Anda di halaman 1dari 22

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

TCNICAS DE MEMORIZAO
Voc j passou por aquela horrvel experincia de ter estudado e depois esquecer tudo na hora da prova? Ento conhea tcnicas de memorizao para estudantes que vo ajudar voc a estudar e no esquecer a matria estudada. No truque e no milagre. S funciona se voc estudar e, simultaneamente, utilizar as tcnicas adequadamente. Voc sabia que, quase 50% do contedo memorizado por leituras repetidas perdido depois de apenas 2 horas? Ento, adicione e combine aos seus estudos rotineiros as melhores tcnicas de estudo. Voc pode conseguir resultados incrveis nos seus estudos, utilizando-se do mtodo da associao, em que voc une o que lhe conhecido, com aquilo que voc quer reter na memria. Experimente!

MTODO DE ESTUDO

As dificuldades que um aluno ou profissional enfrentam na aquisio de novas informaes no so decorrentes de incapacidade, e sim do uso de mtodos inadequados, sacrificando as vantagens de um mtodo cientfico, racional e organizado. A metodologia da aprendizagem desenvolve a concentrao e a capacidade de anlise, interpretao e sntese de um texto ou de um livro inteiro, atravs de tcnicas de diagramao.

TCNICAS DE MEMORIZAO
To incoerente quanto se usar carroas na era em que o homem viaja regularmente at a Lua o fato de estudantes e profissionais desconhecerem mtodos de estudo e tcnicas de memorizao eficientes na assimilao de informaes. Da mesma forma enquanto se desenvolvem mquinas de aprendizagem e instruo subliminar, alguns ainda passam por longos perodos de estafante leitura repetitiva para gravar informaes que sero em breve esquecidas. As tcnicas de memorizao permitem ao estudante, professor ou profissional liberal, reter e evocar instantaneamente qualquer informao com rapidez, eficincia, sem desgaste fsico e mental. DESPERTE O GNIO QUE EXISTE DENTO DE VOC! Todas nossas aes e pensamentos nada mais so que fruto da memria, so apenas lembranas. Aprendemos a andar e depois o fazemos porque memorizamos seu mecanismo. A nossa comunicao depende da memria, pois, repetimos sons que fazem sentido e tm algum significado para ns. Normalmente, utilizamos muito pouco da nossa capacidade de memorizao. Mas podemos, atravs de mtodos simples e eficazes, aumentar grandemente nosso poder de memorizao, e como isso importante na vida do estudante. Quantas vezes voc, caro leitor, foi mal numa prova ou at reprovou em alguma disciplina, apenas porque se esqueceu de uma frmula matemtica, ou de algum dado geogrfico, ou, ainda, datas e acontecimentos histricos. De agora em diante, voc vai enterrar de vez o infortnio do esquecimento, aquilo que for importante ser lembrado, atravs das tcnicas que veremos a seguir. O estudo regular e o uso constante das tcnicas aqui apresentadas traro a voc segurana e sucesso nas provas. Se estamos nos preparando para um vestibular ou mesmo um concurso pblico e queremos alcanar a felicidade da aprovao, devemos, ento, organizar nossa vida para isso. Um maratonista no cruzar a linha de chegada, percorrendo 42.195m, se no tiver treinado o suficiente. E quo exaustivo for seu treinamento, quo dedicado e organizado, tanto melhor ser sua classificao ao final da prova. Devemos ter em mente o seguinte: em nosso dia, dever haver hora para assistirmos s aulas, hora para nos alimentarmos adequadamente, hora para nosso estudo em casa e a hora do importantssimo descanso pelo sono. No

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

podemos deixar de lado o lazer e a prtica esportiva, devidamente encaixados na semana, de tal modo que no atrapalhem o estudo. Lembre-se: "Mens Sana in Corpore Sano". Devemos salientar que as tcnicas aqui apresentadas no tm a pretenso de afastar o estudante dos estudos, mas sim, a de que ele tenha eficincia muito maior nos seus rotineiros estudos, firmando e ratificando de forma inequvoca a matria estudada, de tal forma que mesmo o que foi estudado em maro ou abril, seja lembrado facilmente ao final do ano. As tcnicas de memorizao basicamente so: repetio, associao, empilhamento, alfabeto fontico e palavras-chave. De tudo isso, o que normalmente usamos a tcnica da repetio, quando ficamos lendo e relendo textos, por horas e horas, para podermos memorizar algo. Poderamos conseguir enorme vantagem se utilizssemos tambm as outras tcnicas, com a segurana de que tais estudos no seriam mais esquecidos.

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

COMO OBTER EXCELENTES RESULTADOS NOS ESTUDOS.


O fator principal e o mais determinando a vontade de realmente querer se aprender. preciso vontade, um sentimento que incita algum a atingir o fim proposto. preciso escolha, determinao, interesse, energia e garra. preciso ter em mente onde se quer chegar. E acima de tudo preciso querer! 1 O PROJETO DE ESTUDO. Atitudes bsicas COMPROMISSO AUTODISCIPLINA ORGANIZAO ACUIDADE(CAPACIDADE DE PRESTAR ATENO) ADAPTAO. No deixe as coisas para ltima hora (trabalhos, pesquisas, etc). Defina prioridades. Discipline o tempo. Estabelea e cumpra metas.

