Anda di halaman 1dari 109

TICA PROFISSIONAL

Narciso, de Caravaggio, 1598-99. O mito Grego de Narciso, personagem que morreu enamorado pela prpria imagem refletida na gua, representa aqueles que no conseguem sair de si mesmos e descobrir a alteridade: ser moral reconhecer o outro como outro.
Alteridade (ou outridade) a concepo que parte do pressuposto bsico de que todo o homem social interage e interdepende do outro.

1. O ser humano um ser consciente Isso imoral, movimento pela tica na poltica, tica profissional dos mdicos essas expresses demonstram que a moral e a tica esto presentes em nosso dia-a-dia, seja na vida particular, na famlia, na educao, no trabalho ou na poltica. O fenmeno moral to antigo quanto a histria da humanidade ex. as mximas de Ptahotep (2.500 a.C). Essa obra rene aforismas de Ptahotep, ministro de um fara, comps para orientar a educao do filho, aconselhando a ser leal,

tolerante, bondoso, reto e justo. Imagem Eu e a Aldeia (Marc Chagal) Sobre a conscincia> de uso freqente, voc perdeu a conscincia, voc agiu de acordo com a conscincia. Perder a conscincia perder o sentido da existncia de ns mesmos e do mundo. Trata-se da conscincia psicolgica, que conhecimento de ns mesmos, quem somos, o que fazemos e o mundo que nos cerca. Na segunda situao, agir de acordo com a conscincia, trata-se da conscincia moral,

pensamento interior que nos orienta, de maneira pessoal, sobre o que devemos fazer em uma determinada situao. Antes de uma determinada ao, a conscincia moral emite um determinado juzo que aconselha ou probe. Aps a realizao da ao, a conscincia moral se manifesta como um sentimento de satisfao (fora recompensadora), ou arrependimento, remorso (fora condenatria).

A conscincia psicolgica e a moral esto relacionadas. Na realidade, se o problema moral colocado, porque ele possui conscincia psicolgica. O animal no possui conscincia psicolgica, as suas respostas esto prontas nos seus reflexos e instintos. J o homem, para decidir, escolher, enfim, exercer a liberdade, o homem precisa estar consciente. Enquanto a conscincia psicolgica possibilita ao homem escolher, a conscincia moral, com seus valores e normas, orienta a escolha.

Trs componentes fundamentais da vida moral> CONSCINCIA LIBERDADE RESPONSABILIDADE. Assim temos que qualquer coao interna ou externa anula a liberdade de uma pessoa, e a exime da responsabilidade moral. Etapas da formao da conscincia> (aprofundar) Piaget, a formao segue quatro etapas: Anomia, heternoma, socionomia e autonomia.

ANOMIA > A : negao. NOMIA: regra, lei. Atitudes: Baguna, devassido, libertinagem, dissoluo. HETERONOMIA > A lei, a regra vem do exterior, do outro. Atitudes: Medo, autoritarismo, imposio, castigo, prmio, respeito unilateral, autocracia, tirania. AUTONOMIA > Capacidade de governar a si mesmo. Atitudes: Cooperao, amor, respeito mtuo, afetividade, livre-arbtrio, democracia, reciprocidade, lei Causa e Efeito. SOCIONOMIA o seguimento das regras da sociedade. No aspecto moral, segundo Piaget, a criana passa por uma fase pr-moral, caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai at aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criana vai entrando na fase da moral heternoma e caminha gradualmente para a fase autnoma.

Na fase de anomia, natural na criana pequena, ainda no egocentrismo, no existem regras e normas. O beb, por exemplo, quando est com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades bsicas determinam as normas de conduta. No indivduo adulto, caracteriza-se por aquele que no respeita as leis, pessoas, normas. Na medida em que a criana cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso tambm nas brincadeiras com as criana maiores, que so teis para ajud-la a entrar na fase de heteronomia.

Na moralidade heretnoma, os deveres so vistos como externos, impostos coercitivamente e no como obrigaes elaboradas pela conscincia. O Bem visto como o cumprimento da ordem, o certo a observncia da regra que no pode ser transgredida nem relativizada por interpretaes flexveis. De certa forma, a intolerncia da Igreja, por qualquer interpretao diferente da sua, referente ao Evangelho, manteve a humanidade na heteronomia moral. O bem e o certo estavam na Igreja, no Estado e no na conscincia interior do indivduo.

O indivduo obedece as normas por medo da punio. Na ausncia da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina. Na moralidade autnoma, o indivduo adquire a conscincia moral. Os deveres so cumpridos com conscincia de sua necessidade e significao. Possui princpios ticos e morais. Na ausncia da autoridade continua o mesmo. responsvel, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos proporcional inteno e no apenas pelas conseqncias do ato.

2. O Conceito de tica tica a cincia do comportamento moral dos homens em sociedade. uma cincia que tem objeto prprio, leis prprias e mtodo prprio. A moral um dos aspectos do comportamento humano. O objeto da tica a moral, mais especificamente a moralidade positiva, ou seja, o conjunto de regras de comportamento e formas de vida atravs das quais tende o homem a realizar o valor do bem.

O conceito de tica j leva concluso de que ela no se confunde com a moral. A tica a cincia dos costumes, j a moral, no cincia, mas objeto da cincia. Como cincia, a tica procura extrair dos fatos morais os princpios gerais a eles aplicveis. Enquanto conhecimento cientfico, a tica deve aspirar racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemticos, metdicos.

A tica uma disciplina normativa, no por criar normas, mas por descobri-las e elucidlas. O objetivo, mostrar s pessoas os valores e princpios que devem nortear sua existncia. O complexo de normas ticas se alicera em valores. H uma conexo entre dever e valor. Pois para responder a pergunta o que devo fazer, devo saber responder sobre o que valioso.

