Anda di halaman 1dari 13

Introduo

Neste presente trabalho terei a amabilidade de debruar sobre ligaes qumicas, reao qumica e equaes qumicas com base num material acadmico de qumica os temas foram elaborados de forma a abranger interesses e nveis diversificados, desenvolvi este trabalho, com objetivo de esclarecer algumas questes que esto relaciona sobre os temas nos seus mais diversos aspecto, como suas definies etc.

Ligaes Qumicas
E o conjunto de foras que mantem os tomos unidos entre si, dando origem a molcula.
Toda a matria que nos cerca formada por substncias qumicas. Elas so constitudas por tomos que, isolados, no esto estabilizados,exceto os gases nobres. As ligaes qumicas formam as substncias, tornando, dessa maneira, os tomos estveis. O conhecimento das ligaes qumicas de grande valia para a melhor compreenso das estruturas dos materiais e, conseqentemente, desuas propriedades. dessa forma que os cientistas podem criar ou melhorar produtos j existentes. O tipo de ligao que se estabelece-os tomos permite inferir suas propriedades e, portanto, prever em que condies esse material deve ser trabalhado.

Teoria eletrnica da valncia


O termo valncia foi introduzido pelos qumicos Keul (1829-1896) e Couper (1831-1892) no ano de 1868.A valncia indica a necessidade ou capacidade que um tomo apresenta para unir-se a outro, formando ligaes qumicas. o poder de combinao de um elemento. a valncia do tomo que permite a existncia de certos compostos com frmulas de propores definidas enquanto outros no.

Teoria do octeto
A teoria do octeto foi proposta pelos cientistas Kossel e Lewisno incio do sculo 20, como uma possvel explicao para as frmulas dos compostos at ento descobertos. Observando que os gases nobres so as nicas substncias formadas apenas por Os tomos se ligam para obter uma um nico tomo e que as demais so formadas por dois ou mais tomos, eles enunciaram: configurao estvel, assim como a dos gases nobres. Esse enunciado ficou conhecido como teoria do octeto, pois, ao examinarmos a configurao eletrnica dos gases nobres, verificamos que em suas camadas de valncia h oito eltrons, excetoo hlio, H, que se estabiliza com dois eltrons, formando a chamadas substncias monoatmicas. Portanto, eles no fazem ligaes qumicas em condies ambientem. Os tomos necessitam estar com oito eltrons na ltima camada, que a chamada camada de valncia, e os eltrons dessa camada tambm so chamados de eltrons de valncia. De acordo com o nmero de eltrons de sua camada de valncia, os elementos podem ser classificados em: monovalentes, bivalentes, trivalentes o polivalentes. O nmero de eltrons doados, ganhos ou compartilhados, independentemente da carga eltrica do tomo, o que determina a classificao do elemento. Um elemento considerado bivalente, por exemplo, quando necessita doar 2 eltron a fim de estabilizar-se, portanto, ele apresenta valncia 2. o caso do clcio Z=20 (K-2, L-8, M-8,N-2). O elemento oxignio, que necessita receber 2 eltrons para se estabilizar, tambm apresenta valncia 2. Apesar de apresentar carga eltrica negativa, tambm considerado bivalente. O carbono, Z=12, possui quatro eltron em sua camada de valncia e, ao compartilh-los, pode ser considerado tetravalente. Na

tabela peridica, tomos de uma mesma famlia de elementos representativos apresentam a mesma valncia porque possuem o mesmo nmero de eltrons na camada de valncia.

