Anda di halaman 1dari 16

O afeto e a arte de cuidar

Ruth Cavalcante

O afeto e a arte de cuidar


Ruth Cavalcante
1. Antropocentrismo: pensamento que coloca o ser humano no centro 2. Dicotomia a diviso de algo em duas partes gerando a noo de contrrios e complementares. Por exemplo: alegria/tristeza; homem/mulher, ordem/desordem.

Ao final da leitura deste material espera-se que o cursista seja capaz de: Relacionar afeto e convivncia; Destacar o cuidado como consequncia do afeto cuidar de si, do outro e da Terra; Refletir a afetividade no cotidiano das pessoas cuidado e relaes afetivas; Vincular a solidariedade com expresso do afeto a dimenso espiritual do ser. O afeto e o cuidado na convivncia. O que cuidar? Como o cuidado interfere em nossas relaes afetivas. Cuidar de si, do outro, cuidar da Terra, possvel fazer isso? O sentido da afetividade no cotidiano das pessoas. O cuidado como consequncia do afeto. A solidariedade como a mais elevada expresso da afetividade.

Introduo
senso comum a ideia de que a humanidade vive hoje um grande paradoxo, isto , vivemos um tempo contraditrio. Por um lado estamos imersos numa crise de civilizao oriunda de uma cultura antropocntrica1 que apela para o individualismo, o consumismo e a competio desenfreada. A viso fragmentada, dicotomizada2 da realidade traz como resultado a destruio ambiental e a dissociao das pessoas. Por outro lado, o avano cada vez mais acelerado nas comunicaes, o desenvolvimento da informtica e da tecnologia espacial se constituem como os principais responsveis pelo surgimento de ambientes onde as pessoas, em rede, interagem em tempo real ultrapassando as distncias. O acesso informao e socializao do saber foi facilitado. Ao mesmo tempo, criou uma perspectiva de urgncia. Esse paradoxo gerou uma profunda insegurana, afetando a vida de todos e tornando imprescindvel uma nova postura tica. Para sair dessa situao, cada pessoa precisa conhecer o seu mundo, os componentes que habitam este mesmo solo e que se alimentam das mesmas fontes nutrientes advindas do nosso planeta Terra. Alm do autoconhecimento precisamos conhecer a histria do lugar onde vivemos como seres histricos e sociais que somos; compreender os mestres, poetas, cantadores, os fundadores da civilizao local, atravs da convivncia e dilogo com eles criaremos relaes e vnculos entre as pessoas.

Afeto e convivncia
Afeto um sentimento terno, de simpatia, uma afinidade que temos por uma pessoa ou um animal. Leva-nos identificao com os demais e, por meio dele, podemos aprender a amar, compreender e cuidar com delicadeza da convivncia humana. Assim, podemos perceber novos horizontes, nos abrirmos para sonhar, acreditando no futuro e confiando que o amanh poder ser melhor com a nossa ao, procurando tornar melhor o nosso viver e conviver.
Universidade Aberta do Nordeste

50

Edgar Morin, a pedido da Unesco, fez uma profunda reflexo sobre a educao do futuro, sistematizada em sua obra Sete saberes necessrios educao do futuro (2000). Seu estudo j nos apontava uma direo para melhor entendermos em que mundo vivemos. Mostrou-nos os Sete Saberes: 1. As cegueiras do conhecimento - o erro e a iluso (todo conhecimento comporta o risco do erro e da iluso); 2. Os princpios do conhecimento pertinente (o conhecimento do mundo como necessidade e ao mesmo tempo intelectual e vital); 3. Ensinar a condio humana (quem somos? inseparvel de onde estamos?, de onde viemos? para onde vamos?); 4. Ensinar a identidade terrena (somos produto do desenvolvimento da vida da qual a Terra foi matriz e nutriz); 5. Enfrentar as incertezas (o futuro permanea aberto e imprevisvel); 6. Ensinar a compreenso (o problema da compreenso tornou-se crucial para os humanos); 7. E a tica do gnero humano (a tica humana deve ser considerada como a tica da cadeia dos trs termos: indivduo/sociedade/espcie). Hoje, mais de dez anos depois, ele d destaque para o Saber ensinar a compreenso:
Lembremos-nos de que nenhuma tcnica de comunicao, do telefone internet, traz por si mesma a compreenso. A compreenso no pode ser quantificada. Educar para compreender a matemtica ou uma disciplina determinada uma coisa; educar para a compreenso humana outra. Nela encontra-se a misso propriamente espiritual da educao: ensinar a compreenso entre as pessoas como condio e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade (Morin, 2000, p. 93)

