Anda di halaman 1dari 15

PRINCPIOS BBLICOS

LIO 1 - UMA INTRODUO AOS PRINCPIOS BBLICOS RACIOCINAR, RELACIONAR E APLICAR.


1 - Quais so os princpios bblicos? 1.1- Carter o conjunto de qualidades defeitos e hbitos que cada individuo tem. Podemos associ-lo ao fruto do esprito (Gl 5: 22 e 23) (Gn 1: 26 / I Pe 1: 16) 1.2- Mordomia administrar, cuidar, tomar para si a responsabilidade sobre algo ou algum preservar a integridade. ( Gn 2:15) 1.3- Semear e colher, o Senhor estava dizendo ao homem que caso resolve-se desobedecer a ordem dada, receberia a consequncia do seu ato. (Gn 2: 16,17/ Gl 6:7) 1.4- Auto governo significa ter domnio e autoridade sobre algo ou algum. Domnio prprio Pv 15:1. (Pv 25:28/ Gn 4:7) 1.5- Soberania- segundo o dicionrio, soberania quer dizer: poder supremo, autoridade moral, autoridade do soberano. O princpio da soberania nos ensina que Deus Senhor sobre todas as coisas. Sl 139(Ex 45: 18) 1.6-Individualidade Rm 12: 4 8. O que individualidade? a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas. Identidade fala das caractersticas que so especficas em uma pessoa. (Gn 2:20/ Rm 12:45) 1.7- Unio-Pacto- Aliana unio ato ou efeito de unir, adeso, fuso, contato, aproximar, lugar, estabelecer comunicao. Unio nos incentiva a realizar grandes obras, como Neemias. (Rm 12: 4 e 5) 2 - Como viver por princpios bblicos? - Meditar- Descobrir em Deus e na sua palavra os princpios aplicados. Sl 1:2 - Aplicar- Usar, praticar os princpios bblicos na meditao diria. Mt 7: 24 ATIVIDADE 1 O que viver por princpios bblicos? 2 O que voc entende por princpios bblicos? 3 Como possvel mudarmos o nosso estilo de vida? 4 Cite os Princpios bblicos e fale sobre o princpio que mais o impactou. 5 Quais os resultados de uma vida guiada por princpios bblicos?

LIO 2 - CONHECENDO A PALAVRA DE DEUS: A BBLIA Inspirao: Salmos 119:105


A Bblia a voz de Deus para ns hoje. Ela deve ser estudada e interpretada; eis um livro que norteia, instrui, conforta, anima e admoesta! No h outro mistrio, seno o prprio Esprito Santo fazendo verdadeira a primeira parte de Hb. 4:12. A Bblia no tem por finalidade provar a existncia de Deus, pois Deus no se prova, Deus . Entretanto, a histria tem sustentado algumas argumentaes que comprovam a veracidade da Bblia, como a palavra de Deus. Dentre as mais discutidas citamos: 1234A inspirao Divina da Bblia A perfeita harmonia e unidade da Bblia O testemunho do Esprito Santo dentro do crente A Bblia: Influncia benfica, universal e atemporal.

Estrutura da Bblia A Bblia composta de 66 livros, sendo dividido em 39 livros no Antigo Testamento e 27 livro no Novo Testamento. Os 39 livros do Antigo Testamento se classificam em 4 grupos. Os 5 livros da lei de Gnesis Deuteronmio 12 livros histricos De Josu Ester. Ocupam-se da histria de Israel nos seus vrios perodos . 05 livros poticos J Cantares 14 livros profticos: Profetas maiores: Isaas Daniel Profetas menores: Osias Malaquias Os 27 livros do Novo Testamento esto classificados em 4 grupos: 04 livros biogrficos: Os evangelhos 01 livro histrico: Atos dos Apstolos 21 Epstolas: So 21 cartas, que vo de Romanos a Judas 01 Livro proftico: o livro de Apocalipse. O tema central da Bblia Jesus o tema central da Bblia . No Antigo Testamento, tudo apontava para sua manifestao e no Novo Testamento conta tudo sobre a sua maravilhosa obra, doutrina e volta gloriosa. Tomando o Senhor Jesus como centro da Bblia, poderemos resumir o Antigo e o Novo Testamento em cinco palavras que definem a sua histria. Preparao Todo o AT, prepara a humanidade para sua vinda Manifestao Os evangelhos tratam da sua manifestao Propagao O livro de Atos trata da propagao do evangelho Explanao As Epstolas, falam da sua doutrina Consumao O Apocalipse trata de todas as coisas preditas atravs de Cristo Exerccio de Fixao 1- O que a Bblia e o que ela representa para voc? Explique Hebreus 4:12 Quantos livros tem a Bblia e aproximadamente quantos autores a escrevem? 2- Quais as caractersticas da Bblia. Preencha com (F) falso ou (V) Verdadeiro. ( ) benfica ( ) dinmica ( ) atemporal ( ) atltica ( ) autentica ( ) sinttica ( ) universal 3- Como a Bblia est estruturada? Qual o tema central da Bblia? Justifique.

