Anda di halaman 1dari 8

Conceitos e Definies

A ActiveX APS Tecnologia utilizada com o Windows que permite a interaco de programas atravs de um interface pr-definido. (5)

Advanced Planning and Scheduling (ou Advanced Planning Systems ). Os sistemas APS compreendem essencialmente ferramentas, sob a forma de sistemas de apoio deciso, para o planeamento operacional e tctico. Neste tipo de aplicaes incluem-se funcionalidades avanadas relativas calendarizao da produo e avaliao da capacidade produtiva baseadas em heursticas avanadas (algoritmos genticos, por exemplo) e negociao de encomendas em tempo real. (7) Available-to-Promise .
Negociao de encomendas (quantidades e datas), apoiada por sistemas de informao. O conhecimento dos valores ATP permite que o processo de negociao de quantidades e datas de entrega decorra dentro dos limites temporais de disponibilidade impostos pelo plano director de produo. (7) A principal funo do ATP fornecer uma resposta encomenda do cliente baseada nas disponibilidades. Um sistema ATP tem que garantir que a quantidade prometida tem que ser entregue na data combinada. (10)

ATP

Atributos de produto/Attribute B Backward scheduling Batching method BOM

Caractersticas prprias de um determinado produto.

Algoritmo de escalonamento que se inicia numa due date e organiza as tarefas para trs (no tempo) da mesma. (2) Mtodo associado forma como so executados os lotes de produtos. (5)

Bill of Materials .
Descreve de modo nico e formal a estrutura e composio de um produto a fabricar graas identificao dos elementos/componentes a incorporar e indicao da relao/ligao entre todos estes elementos/componentes e o composto (produto final). (4)

Bottleneck

Departamento, centro de trabalho ou operao que restringe a passagem de um produto atravs do sistema de produo. (2)

C Capacidade Quantidade de sada que pode ser obtida num processo, num determinado perodo. (8) Aptido de um sistema para produzir uma determinada quantidade de produtos diferentes (mix de produtos) a uma determinada taxa de produo e num determinado perodo. (7) Algoritmo de escalonamento baseado na utilizao, nas tarefas associadas e na capacidade dos recursos. (1) Conjunto de mquinas que executam tarefas idnticas. Clulas de produo onde se realizam operaes idnticas. (4)

Capacity-based scheduling Centro de trabalho/Work Center CRP

Capacity Requirements Planning .


Processo de estimao da capacidade total que ser necessria em cada recurso para a produo de um determinado produto, baseado no MPS e MRP. (2)

D Data de fim/End time Data de lanamento/Lauch time Data entrega prevista/Due Date Dynamic scheduling Define a data de fim de produo de determinada tarefa. Define a data em que a tarefa iniciada. Define a data em que a tarefa deve estar pronta. (4) Algoritmo de escalonamento baseado na prioridade de tarefas, que podem mudar dinamicamente durante a execuo das mesmas. (1)

E Earliest start date Tempo antes do qual uma operao no pode ser iniciada. No Preactor, quando definido como No especificado ou -1, no h restrio a no ser da sequncia do processo. (5)

EDD

Earliest due date .


Algoritmo de escalonamento baseado na data de entrega. O escalonamento iniciado pela operao que cuja tarefa tem a menor data de entrega. Minimiza o atraso. (4)

Encomenda/Order ERP

Pedido para compra de produtos ou servios. (9)

Escalonamento/Scheduling

Enterprise Resource Planning . Um ERP integra, sob uma estrutura de informao comum, todas as aplicaes associadas s diferentes reas funcionais de uma organizao, nomeadamente financeira, comercial, produtiva, de aprovisionamentos, de recursos humanos, de qualidade, de manuteno, etc. constitudo por um conjunto de mdulos (devidamente parametrizados) cobrindo as funes de gesto de uma organizao e fortemente integrados atravs de um nico modelo de dados. (7) Processo de organizar, escolher e temporizar a utilizao dos recursos para implementar todas as actividades essenciais produo dos produtos finais nos tempos pretendidos, satisfazendo ao mesmo tempo, um elevado nmero de limitaes temporais e outras entre as actividades e os recursos. (4)

