Anda di halaman 1dari 18

1

Apresentao
Aluno Provavelmente voc j abriu um jornal na parte de ANNCIOS CLASSIFICADOS para procurar um emprego ou comprar algo. Pode ser que tambm tenha procurado os servios de um pedreiro ou encanador para algum conserto em sua casa. Nesta unidade, vamos estudar a estrutura da linguagem dos textos de anncios classificados que dependem do conhecimento de verbos. Com isso, voc ter oportunidade de produzir um anncio.

Legenda
Exerccio [faa no seu caderno]

Produo de texto [escreva no seu caderno]

Conceito [conceito importante que voc deve gravar]

Aprenda mais [faa no seu caderno]

Ler viver [leia e depois responda no seu caderno]

CLASSIFICADOS

Jornal Cruzeiro do Sul (15-05-98). Jornal Dirio de Sorocaba (15-05-98).

Observe os anncios classificados de jornais. So textos com poucas palavras, s vezes abreviadas, escritos de forma clara e objetiva; entre as suas vrias finalidades podemos mencionar: vender, comprar, procurar e oferecer empregos, prestao de servios, etc.

Vamos conhecer alguns dos elementos de um anncio classificado: O que oferecido. Descrio das qualidades do produto. Preos e condies de pagamento. Endereo e telefone. Pessoa que deve ser procurada. Nome da firma, etc.

Que tal reconhecer alguns elementos do anncio abaixo?

1- Qual a inteno desse anncio? 2- O que oferecido? 3- Como o texto coloca a descrio das qualidades do produto oferecido? 4- Quais as palavras abreviadas? Escreva-as por extenso. 5- Qual o preo e quais so as condies de pagamento? 6- H endereo ou telefone para contato? Quais? 7- Qual a pessoa que deve ser procurada? 8- Voc acredita que esse anncio provoca interesse de compra em quem o l? Justifique a sua resposta.

1-

2-

3Observe: - O anncio 1 Vendo . . .. Quem vende? A resposta: eu. - O anncio 2 Imobiliria Nunez Aluga VL Almeida. Quem aluga? A resposta: ela ( a imobiliria). - O anncio 3 Temos todos produtos. Quem temos? A resposta: ns. Nesses trs anncios podemos verificar que os verbos vendo, aluga e temos, alm de indicarem tempo, o presente, indicam pessoas (eu, ela, ns) e nmero: singular (eu, ela) e plural (ns). Observao: No anncio classificado 2 o correto seria abreviar a palavra vila da seguinte forma: V.

Veja o quadro abaixo: PESSOAS DOS VERBOS 1 pessoa a que fala 2 pessoa com quem se fala 3 pessoa de quem se fala SINGULAR eu tu ele, ela vs eles, elas PLURAL ns

A 2 pessoa do singular tu pouco empregada em nossa regio, mas frequentemente utilizada na regio Sul. A 2 pessoa do plural vs costuma ser empregada em documentos, nos casos em que o remetente ocupa posio inferior do destinatrio. Por exemplo: de chefe para diretor, de funcionrio para chefe e, assim por diante. Vale acrescentar que essa pessoa tem emprego bastante restrito na lngua contempornea, por isso sua tendncia desaparecer por completo da comunicao. Hoje, s tem uso nas ocasies verdadeiramente cerimoniosas, solenes, formais. Nas preces ao Criador, use sempre vs; nesse caso, ao escrever, empregue inicial maiscula tanto nos pronomes do caso reto quanto nos oblquos correspondentes. Exemplo: Nas horas de aflio, sempre recorremos a Ele. No lugar da 2 pessoa, usamos o pronome de tratamento voc/ vocs, mas com o verbo conjugado na 3 pessoa (singular ou plural). Observe: PESSOAS DO VERBO Eu Tu Ele, ela Ns Vs Eles, elas VERBO CANTAR - PRESENTE canto cantas canta * cantamos cantais cantam *

* voc segue a forma do ele, ela vocs segue a forma do eles, elas Assim, podemos verbo:

voc canta vocs cantam

dar mais um passo e ampliar o conceito de

Verbo a classe mais varivel das palavras. Ao variar, ele nos informa tempo, pessoa e nmero.

Alm disso o verbo pode: a) Indicar uma ao. Ex.: Trabalhei muito hoje. b) Ligar um estado ou qualidade a quem estiver se referindo. Ex.: As crianas so inteligentes. c) Indicar um fenmeno da natureza. Ex.: Choveu muito ontem em So Paulo.

