch

Normalmente, os dados carregados dentro de um frame Ethernet so de protocolos IP (TCP/IP) ou IPX (Netware).

Switch

O switch um equipamento que permite que vrios segmentos de redes se comuniquem com outros segmentos, ao mesmo tempo, dois a dois.

Switch

Como um switch possui vrias portas conectadas de forma matricial, possvel ligarmos vrios segmentos de redes Ethernet, permitindo que todos os segmentos se comuniquem entre si isoladamente.

Switch

Velocidade: - So classificados de acordo com sua velocidade de operao: 10 Mbps, 100 Mbps e 1000 Mbps.

Switch
Segurana:
- Os hubs no so to seguros quanto os switches porque todos os quadros so transmitidos para todas as portas.

Switch

Ligao: - Os switches, por causa de seu alto custo, quase no so usados sozinhos. Em geral so usados ligados a Hubs.

Switch

Os Hubs possuem limitao quanto quantidade de ligaes. Os switches, no entanto,podem ser ligados a qualquer uma das portas do hub, j que os switches so considerados pelo Hub como se fosse um microcomputador.

Switch

possvel que um segmento de rede de 10 Mbps, se comunique com um servidor ligado ao switch. No caso, o servidor que pode atender a diversos segmentos de 10 Mbps, pode estar ligado a 100 Mbps ao switch, permitindo assim, atender a vrios segmentos, com alta performance, porm atendendo os segmentos com seus trfegos de rede isolados.

Roteadores

Roteadores

So pontes que atuam na camada de rede. um equipamento que trabalha com um protocolo da camada de rede, convertendo o protocolo de uma rede para outra de protocolo distinto.

Roteadores

A diferena entre uma ponte e um roteador que o endereamento que a ponte utiliza o da camada de enlace (MAC) das placas de rede, que um endereamento fsico.

Roteadores

O roteador, por operar na camada de rede, usa o endereamento dessa camada, que um endereamento lgico. No caso TCP/IP, esse endereamento o endereo IP.

Roteadores

Impossibilidade de endereos MAC na Internet.

A converso do endereo lgico (IP) para o endereo fsico (MAC) feita somente quando o pacote chega rede de destino.

Roteadores

Endereos lgicos so mais fceis de serem organizados.

Roteadores

So capazes de fragmentar os pacotes recebidos, e isto faz com que possa interligar duas redes com arquiteturas distintas.

Roteadores

Ao receber um frame de dados que vai ser transmitido, verifica o seu endereamento em nvel de rede, fazendo a converso de protocolo, se necessrio. Um pacote de dados transmitido para o endereo de destino, escolhendo o melhor caminho (rota na WAN).

Roteadores

Interfaces LAN: - Ethernet, Token-Ring, FDDI Roteando protocolos: - IP, IPX

Roteadores

Consegue separar topologias diferentes, trantando protocolos diferentes, roteando ou escolhendo o melhor caminho para o trfego de pacotes de um ponto ao outro, ao longo de uma rede com diversos nodos (roteadores).

Roteadores

Mais apropriados para redes WAN.

Retransmite os pacotes para as redes e no para as estaes finais.

Roteadores

Uma estao remetente de pacote deve conhecer, obrigatoriamente, o endereo do primeiro roteador ao qual deve enviar o pacote.

Roteadores

Operam com tabelas de rotas, as quais so atualizadas por um mtodo apropriado, ou seja, um protocolo da camada de rede que contm a informao de roteamento.

Roteadores

Dependem do protocolo utilizado para poderem interpretar as informaes e poder rote-las na rede.

Roteadores

A diferena entre um roteador e outro, a quantidade de protocolos que um ou outro opera. Um roteador trata diversos protocolos e consegue interligar vrias redes diferentes.

Roteadores

Roteadores (Caractersticas)

Trs usos: - Conexo Internet - Conexo de LANs - Conexes de WANs Equipamento que interliga duas ou mais redes.

Roteadores

Interligao de uma rede local com a Internet. Ver transparncia. O roteador tpico para esse usos deve possuir basicamente duas portas: - uma porta WAN - uma porta LAN

Roteadores

A porta WAN recebe o cabo que vem do backbone da Internet. Normalmente, essa conexo feita por um conector V.35 (34 pinos). A porta LAN conectada rede local (sada Ethernet), j que a maioria das redes locais usa essa arquitetura.

Roteadores

Interligao de duas redes locais: dividir uma rede grande em segmentos menores. Aplicao: Redes locais pertencentes a uma mesma empresa. No resolve o problema de empresas com filiais em vrios estados.