Se voc vai estudar, ler um livro ou assistir aula, faa bem feito. Concentre-se no que faz, seja curioso, questione, pense e raciocine. Reflita. A flexibilidade a capacidade de adaptao. provvel que algumas modificaes sejam necessrias, medida que surjam novas situaes, circunstncias, etc... Quais os seus planos? Diga-os agora. Aps defini-los, lembre-se sempre de que sonhos no acontecem enquanto no comeamos a trabalhar em prol deles. EXISTEM MAIS PESSOAS QUE DESISTEM, DO QUE FRACASSAM Como Comear: 1 2 3 4 FIRME UM OBJETIVO. IDENTIFIQUE MOTIVOS PARA QUERER ESTE RESULTADO. ACREDITE QUE PODE ALCANAR ESTE RESULTADO. TOME A DECISO DE AGIR COM VIGOR E PERSISTNCIA AT CHEGAR AO OBJETIVO.

VANTAGENS: Permite maior rendimento, organiza as atividades, evita o stress e a tenso da prova. Quais so os seus objetivos a curto, mdio e longo prazo? Avalie a motivao deste objetivo, se for o caso, altere-os. Avalie seu compromisso, auto disciplina, organizao e acuidade, procurando adquirir e exercitar estas atitudes e comportamentos. QUERER RESPONSAVELMENTE PODER 2 - PLANEJAMENTO DE ESTUDO. Liste 03 qualidades e 03 defeitos seus: Liste o que atrapalha voc nos estudos: Se voc conseguir eliminar dificuldades poder duplicar seu rendimento. Existem mais pessoas com sucesso no grupo dos que tm dificuldades, do que no grupo dos que no lutaram contra tantas dificuldades. Quem tem maior dificuldade, em geral, leva o estudo mais a srio.

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

Se voc definir seus planos, organizar, planejar e executar com vontade e dedicao, far um preparo e ter resultados excelentes quaisquer que sejam as circunstncias!! As coisas sempre terminam bem. Se ainda no esto bem porque no chegaram ao fim Fernando Pessoa. 3 - SUA INTELIGNCIA Voc inteligente? INTELIGNCIA - a capacidade de adaptao. tambm a capacidade de buscar felicidade. Voc no precisa ser um gnio para passar no vestibular. Use seus defeitos. Liste tudo que voc deixa de fazer e que com isso te faz mal. Porm importante para o seu sucesso. Inverta hbitos - Estudar um costume. Durante o perodo de preparao para provas ou testes, substitua esse costume pelo estudo. Assim voc estar criando outro costume. 4 - FORMAS DE CAPTAO. VISUAL: Ver para aprender. Atente o quadro. Faa esquemas visuais, mentalize-os, use marcadores de texto, cores. AUDITIVO: Precisa ouvir. Concentre-se na aula. Repita para si prprio e grave as matrias em fitas e oua. CINESTSICO: Procure a sensao. Estude em lugares arejados, perfumados, manuseie uma bola de borracha ou metal para estudar. DIGITAL ou POLIVALENTE: Captao equilibrada. Prepare aulas, fale, oua, faa resumos. Segundo Crebro - Direito. Sistema lmbico. Crebro emotivo. Quanto mais se gosta de algo, mais sistema lmbico se envolve e aumenta a fixao. O interesse reconhecido pelo sistema lmbico como indicao de que importante, e portanto, do que deve ser aprendido e memorizado.(Motivao).Por isso emita ordens verbais claras e positivas para seu crebro, emita ordens com imagens (som, luz, emoes, etc..) Mentalize o que voc quer e visualize acontecendo. a) Procurao Neuro Lingstica- Para obter sucesso deve-se: 1) Ter uma idia a ser alcanada em qualquer situao. 2) Estar em alerta e receptivo para observar o que est conseguindo. 3) Ter flexibilidade para continuar mudando at conseguir o que quer. b) Sua memria - H trs tipos de memrias: a de curtssimo prazo (dura apenas alguns segundos), curto prazo (quando o crebro considera os dados no merecedores de armazenamento) e longo prazo (trabalha com informaes estruturadas, com interesse e motivao fazer resumos e revises refora esse tipo de memria). A utilizao de um tipo de memria exclusivamente da nossa vontade. Mtodos de memorizao: 1- Por relaes e associaes (esquemas). 2- Por identificao da aplicao (Para que serve, mesmo que a nica utilidade seja passar no vestibular). 3-Execuo e utilizao (D aulas e associe o estudo com a prtica.). 4- Processo Mnemnico (Memorizar o essencial e a partir da, raciocinar.). N= m.x no mexe-formula de qumica. * A reviso diminui a possibilidade de esquecimento. Devido ao acmulo de matrias. * Faa bons resumos que permitam a reviso dos principais pontos. 5- TCNICAS DE ESTUDO. Em geral o aluno pensa que atividades essenciais significam perder tempo e que ganhar tempo estudar o tempo todo. Saber estudar muito mais do que definir horas de
5

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

estudo, definir qualidade do estudo. o equilbrio adequado entre as atividades de estudo, lazer, descanso, trabalho, etc... Frmula do tempo real de estudo: TRE =THE. NC. QE. TRE= tempo real de estudo. THE= tempo horrio de estudo. NC= nvel de concentrao. QE= qualidade de estudo. Logo estudar muito no uma questo de nmeros de horas, mas de nmeros de horas realmente aproveitadas. Sugestes para ganhar tempo: Faa um quadro de horrios. Mantenha o local de estudo arrumado. Busque e junte antecipadamente todo o material necessrio e o mantenha prximo a voc. Diga no quando for preciso. Estude de porta fechada. Use o horrio das refeies para relaxamento. Quadro geral de estudo: Uma das maiores vantagens em ter um quadro de horrios, a liberdade e a paz de esprito que decorrem de se fazer aquilo que decidiu. Quadro de horrio geral: Conscientize-se que, para fechar um resultado favorvel, preciso uma conduta diferente. Divida o tempo e preencha o quadro nas horas livres, divida em 3 estudos para 1 lazer e 1 atividade esportiva. Quadro horrio de estudo: Defina o que vai fazer nos horrios quebrados e defina o tempo que sobrou, multiplique o numero de horas nas matrias de maior peso e tambm nas de maior dificuldade. Defina horas de sono, descanso, lazer, atividade fsica, etc... Esquema de estudo: S Survey Procura Q 3R questions Read, read, review, Questes leia, leia, revise.

