Anda di halaman 1dari 5

Aula n 4 Plano de Aula

1) Tema - Novo Nascimento 2) Texto Principal - Joo 3:1- 7 3) Textos Complementares - Rom. 6:4-6 / I Cor 15:50/ II Cor 5:17/ Glatas 5:24/ Ef. 1:13/ Ef. 2:1/ Ef. 4:22-24/ Tg 1:18/ I Jo. 1:9. 4) Contedo 4.1- O que Novo Nascimento 4.2- Por que precisamos nascer de novo ? 4.3- Como podemos nascer de novo ? 5) Objetivos 5.1- Levar o aluno a entender o que novo nascimento. 5.2- O estudante deve compreender a importncia do novo nascimento para o cristo. 5.3- O aluno deve compreender como nascemos de novo. 5.4- Entender quem realiza e quando acontece o novo nascimento. 5.5- Que o aluno possa discernir a testificao interior do Esprito e viver em novidade de vida. 6) Cronograma 1 hora de aula

Novo Nascimento.
Introduo No texto de Joo 3:3 Jesus diz que se algum no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus. Se o novo nascimento assim to importante precisamos conhec-lo melhor. o que estudaremos nessa lio. 1) O que Novo Nascimento Quando nos arrependemos de nossos pecados e confessamos a Deus recebemos o Seu perdo e Ele nos purifica de toda injustia ( I Joo 1:9). Nesse momento, alm de sermos justificados, somos feitos novas criaturas ( II Cor.5:17). Gerados, pela f em Deus (Tiago 1:18). Chamamos a isso de regenerar (gerar de novo); ou seja, novo nascimento. 2) Por qu precisamos nascer de novo ? Quando a raa humana desobedeceu a Deus (pecou) sua natureza foi corrompida. O ser humano se tornou escravo dos desejos da sua carne. Antes inclinado a fazer a vontade de Deus, aps pecar, o ser humano se torna escravo da sua carne, inclinado a fazer a sua vontade mesmo que para isso precisasse desobedecer a Deus. A velha natureza se torna escrava do pecado, foi corrompida. Para se libertar deste jugo s h uma soluo: a morte. Por isso a velha natureza foi crucificada com Cristo, para destruir o corpo do pecado de modo que no sirvamos mais a ele como escravos (Rm. 6:6 e Gal 5:24). Com a morte da velha natureza uma nova foi gerada , inclinada a fazer a vontade de Deus(Rm 6:4). Se queremos fazer a vontade de Deus precisamos nos revestir dessa nova natureza (Ef. 4:22-24). Alm disso a velha natureza est morta espiritualmente (Ef.2:1). Se no nascermos de novo permanecemos mortos. Somos vivificados espiritualmente pelo novo nascimento (Joo 3:5-7). Precisamos nascer de novo para herdarmos a vida eterna. Precisamos ser gerados do Esprito para vermos o reino de Deus. A corrupo no pode herdar a incorrupo ( I Cor. 15:50). 3) Como podemos nascer de novo ? O texto de Efsios 1:13 fala que ouvindo o evangelho da salvao e nele crendo somos selados com o Esprito Santo. A vemos que o novo nascimento um ato de Deus atravs do Esprito Santo, operado na vida de todo que cr. Quando recebemos o Esprito Santo, como conseqncia de crer no evangelho da salvao, nascemos de novo.

Concluso Apesar de serem duas coisas distintas a justificao pela f (redeno ou salvao) e o novo nascimento (regenerao) acontecem no mesmo momento e como resultado de uma mesma coisa: ouvir a Palavra de Deus e crer. A f se torna elemento essencial tanto para um quanto para o outro. Quando cremos nascemos de Deus. Estudaremos sobre f a seguir.

Aplicao
A Bblia fala em Rm.8:16 que o Esprito de Deus testifica como o nosso esprito que somos filhos de Deus. Avalie o que estudou e conscientize-se de seu novo nascimento.

Tarefa
Perceba em sua vida a testificao interior de seu novo nascimento e compartilhe com algum sobre isso.

Questionrio
1) O novo nascimento a . . . . . . . . . . . . . . . . . operada por Deus nos fazendo . . . . . . . . . . ................ 2) Baseado em Romanos 6:6 por que o nosso velho homem foi crucificado ? .......................................................................... .......................................................................... . .......................................... ....... ....................... 3) Pelo novo nascimento: a) Somos . . . . . . . . . . . . . . . . . . espiritualmente. b) Herdamos a . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) Podemos ver . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4) Quando nascemos de novo nascemos de quem e atravs de quem ? .......................................................................... .......................................................................... . .......................................... ....... ....................... 5) Quando e como nascemos de novo ? .......................................................................... .......................................................................... . .......................................... ....... .......................

Gabarito do Questionrio.
1) regenerao; novas criaturas 2) Para que o corpo do pecado fosse destrudo e no mais servssemos ao pecado como escravos. 3) a) vivificados b) vida eterna c) o reino de Deus 4) De Deus, atravs do Esprito Santo. 5) Quando recebemos o Esprito Santo e nascemos pela f.

Anda mungkin juga menyukai