LIO 3 - MEDITAO BBLICA E O VERDADEIRO ARREPENDIMENTO.


Inspirao Salmos 1: 1 3 1- Definio Meditar vem da palavra hebraica hagah, que significa ler em silncio ou falar consigo mesmo, a medida que se pensa refletir, contempla algo repetindo palavras. Meditao bblica, portanto, uma atividade que envolve leitura e repetio da palavra, refletindose sobre os caminhos de Deus para aplic-los em cada aspecto de nossas vidas. 2Para que meditar na bblia? 2.1- Para a prtica da palavra- Tg 1:22 2.2- Para que haja prosperidade- Sl 35:27 2.3- Para que haja prudncia- Pv 9:10 e 8:12

3- A importncia da meditao bblica 3.1- Para sermos regenerados I Pedro 1: 23 3.2- Para olharmos para a palavra de Deus e nela vermos a ns mesmos, como num espelho Tg 1:22 25 3.3- Para reconhecermos a autoridade da palavra de Deus sobre as nossas vidas. Sl 119: 89 91. 3.4- Para fortalecimento da nossa alma Mt 4: 4 3.5- Para sermos guiados pela palavra de Deus Sl 119: 105 3.6- Para crescermos espiritualmente. I Co 3: 1 5 3.7- Para amarmos a palavra de Deus como discpulo de Jesus 3.8- Para conhecermos as suas promessas. 3.9- Para gerarmos comunho com o Esprito Santo Joo 14:26 3.10- Para aprendermos a respeito de Deus e de seu reino = princpio de soberania. 3.11- Para crescermos espiritualmente princpios de individualidade e mordomia. 3.12- Para sermos transformados a semelhana de Cristo Jesus 4- Prepare-se para a meditao bblica. A meditao bblica no deve ser realizada de qualquer jeito, pois as coisas pertinentes ao reino de Deus devem ser realizadas com decncia e ordem (I Co 14: 40) Portanto, apresentamos a seguir princpios a serem cumpridos na preparao de uma meditao de xito. (Am 4: 126) Orar pedindo a Deus um corao limpo Sl 51:10 Depender da orientao do Esprito Santo. J 14: 26 Calar a nossa vontade... seja feita a tua vontade Mt 6: 10 Calar a voz de Satans Ouvir a voz de Deus Hb 3: 7 Render-se a Deus para que ele abra o entendimento Sl 119:18 Orar agradecendo a Deus Mt 11: 25 5- Passos para a meditao bblica Ao se meditar num texto bblico, devem vir a mente, perguntas como estas. O Esprito de Deus est aplicando este versculo a minha condio no momento? H aqui uma promessa para eu buscar? Deus est dando uma ordem para eu obedecer? Meu esprito esta em harmonia com o que o Esprito Santo est dizendo aqui?

6- Hbitos a serem cultivados na meditao bblica Procurar, se possvel meditar no mesmo horrio Ter um local apropriado para meditao Considerar a meditao como o momento de um encontro marcado com Deus. Manter um caderno para anotao diria sobre o que foi meditado.

O verdadeiro arrependimento inspirao Lucas 15: 11 32 1- O que arrependimento? o processo em que um indivduo, que tenha cometido algo indevido, quebranta profundamente seu amor e humilha-se diante de Deus, reconhecendo que para com o lado poderoso que falhou. Este processo implica no somente no reconhecimento do erro, mas na firme deciso de no recair nele. 1.1Diferena entre arrependimento e remorso. Arrependimento Decidir dar um novo sentido a vida. No uma emoo, mas uma deciso seguida de uma atitude de mudana. Remorso No confronta sua vida passada, sentido dor por seus pecados. No h humilhao e quebrantamento diante de Deus. 1.2Passos especficos para o arrependimento Sentir dor profunda por haver ofendido a Deus.Jer 33.3 Confessar os pecados. Sal 32: 5 Renunciar o pecado Gal 3: 13 1.3a) b) c) d) O que o arrependimento envolve? Abandono do pecado Gal 5: 19-21 Abandono do mundo I Joo 2: 15 Abandono de si prprio II Corintios 5: 15 Mudana da mente Mateus 21: 28 e 29 Exerccio de Fixao 1) O que meditao bblica? 2) Qual a importncia da medio bblica? 3) Como devemos nos preparar para meditar? 4) Cite e explique quais os hbitos que devem ser conservados na meditao bblica? 5) Inicie o seu dirio de meditao bblica e apresente ao professor. 6) O que arrependimento? 7) Qual a diferena entre arrependimento e remorso? 8) Quais Princpios bblicos voc identifica nos versculos Gal 5: 16 _________________________________________________________ I Cor 15: 33 ________________________________________________________ Sal 139: 1 ____________________________________________________________