Toda norma pressupe um valor. A norma regra de conduta que postula dever. Todo juzo normativo regra de conduta, mas nem toda regra de conduta uma norma. Algumas regras de conduta tem carter obrigatrio, enquanto outras so facultativas. A noo de norma pode precisar-se com clareza se comparada com a de lei natural ou fsicas. As leis fsicas so juzos enunciativos que assinalam ralaes constantes entre os fenmenos. As leis fsicas tm um fim explicativo, as normas um fim prtico.

As normas no pretendem explicar nada, mas provocar um comportamento. As leis fsicas referem-se ordem da realidade e tratam de torn-la compreensvel. O investigador da natureza no faz juzos de valor. Simplesmente se pergunta a que leis obedecem os fenmenos. Ao formulador de normas do comportamento no importa o proceder real da pessoa, seno a explicitao dos princpios a que sua atividade deve estar sujeita. A norma exprime um dever e se dirige a seres capazes de cumpri-las ou no. Se o indivduo no pudesse deixar de fazer o que ela prescreve, no seria norma genuna, mas lei natural.

Outra diferena que a lei natural ou fsica, pode ser provada pelos fatos, e a norma vale independentemente de sua violao ou observncia. A ordem normativa insustentvel de comprovao emprica. As normas no valem enquanto so eficazes, seno na medida em que expressam um dever ser. Aquilo que deve ser pode no haver sido, no ser atualmente e nem chegar a ser nunca, mas perdurar como algo obrigatrio.

Vejamos um caso> a paz perptua ou absoluta harmonia entre os homens. Podem ser que no se convertam nunca em realidade, mas a aspirao em atingi-los plenamente justificvel, pois tende a algo valioso. No h uma relao necessria entre validez e eficcia da norma. A validez dos preceitos reitores da ao humana no est condicionada por sua eficcia, nem pode ser destruda pelo fato de sejam infringidos. A norma que violada segue sendo norma, e o imperativo que nos manda ser sinceros conserva sua obrigatoriedade apesar dos hipcritas. Por isso se diz: que as excees eficcia de uma norma no so excees sua validez.

J as leis naturais, s se validam se a experincia no as desmentem. A possibilidade de inobservncia, indiferena humana pelas normas no deve desalentar aqueles que acreditam na sua imprescindibilidade para conferir sentido existncia. O papel confiado aos cultores da cincia normativa reforar essa tendncia, fazendo reduzir o nvel de inobservncia perante a ordem do dever ser.

3. Moral absoluta ou relativa Os preceitos ticos so imperativos Para serem racionalmente aceitos pelos seus destinatrios, estes precisam acreditar que eles derivem de uma justificativa consistente. Norma moral valor objetivo?. Norma fixada arbitrariamente?. Norma vlida para todos e em todos os tempo e lugares?. Norma validade condicionada?.

Tem-se duas posies antagnicas> uma absolutista e apriorista e outra relativista e empirista. A relativista e empirista> a norma tica puramente convencional e mutvel. O conhecimento da norma tica emprica. Defende a existncia de vrias morais, do subjetivismo. A absolutista e aprioristica> a validez atemporal e absoluta. Proclama o conhecimento da norma tica a priori. Defende a existncia de uma moral universal objetiva.

Para os absolutistas, cada ser humano dotado de algo natural que o predispe ao discernimento do que certo e errado em termos ticos. Para os absolutistas no se poderia falar do bem e do mau, da virtude e do vcio, se no houvesse a conscincia humana, aquela que capaz de intuir o que vale. J os relativistas entendem no haver sentido falar em valores margem da subjetividade humana.

O bom e o mau no significam algo que valha por si, mas so palavras cujo contedo condicionado por referenciais de tempo e espao. Na verdade, o bem fruto da criao subjetiva e a norma moral mero convencionalismo. O resultado dessa contraposio de ideias que a tese objetivista conduz concluso de que no h criao nem transmutao de valores, seno descobrimento ou ignorncia dos mesmos. Os valores no se criam, nem se transformam, se descobrem ou se ignoram. Sendo assim, o desafio da tica elaborar no homem o rgo moral que torna possvel tal descobrimento.

Ao contrrio, a tese subjetivista, postula a autntica criao de valores por vontade dos homens. Os homens criam valores medida do necessrio ou do oportuno. 4. A classificao da tica tica emprica tica de bens tica formal tica valorativa

CLASSIFICAES DA TICA= Quadro Geral

A) Quanto ao resultado do comportamento: 1 tica absoluta (apriorstica); 2 tica relativa (factual, experimental). B) Quanto ao aspecto histrico (sobretudo ocidental): 1 tica emprica: Anarquista Utilitarista - Ceticista - Subjetivista 2 tica dos bens: Socrtica Platnica - Aristotlica - Epicurista - Estica 3 tica formal 4 tica de valores

4.1. tica emprica> Devemos partir da distino feita por Kant entre filosofia pura e filosofia emprica. Da distino entre conhecimento puro e conhecimento emprico. Podemos afirmar que todos os nossos conhecimentos tm origem em nossa experincia. Porm, embora o conhecimento se inicie na experincia, ele precisa, para se tornar de fato "conhecimento", que nossa prpria mente lhe adiciona.

A estria de Alice no Pas das Maravilhas


Conta o escritor ingls Lewis Caroll, que Alice entrou em uma toca a procura de um coelho falante e se encontrou com um gato. Perguntou, ento: como posso sair daqui? O gato respondeu: isso depende muito de para onde voc quer ir. Alice explicou: No quero ir para lugar nenhum. Apenas sair daqui. O gato retrucou: Se voc no vai para lugar nenhum, qualquer direo serve. Alice se impacientou: No quero ir para lugar nenhum, mas quero chegar a um lugar. Ento o gato disse: siga por um caminho e andando bastante voc certamente chegar a algum lugar.

preciso portanto, em primeiro lugar, separar esses dois elementos, ou seja; por um lado o que recebido dos sentidos e pelo outro o que adicionado pela razo. Esse conhecimento independente dos sentidos chamado "a priori" (diferente dos empricos, chamados "a posteriori"). A tica emprica observada e constatada com a prtica. A tica emprica aquela que nega a tica absolutista ou apriorista. Logo, "a priori" no um conhecimento que vem "antes da experincia", mas sim um que vem "independente da experincia".

