Anda di halaman 1dari 28

Sobre as lutas contra a Independncia na Amrica portuguesa: Os portugueses da provncia do Maranho Dr.

Marcelo Cheche Galves 1 Universidade Estadual do Maranho marcelocheche@ig.com.br

Resumo: O texto analisa a incorporao da provncia do Maranho ao Estado brasileiro, em 28 de julho de 1823, partindo da premissa de que as disputas polticas provinciais, potencializadas a partir do constitucionalismo portugus, no deram origem a projetos de emancipao poltica. Considera tambm que a transferncia da Corte para o Rio de Janeiro em 1808 resultou no aumento das divergncias de interesses entre regies distintas da Amrica portuguesa, base para as disputas que se seguiram Revoluo do Porto e posterior Independncia, proclamada por D. Pedro. Ademais, trata do movimento de resistncia das tropas no Maranho, com a colaborao de comerciantes e produtores, ante o avano de foras terrestres e navais, ordenado a partir do Rio de Janeiro. Como recurso, prioriza as palavras que circularam em jornais e folhetos, novos ingredientes desse momento, tambm novo, de transio no mundo luso-brasileiro. Palavras-chave. Independncia, Brasil, Maranho, imprensa, resistncia. Abstract: This paper analyses the incorporation of the Maranho province to the brazilian State, on July 28, 1823, on the premise that the provincial political disputes, powered from the portuguese constitutionalism, did not lead to projects of political emancipation. It also considers that the transfer of the Court to Rio de Janeiro in 1808 resulted in increased divergences of interests among different regions of portuguese America, basis for the disputes that followed the Revolution of Porto and the subsequent independence proclaimed by D. Pedro. Moreover, explore the resistance movement of troops in Maranho, in collaboration with traders and producers, according to the advance of land and naval forces, ordered from Rio de Janeiro. As a resource, prioritizes words that circulated in newspapers and pamphlets, new ingredients that moment, also new, transitional in Luso-Brazilian world. Keywords. Independence, Brasil, Maranho, press, resistance.

Coordenador do projeto O Maranho nas Cortes constitucionais portuguesas (1821-1822), pesquisa que conta com o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa e ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico do Maranho (FAPEMA).

Quem desconhece ser mais interessante para as provncias do Norte do Cabo de S. Roque obedecer antes a Portugal que ao Rio de Janeiro? Os imensos sertes que entre si medeiam, as faz crer em to longnqua distncia, como se ali fosse um outro mundo. Que dificuldade para daqui se obter uma graa ou um recurso. Pela direo dos ventos, e correntes, pode-se ir a Lisboa, e voltar, enquanto navegando para o Rio de Janeiro, apenas se teria chegado meia travessa. (...) Haver porventura, algum to louco, que troque o certo, pelo duvidoso? Acaso no temos ns j os nossos direitos declarados, a nossa propriedade garantida, e o que mais aprecivel, os nossos nomes de homens livres inscritos, nas bases da constituio que abraamos e juramos? 2.

As palavras acima demonstram a existncia de projetos polticos distintos na Amrica portuguesa, por ocasio dos debates suscitados pela Revoluo do Porto, vitoriosa em agosto de 1820. Ao longo de 1822, as cises entre grupos polticos situados em Lisboa e no Rio de Janeiro tornam-se mais evidentes, o que no significou a adeso imediata e linear das demais provncias a um desses centros de autoridade. Concluda a Independncia em fins de 1823, com a incorporao da provncia Cisplatina (atual Uruguai), e aparentemente vitorioso o projeto monrquico-constitucional, assistimos construo da escrita de uma histria ptria dotada de uma unicidade capaz de esvaziar as tenses que opuseram interesses distintos, e de nacionalizar territrio e povo, emersos com o grito de Independncia 3. Nas ltimas dcadas, desesperanas nacionais aliadas ao enfraquecimento dos regimes de exceo latino-americanos - caracterizados pelo ufanismo nacionalista -, contriburam para a dessacralizao do tema Independncia. Marco fundante de uma memria homognea, forjada na luta de indivduos capazes de morrer pela causa, e expresso de uma tradio nacionalcrist-ocidental, como nos lembra Benedict Anderson 4, nossas independncias vm sendo revisitadas. Nesse mesmo movimento, historiadores brasileiros tm aprendido a olhar para a Amrica hispnica procura de similitudes, exerccio capaz de romper com raciocnios estanques e duvidosos (unidade versus fragmentao; estabilidade versus instabilidade) e de aproximar, do ponto de vista metodolgico, pesquisas que distingam territrio colonial e territrio nacional 5, antes de analisar os elementos que viabilizaram a operacionalidade desses novos corpos polticos. Os desafios que temos pela frente podem ser apreendidos a partir dos ensinamentos de Istvn Jancs 6, historiador que produziu e fomentou pesquisas sobre a Independncia que reorientaram os caminhos a serem seguidos por um conjunto de novos historiadores. Basicamente: 1) compreender as Independncias sem inseri-las num processo cuja emancipao compusesse um roteiro previamente estabelecido, formado por Estados e Naes pr-existentes, espera do momento de libertao - refutava-se, assim, expresses como
Conciliador, n 88, 15/5/1822, p. 3. Para Ceclia Oliveira, o livro do ingls John Armitage, escrito em 1836, instituiu entre ns a prtica de obscurecer diferentes projetos em curso e consagrar a premissa segundo a qual haveria uma unanimidade de vontades em torno da separao de Portugal. Ceclia Helena de Salles Oliveira. O Espetculo do Ypiranga: mediaes entre histria e memria. Tese apresentada ao Museu Paulista da Universidade de So Paulo para Concurso de Livre-Docncia junto Diviso Tcnico-Cientfica de Acervo e Curadoria da rea de Histria do Imaginrio. So Paulo, 1999, p. 153. 4 Comunidades imaginadas: reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. Traduo Denise Bottman. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. 5 Ver Joo Paulo Garrido Pimenta. Estado e Nao no fim dos Imprios Ibricos no Prata (1808-1828). So Paulo: Hucitec; FAPESP, 2002. Captulo 2; e Jos Carlos Chiaramonte. Cidades, provncias, estados: origens da nao argentina (1800-1846). Traduo Magda Lopes. So Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2009. Captulo 3. 6 Ver Istvn Jancs. Na Bahia contra o Imprio. Histria do ensaio de sedio de 1798. So Paulo: Hucitec, 1996 e Istvn Jancs (org.) Independncia: histria e historiografia. So Paulo: Hucitec; FAPESP, 2005.
3 2

manuteno da unidade, restaurao de territrios, e separatismo provincial; 2) recuperar a dinmica poltica a partir das variveis que afligiam os cidados que se movimentavam na nova cena pblica, rediscutindo o lugar das explicaes estruturais, como aquelas pautadas nas noes de truculncia das Cortes, falncia ibrica e novas necessidades do capital; 3) repensar a generalidade da noo de povo, dando conta de uma efetiva recuperao da atuao de homens e mulheres de carne e osso, e de suas razes prticas para participar da poltica - perspectiva muito diversa das massas de manobra, por vezes denunciadas sob a falsa aparncia de criticidade e como elemento para a concluso de que com a Independncia, nada mudou; 4) por fim, retornar ao conjunto de documentos produzidos dentro e fora da esfera estatal, com especial ateno aos jornais e folhetos, tomados como novos ingredientes de uma poltica cujo aprendizado se dava tambm em praa pblica. Sob essas orientaes, o texto a seguir trata da incorporao da provncia do Maranho ao Imprio do Brasil, oficializada em 28 de julho de 1823, a partir das expectativas e aes contrrias a tal movimento. Ante o Brasil coeso, nascido da historiografia oitocentista, ressalto a resistncia ao projeto poltico concebido no Centro-Sul, tomado como desptico j que rompia com o constitucionalismo portugus 7 - e separatista, pois fragmentava o territrio luso-americano. Ao Norte, uma provncia distante

A citao que d incio a este artigo pertence ao jornal Conciliador, que circulou na cidade de So Lus, capital da provncia do Maranho, entre os anos de 1821 e 1823. Nela, seus redatores valem-se do argumento das distncias entre as provncias do Norte e o Rio de Janeiro para sustentar a ideia de manuteno daquele conjunto territorial unido a monarquia portuguesa, num momento em que a criao do Conselho dos Procuradores Gerais das Provncias do Brasil 8, a partir do Rio de Janeiro, ameaava a autoridade restituda a Lisboa, com o regresso de D. Joo VI e a instaurao das Cortes. Na mesma poca, o conhecido folheto assinado pela Sentinela Constitucional Bahiense - qui a inspirao para os redatores do Conciliador 9 - repetia os mesmos argumentos. Nas Cortes, em agosto de 1822, o bispo Romualdo de Souza Coelho, deputado pela provncia do Gro-Par, props, sem xito, a criao de um centro administrativo no antigo pas do Amazonas, composto por Par, Maranho, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Gois 10.

Cabe lembrar que a notcia sobre o restabelecimento dos plenos poderes do monarca portugus, aps a revolta em Vila Franca de Xira, vitoriosa em maio de 1823, s chegou ao Maranho no ms de julho, s vsperas da incorporao ao Imprio do Brasil. 8 O Conselho foi criado em fevereiro de 1822, pelo regente D. Pedro I, com o objetivo de reforar os vnculos polticos entre as provncias da Amrica portuguesa, num momento em que ocorriam as eleies para as juntas de governo, diretamente vinculadas a Lisboa. Lembro que o incio de 1822 marca o acirramento das divergncias entre as autoridades estabelecidas em Portugal e o prncipe regente. Quatro meses depois, e na mesma direo, D. Pedro I convocou uma Assembleia Constituinte. As duas convocaes foram rechaadas pelo governo da provncia do Maranho. 9 Os Amantes da Unio patrocinaram a reimpresso do folheto numa tipografia maranhense. Sentinela Constitucional Bahiense. Golpe de Vista sobre a Carta da Junta de So Paulo a sua Alteza Real. Anlise da mesma O.D.C. ao Soberano Congresso por M. J. da Cruz. Tudo mandado reimprimir por os Amantes da Unio. Maranho: Imprensa Nacional, 1822. Biblioteca Nacional de Portugal. 10 Cf. Mrcia Regina Berbel. A nao como artefato. So Paulo: Fapesp, Hucitec, 1999, p. 188.

Distncias geogrficas, decerto, mas tambm administrativas, polticas e econmicas, traduziram-se na defesa de interesses distintos, mais bem visualizados aps a transferncia da Corte para o Rio de Janeiro, em 1808. Nos anos que se seguiram, tais interesses deram origem a movimentos polticos diametralmente opostos: vitoriosa a Revoluo do Porto, as provncias do Gro-Par, Bahia e Maranho apressaram-se em se declarar constitucionais, forma precpua de esvaziar o projeto poltico centrado no Rio de Janeiro; dois anos depois, proclamada a Independncia, as mesmas provncias opuseram-se novamente aos ditames do Centro-Sul, aceitando o Imprio do Brasil - no sem resistncia - apenas em meados de 1823 11. Pode-se argumentar, em sentido contrrio, que outras lgicas tambm compuseram o cenrio de adeses e resistncias Revoluo do Porto e Independncia. Entre novembro de 1822 e janeiro de 1823, por exemplo, a quase totalidade das Cmaras localizadas no Norte da Amrica portuguesa aderiu de bom grado ao novo centro de autoridade. Entretanto, uma anlise das distncias supracitadas, em dilogo com os efeitos provocados pela instaurao da Corte em localidades distantes do Rio de Janeiro, pode ajudar a compreender o choque de interesses que ops portugueses da Amrica e brasileiros, identidades que ganhavam seus primeiros contornos na medida em que projetos polticos distintos tomavam corpo. Em 2008, motivados pelo bicentenrio da transferncia da Corte para o Brasil, pesquisadores brasileiros revisitaram o tema e, de certo modo, reiteraram uma tendncia presente nesses escritos desde os seus primeiros registros, a saber, a centralidade do Rio de Janeiro nas explicaes sobre as transformaes da vida em Colnia 12. Contudo, territrios distantes como o Maranho tambm viveram importantes mudanas no perodo. Antes, cabe lembrar que desde o momento conhecido como Unio Ibrica (15801640), os territrios que posteriormente compuseram as provncias do Gro-Par e do Maranho foram compreendidos como regies distintas, do ponto de vista administrativo, dos territrios situados no Centro-Sul da Amrica portuguesa. Em vrios momentos, a cidade de So Lus foi sede administrativa, diretamente vinculada a Lisboa, situao tambm vivenciada pela cidade de Belm, capital do Gro-Par. Lembro ainda que at 1763, a cidade de Salvador, na Bahia, foi o principal centro administrativo colonial, transferido nesse ano para o Rio de Janeiro. No parece coincidncia o fato de trs cidades principais 13, So Lus, Belm e Salvador, serem os principais focos de resistncia ao novo centro de autoridade, consolidado a partir de 1808 e que, em 1822, apresentava um projeto poltico alternativo ao Imprio portugus.
11

