Anda di halaman 1dari 67

Relatrio 2.

11
Patrimnio Arqueolgico e Geomorfolgico

Relatrio 2.11
Patrimnio Arqueolgico e Geomorfolgico

Antnio Manuel S. P. Silva

Maio 2007

SUMRIO
0. 1. Introduo Quase um sculo de trabalhos arqueolgicos em Vila Nova de Gaia. Alguns tpicos para um balano necessrio

2 3 3 4 6 9 10 11 14 15 17

1.1. Das origens at dcada de 1980: achados inesperados, emergncias e salvamentos 1.2. Uma perspectiva geral 1.3. Razes, agentes e actores 1.4. Que balano fazer?

2.

As origens da carta arqueolgica de Vila Nova de Gaia. Situao de referncia inicial Metodologia e critrios de levantamento Resultados gerais do levantamento Breve apreciao por tipologia e perodo cronolgico Como implementar uma poltica de gesto e salvaguarda patrimonial?

3. 4. 5. 6.

7.

Algumas oportunidades de valorizao cultural dos bens arqueolgicos de Vila Nova de Gaia

20

8. 9.

Patrimnio geomorfolgico Agradecimentos Anexos

22 24

0. Introduo
O patrimnio arqueolgico, tal como definido pela Lei n 107/2001, de 8 de Setembro, no seu Captulo II, constitudo por todo o gnero de vestgios materiais, de maior ou menor antiguidade, que documentam a actividade humana e a sua relao com o ambiente em pocas passadas. Tais vestgios podem encontrar-se no solo, no subsolo ou em meio submerso e integram objectos, depsitos estratificados, estruturas, construes ou conjuntos arquitectnicos, evidncias de alterao das paisagens ou outros sinais que testemunham actos e vivncias anteriores aos nossos tempos. O conhecimento, estudo, proteco, valorizao e divulgao do patrimnio cultural, nele se incluindo o de matriz arqueolgica, , nos termos da mesma Lei n 107/2001, Art 3 - 3 e Art 11, um dever do Estado, quer a nvel da Administrao Central, quer das Autarquias, sendo a sua preservao, defesa e valorizao um imperativo cvico da comunidade. Para tal, imposto Administrao Pblica competente no domnio do licenciamento e autorizao de operaes urbansticas que deve certificar-se de que os trabalhos por si autorizados, que envolvam transformao de solos, revolvimento ou remoo de terreno no solo, subsolo ou nos meios subaquticos, bem como a demolio ou modificao de construes, esto em conformidade com a legislao sobre a salvaguarda do patrimnio arqueolgico (Lei n 107/2001, Art 76 3), podendo um pedido de licenciamento ser indeferido se dele resultar risco

3
de afectar negativamente o patrimnio arqueolgico (Art 24, n 2-a do Dec.-Lei 555/99, alt. pelo Dec.-Lei 177/2001). Para prevenir estas situaes foi estabelecido que os instrumentos de gesto territorial devem identificar o patrimnio arqueolgico, considerado como um bem de interesse pblico de expresso territorial, e estabelecer os parmetros urbansticos aplicveis e a delimitao de zonas de proteco ao mesmo patrimnio arqueolgico (Dec.-Lei n 380/99, Arts 4 - alnea b, 10- alnea e, 15- n 3). Neste contexto se insere o levantamento do patrimnio arqueolgico de Vila Nova de Gaia realizado para incorporar o Plano Director Municipal em processo de reviso, a que o presente Relatrio serve de sntese final.

1. Quase um sculo de trabalhos arqueolgicos em Vila Nova de Gaia. Alguns tpicos para um balano necessrio
1.1. Das origens at dcada de 1980: achados inesperados, emergncias e salvamentos Se bem que o interesse pelas antiguidades e vestgios do passado em Vila Nova de Gaia possa remontar-se aos finais da dcada de 1870, poca em que Marciano Azuaga comeou a exibir num apreciado museu a coleco que ia reunindo e que viria a oferecer ao Municpio em 19041, datam apenas de 1908 os primeiros trabalhos arqueolgicos realizados neste concelho. Naquele ano, o achado ocasional de algumas sepulturas romanas em trabalhos de reparao de um caminho no stio do Alto da Vela, na freguesia de Gulpilhares, em 1908, deu origem ao que seria a primeira escavao promovida arqueolgica pela Cmara levada a efeito e em terras pelo gaienses, reputado Municipal dirigida

arquelogo Jos Fortes. O extraordinrio resultado destas pesquisas, traduzido pela exumao de 98 sepulturas, romanas e da Idade do Bronze, e perto de duas centenas de vasos e outros objectos, no teve sequncia, todavia, na
Gonalves Guimares Museologia arqueolgica em Vila Nova de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 34 (Dez. 1992). V. N. Gaia, p. 17.
1

4
programao de outras investigaes arqueolgicas no concelho, sendo necessrio aguardar por mais achados acidentais para que outros vestgios da antiga ocupao do territrio vissem a luz do dia. Assim aconteceu nos incios da dcada de 1920, quanto o alargamento da linha de caminho-de-ferro, a explorao de pedreiras e a construo de habitaes puseram vista e tero destrudo quase em simultneo uma outra necrpole romana no Sameiro, Valadares. Mais tarde, o achado avulso de utenslios pr-histricos em Lavadores (Canidelo) levou abertura de uma pequena sondagem em 1932, e pouco depois, por alturas de 1937, foram recolhidos alguns vasos cermicos no Castro da Madalena, estao arqueolgica que nos anos subsequentes viria a ser destruda quase na totalidade por efeito de trabalhos de extraco de pedra. Por mais de quatro dcadas ficou depois quase por completo adormecida a arqueologia gaiense. E foi em contexto de emergncia que foram retomados os trabalhos de campo: em 1979, a inadvertida realizao de uma obra no Alto da Vela faria regressar os arquelogos necrpole romana de Gulpilhares; em 1980, trabalhos de arranjo da Estrada Nacional 1 suscitaram oportunidade para a caracterizao de um troo da via romana da Senhora do Monte (Pedroso), que Armando de Matos divulgara j em 19372; em 1982, outra construo ps vista o forno romano do Paranho, em Canelas, obrigando a nova aco de salvamento. Nos anos seguintes, decorreram tambm de destruies e situaes de emergncia a maior parte das intervenes arqueolgicas realizadas em Gaia, sendo escassas as escavaes programadas com fins cientficos no mbito de projectos de investigao, que podemos exemplificar com as intervenes na Mamoa 1 da Gestosa, Sandim (1983), no Castelo de Gaia, Santa Marinha (1985) ou no Castro da Baiza, Vilar de Andorinho (1985). 1.2. Uma perspectiva geral O quadro completo da actividade arqueolgica em Vila Nova de Gaia apresentado no Anexo 1 e consta de 95 trabalhos registados at data do presente relatrio.

Armando de Matos (1937) As estradas romanas no concelho de Gaia. V. N. Gaia, 1937.

5
Aquela tabela, construda a partir das Bases de Dados e arquivo do Instituto Portugus de Arqueologia3 e das informaes de diversos arquelogos4 justifica breve nota explicativa prvia sua anlise. Os trabalhos listados distribuem-se por diversas categorias (sondagens, escavaes, prospeces e levantamentos, estudos de impacte ambiental, etc.) e reportam-se salvo as intervenes anteriores dcada de 1970 aos trabalhos licenciados pelas entidades oficiais de tutela e por isso sujeitos, nos termos legais, a entrega de relatrios, esplio e registos aos rgos do Estado competentes ou a outras instituies acreditadas para o efeito. A elaborao da listagem envolveu algumas dificuldades, decorrentes dos diferentes critrios das bases de dados oficiais, que alis no esto totalmente revistas e actualizadas, e da falta de relatrios e outros elementos acerca de muitas intervenes. Apesar dessas dificuldades, que explicam eventuais erros e omisses, no quisemos deixar de facultar um largo espectro de informaes, que podero ser teis a futuras pesquisas e contactos. Na coluna respeitante a Relatrios, por exemplo, indicmos basicamente os relatrios disponveis para consulta no Instituto Portugus de Arqueologia, segundo os dados que recolhemos, sendo possvel que alguns relatrios executados pelos arquelogos responsveis pelas intervenes ali estejam omissos por falta de actualizao da base de dados. A tabela apresentada, com as ressalvas j efectuadas, que alis no afectaro, do ponto de vista estatstico, a validade de alguns comentrios gerais, regista, como se disse, 95 trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia, distribudos cronologicamente do modo como se demonstra no grfico seguinte.

Para alm da base de dados ENDOVLICO disponvel em www.ipa.min-cultura.pt, consultmos os arquivos centrais do Instituto e a base de dados acessvel na Extenso de Vila do Conde do IPA. Aproveitmos para apresentar o nosso agradecimento aos tcnicos daquela Extenso, Leonor Pereira e Pedro Faria, pela colaborao prestada. 4 Para alm de diversos arquelogos que nos facultaram teis indicaes pontuais, queremos agradecer em particular as informaes substanciais recebidas de Maria da Graa Peixoto (C. M. de V. N. Gaia) e de Antnio Srgio Pereira.

Grfico 1 Trabalhos arqueolgicos em Vila Nova de Gaia (1908-2007)


14

12

10

0
1908-1978 1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000 2002 2004 2006

Por este grfico, que regista os trabalhos arqueolgicos iniciados em cada ano, aprecia-se como esses trabalhos foram relativamente espordicos e em pequeno nmero at aos anos de 1999-2000, altura em que se observa um verdadeiro boom nesta actividade5. Bastar notar que entre os anos de 1979 e 1998 a mdia anual se cifrou em menos de um trabalho por ano (0,85), enquanto que entre 1999 e Maio de 1997 a mdia de trabalhos feitos em Gaia em cada ano subiu at aos 8,22.

1.3. Razes, agentes e actores O que motivou a realizao destes 95 trabalhos? Para alm de uma significativa percentagem de razes relacionadas com achados acidentais de onde decorreram intervenes de emergncia (14%), o grosso dos trabalhos, sobretudo nos ltimos anos, foi motivado por estudos de impacte ambiental e outros levantamentos e prospeces preventivas (24%) e em especial por aces de avaliao prvia cautelar que antecedem a realizao de
5

Fenmeno que, alis, no exclusivo de Vila Nova de Gaia, verificando-se igualmente quer escala nacional, quer noutros Municipios. No vizinho concelho do Porto, fruto de circunstncias particulares, o aumento expressivo dos trabalhos arqueolgicos iniciou-se em 1996.

7
obras de construo, instalao de infra-estruturas e outras, situadas em reas de proteco a imveis classificados, com particular incidncia no centro histrico (56%). As intervenes de investigao arqueolgica (que alm de buscarem o aumento de conhecimento resultam tambm como meio preventivo) no constituram mais que uns residuais 6% das intervenes, tendo sido a mais recente realizada j em 19986.

Grfico 2 Razo dos trabalhos arqueolgicos efectuados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Trabalhos de pesquisa cientfica programada 6%

Achados ocasionais; emergncias; salvamentos 14%

Est. Impacte ambiental e levantamentos prvios 24% Aces preventivas no CH e outras reas condicionadas 56%

Neste contexto de uma arqueologia essencialmente preventiva e ligada s condicionantes formais, quer as que incidem sobre os imveis e conjuntos classificados, quer as decorrentes da legislao prpria do ordenamento do territrio e da minimizao dos impactes negativos das grandes obras, no surpreende que a anlise da distribuio espacial dos trabalhos realizados (Grfico 3) situe os valores mais expressivos quer na freguesia de Santa Marinha (onde se situa o centro histrico que da cidade), quer na categoria designada como aqueles mltiplas/indeterminadas, respeitante a EIA e outros levantamentos abrangem diversas freguesias, especialmente relacionados com eixos rodo e ferrovirios.

A escavao da mamoa do Cerro, na Madalena, por E. J. Lopes da Silva.

Grfico 3 Localizao, por freguesias, trabalhos arqueolgicos efectuados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

45 40 35 30 25 N 20 15 10 5 0

M lti

S pl as ant /I nd a M et ari er nh m in a a M da ad s al e Pe na dr Vi la os rd o S e an An di do m ri n Af ho ur Ca ada n Gu ide lp lo i lh M ar af es am Va ud la e da r Ca es ne la s G Pe rij ro s Se inh ix o ez Ar elo co ze A v lo i Cr nte es s tu m a Le Ol ve iv r S. eira O li v F d a o li x l d a Do u M ro ar Se inh rm a on d Vi la Ser e rd z o edo Pa ra so

Quem executa todos estes trabalhos arqueolgicos? A natureza e enquadramento dos arquelogos responsveis pelas escavaes, acompanhamentos de obras e outros trabalhos arqueolgicos tem igualmente vindo a mudar em funo do distinto quadro econmico e profissional dos trabalhos requeridos. Nos perodos mais antigos tiveram alguma relevncia proporcional os docentes universitrios e investigadores independentes (16,8% do total das intervenes), a que poderemos associar os trabalhos realizados por arquelogos municipais ou ligados ao extinto Gabinete de Histria e Arqueologia de V. N. Gaia (8,4%). Mais modernamente, a necessidade de dar respostas rpidas e eficazes s necessidades suscitadas pela presso urbanstica e do planeamento, a par do desenvolvimento da arqueologia comercial, explicam que tenham sido feitas por empresas de arqueologia (56,8%) ou arquelogos liberais (16,8%) a quase totalidade dos trabalhos arqueolgicos.

9
Arquiva-se em anexo a este relatrio (Anexo 2) a lista dos arquelogos registados como responsveis directos por todos os trabalhos arqueolgicos recenseados.

1.4. Que balano fazer? Independentemente dos resultados ou do mrito de cada um dos trabalhos arqueolgicos registados, h que reconhecer que o cmputo efectuado 95 aces arqueolgicas at esta data levanta questes e desafios que importa considerar. O propsito da arqueologia, mesmo com os condicionalismos e limitaes decorrentes dos contextos em que se exerce, sempre o de salvaguardar informao (j que as runas e outras vestgios no podem escapar, muitas vezes, a inevitveis destruies em funo de outros valores) e produzir conhecimento, para alm de proporcionar bens mveis ou imveis (quando ocorre preservarem-se e exporem-se runas) que possibilitem a fruio pblica e o aumento da riqueza cultural e qualidade de vida das comunidades. Neste sentido, a arqueologia continua a ser modernamente, muito mais que uma tcnica de minimizao de impactes negativos, uma cincia histrica e um recurso patrimonial e cultural de primeira grandeza, desde que assim considerada e rentabilizada. Ora, o balano desta quase centena de trabalhos realizados ao longo de quase um sculo est longe de ser animador. A maior parte dos stios escavados h algumas dcadas foram destrudos quase por completo (Alto da Vela, Sameiro, Castro da Madalena, Calada da Senhora do Monte) ou encontram-se abandonados e descaracterizados (Mamoas da Gestosa e do Cerro, Monte Murado, Castro da Baiza), se bem que alguns bem importantes (como o Forno do Paranho) tenham ainda possibilidade de reabilitao e valorizao. Os esplios e registos (fotografias, desenhos, apontamentos) de muitas dessas intervenes encontram-se perdidos, dispersos ou, quando em depsito conhecido, aguardando por completo o devido estudo, exposio e rentabilizao cientfica e cultural. Dos prprios relatrios das intervenes arqueolgicas e outros trabalhos no fica, de um modo geral, qualquer cpia nos servios

10
municipais, sendo necessrio, para a sua consulta, recorrer aos prprios arquelogos ou empresas que executaram os trabalhos ou aos arquivos do Instituto Portugus de Arqueologia, em Lisboa. Naturalmente, no surpreende neste quadro o grande dfice de publicaes dos resultados que se verifica, bastando consultar na tabela apresentada (Anexo 1) a coluna respectiva para se verificar como permanecem inditos ou muito parcialmente divulgados a maior parte dos trabalhos realizados, muito em especial aqueles executados na fase de expanso ps-1999. A falta de uma viso integrada e de dispositivos de centralizao da informao e dos esplios, que nunca puderam ser implementados no Municpio de Vila Nova de Gaia levaram a que os trabalhos arqueolgicos se realizem de forma casustica e desinformada, no assegurando, ao mesmo tempo, qualquer retorno significativo do investimento econmico efectuado em arqueologia, seja pblico ou privado. Voltaremos a este assunto noutro ponto deste relatrio.

2. As origens da carta arqueolgica de Vila Nova de Gaia. Situao de referncia inicial


Desde h muito que se encontrava programado o levantamento da carta arqueolgica de Vila Nova de Gaia. Em 1978 fundou-se o Centro de Estudos Arqueolgicos de Gaia (CEAG), que de imediato inicia trabalhos conducentes elaborao da Carta Arqueolgica do Concelho7. A partir de 1982 o projecto da carta arqueolgica foi

prosseguido pelo Gabinete de Histria e Arqueologia de V. N. Gaia, um organismo apoiado pelo Municpio e onde se integrou o CEAG. Se bem que a aco do GHAVNG se tenha traduzido em numerosos trabalhos de campo, importantes intervenes arqueolgicas e publicaes de grande valia, como a revista Gaya (1983-1999), o objectivo de realizar um levantamento do patrimnio arqueolgico, com carcter sistemtico, escala concelhia nunca foi, por dificuldades diversas, totalmente conseguido. Na sequncia da Lei do Patrimnio Cultural n 13/85 e para dar cumprimento ao Decreto-Lei n 205/88, de 16 de Junho, segundo o esprito da Resoluo do Conselho de Ministros n 45/88, de 10 de Outubro, a
7

Gonalves Guimares Museologia arqueolgica em Vila Nova de Gaia, ibid.

11
Cmara Municipal aprovou em 19.09.1988, o Inventrio do Patrimnio Construdo de Vila Nova de Gaia, no mbito do qual foram recenseados e propostos para classificao no s numerosos imveis como tambm mais de duas dezenas de monumentos e stios arqueolgicos do concelho8. Esta listagem, todavia, tem tido desde ento uma eficcia desigual em termos de salvaguarda efectiva dos stios, por falta de cobertura regulamentar no Plano Director Municipal. Por outro lado, os esforos para prosseguir o levantamento sistemtico da carta arqueolgica municipal tiveram poucos resultados prticos Em inventrio mais recente, publicado em 2000, enumeraram-se 56 stios e estaes arqueolgicas9. Porm, este inventrio utilizou um critrio muito lato, quer em termos cronolgicos, quer pelo facto de incluir referncias documentais sem localizao determinada, o que limita de algum modo a sua utilizao prtica. Deste modo, data do incio do presente levantamento, a base de dados Endovlico do Instituto Portugus de Arqueologia registava apenas 31 ocorrncias para os 165 km2 de extenso do concelho de Gaia, informao manifestamente escassa, quer pela omisso de stios e referncias conhecidos, quer pela incluso de algumas referncias erradas ou sem localizao precisa. No final do nosso inventrio, a mesma base de dados conta com nmero superior de registos de stios, mantendo-se todavia a mesma disparidade de critrios, uma vez que a listagem engloba stios, trabalhos e achados avulsos cujo contexto ou fontes de informao no so precisados.

3. Metodologia e critrios de levantamento


Como habitual em trabalhos deste gnero, a metodologia do levantamento assentou em duas grandes linhas estratgicas: a pesquisa

A respectiva listagem encontra-se publicada em Gonalves Guimares Arqueologia gaiense. Ensaio bibliogrfico. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 31(Jul. 1991). V. N. Gaia, p. 30-33 e posteriormente reproduzida na obra do mesmo A. Roteiro Arqueolgico de Vila Nova de Gaia (V. N. Gaia: Cmara Municipal, 1993). A mesma listagem, abreviada, tambm apresentada por Joaquim Antunes em Patrimnio Gaiense Classificado. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 34 (Dez. 1992). V. N. Gaia, p. 29. 9 GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Patrimnio Arqueolgico. In Guimares, J. A. Gonalves (coord.) Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia. Vol. 2. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G. A compilao dos dados para as fichas foi da responsabilidade de Sandra Barbosa.

12
documental, bibliogrfica e cartogrfica e as aces de prospeco e reconhecimento de campo. Para alm das bases de dados institucionais pblicas (IPA/Instituto Portugus de Arqueologia, IPPAR e DGEMN) e do Inventrio do Patrimnio Imvel de Vila Nova de Gaia (base de dados gerida pelo Departamento Municipal do Planeamento, do Patrimnio, Cultura e Cincia), foi consultada cartografia diversa, geral e temtica e fotografia area, facultada pela Gaiurb. A pesquisa bibliogrfica, bastante extensiva, mobilizou mais de 400 livros e artigos com interesse para a histria e arqueologia de Vila Nova de Gaia. O trabalho de campo orientou-se, por um lado, para a confirmao e anlise do estado actual dos locais com vestgios arqueolgicos j referenciados data do incio do levantamento; por outro, para aces de prospeco especfica em reas consideradas propcias pelos critrios arqueolgicos correntes. Foram efectuadas centenas de sadas de campo, visitando-se as 24 freguesias do Municpio por numerosas vezes. Em muitas situaes foram feitos contactos com autarcas das Juntas de Freguesia e com estudiosos e interessados locais, com bom conhecimento de cada uma das regies. Recorreu-se ainda, naturalmente, generalidade dos historiadores e arquelogos gaienses, sobretudo aqueles com obra publicada e reconhecida experincia de campo. O registo dos stios foi passado a uma base de dados (anexa, em volume prprio, ao presente relatrio) ligada originalmente cartografia digital. O mbito cronolgico do inventrio correspondeu ao perodo entre a Prhistria ao sculo XVI, admitindo-se contudo excepes para vestgios de pocas mais recentes, designadamente para elementos de arqueologia industrial ou para stios da poca moderna e contempornea cuja identificao resultou directamente da realizao de escavaes arqueolgicas10.

