Anda di halaman 1dari 22

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

CAPTULO I DISPOSIES GERAIS


Art. 1 - O objetivo do presente Cdigo de Regulao e Melhores Prticas (Cdigo) estabelecer princpios e regras que devero ser observados pelas Instituies Participantes abaixo definidas e pelos profissionais que atuam nos mercados financeiro e de capitais, buscando a permanente elevao de sua capacitao tcnica, bem como a observncia de padres de conduta no desempenho de suas respectivas atividades.

Art. 2 - A observncia dos princpios e regras deste Cdigo ser obrigatria para as Instituies Participantes, assim entendidas as instituies filiadas Associao Nacional dos Bancos de Investimento ANBID, bem como as instituies que, embora no associadas, expressamente aderirem a este Cdigo mediante a assinatura do competente termo de adeso.

Art. 3 - As Instituies Participantes devem assegurar que o presente Cdigo seja tambm observado por todos os integrantes de seu conglomerado ou grupo financeiro. Tal obrigao no implica o reconhecimento, por parte das Instituies Participantes, da existncia de qualquer modalidade de assuno, solidariedade ou transferncia de responsabilidade entre estes integrantes. Entretanto, todas as referidas entidades estaro sujeitas s regras e princpios estabelecidos pelo presente Cdigo. 1 . Para os fins previstos neste artigo, considera-se pertencente ao mesmo conglomerado ou grupo financeiro qualquer sociedade controlada, controladora ou sob controle comum das Instituies Participantes. 2 . Fica facultado s instituies no filiadas ANBID aderirem aos termos deste Cdigo mediante a assinatura do competente termo de adeso. A instituio declarar no termo de adeso, observada a devida autorizao para esse fim, que o faz por si e tambm por todos os integrantes do seu conglomerado ou grupo financeiro, na forma do caput deste artigo. 3 . Caso a Instituio Participante no filiada ANBID queira cancelar sua adeso ao presente Cdigo, dever solicit-lo por meio de carta dirigida ao Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas do Programa de Certificao Continuada (Conselho de Regulao e Melhores Prticas). Tal pedido somente ser deferido no caso da Instituio Participante no possuir qualquer obrigao pendente com a ANBID, inclusive oriunda de processos conduzidos no mbito de suas atividades de regulao e melhores prticas.

Art. 4 - As Instituies Participantes sero responsveis, perante a ANBID, pelas aes e condutas de seus profissionais certificados, nos termos deste Cdigo.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

CAPTULO II PRINCPIOS E PADRES DE CONDUTA


Art. 5 - As Instituies Participantes devero exigir que seus profissionais certificados desempenhem as suas atividades com base nos seguintes princpios: I. adoo de condutas compatveis com os princpios de idoneidade moral e profissional previstos em seus cdigos de tica; empenho permanente para o aperfeioamento profissional, com a constante atualizao acerca das prticas de mercado, produtos disponveis e regulamentao aplicvel; adoo e manuteno de elevados padres ticos e proibio de prticas caracterizadoras de concorrncia desleal e de condies no eqitativas; divulgao de informaes claras e inequvocas ao mercado acerca dos riscos e conseqncias que podero advir dos produtos, instrumentos e modalidades operacionais disponveis no mercado financeiro e de capitais; preservao das informaes reservadas ou privilegiadas que lhes tenham sido confiadas em virtude do exerccio de suas atividades profissionais, excetuadas as hipteses em que a informao for relativa atividade ilegal, ou a sua divulgao seja exigida por lei ou tenha sido expressamente autorizada; cumprimento de suas obrigaes mediante o cuidado que toda pessoa prudente e diligente costuma dispensar administrao de seus prprios negcios; observncia da situao particular de cada cliente, com relao ao patrimnio, objetivos e prazos, quando da recomendao de determinada modalidade de investimento; e promoo da integridade do mercado de capitais.

II.

III.

IV.

V.

VI.

VII.

VIII.

Art. 6 - Os profissionais certificados devem, no exerccio de suas funes, observar os seguintes padres de conduta: I. Com relao ao mercado financeiro e de capitais em geral: (a) manter elevados padres ticos na conduo de todas as atividades por eles desenvolvidas, bem como em suas relaes com clientes e demais participantes do mercado financeiro e de capitais, independentemente do ambiente em que tais atividades sejam desenvolvidas; (b) conhecer e observar todas as normas, leis e regulamentos, inclusive as normas de regulao e melhores prticas da ANBID, aplicveis ao exerccio de suas atividades profissionais, e fazer com que seus subordinados os observem e respeitem; (c) assegurar a observncia de prticas negociais eqitativas em operaes no mercado financeiro e de capitais; (d) recusar a intermediao de investimentos ilcitos;
3