F Factor de utilizao/Utilization factor Factor shift multiplier Famlia de produtos/Family FCFS scheduling Flow shop Indica a percentagem de tempo em que um recurso est em utilizao. (5) Factor multiplicado ao custo normal de um recurso, quando este se encontra num turno diferente do definido como normal (p.e. manuteno, horas extraordinrias, etc.). (5) Conjunto de produtos de composio e propriedades semelhantes. (2) Algoritmo de escalonamento First Come First Served no qual as tarefas so distribudas por ordem de chegada. (1) Modelo de produo contnua. Considera-se uma produo contnua sempre que se tratam quantidades importantes de um dado produto ou famlia de produtos. A implementao feita em linha de montagem. Neste tipo de produo, os recursos esto dedicados ao produto a fabricar o que, geralmente, no permite uma grande flexibilidade. Em geral, este tipo de produo acompanhado de um grau avanado de automatizao dos processos de produo bem como dos sistemas de movimentao. (6) Algoritmo de escalonamento se inicia no tempo presente e organiza as tarefas de modo a que cada uma comece no menor espao de tempo possvel. (2)

Forward scheduling

G Gama de operatria/Process route Descreve o modo de operao que assegura o fabrico do componente ou a sua incorporao no produto de nvel superior. Enumera as operaes a efectuar e, para cada operao, o tempo e recusos necessrios. Cada artigo poder ter vrias gamas operatrias, sendo uma a principal e as restantes as alternativas. (4) Conjunto de recursos homogneos, capaz de realizar as mesmas tarefas/operaes com custos e tempos idnticos.

Grupo de recursos/Resource group

I Import/export script Indicadores/Metrics J Job shop Modelo de produo descontnua. Considera-se produo descontnua quando se tratam quantidades relativamente pequenas de vrios produtos diferentes. Neste tipo de produo, os recursos so capazes de realizar um grande nmero de operaes, que no so especficas para um determinado tipo de produto, o que lhes d uma grande flexibilidade. (6) Pequeno programa no qual se configuram as importaes e exportaes do sistema. (5) Utilizados para avaliar o desempenho de um processo/negcio. (8)

L Lateness Lote/Lot (batch) Lead time M Makespan time Modelo/Model Total de tempo necessrio para completar um conjunto de tarefas. (2) Abstraco do problema real que visa a simplificao. A modelao uma forma entender melhor o problema atravs de simulao e de manipulao de resultados para anlises "what if". (2) Tempo que uma tarefa ultrapassou do seu tempo de execuo. Pode ser positivo ou negativo. (1) Quantidade de produtos ou nmero de unidades produzidas com as mesmas caractersticas (utilizando os mesmos recursos, a mesma matria-prima e o mesmo operador). Diferena entre a data em que uma encomenda processada e a data de entrega do produto. (2)

MPS

Master Production Schedule .


Declarao do que ser produzido e quando. Expressa o que a empresa planeia produzir, em quantidades e datas.

MRP

Material Requirements Planning . Sistema de apoio deciso integrado com base na data de entrega dos produtos, capaz de identificar no tempo as necessidades de produo e de material. Manufacturing Resource Planning .
Sistema de apoio deciso integrado com base na data de entrega dos produtos, capaz de identificar no tempo as necessidades de produo e de material, tendo em conta a capacidade dos recursos. Make-to-Order . Modelo de produo por encomenda. (7)

MRP II

MTO MTS O Open shop P Padro de turnos/Shift pattern Paralelle machine

Make-to-Stock . Modelo de produo para stock . (7)

Modelo de produo em que no existe uma sequncia de utilizao de recursos pr-definida.

Define os intervalos de tempo em que cada recurso vai estar num determinado estado. (5) Modelo de produo em que vrias mquinas executam tarefas idnticas a funcionar simultaneamente. Considera-se que a tarefa pode ser executada em qualquer mquina e que o tempo de processamento o mesmo qualquer que seja a mquina adoptada. Processo de (1) escolher uma misso e definir objectivos globais a alcanar a curto e longo prazo; (2) definir objectivos departamentais e individuais com base nos objectivos globais; (3) escolher estratgias e tcticas para atingir esses objectivos e (4) afectar recursos (pessoas, equipamento, dinheiro,) para atingir esses objectivos, estratgias e tcticas. Processo de garantir que os materiais, mquinas, mo-de-obra, e toda a informao esto disponveis para o fabrico de componentes quando necessrio. Ferramenta avanada de escalonamento de produo.