10 O limite cronolgico de um levantamento como este sempre convencional. Naturalmente que os vestgios arqueolgicos dos sculos XVII, XVIII ou XIX tm tambm muito interesse. Simplesmente, por uma questo operativa, entendeu-se conveniente limitar aos comeos da poca Moderna, com as excepes referidas, o objecto do recenseamento. De outro modo, a quantidade de elementos da arquitectura civil e religiosa, por exemplo, tornariam o levantamento incomportvel para o tempo de execuo disponvel, e necessariamente muito desigual escala do concelho. A deciso agora tomada no obsta, naturalmente, a que numa

13

Foram tambm integrados no inventrio, independentemente da sua cronologia, todos os stios arqueolgicos registados nos relatrios de avaliao patrimonial dos diferentes projectos do Programa POLIS, respeitantes Fraga, Afurada, S. Paio/Canidelo e Frente Ribeirinha do Centro Histrico. As informaes recolhidas em base de dados correspondem aos seguintes elementos:
Identificao: campos para N de ordem (de A001 a A194) e Designao Localizao: Freguesia, Lugar, Situao e acessos, Altitude, Coordenadas geogrficas, N de Carta 1:25000 em que se localiza, Cdigo Nacional de Stio (IPA) Tipificao geral: Categoria, Tipologia, Perodo histrico O Perodo histrico (Pr-histria, Romano, Idade Mdia, etc.) e a Tipologia (forno, mamoa, castelo, necrpole, etc.) correspondem a descritores correntes no thesaurus da base de dados Endovlico, usada pelo IPA e pelo IPPAR. No campo Categoria distinguem-se os vestgios pelos seguintes grupos: Zonas Arqueolgicas Classificadas (ZAC) aquelas que se encontram legalmente clasificadas (Monumentos Nacionais, Imveis de Interesse Pblico ou de Interesse Municipal), com as respectivas reas de proteco legalmente consagradas; Zonas Arqueolgicas Inventariadas (ZAI) os stios ou reas de valor arqueolgico confirmado; Zonas Arqueolgicas Potenciais (ZAP) as de valor arqueolgico presumido com base em elementos geogrficos ou histricos mais gerais. Caracterizao: Descrio, Imagens, Disperso dos vestgios, Esplio Alm da descrio dos vestgios observveis e sua disperso, indica-se o esplio existente (i.e. os objectos eventualmente procedentes do

futura fase de desenvolvimento do levantamento no se inventariem vestgios arqueolgicos posteriores.

14
stio). Cada ficha tem tambm um nmero varivel de imagens do local. Informao suplementar: Local de depsito do esplio, Trabalho realizado, Conservao, Classificao/Proteco, Uso do solo, Ameaas, Fontes e Observaes Utilizando-se novamente descritores normalizados refere-se o Trabalho realizado (Escavao, Prospeco, etc.), o estado de Conservao, os instrumentos legais de Classificao e Proteco, o Uso predominante do Solo (rural, urbano, industrial, etc.), as Ameaas mais evidentes (construo, rede viria, florestao, etc.) e as Fontes (bibliografia e outras fontes documentais).

A representao cartogrfica dos vestgios inventariados usou a seguinte metodologia:


a) Mamoas, marcos e outros elementos cuja superfcie no ultrapasse, em geral, os 10 metros: crculo com dimetro de 50 metros; b) reas amplas (castros, quintas, fbricas) ou difusas: permetros variveis ou crculos/ovais (rea provvel de disperso dos vestgios); c) Elementos lineares (caminhos e caladas): corredor com 40 metros de largura; d) Igrejas/capelas: permetro especial ou convencional (rectngulo com 25 metros medidos a partir de cada esquina).

4. Resultados gerais do levantamento


Tomando como ponto de partida os 31 stios registados na base de dados do IPA em 2005, foi estabelecido como meta para o presente levantamento atingir pelo menos a centena de registos. Efectivamente, no final, o levantamento contabilizou 195 ocorrncias (Anexo 3) Em todas as freguesias se identificaram stios arqueolgicos, variando o seu nmero entre as 2 e as 23 ocorrncias. A mdia de stios recenseados por freguesia foi de 8,4. A distribuio dos locais de interesse arqueolgico a seguinte.

15

Quadro I Distribuio por perodos cronolgicos

Perodo Pr-histria Proto-histria Romanizao Idade Mdia Idade Moderna Idade Contempornea Indeterminado

N stios 17 12 15 42 104 20 14

% 7.6 5.4 6.7 18.8 46.4 8.9 6.3

Nota: O n total ultrapassa os 195 registos pelo facto de alguns dos stios corresponderem a mais que um perodo.

Quadro II Distribuio por tipologia predominante

Tipologia Edifcios religiosos Marcos divisrios Quintas/edifcios de habitao Fbricas/complexos industriais Povoados/habitats Monumentos megalticos Caladas/caminhos antigos Mosteiros Necrpoles Outros Indeterminados

N stios 50 33 24 16 13 13 10 7 6 14 18

% 24.5 16.2 11.8 7.8 6.4 6.4 4.9 3.4 2.9 6.9 8.8

Nota: O n total ultrapassa os 195 registos pelo facto de alguns dos stios corresponderem a mais que um perodo.

5. Breve apreciao por tipologia e perodo cronolgico


Os perodos mais antigos da ocupao humana na rea de Vila Nova de Gaia ficaram bastante melhor documentados em resultado deste levantamento, graas incorporao de locais recentemente descobertos, como o stio pr-histrico da Praia da Aguda, e identificao de diversos monumentos megalticos, uns totalmente inditos e outros que embora j noticiados nunca haviam sido localizados com preciso. Em 1995, por exemplo, s havia registo das Mamoas do Cerro (Madalena), da Gestosa (Sandim), da Raposa (Pedroso) e da Cama (Vilar do Paraso). Entretanto foram descobertos novos monumentos em Sandim (Gestosa 2, Gougeva e Monte da Mamoa), Crestuma (Alto da Cimalha) e Canelas (Alto da Serra), merecendo destaque tambm o importante ncleo de 3 monumentos em Santa Lomdia (Lever) e a localizao da Mamoa de Matosinhos (S. Flix da Marinha).

16
Para o perodo proto-histrico deve realar-se a confirmao de um habitat detectado recentemente o do Balteiro (Vilar de Andorinho) e a descoberta de um povoado indito, o do Coteiro, em Grij, que se vm somar aos castros do Castelo de Gaia, Monte Murado, Madalena, Baiza e Sandim. Outros locais foram entretanto revalorizados e melhor contextualizados, como a possvel necrpole da Serra de Negrelos, em Canelas. A poca da romanizao levou a que a nossa ateno se centrasse em alguns trechos de vias antigas (Senhora do Monte, Belavista, Seada, Brito, etc.). Todavia, outros stios de excepcional importncia, como o Castelo de Crestuma, merecem investigao mais aprofundada, para alm das necrpoles (Alto da Vela, Sameiro, Monte Murado, etc.) onde importaria averiguar o actual potencial arqueolgico, face s destruies verificadas ao longo do sculo XX. A identificao de um pequeno castelo roqueiro em Pedroso (Crasto), provavelmente associado ao mosteiro, constitui um aspecto a salientar para o perodo medieval. Alis, os conjuntos monsticos, bem como as diversas casas do Pao, ressaltam como elementos importantes nas terras gaienses nesse perodo. Uma linha de pesquisa interessante, e que produziu resultados promissores, foi a indagao dos stios das igrejas velhas de vrias freguesias, ou seja, os locais onde por certo estiveram implantados os templos primitivos, ordinariamente medievos. Foram localizadas reas arqueolgicas bastante sugestivas, com a tradio de antigas igrejas ou cemitrios, nomeadamente nas freguesias de Arcozelo, Olival, Sandim, S. Flix da Marinha e Vilar de Andorinho. Para os comeos da poca moderna deve realar-se a localizao de mais de trs dezenas de marcos de delimitao de antigos coutos monsticos e outras circunscries, designadamente relacionados com os mosteiros de Pedroso, Grij e Vila Cova das Donas. Foram tambm inventariadas diversas casas senhoriais e quintas de reconhecida antiguidade, um pouco por todo o concelho. Foram registadas no levantamento quase todas as igrejas paroquiais, com excepo das claramente contemporneas. A razo deste cuidado tem a ver com a circunstncia de muitas delas estarem construdas sobre templos anteriores (Canelas, Vera Cruz do Candal, etc.) ou, pelo menos, terem tido at finais do sc. XIX (quando no incios do sc. XX) reas

17
cemiteriais no seu interior e envolvncia imediata, o que lhes confere bvio interesse arqueolgico. Finalmente, uma nota de destaque para a arqueologia industrial, tendo sido recenseadas diversas unidades setecentistas e oitocentistas, com especial incidncia no sector da cermica (Vale da Piedade, Cavaquinho, Monte Cavaco, Senhor dAlm, etc.) mas abrangendo tambm a indstria papeleira, os lanifcios e outras fbricas.

6. Como

implementar

uma

poltica

de

gesto

salvaguarda

patrimonial?
Retomando as necessidade de determinaes encarar os mencionadas valores na Introduo deste como factores de

relatrio, interessa sublinhar que a moderna gesto patrimonial e a culturais desenvolvimento e promoo da qualidade de vida das populaes, a par do indispensvel crescimento urbanstico, da melhoria das vias de comunicao e outros aspectos da interveno humana no territrio, levaram a que a legislao e a prtica corrente estimulem essencialmente as medidas preventivas que propiciem a atempada identificao dos bens arqueolgicos para permitir a sua caracterizao e registo, longe do preconceito conservacionista que por vezes, e por menor informao, se atribui atitude de salvaguarda. Nesta linha, a prpria Lei n 107/2001, admite o princpio da conservao pelo registo cientfico (Art 75 - 1), devendo encarar-se a possibilidade de preservao dos vestgios arqueolgicos apenas nas situaes em que tais vestgios no estejam ameaados por outras intervenes legtimas e necessrias, nos casos em que a sua preservao, total ou parcial, possa articular-se, de forma razovel, com os projectos e aces que com eles colidem ou, ento, como natural, quando a raridade, importncia ou o excepcional bom estado de conservao de um bem arqueolgico recomenda a sua conservao e, habitualmente, aces de valorizao e divulgao, situao em que deve aplicar-se a figura jurdica da classificao como melhor forma de proteco desses bens de inestimvel valor cultural (Art 18 - 1). Assim, a delimitao de zonas de valor arqueolgico (confirmado ou presumido com base em elementos cientificamente sustentados) e a previso de medidas cautelares adequadas, extensveis possibilidade

18
de achados fortuitos e aos projectos que pela extenso afectada aumentem o risco de destruio inadvertida deste gnero de vestgios, constituem os passos fundamentais de uma poltica municipal de boas prticas no domnio da salvaguarda e promoo do patrimnio cultural arqueolgico. Apresenta-se no Anexo 4 uma proposta regulamentar para a poltica de gesto e salvaguarda do patrimnio arqueolgico de Vila Nova de Gaia. Essa proposta assenta em grandes princpios reitores:
um zonamento de referncia, expresso na Carta de Patrimnio do PDM e explicitado na base de dados de stios arqueolgicos; a implementao, como prtica normal no quadro do planeamento e licenciamento de operaes urbansticas, de algumas medidas cautelares, designadamente a sobreposio de todos os projectos construtivos, virios e de outra natureza, como por exemplo os pedidos de parecer sobre florestaes, com o zonamento da Carta de Patrimnio; o estabelecimento de uma fase prvia de avaliao de impactes, que constitui o elemento nodal do processo; o desenvolvimento de medidas de avaliao prvia no terreno ou de minimizao de impactes negativos, a cargo dos promotores das operaes urbansticas, nos termos do quadro legal em vigor; o estabelecimento de uma prtica de coordenao tcnica e

monitorizao das intervenes arqueolgicas, em articulao com os diferentes agentes e entidades de tutela, garantindo o cumprimento de standards qualitativos e o arquivo da informao e esplios delas decorrentes no municpio.

A sistematizao desta prtica, comum nos servios municipais de arqueologia mais desenvolvidos do Pas, permite garantir com um elevado grau de confiana que os vestgios arqueolgicos no sejam destrudos inadvertidamente pelo necessrio desenvolvimento urbanstico dos ncleos populacionais. Antecedendo algumas dvidas que esta metodologia possa

eventualmente suscitar, desde j deve notar-se o seguinte:


a avaliao preliminar de impactes arqueolgicos no atrasa de modo significativo a tramitao do processo de licenciamento. A simples

19
sobreposio do local dos projectos ao zonamento arqueolgico imediata, utilizando o suporte cartogrfico digital j utilizado nos servios. A avaliao prvia, feita por um arquelogo em contacto com promotores ou projectistas no demorar mais que algumas horas, mesmo que possa envolver eventual visita ao local do projecto. o processo no tem custos acrescidos para a entidade licenciadora, salvo a necessria afectao de um arquelogo ao processo, j que os custos de eventuais intervenes entendidas como necessrias (sondagens arqueolgicas, acompanhamento arqueolgico de obra, etc.) so imputveis aos promotores11; deve notar-se que no geral com excepo de reas de muito grande sensibilidade arqueolgica a realizao de sondagens arqueolgicas prvias no atrasa significativamente a execuo dos projectos, uma vez que a durao de tais trabalhos (feitos em regime de prestao comercial, uma vez que j h dezenas de empresas a operarem nesta rea) raramente excede as duas semanas; naturalmente, a circunstncia das reas condicionadas parecerem numerosas e, em alguns casos bastante extensas na cartografia, no significa, a priori, o impedimento da execuo de qualquer projecto ou que todos os projectos tenham de ser antecedidos de escavaes arqueolgicas. Em funo da avaliao tcnica do arquelogo, certamente muitos projectos no tero quaisquer condicionantes e a maior parte podero mesmo ser apenas sujeitos a acompanhamento arqueolgico de obra, feito aps o licenciamento e durante a execuo das obras; o sistema transparente e justo para o pblico, uma vez que o zonamento e os fundamentos das condicionantes podem estar acessveis a todos (Internet), devendo naturalmente os servios ter uma aco pedaggica junto dos promotores; A curto prazo, os benefcios desta metodologia, medida em termos de salvaguarda ou registo de bens arqueolgicos e sobretudo de acrscimo do conhecimento histrico sobre o Municpio, devero ser evidentes.

Como

retaguarda

enquadramento desta

metodologia, que

essencialmente de salvaguarda, bom seria que se promovesse, como forma de resposta s deficincias apontadas no final do ponto 1 do
11

Todavia, pode ser oportuno analisar a possibilidade do Municpio prestar algum apoio pelo menos numa fase inicial, de implementao execuo de alguns trabalhos arqueolgicos de avaliao ou minimizao de impactes. Uma hiptese a considerar poder ser a da reduo de algumas taxas a cobrar pela emisso dos alvars no caso em que os custos de salvaguarda patrimonial decorrentes da execuo de um projecto se revelem excepcionalmente avultados, tendo em conta o benefcio social e cultural desse investimento.

20
presente relatrio, um modelo orgnico de gesto de informao, runas e bens mveis resultantes da actividade arqueolgica no concelho. Basicamente, trata-se de assegurar o arquivo dos relatrios das intervenes (pelo que bastar requerer uma cpia aos arquelogos ou empresas executantes), dos originais dos registos (guardados em depsito sob garantia de reserva de direitos autorais) e do esplio mvel resultante das escavaes. O arquivo destes elementos em condies adequadas evita a sua disperso e eventual perda, proporciona oportunidades de investigao a investigadores e estudantes e possibilita a sua consulta pblica e rentabilizao cultural. A breve trecho, mais que um servio de arqueologia e patrimnio, uma unidade funcional com este objectivo poder resultar num centro de documentao sobre a histria e o patrimnio de Vila Nova de Gaia, possibilitando oportunas articulaes com os sectores dos Museus, Turismo, etc.

7. Algumas

oportunidades

de

valorizao

cultural

dos

bens

arqueolgicos de Vila Nova de Gaia


No sendo estranha aos propsitos e documentao tcnica associada ao processo de reviso de um Plano Director Municipal a sugesto de aces concretas de dinamizao e rentabilizao dos bens culturais da rea do Municpio, anotamos alguns tpicos de trabalho que poderiam, posteriormente aprofundados e detalhados nas suas diferentes especialidades, conduzir a estes resultados. Como temos vindo a explicitar, desde h muito que o patrimnio arqueolgico deixou de ser visto como um obstculo ao desenvolvimento urbanstico, industrial, virio ou de outra natureza. Pelo contrrio, trata-se de um importante recurso cultural das populaes bastante sensvel pela sua habitual imprevisibilidade, fragilidade e carcter finito e no renovvel mas que factor de promoo da qualidade de vida e referncia identitria de primeira grandeza, considerando-se que o seu conhecimento e valorizao contribui para o fortalecimento dos laos comunitrios e para o aprofundamento do sentido de autoctonia, questes de crescente relevncia em contextos socio-culturais progressivamente submergidos pelos fenmenos da globalizao e secundarizao das identidades locais.

21

Efectivamente, independentemente do quadro regulamentar que se prope que visa essencialmente a salvaguarda h um conjunto de reas de grande interesse arqueolgico no Concelho de Vila Nova de Gaia que justificam uma ateno especial e propiciam boas oportunidades de investimento cultural, podendo associar a Cmara Municipal s Juntas de Freguesias e a outros parceiros, pblicos ou privados. Destacaremos, a ttulo meramente exemplificativo, as seguintes, podendo consultar-se as fichas respectivas para a devida pormenorizao histrica e ilustrao. a) Stio A007 - Monte Murado/Senhora da Sade (Pedroso).
Esta notvel estao arqueolgica continua grandemente desconhecida fora dos meios cientficos, apesar dos numerosos achados e das escavaes que ali tiveram lugar, designadamente em incios da dcada de 1980. Tratase de um importante povoado castrejo da Idade do Ferro, posteriormente romanizado e dever ter constitudo um lugar central, ou seja com funes de capitalidade entre os finais da Idade do Ferro e o sculo I da nossa era. Infelizmente, a falta de instrumentos de ordenamento e de meios de fiscalizao tem levado a diversas destruies de patrimnio arqueolgico no Monte Murado, em resultado de instalao de infra-estruturas, arranjos virios e obras ilegais, a que urge pr cobro. Tendo em conta a importncia actual do monte da Senhora da Sade como centro religioso e de lazer, a recuperao das reas escavadas, onde se vem runas de alguma expresso, a valorizao de outros vestgios como as muralhas, o fosso ou a rede de caminhos antigos, e a implementao de um projecto de pesquisa arqueolgica a mdio prazo porventura em articulao com instituies universitrias e parceiros privados poderia em poucos anos transformar o Monte Murado num stio emblemtico do turismo cultural da regio.

b) Stio A008 - Castelo de Gaia (Santa Marinha)


semelhana do Monte Murado, tambm o Castelo de Gaia, onde se tm feito diversas escavaes arqueolgicas, com resultados surpreendentes, como o de uma excepcionalmente bem conservada muralha romana, um fosso e outros elementos, com cronologia entre a proto-histria e a poca romana, justificaria um projecto de conservao, estudo e valorizao dos vestgios arqueolgicos ali existentes.

22

Situado no corao do centro histrico, com a fora mtica da lenda do rei Ramiro e a vantagem de ter ainda livres e disponveis para a investigao os terrenos do topo da colina, o castro e stio romano do Castelo travou h dois mil anos atrs um dilogo certamente intenso com a outra margem do rio, discutindo-se ainda entre os especialistas a qual das margens se no s duas se aplicaria a denominao da antiga Cale dos romanos. Mais que impedir a reabilitao urbanstica desta rea urbana ainda to carenciada em tantos aspectos um projecto desta natureza informaria e requalificaria os projectos de reabilitao, permitindo melhorar as condies de vida da comunidade local e atrair novas funes e moradores, com o respeito pelo passado como principal nota de distino e identidade.

c) Stio A024 - Castelo de Crestuma (Crestuma)


Como se indica na ficha respectiva, imenso (e provavelmente no de todo suspeitado ainda) o interesse arqueolgico deste local, recentemente objecto de um projecto de requalificao paisagstica para a instalao do Centro Nutico. Infelizmente, algumas obras pblicas feitas h poucos anos, implementadas de forma pouco avisada, provocaram lamentveis destruies no stio, que todavia mais realaram o seu interesse arqueolgico, por deixarem vista estruturas e materiais excepcionais. Na zona do Castelo de Crestuma dever ter existido um importante porto tardo-romano, associado a um vicus (pequeno ncleo urbano), com a sua necrpole. No perodo medieval a se ter instalado um castelo roqueiro, e eventualmente mesmo um pequeno mosteiro, presentemente meio perdido entre a tradio e os documentos. Tal potencial arqueolgico, devidamente e programadamente pesquisado, poderia contribuir de forma muito substantiva para criar em Crestuma um plo de interesse cultural e turstico, aproveitando as belssimas condies naturais do Castelo e o dinamismo das entidades locais.