tomo neutro e on
Os tomos, eletricamente neutros, apresentam o mesmo nmero de prtons e eltrons. No entanto, eles podem apresentar carga eltrica baseando-se no fato de ganharem ou perderem eltrons em uma ligao. Nesse caso, eles sero chamados de ons. Os ons podem ser classificados em: Ctions: formam-se quando um tomo cede eltrons, tornando sua carga eltrica positiva, uma vez que o nmero de eltrons (partculas de carga negativa) torna-se menor que o nmero deprtons (partculas de carga positiva). nions: formam-se quando um tomo recebe eltrons e a sua carga eltrica se torna negativa, uma vez que o nmero de eltrons torna-se maior que o nmero de prtons. Exemplo: observe a formao de on no composto fluoreto de ltio (LiF): Li Z= 3 (K _ 2, L _ 1) F Z= 9 (K _ 2, L _ 7) O ltio necessita doar um eltron para se estabilizar, tornando o ction, e o flor necessita receber um eltron, tornando-se o Anino. Notao: em uma frmula, o Crion deve ser colocado sempre esquerda, antes do anino: Li_.

Classificao das ligaes


Os tomos esto sempre buscando estabilizao, isto completar suas camadas de valncia. Para isso, eles estabelecem ligaes, doando, recebe o ou compartilhando seus eltron de acordo com a necessidade dos tomos envolvidos.

Os principais tipos de ligao entre os tomos so:


Inica ou eletrovalente Covalente ou molecular (polar e apolar) Metlica

Ligao inica ou eletrovalente


Quando a ligao ocorre entre on positivos e negativos. O Sal de cozinha (cloreto de sdio) um exemplo de composto formado Por ligao inica: Na Cl_. Na (sdio) Z=11 (K_2, L_8, M_1) Cl (cloro) Z=17 (K_2, L_8, M_7)

O sdio ceder ao cloro um eltron e, assim, ambos ficam equilibrados. Dessa ligao originou-se o Crion sdio e o anino cloreto. As substncias que apresentam ligaes inicas so chamadas de substncias inicas ou compostos inicos. Notao: a ligao inica pode ser representada da(s) seguinte(s) forma(s):

Covalncia
O prefixo co de algumas palavras, como cooperar e coabitar, indica que h uma partilha, uma comunho entre duas partes. Quando usamos apalavra covalncia, estamos nos referindo a dois ou mais tomos que, em uma substncia molecular ou covalente, tm em comum um ou mais pares de eltron. Esse compartilhamento une os tomos ao mesmo tempo que os torna estveis.

Ligaes covalentes
Os tomos que fazem esse tipo de ligao so aqueles que precisam ganhar eltron para se estabilizarem. Como necessitam receber eltron, eles compartilham simultaneamente, dois ou mais eltron, para completarem sua camada de valncia. Por exemplo, na molcula de CH4 (metano), cada tomo de hidrognio est ligado co valentemente ao tomo de carbono, tornando-o estvel. As substncias que apresentam ligaes covalentes so chamadas de substncias moleculares ou covalentes. Representaes: a ligao covalente pode ser representada por frmulas eletrnica e estrutural ou frmulas de Lewis e Cup, prospectivamente:

Ligao covalente dativa ou coordenada


A existncia de algumas molculas no pode ser explicada por ligaes covalentes normais. Veja o caso do monxido descarbono, CO. O carbono necessita de 4 eltron para sua estabilizao enquanto o oxignio de apenas dois eltron. Ento, estabelecem se duas ligaes covalentes e uma ligao dativa. Note que, na ligao covalente dativa, os eltron compartilhados se originam apenas de um tomo, ao contrrio da ligao covalente, cujos eltron compartilhados vm de todos os tomos participantes. Observe, ainda, que podemos ter ligaes covalentes normais e dativas ocorrendo ao mesmo tempo em um mesmo composto, como no exemplo do CO. Na ligao covalente dativa, o tomo que se estabiliza primeiro fornecer pares eletrnicos at estabilizar os demais. A ligao coordenada apenas um extenso da ligao covalente, e os compostos que necessitam desse tipo de ligao apresentam as mesmas propriedades gerais que os compostos formados por ligaes covalentes normais. As substncias que apresentam ligaes dativas so tambm covalentes ou moleculares.