LIO 4 - A BBLIA NOS ENSINA QUEM DEUS Isaias 45:6.


1. Qualidades da natureza de Deus. 1.1Deus Esprito. Por causa desta qualidade, Deus no se limita s realidades humanas, nem muito menos s de tempo ou espao. Joo 4:24. 1.2Deus fonte de toda a vida. Outra qualidade natural de Deus o fato de estar vivo. Ex. 3:14 / Hb.11:6. 1.3Deus possui uma personalidade. Alm de possuir qualidades como espiritualidade e vida, Deus possui uma personalidade. Ele uma pessoa, um ser pessoal que tem autoconscincia. Ex. 3:14 / Sl. 20:7 / Gn 3. 1.4Deus infinito Infinito representa ausncia de limites de qualquer ordem, ou seja, para Deus nada impossvel. Isto quer dizer que Deus: a) Esta presente em todos os lugares. Sl.139:7 a 12 b) Conhece tudo. Sl. 44:21 c) Tem todo o poder. Gn 17:1 / Sl 147:13 a 18 d) transcendente. Is. 6:1 a 3 e) eterno Sl 90:1,2 / 102:12 f) imutvel Ele inaltervel nos seus atributos, nas suas perfeies e nos seus propsitos para raa humana. Tg 1:17 g) perfeito, santo Ele absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo. Num 23:19 2. Qualidades do carter de Deus Dentro do carter e da personalidade de Deus, podemos dizer que Ele : 2.1. Plenamente puro Dentro da pureza moral, podemos dizer que Deus est plenamente distante de tudo o que mau e perverso, por isso, Ele : a) Santo Deus no aprova o pecado. Tg 1:13 b) Reto Deus cumpre e fiel sua prpria palavra. Sl. 19:7-9 c) Justo Ser justo significa que Deus mantm a ordem moral do universo, reto e sem peado Rm 5:12. 2.2 ntegro a) Genuinidade Deus nico e verdadeiro. Jr 10:1 a 16; b) Veracidade Deus a verdade. Hb 6:18 c) Fidelidade Deus nunca deixa de cumprir algo que Ele tenha prometido. Ex. 34:6 2.3 Amor o amor altrusta que visa sempre o nosso bem. Sl. 145:16 a) Deus bom- Gn 1:4 b) Deus misericordioso e clemente. Sl. 103:10 c) Deus compassivo. Sl. 86:15 d) Deus paciente e lento ao irar-se. I Tm 1:16 EXERCCIO DE FIXAO 1. Cite as qualidades da natureza de Deus. 2. Marque as alternativas corretas. Deus : ( ( ( ( ) Prepotente, presente,ciente ) Esprito, fonte de vida infinito ) Conhecedor de todas as coisas, o Todo Poderoso ) Nenhuma das alternativas

3. Marque apenas as qualidades e os atributos de Deus: ( ( ( ( ( ) Ele santo ) Sabe de quase tudo ) Plenamente puro ) Finito ) Conhece tudo ( ( ( ( ( ) pai ) No dorme ) Indefeso ) Fiel ) Santo

( ( ( ( ( (

) Injusto ) Castiga a quem ama ) Infiel ) Mortal ) Amor ) Profano

( ( ( ( ( (

) Justo ) Inconseqente ) Desleal ) Mortal ) Est em todo lugar ) Efmero

4. Quem Deus para voc? E o que ele tem feito na sua vida? Inspirao: Joo 1: 1 3 O livro de Joo traz a revelao de quem Jesus e de como Ele se torna a plenitude do poder de Deus entre ns. Nos versos 12 e 13 de Joo 1, tambm vemos o que nos tornamos em Cristo e as caractersticas que adquirimos diante de Deus por causa de seu filho. Em Cristo, por intermdio do sacrifcio da cruz temos o maior exemplo de submisso e obedincia. Devemos ter a conscincia de que segui-lo uma necessidade. 1- Jesus como Deus Como Deus, Ele possui todos os atributos da pessoa de Deus. I Co 5:18 / 1:14