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

(e) no contribuir para a veiculao ou circulao de notcias ou de informaes inverdicas ou imprecisas sobre o mercado financeiro e de capitais; (f) manter conhecimento atualizado das matrias e normas relacionadas sua atividade no mercado financeiro e de capitais; (g) referir-se sua certificao de maneira a demonstrar sua importncia e seriedade, sempre que possvel explicando seu procedimento e contedo; (h) no participar em qualquer negcio que envolva fraude, simulao, manipulao ou distoro de preos, declaraes falsas ou leso aos direitos de investidores; (i) manter o sigilo a respeito de informaes confidenciais a que tenha acesso em razo de sua atividade profissional, excetuadas as hipteses em que a informao for relativa atividade ilegal, ou a sua divulgao seja exigida por lei ou tenha sido expressamente autorizada; e (j) no dar informaes imprecisas a respeito dos servios que capaz de prestar, bem como com relao s suas qualificaes e os seus ttulos acadmicos e experincia profissional. II. Com relao Instituio Participante com a qual mantenha vnculo: (a) no participar de atividades independentes que compitam direta ou indiretamente com seu empregador, a no ser que obtenha autorizao expressa para tanto; (b) evidenciar a seu empregador a propriedade de quaisquer valores mobilirios ou outros investimentos que possam influenciar ou ser influenciados por sua atividade profissional; (c) evidenciar a seu empregador quaisquer valores ou benefcios adicionais que receba em sua atividade profissional, alm daqueles recebidos de seu empregador; (d) observar as restries impostas por seu empregador na negociao de valores mobilirios em situaes de conflito de interesses; (e) no manifestar opinio que possa denegrir ou prejudicar a imagem da Instituio Participante a que esteja vinculado ou de qualquer outra instituio que atue no mercado financeiro e de capitais; (f) evitar pronunciamentos a respeito de investimentos sob a responsabilidade de outras Instituies Participantes e/ou profissionais certificados, a menos que esteja obrigado a faz-lo no cumprimento de suas responsabilidades profissionais; e (g) manter sigilo com relao s informaes confidenciais, privilegiadas e relevantes para a atividade do seu empregador a que tenha acesso em razo de sua funo na Instituio Participante, excetuadas as hipteses em que a informao for relativa atividade ilegal, ou a sua divulgao seja exigida por lei ou tenha sido expressamente autorizada. III. Com relao aos investidores, no caso dos profissionais certificados pelas CPA-10 e CPA-20: (a) utilizar-se de especial diligncia na identificao e respeito aos deveres fiducirios envolvidos em sua atividade profissional, priorizando os interesses dos clientes em relao aos seus prprios;
4

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

(b) utilizar diligncia e cuidado na recomendao de investimentos, que deve ser respaldada em estudos, pesquisas e materiais adequados arquivados para futura referncia; (c) manter independncia e objetividade no aconselhamento de investimentos; (d) sempre considerar e observar a situao particular de cada cliente, com relao ao patrimnio, objetivos, prazos e experincia, quando da recomendao de determinada modalidade de investimento; (e) distinguir fatos de opinies, pessoais ou de mercado, com relao aos investimentos aconselhados; (f) informar aos clientes, efetivos e potenciais, os padres bsicos e princpios gerais do processo de seleo de valores mobilirios e outros instrumentos de investimento, bem como quaisquer alteraes nesses processos; (g) agir com tica e transparncia quando houver situao de conflito de interesse com seus clientes; (h) informar ao cliente as eventuais modalidades de remunerao ou benefcio que receba pela indicao de qualquer investimento; (i) empregar, na conduo dos negcios de seus clientes, o cuidado que toda pessoa diligente e ntegra costuma empregar na administrao de seus prprios negcios; e (j) orientar o cliente sobre o investimento que pretende realizar, evitando prticas capazes de induz-lo ao erro.

Art. 7 - As Instituies Participantes devero exigir e fiscalizar o cumprimento das disposies do presente Cdigo por parte de seus administradores, funcionrios, prestadores de servios e demais prepostos que sejam profissionais certificados.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

CAPTULO III CERTIFICAO PROFISSIONAL ANBID SRIE 10 (CPA-10)


Art. 8 - A CPA-10 se destina a certificar profissionais que desempenham atividades de comercializao e distribuio de produtos de investimento diretamente junto ao pblico investidor em agncias bancrias, bem como de atendimento ao pblico investidor em centrais de atendimento. Pargrafo nico - Consideram-se produtos de investimento os ttulos, valores mobilirios e derivativos disponveis no mercado financeiro e de capitais brasileiro.

Art. 9 - Os administradores, empregados, prestadores de servios e prepostos das Instituies Participantes no podero exercer a atividade descrita no caput do art. 8 , se no obtiverem a certificao pertinente na forma prevista neste Captulo. Pargrafo nico - Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os prestadores de servios e os prepostos das Instituies Participantes que obtiverem autorizao da Comisso de Valores Mobilirios para o exerccio de atividade relacionada ao mercado de capitais, assim como os planejadores financeiros certificados pelo Instituto Brasileiro de Certificao de Profissionais Financeiros - IBCPF.

Art. 10 - A CPA-10 ser obtida pela aprovao do profissional em exame especfico para tal finalidade. 1 . O exame de certificao ser realizado atravs de prova impressa ou por meio eletrnico, sendo composto por questes sobre matrias julgadas necessrias qualificao dos profissionais, previstas no Programa Detalhado da CPA-10. 2 . Sero aprovados no exame de certificao os profissionais que responderem corretamente a no mnimo 70% (setenta por cento) das questes de cada prova.

Art. 11 - A CPA-10 obtida ser vlida pelo prazo mximo de 5 (cinco) anos contados da data de realizao do exame ou da concluso do procedimento de atualizao previsto no Captulo V deste Cdigo, conforme o caso. Pargrafo nico - O profissional certificado que no esteja vinculado a Instituio Participante ter sua certificao suspensa enquanto perdurar tal situao, sendo a mesma automaticamente restabelecida a partir de novo vnculo que venha a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26.

Art. 12 - Observado o disposto no art. 10 deste Cdigo, os procedimentos de inscrio, o cronograma de realizao, as localidades de realizao do exame e o contedo programtico e demais procedimentos relativos aos exames de certificao sero definidos em edital, divulgado no site da ANBID. 1 . O profissional vinculado a Instituio Participante poder ser inscrito pela prpria instituio ou inscrever-se diretamente.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

2 . A inscrio de profissional vinculado a instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pela CVM, que no seja Instituio Participante, somente ser permitida aps a adeso da instituio aos termos deste Cdigo. 3 . Os profissionais e estudantes no mencionados nas definies dos pargrafos 1 e 2 deste artigo podero se inscrever individual e diretamente para os exames de certificao, ficando a obteno da CPA-10 condicionada formalizao de vnculo profissional com Instituio Participante, a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26, permanecendo tais profissionais e estudantes, at ento, como aprovados no exame pertinente.

