Anda di halaman 1dari 34

1

Sumrio
Apresentao.................................................................. 5 A Grande Fazenda........................................................6
O Lixo.............................................................................. ..8 A Bssola......................................................................... 9 O Mapa........................................................................... 10 Os Caminhos.................................................................. 11 O Carro........................................................................... 12 O Cajado.........................................................................13 O Aguilho......................................................................14 O Barbicacho..................................................................15 O Poste........................................................................... 16 A Ponte........................................................................... 17 O Poo............................................................................ 18 A Cerca........................................................................... 19 A Porteira........................................................................20 O Osis............................................................................ 21 A Praia............................................................................ 22 O Vo............................................................................. .23 O Remdio......................................................................24 A Vidraa........................................................................25 O Banho..........................................................................26 A Refeio.......................................................................27 A Visita............................................................................ 28 A Capa............................................................................ 29 O Faroleiro.....................................................................30 O Cemitrio.....................................................................31 O Despertador...............................................................32 O Silncio..........................................................................33

presentao

A Cartilha da Natureza representa obra de grande sensibilidade e beleza.


Suas poesias refletem a singeleza e grandiosidade dos presentes dirios oferecidos pelo Criador a toda a Humanidade, manifestados sob a forma dos diferentes elementos que compem a beleza natural do planeta. Esta cartilha ensina-nos, de modo aprofundado, a "ler" a Natureza circundante e a reconhecer a sua importncia e a magnanimidade de Deus. Esta nova edio da Cartilha da Natureza est dividida em trs tomos, com trs subttulos, de forma a promover e a possibilitar uma compreenso mais abrangente da suavidade, profundidade e seriedade que os diferentes temas abordados, transformados em arte pela criatividade e sensibilidade potica do Esprito Casimiro Cunha, psicografados por Francisco Cndido Xavier, transmitem. Em A Criao, encontram-se as poesias que apresentam a Criao Divina e sua sabedoria ao outorgar ao Sol, plantao, chuva, ao lago, ao vento e flor o ensino de importantes lies de vida. Em A Viagem, pode-se identificar a bssola, o mapa, o faroleiro, dentre outros utenslios necessrios importante viagem realizada por toda a Humanidade pelo caminho da reencarnao. Em O Trabalho, encontraremos a ferramenta, a enxada, o tijolo, a usina e demais elementos que constituem reais convites ao trabalho dignificante. Esperamos, por meio desta obra, proporcionar ao caro leitor agradveis momentos de contato com a Natureza e de aprendizado dos profundos ensinamentos cristos, sabiamente inscritos e extrados de suas diferentes manifestaes. Desejamos uma boa leitura.

Grande Fazenda

Emmanuel E ele repartiu por eles a fazenda. JESUS-LUCAS, 15:12 A natureza a fazenda vasta que o Pai entregou a todas as criaturas. Cada pormenor do valioso patrimnio apresenta significao particular. A rvore, o caminho, a nuvem, o p, o rio, revelam mensagens silenciosas e especiais. preciso,contudo,que o homem aprenda a recolher-se para escutar as grandes vozes que lhe falam ao corao. A Natureza sempre o celeiro abenoado de lies maternais.Em seus crculos de servio,coisa alguma permanece sem propsito,sem finalidade justa. Eis a razo pela qual o trabalho de Casimiro Cunha se evidncia com singular importncia.O corao vibrtil e a sensibilidade apurada conchegaram-se a Jesus,para trazer aos ouvidos dos companheiros encarnados algumas notas da universal sinfonia. Esta cartilha amorosa relaciona,em rimas singelas,alguns cnticos da fazenda divina que o Pai nos confiou.Envolvendo expresses na luz infinita do Mestre,Casimiro d notcias das coisas simples,cheias de ensino transcendental.No relatrio musicado de sua alma sensvel,o milharal,o pntano,a rvore,o ribeiro,o malhadouro,dizem alguma coisa de sua maravilhosa destinao,revelando sugestes de beleza sublime. o ensino espontneo dos elementos,o alvitre das paisagens que o hbito vulgarizou,mas se conservam repletas de lies sempre novas.

