Anda di halaman 1dari 72

Fundao Universitria de Desenvolvimento de Extenso e Pesquisa

FUNDEPES

2012
RELATRIO ANUAL DE GESTO

SUMRIO
Apresentao Introduo Histrico: conhecendo a FUNDEPES Estrutura Organizacional
Conselho Deliberativo Conselho Fiscal Diretoria Executiva Coordenaes Assessoria Jurdica

03 04 06 08

Modelo de Gesto reas de Atuao Servios Oferecidos Projetos gerenciados em 2012 Resultados Operacionais
Auditoria Externa Relacionamento com Fornecedores Quadro de Pessoal Editais Submetidos Editais Aprovados Projetos Gereciados Concesso de Bolsas Compras Nacionais e Importao Servios Contratados Patrimnio Arquivo

12 14 16 17 44

Desempenho Financeiro
Recursos Aprovados Recursos Recebidos Recursos Gerenciados Resultado Lquido Custo Administrativo Financeiro-CAF Receitas x Despesas Anexos

51

59 60 67 69 70

Demonstraes Financeiras Relatrio de Auditoria Independente Parecer do Conselho Fiscal Estrutura Administrativa

APRESENTAO
O relatrio de Atividades da FUNDEPES referente ao exerccio de 2012 vem disponibilizar comunidade, aos parceiros e ao pblico em geral, as aes implementadas na conduo de sua misso para a consecuo dos seus objetivos. inegvel que o contexto de mudanas na multiplicidade da expanso da pesquisa e extenso, exige sempre mudanas e adaptaes da FUNDEPES em seu contexto operacional e administrativo.

Assim, o ano de 2012 continuou sendo de muitos desafios. Nesses 34 anos de existncia, a FUNDEPES vem buscando atender com eficcia os objetivos institucionais para os quais foi criada, oferecendo UFAL o apoio necessrio para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extenso.

O compromisso da FUNDEPES com o incentivo pesquisa pode ser traduzido por meio de sua captao de recursos e do apoio Universidade na realizao da gesto administrativo-financeira das pesquisas nas diversas reas de atuao: sade, educao, tecnologia, cultura, social, ambiental e

desenvolvimento institucional. Nessa estratgia de ao incorporam-se suas equipes de projetos, tcnica e administrativa, compostas por profissionais competentes que procuram harmonizar esse trabalho de interao com parceiros, instituidores e com a sociedade.

Devemos avanar em 2013 na nossa capacidade de buscar solues em conjunto para as dificuldades para que a Universidade possa usufruir de todo seu potencial de desenvolver e aplicar conhecimento.

Resta-nos assim agradecer a confiana depositada por todos aqueles que tm vnculo com a FUNDEPES, em orientaes e apoios indispensveis consecuo dos objetivos estatutrios e regimentais da Fundao.

INTRODUO
A FUNDEPES, reiterando o seu compromisso com a pesquisa e com o conhecimento e, prezando pela tica e pela transparncia, vem apresentar comunidade acadmica e sociedade o seu Relatrio de Atividades 2012, trazendo informaes das aes executadas no perodo, os resultados operacionais e os demonstrativos contbeis e financeiros, com a clareza exigida pelo seu comprometimento e pelo respeito aos seus parceiros.

O compromisso da FUNDEPES com o incentivo pesquisa pode ser dimensionado por meio da sua captao de recursos e do apoio aos professores da UFAL, na realizao da gesto administrativo-financeira de projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento institucional nas reas de sade, educao, tecnologia, cultura, social, ambiental e desenvolvimento institucional.

A Fundao vem ampliando suas relaes nas esferas federal, estadual, municipal e iniciativa privada, pois entende que todos os setores desta sociedade devem ser chamados a se comprometerem com o incentivo pesquisa, renovao do conhecimento e a projetos de cunho social.

Neste Relatrio, registram-se o crescimento e o desenvolvimento da Fundao no exerccio do ano de 2012. Os registros dizem respeito aos fatos, atividades e dados relevantes, bem como, vem apresentar os resultados alcanados atravs de suas aes em 2012 que esto pautadas e alinhadas responsabilidade social.

A FUNDEPES compreende que a mudana social somente ser alcanada atravs do acesso pesquisa e criao do conhecimento, elementos fundamentais para um desenvolvimento sustentvel, acrescentando-se os avanos nos campos da cincia, da tecnologia e da adequada formao de recursos humanos.

Desta forma, esta publicao, minuciosa em vrias vertentes de sua abrangncia, registra o desempenho, o desenvolvimento e o crescimento desta Fundao ao longo dos ltimos exerccios, fruto daqueles que contribuem para sua efetivao.

Ao oferecer esse registro analtico, espera-se no somente divulgar resultados, como tambm receber dos clientes internos e externos sugestes e contribuies indispensveis para tentar fazer sempre o melhor. Fazer o melhor se trata de uma tarefa necessria e relevante em permanente construo.

Enfim, este relatrio, tem como objetivo, alm de dar publicidade s aes e resultados alcanados, agradecer o apoio e a dedicao de todos os usurios, parceiros, colaboradores e conselheiros porque nisso que se traduz a FUNDEPES: a polarizao do conhecimento por meio da ao conjunta de pessoas que a fazem em torno da eficcia e dos resultados.

HISTRICO: conhecendo a FUNDEPES


A Fundao Universitria de Desenvolvimento de Extenso e Pesquisa FUNDEPES, com personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, a Fundao de Apoio Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Em 1978, a FUNDEPES foi criada com a finalidade precpua de incentivar e apoiar a pesquisa cientfica, desenvolvendo e gerenciando e programas e projetos ligados aos campos da Cincia, Pesquisa, Ensino e Extenso.

A relao entre as duas entidades, FUNDEPES e UFAL, est pautada pela Lei n. 8.958, de 20 de dezembro de 1994, pelo Decreto n. 7.423 de 31 de dezembro de 2010 e pelo Acordo de Cooperao Tcnica celebrado em 23 de setembro de 2009, aprovado pelo CONSUNI/UFAL atravs da Resoluo n. 68/2009.

A FUNDEPES mantm uma relao com os seus colaboradores e parceiros, baseada com a prtica de princpios ticos e aes de transparncia de desempenho.

A Misso

Contribuir para o desenvolvimento do Estado e da Universidade Federal de Alagoas, por meio da excelncia em gesto de projetos, com base na tica e na responsabilidade social, em parceria com instituies pblicas e privadas.

A Viso

Ser referncia em gesto de projetos no Estado de Alagoas, alcanando a excelncia e a inovao dos processos, atendendo as necessidades dos nossos clientes e parceiros.

Os Valores

tica; Transparncia; Respeito e valorizao do ser humano; Qualidade e excelncia nos servios; Responsabilidade socioambiental; Inovao e criatividade.

A FUNDEPES fortalece sua cultura de transparncia de gesto, necessria a uma Fundao que capta e administra recursos pblicos e privados, encaminhando constantemente relatrios de prestao de contas a parceiros, clientes e financiadores de projetos. O Estatuto da FUNDEPES estabelece os objetivos da instituio, dos quais se destacam: a) explorar economicamente parte de seus bens e direitos, para promover e subsidiar, com os rendimentos auferidos, programas de

desenvolvimento de ensino, pesquisa e extenso, bem como atividades tcnicas e administrativas especficas;

b) prestar servios tcnico-cientficos remunerado UFAL, a outros entes pblicos e comunidade em geral;

c) executar, mediante convnios, contratos e acordos, inclusive atividades e administrao universitria no campo da assistncia ao estudante, de administrao hospitalar e de artes grficas, compreendendo a impresso de livros, jornais e revistas, e a venda de livros, jornais e peridicos;

d) promover a divulgao dos resultados de pesquisas;

e) instituir prmios de estmulo e reconhecimento a pesquisadores e pessoas que tenham contribudo ou venham contribuir para o desenvolvimento cientfico, tcnico e cultural da comunidade alagoana;

f) conceder bolsas de estudo em nvel de graduao e ps-graduao;

g) promover, apoiar e gerenciar programas e eventos de ensino, de pesquisa, de extenso,de assistncia social, de proteo ambiental e atividades culturais em consonncia com as polticas estabelecidas pela Universidade Federal de Alagoas; h) promover integrao Universidade Empresa Governo Sociedade; e

i) conceder bolsas acadmicas ao pessoal docente, tcnico-administrativo e discente da Universidade, no pas ou no exterior, desde que vinculadas a projetos de ensino, pesquisa, extenso e cultura.

j) utilizar pessoal e bens da UFAL para a execuo de programas e projetos visando a integrao universitria com a comunidade, em consonncia com a Lei n. 8.958/94, regulamentada pelo Decreto n. 5.205/04 e mediante celebrao de instrumento jurdico especfico.

