Anda di halaman 1dari 10

Adubao

O QUE ADUBAO E PARA QUE SERVE? Adubar uma planta fornecer matrias primas nutrientes para que a mesma possa usar no processo da fotossntese, e produzir o seu alimento. A planta, como qualquer outro ser vivo, tm de se alimentar e isto acontece a partir do processo de fotossntese. Quando adubamos uma planta, nada mais estamos fazendo que colocar um estoque de matrias primas nutrientes disponveis no solo, para que a mesma possa usar no processo da fotossntese e consequentemente produzir o seu alimento. Adubar rotineiramente uma planta, proporciona mesma uma resistncia s pragas e doenas e mantm uma aparncia vigorosa e saudvel. O QUE A FOTOSSNTESE? Fotossntese uma palavra comum e as pessoas acham que sabem o que . A grande maioria, talvez 90% delas, acham que as plantas fazem fotossntese para produzir oxignio. Fotossntese um processo qumico realizado pelas plantas, para transformar matria mineral em matria orgnica, que a base de sua alimentao. No processo da fotossntese as plantas transformam aqueles minerais nutrientes disponveis no solo em um tipo de acar que utilizam para se alimentar. Agora at da para entender porque as abelhas retiram o mel das plantas. Todo mundo sabe disso, mas nunca pararam para pensar porque as plantas produzem mel ou porque tm liquido doce nas plantas. MAS QUE MINERAIS SO ESTES? Estes minerais so inteiramente naturais e retirados da prpria natureza. Muitos destes produtos vem do ar, solo ou de rochas e o processo de fabricao ou refinamento nada mais que uma seleo, separao ou concentrao das partes nutrientes destas rochas ou solos, brutos. O que muito interessante ouvir bravatas sobre o assunto, como por exemplo: eu produzo hortalias de uma forma inteiramente natural, eu no uso adubos qumicos, eu no uso a qumica, eu fao um cultivo estritamente orgnico, o meu produto natural e mais saudvel. Parece que estas pessoas no entendem nada sobre o assunto, pois na matria orgnica usada para fertilizao destas culturas orgnicas, existem ou contem tambm, alguns minerais nutrientes usados pelas plantas para produzir o seu alimento e o uso de fertilizantes industrializados no nenhuma qumica malfica, so totalmente naturais, extrados da prpria natureza.

O cultivo de hortalias exige de muito pouco minerais nutrientes, pois as mesmas so basicamente constitudas de gua. - Por exemplo, uma folha de alface tem mais de 90% de gua. - Agora, quando conseguirem uma alta produtividade na cultura do milho e outros cereais, usando apenas adubao orgnica, a com certeza concordarei com estas pessoas. A matria orgnica apresenta pouca quantidade de minerais nutrientes e suficiente para as hortalias que so constitudas basicamente de gua. J a cultura do milho, requer grande quantidade de minerais nutrientes, sendo necessrio incorpora-los ao solo, tendo em vista que nossos solos no contm quantidades adequadas destes. Os minerais nutrientes so divididos em duas categorias: Macro e Micro nutrientes. MACRO NUTRIENTES: Nitrognio N Fsforo P Potssio K Este o famoso N.P.K. E como se fosse o arroz, o feijo e carne das plantas e so usados em maior quantidade pelas mesmas. AONDE AGE CADA UM DESTES MACRO NUTRIENTES NA PLANTA? Basicamente podemos dizer que: O Nitrognio (N) tem ao na parte verde da planta ou seja, favorece a brotao, faz com que sua planta fique repleta de folhas, com um verde saudvel e vivaz. J o Fsforo (P) estimula e favorece a florao e frutificao. E por fim, o Potssio (K), est relacionado com quase todas as funes fisiolgicas que ocorrem dentro da planta. Na fotossntese determina maior utilizao de luz e serve como catalisador para muitas das reaes enzimticas das clulas vegetais. Favorece de maneira geral a tudo que acontece na planta, principalmente em suas razes, caules e ramos. COMO ESCOLHO UMA FORMULAO DE ADUBO PARA AS PLANTAS? Os adubos so compostos de diversos minerais e no seu rotulo, vem especificado as quantidades ou porcentagens destes. Existem formulas tradicionais de adubos como por exemplo: N.P.K. 4.14.8. significa que este adubo contm 4% de (N) Nitrognio, 14% de (P) Fsforo e 8% de (K) Potssio. Na frmula acima podemos observar que as quantidades de Fsforo (P) so maiores e isto significa que este adubo pode atuar nas deficincias de florao e frutificao. Ento se voc est tendo algum problema de florao

