Anda di halaman 1dari 20

Interpretao Fenomenolgico Existencial - Sobre o sentido do interpretativo na concepo e mtodo da Psicologia e Psicoterapia Fenomenolgico-Existencial Afonso Lisboa da Fonseca Laboratrio

1998 Experimental de Psicologia Fenomenolgico Existencial

Idioma: portugus do Brasil Palavras-chave: Psicologia, psicoterapia, fenomenologia, existencialismo, interpretao. "H canes Eu no Em que a Que eu no posso controlar Ela Ela E Na platia e na voz vai amarra um e sei voz h como um momentos explicar instrumento

ao todos s

infinito, ns sentimento

H canes Em que a Eu no sei Ou se quando sou feliz Eu s sei que se De Fazer Vive a minha profisso (Milton Nascimento "Canes e Momentos".

e voz se

h vem quando da

momentos raiz triste

que casa tal

h com

momento cano casamento

Fernando

Brant )

1. INTRODUO Numa boa observao da concepo, prtica e desdobramentos das Psicoterapias fenomenolgico-existenciais e aqui referimo-nos especificamente Gestalt Terapia e Abordagem Centrada na Pessoa no podemos nos furtar constatao de que a valorizao, a priorizao, de um certo tipo de interpretao tem sido sempre um seu pressuposto e elemento fundamental: quer seja do ponto de vista de sua fundamentao filosfica, de sua teoria ou do seu mtodo. Neste sentido, parece perfeitamente correto dizer e assumir que estas abordagens: as abordagens fenomenolgico-existenciais, em particular a Gestalt Terapia e a Abordagem Centrada na Pessoa, soabordagens eminentemente interpretativas. Hermenuticas.

Evidentemente que no estamos aqui nos referindo ao termo interpretao no seu sentido psicanaltico. Ou, mais especificamente, no estamos nos referindo aqui ao termo interpretao no seu sentido explicativo, que to comum e contumaz. Nem estamos tentando desvendar ou definir qualquer sentido novo desta utilizao psicanaltica ou explicativa do termo interpretao. Trata-se mais especificamente de ressaltar o sentido e a concepo especificamente fenomenolgico existenciais, radicais, deste termo na concepo e prtica das abordagens fenomenolgico existenciais em Psicologia e Psicoterapia. Para ressaltar a sua concepo especfica, enquanto tal, como um fundamento filosfico, terico e metodolgico. De incio, necessrio observar algo bastante claro, e que curiosamente negligenciado, ou obscurecido, seja no mbito da vida cotidiana, no mbito da psicologia ou da psicoterapia em geral, ou no mbito da academia, ainda que obviamente evidente: o termo interpretar no tem apenas o seu sentido psicanalticoexplicativo, ou um sentido meramente explicativo. Na verdade este parece ser um de seus sentidos mais pobres. O termo interpretar tem uma outra rea de sentido que lhe bastante especfica e prpria, e que a do seu sentido especificamente fenomenolgico existencial compreensivo. De um ponto de vista fenomenolgico existencial, interpretao o "desdobramento das possibilidades da compreenso", como Heidegger o definiu. Entendida aqui a compreenso como a prpria constituio do vivido do ser-no-mundo. De modo que a concepo fenomenolgico-existencial de interpretao intimamente ligada concepo da compreenso no seu sentido fenomenolgicoexistencial. Compreenso esta que configura-se na prpria constituio fenomenal do vivido. Trata-se ento, para uma compreenso do sentido e concepo do interpretativo e de seu valor no mbito da Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico Existenciais, de mudar o referencial. Ao invs do referencial explicativo da hermenutica de uma interpretao naturalista, a interpretao compreensiva do ser-no-mundo. O desdobramento da compreenso, das possibilidades de ser do ser-no-mundo. De certa forma, este sentido bastante difundido, e compreensvel, quando aplicado interpretao de atores de teatro, ou de cinema, ou das artes cnicas em geral. Curiosamente, no obstante, queda-se em geral negligenciada e obscurecida a fonte da analogia, ou seja, o fato de que os seres humanos vivem de interpretar o seu ser-no-mundo, vivem da interpretao fenomenolgico existencial de seu vivido, na criao de si e do mundo que lhe diz respeito, e na potencializao de seus devires. Nietzsche j observava neste sentido: "Em torno de todo esprito profundo brota sem cessar uma mscara, s podemos progredir mascarados..." Maffesoli, igualmente, indicar:

"O verdadeiro teatro portanto o da cotidianidade (...) Assim, tudo o que diz respeito dramaturgia , de incio, uma realidade cotidiana." Os psicoterapeutas fenomenolgico existenciais perceberam profundamente esta dimenso da realidade existencial, e a importncia existencial, regeneradora e propiciadora da criatividade, e do crescimento humanos, das possibilidades da potencializao da interpretao fenomenolgico-existencial, como modalidade natural de interpretao e de potencializao da prpria existncia. E foram profundamente conseqentes com relao a esta constatao da importncia da interpretao fenomenolgico-existencial como perspectiva de filosofia da vida, como princpio de concepo e de mtodo de suas abordagens de psicologia e de psicoterapia. De modo que, por dentro de suas reflexes tericas, filosficas, e metodolgicas, o privilegiamento da interpretao intensiva do vivido do cliente, pelo prprio cliente (evidentemente):interpretao compreensiva fenomenolgico existencial, constituiu-se sempre como um item, se no o item, fundamental de suas abordagens. Ainda que nem sempre tenha ficado especificamente explcito desta forma, isto se esclarece na concepo da psicoterapia e do trabalho psicolgico como aparentados da arte, e mesmo nos desdobramentos destas abordagens, com a arte-terapia, por exemplo, com o modelo de trabalho com sonhos e a prtica da Gestalterapia, e com o desdobramento dos recursos na prtica da Abordagem Centrada na Pessoa. Neste ensaio buscamos caracterizar e discutir a interpretao no seu sentido fenomenolgico-existencial, precisando este seu sentido, e distinguindo-o do sentido da interpretao explicativa. Comentamos, tambm, o modo como a interpretao fenomenolgico-existencial constituiu-se e constitui-se como fundamento de filosofia da vida, de concepo e mtodo das abordagens fenomenolgico existenciais de psicologia e de psicoterapia.

2. EXPLICAO, COMPREENSO E INTERPRETAO Para o entendimento da concepo e do mtodo das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais, e do sentido e valor do interpretativo no seu mbito, da mais alta importncia a distino entre as concepes de Explicao e de Compreenso. A concepo de Compreenso, mormente a partir da influncia do desenvolvimento da Fenomenologia em Fenomenologia Hermenutica heideggeriana, caracteriza-se especificamente como a apreenso, e o prprio processo de constituio do vivido em seus prprios termos. Ou seja, em sua natureza especificamente pr-conceitual, prreflexiva, pr-terica, na intuio originria da vivncia de conscincia. O vivido nada tem de empiria objetivista, de coisa do mundo natural, e nos dado pela intuio imediata, fenomenal, vivencial, anteriormente a qualquer forma de reflexo ou de conceituao. emprico, na medida em que vivencial e no teorizante, mas no objetivista. Para privilegiar este vivido desenvolveu-se a Fenomenologia como Ontologia Hermenutica Existencial.

