Anda di halaman 1dari 20

Instalao Eltrica sem Segredos

Captulo 3 Circuitos Eltricos

3.1 Circuito em Srie

O Circuito Srie aquele constitudo por mais de uma carga, ligadas umas as outras, isto , cada carga ligada na extremidade de outra carga, diretamente ou por meio de condutores.

Temos como exemplo de circuitos eltricos ligados em srie as famosas gambiarras de iluminao e as lmpadas de rvore de natal.

As principais caractersticas so: - As cargas dependem uma das outras para o funcionamento do circuito eltrico, ou seja, se uma lmpada queima, o circuito se abre e todas apagam. - Existe apenas um caminho para a passagem da corrente eltrica.

Circuito em Srie

- Corrente Eltrica ( I ) A corrente eltrica a mesma em todos os pontos do circuito, isto , a mesma corrente passa atravs de todas as cargas.

Temos ento: Itotal = I1 = I2

Curso On-line - Ago/2012

20

Instalao Eltrica sem Segredos

- Tenso Eltrica ( U ) A tenso da fonte dividida entre as cargas, isto , a soma das tenses nos bornes de cada carga igual a tenso da fonte.

Temos ento: Ufonte = U1 + U2

- Resistncia Eltrica ( R ) A resistncia eltrica equivalente igual a soma das resistncias de cada carga.

Temos ento: Requivalente = R1 + R2

No exemplo (figura) acima, considerando lmpadas de 100W em 220V, vamos calcular a Corrente, Resistncia Equivalente e Tenso em cada lmpada.

1 - Corrente de Lmpada (I=P/U) I = 100W / 220V = 0,4545A

2 Resistencia da Lmpada (R=U/I) R = 220V / 0,455A = 484

3 Resistncia Equivalente (Requivalente=R1+R2) Requivalente = 484 + 484 = 968

4 Corrente Total (I=U/R) I = 220V / 968 = 0.227A

5 Tenso em cada lmpada (U=RxI) U1 = 484 x 0.227A = 110V U2 = 484 x 0.227A = 110V
Curso On-line - Ago/2012

21

Instalao Eltrica sem Segredos

Note que a soma das tenses em cada lmpada, igual a tenso da fonte. U1 + U2 = 220 Volts

3.2 Circuito em Paralelo

O Circuito Paralelo aquele constitudo por mais de uma carga, ligadas umas as outras, porm de forma independente entre si.

As principais caractersticas so: - As cargas no dependem umas das outras para o funcionamento do circuito eltrico - Existe mais de 1 (um) caminho para a passagem da corrente eltrica

Circuito em Paralelo

- Corrente Eltrica ( I ) A Corrente Eltrica total absorvida pelas cargas igual a soma das correntes de cada carga:

Temos ento: Itotal = I1 + I2

- Tenso Eltrica ( U ) Aas tenses eltricas nas cargas so iguais a tenso da fonte de alimentao

Temos ento: Ufonte = U1 = U2

Curso On-line - Ago/2012

22

Instalao Eltrica sem Segredos

- Resistncia Eltrica ( R ) O inverso da Resistncia Eltrica (R) equivalente, igual a soma dos inversos das resistncias de cada carga:

Temos ento: 1/Requivalente = 1/R1 + 1/R2

No exemplo (figura) acima, considerando lmpadas de 100W em 220V, vamos calcular a Corrente, Resistncia Equivalente e Tenso em cada lmpada.

1 - Corrente de Lmpada (I=P/U) I = 100W / 220V = 0,4545A

2 Resistencia da Lmpada (R=U/I) R = 220V / 0,455A = 484

3 Resistncia Equivalente (1/Requi=1/R1+1/R2) 1/Requi = 1/484 + 1/484 = 242

4 Corrente Total (I=U/R) I = 220V / 242 = 0.90A

5 Corrente em cada lmpada (I=U/R) I1 = 220V / 484 = 0,45A I2 = 220V / 484 = 0,45

A soma das correntes em cada lmpada, igual a corrente total do circuito I1 + I2 = 0,9 Ampres.