ou frutificao, voc deve usar uma formulao de adubo que seja carregado de Fsforo. Ao passo que se voc precisar de atuar no verde da planta, nas suas folhas, voc deve usar uma formulao carregada de Nitrognio (N) como por exemplo: N.P.K. 15.8.8. - Ou usar o salitre do Chile que contm apenas Nitrognio, na faixa de 15%. Com estas orientaes, voc no precisa mais cair nas armadilhas de vendedores, ou de rtulos que contm informaes indevidas ou enganosas. No nenhuma surpresa encontrarmos adubos que prometem mais flores para sua planta e o mesmo vir carregado de Nitrognio (N) em sua frmula. Neste caso, um adubo "carregado" de Nitrognio (N) vai favorecer ou estimular a parte verde da planta, e muitas vezes prejudicando a florao ou frutificao. Se voc est tendo problemas de florao ou frutificao, voc deve usar um adubo que seja carregado em Fsforo (P). Adubos "carregados" em Nitrognio (N) ou seja, o percentual do mesmo maior do que os outros nutrientes, atuam na parte verde da planta e os adubos "carregados" em Fsforo (P) atuam na florao e frutificao. Saiba tambm que quando voc usa um adubo carregado de Nitrognio, voc desfavorece a florao e a frutificao. Voc deve usar as frmulas de acordo com as suas necessidades. Se sua planta est funcionando normalmente, voc deve usar uma formula de adubo bsica, equilibrada em todos seus componentes ou nutrientes, exemplo: N.P.K. 10.10.10. ou N.P.K. 20.20.20. ou N.P.K. 09.08.08 ou 06.08.06 etc. Note que os percentuais de nutrientes so semelhantes em suas quantidades. MAS QUANTO DE ADUBO EU COLOCO NA PLANTA? EM QUAL FREQNCIA? Agora que voc j entendeu um pouco sobre os adubos, quando for comprar, a primeira coisa que voc deve fazer analisar a sua formula ou o seu contedo, saber quanto tem de percentagem de cada nutriente e se determinado adubo vai satisfazer suas necessidades. A partir da escolha do produto voc dever ler as instrues de uso, onde estar citado qual a quantidade a ser usada, de que forma usar e em qual freqncia. Obs.: Voc nunca deve alterar as quantidades e nem a freqncia de uso dos adubos, pois a adubao em excesso pode causar enormes prejuzos ou a morte da planta. Por serem de custos baixos e sendo seu uso em pequenas quantidades, as pessoas costumam serem generosas com as plantas: ...custou barato, e eu no gosto de misria. Vou caprichar para voc minha plantinha querida. A que a vaca vai pro brejo mesmo. Excesso na adubao, pode matar a sua planta. (No era to querida assim...)