A tica emprica deriva seus princpios da observao dos fatos. O homem deve ser como naturalmente , e no deve se comportar como queiram que ele seja. Suas caractersticas so a subjetividade e a conotao utilitarista. A tica emprica procura sempre o valor til para cada indivduo. Com relao a subjetividade: no h uma moral universal, nica, apriorista. Varia a conduta humana de acordo com o tempo e as circunstncias e, assim, o bom determinado estrito de tempo, de lugar etc.

O empirismo desgua no relativismo, no possvel uma moral universal e valores axiolgicos absolutos.
Axiologia: o ramo da filosofia que estuda os valores, etimologicamente significa "Teoria do valor", "estudo do valor" ou "cincia do valor"

Vai-se ao subjetivismo, uma das principais variantes da tica emprica. Se ideias morais variam de indivduo para indivduo ou de sociedade a sociedade, o bem e o mal carecero de existncia objetiva, j que dependem dos juzos estimativos dos homens. Assim aparecem, por um lado, o subjetivismo tico individualista e, por outro, o subjetivismo tico social, tambm chamado antropologismo ou subjetivismo tico especfico.
teoria materialista que considera o homem apenas como parte e produto da natureza2 emprego abusivo de conceitos antropolgicos

A partir dessas constataes, fcil chegar ao ceticismo ao niilismo. Algo que bom para um no para outro, o bem nada significa e a moral produzida pela conveno arbitrria. No h sentido em formular juzo estimativo ou estabelecer valores com pretenso de objetividade. Se nada absolutamente bom, o conveniente procurar condutas que paream mais benficas sociedade e ao indivduo, fazendo do til o preceito moral supremo.

B.1 tica Emprica


A tica emprica pode ser enfocada em 4 configuraes: B.1.1.- tica Anarquista B.1.2.- tica Utilitarista B.1.3.- tica Ceticista B.1.4.- tica Subjetivista

Temos uma trplice configurao da tica emprica: a anarquista, a utilitarista e a tica ceticista. A) A tica anarquista: A anarquia repudia toda norma ou valor. Direito, moral, convencionalismo sociais, religio, tudo constitui exigncias arbitrrias. As leis no so legtimas, sejam morais ou jurdicas. uma doutrina egosta. Prepondera a vontade humana, e esta varia de pessoa para pessoa.

Vai prevalecer a deciso do mais forte. O anarquismo tem uma tendncia hedonista: buscar o prazer e evitar a dor. Quando o prazer encontrado no fazer o bem do outro, o essencial a obteno do conforto pessoal. Egosmo disfarado de altrusmo. O anarquismo na modernidade se apresenta como anarquismo individualista e como anarquismo comunista ou libertrio. Os dois coincidem em dois pontos: 1. liberdade absoluta e a aspirao suprema do indivduo; 2. toda organizao poltica deve desaparecer, por contrariar as exigncias da natureza.

Os dois postulados derivam do mesmo princpio: s tem valor o que no contraria as tendncias e impulsos naturais. A ordem jurdica, como organizao social de tipo coercvel, se ope liberdade e representa, por isso, um mal que deve ser combatido. Diferena entre individualistas e comunistas: na escolha do mtodo na luta contra o Estado. O primeiro, acredita no progresso lento e gradual da razo, para superar o Estado. O segundo, pela violncia, superar o Estado.

Para os comunistas, a propriedade privada tende a desaparecer. A natureza no destinou seus bens a quem quer que seja. Tudo comum e deve ser de todos. Os homens viveriam em regime de cooperao espontnea, visando ao mais completo desenvolvimento da individualidade, unido ao desenvolvimento mais completo da associao. Os individualistas no negam a propriedade privada, mas negam o associativismo.

Se equivocam os anarquistas quando acreditam existir uma liberdade natural. Pois na vida em me sociedade, a liberdade um direito. No existe direito sem um sistema normativo e provido de fora capaz de assegur-lo, quando quem quer que seja pretenda vulner-lo. B) A tica utilitarista: bom o que til. A conduta tica desejvel a conduta til. A utilidade, porm, e um mero atributo de um instrumento. Ex.uma faca til se corta.

A eficcia tcnica dos meios no correspondem ao valor tico dos fins. Os meios mais teis, podem estar a servio de um fim nefasto. Ex. a arma que til para cortar um pedao de carne, tambm til para ser usada para esfaquear uma pessoa. No exemplo acima, vimos que o meio possui igual eficcia, e sua utilidade alheia significao dos desgnios que serve.

O estudo do utilitarismo permite entender a falcia que a afirmao: os fins justificam os meios. A teoria da moral utilitarista s aproveitvel se conciliada com a teoria das finalidades teis. A teoria utilitarista de MILL, no concerne unicamente aos meios, mas remete a uma verdadeira tica de fins. Vejamos: A) A doutrina utilitarista afirma que a felicidade desejvel, a nica coisa desejvel como fim; sendo todas as demais desejveis s como meios para esse fim.

B) A felicidade o nico fim da ao humana e sua consecuo o critrio para julgar de toda conduta; donde necessariamente se segue que tem que ser o critrio da moralidade, j que a parte encontra-se includa no todo. O utilitarismo tem sentido na vida moral, se entendido como prudente emprego dos meios aptos consecuo de fins moralmente valiosos.

Dois tipos de Felicidade:


1 A felicidade Momentnea - Ou seja, aquele tipo de felicidade que dura pouco tempo. Por exemplo, quando compramos uma pea de roupa que gostamos muito, ficamos felizes umas horas, uns dias e depois passa e j queremos outra coisa. 2 A felicidade Existencial Por alguns momentos, podemos estar passando por grandes dificuldades mas estamos contentes pelo nosso propsito, ou seja pelo nosso objetivo futuro.