Is 9:6 / J

2- Jesus como homem Precisamos ver a Jesus tambm na perspectiva da sua humanidade, uma vez que esta nos possibilitou o cumprimento de toda a vontade de Deus. Gl 4:4/ Mt 1:18-25 3- As obras de Jesus Fil 2: 5 a 11 Quando falamos da obra de Jesus, precisamos observar dois aspectos: 1 Ao ato de redeno propriamente dito. 2 que este ato representa para ns. 3.1- Subsistindo em forma de Deus. Fp 2: 5 e 6 3.2 Tomou a forma de servo. Fp 2:7 3.3 Humilhou-se, sendo obediente at a morte. Fp 2:8 3.4 Exaltado soberanamente. Fp 2:11 4- Resultados da morte de Jesus. Esse sacrifcio de Cristo nos trouxe resultados considerveis para os quais devemos atentar! 4.1- Resgate Cl 2:14 4.2- Reconciliao I Cor. 5:2 5- Os benefcios da morte de Jesus. 5.1 Justificao- Rm 3:24 28. 5.2 Adorao- J 1:12 5.3 Santificao- II Co 5:17 Exerccio de Fixao 1 Segundo Joo 1:1 3, quem Jesus? 2 De acordo com Isaias 53, enumere algumas das caractersticas de Jesus. 3 Explique os resultados do sacrifcio de Jesus, que se manifestam na vida do homem redimido. 4 Quais os benefcios da morte de Jesus na cruz? 5 O que Jesus para voc e o que sua obra na cruz fez na sua vida? Relacione por princpios bblicos.

Como vencer os obstculos (Rm. 8:35 39) Os obstculos mais comuns que se apresentam ao crente so: o mundo, a tentao, a famlia. A- O mundo - os seguintes aspectos contribuem para vencer os obstculos que comumente encontramos no mundo. - Ter pensamentos sujeitos a vontade de Deus. Fl 4: 8 - Dedicar tempo para as coisas do esprito. Rm 8: 5 e 6 - Evitar alianas com pessoas do mundo. II Cor 6: 14 16 - Manter contato dirio com a palavra de Deus. Salmos 119-9 - Procurar ganhar novos amigos para o senhor. Tg 5: 19 e 20 B- Tentao - voc pode vencer a tentao tendo em conta os seguintes pontos: - Manter comunho constante com o Esprito Santo, atravs da orao. I Tes 5: 17 - Estudar a palavra para confess-la. Mat 4 - Renunciar a toda raiz do pecado que permita a tentao. Prov 28:13 - Encher a mente das coisas do Esprito. Gal 5: 16 e 25 C- A famlia - os obstculos familiares so superados aplicando os seguintes passos: - Ganhar a famlia em orao. - Crer nas promessas de Deus. - Ter bom testemunho diante deles. - Perseverar at ganh-los para Cristo. Exerccio de fixao 1 Qual a recompensa para todo aquele que suportar a tentao. Tiago 1:12 2 de acordo com Filipenses 4:4 como devemos enfrentar cada momento difcil? 3 Em Joo 16:33, Jesus da uma chave de confiana para enfrentar as tentaes do mundo qual ? 4 Estando em dificuldade devemos viver pela f, escreva o que esta escrito em II Corntios 4: 8 e 9. 5 Como voc pensa vencer os obstculos que surgiro em sua vida? Relacione por princpios bblicos.

