Anda di halaman 1dari 4

Confie no poder salvador de Jeov.

Cntico 133: Busquem a Deus para obter livramento. A capacidade de imaginar. Ilustrao do pai e seu filho. Por que uma criana aceita esse convite? Por causa da confiana. Ser que se ao invs do pai, estivesse ali uma pessoa desconhecida, a criana pularia. As crianas so inocentes, mas no to imprudentes. Bem com esse simples fato nos percebemos que ter ou no confiana em algum est mais vinculado com o que conhecemos desse algum, suas atitudes e qualidades, do que com algum tipo de qualidade nossa. No resta dvida de que nos hoje precisamos de algum em quem confiar. Nossos dias so turbulentos, talvez passemos perodos sem avaliar e refletir nisso, mas uma anlise ponderada do assunto sempre prova o quanto ns precisamos de ajuda, de algum superior a nos, em quem possamos confiar. Ns olhamos a nossa volta e vemos o crime a violncia, problemas de sade, doenas, idade avanada, dificuldades financeiras, desemprego, instabilidade econmica. Mas em especial, irmos os problemas pessoais, familiares e aqueles que nos atingem mental e emocionalmente. O que tem culminado na perda da alegria, da paz mental, da ansiedade e do carrasco do sculo a depresso. 1Pedro5:9- Ler. Esses problemas acometem a todos no, talvez em proporo diferente mas a todos ns. Haver um tempo em que os problemas sero piores do que nunca. Qual objetivo dessa frase? Ser que nos deixar apavorados? Precisamos de refgio, precisamos de algum poderoso em quem confiar. Quem seria ento esse algum poderoso? Provrbios 18:10-Ler. Mas com falamos no comeo, para se ter confiana em algum, precisamos conhecer as atitudes desse algum , por isso ns analisaremos agora algumas atitudes de Jeov no passado que demonstraram seu poder de salvar e consequentemente de ser um refgio confivel. Por exemplo, a Bblia faz referencia de como Jeov percebia e se sentia em relao a humanidade nos dias de No , Gnesis 6:5,6 diz: Jeov viu que a maldade era abundante e que a inclinao do corao do homem era s m todo o tempo, e essa realidade fez com que Jeov deplorasse ter feito o homem e ficou magoado no corao. Obviamente Jeov viu aquele mundo inquo e violento oprimia o justo No e a sua famlia. O diante desse cenrio Jeov decidiu destruir aquele mundo inquo, mas manteve vivos No e sua famlia, que eram pessoa justas e que significavam a sobrevivncia da adorao a Jeov entre os humanos.

Sculos mais tarde um povo conhecido com gibeonitas tambm experimentarem o pode salvador de Jeov. Os israelitas haviam recebido ordens de exterminar todas as tribos cananias, inclusive os gibeonitas que faziam parte delas. Mas os gibeonitas, embora fizessem parte de uma nao com uma grande fora militar, tinham temor salutar de Jeov enviaram uma delegao at Josu com o objetivo de estabelecer a paz. Quando ameaados por cinco reis cananeus, os gibeonitas imploraram ajuda de Josu, e usando pedras e saraiva e milagrosamente prolongando a luz do dia, Jeov lutando pelos gibeonitas, os salvou. E quanto a Jud nos tempos de seu rei Ezequias, quando Jeov livrou seu povo de Senaqueribe rei da Assria dos escrnios e zombarias de Rabsaqu. E Ezequias confiando no poder salvador de Jeov de nas oraes, ele e o povo que liderava foram salvos das mos de 185.000 soldados. E Jeov fez atravs de um s anjo. Mas tarde Senaqueribe foi morto pelos prprios filhos e as zombarias de Rabsaqu se mostraram sem valor algum. E quanto ao apstolo Pedro, preso e na expectativa de ser entregue morte nas mos de um povo furioso. Atos 12:1 em diante. Ler Esses exemplos nos mostram que Jeov nos assegura de aqueles que o invocam com plena f e confiana sero salvos. No, os gibeonitas, Ezequias e o povo de Jud e por fim o apstolo Pedro. Em todas essas situaes nos vimos que Jeov agiu, fez provises para aqueles que temiam a ele, e essas provises significaram salvao. Qual a principal proviso ou instrumento que Jeov usou e usa para nossa salvao. Pensou corretamente quem pensou em Jesus Cristo!! Bem, desde a rebelio no den, a raa humana sofre os efeitos do pecado e da morte, em conseqncia disso necessita do poder salvador de Jeov. E a primeira profecia da bblia j apontava para qual meio, proviso ou instrumento Jeov usaria, quando fala de um descendente. Gnesis 3:15 E porei inimizade entre te e a mulher, entre o teu descendente e o seu descendente. Ele te machucar a cabea e tu lhe machucar o calcanhar. A identidade desse descendente ficaria em segredo por 4.000 anos. E seria revelada mais tarde atravs da pessoa de Jesus Cristo. Glatas 3:15-16 Ler E atravs dos relatos nos evangelhos, nos temos provas claras para depositar f em Jesus como sendo esse descendente. O prprio nome de Jesus significa Jeov salvao. Mas como Jesus significou salvao?

