Anda di halaman 1dari 16

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.

01 - Voc est recebendo o seguinte material: a) este caderno com as questes de mltipla escolha e discursivas , das partes de formao geral e componente especfico da rea, e das questes relativas sua percepo sobre a prova , assim distribudas:

Partes Formao Geral/Mltipla Escolha Formao Geral/Discursivas Componente Especfico/Mltipla Escolha Componente Especfico/Discursivas Percepo sobre a prova

Nmeros das Questes 1 a 8 9 e 10 11 a 37 38 a 40 41 a 49

Nmeros das pginas neste caderno 3 a 5 6 a 8 9 a 13 14 e 15 16

Peso de cada parte 60 % 40 % 85 % 15 % __

b) 1 Caderno de Respostas em cuja capa existe, na parte inferior, um carto destinado s respostas das questes de mltipla escolha e de percepo sobre a prova. As respostas s questes discursivas devero ser escritas a caneta esferogrfica de tinta preta nos espaos especificados no Caderno de Respostas. 02 - Verifique se este material est completo e se o seu nome no Carto-Resposta est correto. Caso contrrio, notifique imediatamente a um dos Responsveis pela sala. Aps a conferncia do seu nome no Carto-Resposta, voc dever assin-lo no espao prprio, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta. 03 - Observe no Carto-Resposta as instrues sobre a marcao das respostas s questes de mltipla escolha (apenas uma resposta por questo). 04 - Tenha muito cuidado com o Carto-Resposta, para no o dobrar, amassar ou manchar. Este Carto somente poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens - superior e/ou inferior - barra de reconhecimento para leitura tica. 05 - Esta prova individual. So vedados o uso de calculadora e qualquer comunicao e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliogrfico, cadernos ou anotaes de qualquer espcie. 06 - Quando terminar, entregue a um dos Responsveis pela sala o Carto-Resposta grampeado ao Caderno de Respostas e assine a Lista de Presena. Cabe esclarecer que voc s poder sair levando este Caderno de Questes, decorridos 90 (noventa) minutos do incio do Exame. 07 - Voc ter 04 (quatro) horas para responder s questes de mltipla escolha, discursivas e de percepo sobre a prova.

Consrcio CESGRANRIO - FCC CESPE

Diretoria de Estatsticas e Avaliao da Educao Superior - DEAES

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP

Ministrio da Educao

Novembro 2007

2
Servio Social

FORMAO GERAL
QUESTO 1
Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. In: Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 23.

Cidadezinha cheia de graa... To pequenina que at causa d! Com seus burricos a pastar na praa... Sua igrejinha de uma torre s... Nuvens que venham, nuvens e asas, No param nunca nem num segundo... E fica a torre, sobre as velhas casas, Fica cismando como vasto o mundo!... Eu que de longe venho perdido, Sem pouso fixo (a triste sina!) Ah, quem me dera ter l nascido! L toda a vida poder morar! Cidadezinha... To pequenina Que toda cabe num s olhar...
QUINTANA, Mrio. A rua dos cataventos In: Poesia completa. Org. Tnia Franco Carvalhal. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, p. 107.

Ao se escolher uma ilustrao para esses poemas, qual das obras, abaixo, estaria de acordo com o tema neles dominante?

Di Cavalcanti

Tarsila do Amaral

Taunay

(A)

(B)

(C)

(D)

Manezinho Arajo

(E)

Guignard

3
Servio Social

QUESTO 2

QUESTO 4
Os pases em desenvolvimento fazem grandes esforos para promover a incluso digital, ou seja, o acesso, por parte de seus cidados, s tecnologias da era da informao. Um dos indicadores empregados o nmero de hosts, isto , o nmero de computadores que esto conectados Internet. A tabela e o grfico abaixo mostram a evoluo do nmero de hosts nos trs pases que lideram o setor na Amrica do Sul.
Brasil Argentina Colmbia 2003 2.237.527 495.920 55.626 2004 3.163.349 742.358 115.158 2005 3.934.577 1.050.639 324.889 2006 5.094.730 1.464.719 440.585 2007 7.422.440 1.837.050 721.114

Revista Isto Independente. So Paulo: Ed. Trs [s.d.]

Fonte: IBGE (Network Wizards, 2007)

O alerta que a gravura acima pretende transmitir refere-se a uma situao que (A) atinge circunstancialmente os habitantes da rea rural do Pas. (B) atinge, por sua gravidade, principalmente as crianas da rea rural. (C) preocupa no presente, com graves conseqncias para o futuro. (D) preocupa no presente, sem possibilidade de ter conseqncias no futuro. (E) preocupa, por sua gravidade, especialmente os que tm filhos.

Dos trs pases, os que apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no nmero de hosts, no perodo 20032007, foram (A) Brasil e Colmbia. (B) Brasil e Argentina. (C) Argentina e Brasil. (D) Colmbia e Brasil. (E) Colmbia e Argentina.

QUESTO 5
Leia o esquema abaixo.