Metas e Objetivos?

C) A tica ceticista
O ctico no acredita em nada. A dvida no implica o conhecimento, mera suspenso de juzo. O ctico no o que nega, nem o que afirma, seno o que se abstm de julgar. preciso distinguir a dvida metdica (Scrates), da dvida sistemtica. Utilizada como mtodo, a dvida serve como eliminao de possveis erros. uma atitude provisria. Uma provisria transio de juzo, por segurana. A dvida sistemtica prpria dos ceticistas, que duvidam de tudo e de forma permanente.

Os cticos declaram no crer em nada, e aqui j erram, pois se fossem verdadeiramente cticos, duvidariam at das prpria afirmao. Isso implicaria uma regresso infinita. Outro problema, o ceticismo pode sustentar uma negao permanente em teoria, mas na prtica cairia em uma paralisao completa. No aspecto moral, na dvida entre o certo e o errado, nada se faria. Mas nada fazer j uma atitude, sendo assim, fica impensvel uma atitude ctica no campo prtico.

Na verdade, os cticos no pregavam o ceticismo absoluto. Admitiam a existncia de alguns valores e a necessidade de uma moral. As lies de Sexto Emprico demonstram que ele aceitava algumas regras propiciadoras de uma relativa felicidade. A) Seguir as indicaes da natureza. B) Ceder aos impulsos das disposies passivas: o ctico s come se tem fome, s bebe se est sedento.

C) Submeter-se s leis e costumes do pas onde vive. D) No permanecer inativo e cultivar alguma das artes. Estas regras se fundam em critrios axiolgicos> a primeira, de que valioso o que tem origem natureza. A segunda, de que as necessidades humanas devem ser satisfeitas com moderao. A terceira de que as leis de um pas merecem serem acatadas. A quarta condena a inatividade e valoriza o trabalho.

A concluso de que, mesmo quando se nega, teoricamente a existncia de critrios slidos de certeza, na prtica se admite a existncia da moral e se prega que h formas de vida que devem ser evitadas, e outras que devem ser seguidas.

O ctico no acredita em nada, ou desacredita de tudo. Seu pensamento se reduz a um pndulo a oscilar entre polos dogmticos opostos, sem se deter em qualquer um deles. E a dvida no implica o conhecimento. uma mera suspenso do juzo. Ctico no o que nega, nem o que afirma, seno o que se abstm de julgar.

CLASSIFICAES DA TICA= Quadro Geral

A) Quanto ao resultado do comportamento: 1 tica absoluta (apriorstica); 2 tica relativa (factual, experimental). B) Quanto ao aspecto histrico (sobretudo ocidental): 1 tica emprica: Anarquista - Utilitarista - Ceticista - Subjetivista 2 tica dos bens: Socrtica Platnica - Aristotlica - Epicurista - Estica 3 tica formal 4 tica de valores

d) A tica subjetivista Consiste em cada um adotar para si a conduta tica mais conveniente com a sua prpria escala de valores. Existe o subjetivismo individualista e o social.

A origem do subjetivismo est em Protgoras, para quem o homem a medida de todas as coisas, da existncia das que existem, e da no existncia das que no existem. Cada homem a medida do real. A verdade no objetiva, mas h tantas verdades quanto homens. O que verdade para um, pode no ser para o outro. A teoria de Protgoras conduziria ao AGNOSTICISMO. Todas as opinies seriam igualmente verdadeiras e se tudo verdade, nada certo, pois o que a um parece evidente, a outro pode parecer falso.

Muitas pessoas usam, erroneamente, a palavra agnosticismo com o sentido de um meio-termo entre tesmo e atesmo, ou ainda, que se trata de uma pessoa sem posicionamento sobre crenas. Isso estritamente incorreto, tesmo e atesmo separam aqueles que acreditam em divindades daqueles que no acreditam em divindades. O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razo no pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razo de afirmar ou negar a veracidade da crena testica.

Aplicando ordem moral, ter valor para um indivduo, aquilo que ele entender como valioso. Cada homem a medida do bem e do mal. O subjetivismo est por tudo, no s moral e epistemolgico, mas esttico, religioso, jurdico e etc. (epistemologia estuda a origem, a estrutura, os mtodos e a validade do conhecimento). O chamado subjetivismo tico social, pretende ser uma teoria objetiva, pois os valores ticos so produzidos pelo coletivo. Aqui h uma confuso, pois se pensa que a objetividade um critrio estatstico, o critrio do valor ou da verdade a quantidade, a maioria.

Os representantes do subjetivismo tico social: DURKHEIN E BOUGL.

O problema do subjetivismo, individual ou tico especfico, vai para um relativismo absoluto. fcil concluir que o relativismo absoluto no pode presidir as relaes humanas, seja na esfera moral, seja na esfera jurdica.

CLASSIFICAES DA TICA= Quadro Geral

A) Quanto ao resultado do comportamento: 1 tica absoluta (apriorstica); 2 tica relativa (factual, experimental). B) Quanto ao aspecto histrico (sobretudo ocidental): 1 tica emprica: Anarquista - Utilitarista - Ceticista - Subjetivista 2 tica dos bens: Socrtica - Platnica Aristotlica - Epicurista - Estica 3 tica formal 4 tica de valores

4.2 A tica dos bens


Bem (do latim bene) a qualidade de excelncia tica que leva a uma melhor compreenso do amor, da irmandade, da humildade e da sabedoria. Um conjunto de boas aes favorecem na conscientizao sobre a existncia, tanto do ponto de vista material quanto espiritual.

Miguel Reale o bem a fora da tica. A vida humana o percurso em busca do bem. Toda tica deveria ter receita de consecuo do bem. Ao contrrio do relativismo, essa formulao sustenta a existncia de um valor fundamental denominado de bem supremo.

