Anda di halaman 1dari 14

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Evelise Cristina Vieira Ferreira1 Jussara Maria Kniathoski2 Karla Simone Martins Dias3 Lcia Maria Matrangola4 Mara Aparecida A. da Rosa Siqueira5

RESUMO Este artigo tem por finalidade discutir o conceito de Enriquecimento Curricular, conceito esse associado, comumente, segundo a perspectiva da Educao Especial/Inclusiva, aos alunos com indcios de altas habilidades/superdotao. Por meio dele, procuramos, entretanto, demonstrar a importncia da proposta de enriquecimento curricular para todos os alunos e, por isso, deve ser pensada como estratgias em sala de aula, no em espao separado do ensino regular, necessariamente, conforme entendem alguns estabelecimentos educacionais. Acreditamos e defendemos o enriquecimento no espao escolar porque, em assim sendo, aqueles alunos selecionados como os talentosos em potencial possuiro, certamente, melhor nvel de conhecimento ao mesmo tempo em que sero assim reconhecidos pelos demais colegas, como sugere a metfora da chita, explicitada no artigo. Palavras-chave: Enriquecimento Habilidades/Superdotao. Curricular; Educao Inclusiva; Altas

1 2

Pedagoga na FCEE/CETEP. Professora na FCEE/CETEP. 3 Pedagoga na FCEE. 4 Dentista na FCEE/CENAE. 5 Professora de Lngua Portuguesa na FCEE/NAAH/S.

INTRODUO As pesquisas sobre o tema Enriquecimento Curricular remetem, em sua maioria, a atividades extraclasse, que so oferecidas no contraturno escolar e tm a finalidade, segundo acreditam seus defensores, de favorecer a criatividade dos alunos. No caso da Educao Inclusiva, trata-se de uma modalidade de ensino que considera, principalmente, alunos com superdotao, para os quais pensado o programa de enriquecimento curricular. Neste breve artigo, nosso objetivo o de apresentar os conceitos de enriquecimento curricular, de educao inclusiva e, por ltimo, a conceituao e/ou as caractersticas de alunos considerados com superdotao, para os quais pensada, na educao inclusiva, a condio de um currculo rico.

1 ENRIQUECIMENTO CURRICULAR A compreenso geral acerca do tema enriquecimento curricular, como j adiantamos, est vinculada s necessidades de alunos especiais com altas habilidades. Tal compreenso, no entanto, difere da nossa por entendermos que o enriquecimento curricular deveria ser condio essencial tambm no ensino regular, o que tornaria, fosse assim, mais significativa a identificao de um aluno superdotado. Nicoloso (2006, p. 232) contribui com nossa afirmativa quando apresenta-nos a metfora da chita, considerado o animal mais veloz de nosso planeta, que necessita (esse o termo!) correr 115 km/h, segundo sua natureza biolgica requer e, para isso, ela
[...] precisa estar saudvel, em boa forma fsica e descansada. Necessita de muito espao para correr. Alm disso, sua motivao principal para correr deve ser a fome e um antlope para perseguir. Se confinada a uma gaiola, ela pode insistentemente jogar seu corpo entre as grades em uma frustrao interminvel. Ela no correr a 115 km/h.

Diante disso, a autora prope-nos um questionamento: Se a chita encontrar apenas coelhos que correm a 35 km/h ela deixar de correr a 115 km/h? A resposta sim. Afinal, conclui Nicoloso (2006, p. 232): Para que as chitas se desenvolvam plenamente, preciso que lhes ofeream antlopes para perseguirem, espao e modelos para se espelharem na caada [...], ou seja, corredores prodigiosos.