A Fundao direciona totalmente seus recursos financeiros, humanos e patrimoniais para atingir suas finalidades e objetivos, considerando que tem o compromisso social enraizado em todas as suas aes.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A FUNDEPES composta por rgos de deliberao, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal, e de execuo, Diretoria Executiva. Estes rgos

estabelecem as diretrizes da Fundao, tendo o apoio operacional de trs coordenaes: Coordenao Administrativo-financeira; Coordenao Tcnica de Projetos e Coordenao de Bens, Servios e Informtica. Conselho Deliberativo O Conselho Deliberativo da FUNDEPES composto por membros

representantes dos seus instituidores quais sejam, a Universidade Federal de Alagoas, a Federao da Agricultura do Estado de Alagoas, a Federao do Comrcio do Estado de Alagoas e a Federao das Indstrias do Estado de Alagoas, o rgo mximo de deliberao da Fundao. No cumprimento do seu papel este Conselho acompanha a atuao da FUNDEPES para que continue com uma gesto caracterizada pelo compromisso social e tcnico, harmonizada com as legislaes vigentes, por meio de reunies ordinrias e extraordinrias, que possibilitam ampla discusso e apreciao das atividades planejadas e realizadas, como tambm o redirecionamento de procedimentos. Deliberou no ano de 2012 a poltica institucional que est sendo apresentada neste Relatrio garantindo que todas as aes da FUNDEPES estivessem voltadas para o cumprimento de suas finalidades e objetivos estatutrios, regimental e administrativo.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal responsvel pelo controle externo da Fundao, pela fiscalizao da gesto financeira dos recursos e pela anlise prvia dos relatrios e demonstrativos financeiros e contbeis a ser submetidos apreciao do Conselho Deliberativo.

O Conselho Fiscal tem importante papel no que tange ao acompanhamento e fiscalizao de dados e informaes contbeis e financeiras, bem como das

aes da Fundao, o que vem sendo realizado com dedicao e emprego do conhecimento tcnico, pelos Conselheiros Fiscais, buscando sempre alinhar os procedimentos aos normativos e legislao vigentes.

Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva o rgo mximo de gesto executiva administrativa e financeira da Fundao. Sua composio designada pelo Reitor da Universidade Federal de Alagoas-UFAL aps aprovao do Conselho Deliberativo. Atualmente composta por: um Diretor Presidente, um Diretor Vice-Presidente e uma Diretora Financeira. Compete Diretoria Executiva praticar todos os atos necessrios ao efetivo funcionamento da FUNDEPES, observando o que dispem o Estatuto e o Regimento Interno e as decises do Conselho Deliberativo.

Coordenaes
Coordenao Administrativo-Financeira-COAF
A Coordenao Administrativo-Financeira COAF dispe de quatro departamentos: Gesto de Pessoas, Financeiro, Contabilidade e Prestao de Contas. A COAF tem a funo de realizar e acompanhar as atividades operacionais voltadas contratao de pessoal, concesso de bolsas e dirias, pagamentos diversos, conciliao de todas as contas bancrias dos projetos, contabilizao e prestao de contas das despesas realizadas pelos Programas e Projetos, alm de controlar e contabilizar as despesas da Fundao.

10

Coordenao Tcnica de Projetos-COTEC


A Coordenao Tcnica de Projetos-COTEC um rgo operativo, compostos pelos departamentos: Fomento e Difuso de Programas e Projetos; Desenvolvimento de Programas e Projetos; e Desenvolvimento Institucional, Treinamentos e Selees. Esta coordenao responsvel pela proposio, elaborao, desenvolvimento, superviso e anlise de programas, projetos e demais atividades relacionadas com as finalidades da Fundao. Fazem parte do seu rol de atividades: identificao e formalizao de projetos, anlise e encaminhamento de alteraes e tcnicas dos projetos, controle de prazos, monitoramento e controle das clusulas do instrumento jurdico do projeto, alm do assessoramento s equipes executoras.

Coordenao de Bens, Servios e Informtica-COBESIN


A Coordenao de Bens, Servios e Informtica COBESIN atua com trs setores em sua estrutura interna: Departamento de Compras Nacionais, Internacionais e Licitao, Departamento de Informtica e Departamento de Patrimnio, Suprimentos e Servios Gerais. Sua principal funo assegurar que os servios de logstica, compras, suprimentos, controle de patrimnio e tecnologia sejam oferecidos aos programas e projetos gerenciados pela Fundao. Dentre suas atividades, pode-se destacar: aquisio de materiais de consumo, equipamentos e materiais permanentes, contratao de servios de terceiros pessoa jurdica e suporte tcnico na rea de informtica para toda a Fundao.

Assessoria Jurdica - ASSEJUR


Fornece suporte Diretoria Executiva na anlise de instrumentos legais, bem como na prtica de atos estatutrios e na anlise de assuntos que possam implicar obrigaes para a Fundao. tambm responsvel, junto com o Departamento de Compras, pela tramitao de processos de licitao, emitindo pareceres e orientaes referentes legislao, apreciando recursos e assessorando as atividades da Comisso Permanente de Licitao.

11

MODELO DE GESTO
O conhecimento, e especialmente o conhecimento avanado, sempre especializado. Por si ele nada produz. Sedimentar este conceito fundamental para entender a filosofia da FUNDEPES. Uma organizao pode empregar um nmero expressivo de pessoas, representando as diversas reas do conhecimento, todos trabalhando juntos num empreendimento comum. Nenhum seria eficaz se no houvesse uma instituio que estivesse voltada para uma viso de organizao em que as pessoas, de forma compartilhada, devem conhecer os objetivos, dominar as tcnicas de trabalho, saber onde e como promover melhorias, identificar sua contribuio para os resultados finais e compreender os impactos produzidos por sua atuao.

O desafio de sedimentar um conjunto de conceitos muito bem implementados numa organizao com caractersticas to especficas, onde se compatibilizam em sua gesto os aspectos empresariais e acadmicos, no simples, porm alcanvel. Exige que os diversos especialistas profissionais partilhem de uma viso de conjunto e de um enfoque na totalidade da instituio.

O modelo de gesto da FUNDEPES busca refletir e consolidar a interao da administrao, que atua de forma democrtica, com coordenaes, equipes e responsveis pelas atividades de suporte estratgico e administrativo. Ao se inserir no modelo democrtico de gesto, busca referenciar que uma instituio democrtica aquela que todos tm voz, podem opinar e discordar. O que no podem contrariar a misso da empresa. O principal benefcio desse modelo de gesto o comprometimento das pessoas. Uma instituio que opera com os princpios da democracia, comporta-se de acordo com os valores que ela defende, ou seja, a transparncia, o dilogo, o respeito e a responsabilidade. Essa instituio no tem chefes, tem lderes capazes de obter o comprometimento das pessoas por meio da viso de futuro e da capacidade de resilincia.

12

A FUNDEPES busca sempre consolidar as relaes entre a administrao e o corpo tcnico, estimular, apoiar e gerenciar atividades de ensino, pesquisa, extenso e desenvolvimento cientfico, tecnolgico e cultural, assegurando a agilidade na prestao dos servios/produtos, para criar condies favorveis primazia da qualidade a gesto da FUNDEPES democratizando as aes, a fim de promover uma maior integrao entre a instituio acadmica e a comunidade. esse modelo de gesto e a filosofia cultural que orienta o

funcionamento da instituio.

O Processo Contnuo de Reconstruo


A complexidade e a incerteza se tornam cada vez mais presentes no cotidiano institucional. Ponto pacfico para a FUNDEPES compatibilizar em sua gesto, alm dos aspectos empresariais e os aspectos acadmicos da Instituio, a capacidade de ser resiliente e a necessidade de maximizar o potencial de criatividade, atrelados a um modelo de gesto democrtico no qual as pessoas participam continuamente de um processo de reconstruo.

Para responder a esse respeito, a Fundao potencializou o desenvolvimento de novas parcerias, inovando e renovando o conhecimento e entendimento do mercado na rea de gesto de Projetos. O pensamento estratgico e a valorizao do conhecimento so elementos de transformao e capacitao. Essa perspectiva demandou uma nova estruturao organizacional, que foi construda e sistematizada gradativamente em suas aes estratgicas com os aspectos significantes do Modelo de Gesto.

13

REAS DE ATUAO
A dinmica da FUNDEPES possibilita estabelecer significativa interao com universidade, empresas, instituies pblicas e particulares e oferecer completa assistncia na elaborao e no gerenciamento dos projetos.