Curso On-line - Ago/2012

23

Instalao Eltrica sem Segredos

3.3 Circuito Misto

O Circuito Misto aquele constitudo por mais de uma carga, ligadas em arranjos srie e outras em paralelo.

As principais caractersticas so: - Algumas cargas dependem de algumas outras para o funcionamento do circuito eltrico - Existe mais de 1 (um) caminho para a passagem da corrente eltrica

Circuito em Paralelo

Veja o que aconteceria se: - A lmpada L1 ou L5 queimasse. - todo o circuito apagaria

- A lmpada L2, L4 ou L6 queimasse. - ficariam acessas as lmpadas L1, L3 e L5

- A lmpada L3 queimasse. - ficariam acessas todas ao outras lmpadas

- A lmpada L3 queimasse. - ficariam acessas todas ao outras lmpadas

Curso On-line - Ago/2012

24

Instalao Eltrica sem Segredos

3.4 Circuito Monofsico (corrente alternada)

Um circuito monofsico aquele que tem uma Fase e um Neutro (F e N). Um gerador com uma s bobina (enrolamento), chamado de Gerador Monofsico ao funcionar, gera uma Tenso entre seus terminais. A tenso eltrica (U) do circuito igual tenso entre Fase e Neutro.

Senide Monofsica

3.5 Circuito Trifsico (corrente alternada)

Um circuito trifsico aquele que tem uma 3 Fases e um Neutro (F1, F2, F3 e N ou R, S, T e N). Um gerador com trs bobinas (enrolamentos), chamado Gerador Trifsico ao funcionar gera tenso em seus terminais. A corrente eltrica igual nos 3 terminais e as formas de onda da tenso so senides, defasadas entre si de 120.

Neste esquema a seguir, o Gerador Trifsico est com as suas trs bobinas ligadas em Estrela (Y). Este gerador tem um ponto comum nesta ligao, o ponto neutro.

Curso On-line - Ago/2012

25

Instalao Eltrica sem Segredos

Circuito Trifsico Estrela

Neste circuito trifsico com a ligao em Estrela, as relaes entre as tenses eltricas, a tenso entre Fase e o Neutro (UFN) e a tenso entre Fases (UFF), so:

Senides Trifsicas

Curso On-line - Ago/2012

26

Instalao Eltrica sem Segredos

Captulo 4 Condutores Eltricos

4.1 Consideraes Gerais

O termo condutor eltrico usado para designar um produto destinado a transportar corrente (energia) eltrica, sendo que os fios e os cabos eltricos so os tipos mais comuns de condutores. O cobre o metal mais utilizado na fabricao de condutores eltricos para instalaes residenciais, comerciais e industriais.

Um fio um condutor slido, macio, provido de isolao, usado diretamente como condutor de energia eltrica. Por sua vez, a palavra cabo utilizada quando um conjunto de fios reunido para formar um condutor eltrico.

importante definir tambm os conceitos de cabos unipolares e cabos multipolares. Cabos unipolares so cabos constitudos por um nico condutor isolado e dotado de cobertura. Um cabo multipolar constitudo por dois ou mais condutores isolados e dotado de cobertura. Os condutores isolados constituintes dos cabos unipolares e multipolares so chamados de veias. Os cabos multipolares contendo 2, 3, 4, so chamados, respectivamente, de bipolares, tripolares, tetrapolares, etc.

Nos cabos uni e multipolares, a cobertura age principalmente como proteo da isolao, impedindo seu contato direto com o ambiente.

Curso On-line - Ago/2012

27

Instalao Eltrica sem Segredos

Dependendo do nmero de fios que compe um cabo e do dimetro de cada um deles, um condutor apresenta diferentes graus de flexibilidade.

Geralmente, nas instalaes residenciais, os condutores passam por eletrodutos, curvas e chegam s caixas para serem conectados aos interruptores, tomadas, etc. Alm disso, em muitas ocasies, h vrios condutores de diferentes circuitos no mesmo eledroduto, o que torna o trabalho mais difcil ainda. Nestas situaes o uso de cabos flexveis, reduz significativamente o esforo de passagem dos condutores nos eletrodutos, facilitando tambm a eventual retirada dos mesmos.