Fcil deduzir que os contedos oferecidos em sala de aula precisam ser de qualidade, motivadores, que faam despertar no alunado o prazer por aprender, por investigar e, principalmente, devem provocar nele o interesse pelo prximo encontro com seu professor e seus colegas. Pensar assim significa, considerando-se a metfora aqui reproduzida, acreditar que em nossos alunos existe tambm um componente biolgico que aprecia conhecer, saber mais, aprender; o que aproxima-nos da assertiva aristotlica de que o homem animal curioso. Diante disso, endossamos nossa defesa com as propostas de Sabatella e Cupertino (2007, p. 76) quando afirmam que: As alternativas de agrupamento, acelerao e enriquecimento, [...] so abrangentes e sugerem que o atendimento s altas habilidades ocorram, principalmente, dentro das escolas e, por escolas, entendamos sala de aula, conforme explicitam: No essa regra geral em todos os lugares, onde grande parte dos programas e atividades de enriquecimento, por exemplo, so realizados extraclasse. Para que no fiquem dvidas quanto inteno acima das autoras, mencionam os trabalhos de Alencar e Fleith (2001) que entendem que [...] perante as dificuldades na execuo desse tipo de programa na prpria sala de aula, pode ser vantajoso desenvolv-lo por meio de atividades extraclasse, centros de aprendizagem ou clubes de cincias, msica, literatura, matemtica etc. (SABATELLA; CUPERTINO, 2007, p. 76) [grifo nosso]. Pudemos constatar, com entusiasmo, que o entendimento acerca de enriquecimento curricular que aqui defendemos corresponde quele apresentado pelo MEC (2006) ao tratar de adaptaes curriculares, termo este correlato a enriquecimento curricular, conforme atesta o prprio texto a seguir:
As adaptaes curriculares constituem possibilidades educacionais para atuar frente s condies de aprendizagem dos alunos com altas habilidades/superdotao. Pressupem que se realize a adequao para enriquecimento ou aprofundamento do currculo regular, quando necessrio, para torn-lo apropriado s peculiaridades dos alunos. No se trata de um novo currculo, mas de um currculo dinmico, altervel, passvel de ampliao, para que atenda realmente a todos os educandos. (BRASIL, 2006a, p. 70). [grifo nosso].

Apesar das recomendaes no documento, evidente o equivoco relativo ao conceito de enriquecimento curricular, como j indicamos, que leva-nos, no raro, a ideia de atividades extraclasse, quais sejam, jud, karat, msica, dana, capoeira e afins entendidas por ns no como enriquecimento de currculo, embora destaquemos a importncia delas na vida de

qualquer indivduo, apenas ressaltamos o fato de haver problemas de conflitos conceituais que precisam, a nosso ver, ser esclarecidos. Demonstramos, a seguir, tais problemas conceituais. Vrias so as escolas que oferecem enriquecimento curricular aos seus alunos e indicam como tal as seguintes atividades, no geral: Recreao aqutica, Msica, Informtica, Xadrez, Ingls, atividades psicomotoras e, inclusive assistncia odontolgica (aplicao de flor)6. Na tentativa de explicitar esses conflitos, deparamo-nos com um documento importante da Secretaria de Educao do Estado do Maranho, que cuida em deixar claro que enriquecimento curricular no :
Qualquer atividade extra-curricular ou extra classe oferecida pela escola, ou uma dieta suplementar de aprendizagem, condicionada ao que for disponvel, dependente de haver vontade e recursos para subvencionar pessoal, instruo e material de ensino "extra, a ser oferecido a alguns alunos, por indicao ou adeso prpria.O ponto central de um programa de enriquecimento envolve relacionar a aprendizagem de um assunto, em uma rea, com explorao de temas em outras reas, jogando com as idias de maneiras a fazer surgir novas idias. A tarefa do professor, no enriquecimento, prover a base, guiar, orientar, e encorajar o aluno a explorar e ir sempre mais alm. 7 [grifo nosso].

A mesma secretaria diz mais com relao ao atendimento educacional especializado:


Tem a funo de identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos alunos, considerando as suas necessidades especficas. Disponibiliza programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e cdigos especficos de comunicao e sinalizao, ajudas tcnicas e tecnologia assistiva, dentre outros. Ao longo de todo processo de escolarizao, esse atendimento deve estar articulado com a proposta pedaggica do ensino comum.