CAPTULO IV CERTIFICAO PROFISSIONAL ANBID SRIE 20 (CPA-20)


Art. 13 - A CPA-20 se destina a certificar profissionais que desempenham atividades de comercializao e distribuio de produtos de investimento diretamente junto a investidores qualificados, bem como aos gerentes de agncias que atendam aos segmentos private, corporate, investidores institucionais, e a profissionais que atendam aos mesmos segmentos em centrais de atendimento. 1 . Consideram-se produtos de investimento os ttulos, valores mobilirios e derivativos disponveis no mercado financeiro e de capitais brasileiro. 2 . Consideram-se investidores qualificados aqueles assim definidos pela CVM. 3 . Os profissionais das Instituies Participantes que compem plataformas de atendimento diferenciado destinadas exclusivamente aos clientes private, corporate e investidores institucionais, mesmo que alocados em agncias bancrias, devero obter a CPA-20. 4 . Os profissionais que obtiverem a CPA-20 podero exercer as atividades que requeiram a CPA-10.

Art. 14 - Os administradores, empregados, prestadores de servios e prepostos das Instituies Participantes no podero exercer a atividade descrita no caput do art. 13, se no obtiverem a certificao pertinente na forma prevista neste Captulo. Pargrafo nico - Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os prestadores de servios e os prepostos das Instituies Participantes que obtiverem autorizao da CVM para o exerccio de atividade relacionada ao mercado de capitais, assim como os planejadores financeiros certificados pelo IBCPF.

Art. 15 - A CPA-20 ser obtida pela aprovao em exame especfico para essa finalidade. 1 . O exame de certificao ser realizado atravs de prova impressa ou por meio eletrnico, sendo composto por questes sobre matrias julgadas necessrias qualificao dos profissionais, previstas no Programa Detalhado da CPA-20.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

2 . Sero aprovados no exame de certificao os profissionais que responderem corretamente a no mnimo 70% (setenta por cento) das questes de cada prova.

Art. 16 - A CPA-20 obtida ser vlida pelo prazo mximo de 5 (cinco) anos contados da data de realizao do exame ou da concluso do procedimento de atualizao previsto no Captulo V deste Cdigo, conforme o caso. Pargrafo nico - O profissional certificado que no esteja vinculado a Instituio Participante ter sua certificao suspensa enquanto perdurar tal situao, sendo a mesma automaticamente restabelecida a partir de novo vnculo que venha a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26.

Art. 17 - Observado o disposto no art. 15 deste Cdigo, os procedimentos de inscrio, o cronograma de realizao, as localidades de realizao do exame, o contedo programtico e demais procedimentos relativos aos exames de certificao sero definidos em edital, divulgado no site da ANBID. 1 . O profissional vinculado a Instituio Participante poder ser inscrito pela prpria instituio ou inscrever-se diretamente. 2 . A inscrio de profissional vinculado a instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pela CVM, que no seja Instituio Participante, somente ser permitida aps a adeso desta ltima ao Cdigo. 3 . Os profissionais e estudantes no mencionados nas definies dos pargrafos 1 e 2 deste artigo podero se inscrever individual e diretamente para os exames de certificao, ficando a obteno da CPA-20 condicionada formalizao de vnculo profissional com Instituio Participante, a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26, permanecendo tais profissionais e estudantes, at ento, como aprovados no exame pertinente.

CAPTULO V PROCEDIMENTO PARA ATUALIZAO DAS CPA-10 E CPA-20


Art. 18 - O profissional que obtiver a CPA-10 ou CPA-20 dever observar processo de atualizao para manter a certificao obtida a cada perodo de 5 (cinco) anos. Pargrafo nico - O profissional que tiver sua CPA-10 ou CPA-20 suspensa pelo perodo de 3 (trs) anos consecutivos, na forma do pargrafo nico dos arts. 11 e 16, caso deseje mant-la, dever observar processo de atualizao, ainda que no decorrido o perodo de 5 (cinco) anos mencionado no caput deste artigo.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

Art. 19. O procedimento de atualizao ser efetivado por qualquer dos seguintes modos: I. participao em programas de treinamento, oferecidos ou validados pela Instituio Participante, baseado no todo ou em parte relevante do Programa Detalhado da Atualizao (PDA), divulgado pela ANBID com este propsito especfico; realizao de exame de atualizao da CPA-10 ou da CPA-20, baseado em Programa Detalhado da Atualizao (PDA), divulgado pela ANBID com este propsito especfico; ou realizao do exame da CPA-10 ou da CPA-20, conforme o caso.

II.

III.

CAPTULO VI CERTIFICAO DE GESTORES ANBID CGA


Art. 20 - A CGA se destina a certificar profissionais que desempenham atividades de gesto profissional de recursos de terceiros, possuindo poderes para tomar decises de investimento. 1 . A CGA somente ser concedida a profissional que tiver graduao em curso superior, em instituio reconhecida oficialmente no Pas ou no exterior, e que possua reputao ilibada. 2 . Para fins de comprovao da reputao ilibada prevista no pargrafo anterior, o profissional dever apresentar ANBID as seguintes declaraes: I. que no est inabilitado para o exerccio de cargo em instituies financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela CVM ou Banco Central do Brasil, sociedades seguradoras, entidades de previdncia privada e companhias abertas; que no sofreu, nos ltimos cinco anos, alguma punio definitiva em decorrncia de sua atuao como administrador ou membro do conselho fiscal de entidade sujeita ao controle e fiscalizao da CVM, do Banco Central do Brasil, da Secretaria de Previdncia Complementar ou da Superintendncia de Seguros Privados; e se seus bens, por fora de deciso judicial ou de autoridade administrativa, esto indisponveis ou no e, em caso positivo, justificar.

II.

III.

Art. 21 - Os administradores, empregados, prestadores de servios e prepostos das Instituies Participantes no podero exercer a atividade descrita no caput do art. 20, se no obtiverem a certificao pertinente na forma prevista neste Captulo.

