Anda di halaman 1dari 13

DETECTOR DE FUMAA FOTO ELTRICO

Luiz Antonio Natali de Souza Leandro Jos Albertti Fernando Roberto Vicente Daniel Gonalves dos Santos

ARATUBA-SP 2013

DETECTOR DE FUMAA FOTO ELTRICO

Trabalho de eletrnica apresentado como parte dos requisitos para concluso da disciplina de Eletrnica do Curso de Engenharia Mecnica.

ORIENTADOR: Prof. Esp. Eng. Jos Zanom

Araatuba - SP 2013

RESUMO
Conforme tema proposto pelo professor Esp. Eng. Jos Zanom, da disciplina de Eletrnica, foi desenvolvido o circuito simples de um detector de fumaa, utilizando como componente principal um LDR (resistor dependente de luz).

Palavras-chaves: LDR, DETECTOR DE FUMAA, FOTO-RESISTOR

LISTA DE FIGURAS
FIGURA 01 - LDR Resistor dependente de luz...................................................7 FIGURA 02 - Detector de fumaa com alarme de incndio...................................8 FIGURA 03 Layout do circuito.............................................................................10 FIGURA 04 Componentes do circuitos montados no protoboard.......................11

LISTA DE TABELAS
TABELA 01 Relao dos componentes..............................................................9

SUMRIO
1 Introduo............................................................................................................7 1.1 O que um LDR resistor dependente de luz................................................7 1.1.1 Aplicaes......................................................................................................7 1.2 Como funciona um detector de fumaa fotoeltrico.........................................8 2 Materiais e mtodos utilizados na montagem do circuito....................................9 2.1 Layout do circuito..............................................................................................9 2.2 Funcionamento do circuito................................................................................10 2.3 Montagem do circuito........................................................................................11 3 Concluso............................................................................................................12 Referncias.............................................................................................................13

1 INTRODUO

O detector de fumaa utilizando um LDR, nada mais do que um aparelho capaz de identificar a presena de fumaa ou fumos em um ambiente e disparar um alarme ou um dispositivo de combate a incndio.

1.1 O QUE UM LDR RESISTOR DEPENDENTE DE LUZ

O LDR, sigla de resistor dependente de luz, na traduo livre do ingls um foto resistor feito a partir de um material semicondutor de elevada resistncia eltrica que varia conforme diminui ou aumenta a incidncia de radiao luminosa sobre ele.

Figura 01: LDR Resistor dependente de luz, a esquerda simbologia utilizada para demonstrar este componente em circuitos.

1.1.1 Aplicaes

Existem em diversos tipos e tamanhos, tambm so utilizados em sistemas de alarmes de segurana, controle de luminosidade e contagem de peas, entre outras aplicaes na rea de instrumentao e automao.

1.2 COMO FUNCIONA UM DETECTOR DE FUMAA FOTOELTRICO

O detectores de fumaa fotoeltricos usam sensores de luz que disparam conforme h variao de luminosidade, assim eles utilizam uma fonte de luz interna, porque teria que haver muita fumaa no ambiente para ofuscar a luz. A luz interna do aparelho disposta em uma cmara a fim de que a iluminao do ambiente no influa no sistema.

Figura 02: Detector de fumaa com alarme de incndio. Imagem da internet

2 MATERIAIS E METODOS UTILIZADOS NA MONTAGEM DO CIRCUITO

Entre alguns circuitos analisados o mais usual e funcional, foi o que utiliza como componentes principais um LDR, trs transistores e um rel, na tabela 1, temos uma lista sucinta dos componentes utilizados no circuito. O uso do rel torna o circuito capaz de alternar dispositivos de alerta de potncia como alarmes, sinos, etc.

RELAO DOS COMPONENTES DO CIRCUITO ITEM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 DESCRIO R1 R2 R3 R4 R5 R6 R7 Q1 Q2 Q3 K1 D2 D1 TIPO DE COMPONTE RESISTOR 470 RESISTOR 2,2k RESISTOR 2,2k RESISTOR 1k RESITOR AJUSTVEL TRIMPOT 100k RESITOR 2,2k LDR RESITOR DEPENDENTE DE LUZ 1k a 10k TRANSISTOR NPN BC 548 BIPOLAR TRANSISTOR NPN BC548 BIPOLAR TRANSISTOR 2N2222 REL 9V 200 DIODO EMISSOR DE LUZ 3V DIODO IN4001

Tabela 01 Lista dos componentes do circuito

2.1 LAYOUT DO CIRCUITO

Como o projeto tem finalidade didtica o mesmo foi montado somente em uma placa de contatos tipo protoboard. A figura 3 mostra o layout do circuito e a disposio dos componentes.

Figura 03: Layout do circuito

2.2 FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO

Quando no h fumaa a luz do led incide diretamente sobre o LDR e sua resistncia ser baixa e o transistor Q1 estar interrompendo a corrente e nada acontece. Quando h fumaa suficiente para mascarar a luz sobre o LDR e os valores de sua resistncia comeam a subir o transistor Q1 ligar fazendo que a tenso no coletor do transistor Q2 v para 9 volts comutando o transistor Q3. O rele ligado no coletor do transistor Q3 ativado e a carga conectada atravs dele acionada. Os resistores R2 e R3 limitam a corrente nos coletores dos transistores Q1 e Q2 o resistor R6 limita a corrente no coletor do transistor Q3. R1 limita a corrente do led D2 e o R5 um resistor varivel tipo trimpot para um ajuste fino no funcionamento do LDR. O diodo D1 o um diodo de roda livre, que protege o transistor Q3 dos picos de tenso induzidas pela bobina do rel quando ele ligado.

2.3 MONTAGEM DO CIRCUITO

O circuito foi montado no protoboard conforme a figura 4. Para demonstrar o acionamento do rel foi ligado um led de 3v em srie com um resistor de 570 ohm para limitar a corrente no mesmo.

Figura 04: Componentes do circuito montado no protoboard.

3 CONCLUSO

O projeto se mostrou eficaz no seu propsito que foi de demonstrar como funciona um detector de fumaa fotoeltrico. Apesar do ser relativamente simples e de baixo custo, mont-lo exige conhecimento em circuitos eltricos e em eletrnica. Outro ponto que deve ser ressaltado o fato de haver pouca literatura sobre a aplicao do LDR resistor dependente de luz em detectores de fumaa, sendo seu uso mais comum em sensores de luminosidade utilizados em automao internet e no idioma ingls. de iluminao de ambientes. A maior parte da pesquisa foi realizada em contedos da

REFERNCIAS

CIRCUITSTODAY,

disponvel

em

http://www.circuitstoday.com/fire-alarm-

circuit, acesso em 04/05/2013 s 9:30 a.m, original no idioma ingls traduzido pelo google translator utilizando navegador Mozilla Firefox. BRAGA, Newton C. Curso Bsico de Eletrnica. 5. ed. So Paulo, Brasil: Nova Saber, Julho, 2009.

Anda mungkin juga menyukai