Gesto de Projetos
A FUNDEPES desenvolveu uma metodologia prpria em gesto de projetos a partir do planejamento, execuo e acompanhamento dos projetos realizados. So mais de 30 anos desenvolvendo competncia tcnica para gesto administrativo-financeira de Programas e Projetos. Essa experincia vem se consolidando por meio de sua contnua aplicao junto aos projetos apoiados pelos mais importantes agentes financiadores do Pas, nas reas de Tecnologia, Social, Cultura, Sade, Educao e Ambiental.

Concursos e Selees
No segmento de concurso pblico e outras modalidades de seleo, a FUNDEPES acumula mais de 15 anos de experincia na realizao de concursos nas esferas federal, estadual e municipal, em consonncia com a Lei n 8.666/93. Numa gesto compartilhada com o Ncleo Executivo de Processos Seletivos (NEPS/COPEVE-UFAL), a FUNDEPES j realizou

diversos concursos e processos seletivos, cuja seriedade na conduo reafirma a idoneidade conquistada.

Promoes de Eventos Cientficos


A Fundao est capacitada para realizar a gesto e execuo de congressos, simpsios, encontros e seminrios em variadas reas, como: sade, educao, tecnologia, entre outras. So mais de 25 experincias bem sucedidas nesses ltimos trs anos, oportunizando o debate de temticas de relevncia social, com a interlocuo de convidados regionais, nacionais e internacionais.

14

Treinamento e Selees
A FUNDEPES, por meio da sua gesto compartilhada com a UFAL, conta com o mais amplo e especializado corpo docente para desenvolver cursos e treinamentos. Por essa caracterstica, est habilitada a desenvolver

capacitaes que podem ser realizadas a partir de temticas bsicas em suas reas de conhecimento ou encomendadas para atender necessidades especficas do contratante. Todas as propostas de cursos e treinamentos contam com material didtico criteriosamente elaborado para favorecer o processo de aprendizagem, priorizando, pedaggicos. ainda, a aplicao diversificada de recursos tcnicos e

15

SERVIOS OFERECIDOS
Para apoiar a Universidade Federal de Alagoas-UFAL, a FUNDEPES presta os seguintes servios: a) Celebrao de convnios, contratos, acordos, ajustes e outras formas de estabelecer relaes entre a UFAL e instituies de ensino, pesquisa e extenso; rgos de fomento e de financiamento; entidades pblicas e privadas; empresas e sociedade em geral nas reas de Educao, Cincias, Sade e Tecnologia, inclusive com os respectivos Ministrios, visando o desenvolvimento de pesquisa, extenso, ensino e

capacitao;

b) Realizao de cursos, seminrios, congressos e outros eventos de capacitao, informao e difuso de conhecimentos cientficos e culturais, incluindo suporte operacional a eventos;

c) Divulgao e fomento dos programas, planos, projetos e atividades de pesquisa e extenso da UFAL, captao e gerenciamento de recursos, elaborao de prestao de contas e subsdios a relatrios, bem como, divulgao e fomento da prestao de servios tcnico-cientficos da UFAL; gerenciamento da prestao de servios na rea administrativa, contbil e tributria;

d) Realizao de concursos pblicos e processos seletivos para admisso de pessoal para rgos pblicos e privados, bem como a realizao de concursos vestibulares para admisso de alunos para quaisquer Instituies de Ensino Superior;

e) Captao e gerenciamento de recursos externos;

f) Realizao, assessoramento e prestao de consultoria em programas de seleo, capacitao, treinamento e contratao de pessoas.

16

PROJETOS GERENCIADOS EM 2012


REA: AMBIENTAL

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA DE SEMENTES E MUDAS DE ESPCIES NATIVAS PARA RECUPERAO DE REAS ALAGOANAS DEVASTADAS Vigncia: 19/12/2011 a 19/12/2013 Coordenao: Prof. Dr. Antnio Lucrcio dos Santos Neto Financiador: Banco do Nordeste do Brasil

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Desenvolver e disponibilizar tecnologia para a produo de mudas de espcies nativas para recomposio de reas degradadas pelo o cultivo de cana-de-acar no estado de Alagoas.

Objetivos especficos: Coletar e caracterizar sementes e plntulas de espcies arbreas de matas remanescentes para recuperao de reas degradadas pelo plantio da cana-de-acar no estado de Alagoas; e Estudar o efeito da luz e da temperatura na germinao das sementes de espcies arbreas nativas mais representativas do Estado; Verificar a influncia do sombreamento do viveiro e do tipo de substrato na produo de mudas de espcies arbreas nativas mais

representativas do Estado.

17

RESULTADOS OBTIDOS

No prazo de um ano sero coletadas e caracterizadas as sementes e plntulas em diferentes locais do Estado. Durante um ano sero realizados os testes de germinao para definir a necessidade ou no da luz para a germinao das sementes, alm da temperatura que proporciona maior porcentagem e velocidade de germinao em menor tempo. No prazo de dois anos sero definidas as melhores combinaes de sombreamento, substrato e volume do recipiente para o desenvolvimento satisfatrio das mudas das espcies nativas.

18

REA: AMBIENTAL

IMPLANTAO DO PROGRAMA DE CONFORMIDADE DO GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS, EFLUENTES LQUIDOS E FAUNA SINANTRPICA NOS PORTOS MARTIMOS BRASILEIROS NAS DEPENDNCIAS FSICAS DO PORTO DE MACEI, ALAGOAS

Vigncia: 27/07/2012 a 27/04/2013 Coordenao: Prof. Dr. Roberto Augusto Caffaro Filho Financiador: Fundao Coordenao de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnolgicos - COPPETEC

RESUMO DO PROJETO

Objetivo

geral:

Apoio

tcnico-cientfico

realizao

dos

estudos,

levantamento, tratamento, anlise de dados e estruturao da informao, assim como o gerenciamento logstico das operaes de campo para Desenvolvimento do Projeto de Implantao do Programa de Conformidade do Gerenciamento de Resduos Slidos, Efluentes Lquidos e Fauna Sinantrpica nos Portos Martimos Brasileiros, nas dependncias fsicas do Porto de Macei, Alagoas.

Objetivos Especficos: Elaborar o planejamento para a realizao de coletas visando obteno de dados e estruturao da informao, assim como o gerenciamento logstico das operaes de campo para o diagnstico dos resduos slidos, dos efluentes lquidos e fauna sinantrpica no porto de Macei; Realizar a coleta de dados primrios, o tratamento preliminar dos dados, o acompanhamento da qualidade dos dados e a alimentao das informaes no banco de dados do PPE/COPPE/UFRJ.

19

RESULTADOS OBTIDOS Levantamento de dados primrios de efluentes lquidos: confirmao dos pontos de coleta de efluentes, obteno do nmero total de trabalhadores existentes atualmente no Porto de Macei, tanto na rea pblica quanto nos terminais arrendados, projeo de aumento no nmero de trabalhadores com os dois novos arrendamentos realizados recentemente no porto de Macei. Levantamentos de Dados primrios de Resduos slidos: levantamento das quantidades de resduos slidos retirados de Janeiro a Dezembro de 2011 e do ano de 2012; realizao de duas campanhas de campo de levantamento de dados primrios de resduos slidos. Levantamento de Dados Primrios relativos Fauna Sinantrpica: realizao de campanha de amostragem de fauna.

20

REA: CULTURA
PESQUISA ARQUEOLGICA NO STIO BAIXA DAS FLORES EM LIMOEIRO DE ANADIA, ESTADO DE ALAGOAS Vigncia: 02/07/2012 a 26/04/2013 Coordenao: Prof. Ms. Flvio Augusto de Aguiar Moraes Financiador: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Desenvolver pesquisa arqueolgica intensiva no stio Baixa das Flores em Limoeiro de Anadia/Alagoas, visando produo de conhecimento cientfico e a garantia de sua preservao por meio da proposio de um Plano de Manejo preventivo adequado.

