Anda di halaman 1dari 12

(*) Alexandre Barbalho Professor do PPG em Polticas Pblicas da UECE . E-mail: alexandrebarbalho@hotmail.

.com Ana Paula Freitas e Fabrcio de Mattos so mestrandos do Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas e Sociedade da UECE. E-mail: anapaula.freitas@gmail.com, fsdemattos@yahoo.com.br

125

Polticas de Comunicao na Amaznia:


entre o Estado e o mercado Policies of Communication in the Amazon region: between the State and the market

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos*


Resumo: O presente artigo discute a relao entre polticas de comunicao, Palavras-chave: polticas de comunicao; cultura; democracia; espaos pblicos; amaznia.

democracia e espao pblico na Amaznia, a partir do estudo de caso do "convnio" entre uma grande empresa de telecomunicaes do Estado do Par, a TV Liberal, e a Fundao de Telecomunicaes do Par, FUNTELPA. Ao analisar este caso, colocamse sob nossos olhos as relaes de poder que permeiam a comunicao e a cultura, assim como os desafios para a construo da democracia na Amaznia contempornea.

ntroduo

O presente artigo sugere uma anlise de um convnio1 firmado entre o Estado e uma grande empresa privada de telecomunicaes, tendo como ponto focal as relaes de desenvolvimento e integrao regional, visando problematizar as relaes de poder inerentes aos campos da comunicao e da cultura, e aprofundando a interseco entre eles. Percebemos, assim, os campos da comunicao e da cultura como os campos protagonistas das relaes de poder na contemporaneidade, por serem os campos formadores dos imaginrios sociais em nossa sociedade.
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

No desconhecemos a relao polmica que a palavra convnio traz a este caso, pois muitos dos atores envolvidos neste debate afirmam que no se trata de um convnio, e sim de um contrato. O relatrio de maio de 2007 da Comisso de Inqurito Administrativo que analisou o caso, afirma que No instrumento propriamente dito, o que se observa que, foi

126

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

Pensando sob a perspectiva de uma construo permanente da democracia2, necessrio desenvolver uma crtica a esse tipo de poltica de comunicao, que restringe a participao democrtica no campo miditico, e as possveis disputas de interpretao. Este posicionamento resulta na anlise de polticas de carter exclusivista, pautando a circularidade dos significados nas lgicas dos mercados econmico e poltico, e objetivando a manuteno do poder de uma elite local. Uma vez que a sociedade contempornea ambientada e estruturada pelo campo comunicacional, sustentamos que as polticas de comunicao devem atuar a favor da construo de espaos pblicos3 os mais ampliados possveis, j que as disputas polticas atualmente acontecem muito mais no plano simblico e, portanto, cultural. Ao ler os termos do convnio, demonstrados sucintamente na apresentao que segue, fcil perceber a lgica que norteou a poltica de comunicao do Estado do Par entre os anos 1997 a 2006. Essa lgica est baseada numa relao de clientelismo e favorecimento de uma parte da elite amaznica, composta de empresrios de comunicao e governantes, num processo hegemnico imbricado e mais complexo do que prev o senso comum. No se trata apenas de debater ou quantificar os prejuzos causados aos cofres pblicos, mas de observar questes mais complexas, como o prprio desenvolvimento do processo democrtico e como este tipo de poltica interfere na criao de espaos pblicos, na circulao de significados simblicos e, consequentemente, na estruturao das dinmicas culturais do Estado do Par.

firmado um contrato, com a denominao de convnio, o que no encontra respaldo legal (CARNEIRO, et al, 2007, p. 7). Por este motivo, a palavra ser sempre usada entre aspas.
2

Apresentando o caso
O caso apresentado aqui se inicia h mais de trinta anos, em 1977, quando o Governo do Estado do Par firma pela primeira vez um contrato com a empresa TV Liberal Ltda., afiliada da Rede Globo de Televiso no Par. Este primeiro contrato consistia num pagamento mensal que a Fundao de Telecomunicaes do Par (FUNTELPA), recebia da TV Liberal, pela utilizao de seus retransmissores em algumas localidades do interior do estado, em que a empresa privada veiculava parcialmente sua programao, pois

Sobre o conceito de democracia ver BOBBIO (2000).