A Bahia, em 2 de julho; o Maranho, em 28 de julho; e o Gro-Par, em 15 de agosto. Por fim, deu-se a incorporao da provncia Cisplatina, em 18 de novembro de 1823. 12 Um balano sobre tal produo s vsperas do bicentenrio foi realizado por Lcia Maria Paschoal Guimares. << A historiografia e a transferncia da Corte para o Brasil. >> Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, (a. 168), n 436, jul/set 2007, p. 15-28. Como contraponto perspectiva centrada no Rio de Janeiro, ver Andra Slemian e Joo Paulo Garrido Pimenta. A Corte e o mundo. Uma histria do ano em que a famlia real portuguesa chegou ao Brasil. So Paulo: Alameda, 2008. O captulo 3 tem o sugestivo ttulo: A Corte e outros Brasis, e um dos subitens: O norte, o Maranho e o Gro-Par: onde a Corte mais longnqua. 13 Refiro-me condio de centros de autoridade colonial, base para as disputas suscitadas por projetos emancipacionistas. Mais comuns s explicaes dedicadas Amrica hispnica, a noo de ciudades principales pode servir a compreenso das resistncias ao poder institudo no Rio de Janeiro a partir de cidades que gozaram de certa autonomia e concentraram rgos administrativos durante o perodo colonial. Para a Amrica hispnica, ver Anderson, Comunidades..., Op. Cit. Captulo 3; e Juan Carlos Garavaglia. Os primrdios do processo de independncia hispano-americano. In: Jancs (org.), Independncia..., Op. Cit., p. 207-234.

Mapa 1- Territrio brasileiro em 1834 14 A Carta Rgia de 4 de maio de 1617, confirmada por outra, em 13 de junho de 1621, dividiu o territrio colonial em duas unidades administrativas independentes: o Estado do Brasil, com sede em Salvador; e o Estado do Maranho, com sede em So Lus. O segundo compreendia o atual territrio dos estados do Cear ao Acre. Em 1652, o Estado do Maranho foi extinto e substitudo por duas capitanias gerais, a do Maranho e a do Gro-Par. Por Carta Rgia de 25 de agosto de 1654 foi restabelecido o Estado, agora como Estado do Maranho e Gro-Par, com sede ainda em So Lus. No ano de 1751, D. Jos I transferiu a capital do Estado de So Lus para Belm, passando o mesmo a ser denominado de Estado do Gro-Par e Maranho. Posteriormente, em 1772, aconteceu uma nova diviso em dois Estados: o Estado do Maranho e Piau, com sede em So Lus, e o Estado do Gro-Par e Rio Negro, com sede em Belm. Em 1811, com a separao do territrio do Piau, o Maranho ganhou os contornos similares queles do momento da Independncia. Inicialmente preocupado com a defesa do territrio, Portugal redimensionou a importncia de So Lus como sede administrativa a partir da criao da Companhia Geral de Comrcio do Gro-Par e Maranho, em 1755. Desde ento, o incremento das lavouras de arroz e de algodo, e a utilizao em larga escala de escravos africanos, inseriu mais efetivamente a economia maranhense no mercado atlntico, situao no alterada com a extino da Companhia, em 1778, e intensificada, trs dcadas depois, com a Abertura dos Portos. Os registros produzidos pelo lavrador Raimundo Jos de Sousa Gaioso, em 1813, e pelo engenheiro Antonio Bernardino Pereira do Lago, em 1822, do a dimenso dos novos patamares atingidos pela economia maranhense a partir de 1808. Como exemplo, sistematizei alguns dados referentes exportao de arroz e de algodo: Tabela 1 Arrobas de arroz e algodo exportadas pelo Maranho (1771-1821) Exportao / Ano Arrobas de Algodo Arrobas de Arroz 1771 (G) 4.055 2.847 1783 (G) 49.756 16.451 1810 (G) 285.863 254.073 1817 (L) 401.729 297.417 1821 (L) 226.118 284.721

Fonte: Raimundo Jos de Sousa Gaioso. Compndio histrico-poltico dos princpios da lavoura do Maranho suas produccoens, e progressos, que tem tido at ao prezente, entraves que a vo deteriorando; e meios que tem lembrado para desvanece-los, em augmento da mesma lavoura, e sem prejuizo do real patrimnio. Paris: P. N. Rougeron, 1818; Antonio Bernardino Pereira do Lago. (1822) Estatstica histrico-geogrfica da Provncia do Maranho. 2 ed. So Paulo: Siciliano, 2001, p. 108-123. (G) Gaioso, (L) Lago.

Jean Baptiste Debret. Carte do Brsil. Paris: Firmin Didot Frres, 1834. Acervo da Biblioteca Brasiliana USP, disponvel em http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/624510002

14

No cmputo geral, observa-se ainda um significativo aumento das importaes (de escravos e manufaturas), maior fluxo de capital comercial (crditos) mesmo que oscilantes e ao sabor das tenses do mercado internacional, caractersticas de uma economia dependente, e o crescimento demogrfico da provncia 15. A cidade de So Lus tambm cresceu: em 1811, o ingls Henry Koster, ao visit-la, calculou sua populao em 12.000; oito anos depois, Spix e Martius elevaram esses nmeros para 30.000 16. Tais mudanas ocorreram em meio edificao de uma nova poltica tributria, vida por recursos capazes de atender as novas necessidades criadas pela instaurao da Corte no Rio de Janeiro. Os recursos tambm escoavam devido crescente presena de comerciantes ingleses nas atividades de importao, exportao e crditos. A euforia dos primeiros anos deu lugar ao gradativo endividamento de comerciantes e produtores, e ao controle / reduo dos preos mdios pagos pelo algodo, produto mais atrelado atuao dos mercadores ingleses na provncia 17. Os dados da Tabela 1 para o ano de 1821 expressam a situao de dificuldade dos produtores de algodo naquele momento. Nesse contexto, o constitucionalismo vintista foi interpretado como soluo para dois problemas candentes: com o regresso de D. Joo VI para Lisboa, era aguardada a reduo dos tributos; com a retomada da soberania nacional - obstada por anos de ocupao francesa e ingerncia inglesa -, imaginava-se o controle das atividades de mercadores estrangeiros, alm da reafirmao do direito a escravido, condio comprometida pela poltica oficial inglesa de restrio ao comrcio escravista. Disputas provinciais, leituras constitucionais Em 6 de abril de 1821, o governador Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca (1819-1822) anunciou a adeso do Maranho ao movimento constitucional do Porto. Naquele momento, as autoridades locais ainda no tinham sido comunicadas da deciso de D. Joo VI regressar a Portugal. Nesse sentido, podemos compreender tal atitude como uma afronta ao monarca e ao poder estabelecido no Rio de Janeiro, num momento de incertezas polticas e de conseqncias imprevistas para os potenciais traidores. A Ata da Cmara, com 132 assinaturas, expressa o apoio de setores das tropas, dos comerciantes e produtores - esses ltimos reunidos no Corpo de Comrcio e Agricultura -, a adeso; porm, outra Ata, com a assinatura daqueles que apoiavam a permanncia de Pinto da Fonseca frente do governo, obteve apenas 69 assinaturas 18. Seu nome no era consenso. Ademais, discutia-se agora a forma de governo - havia a possibilidade de substituio do governador por uma junta de governo, como ocorrido em Pernambuco, por exemplo -, a ocupao de cargos, o direito a contratos, alm de outras formas de acesso ao errio. As cises
Para todos esses dados, ver Lago, Estatstica..., Op. Cit., p. 108-123. Henry Koster. (1816) Viagens ao nordeste do Brasil. Traduo de Lus da Cmara Cascudo. 11 ed. Recife: Fundao Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2002, p. 297. Johann Baptist Von Spix; Carl Friedrich Philipp Martius. Viagem pelo Brasil (1817-1820). Traduo de Lcia Furquim Lahmeyer. 2 ed. So Paulo: Melhoramentos, s/d, t. II, p. 298. 17 No ano de 1817, por exemplo, 54,35% do algodo maranhense foi exportado para a Inglaterra; no mesmo ano, 91,5% do arroz maranhense teve como destino as cidades de Lisboa e Porto. Cf. Lago, Estatstica ..., Op. Cit., p. 108-123. 18 As duas atas podem ser consultadas em Acontecimentos polticos ocorridos na capital do Maranho no dia seis de abril de 1821. Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BN), Seo de Manuscritos (Ms), 5, 4, 15.
16 15

produziram a abertura de devassas, prises e deportaes. Sob o efeito da recm instituda liberdade de imprensa, jornais, folhetos e abaixo-assinados circulavam provocando acaloradas discusses. Nos dias que sucederam o 6 de abril, outras duas novidades ocuparam a cena pblica: para o dia 13 de abril, foram marcadas eleies, com o objetivo de escolher a melhor forma de governo e os nomes que comandariam a provncia; no dia 15 de abril, circulou o primeiro nmero do jornal Conciliador, primeiro peridico maranhense. Debate poltico e imprensa caminhariam juntos a partir da. As eleies de 13 de abril terminaram com uma ampla vitria de Pinto da Fonseca. Em vez de votos individuais, declaraes organizadas por diferentes agrupamentos, como: Regimento de Infantaria de Linha, Regimento de Milcias, Corpo de Comrcio e Agricultura, Corpo de Artilharia, Companhia de Cavalaria Franca, Batalho de Pedestres, Magistratura, Escrives da Relao, e Advogados da Relao 19, totalizaram 270 votos 20, contra 8 votos pela criao de uma junta de governo 21 e 2 contrrios adeso. As denncias contra os procedimentos eleitorais que resultaram na aclamao de Pinto da Fonseca provocaram dezenas de deportaes 22. importante lembrar que, nesse momento, a prpria eleio de 13 de abril ainda no tinha os seus procedimentos orientados pelas Cortes portuguesas. Apenas em outubro de 1821, deu-se a regulamentao da nova ordem poltica nas capitanias, agora denominadas como provncias. Determinou-se ento, a eleio de juntas de governo, alm da criao do posto de governador de armas, diretamente nomeado por Portugal. Nesse nterim, os cidados deportados em abril de 1821 fizeram imprimir, em Lisboa, denncias que versavam sobre o suborno das tropas, promessas de emprego, ameaas aos eleitores, e transferncias indesejadas para os opositores que ocupavam cargos pblicos. As mesmas denncias chegaram s Cortes, e foram lidas nas sesses 23 n 173, 195 e 264, em 11/9/1821, 2/10/1821 24 e 24/12/1821, respectivamente. Tambm importante salientar que representaes de apoio permanncia de Pinto da Fonseca foram enviadas s Cortes, como a que foi lida na sesso de 15 de fevereiro de 1822, solicitando a dispensa da criao de uma junta de governo no Maranho.

A relao nominal dos votos que integraram cada declarao foi publicada pelo Conciliador, n 5, 29/4/1821, p. 35. 20 Alm das declaraes, 86 votos individuais foram computados. 21 So eles: Manoel Rodrigues Oliveira, Miguel Bruce, Miguel Lamagner, Joo Rodrigues de Miranda, Bernardo Pereira de Berredo, Manoel Pereira de Carvalho, Jos Antonio de Freitas e Manoel Paixo dos Santos Zacheo. Cf. Folha Medicinal, n 9, 6/5/1822, p. 70-72. Alguns cidados foram presos antes do dia 13 de abril, outros, no compareceram para votar. Os 8 cidados aqui relacionados foram presena constante nos abaixo-assinados encaminhados s Cortes e no debate impresso que se estabeleceu a partir de meados de 1821. 22 No Maranho, Pinto da Fonseca conseguiu manter-se no poder at o incio de 1822, momento em que foi substitudo por uma junta de governo, eleita em fevereiro. 23 Todas as referncias ao Dirio das Cortes Geraes e Extraordinrias da Nao Portugueza tiveram como base o site da Assembleia da Repblica de Portugal, que disponibiliza as atas entre 24 de janeiro de 1821 e 4 de novembro de 1822. Ver http://debates.parlamento.pt/?pid=mc. 24 Nessa sesso, Fonseca foi advertido por arrogar a si as atribuies do poder judicirio (...) a soltar uns e a exterminar outros, sem que estes fossem ouvidos em sua defesa.