De modo que a compreenso, num sentido fenomenolgico existencial a prpria constituio imediata do vivido no ser-no-mundo. A interpretao o desdobramento das possibilidades de ser dacompreenso. A explicao, no tem esta imediatez do vivido. Ela da ordem da abstrao. A explicao da ordem da retrica, da ordem do discurso, e articula relaes entre elementos do mundo natural. Sobre a concepo da compreenso Heidegger observa: "El encontrarse es una de las estructuras existeciarias en que se mantiene el ser del ah. Com igual originalidad que ella constitutye este ser el compreender. El encontrarse tiene en cada caso su comprensin, aunque slo sea sofrenndola. El comprender s siempre afectivo. (...) concebimos el fenmeno como un modo fundamental del ser del ah. (...) Lo que se puede en el compreender enquanto existenciario no es ningun algo, sino el ser enquanto existir. En el comprender reside existenciariamente la forma de ser del "ser ah" como poder ser. El ser ah no es algo ante los ojos que posea adems como dote adjetiva la de poder algo, sino que es primariamente ser posible. El ser ah es en cada caso aquello que l puede ser y tal qual l es su possibilidad."* Num outro momento, Heidegger j observa: "El ente constitudo esencialmente por el ser-en-el-mundo es l mismo en cada caso su ah". De modo que explicamos o mundo natural, de um ponto de vista objetivista, compreendemos o mundo efetivamente vivido, o vivido do mundo, o ser-nomundo. Da que o termo interpretao adquire os dois de seus sentidos que nos interessam. Radicalmente diferentes. Ou seja: o sentido da interpretao como interpretao explicativa, que caracteriza-se por uma atitude naturalista diante de objetos do mundo natural, na busca de suas relaes e aclararmento conceitual do seu sentido; e o outro sentido de interpretao que o seu sentido fenomenolgico existencial, como interpretao que constitui-se como desdobramento das possibilidades de ser da compreenso da facticidade e da afetividade existenciais do serno-mundo.

3. INTERPRETAO EXPLICATIVA FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL

INTERPRETAO

To impregnado na cultura contempornea o uso do termo interpretar no sentido de "ajuizar a inteno, o sentido de (...) explicar, explanar ou aclarar o sentido de (...)",

que perdemos paulatinamente, no mbito da cultura da vida cotidiana, no mbito da psicologia e da psicoterapia, e no mbito acadmico, o sentido de interpretar como "(...) representar(...) Entendido aqui representar como "(...) tornar presente; patentear, significar (...) levar cena; exibir, encenar (...) figurar, aparentar (...) desempenhar (...), apresentar-se, oferecer-se ao esprito (...), aparecer (...) Ao lado das prticas e estratgias de poder, as concepes e perspectivas psicanalticas contriburam decisivamente para esta consolidao da hegemonia do sentido explicativo do termo interpretar na vida cotidiana, no mbito da psicologia, da psicoterapia e do meio acadmico. De modo que o sentido de interpretar como representar, presentificar, exibir, figurar, aparentar, apresentar, aparecer foi ficando num plano secundrio, tendendo a ser relegado no simplesmente ao campo das artes, como lhe bem prprio, mas relegado, mais restritivamente ainda, ao palco, no sentido restrito e formal, de desempenho da arte teatral, ou das artes cnicas em geral. No obstante, a interpretao fenomenolgico-existencial, que prpria, num certo sentido, da arte teatral, especificamente prpria de qualquer arte. Qualquer artista interpreta no desempenho de sua arte, no processo artstico especfico da produo de suas obras, na medida em que apresenta, figura, faz aparecer, presentifica, o vivido de sua inspirao. O artista engendra no mundo a existncia da originalidade e sutileza de sua inspirao. Isto , naturalmente, caracterstico da arte em geral, mas manifesta-se de modo mais patente na arte teatral e nas artes cnicas. Mas, mais que isto, isto s assim na medida em que as artes em geral so apenas condensaes e particularizaes de uma arte maior, que a arte humana de viver criativamente. De viver criando efetivamente no afrontamento e enfrentamento de nossas questes existenciais. a compreenso do vivido e a identificao com esta compreenso, ou seja, com o desdobramento das suas possibilidadesativas de ser: a sua afirmao, que se configura como interpretao do vivido, e possibilidade de nossa originalidade e de nossa criatividade como seres-no-mundo. Vivemos, desta forma, na nossa melhor forma, da interpretao de nosso vivido, da interpretao fenomenolgico-existencial de nosso ser-no-mundo. A interpretao explicativa tem uma longa histria. Remonta aos primrdios da hermenutica e da exegese religiosa, como atividades de interpretao dos textos sagrados. A Psicanlise insere-se na sua perspectiva. Avocando-se a capacidade da exegese e da hermenutica, da interpretao explicativa, no de textos, sagrados ou no, mas de pessoas. E desta forma constitui a sua postura, teoria e metodologia clnica. Nessa linha, no seria muito talvez pensar que a Psicanlise lida com o psiquismo do cliente como se este fosse um texto a ser desvendado em sua verdade e explicado. A Psicanlise, pelo menos em algumas de suas formas mais comuns, passa a ser um tremendo reforo hegemonia da interpretao explicativa. Na verdade esoteriza-se, em suas popularizaes, como a instncia interpretativa do humano por excelncia no