MICRO NUTRIENTES So dez no total e como o prprio nome sugere, so usados em pequenas quantidades pelas plantas. Sua ao nas mesmas muito variada, participam de todo complexo fisiolgico das plantas. Normalmente os solos so auto suficientes em relao a estes minerais. E voc no precisa se preocupar com o uso dos mesmos. Se voc estiver escolhendo um adubo e o mesmo contiver tambm micro nutrientes sinal de que este produto mais completo do que um adubo que no os contem. Micro Nutrientes Principais: Clcio, Magnsio e Enxofre. Micro Nutrientes Secundrios: Cobre, Ferro, Mangans, Zinco, Boro, Cloro e Molibdnio. PORQUE SE TM QUE ADUBAR SEMPRE? Quando voc prepara uma terra para plantar em um vaso, a mesma pode estar rica em nutrientes. Passado algumas semanas, estes nutrientes tornam-se escassos ou inexistentes nesta terra, devido ao seu uso pelas plantas e por perdas naturais (lixiviao). por esta razo que voc tem que fazer adubao freqente. como se estivesse fazendo o supermercado das plantas, mas sempre de acordo com as orientaes contidas no rtulo do produto. QUANDO NO ADUBAR ? A No perodo que compreende os ms de maio 15 de julho. Neste caso o perodo de descanso das plantas est sendo respeitado. B Pouco antes e depois da florao. Se se incrementa o crescimento vegetativo a partir de adubaes, a planta perderia os botes florais. Uma vez que se tenha aparecido os frutos, pode comear de novo com o processo de adubao C Logo aps transplantar e cortar razes, necessrio que o sistema radicular se regenere. Espere para adubar aps 4 semanas. ADUBAO ORGNICA: At ento falamos de adubao mineral e agora vamos tratar e conhecer um pouco de adubao orgnica. interessante lembrar que para dentro de uma planta s entram gua e minerais, para que ento colocar matria orgnica ou coc de vaca para as plantas? QUAIS AS FUNES DA ADUBAO ORGNICA?

Quando incorporada ao solo, a matria orgnica ou estercos diversos, estar: A Deixando o solo mais fofo e evitando sua compactao; B Retendo uma maior quantidade de umidade no solo; C Tornando as plantas mais resistentes pragas e doenas; D Fazendo que as plantas absorvam melhor os nutrientes minerais; E Melhorando a estrutura fsica do solo possibilitando um melhor desenvolvimento das razes de sua planta; F Alimentando uma srie de organismos, desde a minhoca a bactrias diversas. PARA QUE DAR COMIDA A ESTES BICHOS? Certa vez uma cliente adquiriu uma planta minha e passados alguns dias, me ligou dizendo que varias minhocas haviam sado do vaso e estavam passeando por sua sala. Celso o que est acontecendo? O que fao ? Resp.: Amarre a sua planta no vaso porque possvel que ela v fugir tambm. (As fugas estavam ocorrendo pelo o fato de se estar regando em excesso a planta, mantendo a terra constantemente encharcada.) A minhoca um ser benfico para os solos e para as plantas. Quando existentes no solo sinal de que o mesmo est adequado para elas e estando adequado para as minhocas estar adequado para as plantas. A minhoca torna o solo mais arejado devido as galerias que as mesmas fazem quando de sua movimentao dentro deste. Elas aceleram o processo de humificao da matria orgnica pelo fato de se alimentarem desta. Quando a matria orgnica passa pelo seu trato digestivo, a mesma sai em forma de fezes, enriquecida de alguns minerais benficos s plantas. Certa vez li uma reportagem que dizia que na Austrlia, as pessoas usavam um mtodo de avaliar os solos frteis para compra, de acordo com a quantidade de minhocas que encontravam por metro quadrado. Solo habitado por minhocas, sinal de que o mesmo tem propriedades fsicas adequadas elas e para as plantas tambm. So ricos em matria orgnica, tem umidade e temperatura na medida certa. E PORQUE DEVO ALIMENTAR AS BACTRIAS? As bactrias tambm se alimentam de matria orgnica e quando as alimentamos proporcionamos um aumento das mesmas no solo. Elas melhoram a estrutura fsica do solo e o motivo principal que as mesmas retiram o Nitrognio do ar e fixam no solo ou, diretamente nas razes das plantas. E j sabemos que o Nitrognio tem funo direta na parte verde das plantas ou seja, na sua folhagem. Portanto, um solo rico em matria orgnica, rico tambm em organismos benficos s plantas, que por sua vez aumentam a quantidade de Nitrognio disponvel no solo, tornando suas plantas lindas e saudveis.