19

Dois cidados foram acusados de garantir a vitria de Pinto da Fonseca: o major Rodrigo Pinto Pizarro e o comendador Antonio Jos Meirelles 25. O primeiro era ajudante de ordens de Fonseca e viera com este para o Maranho em 1819, aps participarem de campanhas militares na regio do Rio da Prata. Num dos folhetos publicados em Lisboa, Pizarro foi acusado de ameaar os cidados que ousassem votar pela criao de uma junta de governo: quatro peas de Artilharia, e mais de mil baionetas, com dez cartuchos embalados, apiam o meu voto 26. Pizarro tambm teria sido o idealizador da proposta de aumento de 100% nos soldos, pea-chave no crescente apoio das tropas permanncia de Pinto da Fonseca 27. J o comendador Meirelles era o negociante mais rico da provncia. O momento de sua ascenso coincide com o das mortes do comendador Caetano Jos Teixeira (1818) e de Jos Gonsalves da Silva (1821), principais negociantes at ento, e com o perodo da administrao de Pinto da Fonseca, ocasio em que consolidou sua posio de representante do Corpo de Comrcio e Agricultura e principal credor do errio 28. Noutro folheto 29, tambm impresso em Lisboa, Meirelles foi acusado de difundir, em 9 de abril, a iminncia de um levante escravo, liderado por amotinadores, cuja leitura da ideia de liberdade abrangeria a abolio da escravatura, tema caro a uma provncia cuja economia fundamentava-se na mode-obra escrava 30. A inteno seria espalhar o medo, forma de reiterar a importncia da permanncia de Pinto da Fonseca. O mesmo autor ainda acusou Meirelles de liderar o recolhimento das assinaturas para a aclamao de Pinto da Fonseca, obtidas com base no suborno e no terror. Parecia evidente que as novidades da poltica tambm exigiriam novas armas. Nove dias depois da adeso e dois dias aps a aclamao, circulou manuscrito o primeiro nmero do jornal Conciliador. At novembro de 1821, momento de instalao da primeira tipografia na provncia, seus redatores produziram 34 nmeros, sendo os 8 primeiros impressos posteriormente 31. Vinculado administrao de Pinto da Fonseca e junta de governo que o

Meirelles obteve a comenda da Ordem de Cristo aps adquirir 20 aes do Banco do Brasil, de quem passou a ser correspondente em 1819. BN, Ms, Coleo de Documentos Biogrficos: C 423,31 - Antonio Jos Meirelles. 26 Jos de Loureiro Mesquita. Manifesto de todos os acontecimentos e causa da Revoluo da Provncia do Maranho concluda em 6 de abril de 1821. Para servir de justificao aquelles que foram injustamente presos e perseguidos pelo desptico Governador daquela Provncia Bernardo da Silveira Pinto. Lisboa: Impresso de Alcobia, 1821, p. 13. BN, Seo de Obras. 27 No folheto Singela e verdadeira narrao..., Fonseca reconheceu a centralidade da atuao de Pizarro na articulao para a adeso das tropas ao seu nome. Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. Singela e verdadeira narrao do comeo, progresso e concluso da Regenerao Poltica do Maranho, no glorioso dia 6 de abril de 1821. Sem data e local de impresso. BN, Seo de Obras Raras, Coleo Benedito Ottoni. 28 H registros da presena de Meirelles como contratante para o abastecimento de carne verde a partir de 1810, podendo ser anterior. Contudo, durante o governo de Pinto da Fonseca, sua atuao junto ao errio se intensifica, razo decisiva para o seu enriquecimento e distino com relao aos demais comerciantes. Entre os folhetos impressos pelos opositores, era comum a acusao de que Meirelles devia mais ao errio, do que era seu credor. 29 Manoel Paixo dos Santos Zacheo. Ao Soberano Congresso Nacional, nas Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa. O Epaminondas Americano sobre a Revoluo do Maranho. Lisboa: J. B. Miranda, 1822a. Biblioteca do Itamaraty. 30 O medo de uma insurreio escrava paira sobre a documentao produzida a partir do incio do oitocentos, momento de deslocamento de grandes contingentes de escravos africanos para a provncia. Contudo, parece pouco provvel que os opositores de Pinto da Fonseca tenham incitado os escravos a um levante. Como observou Manoel Zacheo, os opositores tambm eram proprietrios e produtores. Ao Soberano..., Op. Cit., p. 10. 31 Na edio n 52, os redatores afirmaram que, desde o primeiro nmero, a imprensa j tinha sido solicitada em Londres. Conciliador, n 52, 9/1/1822, p. 3.

25

sucedeu, o jornal manteve a linha situacionista at o seu fechamento, em julho de 1823, s vsperas da rendio portuguesa 32. Seus redatores 33 eram figuras prximas a Pinto da Fonseca e improvisaram, no calor da hora, um constitucionalismo de ocasio, capaz de justificar a permanncia de um governador vinculado ao Ancien Rgime, e de desqualificar a proposta de uma junta de governo, bem como o constitucionalismo dos principais opositores. J na primeira edio, os redatores ponderaram:
(...) qual ser mais bem regido nas delicadas circunstncias em que esto os domnios portugueses? Um pas regido por governos compostos de muitos membros, pela maior parte novios na grande arte de reger o povo, e talvez suspeitosos do mesmo povo, ou governado por um s homem prtico nos deveres relativos ao seu cargo, respeitvel em virtudes, ativo em providncias e, sobretudo, amado dos mesmos povos que tem regido? Pode algum preferir a incerteza do acaso realidade da experincia? Basta 34.

Observe-se que as qualidades de prtico, respeitvel, ativo e amado, colocavam em segundo plano a questo do constitucionalismo de Pinto da Fonseca, alvo preferido de seus oponentes. Fonseca era genro do 1 Conde de Amarante, governador da provncia de Traz dos Montes, por ocasio da ocupao francesa. Com os ventos constitucionais, seu cunhado, o 2 Conde de Amarante, participou ativamente do movimento de resistncia s Cortes, vitorioso em maio de 1823 35. A origem de Pinto da Fonseca, aliada s manobras para permanecer no poder, alimentavam a tese de que se aproveitara do momento poltico, mas nem de longe compartilhava os ditames constitucionais agora vigentes 36. Outra misso do Conciliador era refutar as crticas impressas em Lisboa e Londres, e que, apesar das ameaas, circulavam pela capital So Lus. Os ecos do degredo comearam a ser ouvidos em So Lus j em agosto de 1821, momento em que o Manifesto de todos os acontecimentos e causa da Revoluo da Provncia do Maranho concluda em 6 de abril de 1821, escrito pelo major Jos Loureiro Mesquita 37 e impresso em Lisboa, chegou a cidade. Nos meses seguintes, folhetos e jornais impressos em Portugal, alm do Correio Braziliense 38, protagonizaram, juntamente com o Conciliador, uma tensa interlocuo.
Com 212 edies, o Conciliador um dos jornais mais longevos da Amrica portuguesa. A maioria de seus nmeros pode ser consultada em WWW.bn.br, link Biblioteca Digital. 33 Jos Antonio da Cruz Ferreira Tezo, o padre Tezinho, e Antonio Marques da Costa Soares. Voltarei aos personagens. 34 Conciliador, n 1, 15/4/1821, p. 4. Na edio nmero 3, um artigo assinado por Um portugus considerou as eleies como mera formalidade em tempos de crise. Conciliador, n 3, 22/4/1821, p. 29. 35 Refiro-me a Revolta de Vila Franca de Xira, que restabeleceu os poderes absolutos da monarquia portuguesa. 36 A correspondncia enviada a D. Joo VI por ocasio da adeso evidencia o constrangimento de Pinto da Fonseca. Nela, define-se como um homem pblico num turbilho de incertezas, que pode at ter errado, mas que fora impelido pelas poderosas e delicadas circunstncias em que me vi colocado no dia seis do corrente Abril. Acontecimentos polticos..., Op. Cit. Outro indcio das posies polticas de Pinto da Fonseca pode ser apreendido a partir de seu regresso a Portugal, no incio de 1822: com o restabelecimento dos plenos poderes do monarca, recebeu ttulos e cargos. O mesmo ocorreu com Rodrigo Pinto Pizarro. Cf. Lus Antonio Vieira da Silva. (1862) Histria da independncia da provncia do Maranho (1822-1828). 2 ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1972, p. 58-60. Coleo So Lus, v. 4; e Rodrigo Pinto Pizarro. Carta de um portugus emigrado acerca do ex-imperador do Brasil e do seu chamado manifesto. Lisboa: 1832 (Paris, 20/2/1832). BN, Seo de Obras Raras. 37 Mesquita foi deportado em abril de 1821. 38 Desde junho de 1821, momento em que os primeiros expulsos do Maranho chegaram Europa, o Correio Braziliense manifestou sua preocupao com as medidas de segurana tomadas por Pinto da Fonseca.
32

importante lembrar que juntamente com esses impressos, voltavam para a provncia cidados inocentados em Lisboa, dos processos instaurados a partir das deportaes de abril de 1821. Em dezembro de 1821, o Conciliador anunciou a chegada a So Lus da galera Jaqui, carregada de folhas de papel pardo, apelidadas Violncias feitas no Maranho por B. da S. P. [Bernardo da Silveira Pinto] 39. Chegaram tambm O Manifesto justificativo de M. P. de C. [Manoel Pereira de Carvalho], e o Almocreve das petas 40. Esses escritos serviram como base para o recolhimento de assinaturas, encaminhadas s Cortes, pedindo providncias contra Pinto da Fonseca e o despotismo ainda vigente na provncia. Dois desses abaixo-assinados, o Protesto de lealdade e reconhecimento do povo ao Rei. Abaixo-assinado dos cidados da provncia do Maranho 41, elaborado no final de 1821, e o Requerimento dirigido ao Soberano Congresso por 48 habitantes desta cidade 42, que circulou nos primeiros meses de 1822, expressam a importncia de uma espcie de opinio pblica de oposio: dos 48 assinantes do Requerimento, 40 haviam assinado o Protesto. Seus signatrios ofereciam outra leitura da ordem propalada nas pginas do Conciliador. O prprio Conciliador, que se tornara ainda mais poderoso aps a instalao da tipografia em novembro de 1821, foi alvo dos abaixo-assinados:
To prodgio este governador pelos fundos pblicos e vido de lisonja, que tem feito pagar 50$000 por ms a Antonio Marques Costa Soares, um dos redatores ostensivos deste abjeto peridico, alm de o ter criado Oficial Maior da Secretaria do Governo com ordenado, logo que se fechou o Teatro desta cidade, no qual era tradutor e ao mesmo tempo ensaiador dos cmicos, e tudo em remunerao aos nauseantes elogios, e hinos a este general, que fez representar e cantar no dito Teatro, depois do dia 6 de abril, enquanto aberto, e pelas adulaes publicadas no mencionado peridico 43.

Em mais de uma ocasio, o redator Costa Soares assumiu a funo de desqualificar esses abaixo-assinados, evitando maiores consideraes sobre as motivaes para as queixas:
(...) que pretendem provar os seus acusadores com cinqenta e seis assinaturas postas no caviloso, mentiroso, injurioso, faccioso, insidioso, escandaloso, aleivoso, furioso, manhoso, tenebroso, venenoso, vertiginoso monstruoso e asqueroso requerimento feito s Cortes? Podem acaso encobrir que a maior parte dessas mesmas assinaturas foram alcanadas com dolo e com suborno vil? 44.