Parte da estrutura teleolgica do atuar humano. O que significa? A criatura humana capaz de e propor fins, eleger meios e colocar em prtica os ltimos, para alcanar os primeiros. O supremo bem da vida consistir na realizao do fim prprio da criatura humana. Para estabelecer a hierarquia dos fins, basta verificar qual deles pode ser, simultaneamente, fim e meio para a obteno de outro fim. Quando se defronta com um bem que no pode ser meio de qualquer outro, ento esse o bem supremo.

Diviso da tica dos bens: A) Eudemonismo, idealismo tico e hedonismo: Eudemonismo, deriva de eudemonia, felicidade. Para essa concepo h uma tendncia inata no homem para a felicidade, e segundo Aristteles, a felicidade o bem supremo, um fim que no possui um carter de meio. Todos os outros bens da vida podem ser meios para a obteno que o eternamente desejado em si, e que no se converter jamais em meio.

O idealismo: a finalidade ltima do homem a prtica do bem. Os esticos, por exemplo, no aspiram a serem felizes, mas a serem bons. A virtude um fim, no um meio. Impe-se criatura ser virtuosa, ainda que disso no extraia prazer algum. J para o hedonismo, a felicidade est no prazer. Seja ele o prazer sensual, seja a fruio da tranqilidade extrada do deleite, no exerccio de atividade intelectual ou artstico. O hedonismo elegeu a felicidade como fim, mas o prazer como meio.

tica de Scrates O pressuposto bsico da tica de Scrates que basta saber o que bondade para que se seja bom - pode parecer ingnuo no mundo de hoje, no qual j est profundamente gravado na nossa mente que s algum grau de coero capaz de evitar que o homem seja mau. Na sua poca era uma noo perfeitamente coerente com o pensamento ainda que no com a prtica da sociedade grega. Antes dele no teria havido uma reflexo organizada sobre a tica e o "homem moral" a no ser o relativismo dos sofistas, neste sentido inegvel que ele o "Pai da tica. Contudo preciso ponderar que desde perodos mais antigos havia uma identidade perfeita entre o bem comum e o bem individual to arraigada na mente grega que talvez tal reflexo no fosse necessria ou sequer capaz de ser concebida. S a dissociao de ambas na decadncia grega que teriam, pela primeira vez, postulado a necessidade de alguma teoria que explicasse esta dualidade.

b) A tica Socrtica: Para o autor o verdadeiro objeto do conhecimento a alma humana. A bondade resultado do saber. Para algum ser feliz, precisa ser bom, e para ser bom preciso ser sbio. Aquele que encontrou a verdade oculta em sua alma sente-se obrigado a ajustar com ela sua conduta. Assim o conhecimento do bem determina a prtica da virtude. No existe pessoas ms, seno extraviadas. A maldade produto da ignorncia.

O aperfeioamento no se consegue sozinho, na convivncia comunitria. Porque o homem um ser social. Entre tica e poltica existe uma correlao ntima: o homem perfeito no unicamente o homem bom, mas o bom cidado. Para Scrates o conhecimento do bem se identifica com a prtica da virtude. Quem sabe a verdade, age bem. A tica de Scrates de direito natural; no fundamento das normas positivas h leis no escritas (= grafoi nmoi). Para Scrates a lei moral natural, brotando da mesma natureza como uma sua propriedade. No resulta de uma ordem dogmtica posterior exterior emitida, ou por Deus, ou pelos homens.

A anlise das coisas e das operaes humanas mostram que nenhum homem pode seno querer o bem e mesmo quando quer o mal, procura-o na suposio de buscar um bem. A tica socrtica finalistica (ou teleolgica) como se depreende dos textos platnicos Apologia e Eutifron, como ainda das informaes vindas de Xenofonte. Concretamente a finalidade ltima dos atos humanos, de acordo com Scrates, a felicidade. Provou Scrates seu eudaimonismo tico por meio de anlise aplicada ao desejo humano; este no se dirige para o mal. Orienta-se para o bem, desde que o conhea. Desta adeso e conquista resulta o estado psquico da felicidade.

c) A tica Platnica:
A resposta de Plato necessidade de se resgatar o velho sentido da tica, da Justia e da Moral, perdidos durante o perodo de crescimento e enriquecimento de Atenas, contaminados pela hipocrisia, a "volta a uma sociedade mais simples". Mas no uma volta ao passado real, antes a um passado imaginrio situado em algum lugar no futuro no qual os velhos valores renovados a partir das indagaes e crticas de Scrates possam orientar uma sociedade estvel que tende perfeio. Decorre a tica coerentemente do sistema geral do platonismo, essencialmente exemplarista, em virtude do qual nada se cria seno tendo as idias reais separadas como arqutipos. Estes arqutipos so a finalidade a executar, inclusive na ao. Por isso, a ao tem um caminho previamente traado o que implica em uma obrigao tica.

Assim dissociao entre o mundo real e os valores ticos Plato contrape a necessidade de uma reconstruo da sociedade segundo estes valores, por mais radical que ela possa parecer. O eixo da ampla reforma sugerida por Plato para construir a sociedade perfeita a substituio da plutocracia que reinava na Atenas Imperial dos mercadores por uma "timocracia do esprito" na qual os governantes seriam os melhores dentre os homens de seu tempo em termos de conhecimento e sabedoria. Plato, ao estabelecer as ideias reais, de variada espcie, se referiu especialmente ideia do bem. E assim tambm a ideia do bem um arqutipo, segundo qual se processa toda ao. Depende, pois, a tica de Plato da existncia de um arqutipo denominado o bem.
(termo para se referir a estruturas inatas que servem de matriz para a expresso e desenvolvimento da psique).

possvel sintetizar a ideia do bem, com a do ser simplesmente e ento dizer que h um fundamento ontolgico para a tica platnica. A ao enquanto realiza mais ser, se subordina ao que o ser necessariamente .
Ontologia: a parte da filosofia que trata da natureza do ser.

