Anda di halaman 1dari 24

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 UM PASSEIO PELA GALXIA


Pginas 3-4 1. Sugerimos os ttulos: O guia do mochileiro das galxias, de Douglas Adams; Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke; O rob de Jpiter, de Isaac Asimov.

Esses livros so obras de fico. Ao longo do Caderno, voc, professor, conta com diversas outras sugestes de obras. As questes de acompanhamento da leitura propostas neste Caderno do Aluno so gerais para se adequar a diversos ttulos, de fico e de no fico, permitindo uma escolha mais ampla e que os alunos leiam diferentes obras. 2. Espera-se que o aluno escreva livremente sobre suas impresses iniciais, como forma de incentivar a disposio para a leitura. 3. Professor, importante que voc comente algo sobre o autor do livro na primeira aula e verifique se o aluno assimilou, ao menos, as informaes principais. 4. O aluno deve mencionar conceitos astronmicos, viagens espaciais, planetas, galxias, estrelas, relacionando-os com o ttulo ou com o tema do livro. 5. Alguns livros possuem verso cinematogrfica, e a exibio de um trecho pode ajudar no processo de leitura. Uma sugesto a exibio de um vdeo motivador. Para O rob de Jpiter, por exemplo, a exibio de um vdeo sobre os planetas pode auxiliar na compreenso do assunto pelos alunos.

Pginas 4-5

1. O aluno deve levar para a sala de aula os materiais encontrados: figuras, reportagens, histrias em quadrinhos. Professor, importante que voc verifique se os materiais tm relao com o espao; caso essa relao lhe parea muito vaga, questione o aluno quanto relao que ele imaginou. Trata-se de uma forma de avaliao diagnstica das concepes prvias dos alunos.
1

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

2. a) Professor, voc precisa reunir essas informaes para checar a pesquisa do aluno. b) Professor, voc precisa reunir essas informaes para checar a pesquisa do aluno. c) Professor, voc precisa reunir essas informaes para checar a pesquisa do aluno. d) Esta uma questo aberta. possvel que o aluno no encontre opinies sobre o livro, mas isso no compromete a atividade.

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 O QUE TEM L EM CIMA?


Pginas 6-8 1. Apresentamos alguns exemplos. Nave Planeta Extraterrestres (ET) Cometa Asteroide Disco voador Satlite Lua Raios Meteoritos Foguete Estrelas Galxia Aliengenas (Aliens) Estrela cadente Sol Bombas Nuvens Constelaes Nebulosas Buracos negros

2. Aqui se espera que o aluno tente usar o prprio vocabulrio para descrever os materiais pesquisados. Professor, neste momento voc ainda est em uma fase de avaliao diagnstica do nvel de conhecimento dos alunos. Como neste exerccio trabalhada a habilidade de escrita, voc pode avaliar a clareza e a correo do texto. 3. O aluno deve apresentar os exemplos e justific-los. Por exemplo: foguetes so reais porque vrios j foram lanados no espao, como noticiado em jornais e na TV. Extraterrestres parecem ser fantasiosos, porque s os vemos em filmes e em depoimentos sem embasamento cientfico, que no apresentam nenhuma prova de sua existncia. 4. As possibilidades de resposta so bastante variadas. Professor, voc deve verificar a coerncia conceitual e realizar as correes necessrias. 5. Professor, voc deve verificar as correes feitas pelos alunos. 6. Professor, avalie se o grupo props: personagens; roteiro; fenmenos coerentes com o contedo da matria.
3

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Pgina 9

1. Os planetas orbitam o Sol (assim como outros corpos, como cometas, asteroides, planetas-anes). Os satlites naturais, por sua vez, so corpos que orbitam planetas (ou planetas-anes). Espera-se aqui que o aluno perceba pelo menos que os planetas orbitam o Sol diretamente e os satlites orbitam os planetas. 2. No. H tambm os cometas, os asteroides e os planetas-anes. 3. As estrelas. O Sol uma estrela, pois um astro que produz luz e calor por meio de reaes de fuso nuclear que ocorrem em seu interior. Neste momento, no necessrio que o aluno compreenda o que fuso nuclear. Apenas se devem evitar analogias com a queima de combustveis para no reforar concepes espontneas. 4. A galxia um imenso agrupamento de estrelas que orbitam em torno de um centro comum e geralmente composta de milhes de estrelas individuais.