4.2 Caractersticas Tcnicas

Os condutores podem ser feitos em vrios materiais, entretanto determinados metais conduzem melhor a corrente eltrica do que outros, ou seja, alguns oferecem menor resistncia passagem da corrente eltrica.

A resistncia eltrica de um condutor pode ser expressa pela frmula:

R = x L/S

Onde: R = Resistncia eltrica do condutor -() = Resistividade que varia com o material empregado -(mm2/m) L = Comprimento do condutor - (m) S = Seo (rea) transversal do condutor- (mm2)

Curso On-line - Ago/2012

28

Instalao Eltrica sem Segredos

Os metais mais usados para conduo de energia eltrica so:

Prata Utilizada em pastilhas de contato de contatores, rels, etc. Resistividade mdia 0,016 mm2/m a 20C.

Cobre Utilizado na fabricao de fios em geral e equipamentos eltricos (chaves, interruptores, tomadas, etc). Resistividade mdia do cobre duro 0,0179 mm2/m a 20C.

Alumnio Utilizado na fabricao de condutores para linhas e redes por ser mais leve e de custo mais baixo. Os condutores de alumnio podem ser de: CA alumnio sem alma de ao CAA - alumnio enrolado sobre um fio ou cabo de ao (alma de ao) Resistividade mdia 0,028 mm2/m a 20 C.

Comparando os valores de resistividade do cobre e alumnio, pode ser verificado que o cobre apresenta menor resistividade, consequentemente para uma mesma seo (mm2), os condutores de cobre conduzem mais corrente eltrica.

Curso On-line - Ago/2012

29

Instalao Eltrica sem Segredos

4.3 Seo Mnima e Identificao

As sees mnimas dos condutores de cobre para a Fase, o Neutro e para o condutor de Proteo (PE), definas pela Norma NBR 5410/97, devero ser:

a) Condutor Fase - Circuito de Iluminao: 1,5 mm2 - Circuito de Fora - Tomadas de Uso Geral ou Especfico: 2,5 mm2

Observaes: - Nos cordes flexveis para ligao de aparelhos eletrodomsticos, abajures, lustres e aparelhos semelhantes, podero ser usados, o condutor de 0,75 mm2

b) Condutor Neutro Este condutor deve possuir a mesma seo que o condutor Fase, nos seguintes casos: - Em circuitos monofsicos a 2 e 3 condutores e bifsicos a 3 condutores, qualquer que seja a seo (mm2) - Em circuitos trifsicos, quando a seo dos condutores Fase for inferior a 25 mm2 - Em circuitos trifsicos, quando for prevista a presena de harmnicas, qualquer que seja a seo (mm2)

c) Condutor de Proteo (PE) Este condutor dever ser dimensionado de acordo com a Tabela:

Curso On-line - Ago/2012

30

Instalao Eltrica sem Segredos

A identificao dos condutores Fase, Neutro e Proteo, so feita atravs de cores padronizadas da Isolao, com o objetivo de facilitar a execuo e/ou manuteno e reforma na instalao eltrica, bem como, aumenta a segurana da pessoa que est lidando com a instalao eltrica.

A Norma NBR 5410/97 determina que os condutores isolados devem ser identificados pela cor da Isolao, conforme a sua funo:

- Condutor Neutro: a isolao deve ser sempre na cor azul claro - Condutor de Proteo (PE): a isolao deve ser na cor dupla verde amarela. Na falta da dupla colorao, admite-se o uso da cor verde - Condutor Fase: a isolao dever ser de cores diferentes dos condutores, Neutro e o de Proteo (PE). Por exemplo: usar isolao de cores vermelha e/ou preta.

Nota: Em nenhuma hiptese, podem ser trocadas essas cores. Exemplo os cabos com isolao verde-amarela no podem ser utilizados como condutor Fase.

