Anda di halaman 1dari 4

Sandra Damasceno Souza e Silva, Tatiara Esquivel de Brito, Jorge Alberto dos Santos Santana, Deusa Rodrigues Mendes

Santana, Janice Macdo da Matta Simes

Relatrio-sntese avaliativo M5

INTRODUO:

AMAR (1998) traduz a questo das drogas ao caracteriz-las como os maiores e mais lastimveis de todos os flagelos que a humanidade tem noticia, que afeta o homem j na vida intra-uterina, quando os pais j so viciados. As drogas vm atacando o homem em todas as idades sob os mais diversos aspectos, penetrando em todos os segmentos da sociedade, em todos os pases do mundo. O descaso em relaao a esta problemtica nos mostra, historicamente que ou mudamos nossas estratgias ou nos renderemos aos infortnios que o rastro de drogas deixa em nossas crianas, famlias, comunidades, enfim em nossa sociedade. Mas que preveno e esclarecimentos, nossa misso trabalhar esta questo desprovidos de preconceitos, de estigmas, visto que vrias so os caminhos que conduzem s drogas, mas poucas so as oportunidades e mos que se estendem no sentido de proporcionar opes de escolha, de oferecer sadas. Juntos aprendemos muitos, agora nosso dever por em prtica. Nossos agradecimentos todos em especial ao nosso tutor, professor Gleison.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos este curso com grandes expectativas e temores, na ocasio vivencivamos situaes relacionadas s drogas reportadas pelas mdias, trazidas pelos

comentrios dos conhecidos e alguns episdios eventuais no entorno e na porta da nossa escola. Sabamos, evidentemente, do envolvimento de alguns alunos, em diversos turnos, mas sinceramente no sabamos o tipo de abordagem adequada a utilizar e temamos por ns, por nossos colegas, alunos e familiares, sem falar sobre o quanto nos pesava sentir que mais um aluno estava sendo perdido para o trfico. Muitos se foram, muitos acabaram em cima de cadeira de rodas, muitas famlias vitimadas, tanto de um lado quanto de outro. O ano de 2012 foi atpico, greves, calendrios abarrotados, nosso compromisso com uma educao que proporcione condies de igualdade aos nossos alunos de zona rural to carentes de suporte, estmulo, apoio, ateno e uma educao que supere as deficincias advindas do fundamental I. Com o decorrer do curso buscamos os melhores horrios, aproveitamos todas oportunidades para trocar ideias, buscar consensos, lanar mo da criatividade, buscar alunos dentro do perfil de protagonistas multiplicadores. Muitos colegas ficaram no caminho, apesar de participarem ativamente de nossa empreitada, por terem compromissos externos no tiveram a condio de cumprir com fruns e demais atividades on-line, ficamos tristes, mas a vida. Contamos com a participao da totalidade da comunidades escolar, e com uma grande parte da comunidade do entorno que somaram neste esforo inicial. A escola foi agitada por uma motivao acima do esperado. Ao mesmo tempo nos alegramos ao nos sentir confiantes a cada conhecimento adquirido e ao perceber que estes conhecimentos eram recebidos por nossos estudantes de forma interativa. Especialmente por, em sua maioria, serem provenientes de famlias em que a ocorrncia do uso/vcio em algum tipo de drogas muito comum, bem como as consequncias e o sofrimento causado por este fato. Atividades diversas foram desenvolvidas tendo como protagonistas nossos alunos. Dando a estes a oportunidade de construrem planos, projetos, elaborarem estratgias juntos com seus professores, discutindo possibilidades, propondo aes que aos seus olhos seriam melhores para chamar a ateno dos colegas.

Pessoalmente, lucramos pois ampliamos nossos conhecimentos e vivncia. Profissionalmente, nos sentimos mais preparadas para lidar com situaes envolvendo esta temtica, ainda que como iniciantes. Em relao aos nossos alunos, hoje se sentem mais confiantes ao discutirem o tema, por terem sido expostos a novos tipos de conhecimentos e abordagem desmistificando e mostrando a importncia de no apenas saber os males que as drogas proporcionam, mas de serem agentes que promovam mudanas no sentido de multiplicar os conhecimentos adquiridos. Pretendemos, ao longo deste ano nos reunir com a associao de pais e mestres. Inicialmente pretendemos convid-los a participar de reunies mensais para discusso, levantamento de necessidades, elaborao de projetos com a participao da famlia, comunidade e escola. Com palestras feitas por professores, alunos, pais, profissionais da rea de sade e grupo do projeto polcia na escola ( que desenvolvem um excelente trabalho de apresentao de palestras na rea). Como resultado destas aes, pretendemos elaborar relatrios peridicos para acompanhamento e levantamento de novas aes necessrias. Em relao comunidade, ainda estamos trilhando este caminho a passos tmidos que em breve se transformaro em parcerias constantes. Ayush Morad Amar (1988 16-17) nos diz que:
A historia tem demonstrado que os seres humanos fogem da dor, mais so atrados pelo prazer. [...] A atrao pelo prazer origina-se no funcionamento do nosso corpo, pois as funes vitais em si, produzem imenso prazer a um individuo. [...] Por outro lado, as drogas so usadas abusivamente, modificam as funes vegetativas e mentais, alterando em demasias seu comportamento (1988-16-17). Ao final desta etapa nos sentimos, exaustos, mas orgulhosos e agradecemos a oportunidade de comearmos esta estrada longa e sem fim.

Sandra Damasceno Souza e Silva, Tatiara Esquivel de Brito, Jorge Alberto dos Santos Santana, Deusa Rodrigues Mendes Santana, Janice Macdo da Matta Simes
Delegacia do Menor, Conselho Tutelar, Polcia Militar e CRAS (Centro de Referncia e Assistncia Social).

Anda mungkin juga menyukai