I- Complete as frases com as pessoas do verbo: 12345_________ participei da ltima greve. _________ planejamos uma bela viagem. Senhor Deus, ________ que estais no cu . . . Aqueles alunos? _______ so da 8 srie. Jorge, ______ estudou para a prova?

II- Reescreva o trecho abaixo na 3 pessoa do plural: Meu amigo estava aliviado porque arranjou um bom emprego ontem.

III- Reescreva o trecho abaixo na 1 pessoa do plural: Fiquei quase louco quando ganhei na loteria. Comprei uma bela casa, estudei vrias lnguas, viajei pelo mundo e depois tornei-me empresrio. : IV- Leia os classificados da pgina 3 e copie: a)Um classificado que utiliza 1 pessoa do plural. b)Um classificado que utiliza 1 pessoa do singular.

Vejamos, agora, as Vozes do Verbo:


Voz verbal um aspecto do verbo para indicar sua relao com algo ou algum que age. As vozes do verbo so: 1. ativa Joozinho machucou o colega de classe. Quem machucou? Resposta: Joozinho. Ele praticou a ao de machucar. Ento o verbo (machucou) est na voz ativa. 2. passiva O colega de classe foi machucado por Joozinho. Quem foi machucado? Resposta: o colega de classe, mas ele no praticou a ao de machucar, ele a sofreu, o paciente. Portanto, o verbo est na voz passiva.

3. reflexiva Joozinho se machucou. Quem se machucou? Resposta: Joozinho. Ele praticou a ao de machucar e, ao mesmo tempo, sofreu a ao, indicada pelo se. Ento o verbo est na voz reflexiva.

I- Identifique as vozes do verbo: 1. 2. 3. 4. 5. 6. O jquei escovava o cavalo todo dia. O garoto se cortou com a faca. O homem corrompido pela sociedade. Eu lavo minhas roupas. Maria foi paquerada por Joo. A garota feriu-se durante o recreio.

II- Qual o efeito da voz reflexiva nessa histria em quadrinhos?

10

Observe: A- O jardineiro cortou a roseira. (ativa)

B- A roseira foi cortada pelo jardineiro. (passiva) Na frase A, o ser de quem se fala (o sujeito o jardineiro) o agente da ao, aquele que a pratica. Na frase B, o ser de quem se fala (o sujeito a roseira) no o agente, mas o paciente, aquele que sofre a ao. Na voz ativa, o verbo (cortou) est no passado. Na passiva, ele continua no passado, porm se transforma em locuo verbal: foi cortada. Portanto, ao passar de uma voz para outra, o verbo continua no mesmo tempo, apenas se transforma em locuo verbal.

III- Transforme a voz ativa em passiva: 1234567Uma cobra mordeu minha amiga. Nossa escola venceu o campeonato. Ns amamos nosso pas. O garoto alimenta os cachorros. A imprensa divulgar notcias da copa. Ontem, Maria comprou um bolo de aniversrio. A televiso noticiava a morte de Tancredo Neves naquela noite. VOZ PASSIVA A voz passiva pode ser sinttica ou analtica. A voz passiva sinttica formada pelo verbo na 3 pessoa (singular ou plural) mais o se (chamado de pronome apassivador).

11

Observe este exemplo de voz passiva sinttica num anncio da pgina deste mdulo: A- Alugam-se apartamentos. Essa frase est na voz passiva porque esse mesmo fato pode ser expresso assim: B- Apartamentos so alugados. (pela Corretora X) No exemplo A, trata-se de voz passiva sinttica, mais resumida, usando o se. No exemplo B, trata-se de voz passiva analtica, menos resumida, usando a locuo verbal. Empregamos a voz passiva sinttica quando no queremos ou no necessrio deixar claro quem o agente: Vende-se uma casa na praia. A voz passiva analtica usada para deixar claro quem o agente: Uma casa na praia vendida pela Imobiliria J.R. Observe que o verbo tem que concordar em nmero (singular ou plural) com o sujeito paciente da ao. Vende-se uma casa uma casa vendida. so vendidos.

Vendem-se apartamentos

apartamentos

Transforme a voz passiva analtica em sinttica: 1- Mveis so consertados.

12

2- Uma casa alugada. 3- Uma parede foi derrubada. 4- Estradas so abertas. 5- Documentos foram perdidos. _______________________________________________________________

Observe o anncio: Precisa-se de gesseiro. Observe que no podemos ampliar, como no tpico da passiva analtica, porque no voz passiva. Gesseiro no paciente, nem agente. No sabemos quem precisa de gesseiro. Portanto, h uma indeterminao. E o verbo, nesse tipo de frase, estar sempre no singular.