Planeamento/Planning

Preactor APS

Preemption

Antecipar. Tarefas que se podem dividir em partes e uma parte processada por uma mquina, enquanto a parte restante executada numa mquina diferente. (4) Interrupo de uma tarefa a favor de outra (normalmente mais importante). (1) Atributo de uma tarefa que define a preferncia relativa da mesma em relao a outra em decises de escalonamento. Resultado de um processo de fabrico, para ser comercializado de modo a satisfazer necessidades. (9)

Prioridade/Priority Produto/Product

R Recurso/Resource Regra de escalonamento/Scheduling rule Relatrio/Report Release data Restrio/Constraint Routing/Rota de produo Dinheiro, trabalho, matrias-primas, mquinas e outros elementos econmicos utilizados em actividades de produo ou servios. (8) Define o algoritmo que ser utilizado na execuo do escalonamento (p.e. forward, backward,

bottleneck, minimize WIP , etc.).


Exposio escrita de informao. Data antes da qual o processamento no pode ser iniciado. Tudo o que limita a possibilidade de escolha. Sequncia de mquinas ou processos pelos quais um componente passa de modo a ser correctamente finalizado.

S Single machine SPT Start offset Modelo de produo em que todas as tarefas tm que ser realizadas na mesma mquina.

Shortest processing time . Algoritmo de escalonamento em que dada prioridade a tarefas com
menor tempo de processamento. (1) Tempo fixo aps o qual uma operao subsequente anterior pode comear. (5)

T Tardiness Tarefa/Job Tempo de operao/Operation time Tempo de preparao/Setup time Tempo de processamento/Flow time Flow time Transfer batch Diferena entre completition time e deadline de uma tarefa. Essa diferena tem que ser positiva ou zero. (1) Conjunto de operaes a concluir num determinado espao de tempo. Tempo de durao de uma determinada operao. Tempo de preparao de um recurso de forma a realizar uma tarefa. Tempo no qual o produto permanece em cho-de-fbrica. (4) Tempo de processamento total, no qual o produto permanece no cho-de-fbrica. (4) Nmero de unidades ou componentes que so transferidos de uma s vez de um recurso para outro (p.e. lotes). (5)

W WIP

Work-in-process . Inventrio de produtos parcialmente completos. Produto em vrias fases de produo, desde o inicio da produo at fase de espera para inspeco final. (3)

Referncias (1) Mercer, Clifford W., An Introduction to Real-Time Operating Systems: Scheduling Theory http://www-2.cs.cmu.edu/afs/cs.cmu.edu/user/cwm/www/publications.html (18-03-2004/15:00) (2) Complete Glossary http://www3.interscience.wiley.com:8100/legacy/college/vonderembse/0471466042/glossary/glossar y.doc (18-03-2004/15:22)

(3) OPTAS Glossary of Terms http://www.optas.net/glossary.htm (18-03-2004/16:05) (4) Quintas, Prof. Antnio Rocha, Apontamentos das aulas de Gesto de Operaes, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 4 ano, ano lectivo 2002/2003 (5) Preactor v.9.1 Help http://www.preactor.com/webhelp/prx-eng.htm (18-03-2004/15:57) (6) Courtois, A., Pillet, M., Martin, C., Gesto da Produo , 4 ed., Lidel - Edies Tcnicas, 1997 (7) Azevedo, A. , Comrcio electrnico - Novos modelos de negcio , 1 ed., SPI, 2000 (8) PM Boulevard http://www.pmboulevard.com/glossary/glossary.jsp (23-03-2004/11:13) (9) Investorwords.com http://www.investorwords.com (24-04-2004/17:05) (10) Ball, Michael O., Chen, Chien-Yu, Zhao, Zhen-Ying, Available to Promisse

Anda mungkin juga menyukai