QUESTO 3
Os ingredientes principais dos fertilizantes agrcolas so nitrognio, fsforo e potssio (os dois ltimos sob a forma dos xidos P2O5 e K2O, respectivamente). As percentagens das trs substncias esto geralmente presentes nos rtulos dos fertilizantes, sempre na ordem acima. Assim, um fertilizante que tem em seu rtulo a indicao 102020 possui, em sua composio, 10% de nitrognio, 20% de xido de fsforo e 20% de xido de potssio. Misturando-se 50 kg de um fertilizante 102010 com 50 kg de um fertilizante 201010, obtm-se um fertilizante cuja composio (A) 7,57,55. (B) 101010. (C) 151510. (D) 202015. (E) 303020.

1 - Coleta de plantas nativas, animais silvestres, microorganismos e fungos da floresta Amaznica. 2 - Sada da mercadoria do pas, por portos e aeroportos, camuflada na bagagem de pessoas que se disfaram de turistas, pesquisadores ou religiosos. 3 - Venda dos produtos para laboratrios ou colecionadores que patenteiam as substncias provenientes das plantas e dos animais. 4 - Ausncia de patente sobre esses recursos, o que deixa as comunidades indgenas e as populaes tradicionais sem os benefcios dos royalties. 5 - Prejuzo para o Brasil!
Com base na anlise das informaes acima, uma campanha publicitria contra a prtica do conjunto de aes apresentadas no esquema poderia utilizar a seguinte chamada: (A) Indstria farmacutica internacional, fora! (B) Mais respeito s comunidades indgenas! (C) Pagamento de royalties suficiente! (D) Diga no biopirataria, j! (E) Biodiversidade, um mau negcio?

4
Servio Social

QUESTO 6
Vamos supor que voc recebeu de um amigo de infncia e seu colega de escola um pedido, por escrito, vazado nos seguintes termos:

QUESTO 8
Entre 1508 e 1512, Michelangelo pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, um marco da civilizao ocidental. Revolucionria, a obra chocou os mais conservadores, pela quantidade de corpos nus, possivelmente, resultado de seus secretos estudos de anatomia, uma vez que, no seu tempo, era necessria a autorizao da Igreja para a dissecao de cadveres. Recentemente, perceberam-se algumas peas anatmicas camufladas entre as cenas que compem o teto. Alguns pesquisadores conseguiram identificar uma grande quantidade de estruturas internas da anatomia humana, que teria sido a forma velada de como o artista imortalizou a comunho da arte com o conhecimento. Uma das cenas mais conhecidas A criao de Ado. Para esses pesquisadores ela representaria o crebro num corte sagital, como se pode observar nas figuras a seguir.

Venho mui respeitosamente solicitar-lhe o emprstimo do seu livro de Redao para Concurso, para fins de consulta escolar.
Essa solicitao em tudo se assemelha atitude de uma pessoa que (A) comparece a um evento solene vestindo smoking completo e cartola. (B) vai a um piquenique engravatado, vestindo terno completo, calando sapatos de verniz. (C) vai a uma cerimnia de posse usando um terno completo e calando botas. (D) freqenta um estdio de futebol usando sandlias de couro e bermudas de algodo. (E) veste terno completo e usa gravata para proferir uma conferncia internacional.

QUESTO 7 Desnutrio entre crianas quilombolas Cerca de trs mil meninos e meninas com at 5 anos de idade, que vivem em 60 comunidades quilombolas em 22 Estados brasileiros, foram pesados e medidos. O objetivo era conhecer a situao nutricional dessas crianas.(...) De acordo com o estudo,11,6% dos meninos e meninas que vivem nessas comunidades esto mais baixos do que deveriam,considerando-se a sua idade, ndice que mede a desnutrio. No Brasil, estima-se uma populao de 2 milhes de quilombolas. A escolaridade materna influencia diretamente o ndice de desnutrio. Segundo a pesquisa, 8,8% dos filhos de mes com mais de quatro anos de estudo esto desnutridos. Esse indicador sobe para 13,7% entre as crianas de mes com escolaridade menor que quatro anos. A condio econmica tambm determinante. Entre as crianas que vivem em famlias da classe E (57,5% das avaliadas), a desnutrio chega a 15,6%; e cai para 5,6% no grupo que vive na classe D, na qual esto 33,4% do total das pesquisadas. Os resultados sero incorporados poltica de nutrio do Pas. O Ministrio de Desenvolvimento Social prev ainda um estudo semelhante para as crianas indgenas.
BAVARESCO, Rafael. UNICEF/BRZ. Boletim, ano 3, n. 8, jun. 2007.

O boletim da UNICEF mostra a relao da desnutrio com o nvel de escolaridade materna e a condio econmica da famlia. Para resolver essa grave questo de subnutrio infantil, algumas iniciativas so propostas: I distribuio de cestas bsicas para as famlias com crianas em risco; II programas de educao que atendam a crianas e tambm a jovens e adultos; III hortas comunitrias, que ofeream no s alimentao de qualidade, mas tambm renda para as famlias. Das iniciativas propostas, pode-se afirmar que (A) somente I soluo dos problemas a mdio e longo prazo. (B) somente II soluo dos problemas a curto prazo. (C) somente III soluo dos problemas a curto prazo. (D) I e II so solues dos problemas a curto prazo. (E) II e III so solues dos problemas a mdio e longo prazo.