Dessa forma, no basta estarmos acompanhando o progresso da era das comunicaes, pois seguramente no ser por a que chegaremos a compreender o outro e a ns mesmos. Assim, qualquer pensamento, atitude ou movimento nosso, deve ter como princpio a compreenso humana que se expressa no cuidado e no respeito vida. Vivemos tambm uma crise de percepo da realidade Para solucion-la, uma nica razo ou verdade no suficiente. Para enriquec-la, devemos inserir muitas dimenses: procurar novo sentido de viver e atuar numa atitude de ternura e cuidado para com a vida; estabelecer uma nova aliana de paz com todas as espcies; estabelecer nova convivncia entre os humanos e demais seres vivos. Essa nova viso apresenta-se biocntrica, ecolgica e espiritual, com base numa percepo de interao e unidade de todas as coisas.

51

Direitos Humanos e Gerao de Paz

A viso biocntrica est baseada na ideia de que o ser humano , ao mesmo tempo, criatura e criador, com capacidade de transformar e recriar espaos, saberes, histrias. Mudar nossa forma de ser e de estar no mundo. De nos reconhecermos como ser-no-mundo (sentimento de pertencimento com os demais seres vivos) e ser-do-mundo (capacidade de transform-lo). Pode-se redesenhar nossa ao no mundo, refazendo caminhos de conexo com a vida. O ser humano, como ser histrico, nunca est pronto, est sempre se refazendo. O escritor Joo Guimares Rosa diz, atravs do seu personagem Riobaldo: o mais importante e bonito, do mundo, isto: que as pessoas no esto sempre iguais, ainda no foram terminadas mas que elas vo sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. o que a vida me ensinou. O crescimento est na convivncia e nos vnculos conosco, com os outros e com o entorno que envolve a natureza, o sagrado, a totalidade. Nossa humanidade despertada com a redescoberta do motivo para o qual existimos. A partir de pequenos ou grandes acontecimentos poderemos enxergar e enriquecer o nosso cotidiano. Despertar a compaixo pelo social, a vontade de ajudar e a solidariedade que todos ns carregamos em nossos coraes. Reconhecendo a sacralidade da vida, torna-se mais fcil sanar os problemas que nos atormentam e reconhecer tambm que a vida um presente que nos foi dado e que deve ser muito bem guardado. E onde podemos encontrar a fonte para nos tornarmos mais cuidadosos? A banalizao do significado do sentimento de amor dificulta grande maioria das pessoas compreenderem que a fonte de tudo o amor. A compreenso e o cuidado se nutrem do amor, da ternura e dos vnculos que desenvolvemos nos gestos mais simples. Gestos como a gentileza, a confiana no outro, o acolhimento nos momentos necessrios. Gestos que se manifestam mesmo atravs de um simples olhar acolhedor. Tudo pode vir de forma natural, mas podemos tambm aprender, pois todo ambiente social um ambiente de aprendizagem. Maria Cndida Moraes (2003) nos traz as teorias de Humberto Maturana, bilogo chileno, que nos diz que o amor um fenmeno biolgico bsico e cotidiano. Como seres vivos, agimos a partir do amor e somos dependentes dele (p. 268). Sem amor no podemos nos considerar seres sociais. Ele a fora de agregao que nos faz sentir em comunho com o outro. O que vale para as pessoas vale tambm para a comunidade e para o planeta. Paulo Freire, nosso maior educador de todos os tempos, lutou a vida toda para construir um mundo onde amar seja possvel. Na sua ltima entrevista, ele afirma que gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas, os bichos, as rvores, as guas, a vida. Ele no tinha receio de falar de amor, nem de poltica. Considerava a educao como um ato poltico.

Universidade Aberta do Nordeste

52

Como um ser relacional, tambm considerando a temporalidade, podemos rever o ontem, reconhecer o presente e descobrir e construir o nosso amanh criando e recriando a nossa realidade. De acordo com as relaes que estabelecemos, podemos transformar a nossa prpria histria sem medo de cultivar o amor apontado como o caminho do encontro humano. No podemos separar o intelecto, a construo do conhecimento, das nossas relaes afetivas. Sabemos que a afetividade ainda se constitui uma das funes psicolgicas mais perturbadoras e reprimidas dentro do mundo racional, quer no mbito educacional, social, poltico, como, muitas vezes, at no mbito familiar. Chico Buarque, cone da msica brasileira, comps canes que imediatamente se tornavam sucesso. Em 1989, Tom Jobim, outro importante compositor brasileiro, em carta a Chico Buarque, o descreveu como: Homem do povo, Fla flu, cala Lee, Carradas de Razo, Mamo, Jacarand, Macuco, Pierrot e Arlequim. Voc tanta coisa que nem cabe aqui. Inovador preservador, reencarnado, redivo, Mestre da Lngua.... Aos 22 anos, em 1967, comps A Banda que se relaciona com esse tema: Exalta o amor com muita simplicidade. Estava toa na vida O meu amor me chamou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor A minha gente sofrida Despediu-se da dor Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor

Todos saram de sua rotina e se irmanaram cantando coisas de amor.


