Anda di halaman 1dari 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

Canteiro racional
Experincia aliada a mtodo so importantes para a concepo de um canteiro que otimize a produtividade da obra. Veja como projet-lo
Por Renato Faria

Muitos construtores j perceberam que um canteiro de obras bem planejado e organizado contribui para otimizar os processos construtivos e, consequentemente, reduzir o custo de construo do empreendimento. A elaborao do layout do local de execuo da obra normalmente fica a cargo de um engenheiro experiente, conhecedor dos atalhos desse tipo de projeto. H casos, porm, em que o profissional no consegue sistematizar seu conhecimento e transmiti-lo para outros engenheiros, e quando sai da empresa leva consigo esse expertise, deixando-a de mos vazias. Por isso, j existem trabalhos que procuram consolidar esse conhecimento e mostram ao construtor mtodos de concepo de canteiros racionais, que minimizem desperdcios de materiais e de tempo de execuo de mo de obra. O transporte, principalmente horizontal, de materiais no agrega valor algum ao produto final. Quanto maiores as distncias percorridas, maior o tempo perdido na movimentao, que poderia estar sendo empregado em atividades mais produtivas. Alm disso, tambm maior o risco de quebras e perda de material com as oscilaes naturais no deslocamento sobre superfcies irregulares. Portanto, um bom projeto de canteiro procura dispor prximas entre si as diversas instalaes correlatas, de modo a minimizar ao mximo a necessidade de movimentaes. Responsvel Para Carlos Torres Formoso, professor do Norie-UFRS (Ncleo Orientado para a Inovao da Edificao, da Universidade
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 1 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

Edificao, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o ideal que a concepo do canteiro seja feita em grupo. "Esse planejamento deve ser feito pelas pessoas diretamente envolvidas com a produo. O Em canteiro na adensada regio da avenida Paulista, em So engenheiro residente deve Paulo, construtora Adolpho Lindenberg recorreu a instalar escritrio coordenar, mas tambm devem de engenharia em contineres em balano no estgio inicial da obra participar o mestre de obras e os subempreiteiros", acredita Formoso. Um erro comum, em sua opinio, chamar uma pessoa externa para fazer o servio. "Ela pode ter o tempo de que o engenheiro de obra no dispe muito, mas ela no costuma ter informaes suficientes a respeito do processo de produo da obra." Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, professor da Escola Politcnica da USP (Universidade de So Paulo) e diretor tcnico da Produtime, diz haver vantagens e desvantagens ao se optar por um projetista interno e um externo. Ele concorda que o conhecimento do engenheiro a respeito dos mtodos construtivos tradicionalmente empregados pela empresa uma vantagem do planejamento interno do canteiro. Entretanto, pondera, o planejamento externo pode trazer algo novo para a obra, j que ele trabalha com projetos de diversas construtoras. "Teoricamente, se o construtor tem vrias obras, talvez valha a pena ter um departamento interno dedicado ao assunto. Um menor volume de obras, por outro lado, pode justificar a terceirizao", explica. Ubiraci acredita que a concepo do canteiro s vsperas do incio da obra uma postura pouco produtiva. "O projeto do canteiro um instrumento poderoso para discutir as fases anteriores do empreendimento. Ele ajuda a aprimorar os projetos de produo e do produto", afirma. Formoso concorda e complementa: " muito importante vincular o planejamento de layout ao planejamento e controle da produo. Por isso, o projeto do incio do empreendimento tambm no definitivo, isso vai sendo revisado e alterado conforme o andamento da obra". Sustentabilidade Os sistemas de certificao de sustentabilidade na Construo Civil so eficientes ao avaliar a economia no consumo de recursos pela edificao na fase de utilizao do produto, mas ainda do pouca ateno fase construtiva do empreendimento, critica Espinelli. Em sua opinio, poderia haver um rigor maior no Canteiro de obras da Trisul: empresa implantou em 15 de seus 22 que diz respeito reduo de canteiros conjunto de medidas que procura diminuir o impacto das obras no meio ambiente desperdcio de materiais. "Isso no est contemplado nem no Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que fala apenas em dar um destino adequado aos resduos gerados", lembra. " possvel pensar a produo de modo a preservar rvores, manter as regies com
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 2 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

possvel pensar a produo de modo a preservar rvores, manter as regies com determinada permeabilidade", acrescenta. A Trisul est procurando implementar em seus canteiros medidas para minimizar os impactos de suas obras no ambiente. Entre as solues viabilizadas, esto a instalao de sistema de reso da gua usada na lavagem das rodas dos caminhes na fase de movimentao de terra; o sistema de captao provisrio de guas pluviais para reaproveitamento na limpeza do canteiro; reserva de baias para materiais reciclveis, como papel e vidro. At meados de 2008, conta William Vitor, gerente geral de obras da Trisul, a venda dos reciclveis gerava at alguma receita para a obra. Mas a situao mudou com a crise econmica mundial, quando a empresa chegou a registrar at algum prejuzo com o descarte. Hoje, porm, ele garante que houve uma melhora no cenrio e as receitas advindas da venda dos reciclados so suficientes para pagar seu transporte.