3

Sobre a ampliao dos espaos pblicos, assim como a concepo de democracia como uma construo permanente, descontnua e desigual, ver a discusso de A L V A R E Z ; DAGNINO; ESCOBAR (2000).

comprometia-se a veicular a programao educativa da Funtelpa, pela manh, e a disponibilizar horrio para a divulgao de assuntos de interesse do Governo do Estado. (PINHEIRO, 2007)

Polticas de Comunicao na Amaznia: entre o Estado e o mercado

127

Alm disso, a TV Liberal pagava tambm uma porcentagem de 1% de sua arrecadao publicitria veiculada nas cidades da regio em que utilizasse os retransmissores da Funtelpa. Pode-se questionar, desde este primeiro contrato, os vnculos entre as polticas de comunicao dos governos e a empresa, mas queremos nos ater a uma mudana mais relevante, que aconteceu em 1997. Ao final de 19974, o contrato anterior foi reformulado, recebendo o nome de convnio. A clusula primeira do documento publicado em 27 de outubro de 1997 no Dirio Oficial do Estado do Par, refere-se ao objeto e ao objetivo do convnio:

O presente convnio tem por objeto a recepo pela FUNTELPA da programao local/regional, produzida, pela GERADORA5 e transmitida para todo Estado (...) atravs do servio LIBSAT, visando a maior integrao da comunidade paraense quanto a seus problemas e suas aspiraes, inclusive com o acompanhamento, via inseres propostas, de assuntos concernentes aos objetivos e ao desempenho da Administrao Estadual, de problemas gerais do Par e de suas solues possveis, de reivindicaes dos variados segmentos sociais e, finalmente, de numerosos temas de utilidade pblica e convenincia para esta Unidade Federativa e seus jurisdicionados. (DIRIO OFICIAL DO ESTADO DO PAR, 27 de outubro de 1997, Caderno 1, p. 4, grifos nossos)
Na segunda Clusula do documento, referente s obrigaes das partes, o texto prev que a TV Liberal deveria, em contrapartida, ceder inseres de propaganda institucional em sua programao diria ao Governo do Estado do Par. Alm disso, neste trecho do texto, percebe-se as premissas que do sustentao implementao do convnio: a lgica de integrao do estado permeada por uma idia de desenvolvimento econmico e cultural.

IV - Em contrapartida pela utilizao de suas retransmissoras de TVs (...) do interior do estado, a TV LIBERAL assegura FUNTELPA a veiculao em todas as localidades aonde chegue sua programao (...), de duas inseres dirias de 90 (noventa) segundos cada, sendo uma no primeiro intervalo comercial regional do Jornal Nacional, de segunda sbado, uma aos domingos, no primeiro intervalo comercial regional do Fantstico,
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

O convnio foi firmado durante o primeiro mandato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no governo de Almir Gabriel. No perodo entre 1998 e 2006, que abrange o segundo mandato de Almir Gabriel e o mandato de Simo Jatene, tambm do PSDB, foram publicados 14 aditivos ao convnio. O ltimo aditivo, ao final do governo Jatene, prorrogou o convnio por mais 12 meses, abrangendo o primeiro ano do mandato do novo governo do Estado do Par, assumido por Ana Jlia Carepa, membro do Partido dos Trabalhadores (PT) no incio de 2007.
5

O termo GERADORA se refere Tv Liberal, enquanto que os termos RECEPTORA e RETRANSMISSORA referem-se Funtelpa.

128

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

alm de uma insero de segunda a sexta feira, no primeiro intervalo comercial regional do Globo Cincia e aos domingos, uma insero no primeiro intervalo comercial regional do Globo Rural; (...) 3 - A TV LIBERAL LTDA. assegura FUNTELPA, a veiculao de mais 03 (trs) inseres dirias de 15(quinze) segundos cada, contendo chamadas relativas s veiculaes da Funtelpa previstas no Convnio; V A TV LIBERAL, por este instrumento, tambm assegura FUNTELPA (...) a divulgao em sua programao local/ regional de, no mnimo, 15 (quinze) minutos semanais de temas que promovam a valorizao das atividades econmicas, artsticas, culturais e cientficas do Estado do Par, com o objetivo de integr-lo, preservando e estimulando o desenvolvimento da economia e da cultura paraense. VI A TV LIBERAL, igualmente, assegura FUNTELPA, mensalmente, 25 (vinte e cinco) minutos adicionais de espao publicitrio, distribudos em inseres nos intervalos comerciais da programao, no horrio de 19:00 s 22:30 horas, (...) Estas inseres tambm so pertinentes a Mensagens Institucionais do Governo do Estado, sobre as atividades da administrao e a divulgao de matrias de interesse do Par e sero inseridas igualmente na rea de cobertura da TV Liberal Canal 7 de Belm; VII A Geradora se compromete a divulgar, nos intervalos comerciais de sua programao, no mnimo, 06 (seis) mensagens institucionais do Governo do Estado, com a durao de 30 (trinta) segundos cada, sendo 02 (duas) no horrio matutino, 02 (duas) no vespertino e 02 (duas) no noturno, alusivas utilizao do servio LIBSAT, em Convnio com a FUNTELPA, como veculo para informar a comunidade sobre atividades e matrias de interesse do Par, colimando, via moderno dispositivo de comunicao, a integrao de todos os segmentos da sociedade, no vasto territrio paraense, aos esforos dirigidos ao desenvolvimento do Estado. VIII A produo de todo o material a ser veiculado, com exceo do previsto no item V, que compete Geradora,