Por fim, no que diz respeito ao enriquecimento curricular, esperamos ter conseguido, por meio deste artigo, deixar claro nossa posio em defesa de um conceito de enriquecimento curricular entendido como condio primeira na prtica de todo o profissional do magistrio ao elaborar seu planejamento visando aos links ou interdisciplinaridade que sua disciplina pode contemplar.
6

Disponvel no site:<http://www.escolatual.com.br/ensino.htm>. Acesso em: 5 nov. 2012. Disponvel no site: <http://www.educacao.ma.gov.br/documentos/Documento%20-%20Orienta %C3%A7%C3%B5es%200das%20Modalidades%20e%20Diversidades%20Educa.pdf>. Acesso em: 19 nov. 2012.
7

Sabemos, contudo, que aspecto relevante talvez problema maior no sistema educacional , esteja relacionado formao desse profissional que, por dcadas, v seu ofcio seu status profissional submetido ao descrdito, como funo menor na sociedade. Embora no seja esse o tema desse artigo, importante ressaltar que um est totalmente imbricado no outro. Afinal, como pensar em uma aula enriquecida, no sentido de apresentar temas ou recursos para alm daquele estabelecido no programa, considerando as possibilidades de intervenes que podem ocorrer, se o professor no dispe de repertrio cultural para faz-lo; se a ele faltam conhecimentos para alm da sua disciplina?

2 EDUCAO INCLUSIVA Visando implementao de formas menos segregativas de atendimento aos alunos nas escolas, foi pensada a educao inclusiva que, alguns pases, dentre eles o Brasil, veem como poltica educacional prioritria com a finalidade de combater atitudes discriminatrias uma vez que para a prpria UNESCO (1994 apud GLAT; PLETSCH; FONTES, 2007) importa [...] que todos os alunos, independente de suas condies scio-econmicas, raciais, culturais ou de desenvolvimento, sejam acolhidos nas escolas regulares, as quais devem se adaptar para atender s suas necessidades [...]. A educao inclusiva para Glat, Pletsch e Fontes8 (2007) - autoras de artigo que trata do processo de implantao da educao inclusiva no Brasil - mais do que uma nova proposta educacional pode ser considerada uma nova cultura escolar. Isso porque, segundo elas, tal educao pressupe a [...] concepo de escola que visa o (sic) desenvolvimento de respostas educativas que atinjam a todos os alunos, independente de suas condies intrnsecas ou experincias prvias de escolarizao. Considerando-se esse enfoque, marcam a distino dessa concepo em relao escola tradicional, a qual [...] exige a adaptao do aluno s regras disciplinares e s suas formas de ensino, sob pena de punio e/ou reprovao [...] enquanto a escola inclusiva [...] preocupa-se em responder s necessidades apresentadas pelo conjunto de seus alunos e por cada um individualmente, assumindo o compromisso com o processo ensino-aprendizagem de todos.
8

GLAT, Rosana; PLETSCH, Mrcia D.; FONTES, Rejane de S. Educao inclusiva e educao especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta diversidade. Revista do Centro de Educao, 2007, n. 2. v. 32. Disponvel em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2007/02/a5.htm>. Acesso em: 28 nov. 2012.

A reflexo acerca do que aqui dito sobre educao inclusiva remete-nos, naturalmente, as ideias defendidas neste artigo sobre enriquecimento curricular, pois, ao se considerar cada aluno segundo suas necessidades, possvel atentar e atender as necessidades tambm daqueles com indicadores de superdotao por meio de estratgias de ensino que os favoream na relao com os demais colegas. Assim que diversas pesquisas, no Brasil e no mundo, relativas educao tm indicado que esse tipo de pedagogia cujo centro o aluno benfica para todos os alunos, com e sem algum tipo de deficincia. De acordo com essa proposta pedaggica, as vantagens observadas com tal prtica so: Reduo da taxa de evaso e repetncia escolar; autoestima elevada dos alunos; melhor aproveitamento dos recursos; respeito s diferenas na sociedade.

