Anda di halaman 1dari 2

13/11/2010

como abrir uma empresa

FIRMA INDIVIDUAL ou FIRMA COMERCIAL? Na Firma Individual o procedimento mais simples, mas a pessoa fsica responde por todos os atos da pessoa jurdica, de forma ilimitada. J na Firma Comercial cada cotista responde por sua parte na sociedade. As sociedades comerciais esto classificadas em sete categorias: Sociedades por cotas de responsabilidade limitada, Sociedade em nome coletivo, Sociedade de Capital e Indstria, Sociedade em Comandita por Aes, Sociedade em Comandita Simples, Sociedade Annima ou Companhia, Sociedade em Conta de Participao. Definido o modelo de firma, o interessado deve ento consultar minuciosamente o Cdigo de Zoneamento Urbano de seu municpio, para saber qual zona permite a instalao de sua atividade e a Junta Comercial para verificar a existncia de outra empresa com nome igual ou semelhante ao que voc escolheu. CONTRATO SOCIAL Quem optou pela firma individual encontrar um formulrio padro nas papelarias especializadas. O contrato social, por sua vez, requer alguns cuidados extras. Para que tenha valor legal, deve conter dados como os nomes completos dos scios, nacionalidade, estado civil, nmeros de CIC e RG; e endereo residencial. No final, devem constar os nomes completos destes, com duas testemunhas e as respectivas assinaturas, bem como a assinatura e nmero da OAB do advogado que analisou ou elaborou o Contrato Social. REGISTRO NA JUNTA COMERCIAL Documentao para Firma Individual: Registro de firma individual preenchido em quatro vias e em formulrio prprio; Guia de recolhimento da Taxa de Arquivamento da Junta Comercial (GARE - DR); DARF, para pagamento de Servio de Registro do Comrcio; Cpia Xerogrfica do CIC e do RG. Documentao para Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada: Contrato Social em trs vias devidamente assinado; Ficha de Cadastro Nacional / Sociedades, em duas vias; Declarao de desimpedimento dos scios, em duas vias, em modelo prprio, na qual os cotistas declaram no estarem incursos em nenhum crime que impea o exerccio de atividade comercial. Cpias Xerogrficas de CIC e RG dos scios; Taxa de Cadastro Nacional de Empresas Mercantis (DARF); Taxa de Fiscalizao e Servios Diversos (GARE - DR). INSCRIO FEDERAL - Cadastro Geral do Contribuinte (CGC) Deve ser feita na unidade da Secretaria da Receita Federal (SRF) com jurisdio sobre o local onde a empresa se estabelecer. Documentao Necessria: Ficha Cadastral Pessoa Jurdica (FCPJ); Quadro Societrio, anexo da FCPJ; Contrato Social com registro na junta comercial; Cpia Xerogrfica do RG e do CIC dos scios.

INSCRIO ESTADUAL Deve ser feita na repartio fiscal da regio onde a empresa se estabelecer. Se for uma indstria, necessria uma licena sanitria expedida pela Secretaria da Sade ou Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
uol.com.br/como_abrir_uma_empre 1/2

13/11/2010

como abrir uma empresa

Documentao Necessria: Imposto Sindical recolhido ao sindicato patronal; Declarao para a Codificao de Atividade Econmica (DECAE), formulrio que informa o cdigo de atividade da empresa; Declarao Cadastral (DECA), formulrio preenchido em cinco vias comunicando a abertura da empresa ou documento equivalente; Taxa de Fiscalizao e Servios Diversos (GARE), recolhimento feito ao Estado quando da solicitao da Ficha de Inscrio de Contribuinte do ICMS se for o caso; Contrato de locao registrado; Firma individual ou contrato social registrado na Junta Comercial; Cpia Xerogrfica do RG; Ficha de inscrio no CGC; Recibo de conta de luz do signatrio da DECA ou equivalente INSCRIO MUNICIPAL Deve ser feita na prefeitura do municpio, feita com o preenchimento da GDC (Guia de Dados Cadastrais) na qual sero informados razo social, endereo, tipo atividade a ser explorada, etc. Documentao Necessria: Ficha de inscrio no CGC; Firma individual ou contrato social; Cpia xerogrfica do RG e do CIC dos scios. SIMPLES - O Imposto nico SIMPLES o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido, aplicvel s micro e empresas de pequeno porte, que tem como principal objetivo reduzir a carga tributria. O SIMPLES calculado sobre a receita bruta das empresas e rene os seguintes impostos: IR, PIS, PASEP, CSLL, COFINS, IPI, INSS e ICMS ou ISS mediante convnio prvio dos estados com a Unio. No fazem parte da composio do SIMPLES os impostos: IOF, II, IE, ITR, CPMF e FGTS. Somente empresas com uma receita bruta anual inferior a R$ 720.000,00 podem se beneficiar do SIMPLES. Empresas que exeram atividades relacionadas Venda de bens importados, Importao, Locao ou administrao de imveis, Instituies financeiras, Agncias de Propaganda, Factoring, Prestadores de a pgina servio na rea de Vigilncia, Limpeza eVoltar Conservao e Locao de Mo de Obra no podem se beneficiar inicial do SIMPLES. Caso exista o interesse em efetuar os pagamentos de seus tributos atravs do SIMPLES, a empresa dever optar no momento de sua inscrio no CGC e para as j inscritas mediante alteraes cadastrais.

Fonte: ADCOAS Informaes Jurdicas e Empresariais.

uol.com.br/como_abrir_uma_empre

2/2

Anda mungkin juga menyukai