Objetivos

especficos:

Proceder

contextualizao

caracterizao

arqueolgica do stio Baixa das Flores, por meio de levantamentos documentais e orais, pela aplicao de metodologias interventivas

arqueolgicas de superfcie e sub-superfcie intensivas e por anlises laboratoriais adequadas; historicizar todo patrimnio arqueolgico conhecido no municpio de Limoeiro de Anadia/Alagoas; elaborar levantamento topogrfico para dimensionamento georreferenciado do stio arqueolgico; formar e organizar documentao grfica (plantas-baixas, croquis, fotografias, perfis estratigrficos e etc.) do stio e de todas as unidades escavadas (sondagens, trincheiras e etc., exceto poos-testes com dimenses inferiores a 01 m), em meios digitais e impresso; preparar e organizar documentao primria (textos, planilhas, tabelas e grficos analticos, fichas de entrevista e etc.) sobre todas as etapas da pesquisa arqueolgica a ser desenvolvida, em meios digital e impresso; coletar amostras para datao radiocarbnica ou por outros mtodos fsico-qumicos absolutos; desenvolver medidas curatoriais adequadas para o material arqueolgico recolhido durante a pesquisa em tela; elaborar e executar oficinas de educao patrimonial voltadas s comunidades do entorno imediato

21

do stio arqueolgico e populao urbana de Limoeiro de Anadia/Alagoas, especialmente ao pblico escolar das redes municipal e estadual de ensino desta cidade e s autoridades e demais gestores pblicos locais; produzir e instalar Placas de Sinalizao na rea do stio arqueolgico; preencher e entregar a ficha de registro do stio arqueolgico em epgrafe, modelo CNSA/IPHAN, em meios digital e impresso, devidamente assinada pelo Coordenador Tcnico responsvel pela presente pesquisa; elaborar proposta de Plano de Manejo preventivo, devidamente justificado; e produzir relatrios parciais e final detalhados de todas as fases da pesquisa arqueolgica a ser executada, em meios digital e impresso.

RESULTADOS OBTIDOS Processamento e anlise laboratorial dos artefatos; os artefatos arqueolgicos esto sendo pr-processados em Limoeiro de Anadia e transportados para o NEPA/UFAL, para um tratamento e anlise mais detalhada. Execuo do programa de educao patrimonial: As atividades de educao patrimonial tiveram continuidade com palestras nas escolas do municpio de Limoeiro de Anadia e visita dos alunos dos respectivos centros de ensino ao stio arqueolgico.

22

REA: CULTURA
PESQUISA ARQUEOLGICA NO STIO CH DE CAJAZEIRA EM LIMOEIRO DE ANADIA, ESTADO DE ALAGOAS

Vigncia: 19/11/2012 a 06/06/2013 Coordenao: Prof. Ms. Flvio Augusto de Aguiar Moraes Financiador: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional IPHAN

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Realizar estudo cientfico visando caracterizao tipolgicofuncional e produo de conhecimento sobre o stio arqueolgico Ch da Cajazeira, localizado na propriedade rural Taquara, municpio de Limoeiro de Anadia/AL; bem como garantir, preventivamente, sua preservao por meio da adoo de um Plano de Manejo adequado.

Objetivos

especficos:

proceder

contextualizao

caracterizao

arqueolgica do stio Ch de Cajazeiras, por meio de levantamentos documentais e orais, pela aplicao de metodologias interventivas

arqueolgicas de superfcie e sub-superfcie intensivas e por anlises laboratoriais adequadas; historicizar todo patrimnio arqueolgico conhecido no municpio de Limoeiro de Anadia/Alagoas e da cidades circunvizinhas; elaborar levantamento topogrfico para dimensionamento georreferenciado do stio arqueolgico; formar e organizar documentao grfica (plantas-baixas, croquis, fotografias, perfis estratigrficos e etc.) do stio e de todas as unidades escavadas (sondagens, trincheiras e etc., exceto poos-testes com dimenses inferiores a 01 m), em meios digitais e impresso; preparar e organizar documentao primria (textos, planilhas, tabelas e grficos analticos, fichas de entrevista e etc.) sobre todas as etapas da pesquisa arqueolgica a ser desenvolvida; coletar amostras para datao radiocarbnica ou por outros mtodos fsico-qumicos absolutos; desenvolver medidas curatoriais

adequadas para o material arqueolgico recolhido durante a pesquisa em tela; 23

elaborar e executar oficinas de educao patrimonial voltadas s comunidades do entorno imediato do stio arqueolgico e populao urbana de Limoeiro de Anadia/Alagoas, especialmente ao pblico escolar das redes municipal e estadual de ensino desta cidade e s autoridades e demais gestores pblicos locais; produzir e instalar Placas de Sinalizao na rea do stio arqueolgico; preencher e entregar a ficha de registro do stio arqueolgico em epgrafe, modelo CNSA/IPHAN, em meios digital e impresso, devidamente assinada pelo Coordenador Tcnico responsvel pela presente pesquisa; elaborar proposta de Plano de Manejo preventivo, devidamente justificado; e produzir relatrios parciais e final detalhados de todas as fases da pesquisa arqueolgica a ser executada, em meios digital e impresso.

RESULTADOS ESPERADOS

Delimitao do stio e das reas de atividades atravs do registro da espacialidade do mesmo com o auxlio de instrumento topogrfico; deteco de vestgios e estruturas arqueolgicas ocultas e grau de conservao do stio atravs de realizao de prospeces geofsicas com GM-15 (Geoscan, resistivity meter) e G-856AX (Geometrics, fluxgate gradiometer); escavaes sistemticas dos espaos previamente registrados a fim de solucionar as questes levantadas acerca do contexto do stio, assim como ampliao das escavaes nas reas de mancha em que foram encontrados fragmentos cermicos em superfcie para compreender esse contexto em particular e a incluso desses artefatos no contexto mais amplo do stio; coleta e registro de materiais arqueolgicos para datao com o objetivo de fornecer inferncias temporais que auxiliem na caracterizao do(s) momento(s) de ocupao desses espaos e anlise e processamento de dados arqueolgicos em gabinete e laboratrio.

24

REA: CURSOS DE ESPECIALIZAO


VII CURSO DE ESPECIALIZAO EM SADE PBLICA Vigncia: 12/07/2011 04/07/2013 Coordenao: Prof. Dr. Izabel Maia Novaes Financiador: Secretaria de Estado da Sade - SESAU

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Capacitar em nvel de especializao lato sensu, profissionais que atuam na rea da sade pblica ou afins.

Objetivos Especficos: Dotar os profissionais com conhecimento sobre sade pblica; Capacitar para o uso de ferramentas gerenciais modernas; Estimular os profissionais a refletir criticamente sobre a realidade do seu municpio e propor aes que venham a produzir impacto no SUS Local.

RESULTADOS OBTIDOS

Reunies com o corpo docente do colegiado; capacitao de docentes, elaborao de material didtico, realizao de disciplinas; formao de recursos humanos e aumento da massa crtica do Estado sobre a situao e possveis melhorias do SUS local.

25

REA: SADE

DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAO DE EXTRATOS, TINTURAS E PREPARAES A BASE DE PROPLIS VERMELHA DE ALAGOAS Vigncia: 19/12/2011 a 19/12/2016 Coordenao: Prof. Dr. Ticiano Gomes do Nascimento Financiador: Banco do Nordeste do Brasil S/A - BNB RESUMO DO PROJETO Objetivo geral: Desenvolver e validar metodologias de controle de qualidade qumico e fsico-qumico da prpolis vermelha de Alagoas ajustando aos padres da ANVISA ou Ministrio da Agricultura de modo a regularizar a futura comercializao de bioprodutos como tinturas hidroalcolicos, formas

farmacuticas sacarolticas (xarope, elixir, melitos), e formas farmacuticas semi-slidas (pomadas, cremes, vulos e gel).

Objetivos especficos: Isolar e identificar 4 marcadores qumicos da prpolis vermelha a serem utilizados como padres de rastreabilidade nos ensaios de identificao e quantificao por Cromatografia Lquida de Alta Eficincia (CLAE), como forma de eliminar o gargalo tecnolgico do desenvolvimento de fututos bioprodutos a base de prpolis vermelha; desenvolver metodologia de controle de qualidade fsico-qumico e qumico para identificao e

quantificao de marcadores da prpolis vermelha de Alagoas como forma de estabelecer esse parmetro de qualidade nas matrias-primas (prpolis in natura), produtos intermedirios, preparaes sacarolticas e preparaes semi-slidas usando a Cromatografia Lquida de Alta Eficincia; desenvolver uma metodologia de controle de qualidade das preparaes semi-slidas atravs de estudos de dissoluo dos marcadores qumicos da prpolis vermelha; estabelecer correlao entre a quantidade de cidos fenlicos totais e flavonides totais com a Concentrao Inibitria Mnima atravs de ensaios microbiolgicos.

26

RESULTADOS OBTIDOS:

Estabelecimento de um Programa de Validao de Metodologias Analticas, visualizar a qualidade do processo/produto e, tambm com a perspectiva de aumentar a produo de medicamentos, incentivando o setor industrial farmacutico da regio e contribuindo com a gerao de emprego e renda.