Pginas 9-10

1. Verificar a linguagem, personagens e coerncia da histria. 2. a) Professor, importante que voc consulte o livro sugerido aos alunos. Se achar interessante, pea-lhes que escrevam tambm sobre as imagens da capa do livro nesta questo. b) Aqui a relao pode ser bastante superficial, mas o aluno deve conseguir estabelec-la. c) Nem todos os livros apresentam prefcio, textos nas orelhas ou a introduo. Professor, voc deve verificar quais tipos de texto (prefcio, introduo, agradecimentos etc.) aparecem antes do incio da histria. Alm de verificar isso no incio e no final do volume, importante identificar qual a edio do livro que o aluno est lendo, porque muitas vezes, entre uma edio e outra, textos iniciais e finais podem ser adicionados, modificados ou retirados pela editora. d) Procurando bem no livro (no incio ou no fim), em geral possvel encontrar essa informao, que frequentemente tambm pode ser obtida na internet. A segunda pergunta mais aberta, serve para diagnosticar a viso do aluno sobre o assunto.
4

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

e) Vale a pena exigir do aluno um ritmo de leitura, ento esse clculo importante. Mas tenha em mente que nem todos os alunos conseguiro acompanhar esse ritmo. Como observado no Caderno do Professor, isso no prejudica a atividade. As atividades com o livro foram planejadas levando em conta essas diferenas de ritmo de leitura. 3. Explique e combine com os alunos os tipos de bola que eles podem trazer para a atividade da prxima aula.

Pginas 10-11

1. A maior altitude da superfcie terrestre encontrada no Monte Everest, cerca de 8 850 metros, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete. O valor sofre pequenas variaes de acordo com a fonte de pesquisa consultada. Em quilmetros, o Monte Everest tem 8,85 km. 2. O ponto mais profundo dos oceanos terrestres est localizado na Fossa das Ilhas Marianas (Oceano Pacfico), com 10 911 metros, aproximadamente. O valor sofre pequenas variaes de acordo com a fonte de pesquisa consultada. 3. O dimetro do planeta Terra de aproximadamente 12 756 quilmetros. O valor sofre pequenas variaes de acordo com a fonte de pesquisa consultada. 4. O dimetro polar de aproximadamente 12 713 quilmetros. Dimetro equatorial: aproximadamente 12 756 quilmetros. Os valores sofrem pequenas variaes de acordo com a fonte de pesquisa consultada. 5. Esse valor varia ao longo da rbita da Lua ao redor da Terra (e tambm ao longo do tempo). O valor mdio de aproximadamente 384 405 quilmetros, podendo sofrer pequenas variaes de acordo com a fonte de pesquisa. 6. O dimetro da Lua de aproximadamente 3 476 quilmetros, valor que sofre leves variaes de acordo com a fonte de pesquisa.

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A TERRA UMA BOLINHA

Pginas 11-12

1. O aluno pode mencionar fotografias areas ou espaciais, assim como viagens de avio e navio, que permitem constatar esse formato, ou citar argumentos histricos. Exemplos: o fato de os mastros dos navios desaparecerem por ltimo no horizonte, quando eles se afastam da costa; o formato da sombra da Terra na Lua, vista nos eclipses lunares. Qualquer uma dessas respostas, alm de outras do gnero, vlida. 2. Do ponto de vista da textura e da esfericidade da superfcie, uma das melhores frutas para representar a Terra a jabuticaba, por ser bem lisa e esfrica. Alguns alunos podem pensar em outros aspectos, como as camadas internas da Terra, que no so o foco da pergunta. Cabe orient-los, professor.

Pginas 12-13

1. O professor deve verificar se a medio foi feita corretamente. Pequenos erros so aceitveis. 2. Verificar se o desenho corresponde medida efetuada. 3. Deixar o aluno livre para decidir o grau de achatamento. 4. Deixar o aluno livre para decidir a rugosidade a ser representada.

Pgina 14

1. Exemplo com bola de 80 mm: x ------------------------------------ 8,85 km 80 mm ----------------------------- 12 756 km x = 8,85 x 80 / 12 756 = 0,055 mm. 2. Exemplo com bola de 80 mm: x ---------------------------------- 10,911 km
6

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

80 mm --------------------------- 12 756 km x = 10,911 x 80 / 12 756 = 0,068 mm. 3. (Achatamento da Terra) = (Dimetro equatorial) (Dimetro polar) (Achatamento da Terra) = 12 756 12 713 = 43 km. Exemplo com bola de 80 mm: x -----------------------------------43 km

80 mm ----------------------------- 12 756 km x = 43 x 80 / 12 756 = 0,270 mm 4. Em geral, o aluno costuma exagerar tanto o achatamento quanto as dimenses do relevo. Isso esperado, e justamente esse ponto que voc, professor, deve usar para a discusso. 5. Em geral, o aluno perceber que imaginava a Terra muito mais spera ou rugosa do que ela de fato. Nesse caso, dever sugerir uma fruta mais esfrica e de casca mais lisa do que a anteriormente imaginada.

Pginas 14-15

1. fundamental deixar a escolha livre. Geralmente os alunos escolhem uma bola bem menor do que a proporcionalmente correta. 2. Checar a medida. 3. Exemplo com bola de 80 milmetros representando a Terra: x ---------------------------------- 3 476 km 80 mm --------------------------- 12 756 km x = 3 476 x 80 / 12 756 = 21,8 mm. 4. Verificar a coerncia da comparao. 5. Verificar a proporo do desenho. Erros pequenos so aceitveis. 6. fundamental deixar a escolha livre. Geralmente os alunos escolhem uma distncia muito menor do que a proporcionalmente correta. 7. Exemplo com bola de 80 milmetros representando a Terra: x --------------------------------- 384 405 km
7

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

80 mm -------------------------- 12 756 km x = 38 4405 x 80 / 12 756 = 2 411 mm, ou aproximadamente 2,41 metros

Pginas 15-16

1. O aluno deve concluir que a superfcie da Terra proporcionalmente muito mais lisa do que a da casca de uma laranja, dadas as propores entre as imperfeies na superfcie e o dimetro do planeta. 2. Sim. A maior distncia, sobre a superfcie da Terra, entre dois pontos quaisquer de cerca de 20 mil quilmetros, e a Lua se situa a quase 400 mil quilmetros do planeta. 3. No. A maior profundidade de aproximadamente 11 quilmetros, e o raio da Terra de cerca de 6 400 quilmetros. No ponto mais fundo do oceano, teramos percorrido apenas 0,17% do trajeto at o centro da Terra.

Pgina 16

1. Professor, importante verificar as informaes no livro. Alm disso, necessrio verificar o nvel de compreenso do aluno em relao ao livro escolhido. A coeso e a coerncia do texto redigido pelo aluno devem ser verificadas. 2. Avalie esses resumos levando em considerao a coeso e a coerncia do texto do aluno, e se a relao da histria com os conceitos de Fsica foi estabelecida corretamente.

Pginas 16-17

1. Valores a seguir esto no Caderno do Professor, na Situao de Aprendizagem 4, pgina 23. Lembre-se de que pode haver variaes de acordo com a fonte de pesquisa.

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

2. Os planetas-anes so corpos que orbitam diretamente o Sol. Eles so esfricos, mas no agregaram massa suficiente para remover os fragmentos de matria ao seu redor. Os planetas-anes so oficialmente catalogados pela Unio Astronmica Internacional (IAU, sigla em ingls para International Astronomical Union), e seus dimetros e distncias mdias at o Sol esto listados no Caderno do Professor. Esta uma questo difcil e pode haver muita variao de informao, por se tratar de um assunto que se situa na fronteira do conhecimento cientfico. Professor, voc deve levar em conta mais o empenho na pesquisa do que a preciso das informaes obtidas.

3. Aproximadamente 1 391 000 km, podendo haver variaes de acordo com a fonte pesquisada.

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 O SISTEMA SOLAR


Pginas 18-21 1. Maior: Jpiter. Menor: Mercrio. 2. o tempo necessrio para o planeta realizar uma revoluo completa em torno do Sol. A Terra tem um perodo orbital de cerca de 365,25 dias. 3. Quanto maior a distncia mdia do planeta ao Sol, maior seu perodo orbital. Espera-se que o aluno explique a diferena pela distncia maior a ser percorrida, mas h outro fator a ser considerado: a acelerao centrpeta, decorrente da fora gravitacional, que tambm decai com a distncia. Cabe a voc, professor, decidir se o caso de aprofundar esse aspecto ao discutir essa questo. 4. No diretamente proporcional, porque no obedece regra de trs. Compare Jpiter e Saturno com os alunos. Saturno tem pouco menos que o dobro da distncia mdia at o Sol, mas quase o triplo de perodo orbital mdio. No Caderno do Aluno, h uma tabela com alguns dados adicionais sobre os planetas do Sistema Solar. Usando esses dados, procure responder s questes. 5. Os planetas jovianos possuem maior massa. Professor, verificar aqui a interpretao correta das potncias de dez. 6. Maior massa: Jpiter. Menor massa: Mercrio. 7. N = MJpiter/MMercrio = 1,9 . 1027 / 3,3 . 1023 = 5 758. A massa de Jpiter corresponde a aproximadamente 5 758 vezes a de Mercrio. N = MJpiter/MTerra = 1,9 . 1027 / 6,0 . 1024 = 317. A massa de Jpiter corresponde a aproximadamente 317 vezes a da Terra. 8. No, ao analisar as tabelas das pginas 17 e 20 do Caderno do Aluno, possvel perceber que os planetas jovianos so maiores e proporcionalmente menos densos que os telricos. 9. N = MTerra/MMercrio = 6,0 . 1024 / 3,3 . 1023 = 18 A massa da Terra corresponde a aproximadamente 18 vezes a de Mercrio. 10. Mais denso: Terra. Menos denso: Saturno.

10

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

11. Os telricos so mais densos, pois possuem proporcionalmente mais material slido (rochas e metais) do que os jovianos, que so compostos predominantemente de gases, sobretudo o hidrognio e o hlio.

Pginas 21-22

1. Deixar livre, de acordo com a imaginao dos alunos. 2. Deixar livre, de acordo com a imaginao dos alunos. 3. Os alunos devem fazer o clculo de acordo com o dimetro da bola que escolheram. 4. Exemplo da determinao dos dados de Mercrio, com uma bola de 80 mm representando a Terra: Dimetro de Mercrio x -----------------------------------4 878 km

80 mm ----------------------------- 12 756 km x = 4 878 . 80 / 12 756 = 30,6 mm Distncia mdia de Mercrio ao Sol x ------------------------------------ 57 090 000 km 80 mm ----------------------------12 756 km

x = 57 090 000 . 80 / 12 756 = 358 043 mm, ou cerca de 358 metros.

11

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

A tabela abaixo mostra os resultados para a Terra representada como uma bola de 80 mm. Dimenses do modelo de Sistema Solar ASTRO Sol Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno Dimetro da bola (mm) 8 724 31 76 80 43 897 756 321 311 Distncia at o centro (Sol) (m ou km) zero 363 m 679 m 938 m 1 424 m 4,9 km 8,9 km 18,0 km 28,1 km

5. No exemplo acima, possvel. Jpiter necessitaria de uma bola com cerca de 90 centmetros de dimetro, que difcil de encontrar, mas no impossvel. 6. No impossvel, mas difcil, uma vez que ou a bola representando o Sol dever ser muito grande (no exemplo, mais de 8 metros de dimetro), ou as dos planetas devero ser muito pequenas, dificultando a montagem de uma maquete prtica. Se forem consideradas as propores das rbitas, a maquete do exemplo teria que ter mais de 28 quilmetros de raio. Mesmo reduzindo a proporo a um fator de 10, a maquete ocuparia um crculo de 2,8 quilmetros, desconsiderando-se, alm disso, os planetas-anes. Nesse caso, Mercrio teria apenas 3 milmetros de dimetro.