8. Patrimnio geomorfolgico
O patrimnio natural geolgico e geomorfolgico tem vindo a ser progressivamente valorizado como documento explicativo da evoluo da paisagem ou da gnese dos recursos que modernamente utilizamos.

23
No plano histrico, tambm, o patrimnio geolgico e geomorfolgico constitui muitas vezes um elemento essencial para a compreenso dos ambientes antropizados da pr-histria, o que se compreender, por exemplo, pela localizao dos terraos e praias elevadas, habitats privilegiados da mais remota antiguidade e que hoje se encontram muitas vezes, soterrados e disfarados pelo crescimento urbanstico, algo distantes das linhas de gua ou da frente martima. Por outro lado, a cronologia geolgica onde se inserem tais contextos remete-nos para perodos por vezes muito anteriores histria da humanidade, o que acentua o valor cultural e pedaggico dos depsitos geolgicos in situ. Se em certas circunstncias, raridade, localizao ou abundncia de determinados bens patrimoniais geolgicos pode dar origem sua classificao como geomonumentos ou mesmo criao de geoparques temticos, cada vez mais procurados por um pblico crescente; em contexto urbano, a identificao, o registo e a salvaguarda possvel de alguns testemunhos destes depsitos adquire um valor excepcional que as futuras geraes, mais ainda que as presentes, sabero apreciar, reconhecendo os esforos que agora se fizerem para a preservao destes elementos. semelhana do que sucede com o patrimnio cultural arqueolgico, a conservao destes depsitos, muitas vezes tambm dificultada pela sua prpria natureza, dever encarar-se apenas nos casos em que seja possvel e articulvel com outras intervenes projectadas para esses locais. A anlise prvia da possibilidade de preservao parcial, de aces de registo ou outras nos bens de valor natural geolgico ameaados por projectos construtivos ou urbansticos, bem assim como da sua valorizao e divulgao, nas circunstncias em que se justifique, constituem elementos essenciais, e at porventura um sinal raro de excelncia escala nacional, para prosseguir a boa poltica ambiental que tem procurado desenvolver-se no Municpio. Neste sentido, entendeu-se oportuno incluir na Carta de Patrimnio um zonamento especfico para alguns depsitos e reas de interesse

24
geomorfolgico excepcional, tendo sido identificadas um conjunto de 7 ocorrncias12. Em termos de salvaguarda e como consta da proposta de Regulamento (Anexo 6) os mecanismos a implementar podero ser de algum modo similares aos do patrimnio arqueolgico, mas aqui bastante aligeirados, quer pelo menor nmero de stios cartografados, quer pela natureza das medidas que possam vir a ser tomadas em caso de afectao negativa de quaisquer projectos. As possibilidades de valorizao patrimonial, cultural e turstica destes elementos so tambm muito grandes. Nomeadamente, os locais situados em Canidelo, e desde logo a prpria praia de Lavadores, podem permitir com simples sinaltica explicativa e alguma divulgao e apoio pontual a criao de percursos temticos, orientados para pblico escolar e geral e diversificar a oferta em perodo balnear.

9.

Agradecimentos
Independentemente de toda a pesquisa bibliogrfica e de campo que h que fazer, um trabalho desta natureza traa-se sempre no cruzamento de muitos apoios pessoais. Cumpre-me assim registar e agradecer, mesmo com o inevitvel risco de omisses, a ajuda de numerosas pessoas, entre colegas e outros estudiosos, curiosos e interessados locais ou simplesmente cidados gentis e prestimosos que me auxiliaram com informaes, cederam bibliografia, guiaram a stios ou estimularam a curiosidade sobre locais ou temas a que era alheio. Fazendo um novo priplo pelo concelho, expresso a minha gratido, por todas estas razes, ao Sr. Augusto Gomes dos Santos (Arcozelo), Dr. J. Amrico Oliveira (Avintes), Sr. Antnio Oliveira e Dr. Nilza Oliveira (Crestuma), Sr. Manuel Gama (Presidente da Junta de Freguesia de Lever), Eng Bernardo Moura e S (Lever), Doutor Francisco Queiroz (Madalena), Sr. Joaquim Guedes Ferreira, Sr. Joaquim Balona e Sr. Gregrio Silva (Olival), Pe. Manuel Leo (Oliveira do Douro), Sr. Antnio Ramos (Pedroso), Sr. Jos Pereira Ferreira e Sr. Antnio Fernando (S. Flix da Marinha), Dra. Aida Coelho dos Santos, Eng Doroteia Coelho dos Santos, Eng Ramos Resende, Sr. Ciraco Nogueira e Dra. Sandra Barbosa (Sandim), Dr. Srgio Baptista (Presidente da Junta de Seixezelo), Sr. Joaquim Ferreira Arajo (Seixezelo), Dr. Manuel Couto e Dr. Rui Ferreira (Serzedo), Sr. Joaquim Costa Gomes (Vilar de Andorinho), Dra. Maria Albertina Viana e Dr. Fernando Parreira

12 Cumpre-nos registar e agradecer a colaborao que nos vem sendo prestada, neste domnio particular, pela Doutora Maria Assuno Arajo, do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

25
(Vilar do Paraso), Sr. Alfredo Moreira da Silva e Sr. Joaquim Correia (Carvoeiro, Canedo). Num plano mais geral, quero ainda agradecer a franca e valiosa colaborao dos amigos e colegas Dr. Srgio Monteiro-Rodrigues (pr-histria e geomorfologia), Dra. Maria da Luz Sampaio (arqueologia industrial), Dr. Antnio Srgio Pereira (centro histrico), Dra. Susana Guimares, Dr. Gabriel Rocha Pereira (trabalho de campo), Dra. Graa Peixoto (informaes sobre trabalhos e stios arqueolgicos). Ao Dr. Francisco Barbosa da Costa agradeo a amabilidade com que me forneceu indicaes e bibliografia, e ao Dr. Gonalves Guimares devo apoio documental e numerosas indicaes teis que resultam da sua muita experincia e conhecimento da histria e arqueologia de Gaia. A Doutora Maria Assuno Arajo, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a principal responsvel, como j ficou dito, pelas fichas dos stios de interesse geomorfolgico, elemento que entendo ter enriquecido bastante o levantamento. No plano institucional, mas tambm de prestvel colaborao, quero ainda reconhecer o apoio dos colegas da Extenso do Instituto Portugus de Arqueologia de Vila do Conde (Dra. Leonor Pereira e Dr. Pedro Faria) e da Direco Regional do Porto do IPPAR (Dra. Belm Paiva). Da relao de trabalho com a equipa da reviso do PDM na GAIURB, a colaborao no raro excedeu o que profissionalmente seria razovel, levando a uma partilha de ideias e questes extremamente enriquecedora e que, nos seus aspectos mais criativos, ter-se- por certo reflectido no levantamento. Refiro-me em particular Arqt Manuela Juncal, Arqt Susana Madureira e ao Arqt scar Lopes. Por fim, porque sempre presente neste projecto e apoio indispensvel no trabalho de campo, registo fotogrfico, cartografia, reviso de fichas e muitos outros aspectos, devo mencionar a participao da minha esposa, Manuela Ribeiro, a quem devo muito dos resultados atingidos.

Anexo 1
Listagem de trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de Local stio PDM A010 Alto da Vela Freguesia Gulpilhares Tipo de trabalho Escavao Responsveis Jos Fortes Enquadramento/E mpresa Incio 00-00-1908 Final Relatrios

1 Necrpole do Alto da Vela

Localizao de esplio e registos 00-00-1908 Relatrio conservado na AZEVEDO, P. 1911; CORREIA V. N. Gaia/Solar dos Biblioteca Pblica 1924:255; SILVA, A. C. 1980; VALE Condes de Resende / Municipal de V. N. Gaia: 1987; SILVA, A. M. 1994; LOBATO Museu do Instituto de FORTES 1908 1995 Antropologia da Fac. Cincias do Porto Trabalhos publicados CORREIA 1924a:281,292; CORREIA Museu do Instituto de 1924b:66-7; CORREIA 1935:41; Antropologia da Fac. CORTEZ 1951:14; GUIMARES Cincias do Porto 1993a:43-4; SILVA, A. M. 1994:1012 00-00-1932 00-00-1937 CORTEZ 1946; VV.AA. 1953:289 Desconhecida

Observaes

2 Necrpole do Sameiro

A012

Sameiro

Valadares

Sondagens (?)

A. A. Mendes Correia

00-00-1922 (?)

3 Lavadores 4 Castro da Madalena

A090 A016 Coteiro do Crasto/Monte Crasto

Canidelo Madalena

Sondagens Sondagens (?)

Fernando A. Russell Cortez Carlos Teixeira

00-00-1932 00-00-1937

CORREIA 1924:277; VELOSO 1963; Museu do Instituto de GUIMARES 1993a; SILVA, A. M. Antropologia da Fac. 1994; CIDADE et al. 1997 Cincias do Porto

5 Necrpole do Alto da Vela 6 Calada da Senhora do Monte

A010 A022

Alto da Vela Senhora do Monte

Gulpilhares Pedroso

Sondagens Sondagens

Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva Univ. do Porto Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva Univ. do Porto Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva Univ. do Porto Vtor Oliveira Jorge Fac. Letras da Univ. do Porto

00-00-1979 00-00-1980

00-00-1980 Disponveis no IPA

LOBATO 1995 COSTA, F. 1980:35-7; MANTAS 1996:830-1

V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende

7 Forno do Paranho

A001

Paranho

Canelas

Escavao

00-00-1982

00-00-1982 Disponveis no IPA

SILVA; LOPES; LOBATO 1984

8 Mamoa 1 da Gestosa 9 Monte Murado

A27 A007

Gestosa Senhora da Sade

Sandim Pedroso

Escavao Sondagens

00-09-1983 00-00-1983

00-09-1983 Disponveis no IPA

JORGE 1984 SILVA, A. C. 1983; SILVA, A. C. 1984; SILVA, A. C. 1986; LIMA 1989; SILVA, A. M. 1994

Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva Univ. do Porto Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva Univ. do Porto Armando Coelho Ferreira da Fac. Letras da Silva; Maria Belm Campos Univ. do Porto Paiva; Manuel S

10 Castelo de Gaia

A008

Castelo

Santa Marinha Escavao

00-00-1983

00-00-1985

SILVA, A. C. 1984; SILVA, A. C. 1986; SILVA, A. M. 1994; GUIMARES 1995a S; PAIVA 1994a; SILVA, A. M. 1994

11 Castro da Baiza

A015

Baiza

Vilar de Andorinho

Escavao

00-00-1985

00-00-1985 Disponveis no IPA: SILVA, A. C.; PAIVA; S 1987

12 Igreja do Bom Jesus de Gaia

A079

Santa Marinha Escavao

J. A. Gonalves Guimares Gabinete de Histria e Arqueologia de V. N. Gaia

30-01-1988

31-12-1992 Disponveis no IPA

GUIMARES 1989; GUIMARES 1995a; GUIMARES 1995c; GUIMARES 2000d; GUIMARES 2002b; GUIMARES; PINTO 2000

V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende

13 Forno cermico de Santo Ovdio

Rua Antnio Rodrigues da Mafamude Rocha

Interveno de emergncia

J. A. Gonalves Guimares Gabinete de Histria e Arqueologia de V. N. Gaia Srgio Monteiro-Rodrigues; Fac. Letras da Joo Pedro da CunhaUniv. do Porto Ribeiro Srgio Monteiro-Rodrigues; Fac. Letras da Joo Pedro da CunhaUniv. do Porto Ribeiro Maria da Graa S. Peixoto Gabinete de Histria e Arqueologia de V. N. Gaia

00-07-1988

00-07-1988

GUIMARES 1997c

V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende

14 Stio pr-histrico do Cerro

A003

Cerro

Madalena

Sondagens

00-00-1989

Disponveis no IPA

MONTEIRO-RODRIGUES; CUNHARIBEIRO 1991

V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

15 Stio pr-histrico do Cerro

A003

Cerro

Madalena

Sondagens

00-00-1992

16 Igreja do Mosteiro de Vila Cova das Donas

A005

Mosteiro

Sandim

Escavao

00-00-1992

00-00-1996 Disponveis no IPA

PEIXOTO 2003

V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende/Arqueloga responsvel

Pg. 1 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de stio PDM A015 Baiza Local Freguesia Vilar de Andorinho Tipo de trabalho Escavao Responsveis Antnio Baptista Lopes Enquadramento/E mpresa Etnos. Patrimnio e Turismo Cultural, Lda. Incio 00-00-1994 Final Relatrios Disponveis no IPA: LOPES 1996

Trabalhos publicados

17 Castro da Baiza

Localizao de esplio e registos Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Observaes

18 Instalao do Gasoduto. Lote 2 (Leiria-Braga)

Prospeco; Joo Carlos Muralha Acompanhamento Cardoso; Joo Maria de obra; Godinho Maurcio Sondagens A115 Rua da Soenga Santa Marinha Escavao; Manuela C. S. Ribeiro Acompanhamento de Obra; Prospeco; Estudo de esplio

Protocolo IPA/Trangs

00-06-1994

00-06-1996 Disponveis no IPA: MURALHA; MAURCIO 1995

MURALHA; MAURCIO 2004

Instituto Portugus de Arqueologia/Arquelogos responsveis pelo trabalho

19 Soengas de Coimbres

00-00-1995

00-00-2000 Disponveis no IPA

RIBEIRO, M. C. 1996; RIBEIRO, M. Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho C. 2000; RIBEIRO, M. C. 2003a; RIBEIRO, M. C. 2003b; RIBEIRO, M. C. no prelo

20 IC 23 - Av. da Repblica / N da Barrosa

EIA Levantamento patrimonial

Paula Barreira Abranches

Archeo'estudos. Investigao Arqueolgica, Lda.

00-00-1996

00-00-1996 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

21 Mamoa do Cerro

A002

Cerro

Madalena

Escavao

Eduardo Jorge Lopes da Silva

Univ. Portucalense Infante D. Henrique

00-00-1998

Disponveis no IPA: SILVA, E. 1999

SILVA, E. 2005

Arquelogos ou Empresa Os trabalhos programados responsvel pelo trabalho para este local em 2001 no chegaram a realizarse. IPPAR

22 Mosteiro de Grij

A009

Mosteiro

Grij

Sondagens e Maria Belm Campos Paiva; IPPAR Acompanhamento Iva J. Teles Botelho de Obra Acompanhamento Maria da Graa S. Peixoto de obra C. M. V. N. Gaia

00-00-1999

00-00-1999 Disponveis no IPA: PAIVA; BOTELHO 2000

23 Capela de Sirgueiros

A039

Sirgueiros

Perosinho

00-00-1999

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho 00-03-1999 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

24 Rua de Santa Marinha, 91

A150

Rua de Santa Marinha, 91, Santa Marinha Sondagens 93 e 97

Armando Coelho Ferreira da Etnos. Patrimnio Silva; Rui M. Sobral e Turismo Cultural, Centeno; Joo Paulo Coelho Lda. G. Barbosa Maria da Graa S. Peixoto C. M. V. N. Gaia

00-03-1999

25 Igreja Paroquial de Santa Marinha 26 Castelo de Gaia/Caves Taylor Fonseca 27 Marginal de Gaia

A061

Santa Marinha Sondagens

00-00-1999

00-00-2004

GUIMARES 2000d

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

A008

Caves Taylor Fonseca

Santa Marinha Escavao

Teresa Maria G. Pires de Carvalho Miguel Almeida; Maria Joo Dryas Arqueologia, Neves Lda. Miguel J. G. Tavares de Almeida; Sandra C. C. F. Palma Cavaco Dryas Arqueologia, Lda.

00-11-1999

00-00-2004 Disponveis no IPA

CARVALHO, T.; FORTUNA 2000; CARVALHO, T. 2003

A150

Av. Diogo Leite e Av. Ramos Pinto Rua de Cndido dos Reis, 68-72 e Rua Gomes Fernandes, 200

Santa Marinha Sondagens

00-01-2000

00-02-2000

28 Casa Ramos Pinto

A187

Santa Marinha Sondagens

00-01-2000

00-10-2000 Disponveis no IPA: CAVACO 2000

ALMEIDA, M.; NEVES; CAVACO 2001

Arquelogos ou Empresa A interveno teve 2 responsvel pelo trabalho fases, realizando-se a 2 entre 30-05-2000 e 04-112000 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

29 Casa dos Ferradores

A150

Rua Cndido dos Reis, 137- Santa Marinha Sondagens 143 Santa Marinha Sondagens

Miguel Almeida; Maria Joo Dryas Arqueologia, Neves Lda. Antnio Srgio Pereira; Jacqueline Pereira; Jos Antnio Pereira Novarqueologia Arqueologia, Informtica e Servios, Lda.

00-02-2000

00-02-2000

30 Largo Miguel Bombarda

A150

00-02-2000

00-05-2000 Disponveis no IPA: PEREIRA, A.; PEREIRA, J.; PEREIRA, J.A. 2000

31 Adro do Mosteiro da Serra do Pilar

A086

Santa Marinha Sondagens; Escavao

Miguel Almeida; Maria Joo Dryas Arqueologia, Neves Lda.

09-02-2000

28-05-2000 Disponveis no IPA: ALMEIDA, M. 2000a; 2000b; 2000c

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Pg. 2 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de stio PDM A016 Local Freguesia Madalena Tipo de trabalho Sondagens Responsveis Jos Antnio Pereira; Jacqueline Pereira Enquadramento/E mpresa Novarqueologia Arqueologia, Informtica e Servios, Lda. Novarqueologia Arqueologia, Informtica e Servios, Lda. C. M. V. N. Gaia Incio 12-05-2000 Final Relatrios

Trabalhos publicados

32 Castro da Madalena

27-05-2000 Disponveis no IPA: PEREIRA, J. A. 2000

Localizao de esplio e registos Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Observaes

33 Antiga fbrica de rolhas de cortia

A150

Rua do Agro

Santa Marinha Sondagens

Jorge Manuel Teixeira Gomes; Jos Antnio Pereira

00-08-2000

00-08-2000 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

34 Casa Ramos Pinto

A187

Rua de Cndido dos Reis, 68-72 e Rua Gomes Fernandes, 201 Marginal de Gaia

Santa Marinha Acompanhamento Maria da Graa S. Peixoto de obra Santa Marinha Acompanhamento Joo Paulo C. G. Barbosa de obra

07-11-2000

10-11-2000 Disponveis no IPA: PEIXOTO 2000 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

35 Infra-estruturas de gua e saneamento na marginal de Gaia

A150

Etnos. Patrimnio e Turismo Cultural, Lda.

00-00-2000

36 Infra-estruturas de gua e saneamento na marginal de Gaia 37 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 38 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 39 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 40 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 41 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 42 Programa Polis de V. N. Gaia. Plano de Pormenor da Fraga. 43 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 44 Rua Rei Ramiro, 366

A150

Marginal de Gaia

Santa Marinha Acompanhamento Mafalda Castel-Branco B. de obra Capela Acompanhamento Susana C. da Silva Borges de obra Acompanhamento Maria da Luz Nogueira de obra Gonalves EIA Levantamento patrimonial Slvia Renata S. V. Roberto

00-00-2000

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa Continua o trabalho de responsvel pelo trabalho Susana C. Silva Borges Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa Continua o trabalho de responsvel pelo trabalho Maria da Luz Nogueira Gonalves Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa A interveno incidiu num responsvel pelo trabalho arco inicialmente atribudo ao Castelo de Gaia, o que no viria a confirmar-se.

Trecho N da Feira - N com o IC 24 Trecho N da Feira - N com o IC 26 Portagens de plena via da A1 Trecho N da Feira - N com o IC 28 Trecho N da Feira - N com o IC 29

00-00-2000

Disponveis no IPA

00-00-2000

Disponveis no IPA

00-00-2001

Disponveis no IPA

Acompanhamento Jaquelina Covaneiro Rosa de obra Acompanhamento Maria da Conceio de de obra Pinho Sousa Santa Marinha EIA Levantamento patrimonial Antnio Manuel S. P. Silva; Manuela C. S. Ribeiro

00-00-2001

Disponveis no IPA

00-00-2001

Disponveis no IPA

00-00-2001

00-06-2002 Disponveis no IPA: SILVA, A.M.; RIBEIRO 2002 Disponveis no IPA

Trecho N da Feira - N com o IC 27 A150 Rua Rei Ramiro, 366

Acompanhamento Anabela Ferreira Gonalves de obra Santa Marinha Acompanhamento Maria da Graa S. Peixoto de obra C. M. V. N. Gaia

00-00-2002

00-01-2002

00-07-2002

45 Central a gs natural do Douro Gondomar 46 Infra-estruturas de gua e saneamento na Rua de General Torres 47 Fbrica de Cermica das Devesas A150 Rua de General Torres

EIA Levantamento patrimonial

Alexandre J. F. C. Canha

00-00-2002

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira de obra Santa Marinha Sondagens Paula J. Mota Santos Historiogrfica. Investigao e caracterizao de edifcios, Lda.

