Anda di halaman 1dari 2

04 CONDUTORES EM EQUILBRIO ELETROTTICO

Passa tempo da viagem!!!


01. Se tivermos um balo de borracha com uma carga positiva distribuda sobre sua superfcie, podemos afirmar que A. na regio externa ao balo o campo eltrico nulo. B. na regio interna ao balo o campo eltrico nulo. C. na regio interna existe um campo eltrico de mdulo inferior ao campo eltrico na regio externa. D. o campo eltrico uniforme, com o mesmo mdulo, tanto na regio interna como na externa. E. o campo eltrico na regio interna tem mdulo maior do que o da regio externa. 02. Duas esferas de raios R1 e R2 , com R1 > R2 , so postas em contato mediante a chave C, conforme a figura. Supondo que a esfera maior esteja carregada negativamente e a menor neutra, pode-se afirmar que: A. em A as cargas esto paradas, e em B esto se movendo. B. A condutor, pela distribuio de cargas. C. ambos os corpos so isolantes. A. haver passagem de cargas eltricas da esfera de raio R1 para a de raio R2 at que ambas apresentem a mesma carga. B. a esfera de raio R2 se carregar positivamente, enquanto a esfera de raio R1 se descarrega. C. a esfera de raio R2 ter maior carga do que a esfera de raio R1 quando for atingido o equilbrio eletrosttico. D. haver passagem de cargas eltricas da esfera de raio R1 para a de raio R2 at que ambas apresentem o mesmo potencial eltrico. E. o potencial da esfera de raio R1 ser maior do que o potencial da esfera de raio R2 quando for atingido o equilbrio eletrosttico. 03. Um condutor de raio R est carregado positivamente, como mostra a figura. Convencionando que o campo eltrico, num ponto qualquer, tem mdulo E e o potencial eltrico, por V, pode-se afirmar que: A. EA > EB B. EA = EB C. VA = 0 D. VA > VB E. VA = VB 04. A figura abaixo mostra dois corpos metlicos carregados com cargas de sinais contrrios e interligados por um fio condutor. 07. (PUCRS 2002) Uma esfera condutora, oca, encontra-se eletricamente carregada e isolada. Para um ponto de sua superfcie, os mdulos do campo eltrico e do potencial eltrico so 900 N/C e 90 V. Portanto, considerando um ponto no interior da esfera, na parte oca, correto afirmar que os mdulos para o campo eltrico e para o potencial eltrico so, respectivamente, A. zero N/C e 90 V. B. zero N/C e zero V. C. 900 N/C e 90 V. D. 900 N/C e 9,0 V. E. 900 N/C e zero V. 06. Quando um condutor submetido a um campo eltrico uniforme, seus eltrons livres, sob a ao deste campo, concentram-se mais em uma regio do condutor. Das cinco alternativas abaixo, a que representa corretamente o fenmeno : D. basta fechar a chave CH2 , para descarregar o corpo B. E. basta fechar a chave CH1 , para descarregar o corpo A. 05. As figuras abaixo representam dois corpos, A e B, eletrizados negativamente, com as respectivas distribuies de cargas. Pelos dados das figuras, conclui-se que: Enquanto no houver equilbrio eletrosttico entre os corpos, atravs do fio deslocam-se: A. eltrons de A para B. B. eltrons de B para A. C. prtons de A para B. D. prtons de B para A. E. eltrons de A para B e prtons de B para A.

10
http:// www.fisicacomcarlos.blogspot.com Prof Carlos Alberto Email: carloscasf@gmail.com

04 CONDUTORES EM EQUILBRIO ELETROTTICO


08. (UFMS 2005) Considere uma esfera macia metlica eletrizada com uma carga eltrica positiva. correto afirmar que (01) a esfera ficar com carga eltrica nula se perder eltrons. (02) o campo eltrico nulo no interior da esfera. (04) o campo eltrico nulo apenas no centro da esfera. (08) a diferena de potencial eltrico entre dois pontos no interior da esfera nula. (16) a intensidade do campo eltrico em um ponto qualquer no interior da esfera diretamente proporcional distncia do ponto ao centro da esfera. Soma ( ) 13. (COVEST) O grfico abaixo representa a variao do potencial eltrico de uma distribuio esfrica de carga com a distncia r a seu centro. Sabendo-se que o valor de Vo 60 Volts, e que o valor em Coulombs da carga total da esfera pode ser escrito como q x 10-9, determine o valor de q. 12. (COVEST) Pode-se carregar um condutor no ar at que o campo eltrico nas proximidades da sua superfcie atinja 3,0 x 106 V/m. Valores mais altos do campo ionizam o ar na sua vizinhana, liberando o excesso de carga do condutor. Qual a carga mxima, em C (10-6 C), que uma esfera de raio a = 0,3 m pode manter?

09. (COVEST) As figuras abaixo mostram grficos de vrias funes versus a distncia r, medida a partir do centro de uma esfera metlica carregada, de raio a0. Qual grfico melhor representa o mdulo do campo eltrico, E, produzido pela esfera?

Para brincar um pouco mais!!!


14. (PUCCAMP 99) Uma esfera metlica oca encontra-se no ar, eletrizada positivamente e isolada de outras cargas. Os grficos a seguir representam a intensidade do campo eltrico e do potencial eltrico criado por essa esfera, em funo da distncia ao seu centro.

Com base nas informaes, correto afirmar que A. a carga eltrica do condutor 4,5 x 10-6C. B. o potencial eltrico no interior do condutor nulo. C. o potencial eltrico do condutor vale 3,6 x 104 V. D. o potencial eltrico de um ponto a 2,0 m do centro do condutor vale 9,0 x 103 V. E. a intensidade do campo eltrico em um ponto a 3,0m do centro do condutor vale 6,0 x 103 N/C. 15. (UEL 98) Um condutor esfrico, de 20 cm de dimetro, est uniformemente eletrizado com carga de 4,0 C e em equilbrio eletrosttico. Em relao a um referencial no infinito, o potencial eltrico de um ponto P que est a 8,0 cm do centro do condutor vale, em volts, 11. (COVEST) O grfico mostra o potencial eltrico em funo da distncia ao centro de uma esfera condutora carregada de 1,0 cm de raio, no vcuo. Calcule o potencial eltrico a 3,0 cm do centro da esfera, em volts. 01. 07. 12. B A 30 02. 08. 13. D 20 A) 3,6 x 105 D) 3,6 x 10
4

Brincando com a COVEST!!!


10. (COVEST) Duas esferas condutoras A e B, de raios rA = R e rB = 2R, esto inicialmente carregadas com cargas qA = 150 C e qB = -24 C, respectivamente. As esferas encontram-se afastadas por uma grande distncia e so em seguida conectadas por um longo fio condutor de espessura desprezvel. Aps estabelecido o equilbrio eletrosttico, qual o valor da carga na esfera B, em C?

B) 9,0 x 104 E) 4,5 x 10 E C


3

C) 4,5 x 104

GABARITO 03. 04. 09. 15. A A A 05. 10. D 84 06. 11. A 62 02 + 08 = 10 14.

11
http:// www.fisicacomcarlos.blogspot.com Prof Carlos Alberto Email: carloscasf@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai