Anda di halaman 1dari 7

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

Comentrio inicial: Nesse texto voc ver que uma alimentao com predominancia de alimentos crus (frutas, hortalias, castanhas e sementes cruas/germinadas), voc evitar acidificao do sangue, aumentando a eficincia de seu sistema imunolgico.
Texto original, em ingls, aqui: http://www.trans4mind.com/nutrition/pH.html

H um texto detalhado sobre o efeito alcalinizante do limo, aqui: http://geocities.ws/ggompa/saude/limao.html _____________________________________________________________________________________

Equilibrando alimentos cidos/alcalinos


Um surpreendente nmero e variedade de problemas fsicos e doencas pode ser causado pelo problema de alimentos que so produtores de acidez aps a digesto. Hoje a vasta maioria da populao nas naes industrializadas sofre de problemas causados pelo estresse da acidose, porque tanto o estilo de vida moderno como a dieta promovem a acidificao do ambiente interno do corpo. A atual dieta ocidental tpica laragamente composta de alimentos formadores de cidos (protenas, cereais, accares). Alimentos promotores de alcalinidade como os vegetais so consumidos numa escala muito menor. Estimulantes como tabaco, caf, ch e lcool so tambm extremamente acidificantes. O estresse e atividade fsica (tanto o insuficiente como o excessivo) tambm causam acidificao. Muitos alimentos so alcalinizantes por natureza, mas alimentos processados so na maioria acidificantes. importante consumir pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes em nossa dieta, para se manter a sade. Precisamos abundancia de frutas frescas e particularmente vegetais (alcalinizantes) para equilibrar nossa necessidade de consumo de protenas (acidificantes). E ns precisamos evitar alimentos processados, doces ou carboidratos simples, no apenas porque eles so acidificantes mas tambm porque eles elevam o ndice de acar no sangue muito rpido (alto ndice glicmico, portanto engordam); alm de serem pobres em nutrientes ainda podem ser intoxicantes.

Qual o pH do corpo?
A gua o composto mais abundante no corpo humano, 70% . O corpo contm uma gama enorme de solues, as quais podem ser mais cidas ou menos cidas. pH (potencial de Hidrognio) a medida da acidez ou alcalinidade de uma soluo- a relao entre ons positivamente carregados (acidificantes) e ons negativamente carregados (alcalinizantes). O pH de qualquer soluo a medida de sua concentrao de ons Hidrognio. Quanto maior o ndice do pH, mais alcalino e mais rico em Oxignio o fluido . Quanto menor o pH, mais cido e pobre em Oxignio o fludo. o pH varia de 0 a 14, sendo 7 o ndice de neutralidade. Tudo acima de 7 alcalino, e abaixo de 7 considerado cido. O sangue humano deveria ser levemente alcalino (7,35 - 7,45). Abaixo ou acima dessa faixa significa sintomas e doena. Se o pH do sangue se move para baixo de 6,8 ou acima de 7,8 as clulas param de funcionar e o corpo morre. O corpo portanto se esfora em equilibrar o pH. Quando esse equilbrio comprometido, muitos problemas podem ocorrer. Uma dieta desequilibrada alta em alimentos acidificantes tais como protenas, acar, cafeina e alimentos processados exerce uma presso no sistemas de regulao do corpo para manter a neutralidade do pH.

1 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

A estocagem extra requerida pode debilitar o corpo de substancias minerais alcalinas como sdio, potassio, magnsio e clcio, fazendo a pessoa tender a ter doencas crnicas e degenerativas. Os minerais so "emprestados" de rgos vitais e ossos para compensar (neutralizar) a acidez e remove-la com segurana do organismo. Por causa desse esforo, o corpo pode sofrer dano severo e prolongado- uma situao que pode ocorrer sem deteco por anos.