A documentao produzida pelos opositores de Pinto da Fonseca e da junta que o sucedeu permite avanarmos sobre a complexa questo das razes para o dissenso, potencializadas
Gradativamente, o jornal subiu o tom, e exigiu por diversas vezes a sua deposio. Para a interlocuo mantida entre os dois jornais, ver Marcelo Cheche Galves. Ao pblico sincero e imparcial: Imprensa e Independncia do Maranho (1821-1826). Tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense. Niteri, 2010, p. 150-153. 39 Conciliador, suplemento ao n 46, 20/12/1821, p. 2. 40 Tive acesso a fragmentos desses folhetos a partir da Refutao dos escandalosos folhetos denominados Violncias... e Manifesto justificativo..., artigo publicado como suplemento aos nmeros 56 e 62 do Conciliador e assinado por Antonio Marques da Costa Soares. 41 Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Coleo Instituto Histrico, lata 400, pasta 10, doc. 2. O documento contou com 65 assinaturas. 42 Transcrito pelo Conciliador no suplemento ao n 82, de 24 de abril de 1822. 43 Protesto..., Op. Cit., p. 1-2. 44 Conciliador, suplemento ao n 62, 14/2/1822, p. 4.

naquele momento de expectativas por mudanas. O que defini como opinio pblica de oposio pode ser caracterizada - ainda que de maneira limitada - a partir da atuao de trs personagens: o brigadeiro Manoel Antonio Falco, o comerciante Honrio Jos Teixeira, e o advogado provisionado Miguel Igncio dos Santos Freire e Bruce. O brigadeiro Falco se recusou a participar das primeiras movimentaes das tropas em direo a adeso, antes do 6 de abril. Naquele momento, outros militares do primeiro escalo, que vieram com Pinto da Fonseca para o Maranho em 1819 45, arquitetaram um plano de adeso que trazia consigo a permanncia de Pinto da Fonseca frente do governo. A origem de tal movimentao foi uma petio assinada por 25 militares e encabeada pelo coronel Manoel de Sousa Pinto de Magalhes e pelo major Ricardo Jos Coelho, documento considerado por Pinto da Fonseca como uma prova cabal do desejo de adeso das tropas. J o major Rodrigo Pinto de Pizarro, ajudante de ordens e tambm figura-chave do aparato militar de Fonseca, no assinou a petio, talvez com o objetivo de caracterizar os anseios das tropas, a serem acatados pelo governo, para o qual emprestava os seus servios. Aps o 6 de abril, Pinto da Fonseca tentou conquistar o apoio dos militares ainda reticentes, com a proposta de um aumento de 100% na tabela de soldos, mas nem todos aceitaram. Falco foi afastado do comando do Regimento de Linha. Outros militares, como o brigadeiro Manoel Jos Xavier Palmeirim, o major Jos Loureiro Mesquita, e pelo menos mais quinze nomes 46 que, meses mais tarde, compuseram os abaixo-assinados, constaram nas listas de presos, deportados, demitidos, ou transferidos para outras localidades.
Honrio Jos Teixeira era filho do comendador Caetano Jos Teixeira, um dos principais comerciantes de escravos, importante credor do errio e representante do Banco do Brasil no Maranho. Com a morte do pai, em 1818, teve dificuldades com a administrao do que herdara, perdendo espao para Meirelles tanto no comrcio de escravos quanto nos negcios pblicos. Sintomaticamente, seu nome no consta entre os membros do Corpo de Comrcio e Agricultura, agrupamento capitaneado por Meirelles.

As possibilidades abertas pelo movimento constitucional do Porto permitiram-lhe uma intensa atuao no cenrio poltico maranhense, com ecos em Lisboa e Londres: foi o principal financiador dos folhetos impressos em Portugal, aps abril de 1821, com ataques administrao de Fonseca; alm disso, encaminhou ao Correio Braziliense em Londres relatos sobre a situao poltica da provncia 47. Em junho de 1822, o Conciliador acusou Hiplito da
Refiro-me a Manoel de Sousa Pinto de Magalhes, Ricardo Jos Coelho e Rodrigo Pinto Pizarro. No folheto Singela e verdadeira narrao... consta a informao de que Pizarro e Coelho lutaram juntos nas guerras do Prata e que, antes, Pizarro e Magalhes estiveram juntos na tomada de Badajoz. Fonseca, Singela..., Op. Cit., p. 2-4. 46 Nos abaixo-assinados, vrios cidados declararam sua ocupao, sendo mais freqentes as ocupaes militares. Contudo, saliento as precaues de Adriana Barreto de Souza quanto ao uso indiscriminado do termo. Lembra-nos a autora, que no havia naquele momento um perfil militar-institucional no exrcito: ser um oficial poderia ser antes uma honraria, obtida por vias no-militares, que uma profisso. Dentre os abaixoassinados aqui utilizados, possvel observar que diversos comerciantes e produtores subscreveram como comandantes e integrantes de regimentos e batalhes. Ver Adriana Barreto de Souza. O exrcito na consolidao do Imprio: um estudo histrico sobre a poltica militar conservadora. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999. 47 Na edio n 164, de janeiro de 1822, o Correio Braziliense reproduziu a ordem de priso contra Honrio Jos Teixeira, de 15 de abril de 1821, e a portaria de 17 de abril que ordenou a devassa fundamentada na opinio pblica e na notria conduta insidiosa de cidados como Honrio Jos Teixeira. Transcreveu ainda a portaria de 25 de junho de 1821, em que Fonseca apresentou os primeiros resultados da devassa, que terminou por inocentar os acusados pela falta de prova plena e cabal. O objetivo da reproduo desses documentos era evidenciar as motivaes polticas das medidas tomadas por Fonseca em abril de 1821, sustentadas em prticas
45

Costa de ter recebido de um certo ricao do Maranho boa poro de dinheiro para dizer bem dele e chamar pela independncia ou desunio do Brasil 48. Note-se que as novidades chegadas do Rio de Janeiro provocaram um deslocamento das acusaes sofridas por Teixeira. Se em dezembro de 1821, seu constitucionalismo era colocado em dvida 49, seis meses depois era acusado de independentista, mesmo se tratando de debates que remetiam a um contexto em que essa questo sequer era vislumbrada. Teixeira tambm estava ligado s representaes encaminhadas ao Soberano Congresso: um dos deputados maranhenses nas Cortes, o desembargador Joaquim Antonio Vieira Belfort, foi acusado pelo major Rodrigo Pinto Pizarro de ser escravo assalariado de Teixeira 50. O irmo do deputado, Jos Joaquim Vieira Belfort, era seu cunhado. Tais representaes tinham origem em folhetos e abaixo-assinados elaborados sob a influncia de Teixeira. Em abril de 1822, ainda sob o efeito das denncias que chegavam s Cortes, Meirelles afirmou que o Requerimento era obra de Teixeira, e tinha o intuito de abalar sua credibilidade mercantil. Para tanto, arregimentara 47 co-assinantes como forma de legitimar suas acusaes 51. Nos abaixo-assinados, possvel identificar, por laos comerciais ou de parentesco, as assinaturas ligadas a Teixeira. Pelo menos seis negociantes compuseram os abaixoassinados 52: nenhum deles integrava o Corpo de Comrcio e Agricultura, clivagem j observada entre Meirelles e Teixeira. Quanto aos parentes, os abaixo-assinados contaram com a assinatura do seu cunhado, Jos Joaquim Vieira Belfort, membro da primeira nobreza da terra, como fez lembrar em merc solicitada em 1830 53. Principais produtores de algodo da provncia, os Belfort pouco participaram da cena pblica nesse momento. Para Edyene Moraes dos Santos Lima 54, essa posio pode ser compreendida como estratgica, num momento de transio, caracterizado pela ascenso poltica dos comerciantes ps-1808 momento em que uma lgica mercantil torna-se mais efetiva -, e pelas incertezas da produo algodoeira, em crise, por exemplo, naquele ano de 1821. Mais heterogneo, contudo, era o grupo de, pelo menos dez abaixo-assinados 55, ligados a Miguel Bruce. Velho conhecido da poltica provincial, Bruce foi vereador em 1804, comps o governo de Jos Toms de Menezes (1809-1811) e participou do governo interino formado
caractersticas do Antigo Regime, tpicas dos governadores das provncias portuguesas. Correio Braziliense, n 164, janeiro de 1822, p. 75-80. 48 Conciliador, n 95, 8/6/1822, p. 4. 49 Ver Conciliador, suplemento ao n 46, 20/12/1821, p. 1-3. 50 Conciliador, n 66, 27/2/1822, p. 4. 51 Conciliador, suplemento ao n 82, 24/4/1822, p. 6. 52 Outros negociantes preferiram declarar suas ocupaes militares, ou nada declararam. O prprio Teixeira, por exemplo, declarou-se Coronel do Regimento de Milcias. 53 Descendente de Loureno Belford (ou Belfort), principal agricultor do Maranho na segunda metade do XVIII, Vieira Belfort anexou documentos comprobatrios de que a parentela, primeira nobreza da terra, socorreu o Estado nas suas urgncias, gratuitamente, com o oferecimento de avultadas contribuies, como por exemplo, em 1804. J possua o Hbito da Ordem de Cristo, nesse momento, solicitava a Ordem do Cruzeiro. BN, Ms, Coleo de Documentos Biogrficos, C 383,14 Jos Joaquim Vieira Belford. 54 Honradas Famlias: poder e poltica no Maranho do sculo XIX (1821-1823). PPGH / UFPB. Dissertao apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal da Paraba. Joo Pessoa, 2009, p. 60-83. 55 Sobrenomes como Barradas, Lemos, Medeiros, Raposo, Rego e Rabello, presentes nos abaixo-assinados, acompanharam Miguel Bruce frente da administrao da provncia, entre 1823 e 1824. Voltarei questo adiante.

antes da posse de Paulo Jos da Silva Gama, em 1811. No mesmo ano, foi preso, acusado de vrios crimes, entre os quais: inquietar o sossego pblico; organizar reunies; elaborar e assinar documentos em nome de Jos Toms de Menezes; subornar e suspender injustamente funcionrios pblicos; e elaborar falsas representaes 56. Essas acusaes lhe valeram quatro anos de priso, entre 1811 e 1815 57. A partir do ambiente de eleies ps-Revoluo do Porto, Bruce ocupou lugar de destaque nos processos eleitorais: participou da comisso que tratou das eleies dos deputados maranhenses s Cortes em sua primeira legislatura; entrou para o escrutnio nas listas para deputado s mesmas Cortes, tendo sido o nico candidato de oposio a Pinto da Fonseca; e foi eleito compromissrio e juiz de fato. Em novembro de 1821, portanto, um ms antes do Protesto..., Bruce escreveu ao rei e s Cortes, pedindo a sada de Fonseca, a demisso de todo o pessoal dos empregos pblicos do Maranho, e que as tropas fossem compostas apenas por amantes da Constituio 58. Para alm do despotismo de Fonseca, a ser extirpado, estavam demandas mais prticas, como o acesso aos empregos pblicos e a outras benesses, questes-chave para a compreenso das razes para o dissenso. Se as divergncias ganharam a praa pblica e agitaram os meses que se seguiram, havia uma espcie de consenso quanto ao repdio s novidades polticas do Centro-Sul. Ao longo de 1822, antes e aps o 7 de setembro, e durante os primeiros meses de 1823, governo e opositores mantiveram-se distantes de qualquer proposta de Independncia, mesmo aquela compreendida como governo autnomo dentro do Imprio luso-brasileiro. So muitos os exemplos da desconexo entre as razes para se opor aos administradores da provncia e o apoio ao projeto emancipacionista delineado a partir do Centro-Sul. Decerto, os opositores evitaram ter seus nomes vinculados a administrao provincial e a seus aliados: poucos nomes constaram, por exemplo, nas relaes nominais de assinantes do Conciliador 59; tampouco no apoio ao Manifesto Constitucional 60, que reiterou, em dezembro de 1822, o juramento de fidelidade Constituio portuguesa; ou ainda no documento, encabeado pelo comendador Meireles, em fevereiro de 1823, com o objetivo de arrecadar sacas de arroz para o sustento das tropas aguardadas de Portugal 61. Por outro lado, estiveram presentes nas eleies para a segunda legislatura das Cortes portuguesas, em janeiro de 1823; nos impressos que repudiaram a movimentao em direo Independncia; e na resistncia ante o avano das tropas independentistas do Piau e Cear. Por fim, tiveram discreta participao na

Para um resumo das acusaes enfrentadas por Miguel Bruce, ver Acontecimentos do Maranho, 1810. Bernardo Jos da Gama. Visconde de Goiana. BN, Ms, 11, 3,12, p. 10-13. 57 Para o processo que resultou na priso de Miguel Bruce, ver Processo movido contra Miguel Igncio dos Santos Freire e Bruce entre os anos de 1811 e 1813. Arquivo Nacional (AN), Fundo Desembargo do Pao, cx. 161, pct. 1, doc. 2. 58 Carta de Miguel Incio dos Santos Freire e Bruce ao rei D. Joo VI, solicitando que a tropa do Maranho seja constituda por amantes da Constituio. Considera aos antigos governadores do Maranho dspotas e que a atuao de Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca foi vingativa. Solicita ainda a substituio de todo o pessoal dos empregos pblicos do Maranho. So Lus do Maranho, 9 de novembro de 1821. Arquivo Histrico Ultramarino (AHU), CU 009, cx. 167, doc. 12.183. 59 Relaes nominais dos assinantes foram publicadas nas edies n 39, 56, 97, 167 e 190, totalizando admirveis 443 assinaturas, alm da venda avulsa do jornal. 60 Publicado pelo Conciliador, n 151, de 21 de dezembro de 1822. 61 O documento com todas as assinaturas foi publicado pelo Conciliador, n 166, de 12 de fevereiro de 1823.

