Anda di halaman 1dari 5

UMA TEMPESTADE DE LUZ: A COMPREENSO POSSIBILITADA PELA ANLISE TEXTUAL DISCURSIVA.

Autor: Roque Moraes Descritor: Eimard Nascimento O artigo prope-se a examinar processos de anlise textual qualitativa, baseada em trs elementos: Unitarizao, categorizao e comunicao. O presente artigo examina essa abordagem de anlise em quatro focos: 1 Desmontagem dos textos: desconstruo e unitarizao 1.1 Leitura e significao: Na perspectiva do autor que prope uma leitura e interpretar alguns dos sentidos que a leitura de um conjunto de textos possa aparecer. O pesquisador atribui significados sobre conhecimentos e teorias

1.2 Corpus constituda essencialmente de produes textuais, onde so vistos como produtos que expressam discursos sobre fenmenos. Podem ser lidos, descritos e interpretados. Requer uma seleo e delimitao rigorosa. Constri vrios tipos de leituras: o que denominaramos de leituras do manifesto ou explicito (Denotativo, segundo Hall (1997)). Exigncia que o pesquisador em seu trabalho se assuma como autor das interpretaes que constri dos textos que analisa. A anlise textual parte de um conjunto de pressupostos em relao leitura dos textos que examinamos.

1.3 Desconstruo e unitarizao Desmontagem ou desintegrao dos textos, destacando seus elementos constituintes. Sua definio pode partir tanto de categorias definidas a priori, como de categorias emergentes. Fragmentao para compreender o sentido do texto Surgem as unidades de base e analise.

1.4 Envolvimento e impregnao Exige uma impregnao aprofundada com os elementos do processo analtico. A unitarizao um processo para desestabilizar a ordem estabelecida, desorganizando o conhecimento existente. Leitura cuidadosa e profunda e a desmontagem do texto. Limite do caos

Condies

para

emergncia

de

interpretaes

criativas

originais

2 Estabelecimento de relaes: o processo de categorizao

Aspecto central de uma analise qualitativo, onde as categorias so parte da luz que emerge do processo analtico.

2.1 Processo de categorizao um processo de comparao constante entre as unidades definidas no processo inicial de anlise. Agrupamento de elementos semelhantes. Constituem os elementos de significao prximas as categorias.

Mtodos: a) Dedutivo: do geral para o particular, implica construir categorias antes mesmo de examinar o corpus do texto. b) Indutivo: construir as categorias baseado nas informaes contidas no corpus. c) Intuitivo: inspiraes repentinas, insights de luz.

2.2 Propriedades das categorias A caracterizao da analise textual pode ser feita a partir das propriedades das categorias. Necessitam ser validadas. Homogeneidade. Exercitar uma dialtica entre o todo e a parte.

2.3 Categorizao e Teorias Toda categorizao implica uma teoria. O conjunto de categorias formado a partir desse referencial de abstrao que o suporta. Pesquisador ter que caracterizar as categorias e estabelecer relaes entre os elementos destas categorias. Pesquisador necessita assumir sua funo de autor de seus prprios argumentos.

2.4 Produo de argumentos em torno das categorias Tem um sentido de categoria geral para subcategoria mais especifica como no inverso. A partir da desorganizao e desconstruo dos textos submetidos a anlise surgem novas vises de combinao dos elementos de base.

Novas compreenses dos fenmenos investigados. Novos insigths emergem ao longo do processo. Produo de nova ordem e nova compreenso. Possibilita novas compreenses dos fenmenos investigados.

3 Capitando o novo emergente: expressando as compreenses atingidas Os Metatextos so constitudos de descrio e interpretao, representando o conjunto um modo de compreenso e teorizao dos fenmenos investigados.

3.1 construo de um metatexto e sua estrutura textual A analise textual qualitativa pode ser caracterizada como uma metodologia na qual, a partir de um conjunto de textos ou documentos, produz-se um metatexto. Descreve e interpreta sentidos e significados a partir de um referido corpus. Todo o processo de analise proposto volta-se produo do referido metatexto. Caracteriza-se por sua incompletude e crtica constante no sentido de sua qualificao. A produo textual um exerccio de aprendizagem aprofundada sobre os fenmenos investigados.

3.2 Descrio e interpretao Exerccio de construir e expressar uma compreenso mais aprofundada. A descrio na alaise textual concretiza-se a partir das categorias construdas ao longo da analise. A interpretao um exerccio de teorizao e pode dar-se de diferentes formas. O pesquisador pode tambm lidar com a inferncia. A importncia da inferncia estatstica.

3.3 Produo textual, compreenso e teorizao

Processo reiterativo em que, num movimento espiralado, retoma-se periodicamente os entendimentos j atingidos, sempre na perspectiva da procura de mais sentidos. Movimento produtivo do pesquisador, onde far a teorizao. Os metatextos tem que expressar as compreenses e intuies do pesquisador.

3.4 Construo de validade A partir da ancoragem dos argumentos na realidade emprica Insero crtica e construo de qualidade formal. A validade e confiabilidade dos resultados de uma anlise so construdas ao longo do processo. A validade de um metatexto tambm se funda na construo de uma qualidade formal num sentido mais amplo.

O objetivo da analise textual qualitativa a produo de metatextos a partir dos textos corpus. Resultam em seu todo a partir de processos intuitivos e auto-organizados.

4 Auto-organizao: um processo de aprendizagem viva -> Desconstruo <-> Comunicao <-> Emergncia <4.1 A desconstruo: o movimento para o caos

Desconstruo de um conjunto de textos, as informaes, desestruturando sua ordem. Espao de criao original e auto-organizao. Criam-se as condies para emergncia de novas relaes entre os elementos dos fenmenos investigados.

4.2 A emergncia do novo Processo auto-organizado e intuitivo. Os insigths descritos focalizam o fenmeno de forma global e holstica. preciso estar atento para captar o novo emergente e registrar as impresses que carrega.

4.3 Comunicando as compreenses emergentes. Exerccio de explicitao das novas estruturas emergentes de anlise. Concretiza-se em forma de metatexto em que os novos insights so expressos em forma de linguagem e em profundidade e detalhes. A comunicao das novas compreenses atingidas ao longo dos dois estgios anteriores. um exerccio de explicitao das novas estruturas emergentes da anlise. O desafio tornar compreensvel o que antes no era. preciso tornar o texto legvel, claro e com qualidade. E entender que a construo do metatexto um processo reiterativo de construo.

4.4 Da ordem ao caos, e da nova ordem: um processo de aprendizagem

A compreenso dentro da pesquisa qualitativa pode ser descrita como um movimento em um ciclo. Inicia-se com uma desorganizao dos materiais de analise. Criam-se as condies para a emergncia de novos entendimentos. Construo de metatextos com base nos produtos da anlise.

Consideraes finais

O artigo vem apresentar a denominao da analise textual qualitativa, apresentando-a como uma tempestade de luz, metodologia que se afastando do tradicional analise de contedo, aproximando numa analise de discurso. Descreve-se numa abordagem de anlise como um ciclo de operaes. A unitarizao categorizao metatextos insigths novas formas explicitao de luzes sobre o fenmeno. A qualidade e originalidade das produes resultantes se do em funo da intensidade de envolvimento nos materiais de anlise. A metfora de uma tempestade de luz evidencia a forma como emergem novas compreenses, atingindo-se uma nova ordem por meio do caos e da desordem.

Anda mungkin juga menyukai