Anda di halaman 1dari 3

A realizao de estudos direcionados ao conhecimento geolgico de extrema importncia para saber quais so as principais jazidas minerais e a quantidade que

e existe no subsolo. Tal informao proporciona o racionamento da extrao de determinados minrios, de maneira que no comprometa sua reserva para o futuro. A superfcie brasileira constituda basicamente por trs estruturas geolgicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcnicos. Escudos cristalinos: so reas cuja superfcie se constituiu no Pr-Cambriano, essa estrutura geolgica abrange aproximadamente 36% do territrio brasileiro. Nas regies que se formaram no on Arqueano (o qual ocupa cerca de 32% do pas) existem diversos tipos de rochas, com destaque para o granito. Em terrenos formados no on Proterozoico so encontradas rochas metamrficas, onde se formam minerais como ferro e mangans. Bacias sedimentares: estrutura geolgica de formao mais recente, que abrange pelo menos 58% do pas. Em regies onde o terreno se formou na era Paleozoica existem jazidas carbonferas. Em terrenos formados na era Mesozoica existem jazidas petrolferas. Em reas da era Cenozoica ocorre um intenso processo de sedimentao que correspondem s plancies. Terrenos vulcnicos: esse tipo de estrutura ocupa somente 8% do territrio nacional, isso acontece por ser uma formao mais rara. Tais terrenos foram submetidos a derrames vulcnicos, as lavas deram origem a rochas, como o basalto e o diabsio, o primeiro responsvel pela formao dos solos mais frteis do Brasil, a terra roxa.
IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA EXPLORAO MINERAL alteraes dos cursos d'gua; aumento do teor do material sedimentado em suspenso, promovendo assoreamento, desmatamento; descaracterizao do relevo; formao das cavas; assoreamento de cursos d'gua, presentes; destruio de reas de preservao permanente; destruio da flora e fauna. Alterao do meio atmosfrico ( aumento da quantidade de poeira em suspenso no ar); Alterao dos processos geolgicos (eroso, voorocas, hidrogeologia). Pode ocorrer contaminao qumica grave do solo nas reas afetadas, a qual pode ser ampliada e disseminada por exemplo pela gua, criando situaes de contaminao macia.

Outros problemas ambientais possveis so a eroso, subsidncia, abandono de resduos perigosos, perda de biodiversidade e contaminao de aquferos e cursos de gua.

A estrutura geolgica extremamente importante na formao dos recursos minerais, alm de estabelecer uma grande influncia na consolidao dos relevos e automaticamente do solo. Para compreender a estrutura geolgica de um lugar preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local. Rocha a unio natural de minerais, compostos qumicos definidos quanto sua composio, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfcie terrestre. Veja alguns exemplos de minerais: quartzo, grafita, calcita, mica, feldspato, talco, diamante. gneas ou magmticas: so rochas formadas pelo esfriamento e solidificao de elementos endgenos, no caso, o magma pastoso. So exemplos de rochas magmticas: granito, basalto, diorito e andesito. Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formao a partir do acmulo de resduos de outros tipos de rochas. So exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcrio. Metamrficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformao de outras rochas, em virtude da presso e da temperatura. So exemplos de rochas metamrficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardsia (originada da argila) e mrmore (formao calcria). As mais antigas rochas so as do tipo gneas e metamrficas, que surgiram respectivamente na era Pr-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas so denominadas de cristalinas, por causa da cristalizao dos minerais que as formaram. Ao contrrio das outras, as rochas sedimentares so de formaes mais recentes, da era Paleozoica Cenozoica. Essas so encontradas em aproximadamente 5% da superfcie terrestre. Dessa forma, os minerais e as rochas compem uma parcela primordial da litosfera, que corresponde ao conjunto de elementos slidos que formam os continentes e as ilhas.
O interior da Terra, assim como o interior de outros planetas telricos, dividido por critrios qumicos em:

uma camada externa crosta de silcio; um manto altamente viscoso;

um ncleo que consiste de uma poro slida envolvida por uma pequena camada lquida. Esta camada lquida d origem a um campo magntico devido a conveco de seu material, eletricamente condutor.

O material do interior da Terra encontra frequentemente a possibilidade de chegar superfcie, atravs deerupes vulcnicas e fendas ocenicas. Muito da superfcie terrestre relativamente novo, tendo menos de 100 milhes de anos; as partes mais velhas da crosta terrestre tm at 4,4 bilhes de anos. O interior da Terra atinge temperaturas de 5.270 K. O calor interno do planeta foi gerado inicialmente durante sua formao, e calor adicional constantemente gerado pelo decaimento de elementos radioativos como urnio, trio, e potssio. O fluxo de calor do interior para a superfcie pequeno se comparado energia recebida pelo Sol (a razo de 1/30k).

Em 2010 h cerca de 40 estaes sismogrficas no pas. Mas h indcios que existam abalos ssmicos no pas desde o incio do sculo 20. De acordo com informaes do Mapa tectnico do Brasil, em nosso pas existem 48 falhas, nas quais se concentram as ocorrncias de terremotos. A partir de anlises descobriuse que as regies Sudeste e Nordeste, seguida da regio Norte e Centro-Oeste, e, por ltimo, a regio Sul, so as que apresentam o maior nmero de falhas. O Nordeste a regio que mais sofre com abalos ssmicos. O segundo ponto de maior ndice de abalos ssmicos no Brasil no estado do Acre. No entanto, mesmo quem mora em outras regies no deve se sentir imune a esse fenmeno natural. Embora grande parte dos tremores no pas seja de pequena magnitude, a histria tem mostrado que o fato de nunca ter ocorrido terremotos fortes, no significa que o pas est livre de um desastre. O maior terremoto que o pas teve j faz mais de 50 anos, na Serra do Tombador, no Mato Grosso e atingiu 6,6 graus na Escala Richter. No fim de 2007, o terremoto que ocorreu na cidade mineira de Itacarambi, derrubou 76 casas, condenou vrias outras, e levou a bito uma criana. Esse abalo foi um dos maiores do Pasl e o primeiro com uma vtima fatal. O tremor teve intensidade de 4,9 graus, e pesquisas revelaram que fazia quatro meses que os tremores ocorriam, e, que provavelmente o causador o terremoto foi uma falha geolgica, localizada a cinco quilmetros abaixo da superfcie.

Anda mungkin juga menyukai