4.4 Clculo da Seo dos Condutores (bitola)

Para determinar da seo mnima dos condutores, utilizamos dois critrios bsicos: - Limite de Conduo de Corrente - Limite de Queda de Tenso

Os dois critrios devero ser avaliados separadamente. O condutor a ser adotado, dever ser o de maior seo. importante observar que a seo mnima admissvel dos condutores para instalaes eltricas residenciais aquela definida na tabela anterior. Portanto aps a elaborao dos dois critrios, caso se chegue a um condutor de menor seo do que aquele recomendado, dever ser adotado o condutor de seo mnima recomendada.
Curso On-line - Ago/2012

31

Instalao Eltrica sem Segredos

4.4.1 Limite de Conduo de Corrente

Ao circular uma corrente eltrica em um condutor, ele aquece e o calor gerado transferido para o ambiente em redor, dissipando-se. Se o condutor est instalado ao ar livre a dissipao maior. Caso o condutor esteja instalado em um eletroduto embutido na parede, a dissipao do calor menor. Quando existem vrios condutores no mesmo eletroduto, as quantidades de calor se somam aumentando ainda mais a temperatura dentro deste.

Os condutores so fabricados para operar dentro de certos limites de temperatura, a partir dos quais comea a haver uma alterao nas caractersticas de isolamento, que deixam de cumprir as suas finalidades. A tabela (d Norma NBR 5410/97) a seguir, mostra as temperaturas caractersticas de condutores utilizados em instalaes eltricas residenciais.

A Norma da ABNT, NBR 5410/97 define que os condutores com isolamento termoplstico, para instalaes residenciais, sejam especificados para uma temperatura de trabalho de 70C (PVC/70C) e as tabelas de capacidade de conduo de corrente, so calculadas tomando como base este valor e a temperatura ambiente de 30C.

A tabela a seguir, especifica a capacidade de conduo de corrente eltrica para condutores de cobre, instalados em eletrodutos embutidos alvenaria (na parede).
Curso On-line - Ago/2012

32

Instalao Eltrica sem Segredos

Tabela 02 Conduo de Corrente

Quando a temperatura ambiente for superior a 30C e/ou o nmero de condutores instalados no mesmo eletroduto for superior a 3, a Norma vigente, determina que os valores da acima Capacidade de Conduo de Corrente coluna 2 Condutores Carregados devero levar em considerao os seguintes fatores de reduo: de TEMPERATURAS e/ou NMEROS DE CONDUTORES, para determinar a nova capacidade de conduo de corrente do condutor.

Tabela 03

Curso On-line - Ago/2012

33

Instalao Eltrica sem Segredos

Tabela 04

Temos ento: - Circuito trifsico sem neutro = 3 condutores carregados - Circuito trifsico com neutro = 4 condutores carregados - Circuito monofsico = 2 condutores carregados - Circuito bifsico = 3 condutores carregados

Vejamos: - Dois condutores para 38A carregados a 100% e instalados em eletroduto embutido em alvenaria e temperatura ambiente de 30C Resp: 6mm2 (Vide tabela 02)

- Seis condutores para 38A carregados a 100% e instalados em eletroduto embutido em alvenaria e temperatura ambiente de 30C Resp: 38 / 0,57 = 66,7A (Vide tabela 04 N de condutores / Fator de Reduo)

- Seis condutores para 38A carregados a 100% e os instalados em eletroduto embutido em alvenaria e temperatura de 45C Resp: 39 / (0,57 x 0,79) = 84,4A (Vide tabela 04 N de condutores / Fator de Reduo e tabela 03 - Temperaturas)

Curso On-line - Ago/2012

34

Instalao Eltrica sem Segredos

4.4.2 Limite de Queda de Tenso

Todo condutor tem uma certa resistncia eltrica. Quando circula uma corrente eltrica por uma resistncia, h uma dissipao de potncia em forma de calor e, consequentemente, uma queda de tenso no condutor.

Queda de Tenso Percentual (%)

A queda de tenso pode ser expressa em valores percentuais (%), sendo o seu valor calculado da seguinte maneira:

U (%) = (U de entrada - U na carga / U de entrada) x 100%

Como exemplo: U de entrada = 127 V U na carga = 10 V U na carga = 127 - 10 = 117 V

A queda de tenso percentual era, portanto: U(%) = (127 - 117) / 127 x 100% = 7,9%

A norma vigente determina que a queda de tenso entre a origem de uma instalao e qualquer ponto de utilizao no deve ser maior do que 4%, para as instalaes alimentadas diretamente por um ramal de baixa tenso.