Desafios!
Pgina 23

Sabe-se que v = d /t. A distncia percorrida o permetro da rbita, dado por


12

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

d = 2 . . R, onde R a distncia mdia da Terra ao Sol, expressa em metros. O intervalo de tempo o perodo orbital da Terra (1 ano = 365 dias e um quarto, aproximadamente), expresso em segundos. Dessa forma: d = 2 . . R = 2 . 3,14 . 1,496 x 1011 = 9,4 x 1011 m. t = 365,25 . 24 . 60 . 60 = 3,16 x 107s. v = d /t = 9,4 x 1011 / 3,16 x 107, ou seja, v aproximadamente 29 785 m/s. Considerando que o perodo orbital de Netuno de aproximadamente 164,08 terrestres, basta lembrar que um ano terrestre tem 365 dias e um quarto. Assim, o ano netuniano ter N= 16 408 365,24 = 59 930,22 dias terrestres

Pgina 24

1. Telricos: planetas similares ao planeta Terra, constitudos principalmente de rochas e metais, com dimenses pequenas comparadas aos jovianos, sem anis e com poucos satlites ou nenhum. Em nosso Sistema Solar, os planetas telricos esto situados em rbitas mais prximas ao Sol. Jovianos: planetas similares a Jpiter, constitudos principalmente de hidrognio e hlio. Com dimenses maiores que os planetas telricos, possuem anis e grande quantidade de satlites de variadas dimenses. Situam-se, no nosso Sistema Solar, na regio aps o cinturo de asteroides. 2. No. Mercrio e Vnus no possuem satlites conhecidos. 3. Planetas-anes: corpos esfricos de massas inferiores aos planetas, possuem fragmentos de matria de menores dimenses em suas proximidades. Cometas: constitudos principalmente de gelo e rocha, eventualmente aproximam-se do Sol em sua rbita, produzindo uma cauda gerada pela sublimao das substncias volteis neles presentes. Possuem, em geral, dimenses menores do que os planetasanes.

13

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Asteroides: constitudos principalmente de rochas e metais, giram em torno do Sol em diversas configuraes orbitais. So menores do que os planetas-anes. Fragmentos, ou mesmo asteroides e cometas inteiros, podem atingir os planetas. 4. Dimetro equatorial (km)
975 2 390 1 960 1 500 2 600

Planeta-ano
Ceres Pluto Haumea Makemake Eris

Distncia mdia at o Sol (Gm)


415 5 905 6 480 6 847 10 121

Dimetro da bola (mm)


6,1 15,0 12,3 9,4 16,3

Distncia at o centro (Sol) (km)


2,6 37 40,6 42,9 63,5

Os clculos foram realizados de forma similar aos referentes ao modelo do Sistema Solar com os planetas.

Pgina 24

1. Foram determinados alguns possveis locais aproximados para a capital do Estado de So Paulo, considerando a Terra representada por uma bola de 80 milmetros. Caso seja difcil, os alunos obterem informaes sobre a prpria cidade ou o bairro, pode-se usar um mapa do municpio de So Paulo. Os locais foram escolhidos para mostrar que os planetas no precisam estar em linha reta. O Sol foi escolhido na posio do marco zero, na Praa da S. interessante notar que o desenho no piso sob o marco zero tem um formato de estrela de oito pontas (rosa dos ventos), inscrita em um crculo com cerca de 15 metros de dimetro.