BARRETO, Gilson e OLIVEIRA, Marcelo G. de. A arte secreta de Michelangelo - Uma lio de anatomia na Capela Sistina. ARX.

Considerando essa hiptese, uma ampliao interpretativa dessa obra-prima de Michelangelo expressaria (A) o Criador dando a conscincia ao ser humano, manifestada pela funo do crebro. (B) a separao entre o bem e o mal, apresentada em cada seo do crebro. (C) a evoluo do crebro humano, apoiada na teoria darwinista. (D) a esperana no futuro da humanidade, revelada pelo conhecimento da mente. (E) a diversidade humana, representada pelo crebro e pela medula.

5
Servio Social

QUESTO 9 - DISCURSIVA
Leia, com ateno, os textos a seguir.

JB Ecolgico. Nov. 2005

Revista Veja. 12 out. 2005.

Amo as rvores, as pedras, os passarinhos. Acho medonho que a gente esteja contribuindo para destruir essas coisas. Quando uma rvore cortada, ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer, quero ir para esse lugar, onde as rvores vivem em paz.
Antnio Carlos Jobim. JB Ecolgico. Ano 4, no 41, jun. 2005, p.65.

Desmatamento cai e tem baixa recorde O governo brasileiro estima que cerca de 9.600 km da floresta amaznica desapareceram entre agosto de 2006 e agosto de 2007, uma rea equivalnte a cerca de 6,5 cidades de So Paulo. Se confirmada a estimativa, a partir de anlise de imagens no ano que vem , ser o menor desmatamento registrado em um ano desde o incio do monitoramento, em 1998, representando uma reduo de cerca de 30% no ndice registrado entre 2005 e 2006. (...) Com a reduo do desmatamento entre 2004 e 2006, o Brasil deixou de emitir 410 milhes de toneladas de CO2 (gs do efeito estufa). Tambm evitou o corte de 600 milhes de rvores e a morte de 20 mil aves e 700 mil primatas. Essa emisso representa quase 15% da reduo firmada pelos pases desenvolvidos para o perodo 2008-2012, no Protocolo de Kyoto. (...) O Brasil um dos poucos pases do mundo que tem a oportunidade de implementar um plano que protege a biodiversidade e, ao mesmo tempo, reduz muito rapidamente seu processo de aquecimento global.
2

Soja ameaa a tendncia de queda, diz ONG Mesmo se dizendo otimista com a queda no desmatamento, Paulo Moutinho, do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amaznia), afirma que preciso esperar a consolidao dessa tendncia em 2008 para a comemorao definitiva. Que caiu, caiu. Mas, com a recuperao ntida do preo das commodities, como a soja, preciso ver se essa queda acentuada vai continuar, disse o pesquisador Folha. O momento de aprofundar o combate ao dematamento, disse Paulo Adrio, coordenador de campanha do Greenpeace. S a queda dos preos e a ao da Unio no explicam o bom resultado atual, diz Moutinho. Estados como Mato Grosso e Amazonas esto fazendo esforos particulares. e parece que a ficha dos produtores caiu. O dematamento, no mdio prazo, acaba encarecendo os produtos deles.
GERAQUE, Eduardo. Folha de S. Paulo. Editoria de Cincia. 11 ago. 2007 (Adaptado)

SELIGMAN, Felipe. Folha de S. Paulo - Editoria de Cincia, 11 ago. 2007 (Adaptado).

6
Servio Social

A partir da leitura dos textos motivadores, redija uma proposta, fundamentada em dois argumentos, sobre o seguinte tema:

Em defesa do meio ambiente.


Procure utilizar os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua formao, sobre o tema proposto. Observaes Seu texto deve ser dissertativo-argumentativo (no deve, portanto, ser escrito em forma de poema ou de narrao). A sua proposta deve estar apoiada em, pelo menos, dois argumentos. O texto deve ter entre 8 e 12 linhas. O texto deve ser redigido na modalidade escrita padro da Lngua Portuguesa. Os textos motivadores no devem ser copiados. (valor: 10,0 pontos) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

O H N U C S RA

7
Servio Social

QUESTO 10 - DISCURSIVA
Sobre o papel desempenhado pela mdia nas sociedades de regime democrtico, h vrias tendncias de avaliao com posies distintas. Vejamos duas delas: Posio I - A mdia encarada como um mecanismo em que grupos ou classes dominantes so capazes de difundir idias que promovem seus prprios interesses e que servem, assim, para manter o status quo. Desta forma, os contornos ideolgicos da ordem hegemnica so fixados, e se reduzem os espaos de circulao de idias alternativas e contestadoras. Posio II A mdia vem cumprindo seu papel de guardi da tica, protetora do decoro e do Estado de Direito. Assim, os rgos miditicos vm prestando um grande servio s sociedades, com neutralidade ideolgica, com fidelidade verdade factual, com esprito crtico e com fiscalizao do poder onde quer que ele se manifeste. Leia o texto a seguir, sobre o papel da mdia nas sociedades democrticas da atualidade - exemplo do jornalismo.