EU PRECISO FAZER ADUBAO ORGNICA FREQENTEMENTE? No caso de jardim ou de plantas em vasos grandes, voc deve fazer uma adubao orgnica a cada 60 dias pelo menos. Voc deve colocar uma camada de esterco de 01 a 02 cm de espessura ou 20 litros de esterco por metro quadrado de canteiro de jardim. Chamamos esta providencia de adubao de cobertura e neste caso voc no precisa se preocupar se o esterco est ou no curtido. No caso do BONSAI, voc no precisa fazer incorporao de matria orgnica ou esterco ao solo deste, pois fazemos uma mistura de terra extremamente rica em produtos orgnicos. Voc pode fazer uso de Torta de Mamona e Farinha de Ossos, encontrados em casa de produtos agrcolas ("Casa do Fazendeiro"). - Lembramos mais uma vez que voc deve seguir as orientaes contidas no rtulo destes produtos. FIZ ADUBAO MINERAL EM EXCESSO. E AGORA O QUE FAO? Regue copiosamente a planta ou a mergulhe num tanque com gua, de forma que o excesso de adubo se perca por lixiviao. (Lavagem da terra) Esta providencia pode ser eficaz mas no totalmente garantida. Tem de torcer e esperar que no haja maiores problemas ou morte da planta. Adubao Como qualquer ser vivo as plantas alm de gua, necessitam de alguns elementos existentes na natureza para poderem completar seu ciclo de vida. Estes elementos so chamados nutrientes. No caso das plantas estes so divididos em duas classes principais, os macro e micronutrientes. Macronutrientes so aqueles requeridos em grandes quantidades e so eles: carbono, hidrognio, oxignio, nitrognio, fsforo, potssio, clcio, magnsio e enxofre. Os micronutrientes so aqueles requeridos em menores quantidades e so: boro, cloro, cobre, ferro, mangans, zinco e molibdnio. As plantas ao contrrio dos animais, que s obtm seus nutrientes atravs dos alimentos ingeridos, tm mais de uma forma de absorver os elementos. O ar um destes, sendo que dele as plantas extraem o carbono, o oxignio e eventualmente o enxofre, sendo absorvidos atravs da respirao. Da gua as plantas absorvem o hidrognio e o oxignio, atravs da quebra de sua molcula. Mas o principal local de absoro obviamente o solo, de onde so extrados todos os demais nutrientes e por isso sempre ressaltada a necessidade de se ter um solo frtil. No solo estes nutrientes encontram-se distribudos em vrios locais ou em vrias formas, sendo que eles podem estar constituindo partculas dos solo; aderidos a estas partculas, constituindo ou presos matria orgnica ou na prpria soluo do solo, que nada mais do que a gua presente no solo. Mas as plantas somente so capazes de absorver aqueles que esto na soluo do solo. Estes estados no

so fixos, pois com o tempo os elementos podem sair das partculas minerais do solo para a soluo, da soluo para os compostos orgnicos e vice-versa. Aps absorvidos, os nutrientes desenvolvem e participam de diferentes funes nas plantas. Nitrognio nas plantas o N participa de inmeros compostos vitais, tanto que pode-se afirmar que sem ele as plantas no podem realizar os processos da fotossntese e respirao, mas sua principal funo sem dvida a regulao do crescimento. Com a falta de N a planta no cresce normalmente, e se torna pequena, com um menor nmero de folhas, alm de apresentar uma colorao amarelada primeiramente nas folhas mais velhas e aps atingindo as demais. Este sintoma est ligado ao fato da molcula de clorofila, responsvel pela colorao verde das folhas, ser constituda por quatro tomos de nitrognio. Fsforo sua funo est relacionada principalmente aos compostos energticos constitudos por ele, sendo que sem estes compostos no se realiza a fotossntese nem a respirao. muito importante para o florescimento e frutificao. Quando se tem falta de fsforo os sintomas aparecem principalmente nas folhas mais velhas, que apresentam uma colorao azulada ou arroxeada. Sua deficincia tambm atrasa o florescimento e faz com que o nmero de frutos e sementes seja reduzido. Potssio exigido pelas plantas em enormes quantidades e sua funo est relacionada especialmente com as enzimas que operam em quase todas as reaes da planta. Sem potssio a planta no capaz de respirar. No perodo da frutificao sua presena em abundncia importante, pois ele auxilia o enchimento ou crescimento de gros e frutos. O potssio tem funo no auxlio ao combate s doenas e na diminuio dos efeitos da geada. Pode-se constatar a deficincia atravs de manchas ou queimas nas margens das folhas mais velhas. Outras caractersticas de sua deficincia so o crescimento lento, plantas com razes pouco desenvolvidas, caules fracos e muito flexveis, plantas mais suscetveis a ataques de doenas e ainda a formao de sementes e frutos pouco desenvolvidos. Clcio est relacionado a formao da membrana das clulas. Na frutificao fundamental, pois este um momento onde existe uma criao muito intensa de novas clulas. O fruto passa a apresentar manchas profundas e enegrecidas, as folhas mais novas apresentam as pontas murchas e curvadas. Nas razes tambm aparecem sintomas de deficincia, pois este tambm um local de grande multiplicao celular, as razes novas ficam sem estrutura, ou seja, moles, frgeis e gelatinosas.