O trabalho valioso do poeta cristo dispensa comentrios e consideraes. Entregando-o,pois,ao leitor amigo,no temos outro objetivo seno lembrar a fazenda preciosa que se encontra em nossas mos. A Natureza o livro de pginas vivas e eternas. Em abrindo a cartilha afetuosa de Casimiro,recordemos Aquele que veio a Terra,comeando pela manjedoura;que recebeu pastores e animais como visita primeira;que foi anunciado por uma estrela brilhante;que ensinou sobre as guas,orou sobre os montes,escreveu na terra,transformou a gua simples em vinho do jbilo familiar;que aceitou a cooperao de um burrico para receber homenagens do mundo;que meditou num horto,agonizou numa colina pedregosa,partiu em busca do Pai atravs dos braos de um lenho rspido e ressuscitou num jardim. Relembremos semelhantes ensinos e recebamos a fazenda do Senhor,no como o filho prdigo que lhe desbaratou os bens,mas como filhos previdentes que procuram aprender sempre,enriquecendo-se de tesouros imortais. Pedro Leopoldo, 20 de Maio de 1943.

O LIXO

Casimiro Cunha

Cada dia, a residncia Que a higiene ensine e ajude, Lana fora todo o lixo Na defesa da sade. Grandes cestos, grandes latas, Guardando detrito escuro, Enchem grandes carroadas Que seguem para o monturo. Contemplando o movimento, Lembremos que a sujidade, Muita vez foi qualquer coisa Em plano de utilidade. Roupa usada, vestes rotas, Velhas peas carunchosas, Em outros tempos j foram Queridas e preciosas. Ornatos apodrecidos, Tristes relmpagos sem lume, Conheceram muitas vezes Festa e luz, vida e perfume.

Resumem, contudo, agora, O lixo que no convm, Escuro e pernicioso, Contrrio sade e ao bem. Para ele, em todo o mundo, A casa nobre e educada Reserva, cada manh, A bno da vassourada. Se no tem funo de esterco, Junto terra menos rica, Vai ao fogo generoso, Que renova e purifica. Na esfera de ensinamento Da verdade sempre igual, O lixo personifica A estranha expresso do mal. * Escuta! Se o bem de ontem Hoje mal e sofrimento, No deixes de procurar Os cestos do esquecimento.

A BSSOLA

Casimiro Cunha
Na viagem rude e longa Em regio solitria, A todos os viajores A bssola necessria. Quando a jornada difcil, Aquele que a tem, de perto, Vai seguindo confortado Na bno do rumo certo. Sofrem ventos formidandos E a sombra prometa a morte, A bssola honesta e firme No perde a viso do Norte. Muita vez, em mar revolto, Nas zonas desconhecidas, Atende, silenciosa, Dando f, salvando vidas. Tudo angstia da borrasca E trevas de nevoeiro, Mas a bssola responde Aos olhos do timoneiro. De outras vezes, no deserto, Se palpita a inquietao, Traduz generosamente O conforto e a direo. Em meio a vacilaes, Significa o resumo De grandes consolaes A quem ame o prprio rumo. Tanto em gua revoltada, Como em areia, em espinho, A bssola generosa Jamais esconde o caminho. Nas rudes experincias Da romagem terrenal, No se pode prescindir Do rumo espiritual. * Se caminhas neste mundo, Sejas moo, sejas velho, No esqueas, meu amigo, A bssola do Evangelho.

O MAPA

Casimiro Cunha

Nos servios necessrios A qualquer expedio, O mapa bondoso guia, Servindo orientao. E sempre o mentor fiel, Evitando o erro, a fossa, E a fora da experincia Que passou antes da nossa. Por obter-lhe o concurso, Houve lgrimas, suor, Sofrimentos, sacrifcios, Misrias, runas, dor. Por traa-lo, muitas almas Gemeram desconhecidas... Certos mapas representam Muitas mortes, muitas vidas. O esprito estacionrio, Paraltico, inferior, Embora lhe guarde o ensino, Desconhece-lhe o valor. Mas aquele que aproveita .

O ensejo de cada dia, Consulta e atende ao roteiro Em paz e sabedoria. Sabendo-se viajor Nos caminhos da existncia, A carta de indicaes Dirige-lhe a experincia. Estudando-a, com razo, V-se intrpido e seguro, Quem vigia no presente Tem reservas no futuro. No Mapa dos Coraes, Jamais esqueamos disto: O roteiro do Evangelho Custou muito esforo ao Cristo. * Sigamo-lo com carinho Em nossa oportunidade. Estamos a percorrer As sendas da eternidade

10

OS CAMINHOS

Casimiro Cunha

O caminho mais humilde, Seja na vila ou na serra, E convite carinhoso Que o Pai traou sobre a Terra. Qualquer estrada do mundo E sugesto de bondade, Por trazer s criaturas Os bens da fraternidade. E a chave silenciosa Das mais belas ligaes, Que aproxima os interesses No elo dos coraes. A avenida na cidade, Em luz quente, clara e viva, E chamamento mais forte Para a unio coletiva. Se o caminho do trabalho No labor do ganha-po, E trilho amado e bendito De muita satisfao.