16-07-2002

04-08-2003

A083

Devesas

00-11-2002

00-00-2003

Pg. 3 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de stio PDM Local Av. da Repblica / N da Barrosa Freguesia Tipo de trabalho EIA Levantamento patrimonial Responsveis Joo Paulo E. Pereira Enquadramento/E mpresa Incio 00-00-2002 Final Relatrios

Trabalhos publicados

48 IC 23 - Av. da Repblica / N da Barrosa

00-00-2004 Disponveis no IPA

Localizao de esplio e Observaes registos Arquelogos ou Empresa A BD do IPA on line responsvel pelo trabalho regista como anos limite deste trabalho 1996 e 2003 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

49 Igreja do Mosteiro de Vila Cova das Donas 50 Fbrica de Cermica do Cavaquinho 51 Armazm 24 - Rua de Rei Ramiro

A005

Lugar do Mosteiro

Sandim

Acompanhamento Sandra Carla P. Barbosa; de obra e Maria da Graa S. Peixoto sondagem

00-00-2003

00-00-2003

A075

Complexo industrial

Santa Marinha Acompanhamento Carla M. Braz Martins de obra Andr Magalhes Santa Marinha Sondagens; Acompanhamento Nascimento; Nuno Garcia Silva de obra EIA Levantamento patrimonial Santa Marinha Sondagens Pedro Andr Santos Neto Empatia Arqueologia, Lda.

00-00-2003

00-00-2003 Disponveis no IPA

A150

Rua de Rei Ramiro

00-00-2003

00-00-2003

52 Obras de melhoria e acessibilidade da Barra do Douro 53 Rua do Agro A150

Barra e foz do rio Douro

00-00-2003

Rua do Agro

Armando Coelho Ferreira da Etnos. Patrimnio Silva; Srgio Alexandre da e Turismo Cultural, Rocha Gomes Lda.

00-00-2003

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

54 Rua de Serpa Pinto

A150

Rua de Serpa Pinto - cais de carga e descarga Rua de Cndido dos Reis

Santa Marinha Sondagens

Rui Pedro Alves Barbosa

00-00-2003

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho 30-09-2004 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa A interveno incidiu num responsvel pelo trabalho arco inicialmente atribudo ao Castelo de Gaia, o que no viria a confirmar-se. Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

55 Infra-estruturas de gua e saneamento na Rua Cndido dos Reis 56 Rua Rei Ramiro, 366

A150

Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira de obra Santa Marinha Sondagens Andr Magalhes Nascimento; Nuno Garcia Silva Empatia Arqueologia, Lda.

04-08-2003

A150

Rua Rei Ramiro, 366

00-10-2003

00-02-2004

57 Programa Polis de V. N. Gaia. Plano de Pormenor da Frente Ribeirinha do Centro Histrico. Levantamento patrimonial

A150

Frente ribeirinha do centro histrico

Santa Marinha EIA Levantamento patrimonial

Alexandre Canha; Marina Emerita. Empresa Vieira; Joo Carlos Caninas portuguesa de arqueologia, Uni. Lda.

00-00-2003

00-00-2003 Disponveis no IPA: CANHA; VIEIRA; CANINAS 2003

58 Estudo de viabilidade tcnica das conexes ferrovirias de alta velocidade Lisboa-Porto 59 Avenida Ramos Pinto, 244 A150

EIA Levantamento patrimonial Avenida Ramos Pinto, 244 Santa Marinha Sondagens

Jorge Argullo Menndez; Antnio M. Carvalho Lima Ricardo J. Abrantes Teixeira; Vtor J. J. Fonseca; Jorge Manuel Vieira Fonseca

Clepsidra Arqueologia, Lda. Arqueologia & Patrimnio

00-00-2003

00-00-2003 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

00-01-2004

Disponveis no IPA

60 Ramais de guas residuais na Rua de Rei Ramiro 61 Infra-estruturas de electricidade na cidade de Gaia - 3 fase

A150

Rua de Rei Ramiro, frente Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira ao n 63 de obra Verdinho, Serra do Pilar, Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira Cndido dos Reis, Luis de de obra Cames () at Avenida da Repblica The Fladgate Partnership - Santa Marinha Acompanhamento Nuno Edgar Garcia da Silva; Empatia Vinhos, SA de obra Andr M. Nascimento Arqueologia, Lda.

14-02-2004

14-02-2004

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

A150

24-03-2004

22-05-2004 Disponveis no IPA

62 Rua de Rei Ramiro

A008

00-03-2004

00-00-2004 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Pg. 4 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de Local Freguesia Tipo de trabalho Responsveis stio PDM A150 Verdinho, Serra do Pilar, Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira de obra Cndido dos Reis, Luis de Cames () at General Torres EIA Levantamento patrimonial Alexandre Miguel F. A. Lima; Joo Carlos Caninas Enquadramento/E mpresa Incio 05-05-2004 Final Relatrios

Trabalhos publicados

63 Infra-estruturas de electricidade na cidade de Gaia - 4 fase

04-06-2004 Disponveis no IPA

Localizao de esplio e registos Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Observaes

64 IC2 - Vila Nova de Gaia/Oliveira de Azemis

Emerita. Empresa portuguesa de arqueologia, Uni. Lda. Mola Olivarum. Patrimnio e Cultura

00-00-2004

00-00-2004 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

65 Fbrica Cermica das Devesas

A083

Devesas

Santa Marinha Acompanhamento Carlos A. Brochado de de obra; Almeida sondagens EIA Levantamento patrimonial Santa Marinha Sondagens Afurada EIA Levantamento patrimonial Mrio Jorge Rocha de Almeida Susana C. G. Guimares Susana C. G. Guimares

00-00-2004

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Disponveis no IPA Disponveis no IPA: GUIMARES, S. 2004 V. N. Gaia/Solar dos Condes de Resende Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

66 Obras de melhoria e acessibilidade da Barra do Douro 67 Convento Corpus Christi 68 Programa Polis de V. N. Gaia. Plano de Pormenor da Afurada. Levantamento patrimonial A062

Barra do Douro

00-00-2004

Largo de Aljubarrota, 13

C. M. V. N. Gaia

00-00-2004 00-00-2004

69 Avenida de Diogo Leite

A150

Avenida de Diogo Leite, 442-446; Rua General Torres, 416 Devesas

Santa Marinha Acompanhamento Maria Teresa Alves de de obra Freitas Santa Marinha Sondagens

Era - Arqueologia, SA.

00-00-2004

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

70 Fbrica Cermica das Devesas

A083

Carlos A. Brochado de Mola Olivarum. Almeida; Miguel Alexandre Patrimnio e Monteiro da Costa Cultura

00-00-2004

71 IC2 - S. Joo da Madeira/N de S. Loureno (IP1) 72 IC2 - S. Joo da Madeira/N de S. Loureno (IP1) 73 A1 - Alargamento do sublano Feira/Carvalhos 74 Infraestruturas de electricidade na cidade de Gaia A150 Trecho N da Feira - N com o IC 24 Verdinho, Serra do Pilar, rea de proteco do CH de Gaia

EIA Levantamento patrimonial EIA Levantamento patrimonial EIA Levantamento patrimonial

Carla Sofia A. Fernandes

00-00-2004

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Maria Adelaide Costa Pinto

00-00-2004

Disponveis no IPA

Helder Luis Fernandes Costa

00-00-2005

Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira de obra

00-00-2005

75 Cineteatro Eduardo Brazo

Valadares

Sondagens

Joo Andr Serdio Guimares; Maria Teresa Alves de Freitas Francisco Manuel V. R. Queiroga

Era - Arqueologia, SA. Perennia Monumenta. Servios tcnicos de arqueologia, Lda.

00-00-2005

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

76 Gaveto da Rua de Entre Quintas e a Rua de So Marcos

A008

Gaveto da Rua de Entre Quintas e a Rua de So Marcos

Santa Marinha Sondagens

00-00-2005

Disponveis no IPA

77 Linha ferroviria de alta velocidade Lisboa/Porto

Troo V. N. Gaia/Aeroporto S Carneiro. Lote E

EIA Levantamento patrimonial

Sara Adriana Carneiro Cerqueira; Luciana Paula Ribeiro de Jesus

Geoarque. Consultores na rea do patrimnio cultural, Lda.

00-00-2005

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Pg. 5 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de stio PDM Local IC 2 - Oliveira de Azemis/IP 1 (S. Loureno) Freguesia Tipo de trabalho EIA Levantamento patrimonial EIA Levantamento patrimonial Responsveis Margarida da Silva Monteiro Enquadramento/E mpresa Incio 00-00-2005 Final Relatrios Disponveis no IPA

Trabalhos publicados

78 IC2 - Vila Nova de Gaia/Oliveira de Azemis 79 Linha ferroviria do Norte - Troo 3.3 - Ovar/Gaia 80 IC 23 - Av. da Repblica / N da Barrosa 81 Infra-estrutura industrial da SOPLARIL 82 Programa Polis de V. N. Gaia. Plano de Pormenor de S. Paio/Canidelo. Levantamento patrimonial 83 Obras do Plano de Pormenor da Afurada (Programa Polis) 84 Reviso do PDM de V. N. Gaia. Levantamento arqueolgico 85 Rampa de Nossa Senhora da Sade A007

Localizao de esplio e registos Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Observaes

Jos Jorge Argello Menndez; Antnio M. Carvalho Lima

Clepsidra Arqueologia, Lda. Era - Arqueologia, SA.

00-00-2005

Acompanhamento Hugo Fernando Parracho de obra Gomes SOPLARIL Seixezelo EIA Levantamento patrimonial EIA Levantamento patrimonial Antnio Manuel S. P. Silva

00-00-2005

00-00-2005

Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Canidelo; Afurada

Antnio Manuel S. P. Silva; Susana C. G. Guimares; Sandra C. P. Barbosa

00-00-2005

00-00-2005 Disponveis no IPA: SILVA, A.M.; GUIMARES; BARBOSA 2005

Frente de obra da Afurada Afurada

Acompanhamento Ivone Maria M. S. B. de obra Magalhes Levantamento/Pro Antnio Manuel S. P. Silva speco/Inventri o

00-00-2005

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho 00-00-2007 Trabalho em curso Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho TEIXEIRA; FONSECA; OLIVEIRA 2006 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

00-00-2005

Rampa de Nossa Senhora da Sade

Pedroso

Sondagens

Ana Maria da Costa Arqueologia & Oliveira; Ricardo J. Patrimnio Abrantes Teixeira; Vtor J. J. Fonseca Maria da Graa Pereira; Ricardo J. Abrantes Teixeira; Vtor J. J. Fonseca Arqueologia & Patrimnio

22-02-2006

10-03-2006 Disponveis no IPA

86 Armazns do Cais da Fontinha e Cais Capelo e Ivens

A150

Cais da Fontinha e Cais Capelo e Ivens

Santa Marinha Sondagens

00-00-2006

00-00-2006

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

87 Infraestruturas de electricidade na cidade de Gaia - Rua de Rei Ramiro 88 Porto de Recreio de Vila Nova de Gaia 89 Rua de Viterbo de Campos, 10

A150

Rua de Rei Ramiro

Santa Marinha Acompanhamento Antnio Srgio S. Pereira; de obra Snia A. Castro Couto EIA Levantamento patrimonial Sofia Almeida Costa M. Magrinho Laura Sousa Empatia Arqueologia, Lda.

00-00-2006

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho 00-01-2007 Arquelogos ou Empresa O local intervencionado responsvel pelo trabalho integrou o complexo da Fbrica de Cermica de Vale da Piedade.

00-00-2006

A034

Rua de Viterbo de Campos, 10

Santa Marinha Sondagens

00-01-2007

90 Quinta de Santo Antnio

A159

Plataforma a Poente do Castelo de Gaia Rampa de Nossa Senhora da Sade

Santa Marinha Sondagens

Laura Sousa; Nuno Garcia; Andr Nascimento

Empatia Arqueologia, Lda.

22-02-2007

16-03-2007 Disponveis no IPA

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho TEIXEIRA; FONSECA; OLIVEIRA 2006 Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

91 Rampa de Nossa Senhora da Sade

A007

Pedroso

Sondagens

Arqueologia & Ana Maria da Costa Patrimnio Oliveira; Ricardo J. Abrantes Teixeira; Vtor J. J. Fonseca Laura Sousa; Marta Piedade Empatia Arqueologia, Lda. Gabriel R. Pereira Clepsidra Arqueologia, Lda.

00-05-2007

00-00-2007 Trabalho em curso

92 Quinta de So Marcos

A008

Santa Marinha Sondagens

17-05-2007

00-00-2007 Trabalho em curso

Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

93 Forum Teatro de Mafamude

Mafamude

EIA Levantamento patrimonial

00-00-2007

00-00-2007 Trabalho em curso

Pg. 6 de 7

Reviso do Plano Director Municipal de Vila Nova de Gaia

Trabalhos arqueolgicos realizados em Vila Nova de Gaia (1908-2007)

Anexo X
Referncias

Data N Designao Cdigo de stio PDM Local Freguesia Vilar de Andorinho A157 Canidelo Tipo de trabalho EIA Levantamento patrimonial Responsveis Gabriel R. Pereira Enquadramento/E mpresa Clepsidra Arqueologia, Lda. Era - Arqueologia, SA. Incio 00-00-2007 Final Relatrios

Trabalhos publicados

94 Centro Comercial de V. N. Gaia

00-00-2007 Trabalho em curso

Localizao de esplio e registos Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho Arquelogos ou Empresa responsvel pelo trabalho

Observaes

95 Ligao da marginal para Sul VL2, at ao cruzamento com a Rua da Blgica

Acompanhamento Joo A. S. Guimares de obra

00-00-2007

00-00-2007 Trabalho em curso

Pg. 7 de 7

Anexo 2
Listagem alfabtica de arquelogos responsveis por trabalhos em V. N. Gaia (1908-2007)

Arquelogos A. A. Mendes Correia Alexandre J. F. C. Canha Alexandre Miguel Lima Ana Maria C. Oliveira Anabela F. Gonalves Andr M. Nascimento Antnio Baptista Lopes Antnio M. Carvalho Lima Antnio Manuel S. P. Silva Antnio Srgio Pereira Armando Coelho Ferreira da Silva Carla M. Braz Martins Carla Sofia A. Fernandes Carlos A. Brochado de Almeida Carlos Teixeira Eduardo Jorge Lopes da Silva Fernando A. Russell Cortez Francisco Manuel V. R. Queiroga Gabriel R. Pereira Helder Luis Fernandes Costa Hugo F Parracho Gomes Iva J. Teles Botelho Ivone Maria M. S. B. Magalhes J. A. Gonalves Guimares Jacqueline Pereira Jaquelina Covaneiro Rosa Joo A. S. Guimares Joo Carlos Caninas

Trabalhos realizados*

2 45, 57 64 85, 91 43 51, 56, 62, 90 17 58, 79 42, 81, 82, 84 30, 46, 55, 60, 61, 63, 74, 87 5, 6, 7, 9, 10, 11, 24, 53 50 71 65, 70 4 21 3 76 93, 94 73 80 22 83 12, 13 30, 32 40 75, 95 57, 64

Arquelogos Luciana Paula R. Jesus Mafalda Castel-Branco B. Capela Manuel S Manuela C. S. Ribeiro Margarida S. Monteiro Maria Adelaide C. Pinto Maria Belm C. Paiva Maria da Conceio P. Sousa Maria da Graa Pereira Maria da Graa S. Peixoto Maria da Luz Nogueira Gonalves Maria Joo Neves Maria Teresa Alves de Freitas Marina Vieira Mrio Jorge R. Almeida Marta Piedade Miguel Alexandre Monteiro da Costa Miguel Almeida Nuno Garcia Silva Paula Barreira Abranches Paula J. Mota Santos Pedro A. Santos Neto Ricardo J. Abrantes Teixeira Rui M. Sobral Centeno Rui Pedro Alves Barbosa Sandra C. C. F. Palma Cavaco Sandra Carla P. Barbosa Sara Adriana Carneiro Cerqueira Srgio Alexandre da Rocha Gomes Srgio MonteiroRodrigues Slvia Renata S. Roberto Sofia Almeida Magrinho Snia A. Castro Couto Susana C. da Silva Borges Susana C. G. Guimares Teresa M. Pires Carvalho Vtor J. J. Fonseca Vtor Oliveira Jorge

Trabalhos realizados*

77 36 11 19, 42 78 72 11, 22 41 86 16, 23, 25, 34, 44, 49 38 27, 29, 31 69, 75 57 66 92 70 27, 28, 29, 31 51, 56, 62, 90 20 47 52 59, 85, 86, 91 24 54 28 49, 82 77 53 14, 15 39 88 87 37 67, 68, 82 26 59, 85, 86, 91 8

Joo Carlos Muralha 18 Cardoso Joo Maria Godinho 18 Maurcio Joo Paulo G. Barbosa 24, 35 Joo Paulo E. Pereira 48 Joo Pedro da Cunha14, 15 Ribeiro Jorge Argullo 58, 79 Menndez Jorge Manuel T. Gomes 33 Jorge Manuel Fonseca 59 Jos Antnio Pereira 30, 32, 33 Jos Fortes 1 Laura Sousa 89, 90, 92 * Ver Anexo 1 para identificao dos trabalhos.

Anexo 3
Patrimnio arqueolgico de V. N. Gaia. Lista de stios inventariados

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Forno Monumento Megaltico Habitat (?) Povoado Mosteiro Monumento Megaltico Povoado Povoado Mosteiro Necrpole Mosteiro Necrpole Habitat (?) Monumento Megaltico Povoado Povoado Arte rupestre Ponte/Calada Igreja Monumento Megaltico Monumento Megaltico Calada Calada

Perodo Histrico Romano Idade do Bronze (?) Pr-histria Idade do Ferro/Romano Idade Mdia Neoltico Idade do Ferro/Romano

Freguesia Canelas Madalena Madalena Sandim Sandim Sandim Pedroso/Perosinho

A001 Forno do Paranho A002 Mamoa do Cerro A003 Stio pr-histrico do Cerro A004 Castro de Sandim A005 Mosteiro de Vila Cova A006 Mamoa da Gougeva A007 Monte Murado A008 Castelo de Gaia A009 Mosteiro de Grij A010 Necrpole do Alto da Vela A011 Mosteiro de Pedroso A012 Necrpole do Sameiro

Idade do Ferro/Romano/Idade Santa Marinha Mdia Idade Mdia/Idade Moderna Idade do Bronze/Romano Idade Mdia/Idade Moderna Romano Pr-histria/Proto-histria (?) Neoltico Idade do Ferro/Romano Idade do Ferro/Romano Indeterminado Idade Mdia (?) Idade Moderna Neoltico Neoltico Romano Romano (?) Grij Gulpilhares Pedroso Valadares Arcozelo Pedroso Vilar de Andorinho Madalena Canidelo Vilar de Andorinho Vilar do Paraso Vilar do Paraso Crestuma Pedroso Perosinho Crestuma Canelas Madalena/Vilar de Paraso Sandim Sandim Canidelo Vilar de Andorinho Vilar de Andorinho

A013 Stio pr-histrico da Praia da Aguda Zona Arqueolgica Inventariada A014 Mamoa da Raposa A015 Castro da Baiza A016 Castro da Madalena A017 Gravuras rupestres do Cabedelo A018 Ponte e calada das Menesas Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

A019 Igreja Paroquial de Vilar do Paraso e Zona Arqueolgica Solar dos Camelos Inventariada A020 Mamoa da Cama A021 Mamoa do Alto da Cimalha A022 Calada da Senhora do Monte A023 Calada da Belavista A024 Castelo de Crestuma A025 Mamoa do Alto da Serra A026 Marco do Maninho A027 Mamoa 1 da Gestosa A028 Mamoa 2 da Gestosa A029 Facho do Fojo A030 Balteiro 1 A031 Balteiro 2 Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Castelo/Povoado/Necrpol Romano/Idade Mdia e/Calada Monumento Megaltico Marco Monumento Megaltico Monumento Megaltico Torre Indeterminado Povoado Neoltico Idade Moderna Neoltico Neoltico Idade Moderna Idade Mdia/Idade Moderna Idade do Bronze (?)