Outra soluo que ainda no foi possvel de ser aplicada, informa Vitor, a instalao de sistema de aquecimento solar da gua dos chuveiros das instalaes provisrias. "No sabemos se o equipamento vai durar trs obras", admite, justificando que a obra um ambiente hostil para as placas solares. "Qualquer pedrinha que caia vai danific-las."

rvore, que ficava no centro do terreno que seria escavado, foi transplantada para regio "segura" do canteiro de obras da Adolpho Lindenberg, em So Paulo

Definies preliminares Antes de elaborar os projetos para as diversas fases do canteiro, so necessrias informaes preliminares relativas ao planejamento da obra. Elas vo determinar, junto com o espao disponvel no terreno, as reas necessrias para escritrios, alojamentos e estoques. Dependendo da situao, pode valer a pena alugar terrenos vizinhos para acomodar algumas dessas instalaes. Projetos e tempo de execuo A durao da obra um aspecto que influencia diretamente o processo de concepo do canteiro. Diferentes perodos de execuo dos servios da obra correspondem a diferentes demandas por materiais, mo de obra e equipamentos. desejvel, para dar incio aos estudos do layout do canteiro, ter mo plantas de topografia e de subsolos, trreo e tipo das torres (arquitetura e estrutura), sempre com delimitao do terreno. Tambm so teis informaes sobre o entorno da obra, como as caractersticas das construes vizinhas, condies e disponibilidade de vias de acesso, localizao das redes de gua e energia eltrica.
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 3 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

e energia eltrica.

Plano de ataque Trata-se da sequncia de servios planejada para a execuo da obra. So informaes fundamentais para a elaborao do cronograma fsico de construo do empreendimento. Aqui, por exemplo, definido se a torre ser executada num primeiro momento e a periferia numa etapa posterior, se sero executadas ao mesmo tempo etc. Elas ajudam o projetista do canteiro a ter alguma noo a respeito das reas que estaro disponveis para as instalaes em cada fase da construo.

Cronograma fsico De posse das informaes anteriores, elabora-se o cronograma fsico da obra. Para algumas atividades, sugere-se fazer um detalhamento semanal da programao; para outras, basta indicar os momentos de incio e concluso. No primeiro grupo - que inclui servios como armao, concretagem, alvenaria e revestimentos de argamassa - esto os materiais que exigem maior cuidado quanto ao planejamento de transporte e de espaos para estocagem. O segundo grupo - onde esto as instalaes hidrulicas e eltricas, execuo de azulejos e pisos cermicos, por exemplo - contm insumos para os quais se pode prever reas de estocagem sem passar necessariamente por quantificao de consumos semanais.

Perodos de utilizao dos equipamentos Face tecnologia construtiva adotada, ao ritmo que se quer imprimir execuo do empreendimento e demanda da obra por insumos, faz-se o dimensionamento dos equipamentos de transporte. o momento de decidir se a obra vai empregar apenas cremalheira ou se necessita tambm de grua, se o acesso fachada se dar por meio de andaimes fachadeiros ou balancins etc. O cronograma fsico deve fornecer, com preciso, os momentos em que os equipamentos entram e depois deixam o canteiro.

Demanda por materiais

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp

Page 4 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

Com os dados registrados no cronograma fsico e de indicadores de consumo usuais do mercado, faz-se o clculo das quantidades de insumos necessrias para cada atividade executada no canteiro. Como o andamento fsico da obra, tambm a quantificao dos insumos feita semana a semana. Essas quantidades semanais, multiplicadas por fatores que considerem incertezas (1,5, por exemplo), so comparadas com os lotes usuais de compra pela empresa. Assim, determina-se a cada etapa o estoque mximo em obra e as reas necessrias.

Demanda por mo de obra Outro aspecto que se pode calcular a partir dos dados do cronograma fsico a quantidade de operrios que circular no canteiro nas diversas etapas da obra. Essa informao fundamental para determinar as dimenses das instalaes temporrias, quantidade de chuveiros, armrios, reas dos vestirios, necessidade de alojamentos etc. O pico de pessoal na obra costuma ocorrer nas fases intermedirias, quando da execuo da estrutura e das alvenarias, no caso de empreendimentos verticais.
Fonte: adaptado do livro Projeto e Implantao do Canteiro, de Ubiraci Espinelli Lemes de Souza