Se trao rude e singelo, Aberto no campo em flor, Abre acesso Natureza A eterna mestra do amor. H caminhos para o templo, Para o lar, para a oficina, Todos eles so recursos Da Providncia Divina. A excelsa sabedoria Jamais esqueceu ningum, Dispondo todas as sendas Para a luz e para o bem. Somente o homem da Terra, Na ambio negra e fatal, Abusa dos dons do Cu, Caminhando para o mal. * Ditoso quem reconhea Em toda estrada uma luz, Quem conduz claridade Do Caminho, que Jesus.

11

O CARRO

Casimiro Cunha

Nos problemas de viagem Por vencer qualquer distncia, Todo carro requisita Esforos de vigilncia. Antes de tudo, atendendo As lies da Natureza, No se pode prescindir Dos detalhes da limpeza. O carro prestigioso, Mas, no longo das estradas, Pede amparo da prudncia, Nos servios, nas paradas. Aqui, reclama remendo, Mais alm um parafuso, Todo o zelo necessrio Preservando-se do abuso. De quando em quando, preciso Exame calmo e acurado, Cada pea solicita Carinho, ateno, cuidado.

Ferramentas, graxa e leo Requisitam provises; Somente o bem da reserva Remedeia inquietaes. Sem isto, qualquer jornada Vale por louca aventura, Que termina comumente No desastre da loucura. O carro mais reforado, desdia do cocheiro, Abandona o rumo certo, Resvala ao despenhadeiro. No mundo assim tambm : O homem, na humanidade, E o viajor desmandando As luzes da eternidade. * A experincia a viagem, O carro teu organismo: Quem descuide o prprio corpo Precipita-se no abismo.

12

O CAJADO

Casimiro Cunha

Quem faa viagem longa, Se prudente e ponderado, Jamais pode prescindir Do concurso de um cajado. Conduzir arma de fogo Ultrapassa a obrigao, Evite-se a qualquer preo A morte e a destruio. Entretanto, indispensvel, Nas surpresas do caminho, Que se guarde alguma coisa Contra a pedra, contra o espinho. O bordo companheiro, No se aflige, no se assusta; Permanece na defesa Do esforo da causa justa. Pode agir sem destruir, Cede apoio com proveito, Prestativo, atencioso, Infunde calma e respeito.

Desvia o curso serpente, Traa rotas, vence o mato, Em todas as latitudes, O bordo heri no tato. Sonda o leito do caminho, Pratica a verdade e o bem, Onde h fogos e perigos, Informa como ningum. Com seu auxlio possvel Prosseguir e caminhar, O prprio cego dos olhos No precisa estacionar. Reparando-se, porm, No ensino a que o quadro alude, A jornada nossa vida, O bordo, nossa atitude. * Segue honesto, a passo firme, De esprito sossegado, No sofras pelo dinheiro, Mas conserva o teu cajado.

13

O AGUILHO

Casimiro Cunha

Na esteira da confuso, H perigo, o carro empina. So golpes de bois madraos Em horas de indisciplina. Avanam, rumo ao barranco, Atiram-se revelia, So cegos estrada enorme E surdos voz do guia. O carreiro vigilante Atende situao: Na cancula dourada Vibram golpes de aguilho. A custa de esforo ingente, A poder de ferroada, A ordem volta ao servio, A harmonia volta estrada. H revolta momentnea Nos bois rudes, a tremer, Mas, a bem da paz de todos, Cada qual cumpre o dever.

E o carro prossegue firme, Sem desvios, sem parar, Buscando os objetivos Que, por fim, deve alcanar. Na Terra, tambm assim: Nas sendas de redeno, Todo homem necessita Estimulo prpria ao. No lar, como no trabalho, Desde o bero at a morte A criatura precisa Aguilhes de toda sorte. Muita gente fala deles Com desespero e com asco; Mas, Jesus santificou-os No caminho de Damasco. * Obedece a Deus e passa, Vive sempre atento a isto: Todo aguilho que te fere E bno de Jesus-Cristo.