ASTRO
Sol Mercrio

Dimetro da bola (mm)


8 724 31

Possvel local em So Paulo, capital


Marco zero (Praa da S) Final da Rua Direita

14

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno

76 80 43 897 756 321 311

Cmara Municipal Incio da Rua da Consolao Rua do Gasmetro (Brs) Parque do Ibirapuera Cidade Universitria Parque do Carmo (Itaquera) Centro de Rio Grande da Serra

2. a) Verificar se o resumo est adequado, bem como a coerncia e a coeso do texto. Verifique se o aluno compreendeu a histria. b) Resposta pessoal. importante, de toda forma, verificar se o aluno est compreendendo o enredo, se est tendo interesse pelo livro e se os conceitos dados em aula esto sendo relacionados com a histria. c) Verificar se as frases foram transcritas. d) Verificar os significados pesquisados.

Pgina 25

1. Constelaes so agrupamentos de estrelas que podem ser vistas no cu noturno

em posies prximas umas das outras, formando padres convencionalmente aceitos. Hoje em dia, o cu dividido oficialmente, para efeitos de localizao, em reas correspondentes a 88 constelaes. A principal utilidade , historicamente, a localizao dos viajantes no perodo

noturno. Elas servem tambm para guiar a observao amadora do cu noturno. As doze constelaes do zodaco usadas na astrologia (Peixes, Aqurio etc.) e

algumas outras, como o Cruzeiro do Sul, rion, Centauro, Ursa Maior. A resposta esperada bastante varivel. a regio do cu percorrida anualmente pelo Sol, do ponto de vista de um

observador terrestre. H treze constelaes no zodaco, que so as usadas na

15

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

astrologia mais a constelao do Serpentrio: Capricrnio, Aqurio, Peixes, ries, Touro, Gmeos, Cncer, Leo, Virgem, Libra, Escorpio, Serpentrio e Sagitrio. 2. Resposta bastante varivel, de acordo com as fontes de pesquisa. 3. As dez mais brilhantes so razoavelmente bem estabelecidas. A partir dessa quantidade h grandes variaes em relao s medidas de magnitude aparente das estrelas. As primeiras cinco so, pela ordem, Sirius (Constelao do Co Maior), Canopus (Carina), Arcturus (Boieiro), Alfa do Centauro e Vega (Lira). 4. Pode-se orientar o aluno a procurar informaes variadas sobre as constelaes citadas: sua localizao no cu em diferentes pocas do ano; sua histria; o brilho aparente de suas estrelas ou, ainda, sobre quaisquer informaes que possam alimentar a discusso e melhorar a compreenso sobre o significado de uma constelao. 5 e 6. Os resultados dependem do envolvimento dos alunos com a pesquisa solicitada.

16

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 5 UM PULINHO ALFA DO CENTAURO


Pginas 25-26

a) Vamos usar v = d /t. A dist ncia percorrida o valor mdio de 384 405 km entre a Terra e a Lua. O ideal descontar os raios da Terra e da Lua, j que essa distncia contada de centro a centro, e no caso deste exerccio parte-se de uma superfcie at a outra. Se o aluno no levar isso em considerao, no h problema, pois no esse o objetivo do exerccio. Dessa forma: d = 384 405 6 378 1 737 = 376 290 km. v = 1 000 km/h. v = d /t v = d /t = d / v = 376 290 / 1 000 = 376,29 horas. Esse valor corresponde a 15 dias e 16 horas, aproximadamente. b) O clculo similar, usando v = d /t. A distncia percorrida o valor mdio de 149 597 870 quilmetros entre a Terra e a Sol. Podemos descontar os raios da Terra e do Sol, como no exerccio anterior, lembrando que se o aluno no levar isso em conta no h problema. Dessa forma, temos: d = 149 597 870 695 500 6 378 = 148 895 992 km v = 1000 km/h v = d /t v = d /t = d / v = 148 895 992 / 1 000 = 148 896 horas = 6 204 dias Esse valor corresponde a quase 17 anos. c) Dessa vez teramos: d = 149 597 870 695 500 6 378 = 148 895 992 km v = 300 000 km/s. v = d /t v = d /t = d / v = 148 895 992 / 300 000 = 496,32 s Esse valor corresponde a cerca de 8 minutos e 16 segundos. d) Neste exerccio podemos usar a distncia mdia do Sol a Pluto: d = 5 900 000 000 km. v = 300 000 km/s. v = d /t v = d /t = d / v = 5 900 000 000 / 300 000 = 19 667 s.
17