LIO 5 - A BBLIA NOS ENSINA QUEM JESUS E COMO VENCER OS OBSTCULOS Inspirao: Atos 1:8
essencial que os crentes reconheam a importncia do Esprito Santo no plano divino da redeno. Sem a presena do Esprito Santo neste mundo, no haveria a criao, o universo, nem a raa humana. Sem o Esprito Santo no haveria Bblia, nem o Novo Testamento e nenhum poder para proclamar o evangelho. Sem o Esprito Santo, no haveria f, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristo neste mundo. 1- O Esprito Santo uma pessoa. Atravs da Bblia, o Esprito Santo revelado como pessoa, com sua prpria individualidade. (II Cor. 3:17,18; Hb. 9:14; I Pe. 1:2) Ele uma pessoa Divina como o Pai e o Filho: Ele eterno (Hb 9:14), onipresente (Sl. 139:7-10), Onipotente (Lc 1:35), onisciente (I Cor. 2:10 e 11). Ele tem atributos pessoas: Ele pensa (Rm. 8:27), sente (Rm. 15:30), determina (I Cor. 12:11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunho: conselheiro, ensinador e ajudador (Jo. 14: 26) 2- A ao do Esprito Santo 2.1 No Antigo Testamento A Bblia descreve vrias atividades do Esprito Santo no Antigo Testamento, citaremos algumas: Na criao, o Esprito Santo teve papel ativo. Gn 1:2 O Esprito Santo tambm o autor da vida. Gn. 2:7 O Esprito Santo estava ativo na comunicao da mensagem de Deus ao seu povo. (Ne 9:20); (Nm 11:29) A liderana do povo de Deus no AT era fortalecida pelo Esprito Santo. (Ex. 32:19) O Esprito Santo vinha tambm sobre indivduos a fim de equip-lo para servios especiais. (Gn 41:38 a 40) 2.2.Na vida de Jesus Podemos encontrar a ao do Esprito Santo antes mesmo de Jesus nascer; quando Maria recebeu a notcia de que em seu ventre seria gerado o Messias. Tambm no batismo de Jesus. Marcos 1:8 2.3. Na vida do Crente O Esprito Santo o agente da salvao (Jo. 16:7,8) Revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14:16,26) Realiza o Novo Nascimento (Jo. 3:3-6) Faz-nos membros do corpo de Cristo (I Cor. 12:13) Torna-nos participantes da natureza divina (I Pe. 1:4) O Esprito Santo o agente da nossa santificao (Rm 8:9) Ele testifica que somos filhos de Deus (Rm 8:16) Produz em ns as qualidades de Cristo, que o glorificam (Gl. 5:22,23)

3- O fruto do Esprito Santo O fruto do Esprito aparece no texto de Glatas 5:22 a 26 em oposio direta obra da carne que nada mais do que uma disposio continua de andar segundo a natureza corrompida do pecado. Se somos participantes dos benefcios de sua morte e ressurreio devemos compreender que precisamos assumir por completo o modo de vida de Jesus, plenamente expresso pelo fruto do Esprito. 4- Batismo no Esprito Santo 4.1 - O que batismo no Esprito Santo: A palavra batismo tem sua origem na lngua grega e literalmente quer dizer: deixar-se ser envolvido, mergulhar profundamente. Batismo no Esprito Santo , portanto, o pleno revestimento no crente que lhe confere autoridade poder da parte de Deus para testemunhar de Cristo. AT. 1:8.

4.2 Quem pode ser batizado no Esprito Santo? Todo aquele que nasceu de novo (AT 2:38-40) Todo aquele que busca a obedincia Deus (AT 5:38) 4.3 Como obter este batismo? Desejar o batismo (Jo 7:37-38) Pedir a Deus em orao (Lc 11:13) 4.4 Evidncias do batismo no Esprito Santo Falar em lnguas (At. 2:4 / I Co. 14:14-15) A edificao do corpo de Cristo (I Co.14:5-6) A devoo a Deus ou edificao pessoal (I Co 14:2,4,14) CONCLUSO: O Esprito Santo uma pessoa que tem plena unidade com Deus. O Esprito Santo convence, regenera e acrescenta conhecimento O Esprito Santo responsvel por nos entregar o poder de Deus e operar em ns o processo contnuo da santificao. EXERCCIO DE FIXAO 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) Leia o texto de Joo 14:26 e fale sobre o Esprito Santo. Como era conhecido o Esprito Santo no Antigo Testamento (Joel 2:28)? O que representa o Esprito Santo na vida de Jesus? (Mc 1:8) E na vida do crente? (Jo. 16: 7 a 11) E na sua? Como podemos adquirir o fruto do Esprito Santo? (Gl. 5:22 a 26) Aplique os princpios.

Observao: Responda atrs da folha.