27

REA: SADE

PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAO DA FORMAO PROFISSIONAL EM SADE PR-SADE FASE III CURSO DE ENFERMAGEM Vigncia: 10/09/2012 a 10/09/2013 Coordenao: Prof. Dr. Clia Alves Rozendo Financiador: Organizao Pan-Americana da Sade/OPAS

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: dar continuidade parceria e relao ensino-servio, em articulao com os gestores e profissionais de sade da rede.

Objetivos especficos: Promover a capacitao pedaggica dos docentes e dos profissionais da rede para a reorientao da formao com foco na interdisciplinaridade, integralidade, na articulao ciclo bsico-ciclo clnico e nas metodologias ativas; fortalecer as aes de ateno bsica vinculadas ao Projeto Pedaggico, articulando-as ao Centro Avanado de Promoo da Sade, aos programas PET e s demais iniciativas voltadas para a reorientao da formao; apoiar as unidades de sade onde as atividades de ensino, pesquisa e extenso so desenvolvidas; apoiar atividades de ensino, pesquisa e extenso voltadas prioritariamente para a ateno bsica e/ou para a reorientao da formao, bem como, as que estejam inseridas na agenda prioritria do Ministrio da Sade; favorecer a educao permanente de docentes e de profissionais dos servios de sade, com nfase no desenvolvimento das capacidades e habilidades voltadas para a docncia; investir na articulao com os gestores estaduais e municipais; apoiar estratgias de educao em sade na perspectiva da promoo da sade e nfase na ateno bsica; capacitar os atores envolvidos para a gesto dos processos de reorientao; dar continuidade reviso do Projeto Poltico Pedaggico, considerando-se os aspectos conceituais e operacionais,

28

observando sua coerncia interna e a nfase na ateno bsica; fortalecer o grupo gestor do currculo; avaliar o processo de reorientao da formao, seus limites e suas possibilidades.

RESULTADOS OBTIDOS

Preparo do corpo docente e dos profissionais de sade da rede para atuarem na proposta curricular que busca reorientar a formao dos enfermeiros da UFAL, implicando na incorporao de novos olhares e prticas clnicas e pedaggicas que favoream a aprendizagem e a formao centrada nos sujeitos e na mudana da realidade social; Parceria ensino-servio fortalecida, gerando efetiva integrao, refletindo-se no aprofundamento das relaes entre ambos, na melhoria da comunicao, na continuidade de apoio s unidades, contribuindo para a melhoria dos servios prestados comunidade e para o fortalecimento do SUS local; Melhoria na gesto do processo por meio do preparo da equipe gestora, contribuindo para a minimizao das dificuldades e a potencializao dos resultados.

29

REA: SADE

PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAO DA FORMAO PROFISSIONAL EM SADE PR-SADE FASE III CURSO DE MEDICINA Vigncia: 10/07/2012 a 10/06/2013 Coordenao: Prof Dr. Rosana Quintella Brando Vilela Financiador: Organizao Pan-Americana da Sade - OPAS

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Desenvolvimento do Corpo Docente (academia e servio) para educao permanente, trabalho em equipe, clnica ampliada, trabalho multidisciplinar, pesquisa, metodologias ativas de aprendizagem e avaliao.

Objetivos especficos:

realizar o Programa de desenvolvimento para

docentes e tcnicos sobre determinantes de sade e doenas; realizar o programa de desenvolvimento para docente e tcnicos sobre pesquisa e ampliar a participao dos docentes e discentes nas atividades prticas junto as unidades de sade com nfase na ateno bsica.

RESULTADOS OBTIDOS Realizao de uma oficina de projetos de pesquisa com gerao de 10 projetos; Criao do NIPPES Ncleo Interinstitucional de Pesquisa e PsGraduao em Ensino na Sade (Parceria com a UNCISAL e UNIFESP); Participao de 09 docentes, 06 preceptores do servio e 05 estudantes no Congresso Nordestino de Educao Mdica (CONEM), participao de 13 docentes, e 02 estudantes no Congresso Brasileiro de Educao Mdica (COBEM); e Realizao de 01 curso sobre pesquisa qualitativa.

30

REA: TECNOLOGIA

SENSORES PARA PETRLEO E GS: UMA PLATAFORMA PARA O ENSINO DE FSICA, QUMICA E INFORMTICA IFALSENSOR

Vigncia: 30/08/2010 a 30/08/2013 Coordenao: Prof. Dr. Jandir Miguel Hickman Financiador: Financiadora de Estudos e Pesquisas - FINEP

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Desenvolvimento de uma cultura cientfica que desperte nos alunos o interesse pelas reas tecnolgicas, alm da contribuio para a formao bsica em cincias exatas e naturais nas reas de PGPB.

Objetivos especficos: Implantao dos laboratrios de sensoriamento e de sntese; elaborao dos experimentos; capacitao de professores em disciplinas vinculadas ao projeto; selecionar e capacitar alunos da monitoria; ministrar cursos; divulgar as atividades do projeto nos Campi do IFAL.

RESULTADOS OBTIDOS

Concluso da obra de adequao e implantao dos laboratrios de sensoriamento ptico e de sntese; aquisio de material bibliogrfico necessrio para as pesquisas; aquisio de material permanente para os laboratrios de sensoriamento ptico e de sntese; elaborao de material didtico para a realizao de oficinas; produo tcnico-cientfica no Optics education and Outreach II (2012).

31

REA: TECNOLOGIA

LEVANTAMENTO DE APLICAES E ESTUDOS DO PROCESSO DE SNTESE DE SILICOALUMINOFOSFATOS SAPOS Vigncia: 10/09/2010 a 10/09/2013 Coordenador: Prof. Dr.Maritza Montoya Urbina Financiador: Petrobrs S/A

RESUMO DO PROJETO

Objetivo geral: Levantamento de aplicaes e estudos do processo de sintese de Silicoaluminofosfatos, visando sua obteno atravs de rotas econmicas. Objetivos especficos: Levantamento do estado da arte do tema da pesquisa; Otimizao de uma rota de sntese do material; Caracterizao Fsico-Qumica dos materiais obtidos; Preparao de novos materiais da famlia do SAPO'S

RESULTADOS OBTIDOS Levantamento de aplicaes e estudos do processo de sntese de Silicoaluminofosfatos.

32

REA: CONCURSOS E SELEES

CONCURSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DE MACEI E CONCURSO DA PROCURADORIA DO MUNICPIO DE MACEI

Vigncia: 20/09/2011 a 30/09/2013. Coordenao: Aline de Ges Lima Amaral Financiador: Inscries. RESUMO DO PROJETO

Execuo do Concurso Pblico da Secretaria Municipal de Sade de Macei e da Procuradoria do Municpio de Macei, para provimento de cargos de nvel fundamental, mdio e superior no mbito do Municpio de Macei e para o cargo de Procurador do Municpio de Macei, totalizando a oferta de 842 vagas (oitocentas e quarenta e duas) vagas.

Concurso Procuradoria Macei Entrega de ttulos.

33

REA: CONCURSOS E SELEES

CONCURSO PBLICO DAS PREFEITURAS MUNICIPAIS DE PALMEIRA DOS NDIOS E SO JOS DA TAPERA

Vigncia: Palmeira dos ndios (28/12/2011 a 28/12/2012) So Jos da Tapera (18/8/2011 a 25/10/2012). Coordenao: Aline de Ges Lima Amaral Financiador: Inscries. RESUMO DO PROJETO

Execuo de concurso pblico para provimento de 86 (oitenta e seis) cargos pblicos do Municpio de Palmeira dos ndios e 178 (cento e setenta e oito) de So Jos da Tapera, entre cargos de nveis fundamental, mdio e superior.

34

REA: TREINAMENTOS E CAPACITAES

PLANO DE CAPACITAO PARA OS NOVOS SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEI

Vigncia: 06/08/2012 a 06/08/2013 Coordenao: FUNDEPES Financiador: Prefeitura Municipal de Macei

RESUMO DO PROJETO

Realizao de cursos de capacitao para os servidores ocupantes de cargos efetivos aprovados no ltimo concurso pblico da Prefeitura do Municpio de Macei, realizado em 2012, a saber: Agente de Trnsito, Coveiro, Agente de Fiscalizao de Obras e Agente de Fiscalizao de Posturas. O plano de capacitao possua por objetivos especficos, em linhas gerais, apoiar o servidor em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias individuais e institucionais; formar os profissionais que iniciam suas funes e ainda no possuam experincia na rea; e proporcionar padres mnimos de desempenho no trabalho com nfase no exerccio de sua funo, agregando valor para a gesto pblica municipal com foco nos resultados.

