Anda di halaman 1dari 5

Os brcolos so das hortalias mais saudveis e saborosas que podem ser encontradas num jardim.

Saiba como plantar brcolos no jardim e adicione um dos vegetais mais ricos em nutrientes sua mesa.

AS DIFERENTES VARIEDADES DE BRCOLOS


Os brcolos pertencem espcie Brassica Oleracea e so muitos vezes apelidados de vegetais crucferos da famlia Brassicaceae. Para plantar brcolos no seu jardim de vegetais, necessrio conhecer as diferentes variedades existentes no mercado. Algumas so do tipo ramoso, necessitam de ser rapidamente consumidas e so, por isso, colhidas vrias vezes ao ano. Por outro lado, existem outras variedades de brcolos que so de cabea nica, tm apenas uma colheita num ano e garantem um maior tempo de consumo. Das variedades de brcolos mais importantes, destacam-se as seguintes: Os brcolos de cabea larga: Estes so os brcolos mais populares que podem ser encontrados num jardim. So caracterizados por terem cabeas largas, apresentam a cor cinzenta ou verde e so fceis de serem produzidos. Possuem vrias cabeas florais dispostas em formas de pequenas rvores e todas as partes do vegetal, folhas, flores e talos so comestveis. Os brcolos ramosos: Os brcolos ramosos so aqueles que apresentam as culturas mais importantes das hortalias. Trata-se de um tipo de brcolos mais cerrado e pode ser recolhido ao longo de vrios perodos. Esta uma variedade que prefere um Inverno mais suave para o florescimento das suas folhas. Os brcolos romanescos: uma variedade de brcolos que apresenta uma cabea de cor verde mais clara e feita de pequenas espirais. muito parecida com a couve-flor, mas um pouco mais flexvel e pontiaguda. O sabor deste tipo de brcolos especialmente delicioso e proporciona uma sopa divinal. Os brcolos Raab: Esta uma antiga variedade italiana que tem botes florais em folhas soltas. Trata-se de uma variedade de brcolos que cresce muito rapidamente e

ostenta um sabor picante. Estes brcolos so muito utilizados no acompanhamento de fritos na cozinha italiana e asitica.

O MELHOR CLIMA PARA O CULTIVO DE BRCOLOS


Os brcolos tm a capacidade de suportar as geadas matinais e a preferncia pelas temperaturas diurnas em torno dos 10 e 20 graus centgrados, no entanto, algumas variedades no aguentam temperaturas superiores a 26 graus centgrados. Se vive numa rea mais tropical, dirija-se a uma loja de plantas especializada para conhecer quais so as melhores variedades de brcolos para plantar no seu jardim. Saiba que o amadurecimento dos brcolos nos meses mais frios faz com que o seu sabor seja mais doce e agradvel.

QUANDO DEVE PLANTAR BRCOLOS


A sua plantao depende das condies climatricas da regio onde vive, no entanto, a plantao das sementes de brcolos pode ser efetuada em dois perodos distintos: No incio ou no meio de Vero: pois as sementes demoram entre 4 a 6 semanas a estarem prontas para serem transplantadas e a muda de plantas deve ser realizada antes da chegada do Outono. No incio do Outono ou Inverno: pois assim obtm-se uma cultura antes de chegarem as altas temperaturas do Vero. Deve certificar-se que, no Inverno, os raios solares incidem diretamente sobre as sementes de brcolos durante um perodo de quatro horas, para que as suas folhas cresam de uma forma natural. Para que a plantao de brcolos seja um sucesso, estes precisam de atingir um bom tamanho de desenvolvimento e as suas folhas devem apresentar um crescimento forte e uniforme.

O CULTIVO DE BRCOLOS
No cultivo de brcolos, 8 a 10 plantas so suficientes para alimentar uma famlia mdia durante uma temporada, logo no semeie mais do que aquilo que necessrio. D um intervalo de 3 a 4 semanas entre plantaes de modo a espaar as produes e a esgotar os stocks de vegetais.

O SEMEAR DOS BRCOLOS E AS MUDANAS DE LOCAL

O semear dos brcolos deve ser realizado primeiramente em cestos ou tabuleiros e, mais tarde, devem ser mudados de local. Isso acontece porque as sementes so muito pequenas e redondas e, como tal, tm tendncia a desaparecer se forem colocadas diretamente na terra. Por outro lado, se as sementes foram colocadas imediatamente no solo, podero servir de pequeno-almoo para todo o tipo de lesmas e caramujos. Num prazo mximo de 5 semanas, assim que as sementes tiverem entre 7 a 10 centmetros de altura ou folhas muito fortes e desenvolvidas, elas devem ser replantadas num canteiro do seu jardim. A mudana das sementes de brcolos para a terra deve situar-se a uma distncia de 45 centmetros de outras plantaes como, por exemplo, a do tomate e da alface; e 30 centmetros de outras variedades de brcolos. Deve ter em ateno que este um vegetal que precisa de ser regado constantemente e, como tal, nunca deve ficar seco.