Defina o que voc est procurando ou o que aprender: Formule perguntas e questes, leia o texto rapidamente, leia sublinhando e leia revisando. Esquema de Leitura: Leia Tente reconstituir (mentalmente ou em voz alta) o que foi lido Releia verificando o que voc no lembrou.

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

DICAS PARA UM BOM ESTUDO


Mandamentos para uma Boa Memria

1- Tcnicas Adequadas: To melhor a reteno de informaes na memria, quanto mais forte forem os elos de ligao entre as informaes e a memria. Eis porque fundamental voc utilizar as tcnicas de memorizao nos seus estudos cotidianos, elas servem como pregos, fixando as informaes no seu crebro. Anotaes e Esquemas As anotaes ou esquemas grficos criados com base nos textos estudados devem ser feitas de forma estruturada, de modo a no prejudicar o entendimento (no cometa o crime de elaborar um resumo mais complexo do que o texto original!). Certifique-se tambm de ter compreendido bem a mensagem transmitida pelo texto original (suas anotaes devem ser fiis a ele). No faa anotaes durante a primeira leitura do texto. Neste momento voc ainda no tem uma viso clara do todo e, ao ler e anotar ao mesmo tempo, voc estar prejudicando a compreenso do texto que est sendo lido. Grifo O grifo um bom artfcio para destacar pontos importantes a serem memorizados, transcritos para um resumo, etc, alm de possibilitar a rpida localizao das idias centrais do texto. Ele se caracteriza pela marcao de palavras, frases, pargrafos, enfim, trechos de qualquer tamanho. Em geral, utiliza-se chaves quando o trecho assinalado extenso (um pargrafo, por exemplo). Em se tratando de perodos menores, pode-se sublinhar, utilizar o "marcador de textos", ou circundar palavras e expresses. Estes sinais podem ser utilizados simultaneamente dentro de um mesmo texto destacado. No grife um texto quando o estiver lendo pela primeira vez. Devemos assinalar somente as idias fundamentais do texto, e somente saberemos quais so elas aps ler o texto por inteiro. Ao mesmo tempo, tome o cuidado de no grifar o texto inteiro. Quando o estudante sente vontade de grifar todo o texto significa que ele no conseguiu diferenciar as idias principais das secundrias, dos exemplos, dos comentrios, etc. Neste caso, leia o texto novamente, at conseguir. A utilizao do grifo de forma til uma prtica, portanto, treine!

2- Concentrao: A falta de concentrao faz com que o estudante se desligue do seu objeto de estudo, ocupando a mente com outras questes. Ela pode resultar de vrios fatores, tais como a falta de qualidade do material que se est estudando, ou o fato do seu contedo no ser dos mais interessantes, assim como as preocupaes particulares do aluno, as interrupes causadas por fatores externos, ou mesmo o stress. A concentrao deve ser treinada. O estudante deve disciplinar a sua ateno. mais fcil memorizar sem ouvir msica ou ver televiso, sem pensar na namorada ou nas contas a pagar. Devemos manter nossa ateno voltada ao estudo, isto aumenta nosso rendimento. Quando estudamos, devemos esquecer das outras coisas e focar nosso objetivo em aprender aquilo que est nossa frente. A estabilidade emocional o principal alicerce de um bom estudo. 3 - Motivao:
7

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

Algumas pessoas desconhecem que o estudante precisa estar motivado para que dirija sua ateno tarefa de estudar. A desmotivao pode estar relacionada ao assunto que est sendo utilizado (este pode no ser interessante, ou de necessidade reduzida). Um estudante desmotivado estar fortemente propenso a se distrair, o que faz com que ele frequentemente tenha que retornar ao incio de um trecho j lido. necessrio estabelecer uma finalidade (objetivo) para o estudo, e organiz-lo atravs de um cronograma. Defina claramente qual o seu objetivo (o que voc quer), e em que prazo, traando um plano de ao. Suponha que um estudante deseje reforar os seus estudos em Direito Civil e, para isto, adquirisse um bom livro e fosse lendo-o, do comeo ao fim; em determinado momento, ele se sentiria desmotivado e a sua ateno se reduziria consideravelmente; porm se, ao contrrio, ele fizesse um planejamento dirio, dividindo o trabalho em mdulos (pontos a serem estudados), de modo a centralizar a sua ateno naquilo que ele estivesse estudando naquele momento, seu rendimento seria maior. Ele no mais iria encarar os estudos com o pensamento de que "hoje vou estudar Direito Civil", mas sim, "hoje vou estudar a Teoria dos Bens", por exemplo (com o objetivo de, ao final, elaborar um resumo ou um fichamento). Seu foco no mais estaria em todo o Direito Civil (por demais extenso e cansativo), mas sim em um ponto por vez. Ter em mente o foco (objetivo do estudo) faz com que mantenhamos a ateno e, consequentemente, a motivao. O estudante tem que ter em mente o que ele pretende, de uma forma objetiva e precisa. importante tambm, alm de estabelecer um objetivo, organizar-se no sentido de estabelecer como (atravs de quais metodos) e quando (em quanto tempo) ele ser atingido. Lembre-se: impossvel fazer com que todo o estudo seja interessante, mas importante que o estudante mantenha-se sempre interessado. 4 - Organizao Ao sentar-se, tenha mo tudo o que vai precisar. Estude sempre as matrias que voc tem maior dificuldade, nos horrios mais produtivos.