Quando os jornalistas so questionados, eles respondem de fato: nenhuma presso feita sobre mim, escrevo o que quero. E isso verdade. Apenas deveramos acrescentar que, se eles assumissem posies contrrias s normas dominantes, no escreveriam mais seus editoriais. No se trata de uma regra absoluta, claro. Eu mesmo sou publicado na mdia norte-americana. Os Estados Unidos no so um pas totalitrio. (...) Com certo exagero, nos pases totalitrios, o Estado decide a linha a ser seguida e todos devem-se conformar. As sociedades democrticas funcionam de outra forma: a linha jamais anunciada como tal; ela subliminar. Realizamos, de certa forma, uma lavagem cerebral em liberdade. Na grande mdia, mesmo os debates mais apaixonados se situam na esfera dos parmetros implicitamente consentidos o que mantm na marginalidade muitos pontos de vista contrrios.
Revista Le Monde Diplomatique Brasil, ago. 2007 - texto de entrevista com Noam Chomsky.

Sobre o papel desempenhado pela mdia na atualidade, faa, em, no mximo, 6 linhas, o que se pede: a) escolha entre as posies I e II a que apresenta o ponto de vista mais prximo do pensamento de Noam Chomsky e explique a relao entre o texto e a posio escolhida; (valor: 5,0 pontos) 1 2 3 4 5 6

O H N U C S RA O H N U C S RA
8

b) apresente uma argumentao coerente para defender seu posicionamento pessoal quanto ao fato de a mdia ser ou no livre. (valor: 5,0 pontos) 1 2 3 4 5 6

Servio Social

COMPONENTE ESPECFICO
QUESTO 11
Corrente importante de estudiosos da profisso considera que a anlise do papel do Servio Social na reproduo das relaes sociais deve partir do suposto de que a apreenso do significado histrico da profisso s possvel com a sua insero na sociedade, pois o Servio Social se afirma como instituio peculiar na e a partir da diviso social do trabalho. Esta concepo identifica, como princpio que rege a estruturao das relaes sociais na sociedade, (A) a solidariedade. (B) a contradio de classes. (C) a ideologia. (D) a intersubjetividade. (E) o saber/poder.

QUESTO 14
Analise as afirmativas que se seguem, relativas s particularidades histricas da sociedade brasileira. I Durante a Repblica Velha, desenvolveu-se a indstria pesada no pas. II A chamada Revoluo de 1930 um marco da revoluo burguesa no Brasil. III A questo social resulta, no Brasil, do fim da Repblica Velha. IV No Brasil, o desenvolvimento capitalista coincidiu com a expanso da democracia. V A modernizao capitalista, no Brasil, no rompeu com a dependncia econmica do pas. Esto corretas, apenas, as afirmativas (A) I e IV. (B) I e V. (C) II e III. (D) II e V. (E) III e V.

QUESTO 12
Analise as afirmativas a seguir. Na expanso monopolista, as funes polticas do Estado burgus articulam-se organicamente com as suas funes econmicas. PORQUE O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade. A esse respeito possvel concluir que (A) as duas afirmativas so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmativas so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmativa verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmativa falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmativas so falsas.

QUESTO 15
A anlise do significado social do Servio Social no processo de reproduo das relaes sociais salienta o carter contraditrio da profisso. Ela reproduz, pela mesma atividade, interesses contrapostos que convivem em tenso demandas do capital e do trabalho e s pode fortalecer um ou outro plo pela mediao de seu oposto. De que decorre esse carter contraditrio da atuao profissional? (A) Da intencionalidade do Assistente Social. (B) Da conduo da atuao profissional. (C) Da presso dos empregadores. (D) Da relao de classes. (E) Das demandas dos usurios.

QUESTO 16
Na trajetria recente do Servio Social, surgem requisies inditas; novas respostas profissionais so exigidas, tanto no campo investigativo quanto no da interveno. Entre outras, abrem-se possibilidades no complexo campo da formulao, gesto e avaliao de polticas pblicas, planos, programas e projetos sociais. Em face das atuais exigncias de democratizao do espao pblico, o que cabe a gestores e tcnicos para que o planejamento no fique adstrito ao mbito da gesto e do poder? (A) Processar terica, poltica e eticamente as demandas sociais, intervindo para o seu atendimento. (B) Elaborar pronunciamentos polticos e planos afirmando intenes sociais na perspectiva das demandas. (C) Executar projetos de lei e decretos governamentais, dando visibilidade s demandas. (D) Socializar recursos para, com as organizaes no governamentais, viabilizar projetos. (E) Viabilizar aes que atendam as demandas populares, tais como estas so direta e empiricamente formuladas.

QUESTO 13
hoje consensual que, no Brasil, o Servio Social se origina no seio do movimento catlico, mas seu processo de profissionalizao e legitimao est vinculado expanso das grandes instituies assistenciais em um perodo histrico marcado pelo aprofundamento do corporativismo do Estado e por uma poltica econmica industrializante. A expanso do proletariado urbano cria a necessidade poltica de controlar e absorver este contingente. O Estado, incorporando parte das reivindicaes populares, amplia a base legal da cidadania, mediante uma intensa legislao social e sindical. Este perodo da histria brasileira refere-se (A) Repblica Velha (1889-1930). (B) Segunda Repblica (1930-1937). (C) ao Estado Novo (1937-1945). (D) Quarta Repblica (1945-1964). (E) transio democrtica (1985-1988).