LIO 6 - A BBLIA NOS ENSINA QUEM O ESPRITO SANTO Inspirao: II Corntios 5:18 e 19.
Deus criou o homem a sua imagem e semelhana. Este, porm, com a queda, por causa do pecado, foi descaracterizado e corrompido. Deus na sua infinita misericrdia e amor, planejou uma estratgia para resgatar o homem: Jesus Cristo em sacrifcio de morte que estabeleceu vitria e vida., Em Cristo, por causa da cruz, somos reconciliados com Deus. 1. Conhecimento da criao de Deus. O relato da criao, no livro de Gnesis, revela um Deus detalhista que se preocupa em estabelecer um universo perfeitamente controlado por seus princpios (Gn. 1:26) 1.1. Faamos o homem Quando Deus diz: faamos o homem segundo nossa imagem (Gn 1:26), refere-se qualidades tais, como: razo, personalidade e intelecto, alm da capacidade de relacionar-se, ouvir, ver e falar, enfim, tudo aquilo que o aproximar-se de seu criador 1.2. A queda do homem A queda do homem (Gn 3) diz respeito a sua desobedincia palavra de Deus. Por causa do pecado, o homem desconsiderou o propsito de Deus para sua vida (Rm 10:3). 1.3. A Salvao do homem O plano da salvao consistia na morte de Jesus Cristo, sendo que todos aqueles que cressem nEle teriam a vida eterna (Jo 3:16). O que, ento a verdadeira salvao? A verdadeira salvao aquela oferecida pelo prprio Deus pela morte sacrifical de seu filho Jesus Cristo. No h outro meio pelo qual receber a vida eterna (At. 4:12). CONCLUSO Deus criou o homem sua imagem e semelhana para viver eternamente. Temos a trindade do nosso criador: esprito, alma e corpo. O Homem nasceu com a responsabilidade de manter comunho permanente com o Pai. O homem pecou e a semelhana moral com Deus foi desvirtuada O homem, mediante a f em Cristo, transformado na imagem de Cristo.

EXERCCIO DE FIXAO 1- Meditando em Gn 1:1 26, relate qual o propsito inicial de Deus ao criar o homem. 2- Segundo Gn 3:8, por que o homem e a mulher se esconderam da face de Deus? 3- Leia Gen 3, Hb 2:14-15 e avalie o que representa a queda do homem. 4- Em que consiste o plano de salvao (Jo 3:16) 5- Como a salvao oferecida? Respalde sua resposta com versculos bblicos. 6- Como podemos obter a salvao? 7- Quais so os benefcios e as bnos obtidas pela salvao? 8- Voc apresentar o plano de salvao para algum que no conhece a Cristo. Que versculo voc usaria e como faria isso? Escreva. 9- Aplique os princpios Bblicos no que voc aprendeu.

LIO 7 - A BBLIA NOS ENSINA QUEM O HOMEM. Inspirao: II Corntios 5:18 e 19.
Deus criou o homem a sua imagem e semelhana. Este, porm, com a queda, por causa do pecado, foi descaracterizado e corrompido. Deus na sua infinita misericrdia e amor, planejou uma estratgia para resgatar o homem: Jesus Cristo em sacrifcio de morte que estabeleceu vitria e vida., Em Cristo, por causa da cruz, somos reconciliados com Deus. 2. Conhecimento da criao de Deus. O relato da criao, no livro de Gnesis, revela um Deus detalhista que se preocupa em estabelecer um universo perfeitamente controlado por seus princpios (Gn. 1:26) 2.1. Faamos o homem Quando Deus diz: faamos o homem segundo nossa imagem (Gn 1:26), refere-se qualidades tais, como: razo, personalidade e intelecto, alm da capacidade de relacionar-se, ouvir, ver e falar, enfim, tudo aquilo que o aproximar-se de seu criador 2.2. A queda do homem A queda do homem (Gn 3) diz respeito a sua desobedincia palavra de Deus. Por causa do pecado, o homem desconsiderou o propsito de Deus para sua vida (Rm 10:3). 2.3. A Salvao do homem O plano da salvao consistia na morte de Jesus Cristo, sendo que todos aqueles que cressem nEle teriam a vida eterna (Jo 3:16). O que, ento a verdadeira salvao? A verdadeira salvao aquela oferecida pelo prprio Deus pela morte sacrifical de seu filho Jesus Cristo. No h outro meio pelo qual receber a vida eterna (At. 4:12). CONCLUSO Deus criou o homem sua imagem e semelhana para viver eternamente. Temos a trindade do nosso criador: esprito, alma e corpo. O Homem nasceu com a responsabilidade de manter comunho permanente com o Pai. O homem pecou e a semelhana moral com Deus foi desvirtuada O homem, mediante a f em Cristo, transformado na imagem de Cristo.

EXERCCIO DE FIXAO 2- Meditando em Gn 1:1 26, relate qual o propsito inicial de Deus ao criar o homem. 2- Segundo Gn 3:8, por que o homem e a mulher se esconderam da face de Deus? 5- Leia Gen 3, Hb 2:14-15 e avalie o que representa a queda do homem. 6- Em que consiste o plano de salvao (Jo 3:16) 5- Como a salvao oferecida? Respalde sua resposta com versculos bblicos. 6- Como podemos obter a salvao? 7- Quais so os benefcios e as bnos obtidas pela salvao? 8- Voc apresentar o plano de salvao para algum que no conhece a Cristo. Que versculo voc usaria e como faria isso? Escreva. 9- Aplique os princpios Bblicos no que voc aprendeu.