Ser considerado que esses 4% de queda de tenso admissveis sero assim distribudos: At o medidor de energia: 1% Do medidor at o Quadro de Distribuio Geral- DG: 1% A partir do DG: 2%
Curso On-line - Ago/2012

35

Instalao Eltrica sem Segredos

O clculo da queda de tenso atravs de frmulas com os dados do circuito eltrico pode ser relativamente trabalhoso. Com o objetivo de facilitar os clculos de queda de tenso, foram elaboradas tabelas, que so utilizadas pelos seguintes procedimentos: Momento Eltrico (ME) e Queda de Tenso em V/A.km

4.4.2.1 Momento Eltrico (ME)

O Momento Eltrico (ME) igual ao produto da corrente (A) que passa pelo condutor pela distncia total em metros (m) desse circuito: ME = A x m

Esto apresentadas a seguir, Tabelas prticas do produto Ampre x Metro (A.m) para quedas de tenso com diferentes valores percentuais (1%, 2% e 4%) e de tenses aplicadas, para condutores de cobre com isolamento em PVC/70C.

A tabela 05 apresenta o Momento Eltrico utilizando os condutores em Eletroduto de Material No Magntico e a tabela 06 apresenta o Momento Eltrico utilizando os condutores em Eletroduto de Material Magntico.

Tabela 05

Curso On-line - Ago/2012

36

Instalao Eltrica sem Segredos

Tabela 06

4.4.2.2 Queda de Tenso em V/A.km

A Queda de Tenso em V/A.km, dado pela expresso abaixo: U = UV/A.km x I x L

Onde: U = Queda de tenso em Volts UV/A.km = Queda de tenso em V/A.km (Ver tabelas de fabricantes de condutores de cobre) I = Corrente eltrica do circuito, em Ampres (A) L = Comprimento do circuito em km

As tabela a seguir, apresentam os valores de queda de tenso em V/A.km, para condutores de cobre com isolamento em PVC/70C.

Curso On-line - Ago/2012

37

Instalao Eltrica sem Segredos

Tabela 7

Tabela 8

Como exemplo:

a) Determinar a bitola dos condutores em eletrodutos a serem ligados a uma carga trifsica situada a 50 metros de distncia e cuja corrente de 25 A, a tenso do circuito 220V e a queda de tenso no pode ultrapassar a 4%.

b) Determinar a queda de tenso percentual com a utilizao do cabo calculado no exemplo anterior.

Curso On-line - Ago/2012

38

Instalao Eltrica sem Segredos

Pelo Momento Eltrico: a) 25 A x 50 m = 1.250 A.m Consultando a tabela 05 na coluna 220 volts trifsico e 4%, nosso valor calculado est entre 1127 e 1648, logo devemos escolher o condutor de maior seo, ou seja, o fio de 6 mm2. Pela Tabela 02 Conduo de Corrente, o fio de 6mm2 conduz 36A.

b) Como o ME calculado menor que o fio a ser utilizado, a queda ser menor. Fazemos uma regra de trs simples para achar este valor. ME do Condutor 6mm2 = 1.648 A.m (U% = 4% de perda) ME do Condutor Calculado = 1.250 A.m (U1% = X de perda)

Ento temos: (1250 x 4) / 1648 = 3%

Pela Queda de Tenso: a) U = UV/A.km x I x L Na tabela 07 o condutor de 6 mm2, para o circuito trifsico tem 6,14 V/A.km. U = 6,14 x 25 x 0,50 = 7,86 V

A queda de tenso percentual ser: (7,68/220) x 100% = 3,5 % Como a queda mxima de tenso desejada de 4%, o fio 6 mm2 adequado.

Como visto no exemplo, os 2 mtodos utilizados levaram a valores percentuais diferentes de queda de tenso. Isto devido aos arredondamentos e aproximaes dos valores calculados das tabelas. Em caso de dvidas, use os dois mtodos e escolha o cabo de maior bitola ou ento procure uma literatura especializada, onde so estabelecidos os procedimentos tcnicos e matemticos mais precisos para os clculos de quedas de tenso em circuitos eltricos.
Curso On-line - Ago/2012

39

Anda mungkin juga menyukai