9
Servio Social

QUESTO 17
Considerando que a cidadania moderna compe-se, tradicionalmente, de trs ordens de direitos, assinale aqueles que, no decurso do sculo XX, foram os que mais tardiamente ingressaram na agenda pblica brasileira. (A) Direitos humanos. (B) Direitos civis. (C) Direitos sociais. (D) Direitos polticos. (E) Direitos de expresso.

QUESTO 20
Analise as afirmaes a seguir. No contexto da ofensiva neoliberal, a elaborao e execuo de projetos sociais vm sendo deslocadas do Estado para as ONG e Organizaes Sociais, cuja atuao no esgota o atendimento s demandas do campo dos direitos e das polticas sociais. PORQUE S o Estado rene as condies da universalidade com potencialidade de promover aes permanentes, abrangentes e sistemticas, na proviso de servios e sistemas sociais. A esse respeito, possvel concluir que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

QUESTO 18
O Assistente Social (...) um intelectual que contribui, junto com inmeros outros protagonistas, na criao de consensos na sociedade. Falar de consenso diz respeito no apenas adeso ao institudo: consenso em torno de interesses de classes fundamentais, sejam dominantes ou subalternas, contribuindo no reforo da hegemonia vigente ou criao de uma contra-hegemonia no cenrio da vida social.
IAMAMOTO, M.V. O Servio Social na Contemporaneidade: trabalho e formao profissional. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2001, p. 60.

QUESTO 21
A participao dos usurios nos Conselhos de Poltica Pblica tem sido um desafio para a sociedade brasileira: de fato, os usurios s podero ter participao efetivamente qualificada e transitando para o status de sujeito de direitos se tiverem os instrumentos de anlise da realidade.

A partir da leitura do texto acima, pode-se afirmar que (A) h consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes subalternas. (B) h consenso de que todos os Assistentes Sociais defendem os interesses das classes dominantes. (C) a criao de consensos depende da adeso ao institudo por parte dos Assistentes Sociais. (D) o Assistente Social pode contribuir para a formao de consenso contra-hegemnico. (E) os Assistentes Sociais so intelectuais que excluem o consenso das suas atividades.

GOMES, A. L. Os conselhos de polticas e de direitos. Capacitao em Servio Social e Poltica Social: mdulo 4 O trabalho do assistente social e as polticas sociais. Braslia: UnB, 2000.

QUESTO 19
Dentre suas atribuies, o Assistente Social enfrenta o desafio de elaborar planos, programas e projetos para a rea Social. Observe o quadro, que explicita os diferentes nveis do planejamento social.
I PLANO II PROGRAMA III PROJETO

Com base nessa afirmao, e levando em conta o Cdigo de tica Profissional vigente, cabe aos Assistentes Sociais (A) contribuir para a ampliao do conhecimento dos usurios, para garantir direitos. (B) substituir, em algumas circunstncias, os usurios nos Conselhos. (C) fortalecer as representaes das instituies que atendem aos usurios. (D) criar normas e manuais de conduta que ensinem os usurios a serem conselheiros. (E) representar, sistematicamente, os usurios nos seus Conselhos.

QUESTO 22

Analise as afirmativas a seguir. O Assistente Social deve estimular a participao dos usurios nas instncias em que se decidem as polticas pblicas. PORQUE A democracia princpio constitutivo dos compromissos ticos do Servio Social. A esse respeito, possvel concluir que (A) as duas afirmativas so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmativas so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmativa verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmativa falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmativas so falsas.

Maior nvel de Menor nvel de abrangncia Menor abrangncia que o abrangncia do pla- que o Plano, setorializao do Plano e o Programa e maior nejamento social. planejamento social e menor detalhamento de aes de exedetalhamento que o projeto. cuo das polticas sociais.

A anlise do quadro permite assegurar que est(o) correta(s) a(s) afirmao(es) contida(s) na(s) coluna(s) (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) III, apenas. (D) I e II, apenas. (E) I, II e III.

10
Servio Social

QUESTO 23
No planejamento de uma ao profissional inserida numa poltica pblica de sade, no que se refere aos benefcios a serem concedidos aos usurios, o que o Assistente Social deve considerar prioritariamente? (A) A universalidade dos direitos. (B) A parceria entre Estado e sociedade civil. (C) O poder aquisitivo dos usurios. (D) Os recursos tcnico-institucionais. (E) Os servios imediatamente disponveis.

QUESTO 26 A assessoria gesto das polticas sociais tem sido demandada por diferentes sujeitos [...] que atuam nesta esfera. Expressa reconhecimento da capacidade profissional dos Assistentes Sociais no domnio da temtica. resultado do trnsito, como afirma Netto (1992), da atuao profissional exclusivamente pautada na execuo terminal das polticas sociais para uma atuao profissional competente na gesto da totalidade do processo da poltica social, incluindo as suas dimenses de formulao, de gesto, e de sua operacionalizao.
BRAVO, M. I. S. e MATOS, M. C., orgs. Assessoria, consultoria & Servio Social. Rio de Janeiro, 7Letras, 2006.