14

O BARRICACHO

Casimiro Cunha
Por vezes, na atividade Das viagens, do transporte, O animal em disparada Promete desastre e morte. Por mais que sustenha a rdea E colabore o cocheiro, Em tudo, paira a ameaa De rumo ao despenhadeiro. Trabalhos imprescindveis Sofreriam dilao, Se o condutor no agisse Com firmeza e preciso. Antecipando o terror Da descida, abismo abaixo, O montador ou o cocheiro Recorrem ao barbicacho. Reage o animal teimoso, Rebela-se e pinoteia, Mas tudo cessa de pronto, Na apertura da correia. Se busca saltar de novo Sob fria mais violenta, Eis que lhe vaza a boca Espuma sanguinolenta. De queixo posto no entrave, Qualquer coice dado a esmo, Se pode ofender os outros, Di muito mais nele mesmo. Em pouco tempo o rebelde, Agora sem mais descanso, Trabalha tranqilamente Humilde, bondoso e manso. Assim, tambm muita gente Em falsa compreenso, Ao invs de trabalhar, Faz queixa e reclamao. * Contudo, beira do abismo, Antes da queda ao mais baixo, Recebem os linguarudos As bnos de um barbicacho.

15

O POSTE

Casimiro Cunha

No quadro que te rodeia, Em pleno bem destacado, Hs de ver no poste humilde Um servidor devotado. Encontra-se em toda parte, Com a deciso de quem zela, Na cidade mais formosa, Na lavoura mais singela. Conhece o rumo acertado Das fbricas, das usinas, Coopera nos resultados Do esforo das oficinas. Ao calor do sol a pino, Como frescura do orvalho, Sempre firme no seu posto, Exemplifica o trabalho. Atende aos bens do servio, Noite toda, dia inteiro, Ampara a luz da avenida, Como escura um chuchuzeiro.

Se h lugarejo s escuras, Em justa necessidade, O poste vence as distancias, Em busca da claridade. Operrios sem recursos, Para o po de cada dia? Vai direto s quedas dgua, procura da energia. Auxilia nos transportes, Coopera nas ligaes, Segura avisos na estrada, Fornecendo informaes. No cobra, por seus trabalhos, Nem ordenados, nem multa, Na sua doce humildade um benfeitor que se oculta. * O poste compele o homem, Sem vaidade, sem cobia, A fugir, em qualquer parte Dos venenos da preguia.

16

A PONTE

Casimiro Cunha
Onde a estrada se biparte, Parando sem que prossiga, Manda o Pai que se construa A ponte bondosa e amiga. Consagrada ao bem dos outros, Todo instante atenta a isso, Dom dos cus a revelar O esprito de servio. Suspensa sobre as alturas, Onde uma queda ameaa, Sem privilgio a ningum, A ponte serve a quem passa. Sempre pronta no caminho, No seu esforo incessante, Todo o tempo, dia e noite, bondade vigilante. Sanando dificuldades, D-se ao que vai e ao que vem, Pratica com todo o mundo A divina lei do bem. Por gozar-lhe toda hora, Seu constante e terno amor, Os homens nunca refletem Na extenso do seu valor. Muita vez necessrio, Para que homem possa sentir, Que em meio da tempestade, A ponte venha a cair. No instante em que cada qual V que o bem prprio periga, J ningum mais desconhece, Quem era essa grande amiga. A ponte silenciosa, No esforo fiel e ativo, um apelo lei do amor, Sempre novo, sempre vivo. * Vendo-a nobre e generosa, Servindo sem altivez, Convm saber se j fomos Como a ponte alguma vez.

17

O POO

Casimiro Cunha
Quem segue ao sol calcinante, Com sede desesperada, Rende graas ao Senhor, Achando um poo na estrada. O quadro agreste, por vezes, No tem abrigo nem fonte, Raras rvores se alinham, Perdendo-se no horizonte. Em meio desolao, Entre o calor e a secura, A cisterna dadivosa, Guarda a bno da gua pura. H poos de toda idade, Bem calados, mal assentes, Mais rasos e mais profundos, Em dimenses diferentes. No seu intimo, entretanto, Trazem todos a gua amiga, Que socorre aos que sucumbem De desnimo e fadiga. Quem tem sede se aproxima Com cuidado e gratido, E dispensa ao poo humilde, Sempre a mxima ateno. Lanando o copo ansioso, Sem notar os sacrifcios, Evita a poeira ou o lodo, Que anulem os benefcios. E sorve esse orvalho santo Que vem da terra imperfeita, Com o jbilo generoso De uma orao satisfeita. * No mundo, o mesmo acontece: Nas agruras do caminho, Cada qual pode apelar s posses do seu vizinho. Mas, se agita a lama em torno, Como quem fere e escabuja, O poo apesar de bom, S pode dar-lhe gua suja.