Roteadores

Cada uma das portas do roteador deve receber um endereo lgico. No caso do TCP/IP, um nmero IP, que esteja em uma rede diferente dos endereos colocados nas outras portas.

Roteadores

Na hora de escolher um roteador, devemos levar em considerao algumas caractersticas bsicas:


Nmero de portas WAN. Nmero de portas LAN

Roteadores

Velocidade das portas WAN Velocidade das portas LAN Tolerncia a Falhas Redundncia Balanceamento de Carga

Roteadores

Alguns roteadores possuem um recurso chamado de redundncia de call-up. Esse recurso permite ligar um roteador a um modem atravs de um cabo serial, e no caso do link WAN falhar, o modem pode discar para um provedor e se conectar (nomalmente a 33.600 bps), mantendo a conexo da rede local com a Internet no ar.

Roteadores

Tolerncia a Falhas: atravs deste recurso, o roteador continua operando mesmo quando ele se danifica.

Redundncia: significa que o roteador tem na realidade dois roteadores dentro dele. Caso o primeiro falhe, o segundo entra em ao.

Roteadores

Balanceamento de Carga: existem roteadores que podem gerenciar duas ou mais conexes entre ele e outros roteadores, otimizando as conexes. Essa caracterstica uitlizada em conexes entre filiais de empresas.

Modelo OSI

Comunicao no Modelo OSI

Camadas do Modelo OSI

Camada Fsica

Quantos microsegundos um bit 1 ou 0 deve durar. Se a transmisso pode proceder simultaneamente em ambas as direes. Como estabelecer e liberar conexes. Pinao de conectores e suas respectivas funes. Os problemas de projeto relacionam-se com os detalhes mecnicos, eltricos e procedimentos de interfaceamento com a sub rede.

Camada de Enlace de Dados (HOST-ROUTER)

Quebra os dados de entrada em quadros (frames). Cria e reconhece as fronteiras dos quadros. Realiza a transmisso sequencial dos quadros. Processa confirmaes de recebimento. Resolve problemas de quadros perdidos, duplicados ou destrudos. Recebe os dados da camada fsica e entrega-os sem erros de transmisso para a camada de rede. Trata da sincronizao entre um transmissor (rpido) e um receptor (lento) em dados (flow control: HOST-ROUTER)

Camada de Rede (ROUTER-ROUTER)

Determina como pacotes (a unidade de informao trocada na camada 3) so roteados dentro da sub rede. Aceita mensagens do "host" fonte, converte elas para pacotes e direciona estes pacotes para os seus destinos. O controle de congestionamento tambm pertence a camada 3 (ROUTER-ROUTER).

Camada de Transporte (HOST-HOST)


Multiplexao. Identificao de mensagens e suas conexes (sesso). Controle de sequenciamento fim-a-fim em cada conexo. Deteco de erros fim-a-fim e monitorao da qualidade de servio. Recuperao de erros fim-a-fim. Fragmentao das mensagens fim-a-fim se necessrio.

Camada de Sesso

Estabelece uma conexo com um processo em outra mquina (sesso). Gerencia o dilogo de uma forma ordenada para um determinado servio solicitado (gerenciamento de token, no permitindo a mesma operao ao mesmo tempo por ambos os lados ). Realiza sincronizao de dilogos ( checkpoints).

Camada de Apresentao

Utiliza linguagens abstratas para converter um determinado formato de informao usado dentro de um computador para uma representao padro de rede ou vice versa. Compresso de mensagens Criptografia Converso entre cdigos de caracteres (ASCII para EBCDIC) Converso para final de linha, scroll ou modo de pgina, etc.

Camada de Aplicao

Interface do usurio com o sistema. Prov todos os servios OSI que podem ser usados pelos processos de aplicao para trocar informaes entre si. FTAM - File Transfer Access and Management; MHS - Message Handling Systems, ROSE Remote Operations Service Element, etc.

ETHERNET

Interface do usurio com o sistema.

97

Endereo MAC

O padro IEEE 802 define 2 formas de endereamento MAC endereos administrados localmente

Quem instala a placa de rede. OUI (Organizationally Unique Identifier).

endereos universais

Exemplos de OUI: XEROX 00-00-00 a 00-00-09 CISCO 00-00-0C

OUI

Nmero de Srie

Endereos MAC

Endereos MAC podem ser individuais ou em grupo. Endereos de grupo podem ser

broadcast (FF-FF-FF-FF-FF-FF) ou multicast (e.g. 01-00-5E-XX-XX-XX)

Anda mungkin juga menyukai