5 - Estudo Constante: Importante: faa do estudo um hbito. O maratonista no treina somente antes das competies, para ele o reino um hbito. E preciso adquirir a habilidade de se analisar fatos do cotidiano. Ou seja, no se preocupar em decorar, mais sim em saber. Por isso, voc deve criar o hbito de leitura. preciso ler tudo: revistas, jornais, livros. Informe-se e procure discutir os fatos com os amigos, para entender o contexto em que esto inseridos. 6 - Leitura:

Durante a leitura devemos buscar a velocidade adequada, sem compromenter a compreenso do texto. A velocidade da leitura varia segundo a natureza do texto, mas ela no dever ser baixa demais (lendo-se palavra por palavra), de modo a comprometer a ateno e a concentrao. Durante a leitura, evite acompanhar o texto com os dedos, caneta, lpis ou rgua. Isto reduz a velocidade da leitura e tambm a capacidade de assimilao do contedo. Evite tambm movimentar a cabea lateralmente para acompanhar o texto. Movimente somente os olhos. Isto faz com que saltemos os olhos para a linha errada, interrompendo a linha de raciocnio (quando ento seremos forados a retornar a leitura at o incio do trecho). Alis, comum que, durante a leitura, regredir durante a leitura. Porm, se isto constituir um hbito, comprometer a qualidade e, consequentemente, a velocidade da leitura. Concentre-se! Evite a vocalizao (repetio sonora do texto que est sendo lido) e a subvocalizao (voz mental que acompanha o texto). Elas tambm reduzem a velocidade da leitura. Alm

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

disso, o hbito da vocalizao no compatvel com certos lugares, tais como uma biblioteca ou uma sala de aula. Sempre antes de realizar a primeira leitura de um texto, realize uma pr-leitura, com a finalidade de obter uma viso global (embora superficial) do assunto abordado. Com isto, o estudante poder identificar, alm dos pontos que sero abordados, o grau de dificuldade do mesmo e o tempo que ser necessrio para a sua leitura, dados importantes para a organizao seus estudos.

7 - Boa Sade: "Mens Sana in Corpore Sano", se estamos doentes ou enfraquecidos, com problemas de sade, no estaremos predispostos ao estudo. Portanto, mais do que nunca, devemos manter um alimentao balanceada, respeitando o horrio certo de dormir. Faa seus horrios de tal modo a no sacrificar suas noites de sono. Insisto que isto muito importante para manter sua sade em bom estado. Evite medicamento para aumentar o rendimento. Opte por alimentos naturais que combatam o stress. Faa uma dieta balanceada. Evite gordura. Evite tomar caf em excesso ou outras bebidas excitantes para ficar mais tempo acordado e "render mais". Isso um armadilha que provoca estresse, fadiga e problemas gstricos. Durante os estudos dias, voc precisa de tranqilidade. Estudar tudo o que no estudou durante o ano no vai adiantar e s aumenta a ansiedade.

8 - Ambiente Adequado: Estude em local arejado, organizado e silencioso. S num ambiente adequado, onde nos sentimos bem e nada nos perturba, poderemos ter concentrao suficiente para estudarmos. O ambiente deve ser organizado. Um local onde voc se sinta vontade, encontrando silncio, onde voc possa deixar seu material de estudo sem que ningum o atrapalhe. Se voc no dispuser de um ambiente assim onde voc mora, por falta de espao ou excesso de pessoas, aconselhamos que faa seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente propcio. A organizao do ambiente reflete-se em nossa mente. No se esquea disso. Deve-se adotar um posicionamento corporal no qual o estudante mantenha a coluna ereta (apoiando desde as ndegas at o pescoo) sem, no entanto, mant-la excessivamente tensa. Sente-se sempre em cadeiras duras, evitando poltronas macias. O apoio dos braos poder existir na cadeira (se esta possuir braos regulveis) ou na prpria mesa. Procure manter cotovelos (e joelhos) em um ngulo de 90 graus, e evite debruar-se sobre a mesa. Os ps devem se apoiar completamente no solo. Caso no seja possvel, utilize um apoio para os ps, que ajuda a manter a postura, relaxa a musculatura e melhora a circulao sangunea nos membros inferiores. Evite ficar com as pernas cruzadas ou sentar-se sobre elas. Essa prtica pode dificultar a circulao do sangue, causando formigamento e incmodo.
A iluminao no deve atingir diretamente os olhos, e tambm no deve provocar sombras no material de estudo. O ideal que o foco de luz seja colocado atrs do estudante, por cima do ombro.

9 Intervalos Para Descanso:

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

Ao enfrentar uma jornada longa de estudos, faa pequenos intervalos para descanso. Em geral, o prprio estudante vai identificar a necessidade de parar por alguns minutos, principalmente nos momentos em que ele estiver irritado e desatento. Este descanso no quebrar o ritmo nem causar disperso, e lhe dar nova disposio. O cansao e a fadiga so prejudiciais memorizao, por isso, devemos descansar antes de ficarmos cansados, e voc saber a hora de faz-los, pois, comear a sentir-se irritado e desatento, a ento, benfico o descanso e, ao contrrio do que pensam alguns, no quebrar o ritmo, nem causar disperso, e sim, lhe dar nova disposio

10 - Estude Em Grupo: Estude em pequenos grupos. Quando voc d uma explicao a algum, por mais simples que seja, necessariamente executar uma srie de operaes fsicas e mentais (falar, apontar e etc...) que propiciam a fixao do conhecimento. Quando voc ensina quem mais fixa voc. Ao ensinar, voc estar revendo a matria, o que mais facilita a memorizao. Fazer reviso das matrias em grupo pode ser uma boa idia, especialmente se as habilidades de cada um forem complementares. Assim, um pode ajudar o outro. Detalhe: o grupo deve ser de no mximo quatro ou cinco pessoas. Mais que isso s serve para dispersar a ateno. 11 - Em Sala de Aula: Procure sempre prestar ateno s aulas. D preferncia ao que o professor est tentando explicar, e no morena da terceira carteira! Evite fazer anotaes durante as explicaes do professor, procurando mentalmente visualizar o contexto exposto. Evite ficar de braos cruzados, pois atrapalha a circulao do sangue. Se a aula estiver montona e der sono, procure ingerir gua durante a explicao do professor, isto ajuda a voc no dispersar.