Anexo 3

Pg. 1 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Ponte Monumento Megaltico Complexo Industrial Igreja Complexo Industrial Igreja Igreja Igreja Igreja Igreja Marco Torre Igreja Igreja Menir Calada Igreja Igreja Castelo Calada Necrpole Igreja Igreja Calada Igreja Ponte/Calada Quinta Complexo Industrial Igreja Igreja Mosteiro

Perodo Histrico Idade Moderna Neoltico Idade Moderna Idade Mdia poca Contempornea Idade Mdia Idade Moderna Idade Mdia Idade Mdia Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Pr-histria Idade Mdia (?) Idade Moderna Idade Moderna Idade Mdia Idade Mdia Indeterminado Idade Moderna Idade Moderna Romano/Idade Mdia Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna poca Contempornea Idade Moderna Idade Mdia Idade Mdia

Freguesia Sandim Sandim Santa Marinha Canidelo Lever Canelas Canelas Perosinho Perosinho Serzedo Crestuma/Sandim Madalena Sandim Sermonde Pedroso Perosinho Seixezelo Gulpilhares Pedroso Pedroso Canelas Arcozelo Olival S. Flix da Marinha S. Flix da Marinha Sandim Canelas Santa Marinha Perosinho Santa Marinha Santa Marinha

A032 Ponte da Retorta A033 Mamoa do Monte da Mamoa A034 Fbrica de Cermica de Santo Antnio do Vale da Piedade A035 Capela de So Paio A036 Companhia de Fiao de Crestuma A037 Igreja Paroquial de Canelas A038 Capela de Santa Isabel A039 Capela de Sirgueiros A040 Capela de Crasto A041 Igreja Paroquial de Serzedo A042 Marco da Apegada A043 Facho da Madalena A044 Igreja Paroquial de Sandim A045 Igreja Paroquial de Sermonde A046 Menir de So Bartolomeu A047 Calada de Crasto A048 Igreja Paroquial de Seixezelo A049 Igreja Paroquial de Gulpilhares A050 Crasto A051 Calada da Seada A052 Necrpole da Serra de Negrelos A053 Antiga Igreja Paroquial de Arcozelo A054 Igreja Paroquial do Olival A055 Calada Romana de Brito A056 Igreja Paroquial de So Flix da Marinha A057 Ponte dos Carros e Calada A058 Solar Condes de Resende A059 Fbrica de Cermica do Senhor d'Alm A060 Igreja Paroquial de Perosinho A061 Igreja Paroquial de Santa Marinha A062 Convento de Corpus Christi

Anexo 3

Pg. 2 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria

Tipologia Igreja Quinta Igreja/Quinta Marco Arquitectura civil Quinta Igreja Quinta Marco Igreja Complexo Industrial Complexo Industrial Complexo Industrial Igreja Igreja Igreja Igreja Calada Igreja Indeterminado Complexo Industrial Complexo Industrial Mosteiro Mosteiro Arquitectura civil Igreja Monumento Megaltico Indeterminado

Perodo Histrico Idade Moderna Idade Mdia/Idade Moderna Idade Mdia Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Mdia/Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Romano/Idade Mdia Idade Moderna Idade Moderna Pr-histria/Idade Moderna poca Contempornea poca Contempornea Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Neoltico Pr-histria

Freguesia Oliveira do Douro Santa Marinha Oliveira do Douro Canelas/Pedroso Olival Olival Serzedo Avintes Pedroso Avintes Afurada Santa Marinha Santa Marinha Canidelo Mafamude Madalena Santa Marinha Serzedo Vilar de Andorinho Canidelo Santa Marinha Sandim Santa Marinha Santa Marinha Canidelo Santa Marinha S. Flix da Marinha Canidelo, Madalena, Valadares, Gulpilhares, Arcozelo, S. Flix da Marinha

A063 Igreja Paroquial de Oliveira do Douro Zona Arqueolgica Inventariada A064 Pao de Campo Belo A065 Capela Romnica e Quinta de Quebrantes A066 Marco de Outeiro de Rodrigo A067 Entreposto de Arnelas A068 Quinta do Pao A069 Capela de Nossa Senhora de Fontes A070 Quinta do Pao A071 Marco da Fonte da Covanha A072 Igreja Paroquial de Avintes A073 Fbricas do Cavaco e Monte do Cavaco Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

A074 Fbrica de Vidros de Santo Antnio do Zona Arqueolgica Vale da Piedade Inventariada A075 Fbricas do Cavaquinho A076 Igreja Paroquial de Canidelo A077 Igreja Paroquial de Mafamude A078 Igreja Paroquial da Madalena A079 Igreja do Bom Jesus de Gaia A080 Calada de Curvadelo A081 Igreja Paroquial de Vilar de Andorinho A082 Monte da Seca do Bacalhau A083 Conjunto da Fbrica das Devesas A084 Fbrica do Engenho A085 Convento de Santo Antnio do Vale da Piedade A086 Mosteiro da Serra do Pilar A087 Brvia dos Frades da Serra do Pilar A088 Capela de So Bartolomeu A089 Mamoa de Matosinhos A090 rea de potencial arqueolgico da frente atlntica Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

A091 Casa do Pao A092 Casa do Pao

Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Quinta Quinta

Idade Moderna Idade Moderna

Canidelo Valadares

Anexo 3

Pg. 3 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Necrpole/Igreja Igreja Igreja Igreja Complexo Industrial Igreja Mosteiro Povoado Marco Marco Marco Marco Marco Marco Marco Marco Marco Marco Igreja Marco Marco Marco Habitat (?) Marco Marco Marco Marco Marco Habitat (?) Igreja Monumento Megaltico

Perodo Histrico Idade Mdia Idade Moderna Idade Mdia Idade Moderna poca Contempornea Idade Mdia Idade Moderna Idade do Bronze/Idade do Ferro Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Mdia (?) Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Romano (?) Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Indeterminado Idade Mdia/Idade Moderna Neoltico

Freguesia Arcozelo Sermonde Santa Marinha Olival Valadares Lever Oliveira do Douro Grij/Nogueira da Regedoura Serzedo Serzedo Serzedo Serzedo/S. Flix S. Flix da Marinha Grij/Guetim Grij/Guetim Grij/Guetim Grij Grij Valadares Grij Grij/Argoncilhe Grij/Argoncilhe Santa Marinha Seixezelo S. Flix da Marinha Gulpilhares Serzedo Perosinho Serzedo Lever Lever

A093 Pardieiros A094 Capela da Senhora da Graa A095 Igreja do Senhor de Alm A096 Capela de So Mateus A097 Fbrica de Papel de Valadares A098 Igreja Velha de Lever A099 Convento de Nossa Senhora da Conceio/Quinta dos Frades A100 Coteiro A101 Marco do Couto

A102 Marco da Estrada Serzedo-Corvadelo Zona Arqueolgica Inventariada A103 Marco do Coteiro das Sibanas A104 Marco de So Pedro A105 Marco de Casaldeita A106 Marco dos Lagos de Grij A107 Marco da Pvoa de Cima A108 Marco do Rameiro A109 Marco do Coteiro A110 Marco da Regedoura A111 Capela do Senhor da Pacincia A112 Marco da Lavandeira A113 Marco da Avenida de So Salvador A114 Marco das Vendas de Grij A115 Monte de Santa Brbara A116 Marco da Rua Dr. Jorge da Fonseca Jorge A117 Marco da Cancela de Vales A118 Marco da Pedra do Seixo A119 Marco do Stio das Cruzes A120 Marco da Mouta de Baixo A121 Vales A122 Capela do Santo A123 Mamoa 1 de Santa Lomdia Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Anexo 3

Pg. 4 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Monumento Megaltico Monumento Megaltico Necrpole/Igreja Igreja Igreja Marco Marco Quinta Igreja Igreja Igreja Indeterminado Igreja Marco Marco Marco Marco Igreja Quinta Marco Quinta Igreja Indeterminado Indeterminado Igreja Quinta Indeterminado

Perodo Histrico Neoltico Neoltico Idade Mdia (?) Idade Mdia Idade Mdia Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Mdia/Idade Moderna Idade Mdia (?) Idade Moderna Idade Mdia (?) Idade Mdia (?) Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna Idade Mdia/Idade Moderna Idade Mdia Indeterminado Indeterminado Idade Moderna Idade Moderna Proto-histria/Romano/Idade Mdia/Idade Moderna/Idade Contempornea

Freguesia Lever Lever Olival Pedroso Santa Marinha Sandim Sandim Vilar de Andorinho Vilar do Paraso Vilar de Andorinho Vilar de Andorinho S. Flix da Marinha Sandim Lever Lever Lever Lever Gulpilhares Oliveira do Douro Avintes Oliveira do Douro Oliveira do Douro Serzedo Serzedo Crestuma Oliveira do Douro Santa Marinha

A124 Mamoa 2 de Santa Lomdia A125 Mamoa 3 de Santa Lomdia A126 Souto do Monte Grande A127 Capela de So Bartolomeu A128 Igreja de Vera Cruz do Candal A129 Marco do Campo da Gaeta A130 Marco do Outeiro do Gratedam A131 Quinta do Outeiro A132 Capela de So Martinho A133 Passal A134 Capela de So Loureno A135 Capela de So Tom A136 Carvalhosa A137 Marco de Lever/Pvoa A138 Marco da Barroca A139 Marco do Lombo A140 Marco da Paliola A141 Capela de Santo Isidoro A142 Quinta da Gervide/Capela de Sto. Aleixo A143 Marco do Outeiro do Olho Marinho A144 Quinta de So Salvador A145 Capela de Santiago A146 Coteiro das Sibanas 1 A147 Coteiro das Sibanas 2 A148 Antiga Igreja Paroquial de Crestuma A149 Quinta da Pedra Salgada A150 Centro histrico de Gaia

A151 Marco 1 do Monte da Mamoa A152 Marco 2 do Monte da Mamoa

Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Marco Marco

Idade Moderna Idade Moderna

Sandim Sandim

Anexo 3

Pg. 5 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Marco Quinta Quinta Indeterminado Indeterminado Arquitectura militar Indeterminado Indeterminado Quinta Complexo Industrial

Perodo Histrico Idade Moderna poca Contempornea poca Contempornea poca Contempornea Indeterminado Idade Moderna/poca Contempornea Indeterminado Indeterminado Idade Moderna poca Contempornea

Freguesia Sandim Canidelo Canidelo Canidelo Canidelo Canidelo Santa Marinha Santa Marinha Santa Marinha Santa Marinha

A153 Marco de Gaamar A154 Casa de Alfredo Marques Gomes A155 Quinta do Montado A156 Lago do Linho/Cais de So Paio A157 Pinhal da Rola A158 Redutos militares do Cabedelo A159 Plataforma a Poente do Castelo de Gaia A160 Morro sobre o Vale da Piedade A161 Runas a Poente do Armazm da Cockburns A162 Fbrica de Bebidas e Destilaria de Santo Antnio do Vale da Piedade

A163 Quinta de Vale de Amores A164 Fabrica da Bandeira A165 Linha fluvial da Afurada e infraestruturas adjacentes A166 Armazns de Camaro A167 Paiol/Casa da Plvora A168 Edifcio antigo e edifcio Antnio Joaquim Cruz A169 Edifcio das Creches da Afurada A170 Fbrica de Zinco A171 Casa dos Pescadores A172 Igreja Paroquial da Afurada A173 Capela de So Pedro A174 Casa do Maravedi A175 Casa do Fojo A176 Pedra da Audincia A177 Aqueduto do Sardo

Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Classificada Zona Arqueolgica Classificada Zona Arqueolgica Classificada

Quinta Complexo Industrial Indeterminado Complexo Industrial Arquitectura militar Complexo Industrial Indeterminado Complexo Industrial Indeterminado Igreja Igreja Casa/Quinta Quinta

Idade Moderna poca Contempornea Indeterminado poca Contempornea Idade Moderna poca Contempornea poca Contempornea poca Contempornea poca Contempornea poca Contempornea poca Contempornea Idade Mdia/Idade Moderna Idade Moderna Idade Moderna

Santa Marinha Mafamude Afurada Afurada Afurada Afurada Afurada Afurada Afurada Afurada Afurada Mafamude Canidelo Avintes Vilar de Andorinho/Oliveira do Douro

Aqueduto

Idade Moderna

A178 Quinta de Baixo ou dos Condes de Pao de Vitorino A179 Capela da Senhora dos Prazeres A180 Quinta da Igreja Velha A181 Quinta da Portela A182 Campo do Ungido

Zona Arqueolgica Classificada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial

Quinta Igreja Quinta/Igreja (?) Quinta Igreja

poca Moderna Idade Moderna Indeterminado poca Moderna Idade Mdia (?)

Vilar de Andorinho Avintes S. Flix da Marinha/Grij Gulpilhares Lever

Anexo 3

Pg. 6 de 7

Reviso do Plano Director de V. N. Gaia

Carta de Patrimnio Arqueolgico

Inventrio

Designao

Categoria Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada

Tipologia Quinta Indeterminado Marco Indeterminado Fbrica Fbrica Indeterminado Calada Quinta Indeterminado Igreja Povoado (?) Igreja

Perodo Histrico

Freguesia

A183 Quinta de Soeime A184 Furna de Bous A185 Marco do Ribeiro de Fonto

Idade Moderna/Idade Mdia (?) Vilar de Andorinho Indeterminado Idade Moderna Indeterminado Idade Moderna Idade Contempornea Indeterminado Idade Mdia/Idade Moderna Idade Moderna Indeterminado Idade Moderna Proto-histria (?) Idade Mdia Lever Lever Oliveira do Douro Santa Marinha Santa Marinha Oliveira do Douro/Vilar de Andorinho Vilar do Paraso Vilar do Paraso Avintes Mafamude Mafamude S. Flix da Marinha

A186 Colina da Igreja Paroquial de Oliveira Zona Arqueolgica do Douro Potencial A187 Casa Ramos Pinto A188 Fbrica Pereira Valente A189 Monte da Virgem A190 Calada de Novias A191 Quinta da Formiga A192 Monte A193 Antiga capela de Santo Ovdio A194 Outeiro do Castro A195 Igreja Desfeita Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Inventariada Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial Zona Arqueolgica Potencial

Anexo 3

Pg. 7 de 7

Anexo 4
Salvaguarda do Patrimnio Arqueolgico. Proposta de Regulamento

Regulamento Salvaguarda do Patrimnio Arqueolgico Art . Zonas de Valor Patrimonial Arqueolgico

1. As Zonas de Valor Arqueolgico, confirmado ou potencial, esto delimitadas na Carta de Patrimnio e descritas em base de dados prpria, integrando as seguintes categorias: a) Zonas Arqueolgicas Classificadas (ZAC) b) Zonas Arqueolgicas Inventariadas (ZAI) c) Zonas Arqueolgicas Potenciais (ZAP) 1. Designam-se como Zonas Arqueolgicas Classificadas (ZAC) os stios ou conjuntos de valor arqueolgico classificados como imveis de interesse nacional (monumentos nacionais), pblico ou municipal, sendo a rea condicionada correspondente s zonas de proteco legalmente definidas. 2. Designam-se como Zonas Arqueolgicas Inventariadas (ZAI) os stios ou reas de valor arqueolgico confirmado, sendo a rea condicionada definida por um permetro automtico ou traado especificamente em resultado da informao cientfica disponvel. 3. Designam-se como Zonas Arqueolgicas Potenciais (ZAP) aquelas de valor arqueolgico presumido com base em elementos geogrficos ou histricos mais gerais, sendo definidas por permetros especficos. 2. So ainda consideradas como Zonas Arqueolgicas Potenciais, para efeitos do disposto nos pontos seguintes: a) As reas afectas a empreendimentos de grande magnitude, que impliquem escavaes e revolvimentos de terra ou alteraes da topografia original, como tneis, parques subterrneos, abertura de novas vias e grandes arranjos urbansticos;

b) Os projectos de loteamento, urbanizao ou edificao afectos a operaes urbansticas de significativa expresso, designadamente aqueles que mobilizem uma superfcie trrea superior a um hectare. 3. Nas reas definidas nos pontos 1 e 2 do presente artigo, as intervenes que envolvam obras de edificao, demolio, operaes de loteamento, urbanizao, remodelao ou instalao de infra-estruturas e trabalhos de florestao ou remodelao de terrenos que caream de licenciamento ou parecer municipal devero ser sujeitas a parecer prvio dos servios competentes da entidade licenciadora, que informaro da necessidade e condies de execuo de eventuais intervenes arqueolgicas de avaliao prvia, acompanhamento de obras ou outros trabalhos arqueolgicos indispensveis aprovao e execuo das intervenes pretendidas. 4. Por analogia, devem colher atempadamente o mesmo parecer os projectos e operaes que se encontrem em condies similares e que sejam promovidos directamente pela Administrao Local ou Central. 5. Nas obras particulares sujeitas a comunicao prvia que no caream de licenciamento devero os servios mencionados no ponto 3, avaliar, caso a caso, a necessidade e oportunidade de eventuais aces de salvaguarda ou minimizao de quaisquer impactes negativos sobre vestgios arqueolgicos que possam ocorrer. 6. Os pareceres e informaes referidos nos pontos anteriores sero emitidos, devidamente fundamentados, com a celeridade necessria e no quadro dos prazos regulamentares previstos para os processos de licenciamento ou autorizao administrativa das operaes urbansticas em causa. 7. As intervenes referidas nos pontos anteriores que incidam em Zonas Arqueolgicas Classificadas (apenas Monumentos Nacionais e Imveis de Interesse Pblico) devero ainda, nos termos da Lei n 107/2001, recolher parecer prvio da entidade de tutela da Administrao responsvel pela gesto do patrimnio arqueolgico classificado. Sem prejuzo de eventual apoio ou colaborao da autarquia municipal para a concretizao das aces de avaliao prvia, salvaguarda ou caracterizao dos vestgios arqueolgicos descobertos ou colocados em risco pelas operaes urbansticas referidas nos pontos anteriores, deve notarse, como princpio geral e nos termos da mesma Lei n 107/2001 (Art 79), que cabe aos respectivos promotores a satisfao dos custos decorrentes da implementao das condicionantes arqueolgicas nas obras supracitadas.

Anexo 5
Patrimnio natural geomorfolgico de V. N. Gaia. Lista de stios inventariados

n de ordem

designao

freguesia

lugar

altitude (m)

ameaas

categoria de proteco

G1

Arriba grantica de Lavadores

Canidelo

Lavadores

0-10

Local de interesse geo-morfolgico

G2

Depsitos da Pedra Torta

Canidelo

Lavadores

10-20

Construo/ rede viria

Local de interesse geo-morfolgico

G3

Depsitos de Sub-ribas

Canidelo

Lavadores

25-30

Construo/ rede viria

Local de interesse geo-morfolgico

G4

Praia da Aguda

Arcozelo

Aguda

0-10

Eroso marinha

Local de interesse geo-morfolgico

G5

Depsitos do Pico

Canidelo

Pico

45

Construo/ rede viria

Local de interesse geo-morfolgico

G6

Depsito do Carregal

Canelas

Carregal

110-120

Construo/ rede viria

Local de interesse geo-morfolgico

G7

Depsito da Aldeia Nova

Avintes

Aldeia Nova

95-110

Construo/ rede viria

Local de interesse geo-morfolgico

Anexo 6
Salvaguarda do Patrimnio Natural Geomorfolgico. Proposta de Regulamento

Regulamento Salvaguarda do Patrimnio Natural Geomorfolgico

Art .. Zonas de Valor Natural Geomorfolgico

1. As Zonas de Valor Natural Geolgico esto delimitadas na Carta de Patrimnio e descritas em base de dados prpria. 2. Nas reas definidas no ponto 1 do presente artigo, as intervenes que envolvam obras de edificao, demolio, operaes de loteamento, urbanizao, remodelao ou instalao de infra-estruturas e trabalhos de remodelao de terrenos que caream de licenciamento municipal devero ser sujeitas a parecer prvio dos servios competentes da entidade licenciadora, que analisaro o impacte dessas intervenes sobre as formaes geolgicas em causa, propondo eventuais medidas de minimizao ou conservao que se mostrem adequadas. 3. Por analogia, devem colher atempadamente o mesmo parecer os projectos e operaes que se encontrem em condies similares e que sejam promovidos directamente pela Administrao Local ou Central. 4. Nas obras particulares sujeitas a comunicao prvia que no caream de licenciamento devero os servios mencionados no ponto 2, avaliar, caso a caso, a necessidade e oportunidade de eventuais aces de registo ou salvaguarda. 5. Os pareceres e informaes referidos nos pontos anteriores sero emitidos, devidamente fundamentados, com a celeridade necessria e no quadro dos prazos regulamentares previstos para os processos de licenciamento ou autorizao administrativa das operaes urbansticas em causa. 6. Os eventuais custos resultantes de quaisquer aces relacionadas com o registo ou salvaguarda de bens patrimoniais geolgicos no devero, como norma geral, ser imputados a promotores privados, salvo casos de contratualizao no quadro de projectos de especial envergadura ou outros.

Anexo 7
Bibliografia geral

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
A. C. 1978a A. C. 1978b A. C. 1978c ACTAS DO 3 CONGRESSO 2002 AFONSO et al. 1989

descrio
A. C. (1978) Canelas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 10-2 A. C. (1978) Canidelo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 12-3 A. C. (1978) Lever. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 20-2 ACTAS DO 3 CONGRESSO (2002) Actas do 3 Congresso Monumentos Militares Portugueses. S.l.: Assoc. Portuguesa dos Amigos dos Castelos, s.d. [2002] AFONSO, Jos A. et al . (1989) Plano de Pormenor do Castelo de Gaia, in GUIMARES, Gonalves (coord.) Antologia de Textos sobre o Entreposto [GUIMARES, Gonalves (coord. geral) Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , vol. VI, tomo II], Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G., 2000, p. 55 ss.