Layout do canteiro Quando se tem ideia sobre as reas necessrias para estocagem de materiais em cada etapa da obra, sobre os equipamentos que sero utilizados na obra e sobre as dimenses das instalaes provisrias, pode-se partir para a concepo do desenho do canteiro. Os croquis so feitos com base nas plantas de topografia e arquitetura dos pavimentos do edifcio. Fluxogramas dos processos de execuo do empreendimento tambm so importantes nessa etapa criativa. A disposio dos elementos pensada considerando as diversas fases da obra; portanto, deve-se buscar a compatibilizao do posicionamento de cada instalao com a evoluo dos estgios de execuo. Aqui, pode-se pensar em executar primeiro o layout da fase da obra considerada crtica, com maior fluxo de pessoas e materiais, e a partir dele conceber os demais desenhos. Ou ainda elaborar os projetos de forma sequencial, partindo da configurao inicial da obra. Uma alternativa mista tambm possvel. Podem ser feitas algumas propostas de layout diferentes para serem avaliadas por um grupo de engenheiros da construtora. O importante que, conforme a obra evolui, o planejamento e o projeto do canteiro sejam constantemente revistos e adaptados s realidades que vo surgindo. Como comear: Elaborao do macro layout: definio aproximada do arranjo fsico geral, com o estabelecimento do local no canteiro em que ficar cada instalao ou grupo de
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 5 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

estabelecimento do local no canteiro em que ficar cada instalao ou grupo de instalaes (reas de vivncia, reas de apoio, reas de produo, por exemplo). Deve-se estudar o posicionamento relativo entre essas reas. Elaborao do micro layout: estabelecimento da localizao de cada equipamento ou instalao dentro de cada rea do canteiro. Tambm aqui necessrio estudar posies relativas entre os elementos. Detalhamento das instalaes: etapa de planejamento da infraestrutura necessria ao funcionamento das instalaes. Estabelecem-se, por exemplo, quantidade e tipos de cadeiras nos refeitrios, de armrios nos vestirios, tcnicas de armazenamento de cada tipo de material, tipo de pavimentao das vias de circulao etc. Cronograma de implantao: representao grfica do sequenciamento das fases de layout. Devem estar explicitadas as fases ou eventos da execuo da obra (concretagem de uma laje, por exemplo) que determinem alteraes no layout. Sequncia de elaborao sugerida: Posio do estande de vendas Escolha do local de acesso Posio da guarita Posio de cremalheiras, guinchos, gruas Posio de alojamento e sanitrios Posio dos almoxarifados Posio das centrais de processamentos (argamassa, corte e dobra de ao etc.) associados a seus respectivos estoques Posio do escritrio tcnico
Fontes: Projeto e Implantao do Canteiro, de Ubiraci Espinelli Lemes de Souza; Boletim tcnico do departamento de Engenharia de Construo Civil da Poli-USP BT/PCC/338; Planejamento de Canteiros de Obra e Gesto de Processos, de Tarcsio Abreu Saurin e Carlos Torres Formoso

Evoluo do canteiro

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp

Page 6 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

Fonte: Produtime e REM Construtora

Mapa estratgico A carta de interligaes preferenciais auxilia o projetista do canteiro a visualizar as relaes de proximidade entre os diversos elementos do canteiro. Cada obra tem sua prpria carta, mas o exemplo abaixo d uma ideia de como devem ser as conexes entre as instalaes.
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 7 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

entre as instalaes.

Legenda Veja como ler a carta: 1) Procure dois elementos do canteiro na coluna esquerda e memorize os respectivos nmeros. 2) Nos lados perpendiculares do tringulo issceles, procure os nmeros correspondentes aos elementos escolhidos e siga as linhas at a clula em que elas se cruzam. 3) Dentro da clula voc encontra uma letra, que aponta o grau de importncia da proximidade entre os elementos. A classificao, disponvel na tabela 1, varia entre "indesejvel" e "absolutamente necessria".
http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp Page 8 of 9

Revista Tchne

3/16/12 4:50 PM

"indesejvel" e "absolutamente necessria". 4) Na mesma clula, voc tambm encontra nmeros separados por vrgulas. Cada um desses nmeros indica uma justificativa para a classificao feita. Eles podem ser consultados na tabela 2.

Fonte: Planejamento do Layout de Canteiros de Obras: aplicao do SLP (Systematic Layout Planning). Srgio J. B. Elias, Madalena O. Leite, Regis R. T. da Silva, da Universidade Federal do Cear e Lus C. A. Lopes, da Construtora Porto Freire

Contedo online exclusivo: >>>

Confira arquivo fornecido pelo Habitare (Programa de Tecnologia de

Habitao), da Finep, com as recomendaes tcnicas contidas no livro "Planejamento de canteiros de obra e gesto de processos".

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/151/imprime154407.asp

Page 9 of 9

Anda mungkin juga menyukai