56

Cmara Geral que, em 28 de julho de 1823, oficializou a adeso do Maranho ao novo corpo poltico 62. Talvez o exemplo mais representativo dessa desconexo aqui sustentada, seja o do advogado Manoel Paixo dos Santos Zacheo 63, um dos oito cidados que votaram pela criao de uma junta de governo, em abril de 1821. Figura de relevo na oposio provincial, Zacheo teve sua priso decretada em agosto de 1821. Refugiado no Gro-Par, tornou-se o principal autor de folhetos sobre a situao poltica da provncia, atuao que contribuiu para a sua eleio, em janeiro de 1823, como um dos deputados maranhenses segunda legislatura do parlamento portugus 64. Com o trmino da administrao de Pinto da Fonseca, em fevereiro de 1822, regressou ao Maranho. Logo depois, ao tomar contato com as notcias que chegavam do Rio de Janeiro e que davam conta da criao de um Conselho de Procuradores e da convocao de uma Assembleia Constituinte, enfatizou as divergncias de interesses que poderiam provocar destinos diferentes s partes do Imprio:
Faltava s para entronar a urna dos destinos contra o Brasil, fazer o Ministrio do Rio mais um ou dois tratados de Comrcio ou de Amizade com alguma potncia da Europa, enviar para ela um embaixador fidalgo, intrigante, e de boas maneiras; levantar uma Relao em Pernambuco; dar mais duas ou trs sangrias morais nas veias, para onde se pedia que entrasse sangue... 65.

Note-se, como recurso, a aproximao entre D. Pedro, Inglaterra e Pernambuco 66, trade que representava o despotismo interno, o jugo externo e a rebeldia, inimigos a serem rechaados pelo governo constitucional. Noutro escrito, em maio de 1822, afastou prontamente a possibilidade de apoio a uma eventual mudana na ordem poltica.
Nenhuma alterao fizeram nas provncias do Par e Maranho semelhantes notcias [sobre o Conselho de Procuradores]. Elas se lembram: que juraram firmemente s Cortes e Constituio, e que a forma de governo que se lhe prope do Rio de Janeiro, h de sem dvida alguma degenerar em um imprio de barro, que por si, ou pela desesperao dos povos ficaria em breve dissolvido. [...] Conhecem no haver meio entre a morte e a ignomnia e que devem acabar com a Carta de Alforria na mo esquerda, e um punhal na direita 67.

Das 97 assinaturas que acompanham o documento, apenas 9 pertencem a cidados que compuseram os abaixoassinados encaminhados s Cortes portuguesas. Ver Auto da Cmara Geral de 28 de julho de 1823. In: Lus Antonio Vieira da Silva. Documentos apensos Histria da Independncia do Maranho. So Lus: Companhia Editora Americana, 1972, p. 89-92. Noventa e nove documentos foram publicados como apndice segunda edio desse livro, editado originalmente em 1862. 63 Uma biografia sobre o personagem pode ser consultada em Yuri Costa; Marcelo Cheche Galves. O Epaminondas Americano: trajetrias de um advogado portugus na Provncia do Maranho. So Lus: Caf e Lpis / Editora Uema, 2011. 64 Eleito pela diviso eleitoral de So Lus. Miguel Bruce disputou o mesmo pleito, e obteve a 4 colocao, no se elegendo. Para o resultado das eleies, ver Conciliador, n 154, 1/1/1823, p. 1. O outro deputado eleito, pela diviso eleitoral de Caxias, foi o padre Tezinho, um dos redatores do Conciliador. 65 Zacheo, Ao Soberano..., Op. Cit., p. 2. 66 A Insurreio Pernambucana de 1817 era o exemplo preferido dos publicistas maranhenses para ilustrar os riscos da desordem. Como contraponto, o Maranho era apresentado como territrio sempre fiel a Portugal. 67 Manoel Paixo dos Santos Zacheo. Carta do Epaminondas Americano ao Ilmo e Exmo Sr. D. Romualdo de Souza Coelho. Bispo do Gro Par e Deputado em Cortes Gerais. Maranho: Imprensa Nacional, 1822b, p. 5-6. Biblioteca do Itamaraty.

62

Por fim, as distncias foram lembradas para expressar o desejo de que seu estado poltico e topogrfico [do Maranho] pode estar por muitos anos livre das influncias, e tentativas imperiais do Sul 68. Contudo, os receios de que o Imprio do Sul tomasse corpo se confirmaram nos meses seguintes. Com a Independncia proclamada, as demais provncias reagiram de maneiras distintas, merecendo tambm tratamentos diferenciados por parte do novo governo. To logo recebeu a notcia da Independncia, a Junta de Governo do Maranho fez publicar no Conciliador uma proclamao em que se referia aos povos do Sul como bisonhos e sem carter nacional, revalidando os laos da provncia com a nao portuguesa e demarcando suas diferenas para com os habitantes austrais:
A divergncia de votos e interesses entre as provncias setentrionais e as austrais do Brasil dissolve os vnculos sociais que as unia, tanto pelo fundamento geral de que a maior sempre prefervel menor parte, como pelas peculiares razes de consanginidade e vantagens correlativas que ligam os portugueses do Maranho, do Par e do Piau aos portugueses da Europa. Vossos ascendentes e vossos irmos, pela maior parte nasceram e existem em Portugal. Os habitantes austrais do Brasil apenas so vossos contemporneos 69.

No incio de 1823, foras militares foram organizadas a partir do Rio de Janeiro com o intuito de provocar a rendio das provncias rebeldes. Nesse ambiente, alguns opositores receberam a pecha de independentistas, acusao poderosa numa provncia controlada por portugueses constitucionais, mas de frgil sustentao. O que se assistiu nos meses que antecederam a incorporao do Maranho ao Imprio do Brasil foi um movimento de resistncia, sustentado pelo exrcito e milcias, e financiado por produtores de arroz e algodo, alm dos comerciantes de grosso trato. Entre Lisboa e o Rio de Janeiro Mapa 2 Parte do atual Estado do Maranho 70

Idem. Conciliador, n 142, 20/11/1822, p. 2. 70 Nas atuais cidades de Rosrio e Itapecuru-Miri m ficava o cerne da produo algodoeira. Observe-se tambm o rio Parnaba como divisor entre os estados do Piau e Maranho. Ao cruzarem o rio, as tropas independentistas avanaram sobre o Maranho em sentido leste/oeste. Imagem disponvel no site http://www.comciencia.br/reportagens/espaco/espc04.htm
69

68

Em novembro de 1822, a Junta de Governo do Maranho recebeu a informao da sedio na vila de So Joo da Parnaba, no Piau, razo pela qual se apressara em imprimir a Proclamao de fidelidade a Portugal, e envi-la ao rei e ao Augusto Congresso Nacional 71. No ms seguinte, o comandante da vila maranhense de So Bernardo da Parnaba, Severino Alves de Carvalho, ofereceu ajuda ao governo do Piau para combater os facciosos, concentrados naquela regio de divisa entre as provncias 72. Em maro de 1823, o Conciliador noticiou que Carvalho havia efetuado a priso, em So Bernardo, de Leonardo de Carvalho Castelo Branco, um dos principais lderes das tropas independentistas no Piau, refugiado em So Bernardo em decorrncia da Batalha do Jenipapo 73, travada em solo piauiense, na regio do atual municpio de Campo Maior 74. Com as notcias sobre o avano das tropas aderentes ao novo Imprio a partir das vizinhas provncias do Piau e Cear 75, representantes do Corpo de Comrcio e Agricultura do
Carta da Junta Provisria e Administrativa do Governo da provncia do Maranho ao rei D. Joo VI, remetendo os exemplares da Proclamao de Fidelidade a Portugal, em conseqncia da sublevao do Piau. So Lus do Maranho, 17 de novembro de 1822. AHU, CU 009, cx. 171, doc. 12.455. 72 Tomando como referncia o Mapa 2, a vila de So Bernardo da Parnaba, hoje municpio de So Bernardo, localiza-se nas proximidades do atual municpio de Araioses. Para as informaes sobre a movimentao de Severino Alves de Carvalho, ver Conciliador, n 156, 8/1/1823, p. 5. 73 A historiografia piauiense sobre a Independncia prdiga. Ao analis-la, Iara Conceio Guerra de Miranda Moura recuperou o tom patritico e reivindicatrio de um maior reconhecimento pela historiografia nacional das lutas a partir do Piau, seus heris e batalhas. Ainda segundo a autora, dentre outros exemplos desta espcie de culto Independncia, esto a profuso de monumentos e datas comemorativas - pelo menos 3 - e a recente incluso, na bandeira estadual, da data de 13 de maro de 1823, aluso Batalha do Jenipapo, reverenciada por esta historiografia como a mais importante de todas as guerras entre brasileiros e portugueses travadas em solo ptrio. Nela, morreram cerca de trezentos brasileiros. Iara Conceio Guerra de Miranda Moura. Histria, memria e identidade da Batalha do Jenipapo (Campo Maior - PI / 1823). Monografia apresentada ao Departamento de Geografia e Histria da Universidade Federal do Piau. Teresina, 2007. 74 Para a notcia, ver Conciliador, n 178, 26/3/1823, p. 1. 75 Na faixa litornea entre as provncias do Piau e Cear, o movimento pela Independncia avanava. Alm de So Joo da Parnaba, no Piau, a localidade de Granja, no Cear, tambm concentrava contingentes prIndependncia.
71

Maranho organizaram, como j observado, uma arrecadao de sacas de arroz para o sustento das tropas, aguardadas de Portugal 76. No cabealho da subscrio, publicada pelo jornal Conciliador, os autores fizeram um apelo aos verdadeiros portugueses:
Todos os Srs., que possudos de puros sentimentos de salvar esta provncia da voragem, em que o mais pernicioso dos crimes precipitou muitas outras do Brasil; que desprezando o sistema da ordem, e harmonia, adotaram o da subverso, e da discrdia; quiserem concorrer com alguns fornecimentos para a tropa nacional, queiram subscrever este papel 77.

A subscrio foi assinada por 94 doadores, totalizando mais de 1500 sacas arrecadadas. Contudo, mais do que prover as tropas, o Corpo do Comrcio de Agricultura participou efetivamente de sua organizao. O comendador Antonio Joz Meirelles foi elevado ao posto de 1 comandante do Regimento de 2 linha; outros membros integravam a Companhia de Cavalaria Franca e o Regimento de Milcias, e ingressaram nas recm-criadas Companhia dos Voluntrios Constitucionais e Legio Cvica da cidade de So Lus 78. Pela imprensa, a populao foi conclamada a resistir. Pelas margens do rio Parnaba, o conflito se entendia da vila de Caxias at bem prximo ao litoral, regio que compreendia a diviso eleitoral de Caxias, a mesma que, em janeiro daquele ano, elegera como deputado s Cortes, o padre Tezinho, um dos redatores do jornal 79. O perigo iminente fez o jornal subir o tom, e destacar as diferenas que distinguiriam os verdadeiros portugueses dos brasileiros, adjetivo associado barbrie e ao despotismo. Nas palavras do redator Costa Soares, as tropas invasoras eram compostas por fanticos, vagabundos ciganos, incultos selvagens, tupinambs 80, negros, vndalos e todo tipo de gente miservel, que atacava como feras 81. Tal movimento era comandado por D.