Redao de documentos importantes, na dcada de 1990, elaborados e discutidos por vrios pases preocupados com a educao, embasam e passam a influenciar nas polticas pblicas educacionais inclusivas. A Declarao Mundial de Educao para Todos (1990), fruto da Conferncia Mundial sobre Educao para Todos, em Jomtien, Tailndia, que definiu metas e objetivos para os governos e a Declarao de Salamanca, em junho de 1994, quando diversas organizaes internacionais e alguns pases, assumindo a Educao para Todos, fizeram surgir o conceito de Educao Inclusiva, o qual estabelece que:
A educao inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepo de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferena como valores indissociveis, e que avana em relao idia de eqidade formal ao contextualizar as circunstncias histricas da produo da excluso dentro e fora da escola.9

Na mesma fonte, pudemos constatar que mesmo antes da dcada de 1990, documentos nacionais importantes j vislumbravam a proposta por uma Educao Inclusiva. o caso da prpria Constituio Federal de 1988, em seu artigo 205: [...] a educao como um direito de todos [...]; a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional Lei n. 9394/96 , em seu artigo 59: [...] os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currculo, mtodos, recursos e organizao especficos para atender s suas necessidades [...] e anos antes, em 1973, o
9

Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2012.

MEC j criara o Centro Nacional de Educao Especial (CENESP) preocupado em impulsionar [...] aes educacionais voltadas s pessoas com deficincia e s pessoas com superdotao. Para terminar, vejamos o que diz Santos (2002) sobre a Declarao de Salamanda, documento considerado o mais importante deles no projeto por novas polticas pblicas de educao:
[...] a Declarao de Salamanca representa um marco importantssimo, porque redefine a educao especial em termos de seu alunado e de seu foco de ao, ambos agora muito mais abrangentes, o que, sem dvida, traz implicaes significativas organizao dos sistemas educacionais e das escolas propriamente ditas.10

3 ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO Segundo a Poltica Nacional de Educao Especial (PNEE), nos moldes da Educao Inclusiva, os alunos com altas habilidades/Superdotao dizem respeito queles que possuem potencial qualidades naturais de uma pessoa elevado. Essa condio pode ser verificada nos mbitos intelectual, acadmico, psicomotor, artstico e no que concerne liderana, podendo estes apresentarem-se de modo combinado ou isolado. Esses alunos demonstram, comumente, muita criatividade, envolvimento com o objeto de estudo/aprendizagem e habilidade acima da mdia na realizao de tarefas em sua rea de interesse (FLEITH, 2007). Para o senso comum, o superdotado um gnio, que apresenta desempenho singular em alguma rea do conhecimento; a pessoa capaz de inventar algo surpreendente para a sociedade; a criana que, em tenra idade, aprende a ler sem o auxlio dos pais; ou, ainda, o aluno que se destaca na classe, o chamado nerd pelos colegas ou, como no passado, o cdf. Traado, de modo geral o perfil de um superdotado/talentoso, as perguntas que se seguem so: a) Como identific-lo? b) Como trabalhar com essa categoria de aluno? As respostas a essas questes sero apresentadas a seguir e tm por base Fleith (2007). Iniciamos com aspecto preponderante, a nosso ver, no que se refere identificao dos superdotados, na verdade, a no identificao deles. Ocorre que a demora na identificao do sujeito com superdotao pode acarretar srios prejuzos que se expressam na forma de rebeldia, isolamento, desinteresse em sala de
10

SANTOS, Mnica Pereira dos. Educao inclusiva: redefinindo a Educao Especial. 2002. Disponvel em: <http://www.perspectiva.ufsc.br/pontodevista_0304/08_artigo_santos.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2012.