18

A CERCA

Casimiro Cunha

Contempla a cerca da estrada, Que te serve sem jactncia. A sua atitude humilde um ato de vigilncia. Seja feita de cimento Ou de estacadas singelas, Ela esclarece que a vida Precisa de sentinelas. Sua lio excelente No cessa de proclamar: Cada terreno a seu dono, Cada coisa em seu lugar. cuidadosa, sincera, D combate confuso, Fornece norma aos servios, Faz contas de diviso. E, desse modo trabalha, Tecendo a paz do teu ninho. a cerca que te garante Tanto o lar, como o caminho. Repara que a tua vida

um mundo de ocupaes: Ai de ti se desordenas As tuas obrigaes. Atravs da luta enorme Das dores e do destino, tua alma tem de passar Em busca do bem divino. Certamente encontrars Calnias e tentaes, Brutalidades, malicias, Serpentes, feras, ladres. Recorda a lio da cerca: A cada coisa o seu custo. E abre a porteira amiga, A tudo que seja justo. * Sem isso, no possvel O bem de qualquer misso. Sem clareza na tarefa, Tudo sombra e confuso.

19

A PORTEIRA

Casimiro Cunha

Enquanto a cerca trabalha, Organizando a divida, A porteira se encarrega Da tolerncia precisa. O caminho generoso, Defendido em cada lado, No pode ser confundido, Nem deve ser perturbado. Quem organiza, porm, O esforo de vigilncia, Pode, s vezes, ser levado A gestos de intolerncia A rigidez na fronteira, Tendendo para o egosmo, Encontra a porteira sbia, Que opera contra o extremismo. Nas praas como nos campos, Ela ensina, com carinho, Que a propsitos sagrados, No se nega o bom caminho.

A cerca defende a ordem Dominando o que contrrio, Mas a porteira bondosa Atende ao que necessrio. H pessoa aflita e triste Que precise providncia? Ei-la pronta a qualquer hora, E atende com diligncia. Animais ao abandono? Necessidades de algum? Expe com simplicidade A sua misso no bem. E com calma superior, Humilde e silenciosa, Completa o servio amigo Da cerca criteriosa. * Vivem no mundo almas nobres, Torturadas de aflio, Porque lhes faltam porteiras Nos campos do corao.

20

O OSIS

Casimiro Cunha
Em torno, o despovoado, Os lenis de areia ardente... O viajor vive o seu drama Doloroso e comovente. Nenhuma vegetao, Nem a beno de uma fonte, O quadro desolador, Embora a luz do horizonte. Cansado de sede e fome, Sofre e sua, sonha e chora, Desde a aurora rutilante s promessas de outra outrora. Pede em vo, suplica a esmo, No auge das aflies, Guardando nalma ansiedades, Angstias, recordaes. O vento levanta a areia, Desfigurando as paisagens, E o pobre sorri chorando Na carcia das miragens. Concentra-se, avana mais, Quase morto de alegria; Contudo, desfaz-se a tela Dos planos da fantasia. Arrasta-se amargamente, Ralado de desventura, Mas, na ltima esperana, Surge um canto de verdura. o osis que o Senhor, Atento nossa viagem, Mandou para os caminheiros Que persistam na coragem. Nos trabalhos deste mundo, Em rumo obscuro, incerto, Muita vez encontrars Inclemncias do deserto. * Deus vela. Prossegue a luta, Sem lamento, sem gemido... Atingir, talvez hoje, O osis desconhecido.