A rigor, um pequeno nmero de soldados portugueses se deslocou da Bahia para o Maranho em meados de julho, dias antes de ser proclamada a Independncia no Maranho. A expectativa do desembarque de tropas portuguesas esteve presente no debate poltico da provncia at 1825, ano de assinatura do Tratado de Reconhecimento da Independncia. 77 Conciliador, n 166, 12/2/1823, p. 3. 78 Meses depois, Meirelles tambm participou de uma comisso que tentou, sem xito, negociar um armistcio, sete dias antes da rendio portuguesa, em julho de 1823. 79 Lembro que pela diviso eleitoral de So Lus foi eleito o advogado Manoel Paixo dos Santos Zacheo. Ambos embarcaram para Lisboa em abril de 1823, mas no chegaram a tomar assento no Congresso portugus: o restabelecimento dos plenos poderes do monarca provocou o encerramento das atividades parlamentares no pas. De abril a julho de 1823 ms de encerramento das atividades do jornal, Costa Soares esteve s frente da redao do Conciliador. 80 Se no ps-Independncia assistimos a um movimento de abrasileiramento dos nomes, por vezes recorrendo a nossas origens indgenas, aqui a expresso denota o horror aos primeiros habitantes, smbolo da barbrie contraposta pela presena portuguesa. Observe-se a permanncia dessa perspectiva em narrativas que exaltaram a Independncia, como a do ingls John Armitage, e seu horror s tropas indianas do Piau. Para a primeira questo, ver Frederico G. Edelweiss. A antroponmia patritica da Independncia. Salvador: Centro de Estudos Baianos, 1981. Para as impresses de Armitage: John Armitage. (1836) Histria do Brasil. Desde a chegada da famlia de Bragana, em 1808, at a abdicao de D. Pedro I, em 1831, compilada vista dos documentos pblicos e outras fontes originais formando uma continuao da Histria do Brasil, de Southey. 3 ed (cpia da edio de 1914). Traduo Joaquim Teixeira de Macedo. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, 1965, p. 99-100. 81 Entre muitos exemplos: A impostura no Cear levou-os a um fanatismo maior que o dos rabes. Conciliador, n 164, 5/2/1823, p. 2; O mesmo furor da anarquia e vandalismo comum em povos brbaros e incultos se repete no Cear e Piau, lutam em bandos, como rabes e trtaros. Conciliador, n 188, 30/4/1823, p. 3.

76

Pedro, que quebrara o juramento sagrado a Constituio, e por uma horda de ulicos, gafanhotos, corcundas 82 e bonifacistas 83. Em maio de 1823, Costa Soares publicizou os rumores sobre a perda da vila de So Bernardo da Parnaba. Efetivamente, tratava-se da primeira derrota numa guerra anunciada desde os meses anteriores. A notcia baseava-se em informaes chegadas vila de Itapecuru em meados de abril. Do que pde depreender, o redator registrou que as tropas independentistas atravessaram o rio Parnaba e cercaram a vila, beneficiados pela organizao de um contingente muito maior do que o estacionado na localidade para defend-la. Reconheceu ainda que alguns habitantes do distrito foram seduzidos pelos facciosos, facilitando-lhes a tarefa. Mas, acima de tudo, aproveitou-se do momento para denunciar a fragilidade da resistncia armada na provncia, evidenciada pelas notcias que acabava de relatar 84. Em seguida, sugeriu uma srie de providncias para conter os inimigos. Em suma:
1 - apoio s tropas de Fidi estacionadas em Caxias ; 2 - remoo e substituio dos Comandantes de Distritos que no fossem zelosos e verdadeiros constitucionais, ativos, inteligentes, valorosos e benquistos pelo povo; 3 - castigo pronto aos militares que desertarem, perdo e reincorporao aos rebeldes que j desertaram; 4 - utilizao do parque de artilharia em apoio Companhia dos Voluntrios Constitucionais; 5 - construo de redutos e colocao de artilharia nos pontos da Estiva e Arraial; 6 - guarnecimento de duas embarcaes ligeiras que possam navegar em torno da ilha e dos rios Itapecuru e Iguar; 7 - organizao de uma Guarda Cvica para o servio brando, composta por pessoas que por sua idade ou emprego no possam compor os Corpos de Milcias 86.
85

Gradativamente, as tropas independentistas aproximavam-se da regio da Ribeira do Itapecuru, centro da produo algodoeira, fundamentada em grande contingente de mo-deobra escrava, pronta a atribuir sentidos prprios noo de independncia. Tais receios alimentavam os apelos por resistncia, reforo do aparato blico e a incorporao de todos aqueles que pudessem cooperar, ainda que com servios brandos. Em junho de 1823, Jos Felix Pereira de Burgos, comandante das armas na regio do Itapecuru, aderiu ao projeto de D. Pedro 87. Tal fato significou no apenas a queda da ltima barreira que separava as tropas independentistas da capital So Lus, como tambm a

No sentido de curvado ao despotismo. Os monstros da anarquia e do despotismo permearam o vocabulrio poltico de ento. A imagem de brasileiros incultos guiados por portugueses absolutistas era bastante difundida. Marco Morel. As transformaes dos espaos pblicos: imprensa, atores polticos e sociabilidades imperiais (1820-1840). So Paulo: Hucitec, 2005, p. 61-98. 83 O perodo aqui analisado coincide com aquele em que Jos Bonifcio de Andrada e Silva esteve frente do Ministrio do Reino e dos Negcios Estrangeiros (set-1822/jul-1823). Ainda que disparando duras crticas contra o prncipe, os redatores elegeram Bonifcio como alvo principal, espcie de expresso de todos os males que vinham do sul, talvez como forma de preservar, o quanto possvel, a imagem do herdeiro do trono portugus. 84 Posteriormente, com a chegada do comandante Severino Alves de Carvalho em So Lus, a derrota foi oficializada e melhor detalhada. Carvalho calculou em 1200 o nmero de facciosos, tambm registrou a importncia das deseres para a derrota, e listou nominalmente aqueles que lutaram at quando foi possvel, e o acompanharam no regresso a So Lus. Conciliador, n 200, 11/6/1823, p. 6. 85 Trata-se de Joo Jos da Cunha Fidi, militar portugus comandante das tropas que lutaram contra o avano dos independentistas sobre o Piau e a regio de Caxias, principal praa do interior da provncia. 86 Conciliador, n 193, 17/5/1823, p. 6. 87 Voltarei ao tema adiante.

82

mudana no comando do movimento: o cerco a So Lus foi liderado por aqueles que, at ento, tinham como misso proteger a cidade. Tal movimentao transformou a derrota portuguesa numa possibilidade concreta. O crescimento de um partido da independncia em So Lus era reconhecido at mesmo pelo Conciliador, que atribuiu o fato ao medo que a populao nutria de um confronto com conseqncias imprevistas, agravadas pela demora no envio de tropas de Portugal e pela falta de carne, motivada pela barreira imposta a partir do Piau 88 e que, segundo o jornal, agitava at mesmo aqueles pouco propensos poltica 89. Na edio do Conciliador de 16 de julho de 1823, a ltima localizada, o jornal anunciou com entusiasmo a chegada de navios portugueses a So Lus, em 14 de julho. Fugidas da Bahia 90, essas embarcaes traziam tropas que renovaram as esperanas de resistncia e suscitaram o cancelamento da Cmara Geral, marcada para o mesmo dia, que decidiria sobre a vinculao do Maranho ao Rio de Janeiro, efetivada 14 dias depois. Concomitantemente, dois registros portugueses reconheceram a probabilidade da emancipao, esboando um histrico das rivalidades polticas e apontando para um futuro sombrio, ainda passvel de reverso. No ofcio encaminhado ao 4 marqus de Tancos 91, o Dr. Bernardo Jos dAbrantes e Castro 92 vislumbrou um desejo de Independncia de alguns cidados maranhenses, j em abril de 1821:
A provncia do Maranho h tempos se acha dividida em dois partidos, um chamado da independncia, pretendendo unir-se s provncias do Sul ou formar uma repblica separada, e por isso os deste partido desde a poca em que foi proclamada a constituio (grifo meu) tem desejado entrar em o governo tentando seduzir os eleitores assim como a tropa para destruir o governo estabelecido por ordem de Lisboa 93.

Para o narrador, no apenas a unio s provncias do Sul, mas tambm a hiptese de uma repblica separada compunham os projetos polticos dos independentistas. Preocupado em convencer o marqus de Tancos da urgncia de medidas que salvaguardassem um dos ltimos redutos da presena portuguesa no Brasil, dAbrantes e Castro clamou pelo envio de tropas, capazes de acalmar os partidos e evitar que as cenas de Santo Domingo se repetissem no Maranho.
Dos sertes da provncia do Piau provinha parte da carne que abastecia o Maranho. Registre-se tambm que os sertes maranhenses, convulsionados pelas agitaes do tempo, era outro importante fornecedor para a capital, So Lus. 89 A preocupao do jornal com uma possvel derrota das tropas portuguesas no Maranho transparece a partir das edies de maio de 1823. 90 Dentre as faanhas relatadas pelo almirante Cochrane, que desembarcou em So Lus em 26 de julho e comandou a oficializao da incorporao da provncia ao Imprio do Brasil, dois dias depois, est o aprisionamento da esquadra Gro-Par, que nos primeiros dias de julho rumava da Bahia com alguns milhares de tropa destinada a manter a autoridade portuguesa na provncia do Maranho. Ver Thomas John Cochrane. (1859) Narrativa de servios no libertar-se o Brasil da dominao portuguesa. Braslia: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003, p. 75. 91 Trata-se de Duarte Manuel de Meneses e Noronha, Ministro e Secretrio de Estado no curto perodo em que D. Miguel esteve frente do governo, aps a vitria em Vila Franca de Xira. 92 Castro fora embaixador de Portugal na Inglaterra, poca em que criou o jornal O Investigador Portuguez em Inglaterra (1811-1819), um dos principais adversrios do Correio Braziliense, tambm impresso em Londres. Nesse momento, seu intuito era impedir o reenvio para o Maranho de 300 soldados, expulsos no incio de 1823, por abandonarem a frente de batalha em Caxias. De Portugal, defendia o envio de outros contingentes militares, no envolvidos nas vicissitudes recentes da provncia. Ofcios do Dr. Bernardo Jos dAbrantes e Castro remetendo ao 4 Marques de Tancos uma exposio sobre a situao partidria do Maranho, 1823. BN, Ms, 32,20,7, n 1 e 2.
93 88

J o portugus Joaquim Jos da Silva Maya, membro da esquadra que desembarcou em So Lus no dia 14 de julho, registrou, num momento de agudizao dos antagonismos que dividiam os grupos polticos da cidade, as diferenas que os caracterizavam:
(...) observei que havia naquela provncia dois partidos de opinies polticas claramente prenunciadas; um dos que queriam conservar a unio com Portugal, e outro pela independncia poltica do Brasil: mas este ltimo partido estava subdividido em imperiais, que queriam aderir-se ao Rio de Janeiro, e outros que desejavam governo democrtico, a fomentar desordens para completar seus sinistros fins: o primeiro partido era composto de todos os naturais da Europa, e alguns brasileiros dos mais conspcuos; e o maior nmero, inclusive todos os homens de cor, composto de naturais do Brasil: mas com a chegada daquelas tropas da Bahia o primeiro partido se exaltou e mais avivou a rivalidade entre uns e outros, rivalidade que desgraadamente h mais tempo existia naquela provncia 94.