aula e baixo rendimento escolar (McCOACH; SIEGLE, 2003 apud GUIMARES; OROFINO, 2007, 55). H o caso ainda daqueles talentosos que, preocupados com a discriminao e com os ttulos a eles atribudos, como acima mencionamos, esforam-se em mascarar ou dissimular sua real condio com a finalidade de no serem excludos da turma. Isso muito srio, afinal, como consequncia, sofrem psicologicamente por se sentirem diferentes dos demais colegas. Por essa razo, crucial que os professores sejam informados acerca dessa categoria de alunos no por aquilo que a conceitua exatamente, mas, principalmente, que sejam preparados para reconhecer o mascaramento ou ao menos consider-lo, a depender das caractersticas ou das reaes do aluno; ou seja, o profissional da educao precisa inteirar-se sobre essa classe de alunos e suas especificidades porque, como sabido, trata-se de assunto no contemplado no currculo dos cursos de Pedagogia ou nos cursos de licenciaturas, o que lamentvel. A identificao das crianas com superdotao desafio para os educadores e psiclogos porque [...] o processo de identificao deste aluno deve ter como base referenciais tericos consistentes [...] (GUIMARES; OROFINO, 2007, p. 55), o que depende de estudos e de pesquisas na rea. Alm disso, as mesmas autoras defendem que o [...] processo de identificao deve estar diludo em diversas fases e a identificao precoce necessria para assegurar o desenvolvimento saudvel de crianas superdotadas. Os instrumentos empregados para a identificao, quando do atendimento criana com indicadores de altas habilidades, consistem em: testes psicomtricos; escalas de caractersticas; questionrios; observao de comportamento; e com entrevistas com seus pais e professores, conforme Guimares; Orofino (2007). Existe uma classificao, entretanto, sugerida pelo pesquisador americano Joseph Renzulli, que divide os talentosos como aqueles com traos predominantemente acadmicos, aos quais possvel a aplicao dos testes acima referidos; e os do tipo produtivo-criativo, que se voltam, naturalmente, para a [...] criao de produtos originais, inditos, demandando assim uma alta criatividade" e, para estes, acredita-se ser praticamente impossvel tal constatao por meio dos testes de inteligncia uma vez que eles [os testes] no abrangem vises criativas. Ou seja, a grande dificuldade acerca de como medir e/ou avaliar a criatividade de uma pessoa (WECHSLER; NAKANO, 2002). A maioria dos centros de atendimento a esses alunos adota o Modelo [ou Crculo] dos Trs Anis teoria desenvolvida por Renzulli na dcada de 1970. Para esse modelo, a atuao

mais relevante do que a potencialidade, j que no se atm ao quociente intelectual, porm, na juno de trs fatores: envolvimento com a tarefa; habilidade acima da mdia; e nvel de criatividade elevado. Por envolvimento entendamos a motivao, persistncia, dedicao, esforo e autoconfiana do sujeito; a criatividade diz respeito originalidade do pensamento e sua flexibilidade; e, conforme Renzulli, a habilidade acima da mdia no necessita ser excepcional, mas que permanea estvel. A concluso a que chegou o estudioso a de que
[...] a superdotao relativa ao tempo, (sic) pessoas e s circunstncias, isto , os comportamentos superdotados tm lugar em determinadas pessoas (no em todo o mundo), em determinados momentos e em determinadas circunstncias (no em todo o tempo).11

Por tudo isso, o Ministrio da Educao (MEC) em parceria com a Secretaria de Educao Especial cria, no Brasil, os Ncleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotao (NAAH/S) com base, certamente, no que preconiza o artigo 59, da LDB 9.394/96:
[...] que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currculo, mtodos, recursos e organizao especficos para atender s suas necessidades; assegura a terminalidade especfica queles que no atingiram o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias; e assegura a acelerao de estudos aos superdotados para concluso do programa escolar.

O NAAH/S tem por finalidade disponibilizar [...] recursos didticos e pedaggicos [...] profissionais com competncia tcnica para atender os desafios acadmicos, scioemocionais dos alunos com altas habilidades/superdotao (BRASIL, 2006b, p. 10). Constam ainda das atribuies desses ncleos o atendimento ou apoio aos professores e s famlias que, na maioria das vezes, no sabe como lidar com as peculiaridades de uma criana com indcios de superdotao. O documento orientador da formao dos NAAH/S deixa claro que o foco de sua criao e inteno primria est voltado para [...] aes de implementao das polticas de incluso [...], com o propsito de [...] produzir conhecimentos sobre o tema e; e disseminar informaes e colaborar para a construo de uma educao inclusiva e de qualidade (BRASIL, 2006b, p. 10).

11

SIMONETTI, Dora Cortat. Revendo Concepes e Conceitos - Associao Brasileira para Altas Habilidades/Superdotados. Disponvel em: <http://www.altashabilidades.com.br>. Acesso em: 22 nov. 2012.