Art. 22 - A CGA ser obtida pela aprovao do profissional em exame especfico para tal finalidade.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

1 . O exame de certificao ser realizado atravs de prova impressa ou por meio eletrnico, sendo composto por questes sobre matrias julgadas necessrias qualificao dos profissionais, previstas no Programa Detalhado da CGA. 2 . As condies para aprovao no exame de certificao sero definidas em edital, divulgado no site da ANBID.

Art. 23 - A CGA obtida dever ser renovada anualmente, mediante nova adeso ao presente Cdigo e comprovao da reputao ilibada do profissional certificado, na forma do pargrafo 2 do art. 20 dest e Cdigo. Pargrafo nico - O profissional certificado que no esteja vinculado a Instituio Participante ter sua certificao suspensa enquanto perdurar tal situao, sendo a mesma automaticamente restabelecida a partir de novo vnculo que venha a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26.

Art. 24 - Observado o disposto no art. 22 deste Cdigo, os procedimentos de inscrio, o cronograma de realizao, as localidades de realizao do exame e o contedo programtico e demais procedimentos relativos aos exames de certificao sero definidos em edital, divulgado no site da ANBID. 1 . O profissional vinculado a Instituio Participante poder ser inscrito pela prpria instituio ou inscrever-se diretamente. 2 . A inscrio de profissional vinculado a instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pela CVM, que no seja Instituio Participante, somente ser permitida aps a adeso da instituio aos termos deste Cdigo. 3 . Os profissionais e estudantes no mencionados nas definies dos pargrafos 1 e 2 deste artigo podero se inscrever individual e diretamente para os exames de certificao, ficando a obteno da CGA condicionada formalizao de vnculo profissional com Instituio Participante, a ser comunicado ANBID na forma do disposto no art. 26, permanecendo tais profissionais e estudantes, at ento, como aprovados no exame pertinente.

Art. 25. Excetuam-se do disposto no art. 21 deste Cdigo os prestadores de servios e os prepostos das Instituies Participantes que obtiverem autorizao da CVM para o exerccio de atividade de administrao de carteira de valores mobilirios, assim como aqueles profissionais que, quando da publicao do presente cdigo, comprovarem que: I. possuem experincia profissional de pelo menos 3 (trs) anos em atividade remunerada especfica e diretamente relacionada gesto de recursos de terceiros no mercado financeiro; ou possuem experincia profissional de pelo menos 5 (cinco) anos no mercado de capitais, em atividade remunerada, que evidencie sua aptido para a gesto de recursos de terceiros.

II.

1 . A comprovao da experincia descrita nos incisos I e II acima se dar mediante a apresentao de declarao do empregador atual e dos anteriores informando quais eram as atividades desenvolvidas pelo profissional e relacionando os correspondentes perodos nos quais foram exercidas ou, se for o caso, cpia do contrato social de sociedades da qual o interessado seja ou tenha sido scio.
10

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

2 . Os profissionais que possuam a experincia descrita nos incisos I e II acima devero solicitar ANBID, at a data de 1 de setembro de 2009, declarao de iseno da CGA, submetendo apreciao da ANBID os documentos a que se refere o pargrafo 1 deste artigo, ficando a concesso da mencionada iseno sujeita verificao do requerimento e da documentao apresentados. 3 . Os prestadores de servios e os prepostos das Instituies Participantes que obtiverem autorizao da CVM para o exerccio de atividade de administrao de carteira de valores mobilirios tambm devero solicitar ANBID declarao de iseno da CGA, mediante requerimento por escrito no qual comprovem tal condio. 4. Os profissionais que na forma deste artigo obtiverem a declarao de iseno da CGA devero observar o caput do art. 23 deste Cdigo.

CAPTULO VII BANCO DE DADOS


Art. 26. As Instituies Participantes devem incluir em banco de dados administrado pela ANBID (Banco de Dados), atualizando-o mensalmente, as informaes relativas aos seus profissionais certificados, em processo de certificao ou de atualizao, especialmente no que se refere sua contratao e desligamento. Pargrafo nico - Ser de responsabilidade de cada Instituio Participante a veracidade das informaes constantes no Banco de Dados.

CAPTULO VIII ADESO AO CDIGO E CONFORMIDADE Seo I Pelas Instituies Participantes


Art. 27. Para aderir ao presente Cdigo, a instituio deve entregar ANBID os seguintes documentos: I. termo de adeso, conforme modelo disponibilizado pela ANBID, com firma reconhecida, indicando claramente qual(is) das certificaes disciplinadas neste Cdigo se aplica(m) aos seus profissionais; cpia autenticada do estatuto social registrado ou do contrato social registrado, vigente no momento da adeso; cpia autenticada da ata da assembleia registrada ou do ato societrio registrado que elegeu o(s) diretor(es) ou administrador(es) que assina(m) o termo de adeso; e carta indicando o profissional que ser o responsvel pela relao da instituio com a ANBID, assinada pelo(s) diretor(es) ou administrador(es) que assina(m) o termo de adeso.
11

II.

III.

IV.

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

1 . Caso se trate de instituio associada ANBID, no h necessidade de envio dos documentos previstos nos incisos II e III deste artigo. 2 . A adeso ao presente Cdigo implicar a adeso automtica ao Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, que dispe sobre a conduo de processos sancionadores para apurao de descumprimento s regras estabelecidas nos Cdigos de Regulao e Melhores Prticas da ANBID.

Art. 28 - As Instituies Participantes devero exigir de todos os seus administradores, empregados, prestadores de servios e prepostos que obtenham a certificao pertinente e a mantenham atualizada.

Art. 29 - Cada Instituio Participante dever encaminhar ANBID correspondncia assinada por diretor responsvel que ateste o cumprimento dos arts. 26 e 28. Pargrafo nico - A correspondncia mencionada no caput dever ser encaminhada rea Tcnica da ANBID at o dia 31 de maro de cada ano, com base em 31 de dezembro do ano anterior.