Polticas de Comunicao na Amaznia: entre o Estado e o mercado

129

de responsabilidade exclusiva da FUNTELPA, sem qualquer nus para a TV LIBERAL, devendo, ser entregue a esta, em Belm, com qualidade tcnica satisfatria e compatvel com o sistema e formato utilizado pela Geradora, dentro dos prazos e das normas praticadas pela TV LIBERAL. (idem, ibidem, grifos nossos)
Segundo o Relatrio da Comisso de Inqurito Administrativo (2007), analisando os termos do convnio, tambm fazem parte das obrigaes da TV LIBERAL:

Fornecimento ao sistema integrado estadual de retransmisso de televiso no Par, atravs de suas estaes no interior, de sinais de radiodifuso de sons e imagens em udio e vdeo, para divulgao pela Funtelpa de toda a Programao Local/Regional da Geradora, incluindo cobertura de eventos, jornalismo, notcias do Estado, da Regio e dos Municpios, utilizando seus equipamentos e processos exclusivos (LIBSAT). Instalao e prestao de assistncia tcnica as suas expensas, aos equipamentos de recepo do servio LIBSAT, de sua propriedade, nas retransmissoras da Funtelpa. (CARNEIRO; LUNA; NETO, 4 de maio de 2007, p. 3)
O convnio descreve ainda as obrigaes da FUNTELPA, que seriam:

Em contrapartida pelos servios tcnicos de disponibilizao de sua estao terrena, (Up Link) do segmento espacial do satlite Brasil Sat B1, fornecimento, instalao e manuteno dos equipamentos de recepo e especialmente, pelas inseres de que tratam as clusulas IV VI e VII deste convnio, a FUNTELPA pagar a TV Liberal, a partir de 1 de outubro de 1997, o valor mensal de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) atualizado anualmente pelo IGP (ndice Geral de Preos)6.(...) Produo de todo o material a ser veiculado, com exceo do previsto no item V, que compete TV LIBERAL. (DIRIO OFICIAL DO ESTADO DO PAR, 27 de outubro de 1997, Caderno 1, p. 4)
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

Segundo o relatrio da Comisso de Inqurito Administrativo (2007), a fatura de pagamento que data de janeiro de 2007, correspondia R$ 461.097,47 (quatrocentos e sessenta e um mil, noventa e sete reais e quarenta e sete centavos).

130

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

At janeiro de 2007, somando-se o pagamento mensal efetuado pela FUNTELPA a TV LIBERAL aos gastos relativos manuteno das estaes retransmissoras de TV que so de responsabilidade da Funtelpa chega-se a mais de quarenta milhes de reais em gastos do Estado com este convnio:

(...) o valor total pago a TV Liberal durante o prazo de vigncia do convnio, (...) sem correo, foi o montante de R$35.050,806,12 (trinta e cinco milhes, cinqenta mil, oitocentos e seis reais e doze centavos). Alm do valor pago diretamente a TV Liberal, a Funtelpa arcava, e ainda arca, com todas as despesas relativas s Retransmissoras de TV do interior que esto nas mos da TV Liberal, isso significa gastos com gua, luz, pessoal, dirias para as equipes de manuteno da capital visando conserto dessas retransmissoras, Anatel etc. Nos foi informado, pela diretoria, que o valor estimado dos gastos indiretos com o convnio giram em torno de R$5.000.000,00 (cinco milhes de reais). (CARNEIRO et al, 2007, p. 4-5)
Dessa forma, a programao da FUNTELPA alcanava apenas a regio metropolitana da capital paraense, Belm, enquanto que a programao veiculada em 78 municpios (dos 143 que compe o estado) foi e ser gerada pela TV Liberal at pelo menos junho de 2008, segundo as informaes disponibilizadas pelo Governo do Estado do Par7.