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Esse valor corresponde a cerca de 5 horas e 28 minutos. e) Novamente usamos v = d /t, isolando d = v. t. t = 365,25 . 24 . 60 . 60 = 31 557 600 s. v = 300 000 km/s. d = 300 000 . 31 557 600 = 9 467 280 000 000 km. Portanto, um ano-luz vale aproximadamente 9,46 x 1015 metros f) Basta multiplicar o valor de 9,46 x 1012 km por 4,4 e teremos aproximadamente 4,2 x 1013 km.

Pginas 29-30

1 e 2. No. Observe, por exemplo, que a estrela alfa do Cruzeiro do Sul (321 anos-luz) est bem mais distante do Sol (e da Terra) do que a estrela gama (88 anos-luz) da mesma constelao. 3. Observe o exemplo no prprio Caderno do Aluno.
Pgina 30

1 e 2. As respostas das atividades dependem da constelao escolhida pelo grupo.

Montando uma constelao


Pginas 31-32

Professor, voc deve verificar se as informaes esto corretas e se o desenho obtido corresponde constelao em questo. 1. A posio em que veramos a configurao como se estivssemos na Terra seria a partir de cima do mbile, como se houvesse uma cmera no centro da base do mbile apontando para o cho. 2. Verificar os desenhos da constelao feitos nos cadernos. 3. Perguntar aos alunos se eles conseguiram observar no cu a constelao escolhida e quais foram suas impresses.

18

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Pgina 32

1. No correto. Apenas as posies em que elas so vistas no cu so prximas. Vide, por exemplo, a tabela da constelao de Gmeos. Pollux e Castor esto mais prximas do Sol do que Alhena, que por sua vez est muito mais perto de ns do que de Mebsuta. Se a proximidade fosse o critrio, deveramos fazer parte da constelao de Gmeos? Tambm no, pois h vrias estrelas muito mais prximas em outras constelaes. 2. Elas podem ser usadas porque os padres que as formam so praticamente fixos e seus movimentos no cu ao longo de uma noite e ao longo do ano so bem conhecidos. Sem esse conhecimento, a localizao se tornaria impraticvel. 3. possvel porque os agrupamentos de estrelas escolhidos para formar as constelaes so arbitrrios, assim como a escolha dos padres de desenho que as estrelas formam.

Pginas 32-33

1. a) Os valores calculados esto arredondados. Estrela


Mercrio Vnus Terra Marte Jpiter Saturno Urano Netuno

Distncia mdia at o Sol (km)


57 900 000 108 200 000 149 600 000 227 900 000 778 400 000 1 423 600 000 2 867 000 000 4 488 000 000

Distncia no desenho (cm)


0,6 1,1 1,5 2,3 7,8 14,2 28,7 44,9

19

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Observao: O desenho no caberia na pgina, pois Netuno deveria estar a quase 45 centmetros do centro do desenho. b) Caberiam todos os planetas no crculo central, provavelmente superior a 2 metros de dimetro. provvel que todos os planetas telricos coubessem na linha demarcatria, que costuma ter 8 centmetros de espessura. Se a linha tivesse um pequeno crculo demarcatrio central, como as quadras de futebol de salo, possivelmente Jpiter tambm estaria inserido nele, j que muitas vezes o raio desse crculo excede 8 centmetros. c) Usando a simplificao de que 1 ano-luz vale 10 trilhes de quilmetros (1013 km), o clculo simples. Nome Distncia Distncia at o Sol Estrela popular da em anos-luz (km) estrela Alfa* Beta Gama Delta psilon Intrometida Acrux Mimosa Gacrux 321 352 88 364 228 3,21 . 1015 3,52 . 1015 8,8 . 1014 3,64 . 1015 2,28 . 1015 Distncia no desenho (km) 321 352 88 364 228

As distncias resultantes no suposto desenho so imensas. As estrelas no poderiam ser desenhadas, mas caberiam no pas, por exemplo, variando de 88 a 364 km. 2. a) O professor deve verificar as frases. b) O professor deve verificar as relaes.