Problemas de Sade causados por acidose


Se vc tem um problema de sade, muito provavelmente est sofrendo de acidose. As pesquisas mostram que a menos que o pH do corpo esteja levemente alcalino, o corpo no pode auto curar-se. Assim, independente de que mtodo que vc use para cuidar da sade, ele no ser eficaz enquanto seu pH no estiver equilibrado. Se seu pH no estiver equilibrado, voce no pode, por exemplo, assimilar vitaminas, minerais e suplementos nutricionais. O pH de seu corpo afeta TUDO. A acidose diminuir a capacidade do corpo de assimilar minerais e outros nutrientes, diminuir a produo de energia nas clulas, diminuir a capacidade do seu organismo de reparar clulas doentes, diminuir a capacidade do organismo de livrar-se de minerais pesados, auxliar a reproduo de clulas de tumores, e far o corpo mais susceptvel de fadiga e doencas. Um pH cido pode ocorrer devido a uma dieta acidificante, estresse emocional, sobrecarga de toxinas, e/ou reaes so sisteme imunolgico ou qualquer processo que dificulte as clulas de absorver oxigenio ou outros nutrientes. O corpo tentar compensar o pH acdico usando minerais alcalinos. Se a dieta no contiver minerais suficientes para compensar, ocorrer uma acidificao celular. Acidose pode causar os seguintes problemas:.

Dano cardiovascular. Ganho de peso, obesidade e diabetes. Problemas da bexiga. Pedras nos rins. Deficiencia imunolgica. Acelerao do dano por radicais livres. Problemas hormonais. Envelhecimento prematuro. Osteoporose e dor nas juntas. Dores musculares e aumento do cido ltico. Baixa energia e fadiga crnica.

Digesto e eliminao lentas. Aumento de fermentaes e fungos. Falta de energia, fadiga. Baixa temperatura corporal. Tendencia a contrair infeces. Perda de iniciativa, prazer, e entusiasmo. Tendencias depressivas. Exausto rpida. Compleio plida. Dores de cabeca. Inflammao da crnea e palpebras.

Amolecimento e dolorimento nos dentes. Gengivas sensveis, inflamadas. lceras estomacais e da boca. Fissuras no canto dos lbios. Excesso de cidos no estmago. Gastrite. Unhas finas e quebradicas. Cabelos secos, quebradicos e queda. Pele seca. Irritao da pele. Caimbras nas pernas.

cido

faixa de variacao de pH, corpo saudvel

Alkalino

Teste a acidez/alcalinidade de seu corpo com as tiras de papel de teste de pH


" recomendvel que voc teste seus nveis de pH para determinar se o pH do seu corpo precisa de ateno imediata. Usando tiras de teste de pH (papel Litmus), voc pode determinar o seu fator de pH de maneira rpida e fcil na privacidade de sua prpria casa. A melhor hora para testar seu pH por volta de uma hora antes de uma refeio ou duas horas depois da

2 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

mesma.