Quais so meus gestos e atitudes do meu dia a dia que do sentido ao meu viver?

Inteligncia afetiva
A afetividade d estrutura inteligncia que o cientista chileno Rolando Toro (2012) chamou de inteligncia afetiva. Ele acredita que todas as inteligncias motora, espacial, interpessoal, etc; tm uma fonte comum, que a afetividade. Entendendo que a inteligncia se constri socialmente, conclumos que a inteligncia afetiva se desenvolve atravs dos vnculos. Destacamos trs vnculos fundamentais: conosco mesmo, com o outro e com a totalidade. Chamamos totalidade a algo maior a que pertencemos. Pode ser uma famlia, um grupo de trabalho, uma turma na escola, uma empresa, uma comunidade. Mas tambm podemos pensar na totalidade como uma nao, o planeta Terra e o cosmos! O vnculo conosco mesmo gera uma fora que impulsiona nossa existncia, nos capacitando a escutar nossas emoes e sentimentos, saber o que queremos, nossas necessidades. Reconhecemos qual o caminho queremos, criando condies de segui-lo (Cavalcante, 2007).

53

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Como potencializar os nveis de vinculao consigo mesmo, com o outro e com a totalidade? Ora, no nosso cotidiano todos temos hbitos, costumes, criamos rotinas, mas o que produz mudanas no nosso modo de ser so os rituais de vnculos, ou seja, simples gestos ou cerimnias que tornam o momento pleno de sentido e fortalecem nossos laos afetivos. Quanto mais vnculos criamos, mais desenvolvemos nossa inteligncia afetiva. Os rituais de vnculos do nosso cotidiano possibilitam uma maior percepo do que essencial da vida humana e do universo como um todo e nos permitem uma verdadeira conexo com o sagrado, o que nos levar a uma nova sensibilidade frente ao viver e ao conviver. ainda Rolando Toro (2008) quem nos faz uma reflexo sobre esse tema:
Os rituais de vnculos vm se perdendo nas comunidades humanas em meio da banalidade e precipitao de nossos comportamentos atuais. Os rituais so atos que unem os grupos sociais na invocao de uma permanncia essencial de certos comportamentos de vnculos para senti-los em profundidade com pureza tica. Os rituais implicam assumir uma responsabilidade frente vida para consolidar um sentido de sacralidade.

A inteligncia afetiva se constri no sentido elaborado, na construo de sentido vivido. Por isso damos nfase ao sentido. A qualidade da inteligncia se organiza na fonte afetiva. Ela aproxima a percepo a um sentido da realidade e conecta a vida com o significado essencial dos fatos. O vnculo afetivo cria a necessidade da ao coletiva e potencializa nossa insero na comunidade.

O cuidado como consequncia do afeto


Cuidar uma atitude de envolvimento afetivo com algo que vai alm de ns mesmos, alcanando dimenses da esfera pessoal, social, ecolgica e espiritual. parte da essncia do ser humano, a sua raiz primeira. O homem o nico ser vivo que tem uma dependncia fundamental do cuidado. Desde o seu nascimento totalmente dependente do cuidado do outro. Sem ele pode vir a morrer. O cuidado um parmetro para se compreender o que humano. O ato de cuidar um aprendizado contnuo. Podemos aprender a cuidar de ns mesmos atendendo as nossas necessidades autnticas; ter coragem de pedir e aceitar ser cuidado; cuidar do outro buscando uma sintonia que requer entrar em intimidade para captar as necessidades do outro numa convivncia amorosa; cuidar do nosso planeta Terra e da vida em todas as suas manifestaes como prope a cultura biocntrica (Gis, 2008).