contexto da sociedade moderna, instncia esta que configura-se como uma patrona de peso da interpretao explicativa, amplamente hegemnica na perspectiva desta. A interpretao fenomenolgico-existencial vai sendo depreciada. O que compreensvel no mbito de uma sociedade que deprecia o corpo, o vivido, os sentidos, que deprecia a existncia, a vida, em sua peculiaridade e foras prprias. Com efeito, tende-se a entender a interpretao no sentido fenomenolgico-existencial como relegada e restrita aos palcos, ao mesmo tempo em que a prpria atividade artstica vai recebendo da sociedade em geral, e da Psicanlise, um estatuto marginal patologizado, similar ao do funcionamento neurtico. Considerao que, de um modo geral, recebe a prpria vida em sua espontaneidade, na medida em que, inclusive, o pathos identificado ao doentio. A Fenomenologia e o Existencialismo iniciam um vigoroso movimento de resgate do valor existencial e ontolgico da interpretao fenomenolgico existencial. Nietzsche consagra a perspectiva de que"tornamo-nos algo que somos" em existncia. E preconiza, desta forma, a importncia da interpretao fenomenolgico-existencial como um estilo de viver que entendendo a vida como efetivamente inocente, afirma-a irrestritamente. No desenvolvimento de sua hermenutica ontolgica, Heidegger precisa, o sentido da interpretao fenomenolgico-existencial como desdobramento das possibilidades ativas de ser da compreenso: "En cuanto comprender, el ser-ah proyecta su ser sobre possibilidades. Este comprensor ser relativamente a possibilidades s l mismo, por obra de la repercussin de las possibilidades enquanto abiertas sobre el ser-ah, un poder ser. El proyectar del comprender tiene la possibilidad peculiar de desarrollarse. Al desarrollo del compreender lo llamamos interpretacin. En ella el comprender se apropia, comprendiendo, lo comprendido. En la interpretacin no se vuelve el comprender outra cosa, sino l mismo. La interpretacin no s el tomar conocimiento de lo comprendido, sino el desarrollo de las possibilidades proyectadas en el compreender.* Fica claro, assim, o sentido da interpretao fenomenolgico existencial, como desdobramento das possibilidades de ser da compreenso. Compreenso esta que constitui-se originriamente como vivido do ser-no-mundo. A arte humana de viver, a criatividade existencial que nos permite criar a originalidade de nossa vida, que nos permite produzir respostas criativas para nossas questes existenciais, que nos permite ajustarmo-nos criativamente na relao com o mundo que nos diz respeito, deriva do exerccio desta capacidade de podermos identificarmo-nos e sermos intrpretes (fenomenativo-existenciais) de nosso prprio ser-no-mundo, no desdobramento de suas possibilidades de ser. Analogamente forma como um artista interpreta a sua inspirao na produo de sua obra de arte, ou como um ator interpreta o seu prprio vivido de seu personagem, a interpretao de nosso prprio vivido, em suas possibilidades de ser, como ser-nomundo, a ativa e original interpretao de nossa existncia, que nos potencializa existencialmente, que potencializa a nossa criatividade existencial, e que nos permite a

elaborao de uma super abundncia de foras de vida, que prpria do funcionamento artstico, e da riqueza da existncia. Michel Maffesoli observa: "(...) a teatralidade, o espetculo no so acrscimos relativamente secundrios, mas o cimento capaz de permitir que o conjunto social seja um todo contraditrio mas ordenado. Numa tal perspectiva, o que se pode dizer que a poesia no constitui um domnio separado, mas que, ao contrrio, encontra-se estreitamente imbricada na vida de todos os dias. O verdadeiro teatro , portanto, o da cotidianidade (...). Em relao a uma expresso natural, a arte como entidade separada no passa de uma criao recente; o teatro de incio o da rua antes de se tornar uma construo especfica, e alm disso as regras que regem essa construo especfica existem certamente de maneira latente na representao da vida corrente. (...) Assim, tudo que diz respeito dramartugia , de incio uma realidade cotidiana (...). A sociedade enquanto interao de elementos heterogneos que negociam sua presena mtua nada mais do que uma vasta e complexa representao, onde os papis se trocam, se sucedem, se opem, se eliminam etc. Toda atividade individual e social provm do domnio teatral. O que chamamos de encontro na relao afetiva ou na linguagem potica, mais simplesmente tudo que possui o trao da vizinhana ou que da ordem da relao, sem falar deste complexo altamente trgico que a famlia, tudo isto constitui uma encenao mais ou menos consciente onde se misturam, num conjunto fragmentado, o grotesco, a tragicomdia ou mesmo o pattico e o pico." De modo que, longe de estar restrita ao palco, a interpretao fenomenolgico existencial a matria prima de nosso ser-no-mundo, de nosso ser-com-os-outros, serno-mundo e ser-com os outros que dependem de nossa liberdade e capacidade para interpret-los em sua riqueza, potncia, sutilezas, necessidades e carecimentos prprios. Alternativamente, em funo da incapacidade, da impotncia, por mltiplos fatores possveis, para artimica interpretao fenomenolgico existencial de ns prprios que perdemos em originalidade, em fora, que perdemos em criatividade, em saudvel e necessria agressividade, no afrontamento e enfrentamento das questes relevantes de nossa atualidade existencial, que perdemos em brilho e vitalidade, e criamos eventualmente uma vida embotada, aqum de nossas possibilidades de ser, dolorida, estagnada, deprimente e depressiva, obsessiva, compulsiva, desequilibrada.

4. COMPORTAMENTO, AO E INTERPRETAO. Se constatamos por um lado a importncia existencial e valor ontolgico da interpretao fenomenolgico existencial, constatmos, por outro, no desenvolvimento da sociedade das culturas da civilizao ocidental, a restrio progressiva de suas condies de possibilidade. Hannah Arendt j observava que a cultura da sociedade contempornea favorece o comportamento e desprivilegia aao.

"Um fator decisivo que a sociedade, em todos os seus nveis, exclui a possibilidade da ao (...). Ao invs da ao a sociedade espera de cada um dos seus membros um certo tipo de comportamento, impondo inmeras e variadas regras, todas elas tendente a normalizar os seus membros, a faz-los comportarem-se, a abolir a ao espontnea ou a reao inusitada. (...)Esta igualdade moderna, baseada no conformismo inerente sociedade (...) s possvel porque o comportamento substitui a ao como principal forma da relao humana (...) o mesmo conformismo, a suposio de que os homens se comportam ao invs de agir, que est na base da moderna cincia econmica (...) que, juntamente com o seu principal instrumento, a estatstica, se tornou a cincia social por excelncia. O comportamento a atividade previsvel e padronizada da pessoa, definida e ancorada nos padres sociais, nos hbitos e nas expectativas. A ao envolve os nveis mais vivenciais da pessoa, mais subjetivos, singulares, irrepetveis e originais. A ao assim nica e original. E exatamente a aoque vai sendo progressivamente extinta, em privilgio do conformismo do comportamento dos particulares de uma sociedade que se automatiza cada vez mais, automatizando inclusive a atividade das pessoas que a ela compem. De modo tal que ganha interesse a observao de que "Num mundo de mquinas cada vez mais exatas e perfeitas ganha sentido cada vez mais valioso a capacidade humana de errar*. A ao, tal como a define Arendt, caracteriza exatamente a interpretao fenomenolgico-existencial. E exatamente a possibilidade desta modalidade de vida, desta modalidade de interpretao, que perde espao e desqualificada na vida cotidiana, no mbito da psicologia e da psicoterapia, e do meio acadmico, medida em que so privilegiadas formas da socialidade que valorizam ocomportamento em detrimento da ao. A conseqncia que as pessoas perdem cada vez mais a humana condio de ser atores de si mesmas, de sua existncia, de seu ser-no-mundo, atores de sua realidade, e transformam-se cada vez mais em espectadoras da realidade e de si prprias, enquanto crescem como autmatos conformados, como indicava Fromm. Mais que isto, com a reduo das possibilidades da ao, e da interpretao fenomenolgicoexistencial, as pessoas perdem as suas capacidades de regenerao, de auto-criao e recriao, de potencializao e re potencializao de suas foras de vida. Paralelamente hipertrofia-se o lugar da interpretao explicativa, como recurso de dominao e de controle social, a nveis no raro ridculos, com as bvias implicaes de poder que isto comporta. A interpretao explicativa normativa e facilmente recurso de dominao e de normatizao, ligada com freqncia promoo do comportamento e extino das possibilidades da ao. Desenvolve-se assim e sobrevaloriza-se a interpretao de hermenuticas explicativas, ainda que eventualmente dissimuladas em sua natureza, medida em que negligencia-se e obscurece-se as possibilidades especificamente existenciais e teraputicas da interpretao compreensiva de uma hermenutica fenomenolgico-existencial.