RESULTADOS OBTIDOS

Foram capacitados 270 (duzentos e setenta) servidores, totalizando a oferta de 320 (trezentas e vinte) horas de capacitao, alternadas entre aulas tericas e prticas.

35

Capacitao para Agente de Trnsito SMCCU

Capacitao Agente SMCCU de

para Trnsito

Capacitao para Fiscal de Obras SMCCU

36

REA: TREINAMENTOS E CAPACITAES

CURSO DE ELABORAO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS TURMAS 1, 2 e 3

Vigncia: 27/03/2012a 12/07/2013 e 06/07/2012 a 06/07/2013 Coordenao: FUNDEPES Financiador: Ministrio Pblico do Estado de Alagoas. RESUMO DO PROJETO

Realizao de capacitao dos servidores do Ministrio Pblico do Estado de Alagoas por meio da oferta do curso de Introduo Elaborao e Gerenciamento de Projetos, objetivando a atuao destes na rea de elaborao e anlise dos projetos a serem geridos pelo Ministrio, propiciandolhes uma viso geral da parte terica aliada s atividades prticas; bem como discutir as metodologias existentes para elaborao e gesto de projetos, apresentando: definies, identificao de fatores de sucesso de um projeto, identificao de stakeholders e seus papeis, identificao e anlise de fontes de financiamento de projetos, descrio dos principais itens a serem abordados em um plano de projeto e estabelecimento de paralelo entre a teoria de projetos e a realidade cotidiana no Ministrio.

RESULTADOS OBTIDOS

Foram capacitados 75 (setenta e cinco) servidores do Ministrio Pblico do Estado de Alagoas, totalizando a oferta de 120 (cento e vinte) horas de capacitao.

37

Aula expositiva no MPE

Apresentao de trabalhos pelas equipes de trabalho do MPE

38

REA: EVENTOS
1 FEIRA NACIONAL DE OBSERVADORES DE AVES FENOA

Vigncia: 05/11/2012 a 31/12/2012 Coordenao: Prof. Dr. Mrcio Amorim Efe. Financiador: Servio de Apoio s Micro e Pequena Empresas em Alagoas SEBRAE/AL. RESUMO DO PROJETO A feira ocorreu paralelamente ao XIX Congresso Brasileiro de Ornitologia, tratou-se de um evento indito, o qual teve por objetivo atender a um novo pblico que tem a conservao das aves e seus ambientes como interesse. A 1 FENOA possua ainda como pretenso contribuir com a implantao do turismo de observao de aves em Alagoas, proporcionando a profissionais e amadores um momento de intercmbio cultural e empresarial, atualizao e discusso de temas relacionados nova alternativa turstica nas diferentes reas do conhecimento tcnico e mercadolgico.

RESULTADOS OBTIDOS Como resultado para o processo de implantao do turismo de observao de aves em Alagoas, a FENOA contribuiu inicialmente com a divulgao em grande escala da atividade no estado, trazendo o tema para mais prximo do pblico alagoano, proporcionou ao visitante a oportunidade de conhecer o trabalho da Sociedade Brasileira de Ornitologia, da Fundao O Boticrio e da SETUR/AL em seus estandes expostos na rea de exposio. O participante teve a sua disposio dezenas de livros tcnicos e guias de campos sobre as aves do Brasil para consulta e aquisio no estande da USEB Livros.

39

REA: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

ELABORAO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BSICO DO MUNICPIO DE CAPELA/AL Vigncia: 06/07/2012 a 30/04/2013 Coordenao: Prof. Dr. Eduardo Lucena Cavalcante Amorim Financiador: Prefeitura Municipal de Capela. RESUMO DO PROJETO

Elaborar o Plano Municipal de Saneamento Bsico do Municpio de Capela, Estado de Alagoas.

RESULTADOS OBTIDOS

Projeto em fase de execuo tcnica, tendo, at o momento, sido realizadas as entregas relativas aos produtos de: a) planejamento estratgico da equipe tcnica para a realizao das aes que consolidam a nomeao dos grupos de trabalho e a elaborao do plano de mobilizao social; b) Plano de Mobilizao Social PMS; c) Diagnstico Tcnico-Participativo em apoio ao Plano Municipal De Saneamento Bsico PMSB.

Logo do projeto PMSB Capela.

40

REA: EVENTOS

ABRIL INDGENA

Vigncia: 13/12/2012 a 13/4/2013 Coordenao: Prof. Dr. Wagner Chaves Financiador: Instituto Brasileiro de Museus IBRAM

RESUMO DO PROJETO Comemorar o ms de Abril, enfocando a temtica indgena a partir de aspectos relacionados ao exotismo e diferenciao, mas fundamentalmente promovendo visibilidade s problemticas scio-culturais.

RESULTADOS OBTIDOS O projeto alcanou seus objetivos na medida em que conseguiu, atravs das rodadas de discusso, da edio de DVD com filmes e ensaios fotogrficos, das apresentaes artstico-culturais e da idealizao e montagem de exposio, dar visibilidade s questes indgenas contemporneas.

Logo do evento Abril Indgena.

41

REA: DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

REVISO E MELHORIA DO PLANO DE GESTO DO TRIBUNAL DE JUSTIA DE ALAGOAS BINIO 2013-2014 Vigncia: 17/09/2012 a 01/03/2013 Coordenao: Prof. Dr. Anderson de Barros Dantas Financiador: Tribunal de Justia de Alagoas.

RESUMO DO PROJETO Realizao de servios tcnicos especializados visando reviso e melhoria do Plano de gesto do Tribunal de Justia de Alagoas e seu respectivo plano de metas, com vistas definio de macro prioridades para o Plano de Gesto Binio 2013 2014.

RESULTADOS OBTIDOS A partir da realizao de encontros com as equipes envolvidas no processo, o projeto foi realizado tendo como produtos: a elaborao da verso atualizada do planejamento estratgico j existente; a elaborao da primeira verso do plano de gesto, contendo as macro prioridades para o mandato de dois anos; bem como o relatrio final com sugestes tcnicas para o desdobramento dos resultados junto aos diversos nveis organizacionais.

42

RESULTADOS OPERACIONAIS 2012


A Fundao, focada na melhoria do seu atendimento e dos servios prestados, busca continuamente implementar e consolidar aes administrativas que

tenham impacto direto no seu desempenho operacional. A responsabilidade com a qualidade dos servios ofertados e com a transparncia nas aes e prestaes de contas o alicerce de todo empenho dos colaboradores e da diretoria na busca contnua da excelncia no importante trabalho que a FUNDEPES realiza. Algumas aes foram desenvolvidas, outras mantidas, com o objetivo maior de refletir diretamente no alcance do melhor resultado. Aes destacadas:

AUDITORIA EXTERNA
Com o objetivo na melhoria da qualidade dos servios e a transparncia nas atividades executadas pela FUNDEPES, foi mantida a contratao da empresa de auditoria independente, auditando os procedimentos contbeis, fiscais e financeiros, bem como a aplicabilidade dos controles internos na consecuo dos resultados. Os trabalhos foram realizados segundo padres usuais de auditoria, incluindo, conforme o caso, aplicao de testes e exames sobre as operaes, livros, registros, documentos e posies contbeis e auxiliares em geral numa base seletiva, na extenso e profundidade julgadas necessrias nas circunstncias.

DEPARTAMENTO FISCAL
O Departamento Fiscal, vinculado diretamente rea contbil, responsvel pela anlise dos impostos incidentes nas operaes realizadas pela FUNDEPES, Departamento at de meados de 2012 de estava Contas. fisicamente Prezando instalado pela no

Prestao

melhor

operacionalidade, integrao e acompanhamento dos atos e fatos, foi instalado no Departamento de Contabilidade.

43

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES


A FUNDEPES norteia a relao com os seus fornecedores de maneira clara e objetiva, visando sempre um bom negcio, pautado na tica e transparncia, para que consigamos garantir um compromisso de engrandecimento na gesto dos projetos. Um ponto marcante processo de negociao realizado por nossos colaboradores, junto aos nossos fornecedores, essencial para aquisio de bens e contratao de servio com qualidade.

QUADRO DE PESSOAL
O quadro prprio de colaboradores efetivos da FUNDEPES foi ajustado, computando-se 53 colaboradores celetistas . Comps ainda este quadro 8 estagirios vinculados sede. A Fundao tambm gerenciou recursos humanos vinculados aos diversos projetos, num total de 511 colaboradores celetistas e 62 estagirios. As condies para salrios e encargos sociais utilizadas pelas Fundao correspondem aos padres legais nacionais e as respectivas disposies legais.