10

Diante do exposto, surgem as seguintes questes: sem a iniciativa da implantao desses ncleos o que seria dessa categoria de alunos? Do incentivo aos estudos e s pesquisas voltadas a altas habilidades/superdotao para melhor formao de professores? Da difuso desse tema, ainda pouco conhecido e explorado nas academias? O NAAH/S, quanto mais divulgado for, favorece a identificao e posterior acompanhamento desses alunos que, por meio desses ncleos, recebem o auxlio e/ou mediao de profissionais capazes de faz-los avanar no desenvolvimento de seus talentos em potencial. fato que nos pases desenvolvidos essa categoria de alunos no passa despercebida, ao contrrio. Nos Estados Unidos, por exemplo, o investimento em jovens talentosos trata-se de poltica de governo, desde quando os russos lanaram o Sputinik primeiro satlite criado pelo homem , e colocaram em dvida a superioridade cientfica americana. Segundo Grispino (2005)12, a concluso de um estudo realizado pela Universidade de Chicago (EUA) em 80 pases revelou que a a chave para a prosperidade econmica tem a ver, significativamente, com [...] as polticas de formao de talentos empreendidas pelas naes mais ricas do planeta [...]. Dessa forma, continua a autora: Investir em alunos de altas habilidades significa enriquecer a sociedade, dando-lhe meios para entrar na concorrncia altamente proveitosa. Traz vantagens imediatas aos estudantes superdotados e a longo prazo beneficia o pas. O apoio de que os alunos com altas habilidades/superdotao necessitam precisa vir, antes, das escalas superiores de governo para, dessa maneira, animados e estimulados, esses jovens talentosos sentirem-se valorizados em sua condio de sujeitos com grau de inteligncia e de criatividade em potencial.

12

GRISPINO, Izabel Sadalla. Habilidades do Aluno Superdotado . Disponvel em: <http://www.izabelsadallagrispino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1231>. Acesso em: 25 nov. 2012.

11

4 CONSIDERAES FINAIS Indicar a existncia de conflitos conceituais entre uma proposta de atividades extraclasse e aquela proposta denominada enriquecimento curricular foi nosso objetivo neste artigo. Apontamos ainda, com relevncia, o fato de o enriquecimento curricular atender a todos os alunos, conforme preconiza a Educao Inclusiva, e no apenas aqueles com indcios de altas habilidades/superdotao. Para tanto, cabe ao professor/mediador pensar novas estratgias de ensino, que oportunize a participao de todos e, desse modo, permitam ao educador reconhecer o(s) potencial(is) em cada um de seus alunos. Um bom modo de iniciar tal processo promover debates em sala de aula que favoream o desenvolvimento da capacidade argumentativa por meio da emisso de opinies e de rplicas, uma vez que [...] na diversidade de idias, opinies e nveis de conhecimento que se enriquece uma discusso e a aprendizagem13. Outra forma atentar para a indisciplinaridade trabalhando-se com projetos que, como sabemos, ainda no se efetivou na maioria das instituies educacionais, infelizmente. A parceria dos professores na estruturao dos planos de ensino por meio de projetos favoreceria o entrelaamento das diversas disciplinas e, dessa maneira, o aprendizado no se daria de modo fragmentado, mas com o encadeamento dos contedos, com o qual todos sairiam ganhando. O Brasil, com suas leis, avanou sobremaneira no atendimento aos alunos, respeitando suas especificidades, com a adoo de polticas educacionais no segregacionistas. Ainda estamos anos-luz do ideal, mas no podemos desconsiderar as tentativas no sentido de acertar o rumo na Educao que, no ltimo dia 27 de novembro, ficou em 39 lugar penltima posio no Ranking Global de Habilidades Cognitivas e Realizaes Educacionais divulgado pela Pearson Internacional, do qual participaram 40 pases. Trata-se do projeto The Learning Curve (Curva de Aprendizado) que tem por base os resultados obtidos nos trs ltimos testes internacionais: PISA, TISS, PIRLS 14 aplicados em alunos do ensino fundamental (do 5 e do 9 ano). Finlndia e Coreia do Sul classificaram-se, respectivamente, em 1 e 2 lugares.