10

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

MTODOS PARA MEMORIZAO


O mtodo a ser utilizado para reteno das informaes estudadas varia de acordo com o estudante, pois cada pessoa acaba por desenvolver a sua prpria tcnica, enfatizando um ou outro dos mtodos existentes. H indivduos visuais (absorvem melhor aquilo que vem), outros mais auditivos (fixam com facilidade o que ouvem) e outros ainda cinestsicos (gravam o movimento que realizam quando escrevem). Cada um precisa descobrir de que jeito grava melhor as informaes, e deve formar o seu prprio mtodo de estudo. O ideal utilizar mais de uma maneira .Apresentamos a seguir os 5 mtodos de memorizao mais comumente conhecidos:

MTODO DA REPETIO
Muito conhecido, geralmente o mtodo utilizado pelo estudante. Consiste em voc ler e reler vrias vezes um texto para poder lembrar-se dele depois, ou seja, trata-se da repetio contnua de um texto, em voz alta ou no, com a finalidade de decor-lo. Embora em alguns casos seja necessria a memorizao de um texto palavra por palavra, este mtodo tem as suas limitaes: a memorizao s dura um curto intervalo de tempo, o volume de informaes decoradas no pode ser extenso, e ela corre o risco de no funcionar (no h garantias de que, na hora da realizao de um exame, os textos decorados estaro disponveis na memria). um mtodo importante, porm, voc j deve ter percebido vrias vezes que, mesmo aps horas de estudo, ao chegar na hora da prova, voc no consegue se lembrar do que estudou. Isso, de agora em diante, vai acabar, pois voc associar em seus estudos mtodos mnemnicos poderosos. Aqui vale, ainda, lembrar algumas dicas importantes: Estude fazendo pequenos intervalos, E voc saber a hora de faz-los, pois, comear a sentir-se irritado e desatento, a ento, benfico o descanso e, ao contrrio do que pensam alguns, no quebrar o ritmo, nem causar disperso, e sim, lhe dar nova disposio. Escolha um local agradvel para estudar, Um local onde voc se sinta vontade, encontrando silncio, onde voc possa deixar seu material de estudo sem que ningum o atrapalhe. Se voc no dispuser de um ambiente assim onde voc mora, por falta de espao ou excesso de pessoas, aconselhamos que faa seus estudos em uma biblioteca, onde o ambiente propcio. Analisando uma curva do esquecimento, podemos ver que determinado conhecimento, adquirido pelo mtodo da repetio, no chega a ser 20% do original, ao cabo de uma semana.

11

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

Adiante comearemos a ver uma srie de mtodos mnemnicos com altssimos ndices de eficincia.

12

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

MTODO DA ASSOCIAO
Consiste em associar algo que est sendo estudado (nova informao) a uma coisa com a qual o estudante j esteja familiarizado. Associa-se, desta forma, algo difcil de lembrar com algo fcil de lembrar. Podemos associar o que queremos memorizar com uma rima, com a palavra de origem, com uma associao de fonemas, ou transformar a informao numa imagem mental, associado-a com outra imagem. Desta forma, neste mtodo ns associaremos algo que queremos lembrar, e que para ns desconhecido, com alguma coisa que nos familiar, ou que apresenta uma rima com a palavra de origem. Ou seja, associamos algo difcil de lembrar com algo fcil de lembrar, de modo que tenham uma relao entre si. Podemos fazer associao por uma fuso de duas imagens mentais, por semelhana entre fonemas. Vejamos alguns exemplos esclarecedores: queremos lembrar que a capital da Austrlia Camberra, ento fazemos uma frase associada: AUSTRLIA CAMBERRA na estrada ali o co berra Dessa forma ligamos algo desconhecido a uma frase de apoio, atravs da semelhana de fonemas, que nos faz lembrar o que queremos. Outro exemplo: se quisermos memorizar a maior obra literria do escritor Jlio Ribeiro "A Carne" - da poca do realismo brasileiro, podemos associar com a frase: JLIO RIBEIRO A CARNE Engoliu primeiro a carne Podemos utilizar esse mtodo e recordar frmulas matemticas, por exemplo: a frmula do trabalho realizado, na fsica, : t =F.x.cos a onde t a letra grega "tal".