Teste do pH da Saliva: Simplesmente molhe um pedao de papel Litmus com a sua saliva. Apesar da saliva geralmente ser mais cida que o sangue, o pH salivar espelha o do sangue e nos diz o que o corpo retm. um indicador justo da sade dos fludos extracelulares e de suas reservas minerais alcalinas. O pH timo para a saliva de 6.4 a 6.8. Uma leitura abaixo de 6.4 indica insuficincia de reservas alcalinas. Depois de comer, o pH da saliva deve subir para 7.5 ou mais. Um desvio do pH salivar ideal por um tempo longo um convite doena. Se a sua saliva permanece entre 6.5 e 7.5 o dia todo, seu corpo est funcionando dentro de uma faixa saudvel. Acidose, a permanncia por um tempo longo no estado de pH cido, pode resultar em artrite reumatide, diabete, lpus, tuberculose, osteoporose, presso sangunea alta, a maior parte dos cnceres e muito mais. Se o pH salivar permanece muito baixo, a dieta deve enfocar em frutas, vegetais e gua mineral, bem como procurar remover acidificantes fortes como sodas, trigo integral e carne vermelha. Teste do pH da Urina: O pH da urina indica como o corpo est trabalhando para manter o pH apropriado do sangue. A urina revela os ciclos metablicos alcalinos (construtores-anablicos) e cidos (degradativos-catablicos). O pH da urina indica os esforos do corpo para regular o pH atravs dos 'buffer salts" e hormnios, via rins, supra-renais, pulmes e gnadas. A urina pode prover um quadro bastante preciso da qumica do corpo, porque os rins filtram os "buffer salts" da regulao do pH e proporcionam valores baseados naquilo que o corpo est eliminando. O pH da urina pode variar de 4.5 a 9.0 nos extremos, mas a faixa ideal est entre 6.0 e 7.0. Se o seu pH urinrio flutuar ente 6.0 e 6.5 logo de manh e entre 6.5 e 7.0 noite aps o jantar, seu corpo ento est funcionando dentro de uma faixa saudvel. O teste da urina pode indicar quo bem seu corpo est excretando cidos e assimilando minerais, especialmente clcio, magnsio, sdio e potssio. Estes minerais funcionam como "buffers". "Buffers" so substncias que ajudam a manter e equilibrar o corpo contra o excesso de acidez ou alcalinidade. Mesmo com quantidades apropriadas de "buffers", nveis cidos ou alcalinos podem se tornar estressantes para os sistemas reguladores do corpo. Quando o corpo produz desta acidez ou alcalinidade, ele deve dispensar o excesso. A urina o mtodo utilizado pelo corpo para remover qualquer excesso de substncias cidas ou alcalinas que no puderem ser "buffered". Se o sistema de "buffering" do corpo estiver sobrecarregado, um estado de "auto-intoxicao" ocorre, e deve-se atentar para uma reduo deste stress.

Alimentos: so eles alcalinizantes ou acidificantes? Note que a tendncia de um alimento para gerar acidez ou alcalinidade no corpo no tem nada a ver com o real pH da comida em si mesma. Por exemplo, limes so bastante cidos, entretanto os produtos-finais dos mesmos aps a digesto e assimilao so bastante alcalinos, portante limes geram alcalinidade no corpo. Da mesma maneira, a carne possui um pH alcalino antes da digesto mas deixa resduos cidos no corpo, ento, como quase todos os produtos de origem animal, a carne classificada como acidificante. importante que sua ingesto diria de alimentos aja de maneira a equilibrar naturalmente o pH do corpo. Para manter a sade, a dieta deve consistir de pelo menos 60% de alimentos alcalinizantes e de no mximo 40% de alimentos acidificantes. Para reconstituir a sade, a dieta deveria consistir de 80% de alimentos alcalinizantes e 20% de alimentos acidificantes.

CATEGORIA DO ALIMENTO

Muito Alcalino
Asparago, cebola, Sucos de vegetais, salsa, espinafre cru, Brocole, Alho, capim de

Alcalino
quiabo, abbora, feijo verde (favas), Beterraba, salso, alface,abobrinha,

Pouco Alcalino
Cenoura, Tomate, milho verde, cogumelo, repolho, ervilha, Couve-flor,

Pouco Acido

Acido

Muito Acido

FEIJOES, VEGETAIS, LEGUMES

Espinafre Batata (sem cozido, alguns casca), tipos de Feijes (varios feijes tipos)

3 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

cevada Limo, Melancia, Lima, Grapefruit, Manga, mamo

batata doce, alfarroba Tmara, Figo, Melo,Uva, Mamo, Kiwi, Amoras, Maca, Pera, Uva passa

nabo, casca de batata, azeitona Laranja, Banana, Cereja, Abacaxi, Pssego, Abacate Ameixa, Suco de fruta processado Cereja azeda, Ruibarbo, fruta enlatada Blueberries, Cranberries, Ameixa seca, Suco de Fruta Adoado