21

A PRAIA

Casimiro Cunha

Mar revolto. Sombra densa, Ao longo da vastido. Vibra a angstia em cada rosto Na frgil embarcao. O vento sopra de rijo Espalhando a tempestade, As ondas so monstros verdes No dorso da imensidade. Dolorosas inquietudes, Amarguras, nervosismos... Cu e mar desesperados o choque de dois abismos. No mais bssolas, nem velas, Tudo horror, troves e vento, S resta, entre vagalhes, O esforo do salvamento. Ningum define a distncia E o mais lcido, o mais forte, Mergulha-se em pensamento Nos caminhos para a morte. quando a costa aparece,

Trazendo nova esperana. a mensagem carinhosa Dos planos de segurana. Que alvio dos viajores, Cansados de sofrimento!... Eis que a praia simboliza A luz dum renascimento. Ao seu lado, volta a calma, Extinguem-se a sombra e a dor, Renova-se a confiana Na esfera superior. Esse quadro nos recorda O mundo desesperado, Que parece muitas vezes, Grande mar encapelado. * Mas todo cristo sincero uma praia apetecida, Onde h paz e segurana, Caminho, verdade e vida.

22

O VO

Casimiro Cunha

Aos que aprendem no silncio, Sem sombras e sem entraves, H sempre grandes lies No vo comum das aves. Todas elas tm nas asas Um dom formoso e excelente, Mas cada grupo utiliza-o De maneira diferente. Recordemos que a avestruz, Exemplo que mais destoa, a maior das grandes aves, Muito bela, mas no voa. As galinhas igualmente, Queridas e admiradas, .

Se voam alguns segundos, Caem trmulas, cansadas. Os patos, perus e gansos, De grande conformao, Toleram somente os vos Que as arrastem junto ao cho. Os corvos pairam no alto, Mas o abutre da preguia Aproveita a elevao Para a busca de carnia. As andorinhas, porm, Librando no azul da esfera, Esquecem o inverno e a lama, Procurando a primavera

23

O REMDIO

Casimiro Cunha

O doente neste mundo, Que deseje melhorar, Jamais encontra remdio Saboroso ao paladar. Por ministrar reconforto, Fazendo caminho cura, O melhor medicamento Tem ressaibos de amargura. Todo enfermo esclarecido, De senso nobre e louvvel, J sabe que seu remdio Tem gosto desagradvel. Se a memria renitente, Mais spera e mais revel, A justa medicao Amarga, sabendo a fel. Por vezes, a beberagem No basta restaurao, preciso o bisturi Na zona de interveno. .

Contra o campo infeccioso, Providncia compulsria, Angstias do pensamento Sobre a mesa operatria. H remdios variados: Purgante, choque, sangria, Compressas e pedilvios, Recursos de cirurgia. Sempre o fel do sofrimento Amigo, reparador, Tortura que retifica A dor que remove a dor. Se grande o sacrifcio No campo da cura externa, Pondera sobre o equilbrio Necessrio vida eterna. Nos dias de grandes dores, Vive a f, guarda-te em calma. Grandes males no teu corpo So remdios na tua alma

24

A VIDRAA Casimiro Cunha


Quem saiba ver nos caminhos A luz, a beleza, a graa, No foge contemplao Do smbolo da vidraa. Existe em tamanhos vrios Mostrando servios e arte, Satisfazendo ao conforto Quase sempre, em toda parte. Prestativa, atenciosa, O homem no lhe traduz A funo maravilhosa De abrir novo campo luz. Espelho caricioso De muita delicadeza, Seu esforo no trabalho Tem enorme sutileza. E que em todos os lugares, Frente ao mesmo sol de amor, D caminho claridade, Mas, conforme a prpria cor. Se vermelha, o apartamento Guarda-lhe em tudo o matiz, Parecendo cada coisa Engrinaldada a rubis. Se verde, a casa parece De verdura peregrina; Se azulada, a cor do cu Que se dilata e domina. Na expresso do colorido, Tem seu smbolo de escol, Pois se o vidro multicor, Todo o sol o mesmo sol. Quem no percebe a dentro, Sem grandes indagaes, O Divino Amor de Deus E as vrias religies?!. . . Deus sempre o mesmo Pai Que ilumina, cria e sente: Mas o homem o recebe De acordo com a prpria mente.

25

O BANHO

Casimiro Cunha

Dos preceitos da higiene, Fonte clara do vigor, Destaca-se, em qualquer tempo, O banho confortador. Depois da viagem longa, Findo o esforo, cada dia, Renovam-se, ao banho calmo, A paz, a fora, a alegria. A prpria vida aconselha, Por vibrar, forte e lou, O contacto da gua pura, Ao comear da manh. No trato vulgar do mundo, frente da humanidade, O corpo mais nobre e belo No se esquiva sujidade. Mais alm h fumo e lama; Mais aqum, h lixo e poeira; Todo o corpo participa Do suor e da canseira. Para o banho na Orao.