AFONSO, J. F. 2005 ALARCO; AMARAL 1986

AFONSO, Jos Ferro (2005) Arnelas: um porto muito especial. O Tripeiro . 7 Srie. Ano 24. N 5. Porto, p. 132-5 ALARCO, Jorge de ; AMARAL, Lus Carlos (1986) Livro das Campanhas (cdice da segunda metade do sculo XIV). Mosteiro de So Salvador de Grij . V. N. Gaia: Cmara Municipal/G.H.A.V.N.G. ALLEN, Alfredo Ayres de Gouva (1973) [Introduo] a SANDE E CASTRO, Antnio Paes (1973) A Granja de todos os tempos V. N. Gaia: Cmara Municipal, p. 11-48 ALMEIDA, Jos A. Ferreira (1953) Introduo ao estudo das lucernas romanas em Portugal. O Arquelogo Portugus . 2 Srie. 2. Lisboa, p. 5-208 ALMEIDA, Carlos A. Ferreira de (1978) Castelologia medieval de Entre-Douro-e-Minho. Desde as origens a 1220 . Porto. Dissertao complementar de doutoramento apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Texto dactilografado

ALLEN 1973 ALMEIDA 1953 ALMEIDA, C. 1978

ALMEIDA, C. 1992

ALMEIDA, Carlos A. Ferreira de (1992) Castelos medievais no Noroeste de Portugal. In ACUA CASTROVIEJO, F. (coord.) Finis Terrae. Estudios en lembranza do Prof. Dr. Alberto Balil . Santiago: Universidad de Santiago, p. 371-85

ALMEIDA, D. 1978 ALMEIDA, J. 1986 ALMEIDA, L. 1983 ALMEIDA, L. 1984a ALMEIDA, L. 1984b ALMEIDA, L. 1984c ALMEIDA, L. 1985 ALMEIDA, L. 1988 ALMEIDA, L. 1993 ALMEIDA, M. 2000a

ALMEIDA, Dimas Lopes de (1978) Seixezelo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 45-6 ALMEIDA, Joaquim de (1986) O Convento do Vale da Piedade Achegas para uma bibliografia gaiense, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 20, Vila Nova de Gaia, p. 49-51 ALMEIDA, Lus Gomes de (1983) - Os pescadores do Areinho. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 14. Vila Nova de Gaia, p. 49-53 ALMEIDA, Lus de (1984) - A formao da Freguesia de Oliveira do Douro e as origens das suas populaes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 16. Vila Nova de Gaia, p. 22-5 ALMEIDA, Lus de (1984) - Como se formou a Freguesia de Oliveira do Douro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 17. Vila Nova de Gaia, p. 31-3 [concluso do artigo do n 16] ALMEIDA, Lus Gomes de (1984) O significado do termo calle no Prazo de Quebrantes. Gaya . 2. Vila Nova de Gaia, p. 83-100 ALMEIDA, Luis G. Alves (1985) Notas monogrficas sobre a freguesia de Santa Eullia de Oliveira do Douro . V. N. Gaia: Junta de Freguesia de Oliveira do Douro ALMEIDA, Lus de (1988) Donatrios das terras de Avintes. Caminho Novo . Edio Especial. Nmero nico. Avintes, p. 41-2 ALMEIDA, Lus Gomes de (1993) - Os lazaretos de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 36. Vila Nova de Gaia, p. 36-9 ALMEIDA, Miguel (2000) - Interveno arqueolgica de emergncia. Sondagens no Adro da Igreja da Serra do Pilar (Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Porto). Relatrio Final . S.l.: Dryas Arqueologia, Lda., s.d. [2000]. Texto dactilog.

ALMEIDA, M. 2000b

ALMEIDA, Miguel (2000) - Interveno arqueolgica de emergncia no Largo de Aviz/Adro da Igreja da Serra do Pilar (Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Porto). 2 fase - escavao em rea. Relatrio intercalar . S.l.: Dryas Arqueologia, Lda., s.d. [2000]. Texto dactilog. ALMEIDA, Miguel (2000) - Interveno arqueolgica de emergncia no Largo de Aviz/Adro da Igreja da Serra do Pilar (Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Porto). 2 fase - escavao em rea. Relatrio preliminar . S.l.: Dryas Arqueologia, Lda., s.d. [2000]. Texto dactilog. ALMEIDA, Miguel; NEVES, Maria Joo; CAVACO, Sandra (2001) Uma oficina de produo de faiana em Gaia nos scs. XVII e XVIII. Interveno arqueolgica de emergncia na Casa Ramos Pinto. In Museu Nacional de Soares dos Reis (org. e coord.) Itinerrio da Faiana do Porto e Gaia , Porto: M.N.S.R., p. 144-5

ALMEIDA, M. 2000c

ALMEIDA, M.; NEVES; CAVACO 2001

ALVES 1999 AMARAL, A. 1993 AMARAL, L. 1994 AMENDOEIRA 1994 AMORIM 1997 ANN. 1982 ANTUNES 1982 ANTUNES 1992 ANTUNES 1996

ALVES, Jorge F. (1999) Fiar e Tecer: uma perspectiva histrica da indstria txtil a partir do vale do Ave . Vila Nova de Famalico: Cmara Municipal AMARAL, Ana F. L. (1993) Avintes na margem esquerda do Douro . Avintes: Junta de Freguesia. AMARAL, Lus Carlos (1994) So Salvador de Grij na segunda metade do sculo XIV. Estudo de gesto agrria . Lisboa: Cosmos AMENDOEIRA, Antnio T. D. (1994) Vila de Arcozelo: histria e monografia . Valadares: Ed. A. AMORIM, Ins (1997) O Mosteiro de Grij. Senhorio e Propriedade: 1560-1720 (formao, estrutura e explorao do seu domnio) . Sep. da Revista Ul-Vria (1-2-3, 1994-96). Braga: Ed. A. Ann. (1982) - Efemride do sculo passado relacionada com o Senhor do Triunfo de Arnelas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 12. Vila Nova de Gaia, p. 60-1 ANTUNES, Joaquim (1982) - A Quinta dos Frades: patrimnio artstico-cultural a salvar. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 12. Vila Nova de Gaia, p. 26-28 ANTUNES, Joaquim (1992) - Patrimnio gaiense classificado. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 34. Vila Nova de Gaia, p. 23-9 ANTUNES, Joaquim (1996) - O Mosteiro da Serra do Pilar Patrimnio da Humanidade. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 42. Vila Nova de Gaia, p. 60-3

Pgina 1 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
ARAJO, A. 2005

descrio
ARAJO, ngela C. Teves de (2005) Proto-histria e romanizao do Castro de Nossa Senhora da Sade (Monte Murado). Vila Nova de Gaia . Seminrio de projecto apresentado Fac. de Letras da Universidade do Porto. Texto policop.

ARAJO, J. 1978 ARAJO, J. 1992 ARAJO, J. R. 1920 ARAJO, M. 1984 ARAJO, M. 1991

ARAJO, Joaquim de (1978) S. Pedro da Afurada. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 35-7 ARAJO, Joaquim de (1992) Histria da Afurada . Afurada: Junta de Freguesia ARAJO, Jos Ribeiro de (1920) Perosinho: apontamentos para a sua monographia . Reeditado em 1980 (Vila Nova de Gaia: Biblioteca Pblica da Freguesia de Perosinho) e 2000 ARAJO, Maria Assuno (1984) Acerca dos terraos do litoral das proximidades do Porto. In Livro de homenagem a Orlando Ribeiro . Lisboa: C.E.G., p. 347-55 ARAJO, Maria Assuno (1991) Evoluo geomorfolgica da plataforma litoral da regio do Porto . Dissertao de Doutoramento apresentada Fac. de Letras da Univ. do Porto. 2 vols. Texto policop. ARAJO, Maria Assuno (1993) Fcies fluvial versus marinho nos depsitos da plataforma litoral da regio do Porto". In Actas da 3 reunio do Quaternrio Ibrico . Coimbra, p. 225-35 ARAJO, Maria Assuno (1995) Os fcies dos depsitos wrmianos e holocnicos e as variaes climticas correlativas na plataforma litoral da regio do Porto. In Actas do 6 Colquio Ibrico de Geografia . Porto: Universidade do Porto, p. 783-93

ARAJO, M. 1993 ARAJO, M. 1995

ARAJO, M. 1997 ARAJO, M. 2000

ARAJO, Maria Assuno (1997) A plataforma litoral da regio do Porto: dados adquiridos e perplexidades. Estudos do Quaternrio . 1. Lisboa: APEQ, p. 3-12 ARAJO, Maria Assuno (2000) Depsitos de fcies continental e marinho na plataforma litoral da regio do Porto: importncia da tectnica na sua organizao espacial. Cincias da Terra . 14. Lisboa: UNL, p. 111-122

ARAJO, M. 2004 ARAJO, M.; GOMES 1998

ARAJO, Maria Assuno (2004) O final do Cenozico na plataforma litoral da regio do Porto. In Geomorfologia do NW da Pennsula Ibrica. GEDES-Projecto TBA. Porto: FLUP, p. 117-138 ARAJO, Maria Assuno; GOMES, Antnio (1998) 3 s Jornadas de Outono de Geografia Fsica Gesto e Conservao do Litoral. Viagem de Estudo. Porto: Faculdade de Letras. Texto dactilografado ARAJO, Maria Assuno; Gomes, Alberto; Carvalho, Eduardo; Ribeiro, Carla; Seixas, ngela (2003) Patrimnio Geolgico e Geomorfolgico de Gaia: conhecer para conservar . Vila Nova de Gaia: Parque Biolgico de Gaia. Folheto dactilografado

ARAJO, M. et al. 2003

ARAJO, M.; MONTEIRO-RODRIGUES; ARAJO, Maria Assuno; MONTEIRO-RODRIGUES, Srgio; GOMES, A. (2005) Eemien and Flandrian deposits on Porto (northern GOMES 2005 Portugal) littoral platform: the contribution of archaeology. Apresentao oral na Sixth International Conference on Geomorphology. Geomorphology in Regions of Environmental Contrasts . Zaragoza (7-11 Set. 2005). Publicado no Livro de Resumos, p. 231 ARROIO et al. 1909 AZEVEDO, J. 1881 ARROIO, Antnio et al. (1909) Mea Villa de Gaya (Guia illustrado do Concelho de Gaya). Porto: Empreza Editora do Guia Illustrado de Portugal [reed. Assoc. Cultural Amigos de Gaia, 1987] AZEVEDO, Joo Antnio Monteiro de (1881) Descripo Topographica de Villa Nova de Gaya e da Festividade... , 2 ed. [Accrescentada com muitos additamentos, e noticias interessantes sobre a sua historia por Manoel Rodrigues dos Santos] Porto: Imprensa Real [1 ed. de 1861) AZEVEDO, Pedro A. (1911) Miscelnea Arqueolgica. As escavaes de Gulpilhares. O Arquelogo Portugus . 1 Srie. 16. Lisboa, p. 194-229

AZEVEDO, P. 1911

BAQUERO MORENO; GUIMARES 2000 BAQUERO MORENO; Humberto; GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Histria do Entreposto do Vinho do Porto. In Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 3. Tomo 2. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G. BELEZA 1992 BELEZA, Jos Domingues da Rocha (1991-1992) "Monografia de Pedroso". Jornal dos Carvalhos. Suplemento . Vila Nova de Gaia, N 13 (15.08.1991) N 25 (15.08.1992) [manuscrito indito de 1913-1936]

BAPTISTA, E. 2003 BAPTISTA, F. 2000 BARBOSA, S. 1995

BAPTISTA, Eva (2003) - Uma rua do Centro Histrico de Gaia: a evoluo urbanstica da Rua das Costeiras. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 42-6 BAPTISTA, Fernando (2000) Histria de Sandim . Sandim: Cmara Municipal de V. N. Gaia/Junta de Freguesia de Sandim BARBOSA, Sandra C. P. (1995) Casas de Quinta na freguesia de Sta. Marinha . 2 vols. Porto. Trabalho acadmico apresentado Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Texto dactilografado BARBOSA, Antnio A. Guedes et al. (1984) Esboo monogrfico de Santa Maria de Olival . Olival: Junta de Freguesia BARROCA, Mrio Jorge (1995) Epigrafia Medieval Portuguesa . 3 vols. Porto. Dissertao de doutoramento apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Texto dactilografado BARROCA, Mrio Jorge (2001) As Fortificaes do Litoral Portuense. Coleco "Portucale". Lisboa: Inapa Boletim Comemorativo das Bodas de Ouro. Associao Recreativa Os Modestos de Vilar de Andorinho. Fundada em 1938 . S. l., s.d. BRANDO, Domingos de Pinho (1962) Novos elementos arqueolgicos de Lavadores Gaia. Breve ntula. Lucerna , 2 (1-2). Porto BRANDO, Domingos de Pinho (1963) Recheio artstico da Igreja e Mosteiro de Grij. Museu . 2 Srie, 6. Porto, p. 63-90 BRANDO, Domingos de Pinho (1987) A talha dourada da Capela de Arnelas, freguesia do Olival Vila Nova de Gaia. Gaya . 5. Vila Nova de Gaia, p. 289-322 BRANDO, Francisco Azevedo (1991) Anais da Histria de Espinho: 895-1926. Espinho: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Espinho C. G. (1978) Avintes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 7-9

BARBOSA et al . 1984 BARROCA 1995 BARROCA 2001 BOLETIM s.d. BRANDO 1962 BRANDO 1963 BRANDO 1987 BRANDO, F. 1991 C. G. 1978a

Pgina 2 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
C. G. 1978b C. G. 1978c CAMPO BELLO 1984 CAMPO BELLO 1985

descrio
C. G. (1978) Oliveira do Douro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 28-9 C. G. (1978) Vilar de Andorinho. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 51-3 CAMPO BELLO, Conde de (1984) Para a histria da Igreja de Santa Marinha de Gaia. Gaya . 2, p. 329-48 CAMPO BELLO, Conde de (1985) A Casa de Campo Bello: Cernaches, Senhores de Gaia-a-Grande. In Costa, Francisco Barbosa da (coord.) - Histria de Gaia , fascculos 13-17. Vila Nova de Gaia, p. 465-543

CANHA; VIEIRA; CANINAS 2003

CANHA, Alexandre; VIEIRA, Marina; CANINAS, Joo Carlos (2003) - Estudo de Incidncias Ambientais na Zona de Interveno do Programa Polis em Vila Nova de Gaia. Descritor Patrimnio Histrico-Cultural . S.l.: Emerita. Texto dactilog. CARDOSO, Augusto P. Lopes (1983) - A Casa de Campo Belo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 14. Vila Nova de Gaia, p. 4-5 CARDOSO, Augusto P. Lopes (1983) A Casa do Fojo. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia . 15. Vila Nova de Gaia, p. 4-5 CARNEIRO, Manuel Almeida (1993) Contributo para o estudo arqueolgico de Canidelo. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 35. Vila Nova de Gaia, p. 57-59 CARVALHO, Rosrio (s.d.) Quinta de Baixo. Disponvel em http://www.ippar.pt [Set. 2006] CARVALHO, Teresa P. (2003) - "As ocupaes no Castelo de Gaia - problemas de arqueologia urbana". Revista da Faculdade de Letras - Cincias e Tcnicas do Patrimnio . 2. Porto: FLUP, p. 823-841 CARVALHO, Teresa P.; FORTUNA, Jorge (2000) Muralha romana descoberta no Castelo de Gaia. Al-Madan . 9. Almada, p. 158-62 CASTRO, Jlia C. Alves (1993) O Mosteiro de S. Domingos das Donas de Vila Nova de Gaia (1345-1513). Porto. Dissertao de Mestrado em Histria Medieval apresentada Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Texto dactilografado

CARDOSO 1983a CARDOSO 1983b CARNEIRO 1993 CARVALHO s.d. CARVALHO, T. 2003 CARVALHO, T.; FORTUNA 2000 CASTRO 1993

CAVACO 2000

CAVACO, Sandra (2000) - Interveno arqueolgica de emergncia na antiga "Casa Ramos Pinto" (Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Porto): 2 fase - escavao em rea. Relatrio Preliminar. S. l. [Coimbra]: Dryas Arqueologia Lda., s.d. [2000]

CIDADE et al. 1997 COELHO 1994

CIDADE, Jos Carlos et al. (1997) Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena V. N. Gaia): subsdios para uma Monografia . Vol. 1. Madalena: Junta de Freguesia COELHO, Srgio A. Veludo (1994) As Fortificaes do Cerco do Porto (1832-1833). Seminrio de licenciatura em Patrimnio Construdo do Curso de Cincias Histrias (ramo Patrimnio) da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto: Ed. A., dactilog. CORDEIRO, Jos M. Lopes (2002) Fontes para a histria da indstria portuense: I O mapa das fbricas de 1813. Cadernos do Noroeste . Histria. 19 (1-2). Braga, p. 201-42 CORREIA, A. A. Mendes (1924) Os povos primitivos da Lusitnia . Porto: Figueirinhas CORREIA, A. A. Mendes (1924b) Ntulas arqueolgicas. [] Cermica pintada. Revista de Estudos Histricos . 1. Porto, p, 66-8 CORREIA, A. A. Mendes (1935) As origens da cidade do Porto (Cale, Portucale e Porto) . 2 ed. Porto CORREIA, Alves (1978) Vera Cruz do Candal. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 59-60 CORREIA, Antnio Manuel Cruz (1994) Convento de Santo Antnio do Vale da Piedade, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 38, Vila Nova de Gaia, p. 53-58 CORREIA, Antnio Manuel Cruz (1995) Convento de Santo Antnio do Vale da Piedade (Concluso), Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 39, Vila Nova de Gaia, p. 31-36 CORTEZ, Fernando Russell (1946) Estaciones paleoliticas de los alredores de Oporto (Lavadores, Pasteleira). Archivo Espaol de Arqueologia , 19 (64). Madrid, p. 249-56 CORTEZ, Fernando Russell (1951) Da Terra Sigillata tardia encontrada em Portugal. Sep. Beira Alta. Viseu: Instituto para a Alta Cultura COSTA, Antnio D. Sousa (1993) O Mosteiro de S. Salvador da Vila de Grij (Vila Nova de Gaia) . Grij: Fbrica da Igreja Paroquial COSTA, Francisco Barbosa da (1980) - S. Joo Baptista de Canelas: notas monogrficas. Canelas: Parquia de Canelas COSTA, Francisco Barbosa da (1983) Memrias Paroquiais. V. N. de Gaia 1758 . V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G./Cmara Municipal COSTA, Francisco Barbosa da (1986) Notcia histrica da freguesia de Arcozelo. Gaya . 4. V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G., p. 201-223 COSTA, Francisco Barbosa da (1994) S. Joo Baptista de Canelas: uma comunidade rural da Terra de Santa Maria. Estudo demogrfico (1588-1808). V. N. Gaia: Afonseiro COSTA, Francisco Barbosa da (2000) S. Pedro de Pedroso nos sculos XVIII e XIX . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Pedroso COSTA, Francisco Barbosa da (2000) Santa Marinha de Crestuma: notas monogrficas. Inclui Livro de Visitaes dos sculos XVII e XVIII . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Crestuma COSTA, Francisco Barbosa (2000) Notcia histrica da freguesia de S. Salvador de Perosinho . Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Perosinho COSTA, Francisco Barbosa da (2000) Notcia histrica da freguesia de S. Mamede de Serzedo, a propsito do Milenrio da sua Igreja . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Serzedo COSTA, Francisco Barbosa da (2000) S. Flix da Marinha: notas monogrficas . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de S. Flix da Marinha

CORDEIRO 2002 CORREIA 1924a CORREIA 1924b CORREIA 1935 CORREIA, A. 1978 CORREIA, A. M. 1994 CORREIA, A. M. 1995 CORTEZ 1946 CORTEZ 1951 COSTA, A. 1993 COSTA, F. 1980 COSTA, F. 1983 COSTA, F. 1986 COSTA, F. 1994 COSTA, F. 2000a COSTA, F. 2000b

COSTA, F. 2000c COSTA, F. 2000d COSTA, F. 2000e

Pgina 3 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
COSTA, F. 2001a COSTA, F. 2001b COSTA, F. 2003a COSTA, F. 2003b COSTA, F. 2004a COSTA, F. 2004b

descrio
COSTA, Francisco Barbosa da (2001) S. Pedro de Sermonde. Notas monogrficas . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Sermonde COSTA, Francisco Barbosa da (2001) Santa Maria de Olival. Notas monogrficas . Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Olival COSTA, Francisco Barbosa da (2003) S. Pedro de Pedroso. Notas monogrficas . V. N. Gaia: Gailivro COSTA, Francisco Barbosa da (2003) S. Pedro da Afurada: notas monogrficas . V. N. Gaia: Edies Gailivro COSTA, Francisco Barbosa da (2004) Santa Maria de Gulpilhares. Notas monogrficas . V. N. Gaia: Junta de Freguesia de Gulpilhares COSTA, Francisco Barbosa da (2004) Notas para a histria da Parquia de Santa Eullia de Oliveira do Douro. A propsito do tricentenrio da restaurao da sua igreja paroquial . V. N. Gaia: Parquia de Santa Eullia de Oliveira do Douro

COSTA, F. 2005a COSTA, F. 2005b COSTA, F.; BARROS 2003 COSTA, F.; MOREIRA 2001 COSTA, F.; SOUSA 1986 COSTA, J.; TEIXEIRA 1957 COSTA, V. 2005

COSTA, Francisco Barbosa da (2005) Santa Marinha de Seixezelo. Notas monogrficas . V. N. Gaia: Junta de Freguesia de Seixezelo COSTA, Francisco Barbosa da (2005) Santurio de Nossa Senhora da Sade . V. N. Gaia: Confraria de Nossa Senhora da Sade COSTA, Francisco Barbosa da; BARROS, Abel E. B. (2003) Santo Andr de Lever. Notas monogrficas . V. N. Gaia: Parquia de Santo Andr de Lever COSTA, Francisco Barbosa da; MOREIRA, Maria Fernanda (2001) S. Cristvo de Mafamude: notas monogrficas . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Junta de Freguesia de Mafamude COSTA, Francisco Barbosa da; SOUSA, Joo de (1986) Visitaes de Gulpilhares . V. N. Gaia: Cmara Municipal/G.H.A.V.N.G. COSTA, J. Carrngton; TEIXEIRA Carlos (1957) Carta Geolgica de Portugal na Escala de 1/50.000. Notcia explicativa da Folha 9-C. Porto. Lisboa: Servios Geolgicos de Portugal COSTA, Virglia Braga da (2005) - As fontes e os fontanrios de Mafamude. Achegas para o seu levantamento patrimonial e histrico. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 61. Vila Nova de Gaia, p. 44-58

