Anda di halaman 1dari 7

Manifesto do Partido Comunista Resumo

O manifesto do partido comunista uma obra que defende os interesses dos operrios explorados pela burguesia, feito pelos autores e amigos Karl Marx e Friedrich Engels, a pedido da Liga dos comunistas (uma associao operria internacional e secreta). Juntos fundaram a Sociedade dos operrios alemes de Bruxelas. Marx era estudante de direito tinha muito interesse pela histria e pela filosofia, uma de suas principais obras foi O Capital a qual no pode concluir, pois veio a falecer, Engels finalizou essa obra a partir das notas feitas por Marx. Friedrich Engels era estudante de filosofia e seu pai era dono de uma indstria de fiao e isso possibilitou um melhor entendimento da situao dos operrios e do processo de produo capitalista. Para defender esses interesses era necessrio alterar a sociedade e para isso alterar tambm os meios de produo. O partido comunista nada mais do que os prprios operrios. Dentre os interesses comunistas esto: abolir a propriedade privada; a famlia; a ptria; a individualidade; e a cultura. A questo principal do movimento a propriedade, para eles o capital um trabalho social congregado e se o capital transformado em propriedade, essa propriedade deve ser dividida pelos que produziram o capital.

Manifesto do Partido Comunista


Os comunistas defendiam os movimentos revolucionrios contra a forma social e poltica existente. O manifesto comunista foi publicado em um perodo em que o espectro comunista rondava a Europa, onde os partidos se colocavam um contra o outro com a suposio de que eram comunistas. Diante desse cenrio o comunismo passou a ser reconhecido com suas intenes criando assim um manifesto do prprio partido.

I-Burgueses e Proletrios
Todas as sociedades tm em sua histria a luta de classes inserida, que geravam batalhas, onde a sociedade era transformada e as duas classes acabavam destrudas. Ao longo de todo desenvolvimento social existia uma sociedade hierarquizada onde uma maioria tinha menos poder aquisitivo e uma

2 minoria mais, isso se estende at os dias atuais, sendo assim sempre existiu um antagonismo de classes. A descoberta da Amrica e a navegao ao redor da frica expandiram o mercado da burguesia gerando assim a necessidade de um aumento na produo. As oficinas de pequenos arteses tiveram que aumentar e foi necessria uma diviso do trabalho para que a produo fosse efetiva. Com o aumento das oficinas foram desenvolvidas mquinas a vapor que revolucionaram a indstria, geraram uma burguesia milionria e causaram um desenvolvimento do comrcio, da navegao e das ferrovias, assim burguesia fruto de um longo processo de desenvolvimento e de revolues no modo de produo. O desenvolvimento da burguesia gerou uma nova organizao poltica onde a explorao era muito evidente, alm disso ela transformou as diferentes profisses em trabalhadores assalariados e reduziu as relaes familiares e monetrias. Para a burguesia existir foi necessria uma evoluo nos instrumentos de produo, nas relaes de produo e consequentemente nas relaes sociais. Dessa forma a organizao que permanecia inalterada e estabilizada ao longo de diversas geraes se volatilizou e se dissolveu. Esse grande desenvolvimento fez com que a burguesia necessitasse de novos mercados, novas relaes e buscar matria prima em outras localidades para atender a necessidade das outras regies que passam a comprar. Assim gerando uma interdependncia entre as naes. A burguesia acaba fazendo com que o campo se submeta cidade, causando um aumento populacional, alm de concentrar o poder em poucas mos e centralizar os meios de produo. Com o desenvolvimento da burguesia e do capital ocorre um desenvolvimento da classe dos operrios, que so tratados como mercadorias e que esto expostos a quaisquer mudanas no comrcio. O desenvolvimento de mquinas gerou uma perda de autonomia dos operrios que perderam o encanto que tinham pelo seu trabalho. Seu trabalho se torna montono e no gera um esforo significativo, dessa forma o salrio reduz, a produo precisa aumentar e as horas de trabalho tambm. Os operrios entulhados em fabricas acabam se tornando servos das mquinas. Esse um autoritarismo que mostra que o lucro o nico objetivo. Com o desenvolvimento das mquinas mulheres e crianas passaram a trabalhar nas indstrias mostrando assim o grau de explorao sofrido pelos proletrios. Alm de serem explorados pelos donos de fabricas ainda so explorados por donos de imveis e de armazns. Todas as pequenas profisses que antes eram considerados da classe mdia acabam se tornando proletrios, pois no tem mais capital para continuar com seus empreendimentos e porque suas tcnicas se tornam desvalorizadas perto dos novos modos de produo. Aos poucos os operrios comeam a fazer ataques contra a burguesia, depois contras as mquinas e fabricas e ainda por cima contra as mercadorias estrangeiras. Dessa forma uma fase em que os operrios combatem os inimigos de seus inimigos.