Como todas as ticas do ser, tambm a de Plato depende de como traar os caminhos do ser nos seus mais variados detalhes, os quais sero as suas leis e os quais, depois de cumpridos com habitualidade, constituem as respectivas virtudes. Ainda que Plato no tenha utilizado esta linguagem, pode-se distinguir em seu sistema entre fundamento prximo e remoto da obrigao tica, ou da eticidade.

O fundamento prximo est no ser de cada indivduo, o qual j obedece ao parmetro remoto, e por isso diretamente revela qual o fim realizado, e em potencial ainda revela o que lhe falta para atingir a plenitude.

Mas, o fundamento remoto a mesma idia real, que tudo contm e na qual tanto o Demiurgo viu como fez a obra e ainda dever ver o indivduo aquilo que falta para a plenitude.

possvel falar na tica de Plato em um fim externo da criatura em relao a Deus, e em um fim interno da criatura em relao a si mesma. Cabendo a Deus agir por primeiro, est seu objetivo em primeiro lugar; no caso seria difundir a si mesmo, isto , sua glria (a glria um brilho da obra em favor do criador). Pode-se prever esta tese em Plato cujo Demiurgo tem, por objetivo refletir no mundo o bem e a harmonia, como reflexo das ideias reais. Neste sentido, em primeiro lugar, j antes da felicidade interna da criatura, valeria o objetivo do Demiurgo.
Demiurgo - o grande artfice, o criador do Mundo inferior (ou material). considerado o chefe dos Arcontes possuindo sabedoria limitada e imperfeita. Para os Neoplatnicos o "Logos" - primeira manifestao do absoluto. Numa interpretao judaica Jeov; para os cristos o Verboconforme expresso no Evangelho segundo Joo. Para os maons o Grande Arquiteto do Universo

No fim ltimo externo se encontra o fundamento do culto religioso; mas este aspecto no foi claramente explorado por Plato.

Estabeleceu Plato, como Scrates, a felicidade como fim do homem. A vontade se inclinaria essencialmente para o bem, como o seu objeto adequado. Impossvel querer o mal diretamente (Mnom 77). Dito com mais preciso , a felicidade, pela conquista do bem, o fim ltimo interno do homem.

Distingue Plato entre felicidade e prazer (Filebo 11 b). Referindo-se a felicidade inteligncia e o prazer aos sentidos.

Desde logo, pois, refuta a tese cirenaica de que o prazer sensvel o nico fim. Mas no e exclui a felicidade os prazeres da sensibilidade; estes so honestos desde que subordinados harmonicamente. Estabeleceu, portanto Plato, como Scrates, uma hierarquia de valores morais (Filebo; Leis 717, 718).

Ocorrem trs graus, de prazeres e felicidade, a saber, pela via ascendente: os prazeres do corao, j menos fugazes; os prazeres procurados pela opinio e pela inteligncia.
O carter pouco propcio aos sentidos, resultantes da doutrina das idias e da separao entre corpo e alma, apenas extrinsecamente unidos, d tica de Plato um feitio anti-humanista e pouco grego. Com uma notvel aproximao das prticas rficas,(crena, culto), a tica de Plato descreve pitorescamente o verdadeiro filsofo como um "forasteiro" (Teeteto 174), que ao passar por esta vida terrestre, pouco se interessa pelo que se lhe apresenta.

Virtudes cardeais. Estabeleceu Plato uma diviso geral da virtudes (Repblica 410), em quatro fundamentais, que mais tarde sero chamadas, por Santo Ambrsio, virtudes cardeais, isto , chaves das demais. Esta classificao obedece a um princpio, em que a cada parte da alma corresponde uma virtude principal. Portanto, uma para a razo, outra para a vontade, outra para o impulso sensvel, finalmente ainda uma outra para o controle das partes entre si. A prudncia, denominada tambm sabedoria ( ), a virtude da parte racional.

A fortaleza, dita tambm valentia ( ) a virtude do entusiasmo (thymoieds), ou seja dos impulsos volitivos e afetos, regrando o corao.

A temperana, tambm chamada autodomnio, medida, moderao ( ), a virtude da vida impulsiva, instintiva, ou sensvel, refreando os prazeres corporais.
Uma quarta virtude, a da justia ( ), resulta da colaborao equitativa de todas as virtudes, garantindo o funcionamento harmonioso das partes da alma, ou seja de suas faculdades.

Atribuiu Plato a cada classe social (vd 251) uma das virtudes cardeais, como lhe sendo mais adequada. A sabedoria prpria da classe dirigente, ou dominante.
A fortaleza se faz necessria na classe militante, ou guerreira. A temperana se recomenda aos demais, os trabalhadores.

A virtude descrita por Plato como um habito que conduz, ao bem. Ocorre, entretanto, no mestre da Academia a secreta preocupao de que a virtude se obtm pelo saber (Mnon 96, Fdon 82, Repblica em vrios itens). Aceito o ponto de vista socrtico de que a virtude saber, segue dali que os ditames da tica dependem da estabilidade ou instabilidade do conhecimento. A virtude habitual, dependente das opinies da tradio relativas, seria superada por uma virtude apoiada em outro tipo de conhecimento, definitivo, absoluto. Ora, tal virtude existe como fato; logo existe tambm tal tipo de conhecimento.

Como se v o mvel tico de Plato favorvel ao conhecimento inteletivo. Admitida uma vez a relatividade dos sentidos, deve-se, de outra parte, aceitar a estabilidade da inteligncia e que possibilita a ocorrncia da virtude. Tambm a doutrina da virtude sofre de imediato a influncia da doutrina das ideias reais, donde dividir-se em duas espcies: a virtude perfeita, referente a alma espiritual, e a virtude comum, baseada na opinio verdadeira. A virtude perfeita consiste na prpria sabedoria, segundo o adgio socrtico: a cincia idntica virtude. No deixa a vontade de seguir o que o a inteligncia lhe mostra como bom.