EDITAIS SUBMETIDOS
A FUNDEPES atravs da sua rea tcnica possui departamentos voltados especificamente para as reas de captao de recursos e prospeco de novas oportunidades, visando, constantemente, o fomento e a difuso de novos programas e projetos. Por meio da captao de novas oportunidades , a Fundao visa, sobretudo, consolidar a relao UFAL x FUNDEPES. Ao longo do ano de 2012, foram submetidas 143 propostas entre programas e projetos nas diversas reas de conhecimento.

44

rea Ambiental Capacitao Concursos e Selees Cultura Desenvolvimento Institucional Eventos Sade Social Tecnologia

Projetos submetidos em 2012 10 51 30 17 11 6 3 3 12

Total

143

EDITAIS APROVADOS
Dentre os projetos submetidos, a FUNDEPES aprovou um total de 50 propostas, distribudas por rea de conhecimento, conforme abaixo

discriminado. rea Capacitao Concursos e Selees Cultura Desenvolvimento Institucional Eventos Meio ambiente Sade Tecnologia TOTAL 4 3 3 3 10 50 Projetos aprovados 10 14 3

45

PROJETOS GERENCIADOS
PROJETOS GERENCIADOS PELA PARCERIA UFAL X FUNDEPES
rea Ambiental Cultura Cursos de Especializao Desenvolvimento Institucional DDPP Educao Sade Social Tecnologia Concurso Capacitao Desenvolvimento Institucional DITS Eventos 2012 5 9 4 2 2 10 1 58 14 8 2 7 117

TOTAL GERAL DE PROJETOS GERENCIADOS PELA FUNDEPES


REA CULTURA AMBIENTAL SOCIAL TECNOLOGIA EDUCAO SADE CAPACITAO EVENTOS CONCURSOS DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL TOTAL GERAL QTDE 9 5 2 54 2 13 26 5 14 12 142 VOLUME DE RECURSOS 3.414.899,36 179.527,86 26.450,70 8.999.770,88 193.994,40 780.194,85 1.831.766,77 85.682,29 3.464.177,39 2.776.249,59 21.752.714,09

46

CONCESSO DE BOLSAS
Diversos financiadores promovem a concesso de bolsas de pesquisa e extenso, bem como bolsa estgio, para a realizao de projetos executados em parceria entre fundao de apoio e universidade.

Destaca-se, assim, a importncia e relevncia da atividade de apoio da fundao, bem como o ganho real na promoo de atividades de pesquisa e extenso, assim como desenvolvimento profissional para discentes, foco da concesso de bolsas.

Bolsas concedidas pela Fundepes a docentes, discentes e tcnicos administrativos atravs de recursos de projetos gerenciados (Em R$) rea Ambiental Cultura Cursos de Especializao Sade Social Tecnologia Capacitao Total Ano 2011
14.140,00 2.800,00 562.047,91 13.560,00 1.647.673,20 0,00 2.240.221,11

Ano 2012
45.000,00 13.350,00 3.120,00 282.336,16 1.600,00 1.509.382,65 41.140,00 1.895.928,81

Valor das bolsas concedidas a docentes, discentes e tcnicos administrativos da Ufal.

COMPRAS NACIONAIS E IMPORTAO


A gesto de compras nacionais e importaes tem papel de suma importncia na adequada aplicao dos recursos oramentrios existentes, com a finalidade de suprir a necessidade dos projetos e convnios, efetivando as demandas com objetividade e transparncia.

47

Em respeito s boas prticas administrativas, a FUNDEPES se respalda no regime jurdico adequado para atender s formalidades legais e s exigncias especficas que regulamentam os procedimentos na gesto de Convnios e Contratos.

O Departamento de Compras Nacionais, bem como o de Importao tem como premissa assegurar todo o processo a partir do recebimento da solicitao de compra por parte Coordenador do projeto at a efetiva entrega do material ao destino final.

Nos exerccios de 2011 e 2012, a Fundao operacionalizou um total de R$ 5.254.083,59 em aquisies de bens e equipamentos importados, sendo R$ 4.422.404,58 no ano de 2011 e R$ 831.679, no ano de 2012, conforme tabela abaixo.

Importaes por rea de Atuao Em R$ rea Ambiental Cultura Sade Tecnologia Concurso Eventos Totais Ano 2011 7.075,68 3.095,61 0,00 4.412.133,29 100,00 0,00 4.422.404,58 Ano 2012 4.740,58 9.896,99 803.817,74 13.223,70 831.679,01

Para as compras nacionais, foram emitidas 691 ordens de fornecimento totalizando R$ 4.928.753,51 em aquisio de bens.

48

SERVIOS CONTRATADOS
No exerccio de 2012 foram emitidas 2380 ordens de servios, para as quais foi movimentado um volume de recursos correspondente a R$ 6.966.037,75.

PATRIMNIO
A FUNDEPES, enquanto fundao de apoio da UFAL, alm de viabilizar a realizao de projetos no mbito do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, tambm agrega um ganho patrimonial importante para a universidade quando da doao desses bens adquiridos para os diversos projetos atravs da fundao.

Durantes os anos de 2011 e 2012, a Fundao realizou um total de doaes para a UFAL da ordem de R$ 4.738.647,54 sendo R$ 4.542.499,80 em 2011 e R$ 196.147,74 em 2012. Quantitativamente, o valor doado em 2012

corresponde a 502 doaes UFAL.

O volume de bens doados em 2011 foi fruto de um trabalho realizado pela FUNDEPES para o ajuste do patrimnio da instituio, onde, desde 1994 at 2011, foram rastreados, identificados e posteriormente doados um total de 7.050 bens, regularizando a situao patrimonial da Fundao e permitindo o acrscimo patrimonial dos bens da UFAL j em uso pela Universidade desde a fase de execuo dos projetos.

ARQUIVO
Em 2012 no Arquivo foram recebidos e tratados 21.388 documentos.

49

DESEMPENHO FINANCEIRO 2012


As informaes que seguem so apresentadas para os dois ltimos exerccios, 2011 e 2012, quanto aos recursos captados, recebidos e gerenciados, bem como os resultados lquidos obtidos, atravs de demonstrativos de

desempenho financeiro e contbeis e grficos.

Os resultados auferidos refletem o empenho da FUNDEPES no apoio UFAL.

RECURSOS APROVADOS
Dentre os projetos submetidos, a FUNDEPES aprovou um total de 50 projetos, representando um volume de recursos da ordem de R$ 40.551.234,24, distribudos por rea de conhecimento, conforme abaixo discriminado.

rea

Volume de recursos aprovados (Em R$)

Capacitao Concursos e Selees Cultura Desenvolvimento Institucional Eventos Meio ambiente Sade Tecnologia

8.516.623,39 8.956.650,24 751.942,12

274.028,82 84.300,00 217.933,84 13.118.265,68 8.631.490,15

TOTAL

40.551.234,24

50

RECURSOS RECEBIDOS
Um dos principais dados de resultado relacionados eficincia da UFAL em relao a sua fundao de apoio se refere aos resultados financeiros obtidos junto ao gerenciamento dos projetos executados nesta parceria.

A tabela e o grfico seguintes apresentam os valores dos recursos recebidos no binio 2011/2012, dos projetos executados nesta gesto compartilhada UFAL-FUNDEPES por rea de atuao.

51

Recursos Recebidos por rea de Atuao


Em R$

reas Ambiental Cultura Cursos de Especializao Sade Social Tecnologia Concursos e Selees Capacitao Desenvolvimento Institucional Eventos Total

2011 18.798,12 2.056.027,74 93.783,02 7.433.950,42 64.000,00 4.528.834,41 7.745.849,49 40.222,78 260.326,02 463.711,12 22.705.503,12

2012 194.426,31 3.656.399,52 141.767,40 688.143,43 6.233.956,13 3.779.112,10 1.015.032,68 630.860,87 148.686,50 16.488.384,94

Recursos Recebidos por rea de Atuao


8.000.000 7.000.000 6.000.000 5.000.000 4.000.000 3.000.000
2.000.000

1.000.000 -

Em 2011

Em 2012

52

RECURSOS GERENCIADOS EM PARCERIA COM A UFAL


Os recursos gerenciados correspondem a soma do saldo de recursos do exerccio anterior e dos recebidos no exerccio por meio das diferentes reas de trabalho da Fundao.