Seo II Pelos Profissionais Certificados


Art. 30 - O profissional que se inscrever para a realizao dos exames de certificao, solicitar a declarao de iseno da CGA na forma do art. 25 ou realizar qualquer dos procedimentos de atualizao mencionados no art. 19, dever aderir ao presente Cdigo. 1. As Instituies Participantes sero responsveis pela verificao da adeso a este Cdigo quando da realizao, por seus profissionais certificados, dos procedimentos de atualizao previstos no art. 19. 2 . A adeso de que trata o caput deste artigo pelo profissional constitui condio essencial realizao do exame de certificao, da validao do processo de atualizao e ao exerccio das atividades que venham a ser certificadas na forma prevista no presente Cdigo. 3 . A adeso ao presente Cdigo implicar a adeso automtica ao Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, que dispe sobre a conduo de processos sancionadores para apurao de descumprimento s regras estabelecidas nos Cdigos de Regulao e Melhores Prticas da ANBID. 4 . Caso o profissional certificado queira cancelar sua adeso ao presente Cdigo, dever solicit-lo por meio de carta dirigida ao Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas e, uma vez deferida, o cancelamento importar na imediata cassao da certificao do profissional, sem a observncia de qualquer outra formalidade. 5 . O deferimento do pedido de que trata o pargrafo anterior no exime o profissional de qualquer obrigao pendente com a ANBID, inclusive oriunda de processos conduzidos no mbito de suas atividades de regulao e melhores prticas, relativa ao perodo durante o qual o profissional possua a certificao.

12

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

CAPTULO IX COMPONENTES ORGANIZACIONAIS ANBID PARA O PROGRAMA DE CERTIFICAO CONTINUADA Seo I rea Tcnica do Programa de Certificao Continuada
Art. 31 - Compete rea Tcnica do Programa de Certificao Continuada, composta por funcionrios da ANBID (rea Tcnica): I. operacionalizar o programa de certificao continuada nos termos estabelecidos pelo presente Cdigo; elaborar edital contendo os procedimentos de inscrio, datas e localidades de realizao do exame, divulgao dos resultados e demais procedimentos relativos aos exames de certificao; supervisionar o atendimento, pelas Instituies Participantes e pelos profissionais certificados, quando for o caso, das regras estabelecidas no presente Cdigo, elaborando relatrio especfico, quando for o caso, especialmente quando for constatada qualquer indcio de violao s disposies do presente Cdigo; supervisionar o acompanhamento, pelas Instituies Participantes, do cumprimento, pelos profissionais certificados, das regras estabelecidas neste Cdigo, elaborando relatrio especfico, quando for o caso, especialmente quando for constatado qualquer indcio de violao s disposies do presente Cdigo por parte da Instituio Participante; receber, observado o disposto no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, denncias de descumprimento das regras estabelecidas no presente Cdigo formuladas contra as Instituies Participantes e elaborar relatrio especfico sobre o fato; receber denncias de descumprimento das regras estabelecidas no presente Cdigo formuladas contra os profissionais certificados e, conforme o caso, encaminh-las para as Instituies Participantes, na forma do Captulo XI deste Cdigo, ou elaborar relatrio especfico sobre o fato; enviar carta de recomendao s Instituies Participantes, quando julgar necessrio, na forma do disposto no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas; e encaminhar ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas os relatrios referidos nos incisos III, IV, V e VI deste artigo, bem como o relatrio previsto no art. 40 do presente Cdigo, para as providncias cabveis.

II.

III.

IV.

V.

VI.

VII.

VIII.

1 . Os relatrios referidos nos incisos III, IV, V e VI deste artigo devero conter a anlise da rea Tcnica sobre o ocorrido e, se for o caso, as recomendaes cabveis.

2 . No exerccio de suas atribuies, a rea Tcnica poder requerer informaes e esclarecimentos, por escrito, s Instituies Participantes e profissionais certificados.

13

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

3 . A rea Tcnica est subordinada ao Conselho Regulao e Melhores Prticas, que dever orient-la e estabelecer as diretrizes necessrias sua atuao.

Seo II Conselho de Regulao e Melhores Prticas do Programa de Certificao Continuada


Art. 32 - Compete ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas: I. II. conhecer e analisar os relatrios elaborados pela rea Tcnica; instaurar, sempre motivadamente, na forma prevista no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, os processos por descumprimento das disposies do presente Cdigo; conhecer e julgar, em instncia nica, os processos referidos no inciso II deste artigo, impondo as penalidades cabveis; regular o uso das marcas e outros smbolos relativos ao Programa de Certificao da ANBID; emitir deliberaes (Deliberaes); emitir pareceres de orientao (Pareceres de Orientao); decidir sobre pedidos de dispensa de qualquer procedimento e/ou exigncia previsto neste Cdigo; requerer, s Instituies Participantes, explicaes, informaes e esclarecimentos adicionais acerca da observncia das regras e princpios determinados neste Cdigo; aprovar os Programas Detalhados das CPA-10, CPA-20 e CGA, assim como os correspondentes Programas Detalhados de Atualizao; e instituir mecanismos de superviso a serem desempenhados pela rea Tcnica.

III.

IV. V. VI. VII.

VIII.

IX.

X.

1 . As Deliberaes tero carter vinculante, sendo de observncia obrigatria pelas Instituies Participantes, e tero como objeto a interpretao e o esclarecimento das regras e princpios deste Cdigo. 2 . Os Pareceres de Orientao, assim como as cartas de recomendao, no tero efeito vinculante, possuindo carter de mera recomendao. 3 . As Deliberaes e os Pareceres de Orientao sero divulgados atravs dos meios de comunicao da ANBID.

Art. 33 - O Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser composto por 16 (dezesseis) membros, sendo um Presidente e um Vice-Presidente, indicados na forma prevista nos pargrafos 1 e 2 deste
14

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

artigo, e nomeados pela Diretoria da ANBID dentre indivduos de ilibada reputao e idoneidade moral, com notrios conhecimentos sobre o mercado de capitais. 1 . Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero indicados de acordo com os seguintes critrios: I. II. 6 (seis) de seus membros sero indicados pela Diretoria da ANBID; e 10 (dez) de seus membros sero indicados por outras instituies escolhidas pela Diretoria da ANBID.

