Anda di halaman 1dari 5

DESCRIO DO MUNICIPIO DE BELAS Belas um municpio da Provncia de Luanda, criado a 31 de Maro de 2011.

. A sede do municpio a cidade do Kilamba O surgimento do municpio de Belas deve-se, igualmente, importncia poltica, econmica, social e administrativa da Cidade do Kilamba, que, como dito, a sede do municpio, ao qual o Executivo achou premente aplicar uma gesto moderna, diferente da actual, para que se tenha uma poltica de desenvolvimento, planos e programas voltados administrao e manuteno sustentvel do empreendimento.

O Bairro de Mundial um aglomerado periurbano recente, habitado maioritariamente por pessoas de baixa renda, que migraram para a cidade em busca de melhores condies de vida. So oriundos de todo pas, contudo as comunidades mais significativas so das provncias limtrofes como Cuanza Sul, Benguela, Huambo e Namibe. Este casebre, que a foto abaixo ilustra, foi feito toda de chapa de zinco sem janelas, comportando apenas uma porta igualmente de zinco. Nesta obra o que mudou foi o material utilizado, mas o conceito de construir continua a ser rural. A igreja, tal como a casa, foi feita utilizando os mesmos procedimentos rudimentares

Nas fotos apresentadas acima, nota-se uma certa evoluo. As paredes deixam de ser de chapa e passam a ser de blocos de cimento. Mas, apesar do material utilizado ser nobre, as obras so semi-rsticas. A evoluo verifica-se na existncia de janelas, que no so suficientemente grandes que permitam ptimo arejamento do interior das mesmas. Outro problema tem a ver com a orientao das paredes e falta de proteco das mesmas contra a incidncia directa dos raios solares, o que provoca um sobre aquecimento.

Especificando a nossa zona de interveno, caracteriza-se com a envolvente do Museu da Escravatura, Bairro Mundial e Ramiros. Na zona de interveno destacam-se reas com maior ndice de edificaes, a realar (Bairro Mundial e Ramiros ), e a zona costeira caracteriza-se como reas de atraco turstica.

Pesca A pesca uma das principais actividades da zona litoral, e para a sua realizao necessrio vrios meios dentre os quais destacam-se os barcos que normalmente so fabricados nas proximidades, onde o material que mais se emprega a madeira, as redes. Dentro da na zona de interveno pratica esta tipo de actividades devido ao facto de se encontrar ao longo da orla martima da cidade de Luanda. A pesca a captura e extraco dos peixes ou outras espcies aquticas de seu meio natural como invertebrado, crustceos e moluscos, alm de mamferos. Mais de 85% da populao residente ao longo da orla martima dedica-se a esta actividade. Alm do valor econmico, a pesca artesanal tem tambm um importante valor nutricional para as populaes nestas reas. O que mais chama ateno nesta actividade o facto de no existir uma fabrica para a conservao dos peixes bem como para a escalagem ou seja para secagem dos mesmos, facto este que faz com que esta actividade seja feito a beira mar, sem as minimas condies de higiene e segurana no trabalho, provocando assim lixo tremendo.

Sector Tercirio Este sector que mais tem crescido na zona de interveno, pelas razes j explicadas Neste sector encontraramos as seguintes actividades: o sector econmico relacionado aos servios. Os servios so produtos no meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como actividades econmicas destes sectores econmicos, podemos citar: comrcio, Lojas, servios de alimentao, turismo, servios bancrios e administra, etc. Numa imagem que muito tem haver com o que acontece com o resto da cidade de Luanda o comercio dos municpios da zona de interveno encontra-se subdividido em comercio formal e informal coexistindo os dois tipos na mesma realidade, este facto esta intrinsecamente relacionado com a condio de vida da populao local que devido ao baixo rendimento so obrigados de certa forma a reunirem-se em espaos abertos para a venda de produtos de vrios gneros. Estes espaos informais so denominados praas.

O municpio de Belas situa-se na parte sul da provncia de Luanda, em Angola. um dos 7 municpios da Provncia de Luanda. Criado a 31 de Maro de 2011 por uma reforma administrativa, eleita pelo Parlamento angolano. A sede do municpio a cidade do Kilamba. Belas inclui o novo Estdio 11 de Novembro, o Campus Universitrio, os novos aglomerados de Talatona e Kilamba Kiaxi, assim como a Ilha do Mussulo. A zona dispe ainda das mais recentes infraestruturas de lazer e comrcio como o caso do Belas Shopping. resultante da fundio de 3 antigos municpios, os quais so: Viana, Kilamba Kiaxi e Samba. Atualmente ocupa uma rea de 1,077 km2. O municpio faz fronteira ao Norte com o municpio de Luanda, ao sul com o da Quiama, a este com o municpio de Viana. Est compreendido pelas seguintes comunas : Vila do Estoril, Camama, Mussulo, Futungo, Benfica, Ramiro e Barra do Kwanza.

Para restabelecer uma distribuio da populacional equitativa , e tambem para evitar o congestionamento populacional , por facto em algumas reas possuir pouca densidade populacional e por facto tambem a zona de autodromo que ser colocada um equipamento a dimenso nacional , facto este que nos leva caracterizar a zona de maior

fluxo . Neste sentido retiramos algumas familias , e colocada nas zonas do Mundial 2 e dos Ramiros. O bairo dos Ramiros recebe 10000 pessoas , cerca143 familias e proximo de 67% da sua populao , vinda do Bairro Mundial 1 . A zona do Mundial 2 recebe 30000 pessoas , cerca 4286 familias e proximo de 65% da sua populao , vinda dos bairros: Mundial 1 com 143 familias , cerca de 33% da populao recebida e do envolvente do Autodromo com 2858 familias cerca de 67% da populao recebida na zona ., conforme mostra o grafico da distribuio da populao por zonas .

A obrigatoriedade de uma planificao coerente do plano urbanistico, com o propsito de uma distribuio aprazivl do que habitavel; A reformulao do sistema virio e da rede infra-estrutural de saneamento de guas residuais; a criao de politicas ambientais que possam reger as aces e as actividades susceptiveis de agredirem o meio ambiente; criao de mecanismos que advoguem a preservao do meio ambiente, atravs de medidas sustentveis; valorizao da educao ambiental, dando conhecimento as populaes de como agir em relao ao resduos susceptiveis de serem reciclados e aproveitados;

A nossa zona de interveno est localizada na provncia de Luanda e consequentemente sofre os mesmos problemas de infraestrutura secundrias. O crescimento populacional, o aparecimento de novas localidades, surgem de forma paralela com a necessidade de ordenamento territorial e consequentemente a construo de equipamentos que venham provir servios a essas populaes. A falta de um planeamento territorial que resolva parte dos problemas da cidade, prolongam a situao por tempo indeterminado. O estudo do impacto ambiental visa localizar os problemas e aces e Avaliar as aces e os consequentes impactos que tais aces podem gerar no ambiente.

Um mercado o mecanismo que permite as pessoas realizar trocas, normalmente reguladas pela teoria da oferta e demanda. Existem tantos mercados genericos como especializados, onde apenas uma mercadoria trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os

encontrem. Uma economia que depende primariamente das interaes entre compradorese vendedores para alocar recursos conhecida como economia de mercado. Na nossa zona de estudo existem tres mercados de venda de produto diverso e dois de de venda de alimentos processados e bebidas.

Anda mungkin juga menyukai