QUESTO 24
Ao reconhecer a sade como resultante das condies de vida, a obteno de dados sobre as condies econmicas, polticas, sociais e culturais passa a fazer parte do conjunto dos procedimentos necessrios identificao e anlise dos fatores que intervem no processo sade/doena.
MOTA, A. E. et alli, org. Servio Social e sade. Formao e trabalho profissional. S. Paulo, Cortez, 2006.

A partir desse texto, pode-se afirmar que, no planejamento de sua interveno numa poltica de sade, o Assistente Social deve, prioritariamente, (A) apoi-lo no exame abrangente das condies de vida dos usurios. (B) fundament-lo no conhecimento das representaes culturais dos usurios. (C) embas-lo em prticas e tcnicas mdicas, jurdicas e antropolgicas. (D) justific-lo a partir da histria familiar e de vida dos usurios. (E) legitim-lo mediante pesquisas sobre servios de alta complexidade.

A partir desse texto, correto argumentar que (A) a interveno do Assistente Social em assessoria e consultoria no campo das polticas sociais indica uma reduo do campo de ao profissional. (B) a atuao do Assistente Social em assessorias e consultorias possibilita a conquista de novos espaos ocupacionais, contribuindo para maior visibilidade e promoo da profisso. (C) assessorias e consultorias contradizem as atribuies privativas do Assistente Social, embora ampliem o seu mercado de trabalho. (D) assessorias e consultorias ameaam diminuir a empregabilidade do Assistente Social no espao pblico e estatal. (E) atividades de assessoria e consultoria consolidam a posio do Assistente Social nos limites da execuo terminal de polticas.

QUESTO 25
As pesquisas no campo das cincias histricas tm, no centro do debate metodolgico, para a interpretao e transformao da realidade social, a secular questo da relao objetividade x subjetividade. Neste debate so freqentes afirmaes como as apresentadas a seguir. I O estudo da realidade social exige a mesma neutralidade requerida ao fsico, ao qumico e ao bilogo. II Os fenmenos sociais devem ser considerados da mesma forma que os fenmenos da natureza. III O modelo social-darwinista da sobrevivncia dos mais aptos serve para explicar a sociedade. IV As cincias histricas tm especificidade metodolgica: seus objetos so transitrios e atravessados por interesses de classes. V A viso de mundo das classes sociais condiciona a produo acadmica das cincias sociais. Esto corretas, apenas, as afirmaes (A) I e II. (B) I e V. (C) III e V. (D) IV e V. (E) I, II, III e IV.

QUESTO 27
Nas requisies de assessoria e consultoria aos Assistentes Sociais, surgem, hoje, as demandas das etnias, que travam uma luta permanente pelos seus direitos e pela promoo da igualdade tnico-racial. Sobre esse assunto, analise as afirmaes a seguir. A compreenso das questes tnicas exige mais que uma conscincia da defesa dos direitos como um imperativo legal e tico. PORQUE A implementao de polticas tnicas na perspectiva da soberania alimentar, organizao poltica e autosustentabilidade no pode simplesmente obedecer a padres gerais de polticas pblicas. A esse respeito, possvel concluir que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

11
Servio Social

QUESTO 28
Conforme preconiza o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), o Conselho Tutelar um rgo permanente, autnomo e no jurisdicional, composto por representantes eleitos pela comunidade local, que tem a funo de zelar pelo cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. Presente neste Conselho, o Assistente Social vai muito alm da execuo terminal de polticas sociais. Dentre as atribuies especficas do Conselho Tutelar, previstas no ECA, aquela que mais explicitamente exige do Assistente Social um papel que ultrapassa o que lhe foi delegado tradicional e historicamente (A) atender crianas e adolescentes cujos direitos foram ameaados ou violados. (B) assessorar na elaborao da proposta oramentria de planos e programas. (C) atender, aconselhar e orientar, quando necessrio, os pais ou o responsvel. (D) providenciar e expedir, eventualmente, notificaes e documentos similares. (E) requisitar certides de nascimento e de bito de criana e adolescente, se necessrio.

QUESTO 31
O ECA, no seu artigo 121, indica que a internao constitui medida privativa de liberdade, sujeita aos princpios de brevidade, excepcionalidade e respeito condio peculiar da pessoa em desenvolvimento. Nesse sentido, ao elaborar estudo social, cabe ao Assistente Social que trabalha com um adolescente: I II III IV indicar medidas que o punam de forma correta; preservar a sua permanncia prximo sua famlia; garantir a preservao dos seus direitos sociais; indicar plano de trabalho durante a sua permanncia na Instituio; V monitorar o trabalho dos outros tcnicos. So corretos, apenas, os itens (A) I, II e III. (B) II, III e IV. (C) II, IV e V. (D) III, IV e V. (E) I, II, III e IV.