Principais caractersticas das ligaes e substncias covalentes e moleculares


Nas ligaes covalentes, todos os tomos participantes precisam receber eltron para completar suas camadas de valncia. Isto ocorre com os no-metais e o hidrognio. As substncias moleculares so, em geral, lquidas ou gasosas a temperatura ambiente. Elas no conduzem bem a corrente eltrica e apresentam uma frmula que define a proporo entre os nmeros de tomos participantes do compartilhamento. Exemplos: CI2, CO2, S8. As substncias covalentes so slidas que apresentam altssimos pontos de fuso e ebulio. So macromolculas, isto , no formam molculas verdadeiras e sim um imenso conjunto de tomos que possui uma proporo definida, porm, a dimenso da molcula o tamanho da prpria amostra de material analisado. Exemplos: C (grafite), C (diamante), Pv (fsforo vermelho), (SiO2) n (slica ou

Areia).

Reconhecendo quando um tomo deve ganhar, Ceder ou compartilhar eltron.


Um tomo que apresente, na camada de valncia, um nmero bem prximo a 8 eltron, tende a ganhar eltron. Exemplo: P (fsforo) Z=15 (K=2, L=8, M=5). Ele tende a receber 3 eltron, e no a ceder 5 eltron. Um tomo que apresente na camada de valncia, um nmero bem inferior a 8 eltron, tende a ceder seus eltron. Dessa forma, sua camada anterior poder ficar com o nmero mximo de eltron. Exemplo: Na (sdio) Z=11 (K=2, L=8, M=1). Ele tende a ceder 1 eltron, e no a receber 7 eltron. Em uma ligao onde os elementos participantes precisam ganhar eltron, os eltron sero compartilhados para que a ltima camada de cada um dos elementos fique completa. Exemplo: OI gs oxignio. O (oxignio) Z =8 (K=2, L=6). Ambos necessitam de 2 eltron para se estabilizar; ento eles Compartilham seus eltron. Quando dois ou mais tomos j estiverem ligados por covalncia simples e, mesmo assim, um deles ainda no estiver estvel, deve-se usar a ligao dativa. O tomo estvel fornecer os pares de eltron para formarem as ligaes dativas. O nmero de tomos da molcula. Os pares eletrnicos da camada de valncia, compartilhados ou no, dispem-se o mais distante possvel uns dos outros, pois possuem cargas de mesmo sinal.

Para descobrir a forma geomtrica da molcula, podemos seguir os seguintes passos:


Contar o nmero de tomos da molcula. Escrever a frmula eletrnica e determinar quantos pares de eltron livres h em torno do tomo central. Aplicar a seguinte tabela.

Polaridade das ligaes


Quanto maior a diferena da eletronegatividade, mais polarizada a ligao. As ligaes covalentes podem ser classificadas em: Apolar: quando se estabelece entre tomos de igual eletronegatividade. Isso ocorre, por exemplo, com o gs hidrognio, H2. Para sua formao, precisamos de dois tomos de hidrognio que possuem eletronegatividade igual a 2,2. Como os dois tomos so idnticos, o par eletrnico compartilhado estar igualmente distribudo pelas eletrosserras de ambos. No se formam polos eltricos. Polar: estabelece-se entre tomos de diferentes eletronegatividades. Exemplo: cloreto de hidrognio (HCl): H Z=1 (K= 1), eletronegatividade = 2,2 Cl Z=17 (K= 2, L= 8. M= 7), eletronegatividade = 3,0

Polaridade das molculas


Os clculos de diferena de eletronegatividade nos permitem classificar as ligaes em polares ou apolares. Mas o que dizer da molcula como um todo? Ser o conjunto polar ou apolar? No caso de molcula diatmicas, a polaridade da ligao coincide com a da molcula. Veja o exemplo: As molculas de O2 so apolares pois, sendo as ligaes apolares e a molcula diatmica, a polaridade da ligao determina a polaridade da prpria molcula. No caso de molculas poliatmicas, podemos ter molculas apolares mesmo quando contenham ligaes polares. Quando as ligaes polares estiverem arranjadas de forma geomtrica simtrica, a molcula como um todo considerada apolar. Veja alguns. Exemplos de molculas polares a apolares:

Nmero de oxidao
um nmero associado carga de cada tomo participante de uma ligao inica ou covalente. No caso de compostos inicos, o nmero de oxidao ou nox igual prpria carga do on. Por exemplo: no Cas, o nox do Ca2_ _2 e o nox do S2_ _2. Nas molculas ou ons formados por ligaes covalentes, supe-

se que, caso a molcula sofresse um rompimento, os eltron ficariam com o tomo mais eletronegativo. Veja alguns exemplos: As ligaes so polares, massa molcula, sendo simtrica, apolar. As ligaes so polares e a molcula tambm, pois assimtrica.

Regras prticas param a determinao do nox


A determinao do nox pelas frmulas eletrnicas muito trabalhosa, portanto existem regras prticas para se realizar essa tarefa. 1. O H tem nox = +1 em seus compostos. HCl H2O NH3 H2SO4 HNO3 nox do H = +1 Exceo: hidretos metlicos nox do H = 1 Exemplo: NaH ou Na+H nox do H = 1 2. O O tem nox = 2 em seus compostos. H2O CO2 H2SO4 HNO3 nox do O = 2 Excees: Nos compostos com o grupo (O O), chamados perxidos, o O tem nox = 1 H O O H nox do O = 1 No OF2 (fluoreto de oxignio), o O tem nox = +2 e o F tem nox = 1, porque o F mais eletronegativo do que o O 3. Metais com nox fixo em seus compostos: a) Alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs) e Ag nox = +1 b) Alcalino-terrosos (Mg, Ca, Sr, Ba) e Zn nox = +2 c) Al nox = +3 4. a) Molcula b) on 5. O nox de qualquer elemento sob a forma de substncia simples igual a zero. Nox do O O2 0 Nox do O O3 0 Nox do C no diamante 0 Nox do C na grafite 0 Nox do P no P4

Ligao metlica
a ligao estabelecida entre tomos de metais. As substncias que apresentam ligaes metlicas so chamadas de substncias metlicas.

Principais caractersticas das ligaes e substncias metlicas


Se o movimento dos eltron for orientado, eles podem saltar de um tomo para outro de forma organizada, constituindo assim, uma corrente eltrica. Assim, os metais so bons condutores decorrente eltrica. Da mesma forma como na ligao inica, tambm na ligao metlica h formao de retculo cristalino. Exemplo: cristal de sdio (Na) _ Z= 11 (2, 8, 1). O cristal do metal est envolto por uma nuvem de eltron em constante movimento.

Reao Qumica e Equaes Qumicas


Reao qumica e processo de mudanas qumicas, onde ocorre a converso de uma substancia, ou mais, em outras substanciam. em ,outras palavras, e transformao da matria, na qual ocorre mudanas qualitativa na composio qumica de um ou mais reagentes, resultando em um ou mais produtos. Ex: A+B R C+D R:Reagente e P:Produto P

Sodio+agua Hidroxido de sdio+Hidrogeneo Na+ NaOH+

As reaes qumicas esto classificadas em:


Normas: electro fera; Nucleares; Smbolo: E a representao grfica dos tomos que constituem um elemento qumico. Formula: E a representao grfica da molcula (ou iao formula) de uma espcie qumica simples ou composta.

