Anda di halaman 1dari 2

O totalitarismo hitleriano na Alemanha

As dificuldades da democracia alem


Em 1919, foi instaurada a Repblica de Weimar, contudo este governo democrtico enfrentou srias dificuldades: As duras clusulas do Tratado de Versalhes; O aparecimento da crise Americana de 1929; Ocupao da regio alem do Ruhr pelos franceses para obrigar a Alemanha a pagar as indemnizaes. A Alemanha estava a afundar-se, face a esta situao, apesar da pequena recuperao econmica.

Hitler no poder
Adolf Hitler, chefe de um pequeno partido de extrema direita, o partido Nazi, tentou tomar o poder no estado da Baviera, mas fracassou e foi preso, na priso escreveu o livro Mein Kampf (onde exps os princpios da sua ideologia). Causas da ascenso de Hitler ao poder Com a grande depresso de 1929, milhares de empresas entraram em falncia. Os Nazis conseguiam eleger cada vez mais deputados porque: Tinham o apoio dos grandes industriais; Dos desempregados; De grande parte da burguesia; Devido intensa propaganda, nos jornais, na rdio e nas manifestaes de rua.

Ascenso poltica de Hitler Em 1933, Hitler foi nomeado Chanceler e o Partido Nazi tornou-se no maior partido alemo, ele imps um regime ditatorial na Alemanha ( eliminou os partidos da oposio e os sindicatos, e aps a morte do Presidente da Repblica, passou a acumular os cargos de Chanceler e de Chefe de Estado (fhrer).

A doutrina nazi
Adolf Hitler achava que os problemas que afectavam a Alemanha tinham origem no Tratado de Versalhes e responsabilizava o governo democrtico pela a sua aceitao. Iniciou uma perseguio feroz aos comunistas e aos judeus. Para corrigir os males, o nazismo defendia: Existncia do totalitarismo necessrio um chefe que submeta todos os indviduos e tambm necessrio que o estado seja forte; A ideia de racismo (discriminao entre raas superiores e raas inferiores). Para isso os Alemes desenvolveram um nacionalismo e um imperialismo para satisfazer as suas necessidades econmicas e sociais; Anti-semitismo representa o dio aos judeus, eram considerados a raa mais inferior de todas as raas.

Os suportes do nazismo
Criao de Seces de Assalto (SA) eram milcias armadas conhecidas como os Camisas Castanhas; Seces de segurana (SS) tropa de elite; Gestapo polcia poltica alem; Juventude Hitleriana formao de jovens atravs da doutrina nazi; Propaganda meio de difuso dos ideias Nazis.

O nacionalismo e o desejo expansionista conduziram : Proteco das indstrias alems e aos investimentos estatais nas

(indstria de guerra e construo de obras pblicas); Os operrios foram obrigados a inscrever-se na Frente de Trabalho ( os patres tambm faziam parte); Esta poltica permitiu aumentar a produo e empregar quase toda a mo-deobra alem. A melhoria do nvel de vida dos alemes contribuiu para o crescimento do partido nazi.

Anda mungkin juga menyukai