Magnsio a molcula de clorofila contm este nutriente e na falta deste passa da cor verde para laranja. Em deficincia a planta apresenta perda de colorao entre as nervuras das folhas. um sintoma de fcil visualizao, pois ocorre nas folhas mais velhas e suas nervuras permanecem verdes. Enxofre est relacionado fortemente a fotossntese. Em deficincia a planta apresenta perda de cor nas folhas mais novas podendo tornar-se roxas ou avermelhadas. As folhas ficam pequenas e apresentam suas margens enroladas e caem. O florescimento fica bastante reduzido na falta de enxofre. Boro sua funo primordial a de formao do fruto. Em frutferas pode-se identificar sua deficincia atravs de frutos deformados. As folhas mais novas apresentam-se pequenas e deformadas, vindo a cair. As razes ficam com as pontas grossas e com reas escuras, podendo ocorrer a morte das mesmas. Cloro tem funo nas reaes de quebra da molcula de gua. No se conhece deficincia de cloro, pois sobre todos os solos do globo em algum momento houve gua do mar que abundante em cloro. Cobre est relacionado a atividade fotossinttica. A deficincia evidenciada por enrolamento de pontas das folhas mais novas. Ferro constituinte de enzimas importantes para a clorofila. A deficincia aparece nas folhas mais novas que apresentam o que se chama de "clorose", que a perda da cor verde passando ao amarelo ou branco entre as nervuras e depois em toda a folha que pode se tornar esbranquiada. Mangans ligado a fabricao da clorofila. Em falta apresentam perda de cor nas folhas novas em toda a rea interior s nervuras. Zinco est relacionado principalmente fabricao de uma enzima chamada AIA, que responsvel pelo crescimento celular, portanto uma planta deficiente em zinco apresenta-se an e suas folhas novas no se desenvolvem completamente, formando uma roseta nos ramos novos. Molibdnio este elemento exigido em baixssimas quantidades e est ligado ao aproveitamento do nitrognio pelas plantas. Uma planta em deficincia de molibdnio apresenta sintomas semelhantes aos de nitrognio.