Equaes Qumicas
E a representao grfica, atravs de smbolos e frmulas de um fenmeno qumico, ou seja uma equao qumica usa smbolos qumicos para mostrar o que acontece durante uma reao. EX: Reao de formao da agua. 2 ( ) ( ) 2 ()

Tipos de Reaes Qumicas


Reao de sntese; Reao de decomposio; Reao de simples troca; Reao de dupla troca; Reaes de Sntese Conhecidas como reaes de composio ou de adio. A+B AB

Reaes de decomposio
Ocorrem quando a partir de um nico composto so obtidos outros compostos. AB

Reaes de Simples troca


O correm quando uma substancia simples reage com uma substancia composta para formar outra substancia simples e outra composta. AB+C

Reaes de Dupla Troca


Ocorrem quando duas substancias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substncias compostas AB+CD Reaes em Solues A aquosa Soluo-mistura homognea de duas ou mais substncias. Solvente-substancia presente em maior quantidade.

Soluo Solvente Soluto Bebida () Ar(g) Solda(s) Pb Sn O acar, C

Reaes de Oxidao-Reduo
(reaes de transferncia de eletres)

2Mg +4 2Mg+ 2Mg+ +4 2MgO

Oxidao semi reao (perda de Reduo semi reao (ganho de +2 +4 )

Reaes de oxidao: So reaes nas quais h transferncia total eletres de um tomo para outro.

Oxidao: e a perda de eletres por parte de um tomo, aumentando desta forma a


sua carga.

Reduo: e o ganho de eletres por parte de um tomo, diminuindo desta forma a sua
carga.

Oxidante: Partcula que capta eletres, ou seja, que oxida outra. Redutor: partcula que cede eletres, ou seja, que reduz outra

Tipos de reaes oxidao-Reduo


Reaes de combinao A+B S+ Reaes de composio C 2KCL

Lei da conservao das massas


A massa total de uma reao qumica e constante. Os tomos no so criados nem destrudos em uma reao qumica, simplesmente eles mudam de parceiro. Como os tomos no so criados nem destrudos em uma reao qumica, os qumicos.

Equaao no Balanceada 2Na+2 O Equao Balanceada

10

Numa equao qumica representa-se os estados fsicos de cada reagente e produto. (s) -solido; (l) -Liquido; (g) Gasoso; (aq) -Aquoso; Para indicar que a reao requer calor (Temperatura) utiliza-se a letra grega Para indicar que a reao precisa de um catalisador utiliza-se a frmula do catalisador sobre a flexa da reao. Uma equao qumica balanceada simboliza as mudanas qualitativas e quantitativas que ocorre numa reao qumica. Os coeficientes estequiomtricos nos do os nmeros relativos de mols dos reagentes e produtos que fazem parte de uma reao.

Balanceamento ou Acerto das Equaes Qumicas


Os coeficientes estequiomtricos so utilizados para monstra que os tomos no so criados nem destrudos.

As equaes qumicas podem ser balanceadas por dois mtodos:


-Acido base-sem transferncia de eletres. Por tentativa; -Redox-ocorre a transferncia de eletres. Reaes de oxidao e reduo;

Acertar equaes qumicas


Escreve a frmula (s) correta dos reagentes no lado esquerdo e a frmula (s) correta do produto (s) no lado direito da equao. Altere os nmeros das frmulas (coeficientes) para que o nmero de tomos de cada elemento seja igual em ambos os lados da equao. No altere os ndices. Comece por acertar os elementos que aparecem apenas num reagente e num produto. A certe os elementos que aparecem em dois ou mais reagentes ou produtos. Assegure-se de que tem o mesmo nmero de cada tipo de tomos em ambos os lados da equao.

11

Concluso

Portanto o presente trabalho, constitui o resultado do aperfeioamento e alargamento do mbito de estudo da qumica nos sub sistema de educao de angola. as ligaes qumicas, reao qumica, e equaes qumicas so temas muito pertinentes da ai necessidade de se abordar acerca deles espero que esse trabalho ajude a aprender qumica como uma cincia aplicada e experimental, tao importante para o seu desenvolvimento integra.

12

Bibliografia

Livro de qumica do Professor Dr. Shilibek Shalabayev. Www.google.com. Livro de qumica Supletivos.

13

Anda mungkin juga menyukai