As clulas esgotadas, Em nsias de dor e morte, Requerem alguma coisa Que as ajude e reconforte. Eis que surge o banho amigo, Com recursos sempre iguais, A gua cariciosa Tem carinhos maternais. Depois dele o alvio santo, A bno ditosa e pura, A paz regeneradora Ao corpo da criatura. Assim tambm, nossas almas, Em servios contra o mal, Nunca podem prescindir Do banho espiritual. Luta a luta, dia a dia, Levemos o corao s guas do Pensamento

26

A REFEIO

Casimiro Cunha

Das horas do lar terrestre, Que falam ao corao, Destacamos com justia A hora da refeio. H muita gente no mundo Que se assenta junto mesa E recebe o bem divino Sem ponderar-lhe a grandeza. Supem muitos, mostrando Juzo ao sabor do vento, Que a refeio se resume A despesa e pagamento. Raros pensam no trabalho Da Eterna Sabedoria Que espalha, por toda a terra, Esse po de cada dia. A maior parte dos homens, Estranha luz da oferenda, Aproveita a refeio Por dar pasto gula horrenda. Muitos outros, igualmente,

Dominados de cegueira, A transformam em campo largo De excessos de bebedeira. No poucos, menosprezando O corpo sadio e forte, Em vez de atender a vida, Procuram molstia e morte. Finalmente, em toda a parte, Pelo mtodo confuso, O dom do Senhor se torna Em pastagem para o abuso. Cartilha Da Natureza Ouve amigo: no te esqueas, Nas mais nfimas estradas, Que o prato das refeies bno das mais sagradas. No olvides que o po nosso dom sublime e perfeito; Se no tens a luz da f, No te esquives ao respeito. Cartilha Da Natureza

27

A VISITA

Casimiro Cunha

Quando Deus criou a Terra A visita de amizade, Permitiu-a, incentivando A paz e a fraternidade. Antes, contudo, o Senhor, Que preserva nossa vida, Deu a norma generosa Que, em tudo, lhe devida. No silncio venerando Com que falta das Alturas, Nosso Pai ensina isso Visitando as criaturas. Vem com o sol de maravilhas Que no olvida ningum, Aquece as coisas e os seres, Amando, fazendo o bem. Vem junto chuva bondosa E atende fecundao, Traz flores, verdura e seiva E espalha as bnos do po.

A Visita Paternal Nunca falta nem demora, O Senhor vem ver-nos sempre, Cada dia, cada hora. Entretanto, no comenta Nossas grandes cicatrizes, Apenas procura meios De tornar-nos mais felizes. De mil modos auxilia Com bondade sempre igual, Buscando estabelecer O olvido de todo mal. Nos tempos de riso e flores, Nos dias de dor e abrolhos, Ao lado de seus amigos, No visites com maus olhos. Maledicncia veneno Que traz angstias de inferno; Ganhar visita ou faz-la, divino dom do Eterno.

28

A CAPA

Casimiro Cunha

Enquanto vibra o calor Do vero, em luz florida, A capa confortadora Permanece recolhida. Em tudo h sol claro e quente, Aps a bno do orvalho. . . Oculta-se a capa amiga Nas reservas de agasalhos. Entretanto, chega um dia, Que surge na imensido, Envolto de sombras frias E sopros de tempestade. Rajadas dilacerantes Invadem a atmosfera, No mais a carcia doce Das tardes de primavera. De outras vezes, muito embora Cesse a grande ventania, Continua o inverno forte, Torturando noite e dia.

Ar gelado, nvoas densas Ao longo de toda a estrada, Se a neve no cai do cu, A terra sofre a geada. quando a capa bondosa Aparece no caminho, Como a terna mensageira Do consolo e do carinho. Requestada em toda parte, No tempo frio e brumoso, Trabalha, conforta e ajuda, Sem as pausas do repouso. Assim, no inverno das dores Que trazem desolao, A crena a capa celeste Que agasalha o corao. Mas no mundo h muito crente, Que quando padece e chora, Desatende a Providncia E atira com a capa fora.