I - Copie apenas as frases em que a partcula se estiver indicando indeterminao: 1. 2. 3. 4. 5. Trata-se de um caso delicado. Falava-se de muita paz e amor. Corrige-se tese. Vive-se bem nesta cidade. Passa-se o ponto.

II - Ao caminhar pelas ruas, voc certamente j viu muitas placas anunciando alguma coisa. Agora que voc j sabe o uso correto da partcula se, procure encontrar uma placa em que o uso esteja certo e outra em que o uso esteja errado. Copie ambas para colocar no seu caderno.

13

Voc tem algum objeto para vender ou trocar? Deseja adquirir algum objeto? Quer oferecer algum servio? Quer alugar ou vender uma casa? Procura emprego? Se no tiver nada disso, invente algo para produzir seu texto. 1- Crie um anncio classificado usando a 1 pessoa. 2- Crie um anncio classificado usando a voz passiva sinttica.

Acento ou assento? H dois sentidos para as palavras acento e assento: I- Acento quer dizer tom de voz, sinal grfico, destaque. II- Assento quer dizer lugar onde se senta, fundilho. E pode tambm ser forma do verbo assentar. Exemplos: Ele usou o acento correto nas palavras escritas na carta. O assento usado na cadeira do dentista estava quebrado.

1- Complete os espaos abaixo com acento ou assento: abcdA palavra rdio tem _________ grfico. Ele gritou com um _________ estranho na voz. O ______ do carro estava molhado. Onde est o __________ para os fiis?

14

CLASSIFICADOS POTICOS

Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos sales onde voc poder oferecer banquetes para os duendes e anes que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas onde convm plantar margaridas. Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem h vagas para todos os seus sonhos. Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma festa onde o homem no mate nem bicho nem homem e deixe em paz as rvores da floresta. Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma dana e mesmo as pessoas mais graves tenham no rosto um olhar de criana. Precisa-se de uma bola de cristal que mostre um futuro grvido de paz: Que a paz brilhe no escuro como o brilho especial que algumas palavras possuem mas que seja mais do que palavra, mais do que promessa: seja como a chuva que sacia a sede da terra.

Murray, Roseana, Classificados poticos

15

Gabarito
p. 04 1234Convencer o leitor a comprar o terreno. Um terreno bom para loteamento. Especificando o que de bom o terreno oferece para o loteamento. Alq. - alqueire c. casa tel. telefone p/ - para c/ - com propr. proprietrio O anncio no cita o preo e as condies de pagamento. Sim. Tel = 244.1574 e 232.8896 Luiz Antonio Sim, pois o anncio oferece muitas vantagens. (Resposta pessoal).

5678p. 07

I- 1- Eu 2- Ns 3- Vs 4- Eles 5- Voc II- Meus amigos estavam aliviados porque arranjaram um bom emprego ontem. III- Ficamos quase loucos quando ganhamos na loteria. Compramos uma bela casa, estudamos vrias lnguas, viajamos pelo mundo e, depois tornamo-nos empresrios. IV- a) Churrasco fazemos 222-8705. b) Agradeo aos 3 anjos protetores Gabriel, Rafael e Miguel. VCA. p. 09 I- 1- Voz ativa 4- Voz ativa p.10 II- O efeito de praticar e sofrer a ao ao mesmo tempo. III- 1- Minha amiga foi mordida por uma cobra. 2- O campeonato foi vencido por nossa escola. 3- Nosso pas amado por ns. 4- Os cachorros so alimentados pelo garoto. 5- Notcias da copa sero divulgadas pela imprensa. 6- Um bolo de aniversrio foi comprado por Maria, ontem. 7- A morte de Tancredo Neves era noticiada pela televiso naquela noite. p. 11 12345p. 12 1- Trata-se de um caso delicado. Falava-se de muita paz e amor. Vive-se bem nesta cidade. II- Resposta pessoal p. 12 1- Resposta pessoal. p. 13 1- a- acento b- acento c- assento d - assento 2- Resposta pessoal. Consertam-se mveis. Aluga-se uma casa. Derrubou-se uma parede. Abrem-se estradas. Perderam-se documentos. 2- Voz reflexiva 5- Voz passiva 3- Voz passiva 6- Voz reflexiva

