Anda di halaman 1dari 4

RESOLUO N.

286 DE 29 DE JULHO DE 2008

Estabelece placa de identificao e define procedimentos para o registro, emplacamento e licenciamento, pelos rgos de trnsito em conformidade com o Registro Nacional de Veculos Automotores RENAVAM, de veculos automotores pertencentes s Misses Diplomticas e s Delegaes Especiais, aos agentes diplomticos, s Reparties Consulares de Carreira, aos agentes consulares de carreira, aos Organismos Internacionais e seus funcionrios, aos Funcionrios Estrangeiros Administrativos e Tcnicos das Misses Diplomticas, de Delegaes Especiais e de Reparties Consulares de Carreira e aos Peritos Estrangeiros de Cooperao Internacional.

O CONSELHO NACIONAL DE TRNSITO - CONTRAN, usando da competncia que lhe confere o art. 12, inciso I, da Lei n 9.503 de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Cdigo de Trnsito Brasileiro, e conforme o Decreto n 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispe sobre a coordenao do Sistema Nacional de Trnsito, e; Considerando as proposies apresentadas pelo Ministrio das Relaes Exteriores e a necessidade do registro e licenciamento dos veculos automotores pertencentes s Misses Diplomticas, Delegaes Especiais, Reparties Consulares de Carreira e de Representaes de Organismos Internacionais; Considerando o que consta no processo n. 80001.024239/2006-06, RESOLVE: Art. 1 Os veculos automotores pertencentes s Misses Diplomticas e s Delegaes Especiais, aos agentes diplomticos, s Reparties Consulares de Carreira, aos agentes consulares de carreira, aos Organismos Internacionais e seus funcionrios, aos Funcionrios Estrangeiros Administrativos e Tcnicos das Misses Diplomticas, de Delegaes Especiais e de Reparties Consulares de Carreira e aos Peritos Estrangeiros de Cooperao Internacional, sero registrados, emplacados e licenciados pelos rgos de trnsito em conformidade com o Registro Nacional de Veculos Automotores - RENAVAM. 1 Os documentos de registro e de licenciamento dos veculos a que se refere o caput do artigo so os previstos na legislao pertinente. 2 As placas de identificao dos veculos de que trata esta Resoluo so as previstas na Resoluo do CONTRAN n 231/07, alterada pela Resoluo n 241/07, tero o fundo na cor azul e os caracteres na cor branca e as combinaes alfanumricas obedecero a faixas especficas do RENAVAM distribudas para cada unidade de federao, e devero conter as seguintes gravaes estampadas na parte central superior da placa (tarjeta), substituindo-se a identificao do Municpio: I - CMD, para os veculos de uso de Chefes de Misso Diplomtica e de Delegaes Especiais; II - CD, para os veculos pertencentes a Misso Diplomtica, a Delegaes Especiais e a agentes diplomticos;

III - CC, para os veculos pertencentes a Reparties Consulares de Carreira e a agentes consulares de carreira; IV - OI, para os veculos pertencentes s Representaes de Organismos Internacionais, aos Organismos Internacionais com sede no Brasil e a seus representantes; V - ADM, para os veculos pertencentes a funcionrios administrativos e tcnicos estrangeiros de Misses Diplomticas, Delegaes Especiais, Reparties Consulares de Carreira, Representaes de Organismos Internacionais e Organismos Internacionais com sede no Brasil; VI - CI, para os veculos pertencentes a peritos estrangeiros, sem residncia permanente, que venham ao Brasil no mbito de Acordo de Cooperao Internacional. Art. 2 O registro do veculo, a expedio do Certificado de Registro e a designao da combinao alfanumrica da placa de identificao sero realizadas pelos rgos executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal mediante a apresentao de autorizao expedida pelo Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores. 1 Alm da expedio da autorizao de que trata o caput deste artigo, o Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores providenciar o pr-cadastro do veculo no RENAVAM com as informaes necessrias para o registro do veculo nas reparties de trnsito. 2 Os veculos de que trata esta Resoluo sero registrados conforme a categoria indicada na letra "b" do inciso III do art. 96 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. Art. 3 Todo ato translativo de propriedade e a mudana de categoria dos veculos de que trata esta Resoluo sero procedidos pelos rgos executivos de trnsito dos Estados e do Distrito Federal com as seguintes exigncias: I - autorizao expedida pelo Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores; II - indicao da liberao da transao no RENAVAM, que dever ser procedida pelo Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores; III - o veculo dever estar adequado legislao de trnsito vigente. Art. 4 Os veculos registrados e emplacados conforme dispe esta Resoluo devero ser licenciados anualmente, observando-se os casos de imunidade e isenes previstos na legislao e nos atos internacionais em vigor, devidamente declarados por intermdio do Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores. Pargrafo nico. O licenciamento anual somente ser efetivado quando no houver restrio por parte do Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores.

Art. 5 O Departamento Nacional de Trnsito - DENATRAN dever providenciar at 31 de dezembro de 2008, todos os aplicativos necessrios no RENAVAM para o seu funcionamento adequado ao disposto nesta Resoluo e para viabilizar o acesso do Cerimonial do Ministrio das Relaes Exteriores.

Art. 6 Os veculos de que trata esta Resoluo, j em circulao, devero estar registrados, emplacados e licenciados pelos rgos de trnsito nos termos desta resoluo at o dia 31 de dezembro de 2009. Art. 7 Esta Resoluo entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2009, revogando a Resoluo n 835/97.

Alfredo Peres da Silva Presidente

Marcelo Paiva dos Santos Ministrio da Justia

Rui Csar da Silveira Barbosa Ministrio da Defesa

Edson Dias Gonalves Ministrio dos Transportes

Carlos Alberto Carlos Alberto Ribeiro Xavier Ministrio da Educao

Valter Chaves Costa Ministrio da Sade

Jose Antonio Silvrio Ministrio da Cincia e Tecnologia

Carlos Alberto Ferreira dos Santos Ministrio do Meio Ambiente

Elcione Diniz Macedo Ministrio das Cidades

Anda mungkin juga menyukai