2 . O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero indicados pela Diretoria da ANBID. 3 . O mandato dos membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser de 2 (dois) anos, sendo admitida a reconduo. 4 . Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero investidos nos respectivos cargos pelo Presidente da ANBID mediante a assinatura dos competentes termos de posse. 5 . Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas permanecero nos respectivos cargos at a posse dos novos membros. 6 . No caso de vacncia, ser indicado, de acordo com o disposto no pargrafo 1 deste artigo, novo membro para cumprir o restante do mandato.

Art. 34 - O Conselho de Regulao e Melhores Prticas reunir-se- ordinariamente a cada 6 (seis) meses e, extraordinariamente, sempre que necessrio, por convocao de seu Presidente, ou, no prazo mximo de 15 (quinze) dias, sempre que lhe for encaminhado relatrio pela rea Tcnica com a recomendao de instaurao de processo. 1 . As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero convocadas por seu Presidente, ou pelo seu substituto, nos termos do presente Cdigo. 2 . As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero presididas por seu Presidente, sendo secretariadas pelo Superintendente de Superviso de Mercados. 3 . Na ausncia do Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, as reunies sero presididas pelo seu Vice-Presidente, e, na ausncia deste ltimo, por qualquer outro membro presente reunio, a ser indicado por ordem de idade.

Art. 35 - As reunies do Conselho de Regulao e Melhores Prticas somente sero instaladas com a presena de, no mnimo, 8 (oito) de seus membros. Pargrafo nico - No atingido o quorum de que trata o caput deste artigo, a reunio do Conselho de Regulao e Melhores Prticas ser instalada, em segunda convocao, 30 (trinta) minutos aps o horrio designado para a reunio, com a presena de, no mnimo, 4 (quatro) de seus membros. Art. 36 - As deliberaes do Conselho de Regulao e Melhores Prticas sero tomadas pelo voto da maioria dos presentes, cabendo o voto de desempate, se for o caso, ao Presidente.
15

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

1 . O Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas no ter direito de voto, salvo nos casos de desempate, conforme previsto no caput deste artigo. Na ausncia do Presidente, o voto de desempate caber ao Vice-Presidente, e, na ausncia deste ltimo, ao membro que o estiver substituindo nos termos deste Cdigo. 2 . Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas podero se declarar impedidos de votar nas deliberaes do Conselho. 3 . Fica facultado aos membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, bem como s Instituies Participantes, requerer o impedimento de qualquer dos respectivos membros de votar nas deliberaes do Conselho de Regulao e Melhores Prticas. 4 . A declarao e o requerimento de impedimento de que tratam os pargrafos 2 e 3 deste artigo devero ser devidamente justificados, cabendo sua apreciao pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas, suprindo-se a sua eventual ausncia de acordo com o disposto neste Cdigo. 5 . Caso em razo das regras de suprimento de ausncia determinadas neste Cdigo, a presidncia da reunio ocasio esteja a cargo de membro autodeclarado impedido, a deciso caber a um dos demais membros presentes, a ser escolhido por ordem de idade. 6 . Se, em decorrncia da declarao ou do requerimento de impedimento de que tratam os pargrafos 2 e 3 deste artigo, no for atingido o quorum de 4 (quatro) membros, ser convocada nova reunio para deliberar sobre a matria.

Art. 37 - Os membros do Conselho de Regulao e Melhores Prticas no recebero qualquer espcie de remunerao pelo exerccio de suas atribuies.

CAPTULO X PROCEDIMENTO PARA APURAO PELA REA TCNICA DE DESCUMPRIMENTO DAS DISPOSIES DO PRESENTE CDIGO
Art. 38 - A rea Tcnica apurar, de ofcio ou mediante o recebimento de denncia, eventual descumprimento s disposies deste Cdigo pelas Instituies Participantes ou pelos profissionais que estejam com sua certificao suspensa por no estarem vinculados a qualquer Instituio Participante. 1 . Para que seja considerada eficaz, a denncia dever ser feita por instrumento escrito, com a identificao inequvoca do denunciante, contendo a descrio da prtica objeto da denncia e, sempre que possvel, acompanhada dos documentos que a fundamentem. 2 . A rea Tcnica informar ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas o recebimento da denncia de que trata o pargrafo 1 deste artigo.

Art. 39 - A partir da verificao de indcio de descumprimento s disposies do presente Cdigo, a rea Tcnica informar ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas e conduzir a investigao, sob sua superviso, com o objetivo de apurar a eventual prtica irregular.
16

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

1 . Iniciada a apurao, a rea Tcnica dever notificar a Instituio Participante ou profissional certificado envolvido, indicando, de maneira resumida, os fatos abrangidos pela investigao. 2 . Excetua-se do procedimento disposto no pargrafo 1 deste artigo a hiptese de denncia contra Instituio Participante, caso em que a rea Tcnica poder realizar inspeo sem prvia notificao. 3 . Caso julgue necessrio durante o curso da investigao, a rea Tcnica poder: I. requerer informaes e esclarecimentos, por escrito, s Instituies Participantes e aos profissionais certificados; requerer o comparecimento de representantes das Instituies Participantes ou dos profissionais certificados para prestao de esclarecimentos verbais; requerer vista e cpia de documentos que estejam em poder das Instituies Participantes e dos profissionais certificados, resguardado os sigilos legal e contratual; e contratar assessoria tcnica externa para colaborar nas investigaes, desde que previamente autorizado pela Diretoria da ANBID.

II.

III.

IV.

4 . O prazo para o cumprimento dos requerimentos previstos nos incisos I a III do pargrafo 3 deste artigo, ser de 10 (dez) dias, a contar do seu recebimento pelos interessados no respectivo processo de regulao e melhores prticas, podendo este prazo ser prorrogado a critrio da rea Tcnica. 5 . A negativa injustificada ou o silncio quanto aos requerimentos de que tratam os incisos I a III do pargrafo 3 deste artigo implicaro confisso quan to aos fatos apurados em tais requerimentos.