Olhando a figura, podemos imaginar o rapazinho que faz a fora para arrastar a caixa, dizendo: "Tal flecha coa", onde os sons consonantais nos lembram: t =F.x.cos a Ou ainda, o conhecido Que MaCeTe e que que exprime a frmula do calor sensvel da termologia: Q = M.C.T Aqui cabe ressaltar, amigo leitor, que alguns estudantes mais desavisados acham que no precisam de frases mnemnicas, pois, por verem repetidas vezes determinada frmula, na prtica dos exerccios dirios, acham que nunca mais vo esquecer ou ter dvidas sobre a composio das variveis da frmula. Ledo engano. Afirmamos que aquele que estiver se
13

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

preparando para um vestibular, ao final de meses de estudo, com a cabea cheia de informaes, na hora da prova, ter dificuldades para se lembrar de frmulas. A que as frases mnemnicas nos auxiliam a tirar dvidas sobre a composio de determinadas variveis numa frmula, e mesmo, a nos fazer lembrar de frmulas inteiras. Quanto mais preparados estivermos, menos nervosos ficaremos e at isso nos auxiliar a clarear a nossa memria. Toda frase mnemnica serve como a isca do anzol para agarrar um peixe. Voc at pode pegar um peixe sem isca, mas bem mais difcil. Agora, no tenha dvidas que, com a devida isca, a pesca ser mais proveitosa. No se preocupe em ter que lembrar da frmula e da frase. A frmula voc deve conhecer e ter na mente to clara quanto possvel, e voc consegue isto atravs da indispensvel prtica dos exerccios. J a frase ou palavra mnemnica, voc deve memoriz-la por associao, de tal forma que, na hora da prova, a lembrana da frmula e a lembrana da frase se somam. O efeito surpreendente. Algumas vezes, dependendo da tcnica usada ou mesmo da habilidade em formar as frmulas mnemnicas, voc lembrar instantaneamente da frase e dela tirar uma frmula ou outra informao como datas e nomes, e ver que seria impossvel ter lembrado sem o auxlio das tcnicas mnemnicas.

14

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

MTODO DO EMPILHAMENTO
Neste mtodo damos vida quilo que queremos lembrar, fazendo cada item a ser lembrado aparecer representado em nossa memria por uma figura, utilizando muita irreverncia, cor, exagero e movimento. Vamos ento empilhando, literalmente, uma figura sobre a outra, atravs de algum detalhe, aquele que lhe parea mais interessante. Este mtodo visa criar uma paisagem mental, qual sero acrescentados tantos quanto forem os elementos que se quer memorizar. Cada item corresponde a uma figura inserida na paisagem, e o estudante poder se valer de criatividade, irreverncia, exagero, cor e movimento. -Vejamos um exemplo: Queremos memorizar (para no esquecer mais) as 13 maiores obras do escritor Jos de Alencar, da poca romntica da literatura brasileira (1836-1881): O Guarani Cinco Minutos As Minas de Prata Lucola Iracema O Gacho A Pata da Gazela O Tronco do Ip Sonhos D'ouro Ubirajara Senhora O Sertanejo

Comeamos imaginando a figura de um ndio, para representar o obra O Guarani, colocando todos os detalhes que imaginarmos; um ndio com tanga de couro, pintado, usando cocar e segurando arco e flecha. Pois bem, esse O Guarani. Na mo do ndio, um relgio, pode ser um relgio de pulso, pode ser at o seu relgio, mas que marca apenas cinco minutos, e isto nos lembrar o nome da segunda obra. Empilhadas em cima do relgio, vrias moedas de prata, muito reluzentes, to pesadas que esto quebrando o visor do relgio, para ento lembrarmos de As Minas de Prata. Sentada em cima das moedas, quase escorregando, vemos a figura de uma mulher muito iluminada, que nos lembrar Lucola. Veremos, ento, Lucola de braos dados com uma ndia nua; ser Iracema.

15

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

Vejamos o que temos at o momento: pense um minuto e tente relembrar as obras j memorizadas. Temos um ndio (O Guarani), em sua mo um relgio que s marca cinco minutos (Cinco Minutos) e equilibrando-se sobre o relgio temos moedas de prata (As Minas de Prata), sentada sobre as moedas temos uma mulher iluminada (Lucola) de braos dados com uma ndia nua (Iracema). Funciona, no? Prossigamos... a ndia est tomando uma cua de chimarro, que nos lembrar O Gacho. Comendo a erva da cuia do chimarro, vemos uma gazela, com a pata afundada no ch, para ento lembrarmos A Pata da Gazela. Na galhada da gazela vemos o Tronco do Ip e sobre esse tronco, flores douradas para lembrarmos Sonhos D'ouro, e repousado sobre o plem da flor vemos um Til (imaginemos o sinal grfico como se fosse uma borboleta). No percamos o flego e vamos adiante, deitado no til, como se estivesse num div, vemos outro ndio, Ubirajara. O ndio est sonhando com uma mulher -Senhora- com todos os apetrechos de uma dama do sculo XIX. Mas quem segura a sombrinha da dama um Sertanejo. Muito bem, vamos rever tudo: - imaginamos um ndio segurando um relgio (que s marca cinco minutos) e sobre o relgio muitas moedas de prata. Sentada sobre as moedas uma mulher iluminada, de braos dados com uma ndia nua que toma chimarro e sobre a cuia uma gazela com a pata enterrada no ch. Sobre a galhada da gazela um tronco de ip e florescendo no ip botes dourados, que tm pousado no seu plem, como borboleta, um til. Deitado no til, um ndio sonhando com uma senhora que tem um sertanejo segurando sua sombrinha. Evidente que toda essa explicao muito demorada e mais complicada que a realizao da tcnica elaborada com suas prprias idias, e o leitor verificar logo, com um pouco mais de prtica, como simples e eficiente o mtodo. A grande vantagem que essas informaes esto agora inseridas nos arquivos de sua memria, de maneira slida, sua disposio.