Universidade Aberta do Nordeste

54

Gis (2012) fala do cuidado na educao:


Cuidar da educao cuidar da germinao humana, cuidar do amor. No um caminho fcil, preciso sentir o corao da natureza e perceber a profunda e sutil realidade do desdobramento do mundo em diversidade, conexo, complexidade, autocriao e transcendncia. Entendemos a educao desse modo, uma educao permanente, biocntrica, um vnculo de dilogo e amor gerado e sustentado na vida. Educar assim participar inteiro. Quem educa mestre e este, antes de tudo, a natureza em ns. (p. 53)

A nossa tarefa promover o direito vida como base de todos os direitos e valores universais. Dar centralidade ao cuidado, significa colocar em primeiro plano o interesse coletivo da sociedade, da nossa comunidade mais prxima e de todos os organismos vivos assim como do planeta Terra. A maior vivncia do ser humano acontece quando ele consegue aprofundar seus sentimentos manifestados no afeto e no cuidado trazendo consequentemente compromisso com os outros e com o mundo. o sentimento que nos faz sensvel a tudo que nos rodeia, nos envolvendo, nos emocionando e nos encantando com os nossos semelhantes, com as plantas, com os animais e todas as manifestaes da natureza. Ao cultivar em ns o afeto, podemos com mais facilidade detectar as expresses doentias da afetividade e nos enchermos de indignao diante da discriminao social, dos preconceitos contra os marginalizados, os deficientes, represso poltica, o racismo e toda forma de injustia que resulta em pessoas abandonadas vivendo na mais absoluta misria, muitas vezes presas e torturadas. O afeto nos deixa tocar o universo da conscincia humana nos tornando a voz dos excludos, sonhando com um mundo de justia e paz. A afetividade responsvel por dar origem a nossos sentimentos que inspiram atitudes de cuidado com o amor indiferenciado a todos os seres vivos. Mas tambm com amor diferenciado dirigido s pessoas que elegemos para viver junto, formando um par amoroso ou mesmos elegendo e construindo as amizades. Podemos desenvolver uma cultura orientada pela vivncia do afeto, da alegria diante do outro, da igualdade e justia, da cooperao com respeito diversidade gerando uma convivncia harmoniosa. Criando rede de cuidados e atuao solidria em ambientes comunitrios, nas escolas, organizaes e comunidades irmanados pela libertao e transformao profunda a favor da promoo da vida. Somos dotados de razo, mas as emoes e sentimentos se refletem inclusive nas nossas respostas racionais. Mas, como seres de razo e sentimentos, poucas vezes nos deixamos levar pela lgica do corao, onde habita o afeto. Algum vivendo sob a emoo de raiva intensa poder agir de modo que no faria se estivesse no seu

55

Direitos Humanos e Gerao de Paz

3. Arqutico: modelo ao qual se atribuem perfeio ou sublimidade

estado normal. Fazemos uma diferenciao entre emoes e sentimentos. As emoes bsicas como alegria, tristeza, raiva e medo no se manifestam apenas no ser humano, mas tambm em outros seres vivos. J a afetividade, expressa pelos sentimentos de amor, amizade, empatia, solidariedade, indignao, conscincia tica, prpria da evoluo humana e surge a partir de afinidades profundas. Esses sentimentos se diferenciam das emoes. Estas so passageiras e se produzem no momento presente, necessitam de um estmulo especifico para desencade-las com atitudes de aceitao ou rejeio. Os afetos tm funes mais complexas, transcendem o espao e o tempo dando acesso transcendncia e induzem sentimentos como os citados e ainda aceitao, compromisso e generosidade. Um exemplo de sentimentos que duram por toda a vida a maternidade e a paternidade, tanto biolgica quanto a da escolha scio-afetiva. J o altrusmo e a solidariedade nos impulsionam a cuidar do outro que, muitas vezes, nem conhecemos. Tambm pode se ter sentimentos opostos a todos esses, porm quando estamos imbudos de um ideal de harmonia, alimentamos aqueles sentimentos que geram vida dentro da vida. Madre Tereza de Calcut um dos arqutipos3 do cuidado e foi contemplada com o prmio Nobel da Paz. Leonardo Boff diz que o cuidado era sua caracterstica: ela cultiva um carisma de tocar as pessoas com ternura, em sua pele, seus corpos e em suas chagas e conclama a toc-los, lav-los, aliment-los. A mo que toca porque leva carcia, devolve a confiana, oferece acolhida e manifesta cuidado. A mo faz nascer a essncia humana naqueles que so tocados. (p. 170) O ser humano, como todo ser vivo, orgnico e se reconhece na sua corporeidade. E quando estamos num estado de sensibilidade diante do outro, isso se torna evidente. Por isso, onde h pessoas marginalizadas por causa da cor, religio, origem, lngua, sexo ou sexualidade, nos sentimos identificados com eles e zelamos pelo seu direito vida digna. A base de todos os direitos o direito vida alm de outros valores universais que cuidam da vida. Hoje sabemos que temos um compromisso universal a ser respeitado no aqui, agora e no futuro da vida humana e de todos os seres vivos. o compromisso de cuidar do planeta Terra. Estamos cada vez mais conscientes que no s pertencemos Terra, mas que somos a Terra. Da a necessidade urgente de alimentarmos a nossa intimidade com ela para alcanarmos a harmonia que surge desse sentimento de unidade e pertencimento. A Terra, como um organismo vivo e em evoluo, onde os seres humanos se organizam como uma nica comunidade compartilhando a mesma morada com outros seres e coisas.