QUESTO 32
Nas Diretrizes Gerais para o Curso de Servio Social, aprovadas pela Assemblia Nacional da Associao Brasileira de Ensino e Pesquisa em Servio Social, em 1996, as mltiplas expresses da questo social figuram como objeto de trabalho do Assistente Social, nas mais variadas dimenses da realidade social. A realizao de estudos socioeconmicos, de acordo com o que postulam as diretrizes, orienta-se por uma perspectiva terico-metodolgica crtica. luz da orientao terica adotada pelas Diretrizes, seria legtimo sustentar que a direo social dos estudos socioeconmicos deve ser parametrizada pela perspectiva (A) da desintegrao familiar e comunitria. (B) da disfuno social de indivduos e grupos. (C) da m distribuio de renda. (D) da excluso social. (E) das desigualdades criadas pela sociedade capitalista.

QUESTO 29

A Constituio Federal de 1988 introduziu conquistas inditas no campo da proteo social. Dentre elas, destaca-se a criao de novas modalidades de exerccio da democracia participativa no campo das polticas sociais os Conselhos de Polticas e de Direitos na rea da assistncia, sade, infncia e juventude, entre outras. A concepo que melhor retrata o potencial dessas novas modalidades na luta pela garantia de direitos a que toma os Conselhos como instncia/ espao de (A) construo de consensos entre as classes e as camadas sociais. (B) afirmao do papel do Estado como agente neutro nos conflitos sociais. (C) promoo da solidariedade e da construo de parcerias entre o pblico e o privado. (D) fortalecimento dos governos no enfrentamento das desigualdades sociais. (E) luta e confronto entre projetos societrios antagnicos na disputa por hegemonia.

QUESTO 33
Nas Varas Especiais destinadas a atender jovens em conflito com a lei, o Assistente Social requisitado a realizar estudo social para subsidiar o magistrado na aplicao de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). A utilizao deste instrumental tcnicooperativo privativo do Assistente Social deve conter a (A) posio imparcial do perito para fornecer informaes tcnicas estritamente relacionadas com a rea do Servio Social. (B) defesa juridicamente fundamentada dos direitos dos inmeros sujeitos envolvidos no caso. (C) interpretao do profissional sobre o modo pelo qual as expresses da questo social rebatem no dia-a-dia dos sujeitos. (D) anlise aprofundada dos fatores psicossociais que contriburam para a ocorrncia do delito. (E) anlise profunda do grau de periculosidade do indivduo e da possibilidade de reincidncia no erro.

QUESTO 30

O artigo 5o, inciso 4o, da Lei de Regulamentao da Profisso reza: realizar vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre a matria de Servio Social. Pode-se, pois, inferir que esses procedimentos privativos (A) obrigam os Assistentes Sociais a realiz-los somente aps aprovao dos empregadores. (B) podem ser realizados por outros profissionais, desde que autorizados por Assistentes Sociais. (C) esto reservados exclusivamente a profissionais que prestaram concurso pblico. (D) so cabveis, apenas, para Assistentes Sociais graduados em universidades pblicas. (E) devem ser realizados, apenas, por Assistentes Sociais no pleno exerccio profissional.

12
Servio Social

QUESTO 34
A Constituio de 1988, a contra-reforma do Estado e as mudanas do mundo do trabalho tm exigido do profissional de Servio Social brasileiro novas competncias e habilidades profissionais dentre elas, a de exercer funes de gesto ou direo em organizaes pblicas ou privadas. Isso requer o domnio crtico das teorias organizacionais e das ferramentas gerenciais, bem como a clareza do significado da direo estratgica do projeto hegemnico no Servio Social brasileiro. De acordo com o Cdigo de tica Profissional em vigor, o exerccio profissional, neste campo e na perspectiva da defesa e do aprofundamento da democracia, deve buscar (A) a projeo de uma nova sociedade sem explorao e desigualdade de classe, gnero e etnia. (B) a eficcia e eficincia por meio da moderna administrao gerencial de resultados. (C) a ateno s necessidades locais em funo da municipalizao das polticas pblicas. (D) a defesa da liberdade do mercado como princpio regulador das relaes econmicas e sociais. (E) a satisfao das necessidades e demandas sociais nos limites da ordem poltica liberal.

QUESTO 36
Reconhece-se atualmente o papel pedaggico que o supervisor de campo tem na formao de futuros Assistentes Sociais empenhados na defesa de direitos. Esta defesa se traduz no compromisso profissional com (A) a preservao do bem comum e dos direitos vigentes relativos propriedade. (B) a elevao da auto-estima dos indivduos na perspectiva de defesa do individualismo. (C) o desenvolvimento solidrio do pas e a preservao da ordem e do bem comum. (D) o posicionamento em favor da eqidade e da justia social. (E) o respeito dignidade da pessoa humana, considerada abstratamente.

QUESTO 37
O estgio supervisionado uma dimenso extremamente importante na formao do Assistente Social, uma vez que permite ao aluno a identificao com a auto-imagem de um profissional capaz de compreender o significado sciohistrico do Servio Social, a mediao entre interesses antagnicos de classes em suas relaes com o Estado e as demandas profissionais. Assim, o estgio em Servio Social deve ser concebido como espao de (A) cumprimento competente e eficaz das rotinas burocrticas presentes nas instituies. (B) treinamento para responder prioritariamente s demandas do mercado profissional. (C) substituio de profissionais com vnculo formal por jovens prestadores de servios. (D) articulao entre ensino terico, pesquisa e formao para o exerccio profissional. (E) aplicao, na realidade institucional, dos conhecimentos terico-metodolgicos.