COUTINHO 1984 COUTO 2006

COUTINHO, B. Xavier (1984) A propsito do Castelo de Gaia. Um problema de toponmia nacional: Cale, Portus e Portucale. Gaya . 2, p. 109-24 COUTO, Manuel A. Pereira (2006) A freguesia de S. Mamede de Serzedo. Contributos para o estudo dos seus limites na poca Moderna. Porto: Instituto de Histria Moderna da Univ. do Porto/Junta de Freguesia de Serzedo

CUNHA 2001 CUNHA E FREITAS 1966 CUNHA E FREITAS 1984a CUNHA E FREITAS 1984b

CUNHA, Arlindo Ribeiro da (2001) Santiago em Portugal: a devoo e a peregrinao . Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal CUNHA E FREITAS, Eugnio A. (1966) As obras da capela-mor da Igreja de Canidelo em 1739. Boletim Cultural de Gaia. 1. Vila Nova de Gaia, p. 39-40 CUNHA E FREITAS, Eugnio A. (1984) Uma casa e uma famlia de Vila Nova de Gaia: os Pintos de Quebrantes. Gaya . 2. Vila Nova de Gaia, p. 433-7 CUNHA E FREITAS, Eugnio de Andrea (1984) "O Mosteiro da Serra do Pilar no sc. XVI: notas de histria e arte". In Vila, Romero; Freitas, Eugnio A. C.; Gonalves, A. N. O Mosteiro da Serra do Pilar . Vila Nova de Gaia: GHAVNG/CMG, p. 1-23 [sep. d' O Tripeiro . Porto, 1962] CUNHA E FREITAS, Eugnio de Andrea de (1987) A ermida de S. Nicolau: um pleito curioso no sculo XVI. Gaya . 5, p. 131-6 DHVTECNOPOR, Consultores Tcnicos, Lda. (2004) Vistoria da Orla Martima e Margens do Rio Douro sob jurisdio da APDL, SA. Relatrio . Porto: DHVTECNOPOR. Texto dactilografado DIOCESE DO PORTO Gabinete de Informao (s.d.) Roteiro religioso: Porto. Vila Nova de Gaia. Porto: Diocese do Porto DUARTE, Jlio (1939) Limites paroquiais ou vias de comunicao? A propsito dalguns marcos centenrios existentes em Vila Nova de Gaia. O Comrcio de Gaia . 456 (30-10-1939). Vila Nova de Gaia, p. 4

CUNHA E FREITAS 1987 DHVTECNOPOR 2004 DIOCESE DO PORTO s.d. DUARTE 1939

DUARTE 1986 DUARTE 1987 DUARTE 1990 DUARTE 1994 DURAND 1971 ESTAMPAS 1989 FANGUEIRO 1987 FERREIRA 1966 FERREIRA, J.; ARAJO, M.; GOMES 1995

DUARTE, Jlio (1986) Coimbres: as pedras venerandas. Gaya . 4. V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G., p. 249-257 DUARTE, Jlio (1987) - Coimbres, povoao de remota antiguidade. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 22. Vila Nova de Gaia, p. 62 DUARTE, Jlio (1990) - Os castelos da Rua das Lavouras, em Coimbres. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 30. Vila Nova de Gaia, p. 28-9 DUARTE, Jlio (1994) Apontamentos monogrficos de Coimbres. Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal DURAND, Robert (1971) Le Cartulaire Baio-Ferrado du Monastre de Grij (XIe-XIIIe sicles). (Introd. e notas de Robert Durand). Paris: Centro Cultural Portugus ESTAMPAS... (1989) Estampas & Mapas Antigos de Gaia. Scs. XVII a XIX. Vila Nova de Gaia: Afonseiro FANGUEIRO, scar (1987) Factos da histria de Avintes. Caminho Novo . Edio Especial. Nmero nico. Avintes, p. 36-9 FERREIRA, Antnio Augusto (1966) Achega para uma pequena monografia da freguesia de Sermonde. Concelho de Vila Nova de Gaia . V. N. Gaia: Ed. A. FERREIRA, J., ARAJO, M. A., GOMES, A. (1995) Contribuio para o conhecimento geolgico e geomorfolgico da praia de Lavadores (Vila Nova de Gaia). In Resumos alargados do 4 Congresso Nacional de Geologia. Memrias do Museu e Laboratrio Mineralgico e Geolgico, 4. Porto: Faculdade de Cincias, p. 411-15

FERREIRA, J. A. 1977

FERREIRA, J. A. Pinto (1977) Visitas de Sade s embarcaes entradas na Barra do Douro nos sculos XVI e XVII . Porto: Cmara Municipal

Pgina 4 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
FERREIRA-ALVES 1984 FERREIRA-ALVES 1999 FIGUEIREDO; TAVARES 1995 FILGUEIRAS 1984 FONTES 1986 FORAIS 1934 FORTES 1908 FORTES 1909 FONTOURA 1978 FRANA 1996 FREITAS; QUEIROZ 1997

descrio
FERREIRA-ALVES, Joaquim J. B. (1984) Algumas obras seiscentistas no Convento de Corpus Christi. Gaya . 2, p. 243-58 FERREIRA-ALVES, Joaquim J. B. Ferreira (1983) Ntula sobre a Igreja de Santa Marinha de Gulpilhares. Gaya . 1. Vila Nova de Gaia, p. 73-6 FIGUEIREDO, Pedro Marques de; TAVARES, Z Luis (1995) - O Mosteiro da Serra do Pilar. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 40. Vila Nova de Gaia, p. 15-22 FILGUEIRAS, Octvio Lixa (1984) Algumas cenas e cenrios ribeirinhos de Vila Nova de Gaia em gravuras dos sculos XVII a XIX. Gaya . 2, p. 361-432 FONTES, Jos (1986) - Notas para uma monografia de Sandim. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 20. Vila Nova de Gaia, p. 29-31 FORAIS (1934) Forais de Gaia e Vila-Nova . V. N. Gaia: Museus Municipais e Biblioteca Pblica de Gaia FORTES, Jos (1908) A necrpole de Gulpilhares . S. l. Texto dactilografado. Transcrio do manuscrito original FORTES, Jos (1909) Gaya no passado. In Arroyo, Antnio [et al.] Mea Villa de Gaya . Porto, pg. 9-28 FONTOURA, Avelino (1978) Perosinho. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 32-3 FRANA, J. A. (1996) Levantamento arqueolgico do Megalitismo entre os rios Douro e Vouga . Trabalho apresentado Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto: texto policop. FREITAS, J. S.; QUEIROZ, Francisco (1997) Facho na praia piratas ao largo. In CIDADE et al. - Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena V. N. Gaia): subsdios para uma Monografia . Vol. 1. Madalena: Junta de Freguesia, p. 171-175

FREITAS; TEIXEIRA 1992 GOMES; FERREIRA; ARAJO, M. (no prelo)

FREITAS, J. Serafim; TEIXEIRA, Ana Paula (1992) - A igreja est a arder!.... Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 34. Vila Nova de Gaia, p. 20-2 GOMES, Antnio, FERREIRA, J., ARAJO, M. A. (no prelo) A riqueza geomorfolgica e geolgica da praia de Lavadores (Vila Nova de Gaia) um patrimnio a divulgar e a preservar. In Actas do Seminrio Regio do Porto: reas Naturais para o Sculo XXI . Vila Nova de Gaia: Parque Biolgico de Gaia

GOMES, J. 1988a GOMES, J. 1988b GOMES, J. 1991 GOMES, J. 1992a GOMES, J. 1992b GOMES, J. 1993 GOMES, J. 1993a GOMES, J. 1993b GOMES, J. 1993c GOMES, J. 1998 GOMES, J. 2001 GOMES, J. s.d.

GOMES, J. Costa (1988) - A Quinta da Gndara (Figuras e factos). Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 25. Vila Nova de Gaia, p. 28-33 GOMES, J. Costa (1988) - A Quinta de Soeime. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 24. Vila Nova de Gaia, p. 3-7 GOMES, Joaquim Costa (1991) As Capelas de Avintes. Caminho Novo . Edio Especial. Nmero nico. Avintes, p. 3-7 GOMES, Joaquim Costa (1992) Estudo monogrfico da Igreja de Avintes. Caminho Novo . Edio Especial. Nmero nico. Avintes, p. 23-6 GOMES, Joaquim Costa (1992) H 60 anos, em Canidelo, morreu o benemrito Manuel Marques Gomes. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 34. Vila Nova de Gaia, p. 47-50 GOMES, Joaquim Costa (1993) Monografia de Vilar de Andorinho . Vilar de Andorinho: Junta de Freguesia GOMES, J. Costa (1993) - A Quinta de Soeime: uma das mais belas de Vila Nova de Gaia. O Tripeiro . Srie 7. Ano 12. N 7. Porto, p. 210-5 GOMES, J. Costa (1993) A Quinta do Fojo em Vila Nova de Gaia: seu passado e seu futuro. O Tripeiro . Srie 7. Ano 12. N 4. Porto, p. 120-4 GOMES, J. Costa (1993) O Solar dos Condes de Resende, em Vila Nova de Gaia. O Tripeiro . Srie 7. Ano 12. N 9. Porto, p. 273277 GOMES, Joaquim Costa (1998) O Couto de Avintes e a sua interligao aos Almeidas . Cadernos Culturais de Avintes. 1. Avintes: Confraria da Broa de Avintes: s.d. [1998] GOMES, J. Costa (2001) - A Quinta de Santo Incio (Fies) e seu aproveitamento turstico. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 53. Vila Nova de Gaia, p. 13-6 GOMES, Joaquim Costa (s.d.) Vilar de Andorinho: passado, presente, futuro. Boletim Comemorativo das Bodas de Ouro. Associao Recreativa Os Modestos de Vilar de Andorinho, p. 31-36

GONALVES, A. J. 2000

GONALVES, Antnio A. J. (2000) Patrimnio Arquitectnico , in Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 4. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

GONALVES, A. H. 1984 GONDIM 1891 GUEDES 2000 GUEDES 2002

GONALVES, Antnio Huet de Bacelar (1984) Notas arqueolgicas de Rui de Serpa Pinto sobre o litoral entre Douro e Vouga. Gaya . 2. Vila Nova de Gaia, p. 73-82 GONDIM, Inocncio O. Lopes (1891) Avintes e suas antiguidades . Avintes: Junta de Freguesia, s.d. [reprod. public. original de 18901891]. A paginao indicada segue a da nova edio. GUEDES, Henrique M. (2000) O stio do Senhor da Pedra monografia patrimonial . Gulpilhares: Confraria do Senhor da Pedra GUEDES, Henrique M. Moreira (2002) - A Capela do Senhor da Pedra na freguesia de Gulpilhares Problemtica da sua datao. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 55. Vila Nova de Gaia, p. 56-9

GUIMARES 1983 GUIMARES 1984a GUIMARES 1984b

GUIMARES, Gonalves (1983) Notas bibliogrficas para o estudo do povoamento pr-castrejo do concelho de Vila Nova de Gaia. Arqueologia . 8. Porto, p. 36-44 GUIMARES, Gonalves (1984) "O Concelho de Canidelo de D. Pedro e D. Ins. Gaya . 2. Vila Nova de Gaia, p. 153-60 GUIMARES, Gonalves (1984) - O Centro Histrico de Vila Nova de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 16, 17. Vila Nova de Gaia, p. 28-31, 18-21

Pgina 5 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
GUIMARES 1984c

descrio
GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (1984) "A Serra do Pilar acrpole Vila Nova de Gaia". In Vila, Romero; Freitas, Eugnio A. C.; Gonalves, A. N. O Mosteiro da Serra do Pilar . Vila Nova de Gaia: GHAVNG/CMG, p. III-VII

GUIMARES 1986a GUIMARES 1986b GUIMARES 1987a GUIMARES 1987b GUIMARES 1988a GUIMARES 1988b GUIMARES 1989a

GUIMARES, Gonalves (1986) Inventrio do patrimnio cultural construdo da freguesia de Vilar do Paraso. Vila Nova de Gaia. Gaya . 4. V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G., p. 225-248 GUIMARES, Gonalves (1986) A Exposio Agrcola-Industrial de Gaya, em 1894, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 21, Vila Nova de Gaia, p. 38-41 GUIMARES, Gonalves (1987) A Exposio Agrcola-Industrial de Gaya, em 1894 (2 parte), Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 22, Vila Nova de Gaia, p. 54-59 GUIMARES, Gonalves (1987) A Exposio Agrcola-Industrial de Gaya, em 1894 (3 parte), Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 23, Vila Nova de Gaia, p. 60-65 GUIMARES, Gonalves (1988) A Exposio Agrcola-Industrial de Gaya, em 1894 (4 parte), Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 24, Vila Nova de Gaia, p. 53-61 GUIMARES, Gonalves (1988) A Exposio Agrcola-Industrial de Gaya, em 1894 (5 parte), Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 25, Vila Nova de Gaia, p. 42-5 GUIMARES, Gonalves (1989) Mahamud: algumas dificuldades na fixao da biografia de um guerreiro berbere do Al-Garb AlAndalus. In Actas das III Jornadas de Histria Medieval do Algarve e Andaluzia . Loul: Cmara Municipal, p. 107-118

GUIMARES 1989b GUIMARES 1990

GUIMARES, Gonalves (1989) - Escavaes arqueolgicas na Igreja do Bom Jesus de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 28. Vila Nova de Gaia, p. 17-25 GUIMARES, Gonalves (1990) O Megalitismo no Litoral do Entre Douro-e-Vouga. Inventrio de monumentos e tentame interpretativo. Trabalho apresentado ao Mestrado de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Porto. Texto dactilografado GUIMARES, Gonalves (1991) Arqueologia gaiense: ensaio bibliogrfico, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 31. Vila Nova de Gaia, p. 27-36 GUIMARES, Gonalves (1991) Introduo ao estudo do povoamento medieval da Terra de Santa Maria. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 32 (1991). Vila Nova de Gaia, p. 30-4 GUIMARES, Gonalves (1992) - Herldica Santamariana. IV. I Pedras de armas de Vila Nova de Gaia. N 2 Quinta de Quebrantes, Oliveira do Douro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 34. Vila Nova de Gaia, p. 6

GUIMARES 1991a GUIMARES 1991b GUIMARES 1992a

GUIMARES 1992b GUIMARES 1992c GUIMARES 1993a GUIMARES 1993b GUIMARES 1993c

GUIMARES, Gonalves (1992) Introduo ao estudo do povoamento medieval da Terra de Santa Maria. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 33 (1992). Vila Nova de Gaia, p. 25-33 GUIMARES, Gonalves (1992) - Museologia arqueolgica em Vila Nova de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 34 (1992). Vila Nova de Gaia, p. 13-7 GUIMARES, Gonalves (1993) Roteiro arqueolgico de Vila Nova de Gaia . V. N. Gaia: Cmara Municipal/Solar Condes de Resende GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2003) "Arte rupestre em Canidelo (Vila Nova de Gaia) levanta interrogaes aos arquelogos". Al-Madan . 2 Srie. 12. Almada, p. 200-202 GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2003) "Arte rupestre em Canidelo, Vila Nova de Gaia, levanta interrogaes aos arquelogos". Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 56. Vila Nova de Gaia, p. 76-80 [republicao do texto anterior, ilustrado com maior nmero de gravuras] GUIMARES, Gonalves (1993) Alguns materiais arqueolgicos de estaes da margem sul do Rio Douro: as tegulae. Lucerna. Cadernos de Arqueologia do Centro de Estudos Humansticos . 2 Srie. 3 [Actas 6 Colquio Portuense de Arqueologia 1987]. Porto, p. 217-35 GUIMARES, Gonalves (1993) - Herldica Santamariana. V. II Pedras de armas de Vila Nova de Gaia. N 3 Quinta do Pao, Avintes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 36. Vila Nova de Gaia, p. 36

GUIMARES 1993d

GUIMARES 1993e

GUIMARES 1993f GUIMARES 1994

GUIMARES, Gonalves (1993) - Museologia arqueolgica em Vila Nova de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 35 (1993). Vila Nova de Gaia, p. 60-1 GUIMARES, Gonalves (1994) Arqueologia Urbana no Centro Histrico de Vila Nova de Gaia: ponto da situao e perspectivas futuras. Bracara Augusta . Vol. 45. N 97 (110). [Actas Encontro de Arqueologia Urbana. Braga 1994]. Braga, p. 103-26

GUIMARES 1995a GUIMARES 1995b

GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (1995) Gaia e Vila Nova na Idade Mdia. Arqueologia de uma rea ribeirinha , Porto: Univ. Portucalense GUIMARES, Gonalves (1995) As fbricas e a vida econmica gaiense em finais do sc. XIX. Contribuio para o estudo da arqueologia industrial de Vila Nova de Gaia. In Silva, A. M.; Dias, J. A. (coord.) Vila Nova de Gaia de h cem anos. Colquio comemorativo do centenrio da Igreja do Torne. Actas . Vila Nova de Gaia: Junta Paroquial de S. Joo Evangelista, p. 225-34

GUIMARES 1995c

GUIMARES, Gonalves (1995) - Escavaes arqueolgicas na Igreja de Gaia. In Actas da IV Reuni dArqueologia Cristiana Hispnica (Lisboa, 1992). Barcelona: Institut dEstudis Catalans/Univ. Nova de Lisboa, 429-41

GUIMARES 1997a

GUIMARES, Gonalves (1997) - Bonecos de barro provenientes de escavaes arqueolgicas em Vila Nova de Gaia. In Actas do 2 Encontro de Olaria Tradicional . Matosinhos: Cmara Municipal, p. 24-41 GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (1997) Memria histrica dos antigos comerciantes e industriais de Vila Nova de Gaia. Vila Nova de Gaia: Associao Comercial e Industrial de V. N. Gaia GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (1997) "O forno cermico de Santo Ovdio, Vila Nova de Gaia". Arqueologia Industrial. 3 Srie. 1 (1-2). Porto, p. 9-20 GUIMARES, Gonalves (1998) - O plo industrial da Serra do Pilar. In ALVES, Jorge F. A Indstria Portuense em perspectiva histrica. Actas do Colquio Porto: Centro Leonardo Coimbra/Fac. de Letras da Univ. do Porto, p. 241-50

GUIMARES 1997b

GUIMARES 1997c GUIMARES 1998

Pgina 6 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
GUIMARES 1999 GUIMARES 2000a GUIMARES 2000b

descrio
GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (1999) A Serra do Pilar: Patrimnio Cultural da Humanidade. Vila Nova de Gaia: Fund. Salvador Caetano GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Um sculo de Arqueologia em Vila Nova de Gaia, Al-Madan , 9, Almada, p. 155-168 GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Caracterizao Geogrfica in Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 1. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

GUIMARES 2000c

GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Patrimnio Arqueolgico in Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 2. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

GUIMARES 2000d

GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Patrimnio Construdo in Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 5. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

GUIMARES 2000e

GUIMARES, Gonalves (2000) Os destinos da Casa do Maravedi. In Fundao Conservatrio Regional de Gaia: 15 anos de actividades . Vila Nova de Gaia: Fundao Conservatrio Regional de Gaia GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2000) Antologia de Textos sobre o Entreposto. In Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vol. 6. Tomos 1 e 2. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

GUIMARES 2000f

GUIMARES 2002a

GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2002) Novas achegas para a histria do Castelo de Gaia. In Actas do 3 Congresso Monumentos Militares Portugueses . S.l.: Assoc. Portuguesa dos Amigos dos Castelos, p. 27-36

GUIMARES 2002b

GUIMARES, Joaquim A. Gonalves (2002) Vestgios arqueolgicos paleocristos de Portucale Castrum Antiquum (Gaia). In 1 Congresso sobre a Diocese do Porto: Tempos e Lugares de Memria. Actas. 1. Porto/Arouca: CEDPB/UCP/FLUP, p. 543-56

GUIMARES 2006 GUIMARES; AFONSO; PRATA 1983 GUIMARES; COELHO; MOTA 1999 GUIMARES; GUIMARES, S. 2001 GUIMARES; PINTO 2000

GUIMARES, Gonalves (2006) - Panormica geral da histria de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 63. Vila Nova de Gaia, p. 29-35 GUIMARES, Gonalves; AFONSO, Jos Antnio; PRATA, Ral Solla (1983) O Foral de Gaia de 1255: um texto e a sua poca . V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G./Cmara Municipal GUIMARES, J. A. Gonalves; COELHO, Srgio V.; MOTA, Deolinda (1999) Roteiro Garrettiano de Vila Nova de Gaia [Solar: Cadernos de Cultura Gaiense, 2]. Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal GUIMARES, Joaquim A. Gonalves; GUIMARES, Susana G. (2001) "O Castelo de Crestuma, uma estao arqueolgica quase desconhecida". Al-Madan . 2 Srie. 10. Almada, p. 43-7 GUIMARES, J. A. Gonalves; PINTO, Carla T. (2000) Cermica arqueolgica de Gaia. Anlise de elementos de uma sequncia de longa durao In JORGE, V. O. (coord.) 3 Congresso de Arqueologia Peninsular. Actas. 1. Arqueologia peninsular: histria, teoria e prtica . Porto: ADECAP, p. 491-510

GUIMARES, S. 2002 GUIMARES, S. 2004 GUIMARES, S. 2005

GUIMARES, Susana (2002) - Os Carvalhos no sculo XIX. Estudo geogrfico, demogrfico, social e econmico. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 54. Vila Nova de Gaia, p. 41-50 GUIMARES, Susana Plano de Pormenor da Afurada. Proposta de plano. Relatrio de Arqueologia . S. l. [V. N. Gaia]: texto policop. GUIMARES. Susana C. G. (2005) A Quinta da Costa em Canelas, Vila Nova de Gaia (1766-1816). Famlia, Patrimnio e Casa. Porto. Dissertao de mestrado apresentada Faculdade de Letras da Univ. do Porto. 2 vols. Texto dactilografado