Universidade Aberta do Nordeste

56

Criando redes de cuidado ncleos afetivos


urgente criarmos redes de cuidado e atuao solidria integrando o nosso pensar, sentir e agir com uma linguagem afetiva sabendo que todos os seres vivos esto interligados nutrindo uns aos outros. O ncleo afetivo da existncia est vinculado essncia da nossa identidade, essa forma singular de ser de cada um de ns. A estrutura da existncia tem suas bases na resposta da nossa prpria identidade a trs enigmas: onde quero viver, com quem quero viver e o que quero fazer. Os trs grandes componentes afetivos do ncleo existencial, que chamamos Projeto Existencial, esto profundamente ligados e so a fora que impulsiona a nossa existncia. Fazemos uma pergunta para cada ncleo. E no fcil respond-las. Muitas vezes encontramos obstculos e medos existenciais que nos paralisam, comprometendo a nossa coragem de super-los. Entramos em conflito com os valores e crenas que, muitas vezes, nos so impostos pela famlia, religio, viso poltica e tambm pela sociedade. Todo processo de mudana implica reconciliar nossos hbitos, atitudes e comportamentos. Precisaremos de coragem para vencer os desafios que um novo estilo de vida vai exigir. Todas as nossas escolhas trazem consequncia, mas podemos receb-la com determinao e alegria. Quem est saudvel escuta suas emoes e sentimentos, sabe o que quer da vida, quais as reais necessidades do seu cotidiano, reconhece seu caminho e segue por ele at quando surgem novas possibilidades. Recebe pouca influncia da mdia que procura manipular nossos desejos, necessidades e valores. Para alcanar tal autonomia temos que buscar sempre responder a estas perguntas sabendo que a gnesis deste projeto existencial se inicia nas emoes e sentimentos e no no pensamento.

1 ncleo afetivo: Onde quero viver


Onde procurar disposio para sair do lugar (fsico ou emocional) que no me agrada e buscar outro espao? nossa necessidade de tero, de ninho, que nos conduz a uma espcie de eterno retorno procura de nossas origens. O esprito de caverna est vinculado ao tero, guarida, casa. Esse lugar diferente para cada um. a terra da promisso. um modo de ser no mundo que tem como componente essencial a afetividade e a conscincia. Tem a coragem de pr limites violncia, aos ambientes e situaes txicas, sem perder a compaixo. Diz respeito casa de morada, o pas-nao onde nasceu, ao planeta Terra. Contudo temos liberdade de escolher onde queremos viver. Buscar um lugar que nos oferea maior ressonncia com nosso ser, onde nos sintamos confortveis e seguros. Manuel Bandeira expressou esse desejo de buscar um lindo lugar no seu poema Vou-me embora pra Pasrgada. Vamos ler um trecho:

57

Direitos Humanos e Gerao de Paz

[...] Vou-me embora pra Pasrgada Aqui eu no sou feliz L a existncia uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginstica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio

Mando chamar a me-dgua Pra me contar as histrias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Vou-me embora pra Pasrgada E quando eu estiver mais triste Mas triste de no ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar L sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasrgada.
(Texto extrado do livro Bandeira a Vida Inteira, Rio de Janeiro: Editora Alumbramento, 1986, p. 90)

2 ncleo afetivo: Com quem quero viver


o desejo de nos identificar com o outro, de nos sintonizar com a forma de ser do outro frente complexidade do ser humano, de desenvolvermos a confiana em ns mesmo e nos outros. uma comunho com a espcie. Estabelecer compromisso afetivo, de sentir amor, amar e ser amado. A busca de uma convivncia harmoniosa pelo prazer de estar junto. uma peregrinao em busca de uma comunicao essencial, autntica e encantadora com outra ou outras pessoas. Uma busca do encontro humano at descobrir uma ressonncia nica, capaz de entrar em intimidade de forma espontnea que gera prazer na companhia. Superar o drama existencial de no encontrar o companheiro(a) ou no o(a) reconhecer. Desenvolver a empatia, a capacidade de identificar-se com o outro, de entrar na situao do prximo a condio essencial da conscincia tica. A verdadeira evoluo consiste na sacralizao da relao com o outro, na ternura e no vnculo. Ativar a sensibilidade que vincula a nossa existncia essncia do outro. Escolher com quem quer viver exige uma sabedoria para buscar as pessoas com quem gostaria de estar, e reconhecer nesse encontro as afinidades profundas. Adquirir mais confiana em si mesmo. Ter uma boa comunicao com as pessoas, aprender a expressar as emoes e sentimentos.