QUESTO 35
O Sistema nico da Assistncia Social (SUAS) requer, no campo da gesto, uma atividade permanente de monitoramento e avaliao. O Assistente Social, tambm no exerccio da gesto, deve garantir os princpios fundamentais do seu Cdigo de tica dentre os quais o compromisso com a qualidade dos servios prestados populao. Em cada um dos cinco itens abaixo esto indicadas condies que pretendem corresponder a este princpio. I Garantia da atuao de equipes interdisciplinares nos espaos profissionais. II Informaes oramentrias socializadas entre gestores, tcnicos e usurios. III Elaborao de relatrios sistemticos de avaliao dos servios, programas e projetos sociais. IV Construo de indicadores capazes de expressar as desigualdades de classes. V Articulao da rede socioassistencial, ampliando a cobertura dos servios. Correspondem ao princpio referido as condies (A) II e V, apenas. (B) III e V, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III, IV e V.

Continua
13
Servio Social

QUESTO 38 - DISCURSIVA
Considerada como um direito social, a assistncia social ocupa hoje um espao relevante na agenda do Servio Social brasileiro. Apresente duas razes para explicar esse fato, analisando a sua procedncia. (valor: 10,0 pontos) _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

HO N U C S A R __________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________

QUESTO 39 - DISCURSIVA
H vrias condies indispensveis para que o Assistente Social, inserido num rgo pblico (estatal), numa empresa ou numa organizao da sociedade civil, conduza a execuo de uma poltica social. Uma das mais importantes dessas condies diz respeito aos seus deveres e atribuies profissionais. Esclarea como o Assistente Social pode informar-se com segurana sobre tais deveres e atribuies e destaque a natureza das fontes que deve utilizar. (valor: 10,0 pontos) _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O H N U C S RA __________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________

14
Servio Social

QUESTO 40 - DISCURSIVA
Trabalhando em um servio cujos usurios preferenciais so jovens, o Assistente Social, para orient-los acerca dos seus direitos, deve recorrer legislao. Mencione os dois principais instrumentos legais disponveis, nesse caso, ao Assistente Social e destaque a importncia de cada um deles. (valor: 10,0 pontos) _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

HO N U C S A R

15
Servio Social

QUESTIONRIO DE PERCEPO SOBRE A PROVA


As questes abaixo visam a levantar sua opinio sobre a qualidade e a adequao da prova que voc acabou de realizar. Assinale as alternativas correspondentes sua opinio, nos espaos prprios (parte inferior) do Carto-Resposta. Agradecemos sua colaborao.

QUESTO 41
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Formao Geral? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

QUESTO 46
As informaes/instrues fornecidas para a resoluo das questes foram suficientes para resolv-las? (A) Sim, at excessivas. (B) Sim, em todas elas. (C) Sim, na maioria delas. (D) Sim, somente em algumas. (E) No, em nenhuma delas.

Baixado de www.acheprovas.com (sem modifio do contedo original).

QUESTO 42
Qual o grau de dificuldade desta prova na parte de Componente Especfico? (A) Muito fcil. (B) Fcil. (C) Mdio. (D) Difcil. (E) Muito difcil.

QUESTO 47
Voc se deparou com alguma dificuldade ao responder prova. Qual? (A) Desconhecimento do contedo. (B) Forma diferente de abordagem do contedo. (C) Espao insuficiente para responder s questes. (D Falta de motivao para fazer a prova. (E) No tive qualquer tipo de dificuldade para responder prova.

QUESTO 43
Considerando a extenso da prova, em relao ao tempo total, voc considera que a prova foi: (A) muito longa. (B) longa. (C) adequada. (D) curta. (E) muito curta.

QUESTO 48
Considerando apenas as questes objetivas da prova, voc percebeu que: (A) no estudou ainda a maioria desses contedos. (B) estudou alguns desses contedos, mas no os aprendeu. (C) estudou a maioria desses contedos, mas no os aprendeu. (D) estudou e aprendeu muitos desses contedos. (E) estudou e aprendeu todos esses contedos.

QUESTO 44
Os enunciados das questes da prova na parte de Formao Geral estavam claros e objetivos? (A) Sim, todos. (B) Sim, a maioria. (C) Apenas cerca da metade. (D) Poucos. (E) No, nenhum.

QUESTO 49
Qual foi o tempo gasto por voc para concluir a prova? (A) Menos de uma hora. (B) Entre uma e duas horas. (C) Entre duas e trs horas. (D) Entre trs e quatro horas. (E) Quatro horas e no consegui terminar.

QUESTO 45
Os enunciados das questes da prova na parte de Componente Especfico estavam claros e objetivos? (A) Sim, todos. (B) Sim, a maioria. (C) Apenas cerca da metade. (D) Poucos. (E) No, nenhum.

16
Servio Social

Anda mungkin juga menyukai