Em comum aos dois relatos, havia o reconhecimento da existncia de partidos opostos 95 e rivalidades pregressas, que colocavam em xeque o futuro da provncia naqueles tensos dias de julho. Contudo, tais cises parecem muito mais advindas das disputas potencializadas pelo constitucionalismo portugus, que pelo apoio a projetos emancipatrios. Mesmo o jornal Conciliador, ocupado em reunir provas contra os independentistas, teve dificuldade em localiz-las. Em todo o perodo, a acusao mais concreta foi publicada em novembro de 1822. Nela, o cidado Miguel Igncio Ferreira publicou uma carta negando o fato de ter assinado um documento em prol da Independncia. O abaixo-assinado estaria sendo organizado por Manuel Raymundo Pereira, advogado que j se manifestara publicamente contra a administrao provincial. O documento contaria com 90 assinaturas. No entanto, o jornal no deu mais detalhes sobre o caso 96. Em que pese o fato de, a partir do incio de 1823, a acusao de independentista ser integrada ao vocabulrio poltico provincial, somente entre maio e junho a possibilidade de independncia tomou corpo, o que no significou a pronta e irrefutvel defesa da incorporao ao Estado brasileiro. Outras possibilidades, como repblica / governo democrtico, salientadas nesses dois registros, estavam abertas, e as agitaes dos meses seguintes deram provas disso 97. Ainda que refutando a hiptese da incorporao do Maranho ao Imprio do Brasil como parte de um projeto previamente concebido por parte de grupos opositores, cabem aqui
Estado poltico do Maranho em 19/11 do ano prximo passado, dia em que saiu o Bergantim Nelson, chegado a esta Corte no dia primeiro do corrente ms de janeiro de 1824. BN, Ms, 31,33,22, n 3. Joaquim Jos da Silva Maya permaneceu no Maranho at 19 de novembro de 1823. Seus registros foram publicizados em 4 de janeiro de 1824. 95 Em maio de 1823, no Rio de Janeiro, o Dirio Fluminense publicou uma carta datada de 12 de fevereiro, em que o autor annimo afirmava haver no Maranho dois partidos grandes movidos por intrigas passadas, mas que a situao seria contornvel, desde que as tropas chegassem o mais rpido possvel. Dirio Fluminense, n 120, 31/5/1823, p. 604. J em 25 de julho, o frei Manuel Moreira da Paixo e Dores, capelo da nau que conduziu Cochrane ao Maranho, registrou em seu dirio: soubemos haver partidos a favor de Portugal e Brasil, havendo em ambos os partidos muito amor constituio. Frei Manuel Moreira da Paixo e Dores (1823). Dirio da armada da independncia. 2 ed. Braslia: MEC / Instituto Nacional do Livro, 1972, p. 114. Coleo Biblioteca do Sesquicentenrio, v.5. 96 Conciliador, n 140, 13/11/1822, p. 5-6. 97 Em 1824, importantes lideranas provinciais flertaram com o movimento republicano conhecido como Confederao do Equador. Ver Marcelo Cheche Galves. << Os republicanos do Maranho: Independncia, Confederao do Equador e a construo do estado imperial >>. In: Marcelo Cheche Galves; Yuri Costa (orgs.). O Maranho Oitocentista. Imperatriz: tica / So Lus: Editora UEMA, 2009, p. 13-39.
94

algumas consideraes alternativas / complementares quelas que, conforme observado por Mathias Assuno, superestimaram os aspectos externos - corporificados pela ao de libertadores 98 -, como fator explicativo majoritrio para a derrota portuguesa. O mesmo autor apontou para a articulao entre o apoio da regio do Itapecuru, capitaneada por Jos Flix Pereira de Burgos, e a ausncia dos libertadores cearenses e piauienses na reorganizao poltica do ps-Independncia 99. Sem dvida, a vitria brasileira alou a regio do Itapecuru a um lugar de destaque na junta de governo escolhida logo aps a Independncia, composta por sete membros: trs, dentre os quais o presidente, escolhidos por So Lus; e quatro por Itapecuru, alm da escolha do prprio Jos Flix Pereira de Burgos como novo governador de Armas. Aqui, necessrio uma digresso. As pesquisas de Antonia da Silva Mota 100 apontam para a ascenso dos comerciantes no cenrio poltico provincial nas primeiras dcadas do oitocentos e, ao mesmo tempo, para a relativa perda de prestgio poltico das parentelas mais tradicionais, ligadas ao cultivo do algodo na ribeira do Itapecuru. Em suma, tal quadro pode ser explicado pela dinamizao das atividades mercantis ps-1808 e pelo crescente endividamento dos produtores, vidos por adiantamentos, manufaturas e mais braos para a lavoura. Um curto perodo, farto em crditos e em bons preos pagos pelo algodo, dera lugar a um efetivo controle sobre o preo da matria-prima, fazendo a fortuna de comerciantes, muitos deles associados ao capital ingls 101. Os reclamos dos produtores da provncia, publicizados a partir de 1818 102, agravaram-se desde ento, conformando uma percepo de crise da economia provincial, passvel de reverso a partir das expectativas geradas em torno do movimento constitucional do Porto. Como j observado, os dados referentes ao ano de 1821 apontam para o aumento das dificuldades enfrentadas por setores da economia ligados exportao. Nesse ano, os indicadores econmicos da provncia foram ainda piores que os apurados no j crtico ano anterior. As exportaes de algodo tiveram uma queda de 70%, acompanhada por uma reduo superior a 27% nos preos mdios pagos; as importaes caram 23%; e o nmero de escravos comprados, mais de 38% 103. Para os anos de 1822 e 1823, o quadro no parece ter melhorado 104. O incio de 1823 marcou o agravamento da situao desses produtores. O avano das tropas independentistas colocava em risco as lavouras e o controle sobre a escravaria. Em 8 de abril
Ao longo do oitocentos, sculo de construto do Estado-Nao brasileiro, o movimento de invaso da provncia foi positivado e caracterizado como de libertao do Maranho. 99 Mathias Rohrig Assuno. Miguel Bruce e os horrores da anarquia no Maranho. In: Jancs (org.), Independncia..., Op. Cit., p. 351. 100 A dinmica..., Op. Cit. 101 Para uma articulao entre produo, crditos e a presena britnica na economia maranhense, ver Galves, Ao pblico..., Op. Cit. Captulo 2. 102 Refiro-me ao livro de Raimundo Jos de Sousa Gaioso, Compndio..., Op. Cit. Escrito em 1813, o livro sistematiza os entraves enfrentados pela economia maranhense a partir da perspectiva do autor, um produtor de algodo na regio de Itapecuru. 103 Ver Lago, Estatstica..., Op. Cit., p. 108-123. 104 Nas edies n 4, 5 e 6, de abril de 1822, o peridico Folha Medicinal publicou os preos mdios praticados na venda do algodo maranhense, oscilantes entre 3.900 e 4.100 ris. Esses nmeros eram ainda piores que os apresentados por Pereira do Lago para o ano anterior: de 3.900 a 4.250 ris. Lago, Estatstica..., Op. Cit., p. 108109. Em maro de 1823, os preos mdios do algodo, publicados pelo Conciliador, reforam a tendncia de queda: de 3.600 a 3.800 ris. Conciliador, n 174, 12/3/1823, p. 6.
98

de 1823, a Junta de Governo publicou edital autorizando os cidados maranhenses a prender os emissrios dos facciosos do Cear e Piau que seduziam a escravatura do Maranho, conclamando-a rebelio 105. Acuados, os produtores contriburam com os esforos de guerra, enquanto aguardavam, em vo, a chegada de tropas e suprimentos enviados por Portugal. Os conflitos, travados em reas cada vez mais prximas s suas propriedades, parecem t-los forado a tomar uma difcil deciso: resistir, o que poderia significar um brutal aumento nos prejuzos j acumulados e, na melhor das hipteses, em caso de vitria, manter uma situao poltica e econmica que no era das mais favorveis; ou aderir ao movimento, opo que aumentava o sempre temido risco de uma insurreio de escravos, incitados pelo exemplo de seus senhores e por outras possveis leituras das noes de liberdade e mudana, temor extensivo ao dos libertos e brancos pobres. Porm, se bem dirigida, tal adeso poderia redefinir o papel poltico e econmico destes produtores. Nesse sentido, talvez seja proveitoso despersonalizar a deciso de Jos Felix Pereira de Burgos em alinhar-se ao projeto de D. Pedro. Membro da parentela que mais possua terras, lavouras e escravos na regio de Itapecuru, Burgos parece ter expressado o desejo de um grupo diretamente ligado ao principal produto de exportao do Maranho e composto por uma rede de famlias tambm ligadas por laos de casamento e, agora, pelas vicissitudes que poderiam advir de uma resistncia cujos propsitos no pareciam atraentes 106. A presena macia dos Belfort nas primeiras juntas de governo no ps-Independncia talvez reflita o acerto nas avaliaes polticas feitas naquele momento 107. J na capital, o desembarque da esquadra do almirante Cochrane, em 26 de julho, anunciava o fim da dominao portuguesa. Sem condies para resistir, a Junta de Governo foi desfeita e o Auto da Cmara Geral, realizado dois dias depois, oficializou a nova ordem poltica. Embora no fosse palco da ao dos independentistas, a capital se imps como centro administrativo provincial nesse momento de reorganizao poltica. Como j observado, So Lus indicou trs dos sete membros da primeira junta de governo, incluindo o presidente. Por terra e mar, o avano das foras brasileiras serviu como ponto de partida para a imposio, com dificuldades, do projeto poltico centrado no Rio de Janeiro. Aps o 28 de julho, cidados identificados politicamente como portugueses foram presos, perseguidos ou deportados 108. Ao mesmo tempo, narrativas sobre o herosmo dos maranhenses que lutaram pelo Brasil foram forjadas no calor da hora e encaminhadas ao imperador, sempre acompanhadas de alguma solicitao de cargo ou honraria. No plano geral, um tenso movimento de acomodao e expurgo ditou a dinmica dos meses que se seguiram.

Edital da Junta de Governo autorizando que cidados maranhenses prendessem pessoas sem documentos, suspeitas de serem emissrias dos facciosos do Cear e Piau, 8/4/1823. Biblioteca Pblica Benedito Leite (BBPL), Ms, 268 (274) M1 G2 E11. Para um quadro do nmero de escravos empregados nas fazendas da ribeira do Itapecuru, ver Antonia da Silva Mota. A dinmica colonial portuguesa e as redes de poder local na capitania do Maranho. Tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007, p. 57-58. 106 Lus Antonio Vieira da Silva, escrevendo em 1862, informa que alguns bacharis, filhos de produtores da regio - a mesma de onde provinha o autor -, agiram em prol da Independncia para evitar que a violncia se disseminasse. Histria da independncia..., Op. Cit., p. 72. 107 A primeira Junta, empossada no incio de agosto de 1823, contou com a participao de Fbio Gomes da Silva Belfort, Antonio Raimundo Belfort Pereira de Burgos, Loureno de Castro Belfort e Jos Joaquim Vieira Belfort; j a segunda, eleita em dezembro de 1823, teve a participao de Jos Joaquim Vieira Belfort. 108 As primeiras deportaes foram decididas a 15 de setembro de 1823. Ata da Cmara Geral de 15/9/1823. AN, Fundo Diversos 2H, cx 741A, pct. 24,49.

105

Miguel Bruce foi o presidente da primeira junta e, no ano seguinte, nomeado como o primeiro presidente da provncia. O fato desse personagem ocupar um lugar de destaque no psIndependncia, talvez nos informe mais sobre os espaos abertos pela rendio portuguesa do que sobre uma articulao que o promova a chefe de um partido pr-Independncia, gestado desde os episdios decorrentes da Revoluo do Porto. Diversos abaixo-assinados, como o brigadeiro Falco, por exemplo, tambm podem ser localizados ocupando cargos pblicos no psIndependncia 109, questo central para tais disputas, mas que no guardam relao direta com o apoio a projetos emancipacionistas. Ainda sobre a questo dos empregos pblicos, as listas dos funcionrios admitidos e demitidos ao longo dos anos que se seguiram Independncia no Maranho apontam para o delineamento das noes de brasileiro e portugus a partir das disputas aqui recuperadas portugueses sero aqueles que ocupavam posies de mando no governo de Pinto da Fonseca; das interpretaes da Constituio de 1824; e dos reveses da poltica no Rio de Janeiro, composta por faces portuguesas e gabinetes brasileiros 110. Em 17 de fevereiro de 1824, Bruce foi deposto e preso pelo governador de Armas capitomor Rodrigo Lus Salgado de S Moscoso, sob a acusao de ser republicano. No dia seguinte, recuperou o cargo e enviou Rodrigo Salgado preso para o Rio de Janeiro. Novamente deposto e preso pelo ento governador de Armas tenente coronel Jos Flix Pereira de Burgos (que voltara ao posto), pela mesma acusao, em 1 de junho de 1824, recuperou o cargo quatro dias depois, prendendo Burgos e enviando-o Corte. Enfim, foi definitivamente deposto a 25 de dezembro de 1824, por determinao do almirante Cochrane - em sua segunda passagem pelo Maranho 111 -, e enviado ao Rio de Janeiro. A situao parece acalmar ao longo de 1825, especialmente aps a notcia da assinatura do Tratado de Reconhecimento da Independncia entre Brasil e Portugal, no ms de agosto 112, quando a provncia finalmente deu incio organizao de uma cerimnia de aclamao do imperador, realizada em outubro de 1826 113. distncia, e representado por um busto e um retrato pintado a leo, Dom Pedro foi aclamado com toda a pompa que a tradio exigia. Cinco anos depois, ao abdicar, abriu novamente a Caixa de Pandora provincial: entre setembro e novembro de 1831, portugueses foram demitidos de cargos pblicos, perderam ofcios de serventia e foram obrigados a se refugiar nas matas ou nas provncias vizinhas 114. Em comum aos perseguidores, havia certo reconhecimento de que eram brasileiros, coletivo ainda confuso, consolidado nas dcadas seguintes, em meio a derrota de projetos polticos alternativos.