3 As ms condies de trabalho e o baixo salrio fazem com que os operrios unam e formem associaes. Logo ocorrem lutas provocadas por operrios que no tm efeito imediato, mas que aumenta o nmero de operrios associados o que facilitada com a expanso dos meios de comunicao. Os operrios se aproveitam dos desacordos que ocorrem entre os burgueses para for-los a garantir certos interesses. A prpria burguesia oferece possibilidades de mudanas para o proletariado, pois precisa dele para continuar forte diante das guerras que vo ocorrendo entre burguesia e aristocracia, entre os prprios burgueses e entre burgueses estrangeiros. Os operrios se tornam cada vez mais pobres e em grande numero e dessa forma fica evidente que a burguesia no poder desempenhar seu papel de importncia por muito tempo. A burguesia produz o seu prprio fim e a vitria do proletariado.

II- Proletrios e Comunistas


O partido comunista o partido dos operrios e pretende defender os interesses do proletariado. O principal objetivo do partido comunista abolir a propriedade privada da burguesia milionria. Para os comunistas o capital algo que s pode ser gerado por muitas pessoas, portanto um poder social. Assim se o capital transformado em propriedade ele no pertence a apenas um indivduo, mas sim a todos aqueles que ajudaram a gerar o capital. Os comunistas querem que o capital no v diretamente para os donos das indstrias e sim que seja dividido igualitariamente para os operrios. Outros objetivos dos comunistas so abolir a liberdade, a famlia, a ptria e a independncia que os burgueses tm. Em relao abolio da famlia os comunistas se referem famlia burguesa que segundo eles a nica que existe, pois os burgueses acabam destruindo os laos familiares dos proletrios. O Comunismo no impede ningum de se apropriar dos produtos sociais e sim de desvalorizar o trabalho de outra pessoa. As pessoas que trabalham no ganham e as que no trabalham ganham. quadro que os comunistas querem inverter. Com a abolio da burguesia no ir existir mais explorao dos homens, nem explorao das naes. As ideias que prevalecem numa poca so aquelas que uma pequena parte dominante da sociedade impe e por isso os comunistas pretendem mudar o carter e a influncia que a classe dominante tem sobre a educao. A revoluo comunista ir causar uma quebra no regime tradicional de propriedade e provavelmente tambm ir quebrar as ideias tradicionais. A ideia comunista de que o proletrio possa retirar o capital dos burgueses lentamente com algumas medidas como:
1Expropriao da propriedade fundiria e emprego do rendimento das terras nas despesas do Estado.

4
2Imposto pesado progressivo. 3Abolio do direito da herana. 4Confisco dos bens de todos dos emigrados e rebeldes. 5Centralizao do crdito nas mos do Estado por meio de um banco nacional com capital de Estado e monoplio exclusivo. 6Centralizao de todos os meios de transporte nas mos do Estado. 7Multiplicao das fbricas nacionais e dos instrumentos de produo; cultivo das terras incultas e melhoramento das terras cultivadas de acordo com o plano comum. 8Trabalho obrigatrio para todos; organizao de exrcitos industriais, particularmente para a agricultura. 9Combinao do trabalho agrcola e do trabalho industrial; medidas tendentes a eliminar gradualmente o antagonismo entre cidade e campo. 10- Educao publica e gratuita de todas as crianas. Abolio do trabalho infantil nas fabricas, tal como hoje ainda se pratica. Combinao da educao com a produo material. (Marx e Engel,1848, p.62)

Quando a classe burguesa desaparecer, a classe proletria conseguir emergir e o antigo regime desaparecer, ir desaparecer tambm o antagonismo entre as classes e a dominao que a classe dos operrios est submetida. Dessa forma ser possvel o livre desenvolvimento de todos.