Seguindo os mesmos passos do conhecimento intelectivo, a virtude se adquire andando pelos mesmos caminhos da dialtica, para evitar a submisso da razo s paixes inferiores, e dialticas do amor aspirao ardente pela contemplao das idias. A virtude comum organiza-se no plano da opinio, portanto nas faculdades emotivas da alma inferior. Neste plano se encontra a maioria dos homens.

Esta virtude comum no depende da cincia, mas da educao.

A sano parte do sistema moral de Plato. Neste e noutro mundo acontece o castigo para o mal. A recompensa a outra face da sano, tendo a felicidade por objeto a contemplao das idias eternas. O significado da sano e o que a justifica a necessidade de um castigo, para que se evite o mal, e de uma recompensa, para que haja um estmulo levando prtica do bem. Somente a sano numa vida futura garantir o triunfo total do bem.

No encontrou Plato dificuldade em estabelecer a sano futura, visto que admitia a metempsicose e a progressiva possibilidade da purificao da alma.

D) A tica Aristotlica
A finalidade da tica descobrir o bem absoluto Chama-se o bem absoluto de felicidade. A felicidade est no exerccio constante da virtude. Aristteles distingue a virtude dos vcios e emoes. Emoes e instintos involuntrios. A virtude volitiva. A virtude se obtm mediante o exerccio: um hbito. As aptides, intelectuais ou fsicas, so inatas. A virtude para Aristteles o justo meio entre dois vcios extremos.

D) tica Epicurista
Epicuro a felicidade o bem ltimo da existncia e consiste no prazer. O prazer se atinge de diversas formas a forma mais elevada a do esprito. Os prazeres so naturais e necessrios, naturais e no necessrios ou nem naturais e nem necessrios.

Prazeres naturais e necessrios: a satisfao moderada dos apetites. Prazeres naturais e no necessrios: a gula. Prazeres nem necessrio nem naturais: a glria. Os prazeres ainda so corporais, espirituais, violentos e serenos. O que a dor? inevitvel e muitas vezes pode levar a prazeres mais intensos. A finalidade da tica para os epicuristas: duas crtica e construtiva. Na finalidade crtica, consiste no aniquilamento das supersties que afligem os mortais.

Na finalidade construtiva: assinalar regras que faro felizes os indivduos. Dificuldades na busca da felicidade: o medo da morte e o temor dos deuses. Primeira orientao: no se deve temer a morte, pois ela no diz respeito ao homem vivo. A morte nada para ns, pois enquanto somos, ela no e quando ela chega, j no somos. No se deve temer os deuses: pois seres perfeitos e distantes, no esto preocupados com a imperfeio humana.

A tica epicurista se inclina para o individualismo. A conduta problema pessoal e no coletivo. A pessoa deve procurar seu prprio bem, sem se interessar pelo dos outros. H nessa tica um certo utilitarismo: os homens viviam como selvagens, margem da lei e decidiram um dia unir-se para pr um paradeiro naquele estado de selvageria. Surgiu assim a Justia, conceito negativo de no prejudicar os semelhantes, em troca do dever recproco.

A justia o fruto de um pacto de utilidade. Cada indivduo desiste de molestar os demais, em troca de no ser molestado. O Estado tem o dever de velar pelo cumprimento do contrato social e punir seus infratores. Resumindo: a tica epicurista um eudemonismo hedonista, individualista e egosta.

Virtudes so todos os hbitos constantes que levam o homem para o bem, quer como indivduo, quer como espcie, quer pessoalmente, quer coletivamente. A virtude, no mais alto grau, o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Segundo Aristteles, uma disposio adquirida de fazer o bem, e elas se aperfeioam com o hbito.

E) tica Estica
A virtude o bem supremo dessa tica idealista. Viver virtuosamente viver de acordo com a natureza. No a natureza biolgica, mas a natureza concebida pela razo. O homem provido da razo, mas tambm de patologias. As patologias se do nas inclinaes e afetos dos quais necessrio se libertar. Liberta-se das afeies um dos ideais esticos. Pois atravs dos vnculos afetivos os homens de escravizam. O homem deve se desligar das coisas do mundo, apagando-as at atingir a apatia.

O prazer deve ser evitado, pois pertence s afeies. A virtude autrquica auto-suficiente. O verdadeiro sbio encontra nela a defesa para suas angstias do mundo exterior. A virtude nica nisso funda-se em Scrates e entre a virtude, bem nico, e o vcio, nico mal, no h meio termo. No confunde o desejvel, com o eticamente bom.

Perguntas Existenciais a) Que posso saber? Metafsica. b) Que devo fazer? Moral. c) Que posso esperar? Religio. d) Que o homem? Antropologia. No fundo, tudo isto poderia reduzir-se antropologia, porque as trs primeiras perguntas se referem ltima. Kant.

Problemas no atual contexto scio-polticoeconmico. a) Perda dos valores: - honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhana e alteridade.
A palavra alteridade possui o significado de se colocar no lugar do outro na relao interpessoal, com considerao, valorizao, identificao e dialogar com o outro.

Valor. aquilo que confere normas conduta; carcter do que corresponde s normas ideais para o seu tipo e, por isso, desejado e desejvel; tudo o que verdadeiro, belo e bom e que condicionado por um tipo de juzo moral pessoal que, normalmente, se adapta ao da sociedade e poca.(honestidade, sabedoria, sensibilidade). Virtude do Lat. virtute s. f., disposio habitual para a prtica do bem; ato virtuoso; boa qualidade moral; fora moral; modo austero de vida.(f, esperana, caridade, prudncia, justia, fortaleza).

F) A tica Formal
A tica dos bens se preocupa com a relao estabelecida entre o proceder individual e o supremo fim da existncia humana. J para Kant, em sua filosofia prtica, a significao moral do comportamento no reside em resultados externos, mas na pureza da vontade e na retido dos propsitos do agente considerado. Trabalha-se a moralidade de um ato a partir do foro ntimo da pessoa. O que significa isso? A boa vontade no boa pelo que efetue e realize, no boa por sua adequao para alcanar algum fim que nos tenhamos proposto; boa s pelo querer, quer dizer, boa em si mesma...