20

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

SITUAO DE APRENDIZAGEM 6 AS AVENTURAS DE SELENE

Pginas 34-36

1. Deixar o desenho a cargo da imaginao do aluno e dos questionamentos que os colegas eventualmente faam. 2. As respostas podem ser relacionadas poluio, dificuldade de obter combustvel, ao espao reduzido. O importante que o aluno reflita sobre as condies diferentes na Lua. A locomoo por meios naturais exigiria menos esforo do que na Terra e ajudaria as pessoas a se exercitar, o que necessrio em um ambiente de baixa gravidade. As fontes de energia seriam limitadas e o transporte por meio de automveis representaria consumo excessivo desnecessrio. 3. Dentro das cidades fechadas deveria haver uma atmosfera ambiente. Esse ar seria til tambm na sustentao das asas-deltas. 4. A distncia entre a superfcie da Terra e da Lua de mais de 300 mil quilmetros, o que exigiria mais de 600 mil quilmetros de percurso dos sinais eletromagnticos que se propagam na velocidade da luz. Percorrer essa distncia consumiria, para ida e volta, mais de dois segundos.

Pgina 36-37

1. A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. importante observar a coerncia da histria. 2. A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. 3. a) A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. Exemplos: arrastar e erguer mveis pesados, levar muitos objetos em mochilas enormes, pular muros muito altos.
21

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

b) A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. Vlei exigiria quadras com tetos muito altos. O lanamento no basquete poderia ser feito de bem longe, assim como os chutes no futebol. As quadras e os campos teriam que ser maiores. Manobras radicais de esqueite e bicicleta seriam feitas de alturas muito maiores. As quedas de bicicleta e esqueite seriam menos perigosas. c) A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. Poderia haver estantes muito altas; prateleiras simples poderiam suportar bastante peso; pontes poderiam ser improvisadas com materiais impensveis na Terra; os edifcios poderiam ser mais ousados e precisariam de menos material de construo. d) A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. Lembre-se: frear veculos poderia ser complicado. E o impacto de objetos pesados se manteria. e) A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos. 4. A resposta fica a cargo da imaginao dos alunos.

Pginas 37-38

1. a) Espera-se que o aluno responda que quanto maior a altura da mesa, maior o tempo de queda do objeto. b) No, mas pode-se imaginar que muitos alunos pensem que h essa dependncia. Cabe ao professor esclarecer que no. c) Depende. Na Lua, com a gravidade menor, o tempo seria menor. 2.

a) Aplicando diretamente a frmula, tqueda = 0,5 s. b) Aplicando diretamente a frmula, tqueda = 1,0 s. 3. Espera-se que o aluno fale da velocidade inicial e da gravidade. Alguns podem mencionar outros fatores. Cabe a voc, professor, esclarecer isso a partir da frmula a seguir.

22

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

4. a) Aplicando diretamente a frmula, hmx = 0,8 m ou 80 cm. b) Aplicando diretamente a frmula, hmx = 5 m. 5.

Aplicando diretamente a frmula: Na Terra: vfinal = 10 m/s. Na Lua: vfinal = 4 m/s. 6. Aplicando diretamente a frmula: Na Terra: vfinal = 4 m/s. Na Lua: vfinal = 4 m/s. A velocidade final a mesma.

Pgina 40

1. Aplicando-se diretamente Na Terra: t queda = 4 s. Na Lua: t queda = 10 s. 2. Aplicando-se diretamente Na Terra: hmx = 12,8 m. Na Lua: hmx = 80 m. 3. Aplicando-se diretamente Na Terra: vfinal = 30 m/s. Na Lua: vfinal = 12 m/s.
23

, teremos:

, teremos:

, teremos:

Gabarito Caderno do Aluno

Fsica

1 srie Volume 3

Pgina 40

Verificar as associaes, se o aluno conseguiu fazer uma ponte entre a histria de Selene e o livro escolhido por ele, por meio de um texto coerente e coeso.

24

Anda mungkin juga menyukai