Anda di halaman 1dari 7

ODOR

1) 2) 3) 4)

DEFINIO PARMETROS DE PERCEPO AVALIAO METODOLOGIA PARA SOLUCIONAR UM PROBLEMA DE ODOR EM UMA FBRICA DE CELULOSE.

1. DEFINIO As emisses de poluentes no ar podem ser classificadas em dois tipos: 1) Perceptveis : Podem ser vistos, ouvidos, detectados e tocados. i. Poeiras, fumos e fumaas que podem ser VISTOS e at tocados ii. Vazamentos de gases que podem ser OUVIDOS iii. Gases e vapores que podem ser DETECTADOS atravs do olfato, etc.. 2) Imperceptveis : No podem ser conscientemente percebidos pelos nossos sentidos em concentraes normais no ambiente e incluem contaminantes como monxido de carbono, hidrocarbonetos e xido de nitrognio. Eles so simplesmente avaliados atravs de amostragem no meio ambiente ou fonte poluidora e analisados em laboratrios. No caso dos odores a maior dificuldade em lidar com eles num problema de poluio do ar, reside no fato que o mesmo no um contaminante, mas sim uma de suas propriedades na qual somente pode ser detectada ou medida atravs de seus efeitos no organismo humano. Desta forma, podemos definir o odor como sendo uma propriedade de uma substncia que venha sensibilizar o nosso olfato. A capacidade das pessoas em sentir odores varia consideravelmente de uma para outra. Algumas pessoas, chamadas anosmiacos, so insensveis aos odores enquanto outras podem ter o seu sentido muito aguado. Esta variao de indivduo para indivduo complica muito a necessidade de se avaliar a consistncia de um incmodo por odor.

Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

2. PARMETROS DE PERCEPO O relato da percepo de odor feito atravs do sistema nervoso e do crebro de uma pessoa. Existe, entretanto, diferenas de percepo devido s condies fsicas da sua exposio e tambm devido as suas diferenas fisiolgicas e psicolgicas. Face s consideraes acima, os principais parmetros que determinam a percepo de odor podem ser relacionados como sendo: 1) 2) 3) 4) A Identidade do odor Sua Concentrao As Condies Ambientais Reinantes Condio da Pessoa

1) A Identidade qumica geralmente a principal determinante da qualidade do odor. Desta forma possvel associar, para uma pessoa no treinada em avaliao de odor, o cheiro de "ovo podre" ao cido sulfdrico (H2S) e o cheiro de "repolho estragado" s mercaptanas. Entretanto, a dificuldade aparece porque no existe uma relao to clara para todas as substncias odorferas de origem industrial, complicando ainda mais quando existem na mesma comunidade, outras indstrias com odores diferentes que quando mesclados s podem ser avaliados atravs de experincias pilotos. Vale tambm realar que apesar de uma fbrica de celulose emitir muitos compostos odorferos diferentes em qualidade e persistncia, quando juntos, sero identificados pela comunidade como tendo um cheiro por exemplo de "ovo podre". Esta identidade qumica pode ser medida qualitativamente em laboratrios especializados para um nico poluente, mas de forma muito difcil, e o que geralmente ocorre, quando os poluentes odorferos encontram-se misturados e com caractersticas do conjunto como na caso acima citado. 2) A Concentrao da substncia odorfera no ar ambiente o principal parmetro que determina a intensidade do odor percebido, embora as condies ambientais e da pessoa que inala este ar podem causar apreciveis variaes da intensidade do mesmo. Se os outros parmetros forem constantes, a relao da intensidade de odor com a concentrao da substncia odorfera dada pela lei de WEBER FECHNER, que diz que a intensidade proporcional ao logaritmo da concentrao . A persistncia inversamente relacionada proporcionalidade k, ou seja, I = k log(c/ct). com a constante

Quanto maior for k mais rapidamente decrescer a intensidade com a reduo da concentrao, e desta forma menos persistente o odor.
Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

Esta lei s se aplica para substncias odorferas individuais e somente com concentrao igual ou maior ao limite de percepo de odor. Para ter consistncia com esta lei o limite de percepo de odor deve ser definido como a mxima concentrao odorfera ainda imperceptvel ao olfato. No caso dos odores originados por misturas de substncias odorferas como no caso das fbricas de celulose, no existem regras aceitas genericamente que possam ser usadas para relacionar a intensidade de odor com as concentraes das substncias individuais. Alguns estudos mostram que as intensidades de odor resultantes de misturas de substncias podem ser: 3) Anti-reativas : na qual a intensidade observada menor do que a esperada para qualquer uma das substncias sozinhas. 4) Supressiva : na qual a intensidade observada menor do que a esperada para um efeito aditivo mas maior do que a do efeito antireativo. 5) Sinergtica : na qual a intensidade observada maior do que a esperada para o efeito aditivo. A experincia realizada por Duffee (figura a seguir) com H2S e a metilmercaptana mostra a alterao da percepo do odor em funo das vrias composies deste composto.

Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

Limites de Percepo de Odor da Mistura H2S e metil-mercaptana. 6) Condies Ambientais Reinantes - sabido que a qualidade e a intensidade de um odor pode ser afetado, por exemplo, pela temperatura e umidade do ar presente, mas infelizmente no existem estudos significativos que mostrem o quanto de influncia pode acarretar. As experincias laboratoriais mantm, preferencialmente, condies constantes e a mais representativa do local em estudo. 7) Condio da pessoa - Os principais parmetros deste item na avaliao do odor so sensitividade, experincia e condicionamento fisiolgico e psicolgico.

A sensitividade pode variar de pessoa para pessoa e de substncia para substncia. A experincia e treino podem levar uma pessoa a distinguir de 25 a 30 nveis de intensidade de percepo, do LPO at a mxima concentrao, e que cada um desses nveis possa corresponder a 60% de aumento da concentrao da substncia odorfera.
Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

Tanto um problema fisiolgico como psicolgico podem provocar uma alterao nos nervos olfticos, diminuindo a sensitividade do avaliador de um painel de odor, por exemplo. Altas concentraes de odor, resfriados e outras infeces do trato respiratrio superior alteram comprovadamente o senso da percepo do odor.

3. AVALIAO Em qualquer ao de controle da poluio do ar a palavra medio deve estar envolvida para que possamos entender o quanto aquele equipamento de controle da poluio naquele processo industrial e com aquelas caractersticas meteorolgicas e topogrficas locais conseguiram reduzir a participao daquele poluente, naquela comunidade. No caso do odor, se for uma nica substncia odorfera, conhecida e com metodologia de anlise j estabelecida podem algumas vezes ser medidas com mtodos de anlises fsico ou qumico. Entretanto o caso mais comum e no conhecermos as vrias substncias componentes do odor e dessa forma o mesmo poder ser avaliado atravs das "unidades de odor". Uma unidade de odor definida como a quantidade de qualquer substncia odorfera ou mistura delas que quando dispersa em uma unidade de volume de ar limpo produz uma resposta de odor praticamente imperceptvel. Assim, se uma amostra gasosa de odor contm 10 unidades de odor por p cbico, podemos dizer que quando a amostra diluda com 9 partes de ar limpo a mistura resultante ser praticamente imperceptvel. A concentrao de odor em unidades de odor por p cbico anloga a qualquer outra concentrao de emisso para fins de engenharia. Os odores existentes na comunidade assim como no efluente de uma chamin podem ser medidos atravs de um equipamento de diluio porttil do tipo da figura a seguir (scentometer - cheirmetro), ou atravs da coleta de amostras de ar que sero avaliados posteriormente em laboratrio. Dois outros mtodos tambm disponveis so o da seringa (ASTM) e o olfatmetro dinmico, sendo este ltimo o mais acurado, mas tambm o mais caro.

Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

4. CONTROLE DE ODOR EM UMA FBRICA DE CELULOSE

Definio do Problema 1) Checar o problema e identificar suas causas. 2) Determinar caractersticas qumicas dos poluentes bem como quantificar as taxas de emisso. 3) Estimar o impacto das fontes poluidoras identificadas e confirmar a relao existente entre as fontes de emisso e a qualidade do ar na comunidade.

Controle 4) Determinar grau de controle necessrio e instalar equipamentos de controle ou aplicar mecanismos de disperso segura. 5) Operar e manter os sistemas de controle da poluio (processo produtivo e equipamentos de controle da poluio) e monitorar os resultados.

Percepo de Odor 1) O olfato humano ficar fatigado aps uma percepo contnua do odor. 2) O odor ser usualmente detectado quando houver uma mudana significativa na sua qualidade ou intensidade. Um odor agradvel pode se tornar desagradvel a uma pessoa que estiver exposta continuamente, quando houver aumento da sua intensidade. 3) Os odores no causam em geral danos fsicos. O odor de vrias substncias txicas (cloro, SO2, H2S) pode servir ainda como um agente de aviso. Pode tambm causar nuseas e desencadear um efeito adverso nos asmticos. 4) A percepo do odor de uma pessoa pode variar de dia para dia. 5) Compostos de diferentes constituies podem revelar um odor semelhante, enquanto que compostos de constituio muito prxima podem revelar odores diferentes. 6) Um odor no familiar mais provvel de causar incmodo do que um conhecido. 7) A percepo do nvel de odor diminui com o aumento da unidade. Por outro lado uma alta unidade pode concentrar os odores de um certo local. 8) A qualidade do odor pode se alterar com a sua diluio. 9) Algumas pessoas podem detectar certas qualidades de odor, mas no outras.

Ar/Odor Artigo disponvel em www.consultoriaambiental.com.br

Anda mungkin juga menyukai