16

Bibliografia
O Texto: Da Teoria Prtica Subsdios Proposta Curricular para o Ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas 2 ed. So Paulo 1998. Parmetros Curriculares Nacionais Portugus e Apresentao dos Temas Transversais Ministrio da Educao e do Desporto Secretaria de Educao Fundamental Braslia 1997. Proposta Curricular para o ensino de Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Secretaria de Estado da Educao So Paulo Coordenadoria de Estudos e Normas Pedaggicas - 4 ed. So Paulo 1998. ALMEIDA, Maria Aparecida e FERREIRA, Givan - Falando a Mesma Lngua. So Paulo: FTD, 1994. BASSI, Cristina M. e LEITE, Mrcia - Leitura e Expresso. Atual Editora, 1992. CARDOSO, Eloisa G. e DONADIO, Miriam G. - Portugus Projeto Alternativo. Ed. do Brasil, 1989. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Gramtica/ ortografia. So Paulo: tica, 1997. CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHO, Dborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida Construindo a escrita: Leitura e interpretao de textos. So Paulo: tica, 1997. COLEO PARA GOSTAR DE LER : Ed. tica, 1994. CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley - Nova Gramtica do Portugus Contemporneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. ENCICLOPDIA BRITNICA DO BRASIL Rio de Janeiro, 1997. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Gramtica Nova. So Paulo: tica, 1992. FARACO, Carlos Emlio e MOURA, Francisco Marto de - Linguagem Nova. So Paulo: tica, 1997. FVERO, Leonor L. - Coeso e coerncia textuais. 3 ed. So Paulo: tica, 1995. FVERO, Leonor L. e KOCH, Ingedore G. V - Lingustica textual: introduo. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1994.

17

GARCIA, Othon M. - Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1975. GONALVES, Maria Silvia e RIOS, Rosana - Portugus Em Outras Palavras. 2 ed. Ed. Scipione, 1997. GRANATIC, Branca - Tcnicas bsicas de redao. 4 ed. So Paulo: Scipione, 1997. INFANTE, Ulisses - Do texto ao texto: curso prtico de leitura e redao. So Paulo: Scipione, 1998. JORNAIS: O Estado de So Paulo, Cruzeiro do Sul, Folha de So Paulo, Dirio de Sorocaba. KLEIMAN, Angela - Texto e leitor. 4 ed. Campinas, SP: Pontes, 1995. LUFT, Celso Pedro e CORREA, Maria Helena - A Palavra Sua. 3 ed. So Paulo: Ed. Scipione, 1997. MAIA, Joo D. - Literatura: Textos e tcnicas. So Paulo: tica, 1996. MIRANDA, Claudia e RODRIGUES, Maria Luiza Delage - Linguagem viva. 3 ed. So Paulo: tica, 1997. NICOLA, Jos De e INFANTE, Ulisses - Palavras e Idias. So Paulo: Scipione, 1995. PERINI, Mario A. - Por uma nova gramtica. 4 ed. So Paulo: tica, 1989. PROENA, Graa e HORTA, Regina - A Palavra Portugus. 3 ed. Ed. tica, 1997. REVISTAS: Veja, Isto , Manequim, Nova Escola, Cludia. SARGENTIM, Hermnio G. - Atividades de Comunicao em Lngua Portuguesa. So Paulo: IBEP. SILVA, Antonio de Siqueira e BERTOLIN, Rafael - A Construo da Linguagem. So Paulo: IBEP. SOARES, Magda - Portugus Atravs de Textos. 3 ed. So Paulo: Ed. Moderna, 1993. TRAVAGLIA, Luiz C. - Gramtica e interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 3 ed. So Paulo: Cortez, 1997. TEATRO DA JUVENTUDE Governo do Estado de So Paulo/ Secretaria da Cultura. Ano 2 Nmero 14 Outubro/1997. TESOTO, Ldio - Novo Texto e Contexto. So Paulo: Ed. do Brasil, 1994. TUFANO, Douglas - Curso Moderno de Lngua Portuguesa. 2 ed. reformulada. So Paulo: Moderna, 1991.

18

Equipe de Portugus
Antonia Gilmara Biazotto de Souza Rodrigues Aparecida Ferreira Ladeira Edna Gouva Maria Alice Pacos

Coordenao
Cheila Fernanda Rodrigues

Superviso
Terezinha Hashimoto Bertin

Colaborao especial
Neide Giamboni Lopes

Direo
Rita de Cssia Fraga Costa

Capa
Criao: Lopes e Vilela

Observao Importante
Este material foi elaborado pelos professores de Portugus/ Sorocaba, para uso exclusivo de CEES. proibida a sua comercializao.

Observao
Estes Mdulos foram feitos com base na nova L D B, Parmetros Curriculares, Proposta CENP.

Anda mungkin juga menyukai