No que se refere execuo financeira dos projetos gerenciados em parceria com a UFAL, no ano de 2011 a fundao apresentou um volume movimentado de R$ 26.087.773,24, j em 2012 gerenciou um montante de R$ 20.870.105,20 .

rea Ambiental Cultura Curso de Especializao Desenvolvimento Institucional DDPP Educao Sade Social Tecnologia Concurso Capacitao Desenvolvimento Institucional DITS Eventos Total

Ano 2012 179.527,86 3.417.964,71 103.050,31

2.371.197,08 90.944,09 780.260,85 26.450,70 9.004.113,18 3.484.636,36 967.140,37

359.137,40 85.682,29 20.870.105,20

53

Recursos Gerenciados em 2012 % por rea de Atuao


0,41% 1,72% 4,63% 16,38% 16,70%
0,49%

0,86%

Ambiental

Cultura Curso de Especializao Desenvolvimento Institucional DDPP


Educao

11,36%

Sade Social

3,74%

0,44%

Tecnologia
Concurso

0,13% 43,14%

Capacitao Desenvolvimento Institucional - DITS Eventos

54

RESULTADO LQUIDO
Considerando as transaes econmicas e financeiras da FUNDEPES, ao trmino do exerccio de 31/12/2012, a Fundao apresentou um supervit no valor de R$ 63.922, conforme pode ser verificado na Demonstrao do Resultado do Exerccio.

Apresentamos o quadro abaixo para acompanhamento do comportamento financeiro. Vale ressaltar que o resultado apresentado se refere

especificamente confrontao das receitas e despesas provenientes dos recursos prprios da FUNDEPES.

Resultado Lquido do Perodo Em R$

2009
(508.063)

2010
138.341

2011
112.419

2012
63.922

Resultado Lquido
200.000 100.000 -100.000 -200.000 -300.000 -400.000

2009

2010

2011

2012

-500.000 -600.000

55

CUSTO ADMINISTRATIVO FINANCEIRO-CAF RECEITA PRPRIA


As receitas da FUNDEPES refletem a cobrana do Custo AdministrativoFinanceiro CAF cobrado para gerenciar os projetos captados. Compe tambm essa receita o resultado das aplicaes financeiras dos recursos prprios, patrocnios e doaes.

Receitas por rea de atuao


Patrocnios Tecnologia Educao Sade Cultura Meio Ambiente Desenvolvimento Institucional Concursos e Selees Cursos de Capacitao Treinamento Eventos Cursos de Especializao Rendimento de Aplicao Financeira Outras Receitas

2011 977.736 12.287 498.062 400.366 4.131 48.806 822.000 511.405

2012
13.000 1.393.148

875.913 337.852

9.360
77.946 569.884 386.548 74.312 9.948 11.963

30.086 3.485 7.515 2.016

1
3.778

TOTAL

3.317.895

3.763.653

56

Receita Prpria por rea de Atuao - CAF


1600000 1400000 1200000 1000000 800000 600000 400000 200000 0

2011

2012

Receita Prpria em 2012 por rea de Atuao


0% 0% 2% 1% 0% 1%

10%

Patrocnios

Tecnologia Educao 37% 15%


Sade

Cultura Meio Ambiente


Desenvolvimento Institucional

Concursos e Selees 2% 0%
9%

Cursos de Capacitao
Treinamento

Eventos 0% Cursos de Especializao


Rendimento de Aplicao Financeira

23%

Outras Receitas

57

RECEITAS X DESPESAS
As receitas da FUNDEPES so compostas pelos valores provenientes do recebimento do Custo Administrativo Financeiro-CAF dos projetos por ela gerenciados.

Por outro lado, das despesas prprias, fazem parte: o dispndio com folha de pagamento do pessoal prprio, materiais de consumo, pagamentos de servios de terceiros pessoa fsica e jurdica necessrios manuteno da atividade.

O quadro e grfico abaixo reflete o comportamento das despesas e receitas nos dois ltimos exerccios, 2011 e 2012.

Receitas x Despesas Valores em R$

2011
RECEITAS DESPESAS

2012
3.763.653 3.699.731

3.317.895 3.205.476

Receitas x Despesas
3.900.000
3.800.000 3.700.000 3.600.000 3.500.000 3.400.000 3.300.000 3.200.000 3.100.000

3.000.000
2.900.000

2011
RECEITAS DESPESAS

2012

58

ANEXOS
DEMONSTRAES FINANCEIRAS PARECER DA AUDITORIA INDEPENDENTE PARECER DO CONSELHO FISCAL

59

DEMONSTRAES FINANCEIRAS 2012


As demonstraes financeiras da Fundao Universitria de Desenvolvimento de Extenso e Pesquisa FUNDEPES foram elaboradas em consonncia com o que determina o manual de procedimentos contbeis para Fundaes e Entidades de interesse social, institudo pelo conselho federal de contabilidade e, no que se refere aos aspectos legais da Fundao, foram observadas as determinaes contidas nas normas brasileiras de contabilidade, notadamente a NBC-T 10.4, especfica das Fundaes.

Foram respeitadas ainda as prticas contbeis adotadas no Brasil face s alteraes da Lei 6.404/76, no que se refere ao Captulo XV exerccio social e demonstraes financeiras, introduzidas pela Lei N 11.638/07 e pela Lei N 11.941/09, uma vez que as prticas contbeis passaram por diversas modificaes desde o exerccio de 2008, os princpios contbeis: entidade, competncia, prudncia, continuidade, registro pelo valor original, e

oportunidade, alm da observncia a demais legislaes aplicveis s atividades inerentes s Fundaes de direito privado.

Enfim, as demonstraes financeiras foram elaboradas respeitando-se o conjunto de normatizaes tcnicas institudas.

60

BALANO PATRIMONIAL - ATIVO

61

BALANO PATRIMONIAL - PASSIVO

62

DEMONSTRAO DO SUPERVIT OU DFICIT

63

DEMONSTRAO DAS MUTAES DO PATRIMNIO SOCIAL

64

DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO

65

DEMONSTRAO DO FLUXO DE CAIXA

66

PARECER DA AUDITORIA INDEPENDENTE

67

68

PARECER DO CONSELHO FISCAL

69

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
CONSELHO DELIBERATIVO Presidente:
Prof Eurico de Barros Lobo Filho Reitor da Universidade Federal de Alagoas Prof Rachel Rocha de Almeida Barros Vice-Reitora da Universidade Federal de Alagoas

Conselheiros
Titular: Sra. Ana Paula de Oliveira Peixoto Suplente: Sr. Jos Francisco Assis de Melo Federao da Agricultura e Pecuria do Estado de Alagoas - FAEAL

Titular: Sr. Diego Henrique Tenrio Gaia Suplente: Sra. Fabiana Silva Barros Federao do Comercio de Bens, Servios e Turismo do Estado de Alagoas

Titular: Sr. Jos Carlos Lyra de Andrade Suplente: Prof Hlvio Braga Vilas Boas Federao da Indstria do Estado de Alagoas - FIEA

Titular: Prof Luiz Antonio Palmeira Cabral Suplente: Prof. Crisgono Rodrigues da Silva Conselho Universitrio - CONSUNI

Titular: Prof Valmir de Albuquerque Pedrosa Suplente: Prof. Jos Vicente Ferreira Neto Conselho Universitrio CONSUNI

Titular: Sr. Wellington da Silva Pereira Suplente: Sr. Elias Barbosa da Silva

70

Conselho Universitrio CONSUNI

Titular: Dr. Paulo Teixeira Cavalcante Suplente: Dr. Fernando Antonio Mendona Guimares Hospital Universitrio Prof. Alberto Antunes - HUPAA

CONSELHO FISCAL Presidente:


Prof Kleber Luis Alves Guedes Suplente: Prof Luiz Carlos Marques dos Anjos

Conselheiros
Titular: Prof Paulo Sergio Cavalcante Suplente: Prof. Francisco Jos Peixoto Rosrio

Titular: Prof Marluce Alves de Almeida Salgueiro Suplente: Prof. Araken Oliveira

DIRETORIA EXECUTIVA Diretor Presidente


Roberto Jorge Vasconcelos dos Santos

Diretor Vice Presidente Jos Medeiros

Diretora Financeira
Betnea Santos Canuto

Assessoria Especial

71

Jos Marcio Malta Lessa

COORDENAES Coordenadora Administrativo-Financeira


Icones Moura de Frana

Coordenadora Tcnica de Projetos


Lauremlia Rocha Gomes da Silva

Coordenador de Bens, Servios e Informtica


Alexandre Safadi Bastos Costa

Assessoria Tcnica de Projetos


Luza Saldanha de Almeida Cabral

72

Anda mungkin juga menyukai