Comps a Junta da Fazenda no incio de 1825. Ver Galves, Ao pblico..., Op. Cit., p. 206-237; 263-286. 111 Cochrane voltou ao Norte com a misso imperial de debelar a Confederao do Equador. No Maranho, permaneceu de novembro de 1824 a maio de 1825. A longa estadia se deveu ao interesse de receber dos cofres pblicos da provncia o que entendia ser seus direitos de guerra, como atestado pelo prprio almirante nos captulos XIII e XIV de sua Narrativa..., Op. Cit. 112 A notcia chegou ao Maranho em outubro de 1825. 113 Para uma anlise da cerimnia, ver Marcelo Cheche Galves. << Aderir, jurar e aclamar: O Imprio no Maranho (1823-1826) >> Almanack, n 1, maio de 2011, p. 105-118. 114 Refiro-me ao movimento conhecido como Setembrada. De cunho antilusitano, foi organizado a partir da notcia da abdicao do imperador, base para os brados de morte aos portugueses e luta pela verdadeira Independncia. A documentao a respeito pode ser consultada nos Livros de Atas do Conselho Presidial n 1338 e 1339, preservados pelo Arquivo Pblico do Estado do Maranho (APEM).
110

109

Referncias Documentos a) Manuscritos Ata da Cmara Geral de 15/9/1823. AN, Fundo Diversos 2H, cx. 741 A, pct. 24,49. Acontecimentos do Maranho, 1810. Bernardo Jos da Gama. Visconde de Goiana. BN, Ms, 11, 3, 12, p. 10-13. Acontecimentos polticos ocorridos na capital do Maranho no dia seis de abril de 1821. Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca. BN, Ms, 5, 4, 15. Antonio Jos Meirelles. BN, Ms, Coleo de Documentos Biogrficos - C 423,31. Carta da Junta Provisria e Administrativa do Governo da provncia do Maranho ao rei D. Joo VI, remetendo os exemplares da Proclamao de Fidelidade a Portugal, em conseqncia da sublevao do Piau. So Lus do Maranho, 17 de novembro de 1822. AHU, CU 009, cx. 171, doc. 12.455. Carta de Miguel Incio dos Santos Freire e Bruce ao rei D. Joo VI, solicitando que a tropa do Maranho seja constituda por amantes da Constituio. Considera aos antigos governadores do Maranho dspotas e que a atuao de Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca foi vingativa. Solicita ainda a substituio de todo o pessoal dos empregos pblicos do Maranho. So Lus do Maranho, 9 de novembro de 1821. AHU, CU 009, cx. 167, doc. 12.183. Coleo de Documentos Biogrficos. BN, Ms, C 383,14 - Jos Joaquim Vieira Belford. Edital da Junta de Governo autorizando que cidados maranhenses prendessem pessoas sem documentos, suspeitas de serem emissrias dos facciosos do Cear e Piau, 8/4/1823. BPBL, Ms, 268 (274) M1 G2 E11.

Estado poltico do Maranho em 19/11 do ano prximo passado, dia em que saiu o Bergantim Nelson, chegado a esta Corte no dia primeiro do corrente ms de janeiro de 1824. BN, Ms, 31, 33, 22, n 3. Livros de Atas do Conselho Presidial, n 1338 e 1339. APEM. Ofcios do Dr. Bernardo Jos dAbrantes e Castro remetendo ao 4 Marques de Tancos uma exposio sobre a situao partidria do Maranho, 1823. BN, Ms, 32, 20, 7, n 1 e 2. Processo movido contra Miguel Igncio dos Santos Freire e Bruce entre os anos de 1811 e 1813. AN, Fundo Desembargo do Pao, cx. 161, pct. 1, doc. 2. Protesto de lealdade e reconhecimento do povo ao Rei. Abaixo-assinado dos cidados da provncia do Maranho. IHGB, Coleo Instituto Histrico, lata 400, pasta 10, doc. 2.

b) Impressos Atas Dirio das Cortes Geraes e Extraordinrias da Nao Portugueza. Disponvel em http://debates.parlamento.pt/?pid=mc Acesso em 5 de novembro de 2011. Folhetos Fonseca, Bernardo da Silveira Pinto da. Singela e verdadeira narrao do comeo, progresso e concluso da Regenerao Poltica do Maranho, no glorioso dia 6 de abril de 1821. Sem data e local de impresso. BN, Seo de Obras Raras, Coleo Benedito Ottoni. Mesquita, Jos de Loureiro. Manifesto de todos os acontecimentos e causa da Revoluo da Provncia do Maranho concluda em 6 de abril de 1821. Para servir de justificao aquelles que foram injustamente presos e perseguidos pelo desptico Governador daquela Provncia Bernardo da Silveira Pinto. Lisboa: Impresso de Alcobia, 1821. BN, Seo de Obras Raras. Pizarro, Rodrigo Pinto. Carta de um portugus emigrado acerca do ex-imperador do Brasil e do seu chamado manifesto. Lisboa: 1832 (Paris, 20/2/1832). BN, Seo de Obras Raras. Sentinela Constitucional Bahiense. Golpe de Vista sobre a Carta da Junta de So Paulo a sua Alteza Real. Anlise da mesma O.D.C. ao Soberano Congresso por M. J. da Cruz. Tudo mandado reimprimir por os Amantes da Unio. Maranho: Imprensa Nacional, 1822. Biblioteca Nacional de Portugal. Zacheo, Manoel Paixo dos Santos. Ao Soberano Congresso Nacional, nas Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa. O Epaminondas Americano sobre a Revoluo do Maranho. Lisboa: J. B. Miranda, 1822a. Biblioteca do Itamaraty. Zacheo, Manoel Paixo dos Santos. Carta do Epaminondas Americano ao Ilmo e Exmo Sr. D. Romualdo de Souza Coelho. Bispo do Gro Par e Deputado em Cortes Gerais. Maranho: Imprensa Nacional, 1822b. Biblioteca do Itamaraty.

Jornais (O) Conciliador (1821-1823) (O) Correio Braziliense (1808-1823) (O) Dirio Fluminense (1824-1831) (A) Folha Medicinal (1822) Bibliografia Anderson, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexes sobre a origem e a difuso do nacionalismo. Traduo Denise Bottman. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. 330p. ISBN 978-85-359-1188-6. Armitage, John. (1836) Histria do Brasil. Desde a chegada da famlia de Bragana, em 1808, at a abdicao de D. Pedro I, em 1831, compilada vista dos documentos pblicos e outras fontes originais formando uma continuao da Histria do Brasil, de Southey. 3 ed (cpia da edio de 1914). Traduo Joaquim Teixeira de Macedo. Rio de Janeiro: Edies de Ouro, 1965. 390p. Berbel, Mrcia Regina. A nao como artefato. So Paulo: Fapesp, Hucitec, 1999. 206p. ISBN 978-85-27104-75-3. Chiaramonte, Jos Carlos. Cidades, provncias, estados: origens da nao argentina (18001846). Traduo Magda Lopes; revisada e anotada por Joo Paulo Garrido Pimenta. So Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2009. 267p. ISBN 978-85-7970-000-2. Cochrane, Thomas John. (1859) Narrativa de servios no libertar-se o Brasil da dominao portuguesa. Braslia: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003. 273p. CDD 981.034. Costa, Yuri; Galves, Marcelo Cheche. O Epaminondas Americano: trajetrias de um advogado portugus na Provncia do Maranho. So Lus: Ecaf e Lpis / Editora Uema, 2011. 241p. ISBN 978-85-62485-15-2. Edelweiss, Frederico G. A antroponmia patritica da Independncia. Salvador: Centro de Estudos Baianos, 1981. 26p. Gaioso, Raimundo Jos de Sousa. Compndio histrico-poltico dos princpios da lavoura do Maranho suas produccoens, e progressos, que tem tido at ao prezente, entraves que a vo deteriorando; e meios que tem lembrado para desvanece-los, em augmento da mesma lavoura, e sem prejuizo do real patrimnio. Paris: P. N. Rougeron, 1818. 337p. Galves, Marcelo Cheche. << Os republicanos do Maranho: Independncia, Confederao do Equador e a construo do estado imperial >>. In: Galves, Marcelo Cheche; Costa, Yuri (orgs.). O Maranho Oitocentista. Imperatriz: tica / So Lus: Editora UEMA, 2009, p. 1339. 407p. ISBN 978-85-88172-49-4.

______. Ao pblico sincero e imparcial: Imprensa e Independncia do Maranho (18211826). Tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal Fluminense. Niteri, 2010. CDU 981.04. ______. << Aderir, jurar e aclamar: O Imprio no Maranho (1823-1826) >> Almanack, n 1, maio de 2011, p. 105-118. ISSN 2236-4633. Garavaglia, Juan Carlos. Os primrdios do processo de independncia hispano-americano. In: Jancs, Istvan (org.). Independncia: histria e historiografia. So Paulo: Hucitec, 2005, p. 207-234. ISBN 978-85-271-0677-9. Guimares, Lcia Maria Paschoal. << A historiografia e a transferncia da Corte para o Brasil >> Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, (a. 168), n 436, jul/set 2007, p. 1528. ISSN 0101-4366. Jancs, Istvn. Na Bahia, contra o Imprio. Histria do ensaio de sedio de 1798. So Paulo: Hucitec, 1996. 222p. ISBN 978-85-271-0324-4. ______. (org.) Independncia: histria e historiografia. So Paulo: Hucitec; FAPESP, 2005. 934p. ISBN 978-85-271-0677-9. Koster, Henry. (1816) Viagens ao nordeste do Brasil. Traduo de Lus da Cmara Cascudo. 11 ed. Recife: Fundao Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2002, v. 1. 324p. ISBN 857019-362-9. Lago, Antonio Bernardino Pereira do. (1822) Estatstica histrico-geogrfica da Provncia do Maranho. So Paulo: Siciliano, 2001, 123p. ISBN 85-2670860-0. Lima, Edyene Moraes dos Santos. Honradas Famlias: poder e poltica no Maranho do sculo XIX (1821-1823). PPGH / UFPB. Dissertao apresentada ao Programa de PsGraduao em Histria da Universidade Federal da Paraba. Joo Pessoa, 2009. 138p. Morel, Marco. As transformaes dos espaos pblicos: imprensa, atores polticos e sociabilidades imperiais (1820-1840). So Paulo: Hucitec, 2005. 326p. ISBN 85-271-0664-7. Mota, Antonia da Silva. A dinmica colonial portuguesa e as redes de poder local na capitania do Maranho. Tese apresentada ao Programa de Ps-Graduao em Histria da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2007. 199p. CDU 81.21.021.03. Moura, Iara Conceio Guerra de Miranda. Histria, memria e identidade da Batalha do Jenipapo (Campo Maior - PI / 1823). Monografia apresentada ao Departamento de Geografia e Histria da Universidade Federal do Piau. Teresina, 2007. 112p. Oliveira, Ceclia Helena de Salles. O Espetculo do Ypiranga: mediaes entre histria e memria. Tese apresentada ao Museu Paulista da Universidade de So Paulo para Concurso de Livre-Docncia junto Diviso Tcnico-Cientfica de Acervo e Curadoria da rea de Histria do Imaginrio. So Paulo, 1999. 288p. Paixo e Dores, frei Manuel Moreira da. (1823) Dirio da armada da independncia. 2 ed. Braslia: MEC / Instituto Nacional do Livro, 1972 (Coleo Biblioteca do Sesquicentenrio, v.5). 147p. CDD 981,04.

Pimenta, Joo Paulo Garrido. Estado e Nao no fim dos Imprios Ibricos no Prata (18081828). So Paulo: Hucitec; FAPESP, 2002. 266p. ISBN 85-271-0582-9. Silva, Lus Antonio Vieira da. (1862) Histria da independncia da provncia do Maranho (1822-1828). 2 ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1972. Coleo So Lus, v. 4. 363p. ______. Documentos apensos Histria da Independncia do Maranho. So Lus: Companhia Editora Americana, 1972 Slemian, Andra; Pimenta, Joo Paulo Garrido. A Corte e o mundo. Uma histria do ano em que a famlia real portuguesa chegou ao Brasil. So Paulo: Alameda, 2008. 192p. ISBN 97885-98325-69-9. Souza, Adriana Barreto. O exrcito na consolidao do Imprio: um estudo histrico sobre a poltica militar conservadora. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999. 191p. ISBN 85-7009027-7. Spix, Johann Baptist Von; Martius, Carl Friedrich Philipp Martius. Viagem pelo Brasil (18171820). Traduo de Lcia Furquim Lahmeyer. 2 ed. So Paulo: Melhoramentos, s/d, tomo II, 332p.

Anda mungkin juga menyukai