As Polticas de comunicao sob a tica da integrao


Para compreender a lgica de uma poltica de comunicao como esta, necessrio pensar sobre os vrios processos complementares que conformam a realidade da regio amaznica. Propomos iniciar este debate analisando como a ideologia da integrao atua para respaldar os processos de colonialismo interno, implementados recentemente no territrio amaznico. A idia de integrao pautou e ainda pauta a construo do imaginrio coletivo sobre a regio, percebida como uma fronteira em movimento8. A partir da inaugurao, em 1959, da rodovia Belm-Braslia e, posteriormente, no perodo dos governos militares (1964-1985), a regio Amaznica foi alvo de polticas pblicas que a consideravam como rea estratgica para o desenvolvimento econmico e a manuteno da soberania nacional. Segundo

Em matrias jornalsticas recentes, veiculadas pela agencia de noticias do estado, a Agncia Par, o governo afirma que at junho de 2008 sero retomadas as retransmissoras do interior do Par.
8

Sobre o conceito de fronteira em movimento ver VELHO (1979).

Polticas de Comunicao na Amaznia: entre o Estado e o mercado

131

Fbio Horcio-Castro (2006), entre as vrias estratgias de integrao da Amaznia, estava a implantao de redes de integrao espacial:

Sobretudo atravs da construo de estradas, mas tambm por meio da implementao de um sistema de transmisso televisivas e telefnicas. Em cinco anos, foram construdas cerca de 12 mil km de estradas e, em trs anos, foram implantados 5.110 km de um sistema de comunicao por microondas, franqueados rede Globo de Televiso, privilegiada pelo regime militar e que assim, empreendeu um projeto de padronizao da linguagem e dos valores culturais atravs de sua programao. (CASTRO, 2006, p.5)
neste perodo que situado o primeiro convnio feito entre o Governo do Estado do Par e a TV LIBERAL, em que a empresa pagava ao Estado pelo aluguel de seus retransmissores. Em 1997, porm, ainda utilizando dos termos de uma integrao do estado o Governo do Par inverte os papis do convnio, tornando-se ele prprio o locatrio dos servios dessa empresa privada, que continuava usando os retransmissores estatais. Nossa hiptese consiste em pensar que o Governo do Estado do Par no apenas inverte a lgica da integrao, mas reconfigura o processo de colonialismo interno no estado. Faz isso partindo de uma lgica neoliberal, portanto diferente dos desenvolvimentistas e militares, permitindo que o protagonista que dinamiza essa nova integrao, nos mbitos da cultura e da comunicao, seja uma empresa privada, ou seja, delegando ao mercado esta funo, e, no entanto, mantendo uma relao de tutela e clientelismo com a empresa. Com isso queremos inferir que sempre existe uma relao outra, para alm da simples gesto administrativa que o termo poltica de comunicao implica. Queremos por em relevncia a poltica, num sentido distinto: o de relaes de poder inerentes e imbricadas s polticas governamentais9. sabido que as retransmissoras da Rede Globo de Televiso produzem e transmitem pouca produo local, destinando a maior parte de sua programao aos programas da emissora nacional. Alm disso, a TV Liberal tem a maior parte de sua produo voltada regio metropolitana de Belm, onde est seu centro de produo jornalstica e publicitria. Completando este quadro, pode-se afirmar tambm que muitos programas veiculados pela TV Liberal fazem circular significados que reiteram certa identidade amaznica, conhecida como paraensismo, mote da campanha
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

Trata-se da distino que no existe nas lnguas latinas, como existe no ingls, entre politics e policy. Ver a esse respeito ORTIZ (2008); BARBALHO (2008).

132

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

cultural dos governos do PSDB no perodo em que vigorou o convnio. Essa campanha cultural era veiculada pela propaganda institucional, que tinham vrias inseres dirias (garantidas nos termos do convnio) na programao da Tv Liberal, alm de outros veculos utilizados. A relao de proximidade entre a principal rede de televiso do estado do Par e o grupo poltico que compunha o governo do estado ainda proporcionava mais um privilgio: a larga vantagem que este possua em relao aos outros grupos polticos, porque, alm de possuir a mquina administrativa do Estado, tinha tambm uma contnua campanha publicitria durante quase 10 anos. Enfim, todos estes fatores acabam tornando mais contraditria e problemtica esta suposta integrao.10 A partir do debate acima, j podemos elaborar uma questo: numa sociedade em que os significados simblicos circulam, principalmente, atravs dos meios de comunicao de massa e das indstrias culturais11, at que ponto a construo da democracia e do espao pblico afetada por uma poltica que delega o campo comunicacional, principal campo estratgico de construo de imaginrios sociais, ao mercado, sob a ideologia de integrao e desenvolvimento? este debate que pretendemos seguir.