A PREPARAO DO SOLO ANTES DA PLANTAO DE BRCOLOS


Deve experimentar a rotao de culturas, como os brcolos com raiz ou deve saltar uma colheita pelo menos a cada 2 ou 3 anos. Se no tiver espao no seu jardim, no h problema ao plantar brcolos na mesma rea que da ltima vez, desde que a terra no tenha nenhuma doena, fungos, mldio, lagartas ou pulges. Apesar dos brcolos gostarem de ter uma produo ininterrupta, sem perodos prolongados de seca, tambm no gostam que as suas razes tenham uma m drenagem e por isso que devem crescer em montes largos de terra. Os brcolos preferem um solo rico em composto orgnico e aqui podem ser utilizados todo o tipo de fertilizantes orgnicos que garantam bons nveis de nitrognio terra. Quando plantar brcolos deve colocar uma cobertura de razes de plantas com terra, estrume ou palha na medida de 5 centmetros, pois isso vai ajudar a manter o solo fresco e hmido, fazendo com que esteja em perfeitas condies de plantao para os brcolos.

A COLHEITA DE BRCOLOS
Apesar de ser da mesma famlia que o repolho, os brcolos crescem com cabeas de flor que so comestveis. Ao cortar as cabeas dos brcolos, isso significa que nascero outras mais pequenas e mais saborosas.

Quando a cabea principal de um brcolo estiver compacta, escura e com cerca de 25 centmetros de largura, ela deve ser cortada (entre os 12 e os 20 centmetros) abaixo do tronco e um pouco acima de algumas folhas principais que se juntam ao caule. Se cortar as cabeas dos brcolos fora de tempo (quando as flores comeam a ficar amarelas), o sabor torna-se menos fresco e agradvel. Deve cortar sempre as cabeas e as flores de um brcolo com uma faca bem afiada. Os cortes devem ser realizados no tronco dos brcolos e devem ser precisos e na diagonal para que a planta no recolha a gua das chuvas e para que o caule no apodrea. Depois de recolher as cabeas dos brcolos desejadas, deve continuar a regar a planta para que nasam novas folhas e flores, pois as plantas continuaro a produzir continuadamente durante um perodo aproximado de dois meses.

DO JARDIM PARA A MESA


Os brcolos que so cultivados no jardim so frescos, tenros e doces e so excelentes para serem consumidos crus. Trata-se de um ingrediente indispensvel para uma salada, principalmente no Vero, e combina muito bem com o pepino e com a alface. Se pretender que os brcolos fiquem mais suaves, basta coloc-los em gua quente e a ferver durante um perodo de dois minutos. Por outro lado, os brcolos cozidos tambm so uma delcia quando so temperados apenas com vinagre balsmico. Esta forma de os preparar faz com que um prato fique muito mais completo em termos de apresentao e sabor. Para manter os seus brcolos sempre frescos deve armazen-los nas gavetas dos vegetais do seu frigorfico ou coloc-los em sacos de plstico selados. Assim, os brcolos mantm-se sempre frescos e com a mxima textura durante um perodo de sete dias. Os brcolos trazem inmeros benefcios sade e as suas qualidades nutricionais principais incluem fito nutrientes que ajudam a combater o cancro. Os brcolos so ricos em vitamina A, C, clcio, lutena, zeaxantia e outros minerais como o ferro e o potssio, o que faz com que a plantao deste vegetal num jardim seja obrigatria.

PLANTAO EM MODO BIOLOGICO


Ter uma horta em modo biolgico tem muito que se lhe diga no que diz respeito ao controlo de pragas e infestantes. preciso sempre estar um passo frente e tentar prevenir qualquer mal que possa afectar as culturas. No caso das couves, nas suas mais variadas formas e tamanhos, brcolos, e afins (essencialmente da famlia das Brassicaceae), a lagarta uma das principais preocupaes. Crescem escondidas nos cantos e recantos das folhas, e quando damos por elas, j a planta est ser comida por vrias frentes. preciso estar muito atento, ir verificando as folhas regularmente, e retirar manualmente as lagartas que vo aparecendo. Uma forma de as apanhar de uma vez colocar canela na planta (existem produtos base de canela no mercado certificados para agricultura em modo biolgico). As lagartas afastam-se do cheiro e deslocam-se para as partes mais altas da planta. Nessa altura, retiram-se da planta sem grandes problemas. Ou plantando ou em vasos que mais tarde podem ser mudados de sitio junto das couves plantas que repelem os insetos com a Salvia, Alecrin, Menta, Tomilho. Plantas que podem estar junto das couves por favorecerem o seu crescimento e melhorar o seu sabor: Cebola, Batata, Aipo, Beterraba, Camomila, Hortel. Plantas que no se devem plantar por perto pois so antagnicas das couves (desfavorecem o seu crescimento e sabor) Framboesa, Tomate.

FLORESCIMENTO E SEMENTES
Depois de colher vrios brcolos do mesmo p se quisermos sementes, para a prxima poca devemos deixar florir e colher as sementes.

Anda mungkin juga menyukai