Art. 40 - Concluda a investigao, a rea Tcnica elaborar seu relatrio e o enviar ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, recomendando, ou no, a instaurao de processo. Pargrafo nico - Devero constar obrigatoriamente no relatrio: I. II. nome e qualificao da Instituio Participante ou do profissional certificado envolvido; narrao circunstanciada dos fatos investigados, com indicao dos elementos que comprovem as infraes e indicao do artigo deste Cdigo supostamente infringido; e indicao, sempre que possvel, dos responsveis pela infrao, com informaes em relao conduta de cada um deles, fazendo-se referncia s provas que demonstrem sua participao nas irregularidades apuradas.

III.

Art. 41 - A rea Tcnica encaminhar ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, para que decida sobre a instaurao do processo, o relatrio referido no art. 40, juntamente com a manifestao prvia dos interessados, caso tenha sido apresentada na forma do pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico - Antes de encaminhar o relatrio ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, a rea Tcnica dever notificar a Instituio Participante ou o profissional certificado para, querendo, apresentar manifestao prvia sobre as irregularidades que lhes forem imputadas, em prazo no inferior ao de 10 (dez) dias, contados do recebimento da notificao.
17

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

Art. 42 - Quando a infrao verificada importar em pequeno potencial de dano e for de fcil reparabilidade, a rea Tcnica poder expedir carta de recomendao Instituio Participante, com a concordncia do Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, na qual propor a adoo de medidas visando ao ajuste de conduta aos preceitos estabelecidos no presente Cdigo. Pargrafo nico - A adoo das medidas propostas na carta de recomendao, no prazo assinalado, sana a eventual irregularidade cometida, extinguindo, por conseqncia, a punibilidade pela infrao.

CAPTULO XI PROCEDIMENTO PARA APURAO PELAS INSTITUIES PARTICIPANTES DE DESCUMPRIMENTO DAS DISPOSIES DO PRESENTE CDIGO
Art. 43 - As Instituies Participantes apuraro, de ofcio ou mediante o recebimento de denncia, eventual descumprimento s disposies deste Cdigo por parte de seus profissionais certificados. 1 . Caso apresentada rea Tcnica, a denncia ser encaminhada para a Instituio Participante para que se realize a apurao prevista no art. 44. 2 . Para que seja considerada eficaz, a denncia dever ser feita por instrumento escrito, com a identificao inequvoca do denunciante, contendo a descrio da prtica objeto da denncia e, sempre que possvel, acompanhada dos documentos que a fundamentem. 3 . A rea Tcnica poder solicitar s Instituies Participantes que apurem eventual descumprimento de que venha a ter conhecimento.

Art. 44 - A partir da verificao de indcio de descumprimento s disposies deste Cdigo ou do recebimento de denncia, a Instituio Participante conduzir a investigao, com o objetivo de apurar a eventual prtica irregular por profissional certificado e informar ANBID. Pargrafo nico - Iniciada a apurao, a Instituio Participante dever notificar o profissional certificado envolvido, indicando, de maneira resumida, os fatos abrangidos pela investigao.

Art. 45 - Concluda a investigao, a Instituio Participante encaminhar rea Tcnica relatrio, que o analisar, podendo solicitar diligncias adicionais, inclusive no que se refira aos aspectos formais do procedimento para apurao de irregularidades, ou envi-lo ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, recomendando, ou no, a instaurao de processo.

Pargrafo nico - Devero constar obrigatoriamente no relatrio: I. nome e qualificao do profissional certificado denunciado;
18

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

II.

narrao circunstanciada dos fatos investigados, com indicao dos elementos que comprovem as infraes e indicao do artigo deste Cdigo supostamente infringido; e indicao, sempre que possvel, dos responsveis pela infrao, se mais de um profissional certificado denunciado, com informaes em relao conduta de cada um deles, fazendo-se referncia s provas que demonstrem sua participao nas irregularidades apuradas.

III.

Art. 46 - A rea Tcnica encaminhar ao , para que decida sobre a instaurao do processo, o relatrio referido no art. 45 juntamente com a manifestao prvia do profissional certificado, caso tenha sido apresentada na forma do pargrafo nico deste artigo. Pargrafo nico - Antes de encaminhar o relatrio ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas, a rea Tcnica dever notificar o denunciado para, querendo, apresentar manifestao prvia sobre as irregularidades que lhe forem imputadas, em prazo no inferior ao de 10 (dez) dias, contados do recebimento da notificao.

CAPTULO XII INSTAURAO, CONDUO E JULGAMENTO DOS PROCESSOS DE REGULAO E MELHORES PRTICAS E CELEBRAO DE TERMOS DE COMPROMISSO
Art. 47 - A instaurao, conduo e julgamento do processo, bem como a proposta e celebrao de Termo de Compromisso sero disciplinadas pelo Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas. 1 . Caber rea Tcnica o exerccio das atribuies previstas no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas que sejam de competncia da Comisso de Acompanhamento. 2 . Na hiptese de conflito entre as normas contidas neste Cdigo e as regras previstas no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas, prevalece o disposto no presente Cdigo.

19

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

CAPTULO XIII PENALIDADES


Art. 48 - As Instituies Participantes que descumprirem os princpios e regras estabelecidas no presente Cdigo esto sujeitas imposio das seguintes penalidades: I. advertncia pblica do Conselho Regulao e Melhores prticas, divulgada nos meios de comunicao da ANBID; e multa no valor de at 100 (cem) vezes o valor da maior mensalidade recebida pela ANBID; e desligamento da ANBID, divulgado nos meios de comunicao da ANBID.