Estes so os nutrientes mais importantes para todas as culturas, mas algumas espcies de plantas podem utilizar outros elementos em seu metabolismo, como silcio, cobalto, sdio e nquel, porm estes casos so muito especficos e no sero descritos no momento. Apesar de todos os nutrientes serem importantes, trs deles se destacam mais: o nitrognio, o fsforo e o potssio, por serem requeridos em grandes quantidades por todas as plantas em geral, da surgem as frmulas conhecidas como NPK (nitrognio, fsforo e potssio). Estas frmulas comercialmente so apresentadas por exemplo da seguinte forma: 04-14-08, 10-10-10 ou 0-25-25 e estes nmeros significam as porcentagens dos trs elementos sucessivamente. Normalmente as adubaes so realizadas levando-se em conta somente estes trs nutrientes, o clcio e o magnsio so fornecidos atravs do calcrio na maior parte dos casos e em se tendo falta destes pode-se realizar a aplicao de gesso, que tambm fornece o enxofre. Existem adubos qumicos onde os micronutrientes esto presentes em pequenas propores juntamente com o NPK em suas formulaes. Quando uma deficincia destes (micronutrientes) constatada seu suprimento na maior parte dos casos feito atravs de adubao lquida foliar com pulverizaes. As plantas absorvem nutrientes tambm atravs das folhas, sendo que neste sistema a absoro dos nutrientes e a resposta da planta mais rpida. Em hortas, vasos de plantas ornamentais, viveiros de mudas ou at mesmo em culturas anuais, tambm podem ser utilizados adubos orgnicos. Estes so aqueles obtidos diretamente da natureza sem tratamentos qumicos, podendo ser de origem vegetal, animal ou at mesmo mineral. Os mais conhecidos e utilizados adubos orgnicos so: farinha de ossos calcinada, farinha de peixe, torta de mamona e esterco curtido de animais que hoje j podem ser encontrados nas lojas do ramo ou at mesmo em supermercados. Os tipos de esterco mais utilizados so o de aves e o de bovinos, mas deve-se deix-los em repouso por certo tempo para que estes posam fermentar (curtir), pois o esterco cru, pode causar queimaduras nas razes. Neste perodo de fermentao do esterco ele pode ser enriquecido com qualquer resto vegetal, este processo conhecido como compostagem, sendo que o esterco pode ser considerado "pronto" ou "curtido" quando j no exala cheiro forte e torna-se relativamente seco e solto. Abaixo apresentamos as porcentagens mdias de nutrientes dos principais adubos orgnicos: Adubos orgnicos Esterco de ave 3,5 (N) 3,5 (P) 3,0 (K) Esterco de bovino 1,5 (N) 1,4 (P) 1,5 (K) Farinha de ossos 0,0 (N) 29,0 (P) 0,0 (K) Farinha de peixe 6,0 (N) 7,5 (P) 0,0 (K) Torta de mamona 5,5 (N) 2,0 (P) 1,0 (K)

Para se utilizar bem este tipo de informaes deve-se sempre recorrer as funes dos nutrientes. Por exemplo uma planta que apresenta uma baixa florao, deve receber um adubo com uma porcentagem mais alta de fsforo, como a farinha de ossos calcinada. Ou uma planta com pouco crescimento, poucas folhas e amarelada, deve receber um adubo com mais nitrognio, como a torta de mamona. Normalmente encontramos recomendaes da aplicao da mistura dos dois visando um fornecimento mais completo de nutrientes para as plantas. Alm dos adubos orgnicos existem os qumicos. Os mais conhecidos e suas porcentagens de nutrientes esto listados abaixo: Adubos qumicos Uria 44 (N) 0,0 (P) 0,0 (K) Super Simples 0,0 (N) 18 (P) 0,0 (K) Cloreto de Potssio 0,0 (N) 0,0 (P) 58 (K) MAP 9,0 (N) 48 (P) 0,0 (K) DAP 16 (N) 45 (P) 0,0 (K) importante ressaltar que a adubao deve ser vista como um tratamento mdico, onde o excesso pode trazer transtornos. Quando a adubao demasiadamente excessiva, alm do gasto ser maior do que o desejado as plantas podem apresentar queima nas razes, folhas e frutos ou at mesmo morrer devido a este excesso. Em qualquer cultivo de plantas o conhecimento dos nutrientes e adubos importante. Assim ocorre com o bonsai que deve ter sempre a sua disposio naquela pequena poro de solo, os nutrientes necessrios para seu bom desenvolvimento. Ao contrrio das plantas na natureza, as razes do bonsai no podem aprofundar-se em busca de alimento e que, com a rega diaria, alguns elementos fundamentais vo sendo lavados do solo. Portanto necessrio uma adubao de manuteno peridica para que tenhamos plantas saudveis e mais resistentes a pragas e doenas. A sade e o vigor do bonsai so fundamentais para a obteno de uma resposta rpida as tcnicas aplicadas. Sua beleza depender exclusivamente dos cuidados e tratamentos adequados ao seu cultivo.

Anda mungkin juga menyukai