FRUTA

GRAOS, CEREAIS

Po de Trigo, Po centeio, Trigo branco, Massas Amaranto, germinado Arroz branco, assadas, Milheto, Lentilha, Po de trigo, Milho, Trigo biscoitos milho doce, Spelt (Triticum sarraceno, (espagueti, Quinoa spelta, Dinkel Aveia, Centeio macarro, em alemo), pizza, etc) Arroz integral Carne de vaca, Fgado, Peru, Galinha, Carne de porco, Ostras, Peixes Carneiro Mariscos Ovo, Queijo e leite de Manteiga, soja, Queijo e Iogurte, Queijo leite de cabra, fresco, Creme ricota de leite Castanha portuguesa, Castanha do Par, Avelans, Coco leo de Canola (Canola uma variedade de Colza criada no Canad) * Ver Nota abaixo Sementes de abbora, gergelim e de girassol Queijo, Leite homogeneizado, Sorvete, Pudim

CARNES

OVOS E LATICINIOS

Leite materno

Leite cru

NOZES E SEMENTES

Amendoas

Noz pecan, castanha de caju, Pistache

Amendoim, Noz de natal (Juglans)

LEOS

leo de oliva

leo de linhaca comestvel

leo de miulho, leo de girassol, Margarina, Toucinho Cerveja, Bebidas alcolicas, Refrigerantes

BEVERAGES

Chs de ervas, gua com limo

Ch verde

Ch de gengibre

Ch, Cacau

Caf, Vinho

ADOANTES, CONDIMENTOS

Estvia

Melao de bordo (Maple Syrup), melao de arroz

Mel in natura (centrifugado a frio), Rapadura

Mel processado

Accar branco, Accar mascavo, Melaos, Gelias, Maionese, Mostarda, Vinagre

Adoante artificial, Chocolate

NT...Acrescentamos alguns termos e explicaes entre parenteses na tabela acima, para facilitar a compreenso. Explicamos no tem "leo de canola", que esta uma variedade de colza desenvolvida no Canad. Ultimamente o alrde dos benefcios da Canola foi desmentido bem como as muitas desvantagens desse leo. Posteriormente foi criada a canola transgnica pela monstruosa empresa Monsanto. leo de Canola nao era uma boa opcao e agora muito pior.

Desintoxique com frutas e sucos de vegetais

Todos os sucos de frutas e vegetais crus sao alcalinizantes. (As frutas se tornam mais acidificantes se forem processadas e principalmente se adoadas com aucar refinado)
A cincia: Porque os cidos limes sao alcalinizantes?

A resposta simplesmente porque quando o digerimos, ele produz um resduo alcalino. Porisso

4 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

o classificamos como alimento alcalino. Quando digerimos um alimento, este quimicamente oxidado ("queimado") para formar gua, dixido de carbono e um composto inorgnico. A natureza alcalina ou cida desse composto inorgnico que foi formado que determina se o alimento alcalinizante ou acidificante. Se o composto inorgnico contiver mais sdio, potssio ou clcio, classificado como alimento alcalino. Se contiver mais enxofre, fosfato ou cloro, classificado como um alimento acidificante.

Que diferena faz ter sangue cido (txico)? Para seu corpo se manter vivo e saudvel, ele mantem um delicado e preciso equilbrio do pH do sangue em 7,365, o qual levemente alcalino (acima de 7 alcalino). O corpo faz tudo o que for necessrio para manter esse equilbrio. O problema que as pessoas tem em geral estilos de vida incrivelmente acidificantes. cidos sao produzidos no corpo sempre que voce sente estresse, emoes negativas ou quando voce consome alimentos acidificantes. A dieta tpica das pessoas acidificante. O que ocorre quando seu corpo est mais cido? Seu corpo armazena excesso de cidos em clulas de gordura (por isso to difcil, para muita gente, perder peso). Com o tempo, seu corpo retira clcio e outros recursos alcalinos dos ossos em uma tentativa desesperada de manter o equilbrio do pH (essa a razo pela qual as pessoas "encolhem" com a idade). Seu sangue desempenha um papel importante em sua sade e energia: ele carrega oxignio para suas clulas! Isso lhe d energia, e o que o mantem vivo. O sangue tambm desempenha um papel chave no quo energizante seu sono ser. Abaixo uma gravura de clulas de sangue saudveis:

Observe como as clulas sanguneas estao separadas umas das outras. Como resultado, seu sangue se move livremente por todo seu corpo, e penetra nos minsculos vasos capilares, e faz voce sentir que seu corpo est recebendo energia. Durante o sono, o sangue, estando adequado, flui e a hidratacao importante. Quando seu sangue est como na figura acima, seu sono realmente energizante e voce precisa de menos horas de sono. As clulas sanguneas tem uma carga negativa na parte externa e positiva na interna. Isso o que as mantem saudveis a separadas umas das outras. Entretanto, quando seu corpo est acidificado, as clulas do sangue perdem sua carga negativa. As clulas no mais tero aquela forca de repulso e se agomeram, como na figura abaixo: .