II. III.

1 . O Conselho Regulao e Melhores prticas, no exame do processo, considerar as circunstncias agravantes e atenuantes, para efeito da aplicao das penalidades acima. 2 . A imposio da penalidade de desligamento da ANBID dever ser referendada pela Assembleia Geral da ANBID. 3 . Tratando-se de Instituio Participante no associada, a penalidade de desligamento da ANBID ser substituda pela revogao do respectivo termo de adeso ao presente Cdigo, sendo que a citada deciso dever ser tomada pelo Conselho de Regulao e Melhores Prticas.

Art. 49 - Sem prejuzo das disposies anteriores, a rea Tcnica poder aplicar multas Instituio Participante, se ocorrer inobservncia de qualquer dos prazos estabelecidos neste Cdigo, de R$ 150,00 (cento e cinqenta reais) por dia de atraso. Pargrafo nico - No caso de reincidncia das infraes a que se refere o caput deste artigo, a multa dever ser elevada a duas vezes a maior mensalidade recebida pela ANBID, havendo tambm a instaurao de processo.

Art. 50 - Os profissionais certificados que descumprirem os princpios e regras estabelecidas no presente Cdigo esto sujeitos imposio das seguintes penalidades: I. advertncia, acompanhada de recomendao do Conselho Regulao e Melhores prticas , encaminhadas atravs de carta reservada; advertncia pblica do Conselho Regulao e Melhores prticas, divulgada nos meios de comunicao; suspenso temporria da certificao de que cuida o presente Cdigo, divulgada nos meios de comunicao da ANBID; e cassao da certificao de que cuida o presente Cdigo, divulgada nos meios de comunicao da ANBID.

II.

III.

IV.

Pargrafo nico - O Conselho Regulao e Melhores prticas, no exame do processo, considerar as circunstncias agravantes e atenuantes para efeito da aplicao das penalidades.
20

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

Art. 51 - Na imposio das penalidades previstas nos arts. 48 e 50, o Conselho Regulao e Melhores Prticas considerar como circunstncia agravante o descumprimento de obrigaes assumidas no Termo de Compromisso celebrado na forma prevista no Cdigo ANBID dos Processos de Regulao e Melhores Prticas.

CAPTULO XIV DISPOSIES FINAIS


Art. 52 - A condenao, de Instituio Participante ou de profissional certificado, por qualquer autoridade reguladora ou judicial, relacionada ao exerccio das atividades certificadas, implicar a imediata instaurao de processo.

Art. 53 - A Diretoria da ANBID instituir cobrana anual, a ser paga pelas Instituies Participantes, sempre proporcional ao nmero de profissionais certificados vinculados a cada Instituio Participante, destinada a custear a fiscalizao e a superviso do cumprimento das disposies do presente Cdigo.

Art. 54 - As Instituies Participantes devero comunicar ANBID a demisso de profissional certificado por justa causa, relacionada ao exerccio das atividades certificadas que implicar a cassao automtica da certificao do profissional demitido. 1 . Ser assegurado ao profissional certificado demitido por justa causa recurso ao Conselho de Regulao e Melhores Prticas contra a cassao de sua certificao, que dever ser apresentado no prazo de 30 (trinta) dias contados da data de comunicao de sua demisso ANBID. 2 . Poder o Presidente do Conselho de Regulao e Melhores Prticas, dependendo das circunstncias, conceder efeito suspensivo ao recurso de que trata o pargrafo anterior.

Art. 55 - As Instituies Participantes que no possuam atividades que tenham a necessidade de certificao tero o prazo de 90 (noventa) dias para formalizarem esta condio.

Art. 56 - Qualquer modificao das disposies contidas neste Cdigo compete, exclusivamente, Diretoria da ANBID, ad referendum da sua Assembleia Geral.

Art. 57 - Os prazos de que tratam os dispositivos deste Cdigo comeam a correr a partir do primeiro dia til aps a cincia dos interessados e encerram-se no dia do vencimento. Pargrafo nico - Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til se o vencimento cair em feriados bancrios, sbados, domingos ou em dia em que no houver expediente na ANBID ou este for inferior ao normal.

21

Cdigo Anbid de Regulao e Melhores Prticas para o Programa de Certificao Continuada

Art. 58 - Todas as instncias de Regulao e Melhores Prticas de que trata este Cdigo, sejam funcionrios da ANBID, representantes indicados pelas Instituies Participantes ou demais entidades, devero guardar absoluto sigilo sobre informaes e documentos a que tenham conhecimento em razo de suas funes.

Art. 59 - Os contedos dos exames de certificao e de atualizao so confidenciais e de propriedade exclusiva da ANBID, no podendo ser divulgados, copiados, reproduzidos, apresentados ou disponibilizados, seja no todo ou em parte, a quaisquer terceiros, por quaisquer meios, sem a permisso prvia da ANBID.

Art. 60 - A ANBID, atravs de sua Diretoria, poder celebrar convnios de certificao com outras entidades. Pargrafo nico - Os convnios devero disciplinar, dentre outros aspectos determinados entre os seus signatrios, a reciprocidade de condies entre os certificados da ANBID e das entidades conveniadas, bem como dispor sobre o reconhecimento, pela ANBID, para efeito do cumprimento do presente Cdigo, da certificao outorgada pelas entidades signatrias de tais convnios e sobre a atualizao dessa certificao.

Art. 61 - A ANBID poder instituir taxa de inscrio para cada um dos exames de certificao, para a atualizao dos profissionais certificados ou para a renovao da CGA. O valor da taxa ser fixado por sua Diretoria, podendo ser revisto a qualquer tempo.

Art. 62 - Os profissionais j certificados que no tiverem aderido ao Cdigo, o faro na ocasio da atualizao prevista no art. 19.

Art. 63 - O presente Cdigo entrar em vigor em 17 de fevereiro de 2009. Pargrafo nico - As Instituies Participantes e os profissionais mencionados no art. 20 tero at a data de 1 de setembro de 2010, para se adaptarem s disposies do presente Cdigo, contados a partir de sua entrada em vigor.

22

Anda mungkin juga menyukai