Foi atravs do que a prpria bblia chama de RESGATE. Que foi a morte de Jesus em favor da humanidade. A revista W91 15/2 fazendo referencia a Mateus 20:28 O filho do homem no veio para que lhe ministrasse mas para ministrar e dar a sua alma como resgate em troca de muitos. O RESGATE a maior ddiva de Deus humanidade. Atravs do livramento por
meio de resgate, podemos ter o perdo de nossas falhas. O resgate a base da esperana de vida eterna, quer no cu, quer numa terra paradisaca. E, graas a ele, os cristos podem ter mesmo agora uma posio limpa perante Deus. O resgate, portanto, no algo vago ou abstrato. Com base legal em princpios divinos, o resgate pode trazer benefcios reais, tangveis. Talvez quando falamos nesse assunto, temos o resgate como algo coletivo, o que realmente , mas j paramos para meditar no resgate como algo particular, algo feito para voc, penso no sacrifcio de Jesus como algo feito para mim? Essas anlise faz um imensa diferena. E Jesus como resgatador e Rei do reino de Jeov, e quem eliminar todos os problemas resultantes do pecado de Ado, nos dando a perspectiva de vida eterna.

Bem ento ns vimos que a principal proviso e instrumento de para a salvao foi e o seu prprio filho. Mas como ns reconhecemos e buscamos hoje, o poder salvador de Jeov? 1Joo 5:14-Ler No importa o que peamos, mas o contexto desse texto e da prpria Bblia nos indicam quais so as coisas que so da vontade de Jeov. Por exemplo, embora ns precisemos de provises matrias, a bblia indica que no da vontade de Jeov que nos empenhemos em buscas materialistas, ento no seria correto orar a Deus pedindo bens matrias que subentendam um busca materialista. Mas sim os interesses espirituais. Tambm podemos orar a Jeov pedindo ajuda para lidarmos com aflies mentais e emocionais. Salmos 34:17,18,19 - Ler apropriado pedir perdo Jeov, isso deve ser feito base do sacrifcio de resgate de Jesus Cristo. Podemos orar pedindo fora para continuar a dar testemunho. Jeov no necessariamente responde de forma milagrosa, mas ele d fora, esclarecimento e orientao. Quando sofremos no devemos encarar isso como se Jeov tivesse retirado de ns o seu poder salvador. Salmo 94:14 diz que Jeov nunca abandonar o seu povo. W94 1/3 : Apenas nossa falta de f e confiana em Jeov limita o que ele far por ns.

Bem , a realidade que vivemos em tempos, onde a tendncia de piora, tanto que isso ir culminar em uma grande tribulao. Mas Jeov mostrar o seu poder salvador tambm hoje, e nos poderemos ver, com os nossos prprios olhos uma grande multido que sair com vida auxiliada por Jeov, e qui poderemos fazer parte dela. Mas o que precisamos fazer? No permitir que as atividades do cotidiano nos impeam de nos dedicar plenamente ao estudo da bblia, as reunies e ao servio de campo. Se fizermos assim irmo temos a perspectiva impagvel de ver diante de ns o poder salvador de Jeov. Assim com No, os gibeonitas, o rei Ezequias e a nao de Jud e tambm o apstolo Pedro. Ter confiana. Fechar os olhos, abrir bem os braos e pular.

Anda mungkin juga menyukai