Anda di halaman 1dari 5

CVS Guia Bsico do Desenvolvedor

Comandos de uso comum entre toda a equipe de desenvolvimento nos sistemas que utilizam o repositrio CVS junto com o software WinCVS.

Eduardo Pelais GCS Maio de 2009 SERPRO/SUNAC/ACSAN/ACSPO

Configurao Inicial, primeiro acesso WinCVS


1) Checkout no mdulo READ ONLY (importante)

Configurao necessria para que todos os arquivos venham do servidor do repositrio com o status de somente leitura. IMPORTANTE: para editar o arquivo nunca utilize a funo Edit, deve-se utilizar a funo Reserved Edit do WinCVS. Como configurar: Abra o WinCVS e acesse a opo no menu Adim Preferences: Na opo Files attribute, altere o valor Default para Read-only, conforme tela abaixo:

Comandos mais utilizados:


1) Comandos equivalentes com o Clearcase recomendados para uso no CVS:

Clearcase Check-out (reseved) Check-in Undo Check-out Mount vob Add to source control

CVS Reserved Edit Commit Unedit Checkout module... Add Add Binay Edio reservada do arquivo Gravao com o comentrio no arquivo Cancelamento com segurana do check-out do arquivo Baixando os arquivos/artefatos do servidor do repositrio Adiciona a primeira verso do arquivo. Add adiciona arquivos do tipo texto, ex: Txt, xml, mvs, vb...; Add Binary adiciona arquivos binrios, ex: Dll, .doc, .odt, .swf...

Refresh

Update

Atualiza os arquivos e pastas com a ltima verso do servidor do repositrio. rvore que exibe todas as verses de um documento.

Version Tree

Graph

2) !!!Comandos que no podem!!! ser utilizados quando estiver trabalhando vrias pessoas no mesmo projeto para evitar merge, conflito entre verses, perda de informaes. Esses comandos foram a edio do arquivo mesmo que algum j esteja utilizando-o: CVS Edit Force Edit

FAQ:
1) O loggin de acesso sempre necessrio? R. Sim, toda vez que o WinCVS iniciado, necessrio realizar o login. 2) Como posso efetuar o login? R. Acesse a opo no menu Admin Login: Informe a seguinte string de conexo (CVSRoot): :pserver:aquiVaiSeuCPF@localhost:/opt/cvs/sunac 3) Como baixar os arquivos do projeto para o meu computador? R. na primeira vez um diretrio deve ser criado no computador do desenvolvedor, ex. C:\CVS Em seguida faa o checkout do mdulo, seguindo os passos abaixo: Acesse a opo no menu Remote Checkout module...

Clearcase Explorer Mount VOB

WinCVS Checkout module

No CVS o antigo conceito de VOB chamado de mdulo.


Informe o cdigo do mdulo Informe o endereo local para baixar os arquivos do mdulo (C:\CVS) Informe o CVSRoot (string de login), conforme a tela abaixo:

4) Existe view dinmica no CVS? R. No. Existe apenas o checkout do mdulo que esttico. 5) O que o comando UPDATE e como realizar a atualizao de uma nova pasta criada por outro desenvolvedor e gravada (commit) no repositrio? R. O comando UPDATE no CVS atualiza o contedo dos arquivos com a ltima verso do repositrio. Para atualizar as pastas novas, faa os seguintes passos. Selecione uma pasta do repositrio e clique com o boto direito do mouse na opo UPDATE: Conforme a tela abaixo, selecione o checkbox Create missing directories that exist in the repository e confirme com OK:

6) No tenho acesso ao CVS, e agora? R. Para comear a trabalhar com o CVS, necessrio ter permisso de acesso (ver com o GCS responsvel pelo mdulo). Toda vez que o WinCVS carregado, necessrio realizar o login.

Anda mungkin juga menyukai