3 ncleo afetivo: O que quero fazer


O que quero fazer em meio a uma infinidade de opes e possibilidades? Adquirir mais confiana em ns mesmos, termos uma boa comunicao com as pessoas, aprendermos a expressar nossas emoes e sentimentos. Qual a minha vocao? (a
Universidade Aberta do Nordeste

58

voz que vem de dentro, o chamado divino). Qual a minha verdadeira profisso? Como posso contribuir para melhorar o mundo com o meu ofcio? Encontrar o ofcio que mais atenda as nossas potencialidades.
Quando trabalhamos com a Educao Biocntrica, mais diretamente relacionados com a ao pedaggica, fazemos as mesmas perguntas e reexes voltadas para o ato de aprender: Com quem quero aprender? Onde quero aprender? O que quero aprender?

A solidariedade como expresso do afeto a dimenso espiritual do ser


Quando crianas, sabamos ler a linguagem da natureza. O que nos diziam as plantas, os animais. Com o tempo esquecemos essa linguagem simblica da diversidade. Fomos perdendo o sentido da percepo da natureza. Mas podemos reaprender o pleno sentido de tudo que foi criado. Nas palavras de Paulo de Tarso, em carta escrita aos Corntios, no Novo Testamento, encontramos a importncia dada pelo apstolo ao amor:
Quando eu era criana, falava como criana, pensava como criana, raciocinava como criana. Depois que me tornei adulto, deixei o que era prprio de criana. Agora vemos como em espelho e de maneira confusa; mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento limitado, mas depois conhecerei como sou conhecido. Agora, portanto, permanecem estas trs coisas: a f, a esperana e o amor. A maior delas, porm, o amor.
1 Corntios Cap. 13, 11-13.

Somos um embrio de luz em meio a muitas sombras. Estamos em permanente busca da vivncia iluminadora. Essa religao a dimenso espiritual do humano. O sentimento de estar ligado a tudo dando sentido ao viver e conviver. Impulsionando-nos a ter cuidado com a vida. Para que esta espiritualidade possa ser cultivada, precisamos vivenciar o significado sagrado de tudo que existe. A espiritualidade liga, religa e une-se a tudo. As instituies educacionais deveriam reservar espaos de interao e interiorizao dos que esto sob sua responsabilidade para possibilitar a expresso desse sentimento inerente a todos ns. A Organizao Mundial de Sade (OMS), organismo ligado ONU, com incio em 1948, define que sade no a ausncia de sintomas e, sim, a presena de um estado pleno de bem-estar somtico (corpo fsico), psquico e social. Posteriormente acrescentou o fator ambiental e o espiritual. A espiritualidade no consiste na prtica de uma religio que oferece um conjunto de regras e crenas. uma capacidade inata de todo ser humano e que se

59

Direitos Humanos e Gerao de Paz

desenvolve e se manifesta em todos os momentos da vida cotidiana. o encontro profundo com nosso mundo interno sem perder o contato com tudo o que nos cerca, possibilitando a transcendncia, isto , ir alm de ns mesmos. A vivncia espiritual muitas vezes surge no contato com a arte de um modo geral, com a poesia, a dana, a msica e o canto. Voltamos com a citao de Corntios cap. 13, 11-13, agora em forma de canto, adaptado pela banda Legio Urbana, chamado Monte Castelo, que foi uma compilao do trecho bblico com o poema de Lus de Cames:
Ainda que eu falasse A lngua dos homens E falasse a lngua dos anjos, Sem amor eu nada seria. s o amor! s o amor Que conhece o que verdade. O amor bom, no quer o mal, No sente inveja ou se envaidece. O amor o fogo que arde sem se ver; ferida que di e no se sente; um contentamento descontente; dor que desatina sem doer...