16

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

MTODO DO ALFABETO FONTICO


Trata-se de um poderoso mtodo mnemnico, que consiste em associar nmeros a fonemas. Primeiro teremos que aprender o alfabeto fontico, que consiste de dez sons consonantais: Destina-se, portanto, memorizao de valores. O som correspondente O som correspondente O som correspondente O som correspondente O som correspondente O som correspondente O som correspondente gole, gula) O som correspondente O som correspondente O som correspondente ao ao ao ao ao ao ao n. n. n. n. n. n. n. 1 2 3 4 5 6 7 ser ser ser ser ser ser ser o o o o o o o T ou o D N ou NH M R ou RR L ou LH J, CH, X ou G brando (com som de j, como em giz, gelo) K, QU, C forte (como em co, copo) ou G forte (galo,

ao n. 8 ser o F ou V ao n. 9 ser o P ou B ao n. 0 ser o Z, , S, SS, C brando (como em saci, cebola) ou SC

Agora, veja o quadro geral e memorize atravs das dicas: 1 = T, D (o t tem uma vertical) 2 = N, NH (o n tem duas verticais) 3 = M ( o m tem trs verticais) 4 = R, RR (o rr tem quatro perninhas) 5 = L, LH (cinqenta em romanos L) 6 = J, CH, X, G brando (o j ao contrrio parece o 6) 7 = K, C forte, G forte, Q (lembre-se de fita "K-7") 8 = F, V (o f manuscrito parecido com o oito) 9 = P, B (o P ao contrrio parece o nove) 0 = Z, S, SS, SC, C brando, (a palavra zero inicia pela letra z) preciso estarmos acostumados com esse alfabeto para podermos continuar nossos estudos. Utilizaremos esses conceitos nos captulos seguintes. Veja, agora, como podemos utilizar esse mtodo: Reportemo-nos geografia. Se estivessemos estudando os ocenos, precisaramos, com certeza, saber a rea de cada um deles: Oceno Pacfico: 164.316.900 km Oceno Atlntico: 85.555.200 km Oceno ndico: 72.577.280 km Ora, memorizar isso, significa memorizar um nmero com 25 algarismos: 1643169008555520072577280. Voc diria: impossvel memorizar esse nmero! (e quando falo em memorizar significa lembrar no apenas agora, mas, tambm, daqui a meses). Com o alfabeto fontico isto se torna tarefa simples, cada nmero ter um correspondente fonema, com o que poderemos formar palavras ou frases: Oceno Pacfico: 1 6 4 3 1 6 9 0 0 fonemas correspondentes escolhidos T CH R M D CH P S S Agora, com o acrscimo de vogais, formaremos palavras:
17

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

ToCHa RaMo DuCHa PeSoS Oceano Atlntico: 85555200 F L L L L N S C brando FiLa LuLa LoNa Saci Palavras que podem ser facilmente memorizadas atravs de uma das tcnicas j vistas, como o empilhamento. Ou podemos, ainda, como no caso adiante (oceano ndico), formar uma nica frase. Ser uma nica frase, com certo sentido, o que bastar para ns a memorizarmos: 72577280 CNLCCNVS Colocando vogais, vem: CaNeLa e CCo No VaSo "Canela e cco no vaso" uma frase que por si s nos mostra um nico quadro mental. Voc pode, ento, optar pela tcnica que mais lhe agradar.

18

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

MTODO DA PALAVRA-CHAVE
Neste mtodo usaremos quadros mentais pr-estabelecidos, os quais nos auxiliaro na memorizao; podero ser do tipo alfa-numrico ou com palavras rimadas. Vamos entender mais, indo adiante. Palavra-Chave Alfa-Numrica J estamos familiarizados com o alfabeto fontico, ento voltemos a ele, formando palavras que representem os nmeros de 1 a 10:

1. Dia 2. Ano 3. Mo 4. Rio 5. L 6. Ch 7. Co 8. Uva 9. Ba 10. Taa


So palavras que possuem consoantes que representam um nmero, pois voc, caro leitor, j sabe que as vogais no representam nmeros neste alfabeto, apenas do corpo palavra. Imaginemos um quadro mental para cada palavra: - Dia: imagine alguma paisagem que voc gosta, ou mesmo, a viso da janela da sua casa. - aNo: pense num anozinho que voc conhece, ou algum dos sete anes da Branca de Neve. - Mo: pode ser a sua, ou mesmo, uma mo gigante maior que sua casa. - Rio: pense num rio e tente at ouvir o barulho das guas. - L: pode ser um novelo ou um casaco de que voc gosta. - CH: imagine uma xcara de ch, com saquinho, colherinha e tudo mais. - Co: pense num que voc tem ou j teve, ou ento, algum de que voc goste. - uVa: pense em voc comendo um cacho de uva, ou mesmo pessoas colhendo uva nos parreirais. - Ba: imagine um bem grande e com muitos detalhes. - Taa: pode ser uma taa de campeo ou aquela para beber champagne. J falamos, mas vamos ressaltar mais uma vez que sua imagem mental deve ser sempre irreverente, ilgica, extravagente e mesmo ridcula, isso favorecer a memorizao. Vamos agora a uma aplicao desse mtodo. Estudando biologia, mais precisamente zoologia, precisaramos memorizar, na classe dos mamferos, a ordem dos Ungulados Artiodctilos, que so os mamferos de casco com dedos pares (2 ou 4): 1- Boi 2- Porco 3- Camelo(dromedrio) 4- Carneiro 5- Girafa 6- Hipoptamo 7- Bfalo 8- Cabra 9- Lhama 10-Alce (antlope, veado) Para memorizarmos, basta fundirmos no quadro mental pr-estabelecido, aquilo que queremos lembrar. Vejamos:

19

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

1- Dia / Boi: veja aquela paisagem pr-estabelecida e imagine nela um boi pastando, comendo tanto que vai at sumindo um pouco da paisagem. 2- aNo / Porco: veja, ao invs de um porco, um anozinho - coitado - numa bandeja, tostadinho e com uma ma na boca. uma imagem absurda, mas assim que lembraremos que o segundo tem refere-se ao porco. 3- Mo / Camelo: imagine uma grande mo apertando a corcova do camelo. 4- Rio / Carneiro: pense num carneiro que atravessou um rio e saiu do outro lado "magrinho" por ter molhado seu plo. Acrescente tantos detalhes quantos voc imaginar, isso enriquece o quadro mental, ajuda-o a fixar a imagem na memria. 5- L / Girafa: imagine o monte de novelos de l que seria necessrio para fazer um casaco para uma girafa. 6- Ch / Hipoptamo: tinhamos aquele quadro mental da xcara, agora veja dentro dela um hipoptamo tomando banho. 7- Co / Bfalo: pense que aquele co, que voc j tem no seu quadro mental prestabelecido, est cuidando de uma manada de bfalos. 8- uVa / Cabra: imagine o quadro mental das uvas e veja a cabra comendo essas uvas, e, ao invs de leite, de suas tetas sair vinho. 9- Ba / Lhama: voc pode imaginar um ba em formato de Lhama. 10- Taa / Alce: pense num alce bebendo gua numa taa de cristal. Isso, se voc usou a taa de cristal no seu quadro mental pr-estabelecido. sempre bom evitar a mudana do quadro mental pr-estabelecido para no gerar confuso. Naturalmente voc pode ampliar o nmero de quadros-mentais pr-determinados para tantos quantos voc queira. Sempre com a mesma frmula, a mesma estratgia, em que o nmero vai lhe lembrar uma palavra, atravs do alfabeto fontico, e a palavra lhe traz lembrana um quadro mental, onde se funde aquilo que voc quer lembrar. Fascinante, no! Adiante temos algumas sugestes para palavras-chave at o nmero trinta: 11121314151617181920212223242627282930TaTu TiNa DaMa TeRRa TeLa DuCHa TaCo TuFo Tubo NoZ NoTa NeN NeMo NeRo NaJa NuCa NaVe NaiPe Moa

Palavra-Chave Rimada Funciona da mesma forma que o mtodo anterior (7.1), porm, aqui no utilizamos nenhum conhecimento sobre o alfabeto fontico, ma sim, fazemos o vnculo, entre o nmero e a palavra-chave, atravs da rima. Veja algumas sugestes para trinta palavras-chave: 12345678Bum( estouro, exploso) Bois Reis Quadro Trinco Leis Cheque Porto
20

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

9- Chove 10- Ps 11- Monge 12- Pose (fotografia) 13- Tese (trabalho cientfico, livro) 14- Foice 15- Lince (animal) 16- Fregus 17- Patinete 18- Biscoito 19- Automvel 20- Ouvinte 21- Atum 22- Arroz 23- Chins 24- Pato 25- Cinto 26- Campons 27- Marionete 28- Doido 29- Prove(do verbo provar) 30- Tinta Agora, voc j tem condies de bolar os seus prprios quadros-mentais, sem o menor problema, mas, a vo algumas dicas para os dez primeiros: 1 - Bum: pense num estouro, numa exploso, a voc inclui aquilo que vai memorizar neste quadro mental. Aqui, voc pode fazer, tambm, que o prprio objeto de memorizao exploda, trazendo com isso um riqussimo quadro-mental. 2 - Bois: imagine um boi cravando seus chifres naquilo que voc quer memorizar. 3-Reis: pense num quadro-mental com os trs reis magos. 4 - Quadro: imagine um quadro, com bela moldura, assinado por um pintor de renome, que contm o que voc quer memorizar nele. 5 - Trinco: pense que aquilo que voc quer memoriza pode fazer parte de uma porta, ou mesmo, ser a prpria porta, e voc, com a mo no trinco, abre e fecha essa porta. Imagine o que aconteceria. 6 - Leis: pense num tribunal como quadro-mental, com jri, assistncia, advogados, ru, juiz, etc. O objeto de memorizao pode estar na cadeira do ru, na mesa do juiz (imagine o juiz batendo o martelinho no objeto) ou, ento, ser o prprio juiz. 7 - Cheque: imagine voc assinando seu cheque com o que voc quer memorizar. 8 - Porto: Agora, voc pode pensar que aquilo que voc quer se lembrar est atracando no porto como se fosse um navio. 9 - Chove: aqui, o seu prprio tema de memorizao - aquilo que voc quer memorizar chove como se fosse gua, imagine, ento, o que acontece quando o objeto se espatifa no cho, ou cai na sua cabea. 10 - Ps: agora, o seu p, ou outro qualquer, pisa o que voc est memorizando, a ento, voc ter determinados reaes, dependendo do que seja. uma forma eficaz de memorizar. Nos casos em que no necessria a memorizao literal do texto (palavra por palavra), podem ser utilizadas tcnicas diversas: falar em voz alta, elaborar resumos e esquemas grficos (diagramas), reescrever o texto com as suas prprias palavras, resumir o texto sem olhar para o original, elaborar esquemas a partir do resumo, transformar o esquema em texto novamente, explicar a matria a um colega, etc. As possibilidades so infinitas. Como orientao, podemos sugerir que, aps a pr-leitura e a primeira leitura, seja realizada uma terceira leitura acompanhada da marcao do texto (grifo), de modo a sinalizar as idias centrais e os tpicos a serem memorizados. Aps isto, podem ser realizadas anotaes ou esquemas grficos, sintetizando a matria estudada. Com a finalidade de verificar se a reteno se realizou, o estudante pode, inicialmente com o resumo ou o esquema grfico em mos, tentar reconstruir o texto estudado (mental ou oralmente). Posteriormente, ele poder aferir se consegue reconstruir o texto sem as suas anotaes.

21

TCNICAS DE MEMORIZAO E ESTUDO EFICAZ

22

Anda mungkin juga menyukai