5. RESGATE E POTENCIALIZAO FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL COMO PRTICA DE PSICOTERAPIA.

DA UMA

INTERPRETAO CONCEPO E

As Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico Existenciais compreenderam profunda, e praticamente, as observaes ligados a estas questes que nos vinham dos campos do Existencialismo, da Fenomenologia e da Filosofia Poltica, e os valores por estes elaborados a partir dessas observaes. De modo que apreenderam e derivaram da uma compreenso e uma concepo do valor fundamental da interpretao fenomenolgico existencial, como perspectiva de filosofia da vida, como princpio terico e de mtodo na prtica de seus modelos de psicologia e de psicoterapia. Desenvolveram-se, assim, fundadas importantemente na elaborao de concepes, de prticas e de modelos de relao ligados sempre potencializao das possibilidades da interpretao fenomenolgico existencial de seus clientes. Neste sentido, ainda que no o tenham, s vezes, enfatizado e especificado suficiente e adequadamente em sua teoria, vivem, em seu mtodo, teoria e filosofia, da possibilidade da potencializao da interpretao na primeira pessoa, da interpretao como representao, figurao,da interpretao como desdobramento das possibilidades de ser da compreenso, como desdobramento das possibilidades de ser do vivido. Estas abordagens buscaram situar-se, assim, numa perspectiva heterognea com relao s tendncias em nossa cultura de desqualificao da humana possibilidade da interpretao ativa e eminentemente vivida de seu ser-no mundo. Compreenderam, desde o incio, os seus formuladores a impertinncia fenomenolgico-existencial de uma centrao em uma hermenutica explicativa do psiquismo, da estrutura de personalidade, dos padres de comportamento e atos, do cliente. Em particular diante da flagrante automatizao das pessoas medida em que o comportamento tendia e tende a substituir progressivamente a ao. O desenvolvimento e desdobramento da Fenomenologia e do Existencialismo ofereceu a estas abordagens poderosos elementos filosficos, tericos e metodolgicos para a formulao de perspectivas que ressaltavam a importncia da afirmao do vivido prreflexivo, e do processo de sua compreenso intensiva e intensiva interpretao por parte do cliente. O que naturalmente derivava da descoberta do valor teraputico, digamos, valor de potencializao das foras de vida e de propiciamento do crescimento, desta prtica intensiva e natural da humana atividade de, ativa, vivida e vvidamente, interpretar-se a si mesmo. No de um ponto de vista explicativo, mas a interpretao compreensiva, como desdobramento das possibilidades do vivido factual e afetivo da atualidade, e das eventuais crises da atualidade, do cliente como ser-nomundo. Foi na prtica, experiencial, experimental, estritamente existencial, desta forma de interpretao fenomenolgico-existencial que esses pioneiros foram descobrir as ricas possibilidades de potencializao dos mecanismos de auto-regulao do organismo. Isto trabalho de pioneiros como Rogers, Perls, Moreno. E nem sempre bem compreendido por contemporneos seus e sucessores. Frequentemente, ainda hoje, muitos destes entendem a necessidade de uma compreenso emptica do cliente, compreendem algo da importncia de uma considerao positiva incondicional pela

experincia do cliente, mas no entendem o valor existencial, organsmico, conceitual e metodolgico da interpretao fenomenolgico-existencial, e o valor fundamental da psicoterapia e do espao da prtica psicolgica e psicoteraputica como espaos, existencialmente experienciais e experimentais, de privilegiamento de uma intensa atividade de interpretao fenomenolgico-existencial de si por parte do cliente, a partir da intuio do vivido de sua atualidade e da atualidade de suas eventuais crises existenciais. Na verdade a Psicologia e Psicoterapia Fenomenolgico Existencial entendeu desde os seus primrdios, em Otto Rank, por exemplo, a importncia de abrir mo do poder de diagnosticar na prtica psicoterpica, a inutilidade e o potencial danoso deste poder, a esterilidade de uma hermenutica explicativa do cliente, em privilgio do interesse por um outro paradigma de psicoterapia, que tinha os seus fundamentos na prtica intensiva da interpretao fenomenolgico-existencial e era mais aparentado da atividade artstica. No toa que Otto Rank, um fundamental inspirador da Psicologia e Psicoterapia Fenomenolgico-Existencial, vai valorizar uma compreenso artstica do homem, e aproximar da arte as possibilidades de sua prtica psicoteraputica. Numa cultura, no obstante, em que habitualmente se d um desprivilegiamento do corpo, do vivido e dos sentidos, um desprivilegiamento da vida, uma cultura na qual muitos poderes enrazam-se exatamente neste desprivilegiamento e na heteronomia, nem sempre fcil abrir mo dos poderes de diagnosticar o outro, de interpretar o outro explicativamente, de "terapeutizar" o outro. Da que h, frequentemente, dentro da prpria Psicologia e Psicoterapia Fenomenolgico-Existencial, inclusive, uma dificuldade de entender a radicalidade de sua fundamentao e da fundamentao de sua prtica na potencializao da interpretao fenomenolgico existencial por parte do cliente, em parceria ativa, atenta e interessada com o terapeuta, intrprete fenomenolgico-existencial, tambm, do seu prprio vivido, na pontualidade do seu encontro dialgico com o cliente.