5 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

Quando as clulas de seu sangue estao "amontoadas" elas nao mais podem entrar nos minscuilos vasos capilares (Nota: as extremidades, as pontas das veias) de seu corpo e levar o oxignio vital s clulas. O sangue no mais ter condies de dar todas as clulas de seu corpo os efeitos energizantes e rejuvenecedores. Essa a maior razo pela qual algumas pessoas se sentem horrveis quando acordam, e porque precisam dormir mais. E tambm, porque voce tende a acordar sentindo-se desidratado. . A maioria de ns, desde a infncia, condicionado por nossos pais a temer as doencas e os "micrbios". Isso ocorre com frases do tipo: "Coloque o suter ou vai pegar um resfriado!" ntretanto, a verdade que a maioria de ns cria um ambiente intoxicado em nosso organismo e isso que provoca doencas e um estado quase constante de fadiga. Isso nao acontece A VOC, na verdade VOC que o responsvel pela ocorrncia de doencas. Aqui est um bom exemplo: imagine que voc tem um peixe-dourado em um aqurio e que um dia voc viu que o peixe estava comeando a parecer bastante doente. Voc tambm nota que a gua est um pouco suja. O que parece mais sensato? Tirar o peixe da gua e tentar consert-lo? Ou trocar a sua gua? Provavelmente a gua que est deixando o peixe doente, o problema no o peixe em si mesmo. Quando voc trocar a gua, o peixe ficar mais saudvel. O fato de que o peixe est doente na verdade um sintoma do ambiente pouco saudvel, no um problema em si.

Fato: nossos corpos so mais do que 70% de gua! E a maior parte do tempo, por causa de nossas dietas, emoes e estilo de vida, a "gua" de nossos corpos est cida em excesso, e mais claramente: txica. No entanto, mesmo sabendo disso, a medicina moderna convencional pe muito mais ateno na luta contra os sintomas, e no reconhece a raiz do problema. H algumas outras coisas que podem ser feitas, como complemento dieta, para ajudar a corrigir este desequilbrio excessivamente cido. Entre elas esto a ingesto de enzimas em forma de suplemento, clcio orgnico e suplemento de magnsio, minerais coloidais, vitamina A e D, e beber sucos de vegetais alcalinos (cenoura, salso e beterrada) e uma bebida de limo/xarope de bordo (maple syrup).

Podemos remediar nossos corpos com excesso de acidez em curto prazo com suplementos alcalinizantes, mas alm disso, devemos tambm escolher uma dieta que esteja equilibrada do lado dos alimentos alcalinizantes. Felizmente a maioria destes tambm tem um indice glicmico baixo, cuidando do segundo fator essencial na criao de uma dieta saudvel. Garanta um nvel de Omega 3 adequado com peixes oleosos na sua dieta, outro fator essencial, e ento poderemos ter certeza de que teremos vidas longas e saudveis. Se voc quiser saber mais a respeito de mudanas em sua dieta para conseguir um mximo de energia, confira o livro de Dr. Robert O. Young, "The pH Miracle". Ele contm infomao a respeito de como as doenas se manifestam, como desentoxicar-se e manter uma sade equilibrada, juntamente com informaes sobre dieta e receitas."

6 of 7

19/03/2013 08:46

Equilibrio_Acido/Alcalino

http://www.geocities.ws/ggompa/saude/pH/Equilibrio_AcidoxAlcalino...

7 of 7

19/03/2013 08:46

Anda mungkin juga menyukai