LIO 8 - BATISMO NAS GUAS Inspirao Mateus 28:19 Semelhante Ceia do Senhor, o Batismo nas guas uma ordenana do Senhor Jesus e tambm tem um carter proftico, utilizando elementos fsicos para falar de realidades espirituais.
1- O Batismo de arrependimento proclamado por Joo Batista. O Batismo nas guas realizado por Joo no Rio Jordo tinha essa caracterstica marcante. Seu convite era um convite direto a todos os ouvintes. 2- O exemplo de Jesus para o cumprimento de toda a justia de Deus. Em meio multido que vinha at Joo para ser batizada por ele, compareceu tambm Jesus, para que fosse batizado (Mt. 3:13-17). Em seu batismo, Jesus, est somente, colocando-se como modelo de um caminho a ser percorrido por todo aquele que deseja receber de Deus o mesmo testemunho que foi ouvido naquela ocasio. 3- Uma ordenana que aponta para uma nova aliana. Ningum pode ser identificado como discpulo se no houver entre ele e Jesus um sinal que confirme uma deciso do corao. Ser batizado, dentro da doutrina de Jesus uma expresso publica de uma identificao ntima entre o Senhor e mestre e aquele que agora quer segui-lo. 4- O Batismo na vida da igreja primitiva arrependimento e f so os requisitos para que algum seja batizado. Os apstolos com outros discpulos, cumprindo a misso de proclamarem o evangelho, anunciaram-no a uma grande multido que se reuniu em Jerusalm por ocasio da festa de Pentecostes. ( At. 2:37-38) EXERCCIO 1) 2) 3) 4) De acordo com o estudo, quem deve ser batizado? Qual era a nfase principal do batismo realizado por Joo Batista? Escreva os requisitos para uma pessoa ser batizada Leia Romanos 6:3 ao 10, e cite as duas principais mensagens que o batismo apresenta dentro do ensino do apstolo Paulo. 5) Relacione aos Princpios Bblicos. Mt. 28:19 __________________________________________________ Gl. 3:27 _____________________________________________________ Rm 6:9-14 ___________________________________________________ Rm 12:11 14 ________________________________________________ Rm 6:4-6 _____________________________________________________ Rm 6:12-13 ___________________________________________________ Rm 6:5 _____________________________________________________

Nunca desista dos sonhos de Deus para sua vida, LDER DE EXCELNCIA!!!!

LIO 9 - F E FIDELIDADE
Inspirao. Hebreus 11:6 1. O que F? O versculo de Hb 11: 6 responde 1.1 Tipos de f a) F natural Tg 5:7 b) F para salvao Joo 3:16 c) F em ao Tg 1:22 d) F como dom I Co. 12:9 2. O que fidelidade? Fidelidade uma deciso de permanecer firme no propsito que Deus tem para cada um de ns, sem jamais fraquejar ou desistir, porque no final de tudo h um galardo: a vida eterna. 2.1 Fidelidade no Esprito Quando somos guiados pelo Esprito Santo e decidimos servir ao Senhor de todo o nosso corao, dificilmente tomaremos decises que prejudicam qualquer rea da nossa vida, seja ela sentimental, familiar, ou financeira. Gl 5:16 2.2 Fidelidade na alma A fidelidade na alma depende muito da inoperncia da incredulidade, pois quando cremos nas promessas de Deus , sabemos que ainda que tenhamos que passar por lutas, guerras e perseguies, a nossa vitria certa. Rm 8:37 2.3 Fidelidade no corpo Precisamos entender que o corpo envolve todos os nossos rgos e membros, tanto interiores quanto exteriores, o corpo deve ser plenamente consagrado ao Senhor em santidade. I Cor. 6:13. CONCLUSO A f escolhe crer na palavra de Deus acima da evidncia dos sentidos, sabendo que as circunstncias naturais devem ser mantidos sujeitos Palavra de Deus. A fidelidade se mantm no testemunho de Deus vivendo em concordncia com Ele. F e Fidelidade caminham juntas. EXERCCIO DE FIXAO 1) 2) 3) 4) Descreva o que f segundo Hebreus 11:1? Cite os tipos de f. O que voc entende por fidelidade? A chamada de Deus para ns que sejamos fieis em trs nveis. Quais so esses nveis? Respalde sua resposta com um texto bblico. 5) Relacione os princpios bblicos com os versculos. (1) Mordomia ( ) Hb 11:6 (2) Carter ( ) Hb 11:6 (3) Soberania ( ) Hb 11:17 (4) Semear e colher ( ) Hb 11:13-16 (5) Auto governo ( ) Hb 11: 11 (6) Individualidade ( ) Hb 11:8 (7) Unio ( ) Hb 11:4