5.1. PRINCPIO DE FILOSOFIA DA VIDA "Quando que que e sorri, e Ah! j a uma muito toda era s de mais a atitude extenso de do viver, corao prazer, emoo sonho, horizonte, presente, fronte, gente, valeu! alegria, felicidade riso preciso paraso,

que um carga da um encontro com o pintava no repente diz e beija nossa abraa e arrebata a bom dizer, viver J no nem mais no tudo aquilo num sol tudo aquilo que tudo aquilo

no h s dizer: viver valeu!

palavra

que

explique

ah! Eu me ofereo que no tem paga essa magia aqui est a me descobrir to me descobrir to e o que era bom dizer bem dizer: amar valeu, amar valeu! (Gonzaguinha. Viver, Amar, Valeu)

a e eu no

esse tem

minha fraco sal amargo viver

e e

momento preo reconheo, sorte, forte, doce acabou-se, valeu,

Por baixo de toda abordagem de psicologia e de psicoterapia subjaz as perspectivas de uma filosofia da vida. Isto sempre esteve muito forte (ainda que nem sempre explicitamente referenciado) no caso das Psicologias e Psicoterapias FenomenolgicoExistenciais, na medida, em particular, em que elas constituram-se importantemente no mbito e como dimenses significativas dos movimentos da Fenomenologia e do Existencialismo. Movimentos estes que caracterizam-se como movimentos de ruptura com certas perspectivas dominantes na filosofia e na cultura da Civilizao Ocidental: ruptura, dentre outras, com perspectivas de super valorizao do abstrato, do conceitual, do reflexivo e do terico, em detrimento da valorizao do corpo, do vivido e dos sentidos. , assim, na afirmao da concretude da existncia, portanto, afirmao que se constitui como afirmao do corpo, do vivido fenomenal pr-reflexivo e dos sentidos, que vai deitar as suas razes mais profundas a psicologia e a psicoterapia fenomenolgico-existencial. Para estas psicologias, de um modo geral, interessa o privilegiamento e priorizao conceitual e metodolgica do vivido, e a constituio dele como referncia bsica de orientao e de avaliao do comportamento da pessoa. Interessa efetivamente uma identificao da pessoa com o seu prprio vivido, ao invs de uma definio de si e de seus comportamentos a partir de perspectivas conceituais e abstratas. Sob o pressuposto de que esta identificao que permite uma potencializao das foras da existncia, a promoo da criatividade existencial e de uma super abundncia de foras de vida. Esta perspectiva constitui-se de um modo marcante, na filosofia moderna, nas perspectivas e concepes da filosofia da vida de F. Nietzsche. Que elege o vivido como critrio superior de produo da verdade e dos valores, uma vez que a verdade produzida a partir desta identificao com o vivido que permite a potencializao da vida, a promoo de uma super abundncia de foras de vida e a potencializao da criatividade. Assim, ao impulso epistemoflico de busca terica e abstrata, desencarnada, da verdade, que anima a cincia e a moral, Nietzsche, elege a perspectiva artstica de criao do verdadeiro, engendrada pela afirmao e identificao com o vivido, pela afirmao da afirmao que o vivido j , em sua multiplicidade e devir ativos. Nietzsche elege, desta forma, a arte ou seja, o modo artstico da existncia, como critrio superior de produo da verdade. Superior cincia e a um modo cientfico da

existncia, uma vez que o modo artstico da existncia afirma a vida, e promove a potencializao da vida como potencializao da criatividade. No que a cincia e o terico no sejam um critrio importante, eles o so, mas so um critrio subalterno arte, enquanto critrio existencial. No se trata siplesmente, evidentemente, da eleio da arte formal como critrio, mas da eleio da raiz desta como critrio existencial, ou seja: da eleio de um modo ativo da existncia que afirma a afirmao que o vivido , que afirma o corpo e os sentidos em sua espontaneidade, que identifica-se com o vivido e que potencializa-se como tal e como criativo. Nietzsche faz assim a sua eleio entre o homem terico e o homem artstico, elegendo a este como um modo superior da existncia., pelo fato de que este afirma a existncia e cria. esta identificao com, e expressividade do vivido, afirmao do vivido, em suas intensidades, possibilidades e devir que constitui e configura a interpretao fenomenolgico-existencial como um modo existencialmente superior de vida. a afirmao e afirmao da afirmao do vivido, o desdobramento ativo de suas possibilidades de ser, que configuram a compreenso e a interpretao fenomenolgicoexistencial.

5.2. SOBRE A CONCEPO E MTODO DE UMA PSICOTERAPIA FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL A Psicologia e Psicoterapia Fenomenolgico-Existenciais modernas tm esta perspectiva da Flosofia da Vida como um dos elementos fundamentais de sua concepo e de sua metodologia. No que pesem teorias diversas, de acordo com cada uma de suas linhas, elas ressaltam e convergem na eleio da identificao com o vivido, da afirmao e expressividade do vivido como critrios de valor e de mtodo fundamentais. No limite, a sade definida, no mbito destas psicologias e Psicoterapias, como a habitualidade desta identificao com, afirmao e expressividade do vivido, que caracterizam um estilo de vida que privilegia a habitualidade da interpretao fenomenolgico-existencial como critrio existencial de orientao e de avaliao do comportamento e da ao da pessoa no mundo. A impotncia, o desequilbrio e o desajuste advindo e desenvolvendo-se, segundo a perspectiva destas abordagens, a partir da perda da habitualidade deste modo de funcionamento existencial, substitudo, ento, por um modo de orientao e avaliao da existncia a partir de perspectivas conceituais e reflexivas abstradas do vivido. De forma que a idia dessas Psicoterapias a de constiturem-se elas prprias como espaos para o cliente de privilegiamento e afirmao de seu prprio vivido, atravs de um privilegiamento da prtica intensiva da compreenso e da interpretao fenomenolgico-existenciais. a idia de constiturem-se fundamentalmente, assim, para o cliente, como espaos e tempos de compreenso intensiva de seu ser-no-mundo,

na presena e atualidade das possibilidades de ser deste. Espao, igualmente, de desdobramento ativo e vivido das possibilidades de ser desta compreenso, que configura-se ativamente como o prprio devir do ser-no-mundo do cliente, numa atividade intensiva deinterpretao fenomenolgico-existencial de seu vivido, na relao inter humana com o terapeuta. Isto no quer dizer que o cliente precise interpretar o seu vivido utilizando-se necessariamente da forma do artista. A conversao inter-humana expressiva entre o terapeuta e o cliente, ao longo da sesso e do trabalho psicoteraputico e psicolgico, impe-se e pode configurar-se como um meio privilegiado de propiciamento do desempenho fenmeno interpretativo por parte do cliente, de modo algum negligencivel. Evidentemente que, apesar de sua excelncia, a fala e a conversao no so as nicas dimenses possveis da interpretao fenomenolgico-existencial. Ao lado desta possibilidade da fala e da conversao genuna (Buber), abre-se a possibilidade, tambm, de inmeros recursos e possibilidades fenomenativas e expressivas, verbais e no verbais, que podem, ao lado do dilogo inter humano, e em complementao dele, desdobrar as possibilidades da interpretao de seu vivido por parte do cliente em seus processos de tornar-se o que . A idia, enfim, dessas abordagens a de constiturem-se como espaos de potencializao, atravs do desenvolvimento da habitualidade da interpretao fenomenolgico existencial como estimo e modo de existncia, de um certo tipo de sade. Tipo de sade de que j falava Nietzsche: "(...) da capacidade de rir da comdia da existncia e de si mesmo. Somente uma sade que, sempre posta prova, se torne cada vez mais resistente possibilita uma tal aventura. Ter uma grande sade , para Nietzsche, a condio necessria para se poder experimentar um amplo leque de valores, de aspiraes(...) Trata-se de uma sade que permite tirar proveito da prpria doena, como Nietzsche mostra quando descreve seu prprio caso (...). A ele explica que para algum no fundo sadio at mesmo a doena pode vir a se tornar um enrgico estimulante para a vida, para o mais viver (p.47). Como doente tipicamente so Nietzsche ao mesmo tempo um dcadent e tambm o seu contrrio (p.47) (...) No mesmo pargrafo deEcce Homo tambm afirma que a capacidade de encontrar seus prprios remdios, de no se deixar cuidar, servir, socorrer por mdicos duvidosos (bearzteln) constitui uma prova decisiva da segurana de um instinto que trabalha em silncio a servio da sade. Uma vez que a idia nietzscheana de grande sade se ope a qualquer idia de conforto e de bem-estar relativos conservao de si mesmo, a prpria doena passa a ser positivamente avaliada. Sobretudo quando ela que permite que algum, como no caso de Nietzsche, se liberte paulatinamente dos obstculos que o impediam de se tornar o que ele era* . (...) Segundo Nietzsche, a diferena entre um ser tipicamente mrbido e algum basicamente so consiste no fato de que apenas este ltimo capaz de se curar, o que exige o exerccio incessante de um princpio de seleo bastante rigoroso (cf. Porque sou to sbio, pargrafo 2). Tal tipo de sade supe riscos constantes, na medida em que, estando associada a seres que vo cada vez mais longe na explorao de suas prprias almas, nunca alcanada de uma vez por todas (...)."