Moralmente valioso o atuar que, alm da concordncia com aquilo que a norma impe, exprime o cumprimento do dever pelo dever. Ou seja, por respeito exigncia tica. O fundamento da lei moral no est na experincia, mas se apia em princpios racionais apriorsticos. A lei que representa a conduta boa, vem do imperativo categrico, critrio supremo da moralidade: Age sempre de tal modo que a mxima de tua ao possa ser elevada, por sua vontade, categoria de lei de universal observncia.

Esse enunciado exprime duas exigncias: a exigncia da autonomia e da universalidade. O ato s moralmente valioso quando representa observncia de uma norma que o sujeito se deu a si mesmo. Se a conduta no atende a um mandato vindo da prpria vontade, mas procede da vontade de outro, carece de valor de valor do ponto vista tico. E para que o ato valha moralmente indispensvel que deva ser aplicado a todo ser racional universalidade. A lei moral no pode ter fundamento subjetivo, contingente e emprico, mas dever estar racionalmente fundado. E o fundamento objetivo dela somente pode encontrar-se no conceito da dignidade da pessoal.

O conceito mais importante da tica de Kant a boa vontade. A partir de Kant o que se considerar em tica ser a atitude interior da pessoa. O centro da moral ser a pureza das intenes. E boa vontade se definir como: aquela que age no s conforme o dever, mas por dever. Ex. conservar a vida um dever. Se nos preocuparmos apenas com isso, nossa conduta fica reduzida de significao moral. Se atentarmos contra ela, descumprimos o dever. Mas se algum perdeu todo apego vida e, mesmo no temendo, ou at desejando a morte, conserva a existncia para no descumprir o dever se conservar a vida, sua conduta coincide externa e internamente com a lei moral e possui o valor moral pleno.

Outro conceito importante o dos imperativos. Os fenmenos da natureza decorrem das leis naturais, os fenmenos humanos derivam de princpios. A determinao da vontade por leis objetivas se chama constrio. A representao de um princpio objetivo constritivo para a razo se formula atravs de um imperativo. O imperativo se exterioriza sob a forma de um dever ser e se divide em categrico e hipottico.

O imperativo categrico impe uma conduta por si mesma, enquanto o imperativo hipottico ordena comportamento como meio para atingir uma finalidade. Ex. deves amar a teus pais imperativo categrico; se queres ir de um ponto a outro pelo caminho mais curto, deves seguir a linha reta imperativo hipottico. A frmula do imperativo categrico clebre: Age s segundo uma mxima tal que possas querer ao mesmo tempo que se torne lei universal. Isso significa que a pessoa deve agir espontaneamente, com ao produzida por sua vontade e no por vontade do outro. E para que o comportamento seja eticamente valioso, ele deve revestir valor universal.

Kant distingue mxima e lei moral. Mxima: o princpio subjetivo da ao, a regra de acordo com a qual procede o sujeito. A Lei moral, ao contrrio, constitui o princpio objetivo, universalmente vlido, de acordo com o qual a pessoa deve conduzir-se. O que o imperativo categrico exige que a mxima (princpio subjetivo) seja de tal natureza que possa ser elevada categoria de lei de universal observncia. O valor que vai servir de valor absoluto para os imperativos, a pessoa humana.

Os objetos de nossas aspiraes tm valor relativo, servindo como meios. S o homem tem valor absoluto. As coisas tm preo, as pessoas tm dignidade. O imperativo prtico ser, pois, como segue: age de tal modo que uses a humanidade, tanto em tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre como um fim ao mesmo tempo e nunca como um meio. A ideia de autonomia e heteronomia tambm importante. S se poder falar em tica a partir da autonomia.

CLASSIFICAES DA TICA= Quadro Geral

A) Quanto ao resultado do comportamento: 1 tica absoluta (apriorstica); 2 tica relativa (factual, experimental). B) Quanto ao aspecto histrico (sobretudo ocidental): 1 tica emprica: Anarquista - Utilitarista Ceticista - Subjetivista 2 tica dos bens: Socrtica - Platnica Aristotlica - Epicurista - Estoica 3 tica formal 4 tica de valores

Valor. aquilo que confere normas conduta; carcter do que corresponde s normas ideais para o seu tipo e, por isso, desejado e desejvel; tudo o que verdadeiro, belo e bom e que condicionado por um tipo de juzo moral pessoal que, normalmente, se adapta ao da sociedade e poca.(honestidade, sabedoria, sensibilidade).
Virtude do Lat. virtute s. f., disposio habitual para a prtica do bem; ato virtuoso; boa qualidade moral; fora moral; modo austero de vida.(f, esperana, caridade, prudncia, justia, fortaleza).

Problemas no atual contexto scio-polticoeconmico. a) Perda dos valores: - honestidade. - sabedoria. - sensibilidade - semelhana e alteridade. A palavra alteridade possui o significado de se colocar no lugar do outro na relao interpessoal, com considerao, valorizao, identificao e dialogar com o outro.

Valores Morais o que so? Juzos sobre as aes humanas que se baseiam em definies do que bom/mau ou do que o bem/o mal. (Maurcio rnica, in tica: decidir entre humanos) So princpios que fundamentam a conscincia humana (Marilu Martinelli, in Conversando sobre Educao em Valores Humanos)

-Esto em presentes: em todas as religies e filosofias. em nossos pensamentos, nas coisas que dizemos, que escrevemos, que fazemos, ...
- No tm validade universal. - So inerentes condio humana, isto , no estariam presentes no mundo nohumano. ??? (livro A Nova tica, p.28) Para que servem?

-Orientam as pessoas no momento de suas escolhas.


- Permitem distinguir os comportamentos desejados e bons dos indesejados e maus.

Anda mungkin juga menyukai