A espiritualidade surge tambm quando reconhecemos as qualidades dos outros, e quando temos conscincia de ns mesmos, seja de nossas prprias qualidades, seja de nossas limitaes. a busca pela paz interior, a paz de esprito que pode se desenvolver atravs da meditao, da orao, da contemplao da natureza, do relaxamento, da introspeco. A busca pela paz mundial, que surgir da ao cotidiana, do amor e respeito por todos os seres vivos. Ter sentimento de compaixo que promove o comportamento de humanizao. Portanto, no se trata apenas de satisfazer um bem-estar pessoal. Frei Betto (1999) diz que o jesuta e filsofo francs Teilhard de Chardin, com seu pensamento filosfico, considerado inclusive um dos pioneiros do estudo da complexidade, afirma no existir fronteira entre o mundo concreto e o mundo espiritual. Chardin organizou um mtodo, um modo de ver as coisas sobre a harmonia do universo, que se contrape viso fragmentada do pensamento cartesiano, fragmentado. Considerou que tudo est interdependente e que tudo sagrado. Chamou de Ponto mega o grau mximo de amadurecimento e aperfeioamento do universo, sntese total da evoluo do universo e do ser humano. Ele aproximou o pensamento filosfico da cincia e da f. Concluiu que no necessitamos apenas nos aproximamos do ponto de vista do conhecimento terico e cultural. Necessitamos tambm ampliar a nossa intuio, desenvolver nosso afeto e ter vivncia espiritual. Indica trs fatores importantes sobre a evoluo da humanidade:
A ascenso da humanidade ao Ponto mega seria pelo desenvolvimento espiritual, baseado em trs fatores fundamentais: 1. O amor, que Teilhard, qualifica de a mais universal, a mais formidvel e a mais misteriosa das energias csmicas;

Universidade Aberta do Nordeste

60

2. A unidade entre os seres humanos numa solidariedade que resguardaria cada originalidade; 3. A sede de conhecimento, a partir da procura do sentido do universo. (BETTO, 1999, p. 114-5)

Um novo entendimento e compreenso de paz extrapola o conceito de apenas depor armas, mas buscar a paz social, religiosa, de gnero, tico e poltico. Para tanto precisamos exercitar a tolerncia, o respeito e a dignidade humana, acolhendo as diferenas de todos os nveis. Diferena de classe, de idade, de gnero, de religio, de cultura. a justia que possibilita a paz. Precisamos ter coragem e ousadia no nosso pensar, agir, sem nos afastarmos do comportamento tico, com extremo respeito para com o outro, a natureza e o mundo sustentadas nas nossas intuies, emoes, sentimentos e conhecimentos. Devemos estar alertas com a dicotomia entre o que somos e o que fazemos. Buscando a coerncia existencial entre o pensar, sentir e agir, pois nos formamos nas relaes sociais em mudanas constantes podendo sempre descobrir e fazer coisas novas, diferentes. Estarmos dispostos para trocar experincia, para escutar, para dialogar, pois todos ns somos produtores de cultura e de conhecimento. Precisamos reconquistar a dimenso espiritual, o novo projeto sagrado que esquecemos. Quando tornamos a vivenci-la notamos que nossas aes passam a gerar um novo estilo de viver que influencia nossas relaes e convivncias com o outro e com a totalidade. A tica do gnero humano aponta para uma cultura de cuidado e de paz com a vida em famlia, com a comunidade e com o planeta Terra. Permite uma integrao conosco mesmos e com o social. Se a sociedade produto da criao do ser humano, significa que podemos mud-la. Onde coabitem a responsabilidade e o prazer de viver existe alegria e harmonia. Praticar a tolerncia no ser conivente com a falta de cuidado do outro. Cultivar o dilogo e a participao como elementos centrais para a integrao do ser do ponto vista pessoal, social, ecolgico e espiritual. Religar os saberes acadmicos com os saberes da vida prtica e potica num dilogo com a vida vivida, integrando contedos afetivos e transcendentes. Construir uma sociedade mais justa, cooperativa e igualitria. Se for esse nosso sonho, nossa utopia de viver, temos de contribuir para sua realizao. Terminamos esta reflexo convidando para uma roda em um movimento sensvel, cantando junto com Maria Bethnia.

61

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Brincar de Viver
Guilherme Arantes / Jon Lucien

Quem me chamou? Quem vai querer Voltar pro ninho Redescobrir seu lugar... Pr retornar E enfrentar o dia a dia Reaprender a sonhar... Voc ver que mesmo assim Que a histria no tem fim Continua sempre que voc Responde sim A sua imaginao A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz no... Voc ver Que a emoo comea agora Agora brincar de viver...

No esquecer Ningum o centro do universo Assim maior o prazer.. Voc ver que mesmo assim Que a histria no tem fim Continua sempre que voc Responde sim A sua imaginao A arte de sorrir Cada vez que o mundo Diz no... E eu desejo amar A todos que eu cruzar Pelo meu caminho Como eu sou feliz Eu quero ver feliz Quem andar comigo... Vem! Agora brincar de viver! Agora brincar de viver!...