LIO 10 - PADRES DA MORALIDADE SEXUAL


1. Intimidade sexual reservada para o casamento: Hebreus 13:4

2. Os pecados sexuais so severamente condenados: Romanos 1:24-32 3. Os crentes devem exercitar o auto controle: Glatas 5:22-24 4. Termos bblicos para imoralidade sexual : 4.1 Fornicao qualquer atividade sexual ntima ou desempenho fora da relao do matrimonio, incluindo tocar as partes ntimas do corpo de algum: I Corntios 6:18; I Tessalonicensses 4:3 4.2 Lascvia denota a ausncia de princpios morais puros: Colossensses 5:1; Efsios 4:19 4.3 Enganar provocar desejos sexuais em algum e no poder realiz-lo com retido: I Tessalonicenses 4:6;Efsio 4:19 4.4 Concupiscncia ter um desejo imoral, o qual se realizaria se surgisse a oportunidade: Efsios 4:19-22; 1 Pedro 4:3

LIO 11 - IMPOSIO DE MOS


Fundamentao bblica bsica: I Timteo 5:21-22; II Timteo 1:6-7 xodo 15:6-7; xodo 15:12-13; Gneses 48:11-20; Mateus 11:2-5; Marcos 5:21-23; Marcos 5:24-34; Marcos 5:35-42; Atos 9:10-12; Atos 13:1-3; Provrbios 28:3; Joo 12:24 1. O que imposio de mos? uma doutrina fundamental da f crist, que consiste em um ato mediante o qual uma pessoa com autoridade espiritual coloca suas mos sobre outra pessoa para transmitir beno, acompanhado de orao e palavras profticas. 2. Antecedentes bblicos da prtica desta doutrina. No Velho Testamento: a) Jac abenoa a Efraim e Manasses Gneses 48:11-20 b) Moiss unge a seu sucessor Deuteronmio 34 No Novo Testamento destaca-se a imposio de mos na vida ministerial de Jesus Mateus 11:2-5 3. a) b) c) d) e) f) Propsitos da imposio de mos Transmitir cura interior e libertao Lucas 4:18 Transmitir beno Marcos 10:16 Transmitir autoridade II Reis 13:15-17 Transmitir cura fsica Mateus 16:17-18 Transmitir o batismo no Esprito Santo Lucas 24:49 Transmitir dons e comissionar a outros I Timteo 4:14; II Timteo 1:6 Aplicao Aprofunde-se no estudo dos propsitos que podem ser alcanados atravs da imposio de mos, e desponha-se espiritualmente para que o Senhor o use como canal de beno para outros. Exerccio 1. Coloque na frente de cada texto quem abenou a quem mediante a imposio de mos. Nmeros 27:22-23 ___________________________________ II Reis 13:15-17 ____________________________________ Marcos 5:35-42 _____________________________________ Atos 9:10-12 _______________________________________ 2. Fazendo uso de uma concordncia bblica, mencione 2 casos especficos nos quais Jesus imps as mos. 3. Em sua opinio por que Paulo sugeriu a Timteo que no impusesse as mos precipitadamente? Leia I Timteo 5:22 AVALIAO 1- Defina Princpios Bblicos. 2- O que a bblia para voc? 3- O que meditao bblica? 4- Cite as qualidades da natureza de Deus. 5- O que Jesus para voc e o que sua obra na cruz fez em sua vida? 6- Para que voc acha que Deus d seus dons atravs do Seu Esprito igreja? 7- Cite os benefcios e benos obtidos pela salvao. 8- Que cuidados devem ser observados por aqueles que praticam a Ceia? 9- Quem deve ser batizado? 10- Explique: Fidelidade uma convico e no um sentimento. 11- Identifique os princpios bblicos: Rm 12:4-5 ___________________________________ Gn 2:15 _____________________________________ I Pe 1:16 ____________________________________ Dt 6?4-9 ____________________________________ II tm 2:15 ___________________________________ Tg 1:21-22 __________________________________

Anda mungkin juga menyukai