III- Literatura Socialista e Comunista


O Socialismo reacionrio se divide em: o socialismo feudal, socialismo pequeno-burgus, socialismo alemo ou o verdadeiro socialismo, socialismo conservador ou burgus e socialismo e o comunismo crtico-utpicos,. O socialismo feudal surgiu aps a revoluo francesa e a reforma do movimento ingls. As Aristocracias francesa e inglesa fizeram canes contra a burguesia que tinham um efeito cmico. A principal crtica dos aristocratas era que os burgueses haviam criado um proletariado reacionrio e uma sociedade que no tinha razes feudais. No Socialismo pequeno-burgus, os pequenos burgueses e pequenos camponeses foram os primeiros a iniciarem a burguesia moderna. Nos pases menos desenvolvidos comercialmente e industrialmente permanecem inalterados, mas em pases que se desenvolveram mais os pequenos burgueses e pequenos camponeses se aproximaram do proletariado e aos poucos com o desenvolvimento progressivo das indstrias deixaram de ser autnomos e passaram a ser proletrios. Este foi um socialismo que queria reestabelecer os antigos meio de produo e de troca, o antigo regime de propriedade e a antiga sociedade. considerado pelos autores um socialismo reacionrio e utpico. O socialismo alemo ou o verdadeiro socialismo, considerado um socialismo onde a literatura francesa surgiu sob a presso de uma burguesia dominante. Na Alemanha foi introduzida uma expresso literria de revolta que

5 logo assumiu apenas um carter literrio. Dessa forma os literrios alemes passaram a se expressar baseando-se na literatura francesa. O problema do uso da literatura francesa que ela se distorceu quando foi utilizada na Alemanha. No socialismo conservador ou burgus, parte da burguesia tenta suprimir os problemas sociais a fim de consolidar a sociedade burguesa. E assim tentou se elaborar um socialismo burgus. Os socialistas burgueses defendiam as condies de vida da sociedade moderna sem que haja movimentos revolucionrios. Eles pretendiam que os proletrios se enquadrassem na sociedade existente e que passassem a ser a favor dela. Outra forma de socialismo pretendida por eles era fazer os operrios no gostarem mais do movimento revolucionrio. Eles no querem a abolio do regime burgus, mas sim reformas administrativas que reduzisse para a burguesia a dominao que eles tm. No socialismo e o comunismo crtico-utpicos, as primeiras tentativas dos proletrios de fazerem prevalecer seus interesses no foram efetivas, porque os operrios precisavam amadurecer, precisavam de recursos e condies. A literatura desses primeiros movimentos tem um cunho reacionrio. Os inventores dos sistemas socialistas e comunistas que surgiram durante a luta entre o proletariado e a burguesia perceberam o antagonismo que existia entre as classes e as aes possveis para acabar com a dominao, mas o proletariado no teve nenhuma iniciativa histrica. Eles no conseguem visualizar condies materiais existentes para a destruio da burguesia e tentam criar essas condies. Alm disso querem que a mudana ocorra de forma pacfica sem a ao revolucionria.

IV- Posio dos comunistas diante dos diversos partidos de oposio


Diversos partidos de oposio lutam por interesses imediatos da classe operria, porm de certa forma representam tambm os interesses futuros do movimento. Em todos os lugares os comunistas so a favor de movimentos revolucionrios contra a forma da social e poltica que existe. A questo fundamental do movimento a propriedade. Os comunistas querem a unio e entendimento dos partidos democrticos. Os proletrios no tm nada a perder com uma revoluo comunista.

Consideraes Finais
O Manifesto do Partido Comunista escrito por Marx e Engels representou uma revoluo na era comunista, possibilitando uma expanso no pensamento da poca, mostrando o antagonismo entre burguesia e proletariado. O movimento ocasionou a abertura de novos mercados gerando novas possibilidades para os trabalhadores. Apesar da falta de alinhamento em relao a capital-trabalho podem ser extradas algumas lies do Manifesto Comunista quanto necessidade de questionar o inconformismo com relao aos pensamentos polticos dominantes e os padres aceitos pela sociedade. Marx e Engels encontraram um resultado histrico para a poca, mas atualmente os interesses so representados por muitas classes. Cada vez mais os avanos tecnolgicos e o desenvolvimento social levam-nos a buscar mais justia e uma luta constante por direitos e bandeiras de uma sociedade boa e justa. O interessante desse texto a forma que os autores expressam a pretenso de uma sociedade igualitria atravs desse movimento revolucionrio, mostrando que nenhum dos sistemas (socialismo e capitalismo) so ideais. Atravs do livro possvel entender que se deve buscar constantemente o aprimoramento e desenvolvimento de cada individuo pela educao. um texto com linguagem facilitada o que ajudou na compreenso das idias socialistas. A nica dificuldade que possvel encontrar est relacionada forma que os autores utilizaram para se expressar no captulo III, mas isso no um grande impedimento para entender o que o socialismo propunha. Achei interessante a indicao desse texto como leitura, pois foi possvel realmente aprender o que o socialismo e as lutas de classes, causando uma melhor formao de opinio a respeito dos temas.

Referncias
Marx, K.; Engels, F. Manifesto do Partido Comunista. 6 ed. Petrpolis: Vozes, 1996.

Anda mungkin juga menyukai