29

O FAROLEIRO

Casimiro Cunha

Enquanto o leque da noite Agrava a sombra e o perigo, A distncia, eis que se acende O farol bondoso e amigo. A luz define os caminhos, Mostra o vulto dos rochedos, Pode o barco prosseguir, A treva no tem segredos. Tudo noite sobre o abismo, Mas na torre existe algum, Atento em manter a luz, Disposto a fazer o bem. o faroleiro. Em silncio Clareia a amplido do mar, Determina o rumo certo E atende sem perguntar. Navios maravilhosos, Em prodgios de conforto, Recebem-lhe o benefcio E seguem, de porto a porto.

Passam barcos de descanso, Jangadas laboriosas. . . O farol ajuda sempre Sem perguntas ociosas. Todos devem ao farol, Do comando ao marinheiro, Mas quase ningum conhece As dores do faroleiro. Por servir e auxiliar, Aceita uma condio: A vida de insulamento Muita vez em privao. Se ouvirmos as grandes vozes Da verdade soberana, Na terra acontece o mesmo Nos mares da luta humana. Quem possa trazer mais luz Vive em campo solitrio, Tal qual o Mestre Amoroso Da torre em cruz do Calvrio.

30

O CEMITRIO

Casimiro Cunha

Tristeza, luto e silncio, Desolao e amargor. O quadro de um cemitrio Inspira saudade e dor. Aqui, lpides custosas, Ali, raros mausolus, Anjos de pedra apontando A cpula azul dos cus. Alm sepulturas pobres, Sem o mrmore das lousas, Que se confundem sem palmas No seio comum das coisas. Em uns, a ambio pomposa Que se estende prpria morte; Em outros, o esquecimento, Contrastes das mos da sorte. Mas em todos os recantos, A realidade a lio Do tmulo: o estojo triste De sombras e podrido E o cemitrio descansa .

Em triste serenidade, Assinalando em silncio O fim de toda a vaidade. No entanto, entre as cruzes mortas, Sobre corpos verminados, A primavera traz lrios Risonhos e perfumados. Cantam rosas de alegria Sobre as dores da tristeza; O cipreste enfeita os dias E as noites da Natureza. Cartilha Da Natureza J observaste? No mundo, Nos trilhos mais viciados, Temos sido muitas vezes Como tmulos caiados. Mas Jesus que o Jardineiro Da paz, do amor, da bonana, Faz florir em nossas trevas Seus caminhos de esperana

31

O DESPERTADOR

Casimiro Cunha

O relgio o grande amigo Na vida da criatura; Acompanha-lhe a viagem Desde o bero sepultura. Metdico, dedicado, Movimentando os ponteiros, Marca os risos infantis E os gemidos derradeiros. Revela oportunidades, Mostra a bno do minuto, Indica tempo semente, Como indica tempo ao fruto. Mas de todos os relgios Que atendem cheios de amor justo salientar O amigo despertador. Quando algum dorme ao cansao, Ele vibra, ajuda e vela, Ritmando o tique-taque, Tem coisas de sentinela.

Na hora esperada e justa, Pontual, invarivel, Chama luta o companheiro Em bulha desagradvel. O seu barulho interrompe O repouso desejado, Acorda-se quase fora, Levanta-se estremunhado. Mas, somente ao seu apelo, H lembrana dos servios, Buscando-se incontinenti A zona dos compromissos. Assim, na vida comum, Nas lutas de redeno, Todo o tempo precioso Em qualquer situao. Mas o tempo que nos fere, Em provas, servio e dor, o melhor de todos eles, o nosso despertador.

32

O SILNCIO

Casimiro Cunha

Quem procura no silncio A inspirao e a beleza, Penetra o templo invisvel Das foras da Natureza. Jamais sentiste o cansao No excesso de burburinho? O silncio o companheiro Que conhece o bom caminho. Em seu campo generoso, H trguas ao pensamento, Recebe-se luz sublime De verdade e entendimento. O homem que se mergulha Nas vozes do turbilho, Condena-se, muita vez, Aos crceres da aflio. preciso, quase sempre, Procurar na soledade A soluo dos problemas luz da serenidade.

Se possvel, vai ao plano Das rvores carinhosas, Onde as coisas falam sempre Em notas harmoniosas. Mas se no podes fugir s zonas de inquietao, Procura o silncio amigo Na paz da meditao. Todos temos em ns mesmos Os vales da experincia E as montanhas solitrias Nos cimos da conscincia. No te ds todo aos rumores Das lutas de cada hora; Que a palavra seja em tudo Tua serva e no senhora. Quando achares no silncio Os segredos da energia, Ters penetrado a esfera De paz e sabedoria.

33

34

Anda mungkin juga menyukai