O referencial terico e instrumento metodolgico fundamentais e caractersticos dessas abordagens fenomenolgico-existenciais so precisamente, portanto, a potencializao compreenso e dainterpretao, entendidas como compreenso e interpretao fenomenativa-existencial de seu prprio vivido por parte do cliente. Uma prtica de interpretao que potencialize-o a tornar-se paulatinamente e sempre o que ele , e que potencialize nele os desdobramentos "curativos", criativos e recriativos de sua grande sade. Podemos entender que estas psicologias e Psicoterapias concebem-se e constituem-se como espaos nos quais o cliente possa praticar sistemtica e regularmente a habitualidade da interpretao fenomenativa-existencial do seu si mesmo na facticidade e afetividade de sua atualidade existencial, eventualmente crtica, com recurso de atualizao de sua "grande sade": "a grande sade... aquela que no basta ter, a que se adquire, que necessrio adquirir, constantemente, por ser sacrificada sem cessar, por ser necessrio sacrificla sem cessar!... Ento, no termo das nossa viagens, ns, argonautas do ideal, mais corajosos talvez do que aquilo que prudente, frequentemente contusos, ainda mais frequentemente naufragados, mas de melhor sade do que se gostaria talvez de no-lo permitir, perigosamente, sempre de melhor sade, parece-nos que, em recompensa, nos encontramos em face de uma terra inexplorada, de que nenhum olhar jamais apercebeu os limites, num alm de todas as terras e de todos os recantos do ideal, em mundo to prdigo de beleza, de desconhecido, de problemas, de terror e de divino que a nossa curiosidade e a nossa avidez se deliciam fora de si prprias, e que, ah, nada mais nos poder saciar.

6. GESTALTERAPIA O aspecto interpretativo das Psicoterapias fenomenolgico-existenciais bastante patente e explcito em alguns aspectos da Gestalterapia. A vida bomia de Perls, no ambiente artstico e intelectual da Alemanha dos anos 20, fortemente impregnado pelo teatro, a sua prpria experincia ligada arte teatral daquele tempo, fizeram-no entender profundamente no s a importncia da arte no seu sentido formal, mas, em particular, a importncia e valor propriamente existencial para a pessoa do modo artstico de funcionamento: a importncia do interpretativo. Uma das definies dos objetivos do gestalterapeuta, segundo Perls a de que este quer e esfora-se para que o cliente possa tornar-se ele mesmo, e possa expressar-se desta forma na sua relao com o mundo.* Esta perspectiva da Gestalterapia ganha toda a sua evidncia no seu modelo de trabalho com sonhos. medida em que compreendemos o sentido da interpretao fenomenolgico existencial, damo-nos conta do carter, neste sentido, eminentemente interpretativo deste modelo. No qual o sonho entendido em cada um de seus componentes como projeo da atualidade existencial do cliente de um modo essencial, de forma que a interpretao fenomenolgico-existencial intensiva do sonho por parte do cliente pode permitir-lhe a reidentificao com e a reintegrao de partes alienadas de seuself na relao com o mundo que lhe diz respeito. Mas isto s assim na medida em que o modelo de trabalho com sonhos da Gestalterapia elaborou-se como tal no momento em que a Gestalterapia, em seu

desenvolvimento, distanciando-se da concepo da psicoterapia psicanaltica e dos modelos de metfora mdica, dos quais se impregnava em suas origens, ganha efetivamente o carter maior de sua originalidade. Ou seja: a sua consolidao como uma abordagem fundamentalmente fenomenolgico existencial, centrada na acentuao do vivido do cliente e de sua compreenso, e na expressividade deste vivido. Uma abordagem de prticaeminentemente interpretativa, no sentido fenomenolgicoexistencial. esta acentuao do vivido, do devir de seus desdobramentos, e de sua expressividade imediata, tanto na terapia como na cotidianidade, como atitudes provedoras dos mecanismos de auto regulao organsmica da pessoa, que se constitui como o ncleo da concepo terica e filosfica da Gestalterapia, e de seu mtodo. E que caracterizamna como uma abordagem eminentementeinterpretativa, no sentido fenomenolgicoexistencial. Ao gestalterapeuta interessa que o cliente possa potencializar-se como intrprete da atividade de seus self em sua relao de contato. De modo que no d para confundir o sentido fenomenolgico-existencial do "interpretativo" em Gestalterapia com o seu sentido psicanaltico ou explicativo, sempre impertinentes no mbito da Gestalterapia.

7. ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA No raro, a reificao de uma ou de algumas das condies de criao de um clima teraputico, ou a reificao da metafsica da tendncia atualizante, obscurecem-nas como meios que so, e no fins, da prtica psicoteraputica na Psicoterapia ou na prtica das outras modalidades de aplicao da Abordagem Centrada na Pessoa. Na verdade, todo o arcabouo filosfico e conceitual, a concepo e prtica das condies de facilitao de um clima teraputico, ou da facilitao de grupos, tm como funo, na Abordagem Centrada na Pessoa, o desenvolvimento de uma relao e de um ambiente social que permitam ao cliente centrar-se progressivamente nos dados de sua prpria conscincia e de sua prpria experincia organsmica. De modo que ele possa dar-se conta das formas desta conscincia, em particular da sua imagem de eu, e das eventuais impropriedades destas, de sua ansiedade, e das discrepncias entre a sua imagem de eu e a sua experincia. A criao de um clima de respeito incondicional pelo cliente e por seu vivido, desprovido de ameaas a sua imagem de eu, a compreenso emptica e genuinidade do terapeuta, permite ao cliente relativizar e superar os mecanismos de bloqueio e de distoro de sua experincia: a superao doestado de desacordo, levando-o a uma progressiva liberdade de simbolizao desta sua experincia em sua conscincia, em particular como fator de transformao, de constituio e reconstituio de sua imagem de eu, a partir de seus processos de auto regulao e auto atualizao, operados sob o influxo da tendncia atualizante. Este processo todo ele, fundamentalmente, um processo interhumano e fenomenolgico-existencial. De modo que desenvolve-se apenas na medida em que o cliente pode, a partir do clima criado pela relao, centrar-se em e privilegiar o seu

prprio vivido, compreend-lo e interpret-lofenomenologico-existencialmente na relao com o terapeuta. assim que o provimento das condies bsicas de criao de um clima teraputico serve especificamente na verdade ao provimento de condies para que o cliente possa intensivamentecompreender-se, no sentido fenomenolgico-existencial, e desdobrar, em interpretao fenomenolgico-existencial, as possibilidades de ser de seu ser-nomundo. Tanto na sesso, como ao longo do processo da terapia, em sua existncia. Resgatando, a partir da superao do estado de desacordo a sua capacidade para tal. Sendo assim, a interpretao fenomenolgico-existencial do cliente pelo cliente o ncleo bsico do processo da prtica da Psicoterapia Centrada na Pessoa. Mais claramente, o modelo de trabalho com grupos da abordagem enfatiza este respeito pessoa na singularidade, atualidade e presena de seu vivido, e elege a interpretao fenomenolgico-existencialdeste vivido, no contexto do grupo, no s como um inalienvel direito da pessoa, mas como a matria prima da constituio e desdobramento do processo grupal. interesse da concepo do modelo de trabalho com grupos e da facilitao que cada participante seja, a partir da singularidade da vivncia de sua atualidade existencial no contexto do processo grupal, um membro ativo da constituio e desdobramento deste processo. E isto se d na medida em que, na relao pontual com os demais participantes e com o coletivo grupal, ele pode interpretar-se a si mesmo em sua singularidade e idiossincrasia no mbito da vivncia grupal. Assim, ele pode tambm e eventualmente interpretar o vivido de sua experincia enquanto partcipe da experincia coletiva do grupo, na constituio do processo e realidade grupais singulares. Mesmo que possa ser levado, como comumente ocorre, interpretao do vivido de sua diferena com relao ao coletivo grupal. Na relao com outros participantes individuais, configuram-se situaes reais de relao inter humana nas quais o participante levado a interpretar-se de modo intenso, em particular quando esta interpretao desdobra a novidade vivida de si mesmo e emergente nessas situaes. A fase da ACP que se desenvolve a partir dos anos 70 parece caracterizar-se por uma certa radicalizao, na prtica, de seus fundamentos fenomenolgico-existenciais. O desenvolvimento do modelo de trabalho com grupos da ACP nestes termos e nesta fase profundamente marcado por esta radicalizao. De modo que a interpretao fenomenolgico existencial por parte dos participantes do grupo passa a ser um dos elementos fundamentais interesse de sua concepo e de sua prtica. A presena e desempenho do facilitador so vistos igualmente, e de um modo marcante, na perspectiva de valorizao de seu prprio vivido e da interpretao deste. Na medida em que o trerapeuta e o facilitador abdicam de uma participao no desdobramento do processo grupal a partir de modelos e esquemas conceituais, buscando referenciar-se privilegiadamente no seu prprio vivido do processo de constituio e desdobramento da realidade grupal particular. E, mais que isto, na ativa interpretao deste prprio vivido, em particular, na medida em que isto parecer interessante e pertinente no

contexto de constituio e de facilitao da constituio e desdobramento da realidade grupal. Como refinada abordagem fenomenolgico-existencial, podemos ver assim que a interpretao fenomenolgico-existencial um dos mais marcantes elementos da concepo e prtica da ACP.

8. O LUGAR PRPRIO DO PSICOTERAPEUTA NA PRTICA DE UMA ABORDAGEM FENOMENOLGICO-EXISTENCIAL INTERPRETATIVA. Quando falamos do carter interpretativo das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais temos de um modo geral nos referido perspectiva do cliente. evidentemente interessante e importante, no obstante, compreender o lugar especfico do psicoterapeuta (psiclogo, pedagogo, facilitador, com as suas particularidades prprias) na prtica destas abordagens. Sabemos que muita confuso, desconhecimento ou obscurecimento praticado neste sentido. Da a necessidade de uma nfase ainda maior neste interesse e importncia. Podemos tratar da questo aqui apenas de um modo sucinto, mas a questo pode e deve ser abordada de um modo mais intensivo e abrangente. Sabemos que o papel do terapeuta no certamente o de compreender o vivido do cliente. O vivido do cliente privado, e especificamente co-original ao seu ser-nomundo, e s a ele, cliente, acessvel. O que o terapeuta pode privilegiar, estimular, incrementar, no espao e a partir do poder de sua condio e prtica, a priorizao e acentuao do seu prprio vivido por parte do cliente, e o desdobramento das possibilidades de ser desta vivncia. De modo que, muito menos, o papel do terapeuta o de interpretar o vivido do cliente, mesmo no seu sentido fenomenolgico e existencial. O terapeuta s pode compreender e interpretar fenomenolgicoexistencialmente evidentemente o seu prprio vivido. E isto no parece ser possvel de superao na concepo e prtica da psicoterapia. Tudo que o terapeuta pode garantir, a partir de seu lugar de poder e competncia especficos, que o cliente possa entregar-se perspectiva do vivido de sua atualidade existencial, e express-la,interpret-la fenomenologica-existencialmente. O terapeuta pode, desta forma, disponibilizar-se efetivamente para a relao momentnea e imediata, mais ou menos intensiva, com o cliente. Disponbilizar-se para a relao interhumana com o cliente: para uma abertura e respeito para com o cliente e para a comunicao de si e de seu vivido por parte dele. Cabe ao terapeuta a garantia ao cliente, a partir de seu poder e competncia especficos, deste lugar em que ele pode dedicar-se intensivamente compreenso e ativa interpretao de seu vivido, no mbito das especificidades e dos limites institucionais de sua prtica. Mas, mais que isto, especificamente, cabe ao terapeuta diponibilizar-se a si prprio para a relao interhumana e imediata com o cliente, abrindo-se pontualmente para a diferena e alteridade especfica e pontuais dele em sua comunicao. Cabe ao terapeuta respeitar incondicionalmente esta diferena e alteridade com a qual ele interage pontualmente na relao imediata com o cliente, e interpretarfenomenolgica e