Sntese do fascculo
Diante do avano e do progresso cientfico e tecnolgico contemporneo, o ser humano encontra-se num paradoxo: um volume de informaes que, por um lado, facilitaria a comunicao, por outro lado, desenvolve um sentimento de isolamento, alm de uma crescente violncia contra as pessoas, a sociedade e a natureza agravando as desigualdades sociais em todos os pases do mundo. O processo histrico nos coloca hoje estas reflexes e nos impe novos desafios e novas tarefas diante do tumultuado e potente momento contemporneo. Como vimos, o momento atual requer uma abertura para o dilogo, para ouvir outras opinies sobre nossos compromissos e aes. Entendendo a vida como uma entrelaada teia de relaes, sabemos que toda ao tem srias implicaes para o presente e o futuro da humanidade e da sobrevivncia do nosso planeta Terra. A qualidade da inteligncia se organiza na fonte afetiva. Por isso, a denominao de inteligncia afetiva. Ela aproxima a percepo a um sentido da

Universidade Aberta do Nordeste

62

realidade e conecta a vida com o significado essencial dos fatos. O vnculo afetivo cria a necessidade da ao coletiva e potencializa nossa insero na comunidade. Hoje estamos frente a novos e grandes desafios diante da generalizao da informao, da a importncia de cuidarmos das relaes pessoais permeadas pelo cuidado e pelo dilogo com profundo respeito pessoa, inclusive quando discordamos de suas ideias e pensamentos. Hoje estamos sendo convidados a despertar em ns a capacidade de sonhar com um mundo mais justo que atenda aos desejos e necessidades de libertao pessoal e social e de um vida em paz.

Atividades
1. Aprender a conhecer: Como tenho construdo meu conhecimento? 2. Aprender a fazer: Como tenho atuado no mundo? Como tem sido minha ao

no mundo? 3. Aprender a conviver: Como so minhas relaes afetivas? 4. Aprender a ser: Como tenho cuidado da minha formao e da minha espiritualidade?

Referncias
BETTO, Frei. Sinfonia Universal: A cosmoviso de Teilhard de Chardin. So Paulo: tica, 1999. BOFF, Leonardo. Ethos mundial, um consenso mnimo entre os humanos. Braslia: Letraviva, 2000. CAVALCANTE, Ruth. Educao Biocntrica: um movimento de construo dialgica. 4. Ed. Fortaleza: CDH, 2007. CAVALCANTE, Ruth. Revista do Pensamento Biocntrico. Pelotas, n 6. P . 9-30. julho/dez de 2006. DELORS, Jacques. Educao: um tesouro a descobrir. Relatrio para a Unesco da comisso internacional sobre educao para o sculo XXI.10. Ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: MEC; Unesco, 2006. Educao Biocntrica um Portal de Acesso Inteligncia Afetiva. Disponvel em: http:// www.pensamentobiocentrico.com.br/content/edicoes/pensamento_biocentrico_06.pdf. GIS, Cezar Wagner de Lima. Psicologia clnico-comunitria. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2012. MORAES, Maria Cndida. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. MORIN, Edgar. Os setes saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, DF: Unesco, 2000. TORO, Rolando. La inteligncia afectiva: la unidad de la mente com el universo. Toro, Cecilia (org). Santiago, Chile: Editorial Cuarto Prpio, 2012.

63

Direitos Humanos e Gerao de Paz

Autora
Ruth Cavalcante: Psicopedagoga, graduada na Escola de Pedagogia Social de Colnia, Alemanha. Ps-graduada em Educao Biocntrica e em Psicologia Transpessoal. Professora dos cursos de ps-graduao em Relaes Humanas e Dinmicas Grupais e em Educao Biocntrica na Universidade Estadual Vale do Acara e na Universidade Estadual do Cear. Facilitadora didata em Biodana, formada pelo criador do sistema Biodana, Rolando Toro. Recebeu o Diploma Mulher-Cidad Bertha Lutz, prmio institudo pelo Senado Federal pela relevante contribuio na defesa dos direitos da mulher e questes do gnero no pas. Agraciada com a Medalha Paulo Freire, em 2001, outorgada pela Cmara Municipal de Fortaleza. Diretora Pedaggica do Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), desde 1981. Professora (aposentada) da Escola Pblica do Municpio de Fortaleza, desde 1981.

Expediente

ISBN: 978-85-7529-572-4

Presidente Joo Dummar Neto | Coordenao do Curso Rosamaria de Medeiros Arnt | Coordenao Acadmico-Administrativa | Ana Paula Costa Salmin | Editora Regina Ribeiro | Editor Adjunto Raymundo Netto | Coordenador de Produo Editorial Srgio Falco | Editor de Design Amaurcio Cortez | Projeto Grco e Capas Amaurcio Cortez e Welton Travassos | Ilustraes Karlson Gracie | Editorao Eletrnica Welton Travassos | Reviso Tarcila Sampaio | Catalogao na Fonte Kelly Pereira

Realizao

Apoio Cultural

Apoio

Anda mungkin juga menyukai