Democracia, espao pblico e comunicao: interseces


Partindo das informaes presentes no texto do convnio, que afirmam que apenas a TV Liberal dispunha da tecnologia necessria para a transmisso via satlite de sua programao, bastante razovel concluir que, durante esse perodo, em muitos municpios e localidades do estado do Par, as pessoas que no tinham disponibilidade de comprar uma antena parablica recebiam apenas o sinal da empresa, como informao e entretenimento audiovisual. Sendo assim, tambm razovel pensar num certo monoplio de significados, difundidos pela retransmissora. Num trabalho recente sobre a importncia de legislar sobre as indstrias culturais e as empresas de comunicao, Nstor Garca Canclini (2001) afirma que os meios de comunicao so os principais formadores dos imaginrios sociais na contemporaneidade, assim como so predominantes na formao das esferas pblicas e da cidadania. Ou seja, para alm de uma viso estadista ou protecionista de cultura, necessrio articular as demandas sociais com os aparatos comunicacionais presentes no entorno social:

10

Sobre a relao entre integrao nacional, mdia e identidade cultural nacional ver o conceito de Moderna Tradio Brasileira ORTIZ (1989). Para um aprofundamento na dialtica da integrao da Amaznia ao territrio nacional e as irrupes identitrias desta regio ver o conceito de Moderna Tradio Amaznica CASTRO (2006).
11

Sobre o conceito de indstrias culturais ver BARBALHO (2008).

Polticas de Comunicao na Amaznia: entre o Estado e o mercado

133

Si el sentido de la cultura se forma tambin en la circulacion y recepcin de los productos simblicos (...). No se trata de que exclusivamente el Estado se ocupe de todo esto, ni de volver a oponerlo a las empresas privadas, sino de averiguar cmo coordinarlos para que todos participemos de modo ms democrtico en la seleccin de lo que va a circular o no, de quines y con qu recursos se relacionarn com la cultura, quines decidirn lo que entra o no en la agenda pblica. La privatizacin creciente de la produccin y difusin de bienes simblicos est ensanchando la grieta entre los consumos de elites y de masas. En tanto la tecnologia facilita la circulacin transnacional, se agrava la brecha entre los informados y los entretidos al disminuir la responsabilidad del Estado por el destino pblico y la accesibilidad de los productos culturales, sobre todo de las innovaciones tecnolgicas y artsticas (CANCLINI, 2001, p 8)
Assim, apesar da construo permanente da democracia ser um processo descontnuo e desigual, uma poltica de comunicao eficiente, que realmente visasse a maior integrao da comunidade paraense quanto a seus problemas e suas aspiraes, deveria ser pautada na possibilidade de ampliao e no aprofundamento de espaos pblicos alternativos, e no na sua restrio e monopolizao a partir da circularidade de um nico discurso miditico. Um posicionamento de vis mais democrtico tenderia a pensar a mdia como um espao que deve ser disputado, partindo de pressupostos de politizao da cultura, que reverberariam do e no tecido social. Como situa Martn Hopenhayn:

El campo decisivo de lucha en la articulacion entre cultura y poltica se da cada vez ms en la industria cultural, y que dicha articulacin no se decide tanto en el modo de produccin como en las condiciones de circulacin. En otras palabras, no es tanto la produccin de sentido sino en su circulacin donde se juegan proyetos de vida, autoafirmacin, de identidades, estticas y valores. En el campo de la circulacin hoy dia se desarolla uma lucha tenaz, molecular y reticular por apropriarse de espacios comunicativos a fin de plantear demandas, derechos, visiones de mundo y sensibilidades. En la circulacin, mucho ms que en la produccin, la cultura deviene poltica (HOPENHAYN, 2001, p. 72 apud BARBALHO, 2008, p. 109)
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

134

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

Portanto, o espao pblico/miditico (que um dos espaos pblicos possveis) que se desenvolve com esse tipo de poltica, um espao restrito e de certa maneira direcionado, onde as leis dos mercados econmico e poltico passam a ser os reguladores sociais. Essa relao corresponde, em larga medida, a um exemplo paraense do que Evelina Dagnino (1994) conceitua como autoritarismo social:

O autoritarismo social engendra formas de sociabilidade numa cultura autoritria de excluso que subjaz ao conjunto das prticas sociais e reproduz a desigualdade nas relaes sociais em todos os seus nveis. Nesse sentido, sua eliminao constitui um desafio fundamental para a efetiva democratizao da sociedade. A considerao dessa dimenso implica desde logo uma redefinio daquilo que normalmente visto como o terreno da poltica e das relaes de poder a serem transformadas. E, fundamentalmente, significa uma ampliao e aprofundamento da concepo de democracia, de modo a incluir o conjunto das prticas sociais e culturais, uma concepo de democracia que transcede o nvel institucional formal e se debrua sobre o conjunto das relaes sociais permeadas pelo autoritarismo social e no apenas pela excluso poltica no sentido estrito. (AGNINO, 1994, p.104-105)
Partindo dessas consideraes, podemos pensar neste convnio como uma mostra de como reverbera no tecido social latinoamericano esse autoritarismo social, constitudo desde a colonizao e baseado na experincia da dominao e da violncia. Acrescentando a essas relaes sociais, no caso da Amaznia, uma vivncia de isolamento e excluso, tambm consituinte das bases das relaes de poder em sua sociedade. Observa-se que, recorrentemente, tanto nas politicas pblicas quanto na lgica do mercado, a regio tratada simplesmente como objeto de lucro e interesses privados, mesmo que seja por uma reutilizao das velhas argumentaes inseridas do binmio desenvolvimento e integrao: uma regio sem cidades, sem homens e sem mulheres.
ABSTRA CT : This article discusses the connections between communication policies, ABSTRACT CT:

Artigo Recebido: 06/03/2009 Aprovado: 10/05/2009


K ey W ords: Words: communication policies; culture; democracy; public sphere; amazon.

democracy and public sphere in the Amazon, taking the case of the "agreement" between a telecommunication corporation of the State of Par, the TV LIBERAL, and the Fundao de Telecomunicaes do Par, FUNTELPA. Along the analysis of the case, it stands out the relations of power that permeate both communication and culture, and also the challenges for the construction of democracy in the contemporary Amazon.

Polticas de Comunicao na Amaznia: entre o Estado e o mercado

135

Referncias
ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (orgs.). Cultura e poltica nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000. BARBALHO, A. Textos nmades: Poltica, cultura e mdia. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008. Regras BOBBIO, N. Futuro da Democracia: uma defesa das R egras do Jogo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. CANCLINI, N. Porque legislar sobre industrias culturales. In Revista Nueva Sociedad. Mxico: Septiembre-Octubre, 2001. Disponvel em: http://www.cholonautas.edu.pe/biblioteca.php . Acesso em 21 de julho de 2008. CASTRO, F. R eor brasileira. eorganizaes ganizaes identitrias na Amaznia brasileira Papers do Laboratrio de Sociomorfologia. Belm, UFPA, 2006. CARNEIRO,R.; LUNA, A.; NETO, M. R elatrio da Comisso Processante Processante. Comisso de Inqurito administrativo instituda pela portaria n 049 de 07 de maro de 2007. Disponvel em http://www.pa.gov.br/ downloads/RELATORIO_FUNTELPA.pdf . Acesso em 03 de abril de 2008. DAGNINO, E. Anos 90: poltica e sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994. DIRIO OFICIAL DO EST AR, 27 de outubro de 1997, PAR ESTADO AR ADO DO P Caderno 1. ORTIZ, R. A moderna tradio brasileira. So Paulo: Brasiliense, 1988. desenvolvimento. In Polticas Culturais em Revista, _________. Cultura e desenvolvimento Ano I n 1, 2008. Disponvel em http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/ 2618 Acesso em 21 de julho de 2008.
O pblico e o privado - N 14 - Julho/Dezembro - 2009

136

Alexandre Barbalho Ana Paula Freitas Fabrcio de Mattos

Funtelpa PINHEIRO, A. Tv Liberal:Mamata de 30 milhes com a F untelpa . pode acabar Disponvel em: In:Caros Amigos on line. acabar. http:// carosamigos.terra.com.br/nova/novas_2007_01_10.asp Acesso em 30 de maio de 2008. campesinato: um estudo VELHO, O. Capitalismo autoritrio e campesinato comparativo a partir da fronteira em movimento. So Paulo: DIFEL, 1979.

Anda mungkin juga menyukai