existencialmente o seu prprio vivido desta relao como parte ativa de sua disponibilizao para ela. De modo que a prtica efetiva da psicoterapia configura-se ento como um fludo e dinmico inter jogo de interpretaes, no qual ao cliente facultada a possibilidade de centrar-se no, compreender e interpretar, fenomenolgico existencialmente, o vivido emergente de sua prpria atualidade existencial. Na pontualidade da atualidade, presena e questes significativas deste. Em parceriainter-interpretativa com um terapeuta que interessa-se, quer e busca garantir para o cliente a efetividade deste espao como tal, entendendo-se a si prprio, e ativamente configurando-se ele prprio, como parceiro inter-interpretativo, que centra-se na compreenso fenomenolgico existencial de seu prprio vivido na relao pontual com o cliente, e na interpretao, igualmente fenomenolgico-existencial, da compreenso deste vivido na relao pontual e imediata com o cliente. Desnecessrio dizer que fundamental neste processo o respeito incondicional, por parte do terapeuta, pela integridade ativa e dinmica da vivncia e da expressividade interpretativa da vivncia do cliente. Sua valorizao do vnculo interhumano entre ele e o cliente pressupe, mais que um respeito incondicional, um interesse e fascinao por esta integridade e a expressividade desta, como desdobramento ativo de suas possibilidades ser no contexto da atualidade existencial da pessoa do cliente. Este interesse e fascinao mobiliza-o naturalmente para a uma abertura para a diferena especfica da interpretao alteritria pontual e imediata do ser-no-mundo do cliente, aceita por ele, terapeuta, como expresso interhumana. O terapeuta recebe esta presena e expressividade do cliente no de uma perspectiva conceitual e reflexiva, mas de uma perspectiva privilegiadamente fenomenal, pr-conceitual e pr-reflexiva. De modo que potencializa-se assim como vivido do terapeuta a presena alteritria do cliente, vivido que o terapeuta busca privilegiar compreender e interpretar fenomenolgico-existencialmente enquanto tal na atualidade do encontro a pessoa do cliente. Este processo de intensiva compreenso, e de interpretao fenomenolgico existencial interhumana, de seu vivido da relao com o cliente, por parte do terapeuta, configura a este, terapeuta, como um parceiro muito especial para o cliente no processo da terapia. Um parceiro interhumano que possibilita a intersubjetivao das particularidades, sutilezas e dificuldades vividas na atualidade existencial do cliente, muitas delas nunca expressadas, e eventualmente desconhecidas e em processo de configurao, na medida em que emergentes na atualidade e presena de suas questes existenciais. Por outro lado, o terapeuta pode constituir-se como um elemento existencialmente forte e especificamente pro-vocativo na atualidade existencial do cliente, na medida em que sua atitude e comportamento especficos no setting da terapia podem levar o cliente intensificao, multiplicao e potencializao das possibilidades, e do desdobramento das possibilidades, de seu vivido como ser-no-mundo. Da mesma forma que pode potencializar as possibilidades de sua ao e criao enquanto tal. O terapeuta atua desta forma facilitando e potencializando os mecanismos de auto-regulao e auto atualizao do cliente no campo existencial de que ele faz parte com o mundo que lhe diz respeito.

, desta forma, absolutamente secundria, a explicao, em termos de fundamento filosfico, de filosofia da vida, de concepo e de mtodo, das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais. Ou seja, so absolutamente secundrios ou francamente os no raro prolixos, obstinados, sutis e dissimulados, ou fortemente enfticos esforos explicativos. Isto no quer dizer que esta modalidade de funcionamento da conscincia esteja proscrita do espao da Psicologia e Psicoterapia-Fenomenolgico Existencial. Ou que, em cem por cento do tempo da prtica, cliente e terapeuta dediquem-se exclusivamente compreenso, interpretao e inter-interpretao fenomenolgico-existenciais intensivas de seu vivido. Apenas esta perspectiva especificamente compreensiva e interpretativa a perspectiva especfica e explicitamente privilegiada na prtica de terapeuta e cliente, e esta a natureza do processo em seus melhores momentos. Aexplicao secundria, porque no ela que pode propiciar os processos de autoatualizao do cliente, de sua autoregulao organsmica, de seu ajustamento criativo, de afirmao de seu vivido e de promoo nele de uma super abundncia de foras de vida, como prprio da compreenso e da prtica da interpretao fenomenolgicoexistencial.

9. CONCLUSO. A compreenso do sentido e da especificidade prpria da interpretao fenomenolgico-existencial um momento fundamental da compreenso da fundamentao filosfica, concepo e metodologia das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais, notadamente a Gestalterapia e a Abordagem Centrada na Pessoa. O fundamento fenomenolgico e existencial dessas abordagens valoriza basicamente a uma priorizao e uma acentuao, afirmao efetiva, da perspectiva do vivido do cliente, a priorizao de uma efetiva compreenso deste vivido, compreenso no exatamente pelo terapeuta para quem isto seria impossvel, em termos do vivido do cliente mas pelo prprio cliente. Esta priorizao, acentuao, afirmao da perspectiva prpria do vivido do cliente implica uma consonncia com a natureza prpria do vivido enquanto ser-no-mundo, o seu carter efetivo como desdobramento de possibilidades de ser (Heidegger). De modo que a priorizao, a acentuao e afirmao do vivido pressupem efetivamente a interpretao fenomenolgico-existencial como desdobramento efetivo das possibilidades de ser deste vivido. no privilegiamento da interpretao enquanto tal que os formuladores das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais foram encontrar um princpio e valor fundamental da filosofia da vida de suas abordagens, da sua concepo, mtodo e prtica efetivos. Isto porque ainterpretao fenomenolgico-existencial que permite o respeito e a afirmao da singularidade da pessoa em sua subjetividade, que permite a efetividade da potencializao de uma super abundncia de foras de vida na forma de criatividade existencial e ajustamento criativo no campo das relaes entre ela e o mundo que lhe diz respeito. Que permite a potencializao e efetivo desdobramento dos mecanismos de sua auto regulao orgnsmica nas tenses, dores e delcias de sua atualidade existencial.

Apesar de ter estado sempre subjacente formulao das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais, e na verdade ganhar um sentido cada vez mais importante e interessante no conjunto de sua fundamentao filosfica, concepes e prticas, esta peculiaridade, importncia e interesse pela interpretao fenomenolgicoexistencial nem sempre adequadamente compreendida ou explicitada no mbito dessas abordagens. De modo que parece-nos cada vez mais importante e interessante, para uma compreenso e clareza de formulao das concepes, valores e mtodos das Psicologias e Psicoterapias Fenomenolgico-Existenciais, uma compreenso e uma explicitao cada vez mais clara e evidentes do sentido, da importncia e interesse do interpretativo, no seu sentido fenomenolgico-existencial, para essas abordagens.

Anda mungkin juga menyukai