13

Grupo de Trabalho sobre Altas Habilidades/Superdotao. Disponvel em: <http://altashabilidades.blogspot.com.br/2006/11/nossa-opinio.html>. Acesso em: 27 nov. 2012. 14 Programa Internacional de Avaliao de Estudantes; Tendncias em Estudo Internacional de Matemtica e Cincia; compreendem o aprendizado de matemtica, leitura e cincia; respectivamente.

12

Se esta a nossa realidade, nossa situao, no escapamos das seguintes perguntas: Quem o professor brasileiro? Qual seu nvel? Quem superdotado no Brasil? Que estmulos ele recebe? Afinal, quais so nossas referncias? A Finlndia? A Coreia do Sul? Para o Brasil alterar esse quadro no adianta promover mudanas apenas no mbito das instituies educacionais, no. Precisa muito mais. Precisa promover mudanas na cultura, no modo de ser de cada um de ns e, efetivar isso significa policiar, de certa forma, todos os contedos a que estamos expostos diariamente para que, feito isso, nos importemos com a educao, com nosso nvel de conhecimento, de saberes. Enquanto o foco de crianas e de jovens estiver no corpo, na realizao de seus desejos e caprichos, no ax, no funk, no rapper, nas novelas, nos programas de auditrio com apelo popular, nos do tipo pnicos na TV e afins que incentivam o bullyng que atingem os alunos muito mais do que os professores, no poderemos avanar mesmo. Desejar o melhor para nossa juventude, para as prximas geraes, significaria oferecer a ela o que temos de melhor, e no o que a degrada, o que a avilta; e a maioria de ns sabe muito bem o que o melhor, no relativizemos, nesse caso. A questo toda de vontade poltica. H que se desarticular uma engrenagem viciosa que precisa, urgentemente, ser alterada; do contrrio, o preo a ser pago ser irreversvel, com todas as tentativas de soluo fracassadas, sem dvida.

13

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio Federal do Brasil. Braslia (DF): Senado Federal, 1988. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. ______. Diretrizes nacionais para a educao especial na Educao Bsica . Braslia (DF): Ministrio da Educao/Secretaria de Educao especial. 2001. ______. Educao Inclusiva. Documento subsidirio poltica de incluso. Braslia (DF): Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial. 2005. ______. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Braslia: MEC/SEESP, 2008.
______. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Saberes e prticas da

incluso. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotao. Braslia: MEC/SEESP, 2006a. ______. Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial. Documento orientador Ncleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotao (NAAH/S) - Execuo e ao. Braslia (DF): MEC/SEESP, 2006b. Disponvel em: <http://migre.me/c5m5J>. Acesso em: 27 nov. 2012. GUENTHER, Zenita Cunha. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de incluso. Petrpolis, RJ: Vozes, 2006. GUIMARES, Tnia Gonzaga; OUROFINO, Vanessa T. A. T. de. Estratgias de identificao do aluno com altas habilidades/Superdotao. In: FLEITH, Denise de Souza (Org.). A construo de prticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotao. Orientao a professores. Braslia (DF): Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial, 2007. p. 53-65. v. 1. NICOLOSO, Claudia Maria F. Programas de enriquecimento escolar: duas experincias. In: FREITAS, Soraia Napoleo. Altas habilidades/superdotao: a ousadia de rever conceitos e prticas. Santa Maria: UFSM/RS, 2006. p. 231-244. SABATELLA, Maria Lcia; CUPERTINO, Christina M. B. Prticas educacionais de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotao. In: FLEITH, Denise de Souza (Org.). A construo de prticas educacionais para alunos com altas habilidades/superdotao. Orientao a professores. Braslia (DF): Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial, 2007. p. 67-80. v. 1. WECHSLER, Solange Muglia; NAKANO, Tatiana de Cssia. Caminhos para a avaliao da criatividade: perspectiva brasileira. E. Prim (Org.). Campinas: IDB, 2002.

14

Anda mungkin juga menyukai