GUIMARES, S. 2006 GUIMARES, S.; GUIMARES 2004

GUIMARES. Susana C. G. (2006) A Quinta da Costa em Canelas, Vila Nova de Gaia (1766-1816). Famlia, Patrimnio e Casa . Vila Nova de Gaia: ASCR/Confraria Queirosiana GUIMARES, Susana; GUIMARES, J. A. Gonalves (2004) - Cultos femininos no territrio gaiense e santamariano: continuidades antigas, descontinuidades recentes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 58. Vila Nova de Gaia, p. 24-31

IGNOTUS 1986 JORGE 1984 LAGOA 1909

IGNOTUS (1986) - Roberto Woodhouse e a Quinta do Pao, em Avintes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 21. Vila Nova de Gaia, p. 61-5 JORGE, Vtor O. (1984) Escavao da Mamoa de Gestosa (Sandim, Vila Nova de Gaia). Gaya . 2. Vila Nova de Gaia, p. 19-38

LAGOA, Querubino (1909) Uma inscripo curiosa. O Tripeiro . Vol. 1. N 46 (01.10.1909). Porto, p. 149 LAPA 1990 LEO 1987 LEO 1989 LEO 1990 LEO 1991a LEO 1991b LEO 1992a LEO 1992b LAPA, Teresa coord. (1990) Terra/Fogo. Gaia como centro de cermica. JIC 1 Seminrio Internacional de Cermica Gaia 90 . 1. V. N. Gaia: Cmara Municipal LEO, Manuel (1987) - Moinhos negreiros de Quebrantes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 23. Vila Nova de Gaia, p. 46-7 LEO, Manuel (1989) - O ribeiro de Quebrantes e seus moinhos. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 27. Vila Nova de Gaia, p. 44-5 LEO, Manuel (1990) A olaria em Gaia no sc. XVIII. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 29. Vila Nova de Gaia, p. 5659 LEO, Manuel (1991) Ermites e Ermitoas. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 32. Vila Nova de Gaia, p. 49-51 LEO, Manuel (1991) Notas sobre a olaria gaiense no sculo XVII. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 32. Vila Nova de Gaia, p. 21-24 LEO, Manuel (1992) Artfices gaienses no sculo XVIII, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 33. Vila Nova de Gaia, p. 18-24 LEO, Manuel (1992) - A Fbrica Cermica do Cavaquinho e Joo Bernardo Guedes. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 34. Vila Nova de Gaia, p. 51-6

Pgina 7 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
LEO 1993a LEO 1993b LEO 1993c LEO 1994a LEO 1994b LEO 1995a LEO 1995b LEO 1996a LEO 1996b LEO 1996c LEO 1997a LEO 1997b LEO 1997c LEO 1998a LEO 1998b LEO 1999a LEO 1999b LEO 2000a LEO 2000b LEO 2001a LEO 2001b LEO 2002 LEO 2003a LEO 2003b LEO 2004a LEO 2004b LEO 2004c LEITE et al. 1994

descrio
LEO, Manuel, coord. (1993) Oliveira do Douro. 1943-1993. Bodas de Ouro da Associao Paroquial de Oliveira do Douro . Vila Nova de Gaia, s.e., s.d. [1993] LEO, Manuel (1993) - Fontes antigas de Santa Marinha. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 35. Vila Nova de Gaia, p. 10-4 LEO, Manuel (1993) - Oleiros quinhentistas de Vila Nova. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 35. Vila Nova de Gaia, p. 47-52 LEO, Manuel (1994) O Vidro no Termo do Porto, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 38, Vila Nova de Gaia, p. 45-52 LEO, Manuel (1994) - A construo naval nos sculos XVII e XVIII. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 37, 38. Vila Nova de Gaia, p. 27-32, 15-20 LEO, Manuel (1995) O Santurio do Monte da Virgem . V. N. Gaia: Confraria do Monte da Virgem LEO, Manuel (1995) - A olaria vilanovense no sculo XVII. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 40. Vila Nova de Gaia, p. 37-48 LEO, Manuel (1996) - Convento de Corpus Christi. Notas histricas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 41. Vila Nova de Gaia, p. 11-22 LEO, Manuel (1996) - Influncia da prtica religiosa em Santa Marinha. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 42. Vila Nova de Gaia, p. 15-6 LEO, Manuel (1996) - As Quintas de Gaia e Vila Nova. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 42. Vila Nova de Gaia, p. 22-4 LEO, Manuel (1997) - A Fbrica de Cermica do Monte do Cavaco. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 44. Vila Nova de Gaia, p. 65-71 LEO, Manuel (1997) A telha e o tijolo no Concelho de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 43. Vila Nova de Gaia, p. 25-29 LEO, Manuel (1997) - Quintas antigas de Oliveira do Douro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 44. Vila Nova de Gaia, p. 15-21 LEO, Manuel (1998) - Quintas antigas de Oliveira do Douro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 45. Vila Nova de Gaia, p. 43-50 LEO, Manuel (1998) - Santa Marinha. Notas de histria. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 45. Vila Nova de Gaia, p. 63-6 LEO, Manuel (1999) A Cermica em Vila Nova de Gaia , Vila Nova de Gaia: Fund. Manuel Leo LEO, Manuel (1999) - O Rio Douro e as ruas de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 47. Vila Nova de Gaia, p. 239 LEO, Manuel (2000) O Senhor do Padro. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 50. Vila Nova de Gaia, p. 64-6 LEO, Manuel (2000) - A Quinta dos Frades Brilho e sombra. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 51. Vila Nova de Gaia, p. 3-5 LEO, Manuel (2001) Ermites e Ermitoas. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 52. Vila Nova de Gaia, p. 40-42 LEO, Manuel (2001) Kingston e a sua viso de Gaia, Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 53, Vila Nova de Gaia, p. 33-36 LEO, Manuel (2002) - Proteco aduaneira s Cermicas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 55. Vila Nova de Gaia, p. 11-4 LEO, Manuel (2003) - A Fbrica de Cermica do Senhor de Alm. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 47-50 LEO, Manuel (2003) - Uma famlia de ceramistas: Nunes da Cunha. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 14-9 LEO, Manuel (2004) O Monte da Virgem. 1904-2004. V. N. Gaia: Confraria do Monte da Virgem Imaculada LEO, Manuel (2004) - A Fbrica de Cermica da Fervena. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 59. Vila Nova de Gaia, p. 15-18 LEO, Manuel (2004) - Rocha Soares Trs geraes de ceramistas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 58. Vila Nova de Gaia, p. 6-12 LEITE, Jorge M. P. et al . (1994) Levantamento arqueolgico de Crestuma . Relatrio dactilografado apresentado cadeira de Estudo e Valorizao do Patrimnio Arqueolgico da Universidade Portucalense. S. l.

LEPIERRE 1899 LIMA 1986 LIMA 1989

LEPIERRE, Charles (1899) Estudo chimico e technologico sobre a ceramica portugueza moderna , Lisboa: Imp. Nacional LIMA, Antnio Manuel (1986) Uma inscrio medieval do Mosteiro de Pedroso. Gaya . 4. V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G., p. 87-92 LIMA, Antnio Manuel (1989) O Castro da Senhora da Sade ou Monte Murado (Pedroso/Perosinho, Vila Nova de Gaia). Proposta de classificao como Imvel de Interesse Pblico. Memria descritiva e justificativa. V. N. Gaia: texto dactilog.

LIMA, A. 1927

LIMA, Andr de (1927) Espinho. Breves apontamentos para a sua histria. Gazeta de Espinho . 2 Srie. 166 (10-07-1927) e ss. Publicado de novo em: Espinho. Boletim Cultural. Vol. 1. N 4. Espinho: Cmara Municipal, 1979, p. 7-35

LIMA, A. 1982 LOBATO 1995

LIMA, Andr de (1982) S. Flix da Marinha (Monografia). Espinho. Boletim Cultural. Vol. 4. N 14. Espinho: Cmara Municipal, p. 183-199 LOBATO, Maria Jos Folgado (1995) A Necrpole Romana de Gulpilhares (Vila Nova de Gaia). Portuglia. Nova Srie . 16. Porto, p. 31-72 [Editada separata especial: Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal, 1996]

LOPES 1996

LOPES, Antnio B. (1996) Acompanhamento Arqueolgico da Construo dos Acessos Ponte do Freixo. Relatrio. Porto: EtnosPatrimnio e Turismo Cultural, Lda. Texto dactilografado

Pgina 8 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
MACEDO 1938 MACHADO s.d. MACHADO, J. 1966 MACHADO, P. 1997 MADUREIRA 1988 MAGALHES 1997

descrio
MACEDO, Diogo de (1938) Gaia, a de nome e renome. Monografia evocativa . Lisboa [reed. Assoc. Cultural Amigos de Gaia, 1989 MACHADO, Antnio de Sousa (s.d.) As origens da cidade do Porto. O problema de Portucale . 2 ed. actual. S.l.: Ed. Autor MACHADO, J. T. Montalvo (1966) - "D. Pedro e D. Ins em Canidelo, terras de Gaia. I. O pao de Canidelo". O Tripeiro . Srie 6. Ano 6. 8. Porto, p. 227-236 MACHADO, Paulo S (1997) Avintes. Histria do Postal, dos Correios e Cruzeiros . Avintes: Junta de Freguesia MADUREIRA, Ariosto (1988) A poesia e a histria na toponmia de Canidelo, Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 24. Vila Nova de Gaia, p. 82-84 MAGALHES, lvaro S. B. (1997) O Mosteiro de S. Salvador na Vila de Grij. Anlise do Patrimnio Construdo. Trabalho de Seminrio do Curso de Cincias Histricas Ramo Patrimnio apresentado Univ. Portucalense Infante D. Henrique. S. l. Texto dactilografado MANTAS, Vasco S. (1996) A rede viria romana da faixa atlntica entre Lisboa e Braga . 2 vols. Coimbra. Dissertao de Doutoramento apresentada Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Texto dactilografado

MANTAS 1996

MANUEL; BLANQUET; OLIVEIRA 1993

MANUEL, Antnio; BLANQUET, Susana; OLIVEIRA, Joaquim (1993) S. Pedro da Afurada: patrimnio arqueolgico . Porto. Trabalho acadmico apresentado na Universidade Portucalense. Texto dactolografado

MANUEL; BLANQUET; OLIVEIRA 1994

MANUEL, Antnio; BLANQUET, Susana; OLIVEIRA, Joaquim (1994) S. Pedro da Afurada: patrimnio construdo . Porto. Trabalho acadmico apresentado na Universidade Portucalense. Texto dactolografado

MARCOLINO 1980 MARQUES 1980

MARCOLINO, Lus (1980) As ltimas fbricas de loua de Gaia. A Fbrica do Z-Pereira. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 9. Vila Nova de Gaia, p. 38-40 MARQUES, Jos (1980) Patrimnio rgio na cidade do Porto e seu termo nos finais do sc. XV. Subsdios para o seu estudo". Revista de Histria . 3 [Actas do Colquio O Porto na poca Moderna, 2]. Porto, p. 73-97

MARTINS 2000

MARTINS, Alcina M. de Oliveira (2000) (Coord) Patrimnio Documental in Guimares, J. A. Gonalves (coord.), Caracterizao do Patrimnio Histrico e Cultural da Zona Histrica de Gaia , Vols. 7-1, 7-2 e 7-3. Vila Nova de Gaia: G.H.A.V.N.G.

MATOS 1937 MATTOSO 1993 MATTOSO 2002 MATTOSO; KRUS; ANDRADE 1989 MATTOSO; KRUS; ANDRADE 1993 MEIRELES; VALE 1997 MONTEIRO 1991 MONTEIRO 1993 MONTEIRO-RODRIGUES 2000 MONTEIRO-RODRIGUES; CUNHARIBEIRO 1991

MATOS, Armando de (1937) As estradas romanas no concelho de Gaia . V. N. Gaia: Museus Municipais e Biblioteca Pblica de Gaia MATTOSO, Jos (1993) A Terra de Santa Maria na Idade Mdia: limites geogrficos e identidade peculiar. Santa Maria da Feira: Comisso de Vigilncia do Castelo MATTOSO, Jos (2002) O monaquismo ibrico e Cluny . Lisboa: Crculo de Leitores MATTOSO, Jos; KRUS, Lus; ANDRADE, Amlia (1989) O Castelo e a Feira. A Terra de Santa Maria nos sculos XI a XIII. Lisboa: Estampa MATTOSO, Jos; KRUS, Lus; ANDRADE, Amlia (1993) A Terra de Santa Maria no sculo XIII: problemas e documentos. Santa Maria da Feira: Comisso de Vigilncia do Castelo MEIRELES, Maria Antnia; VALE, Maria Clara do (1997) S. Salvador de Valadares: tradio e modernidade . Valadares: Junta de Freguesia MONTEIRO, Isilda B. Costa (1991) Os rendeiros do Mosteiro de Pedroso (1604-1721). Tipo social . Sep. Revista de Cincias Histricas (6). Porto: Univ. Portucalense MONTEIRO, Isilda B. Costa (1993) A administrao jesuta do Mosteiro de Pedroso de 1560 aos finais do sc. XVII . Porto: Univ. Portucalense MONTEIRO-RODRIGUES, Srgio (2000) A Pr-Histria Antiga da Regio do Porto: sntese bibliogrfica. Al-Madan . 2 Srie. 9. Almada, p. 74-8 MONTEIRO-RODRIGUES, Srgio; CUNHA-RIBEIRO, Joo P. (1991) Estao paleoltica do Cerro (Madalena, Vila Nova de Gaia). Revista da Faculdade de Letras Histria , 2 Srie, 8. Porto: FLUP, p. 411-428

MOREIRA, D. 1961 MOREIRA, D. 1987 MOREIRA, J. 1963

MOREIRA, Domingos A. (1961) Povoamento medieval de Entre Douro e Vouga. Fontes toponmicas. Boletim Mensal da Sociedade de Lngua Portuguesa . 12. Lisboa, p. 242-300 MOREIRA, Domingos A. (1987) Freguesias da Diocese do Porto elementos onomsticos alti-medievais. O Concelho de Gaia. V. N. Gaia: Cmara Municipal/G.H.A.V.N.G MOREIRA, Jos G. P. (1963) Canidelo. Breves apontamentos histricos. In Vila Nova de Gaia (Terras de Rey Ramiro). II Festival Folclrico e Etnogrfico de Gulpilhares . Vila Nova de Gaia: Rancho Regional de Gulpilhares, p. 33-8

MOTA 1999

MOTA, Deolinda (1999) As Quintas de Nossa Senhora do Castelo e do Sardo. In GUIMARES, J. A. Gonalves; COELHO, Srgio V.; MOTA, Deolinda Roteiro Garrettiano de Vila Nova de Gaia . Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal, p. 97-101

MURALHA; MAURCIO 1995

MURALHA, Joo; MAURCIO, Joo (1995) Relatrio de Actividades dos Trabalhos Arqueolgicos realizados no mbito do protocolo assinado entre o IPPAR e a TRANSGS (Lote 2) . Lisboa. Texto dactilografado.

MURALHA; MAURCIO 2004

MURALHA, Joo; MAURCIO, Joo (2004) Stios arqueolgicos descobertos no mbito da prospeco arqueolgica dos lotes 2 e 3B da construo do gasoduto. In Bugalho, Jacinta (ed.) Arqueologia na rede de transporte de gs: 10 anos de investigao . Trabalhos de Arqueologia, 39. Lisboa: Inst. Port. de Arqueologia, 2004, p. 45-71

MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS 2001 NOGUEIRA 1994

MUSEU NACIONAL DE SOARES DOS REIS, ed. (2001) Museu Nacional de Soares dos Reis (org. e coord.) Itinerrio da Faiana do Porto e Gaia , Porto: M.N.S.R. NOGUEIRA, Fernanda (1994) - Riqueza e pobreza do Mosteiro de S. Pedro de Pedroso. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 38. Vila Nova de Gaia, p. 7-14

Pgina 9 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
NOGUEIRA 1998 NUNES 1954 OLIVEIRA 2001

descrio
NOGUEIRA, Fernanda (1998) A Quinta de Maravedi: uma viagem ao passado. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 46. Vila Nova de Gaia, p. 47-51 NUNES, Pinho (1954) Monografia da Praia da Aguda . Porto [reed. V. N. Gaia: Estratgias Criativas, 1996] OLIVEIRA, Maria G. Gomes (2001) Confrarias das Almas e religiosidade dos leigos no espao portugus do sculo XVIII A Confraria de Sto. Antnio e Almas da freguesia de Sto. Andr de Canidelo. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 52. Vila Nova de Gaia, p. 54-60 OLIVEIRA, Miguel de (1956) Os territrios diocesanos. Como passou para o Porto a Terra de Santa Maria. Lusitania Sacra . 1. Lisboa, p. 29-50 PACHECO, Hlder (1986) O Grande Porto: Gondomar, Maia, Matosinhos, Valongo, Vila Nova de Gaia . Novos Guias de Portugal, 4. Lisboa: Presena P.N. (1963) Breves apontamentos sobre Gulpilhares. In Vila Nova de Gaia (Terras de Rey Ramiro). II Festival Folclrico e Etnogrfico de Gulpilhares . Vila Nova de Gaia: Rancho Regional de Gulpilhares,p. 53-7

OLIVEIRA, M. 1956 PACHECO 1986 P. N. 1963

PAIVA; BOTELHO 2000

PAIVA, Belm Campos; BOTELHO, Iva J. Teles (2000) Acompanhamento Arqueolgico da obra de reconsolidao e drenagem perifrica das fundaes do Mosteiro de Grij. Relatrio preliminar. Porto. Texto dactilografado.

PARQUIA DE SANTO ANDR DE LEVER 1994

PARQUIA DE SANTO ANDR DE LEVER (1994) A Parquia de Santo Andr de Lever e a sua nova Igreja Paroquial. 1969/1994. Comemoraes das Bodas de Prata do lanamento da 1 pedra . S.l. [Lever]. S.d. [1994], 32 p.

PARREIRA et al. 2003

PARREIRA, Fernando et al . (2003) S. Pedro de Vilar do Paraso: subsdios monogrficos . Vilar do Paraso: Junta de Freguesia

PEDROSA, A.; PEDROSA, F.; TAVARES PEDROSA, Antnio S.; PEDROSA, Fantina M. S. T. S; TAVARES, Joaquim A. D. (1985) Caracterizao geogrfica do Concelho de Vila 1985 Nova de Gaia. In COSTA, Francisco B. (Coord.) Histria de Gaia . Fasc. 1-3. Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal/Gab. Hist. e Arqueologia, p. 7-47 PEDROSA 1978a PEDROSA 1978b PEDROSA 1978c PEDROSA 1985a PEDROSA 1985b PEDROSA 1992 PEDROSA 1998 PEDROSA 1999 PEIXOTO 1984 PEDROSA, David (1978) Grij. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p.15-6 PEDROSA, David (1978) Pedroso. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 30-1 PEDROSA, David (1978) Sermonde. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 46-7 PEDROSA, David (1985) - A grande tragdia da Afurada. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 18. Vila Nova de Gaia, p. 9-11 PEDROSA, David (1985) - A Capela de S. Bartolomeu (no passado e no presente). Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 19. Vila Nova de Gaia, p. 35-8 PEDROSA, David (1992) - A feira dos Carvalhos e a sua histria. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 33. Vila Nova de Gaia, p. 42-6 PEDROSA, David (1998) Memrias de Grij. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 46. Vila Nova de Gaia, p. 3-7 PEDROSA, David (1999) - Memrias de Grij. Os Arcos da Amoreira. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 49. Vila Nova de Gaia, p. 43-45 PEIXOTO, Maria da Graa S. (1984) As casas de facho defesa militar da costa martima de Vila Nova de Gaia no sc. XVIII. In Livro do Congresso. Segundo Congresso sobre Monumentos Militares Portugueses S. l. [Lisboa]: Patrimnio XXI, p. 220-3

PEIXOTO 2000

PEIXOTO, Maria da Graa S. (2000) - Acompanhamento arqueolgico na antiga "Casa Ramos Pinto", ala a Sul (Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Porto). Relatrio final. V. N. Gaia: Cmara Municipal/Servio de Arqueologia, s.d. [2000]

PEIXOTO 2003

PEIXOTO, Maria da Graa (2003) - Escavaes arqueolgicas na Igreja do Mosteiro de Sandim (S. Salvador de Vila Cova das Donas). Notcia preliminar. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 57. Vila Nova de Gaia, p. 56-9

PEREIRA, A.; PEREIRA, J.; PEREIRA, J. PEREIRA, Antnio Srgio; PEREIRA, Jacqueline; PEREIRA, Jos Antnio (2000) - Relatrio prvio das sondagens arqueolgicas no A. 2000a Largo Miguel Bombarda. Vila Nova de Gaia . Vila Nova de Gaia: Novarqueologia. Texto dactilografado

PEREIRA, A.; PEREIRA, J. 2000b

PEREIRA, Antnio Srgio; PEREIRA, Jacqueline (2000) - Relatrio prvio das sondagens arqueolgicas no Largo Miguel Bombarda. 2 fase. Vila Nova de Gaia . Vila Nova de Gaia: Novarqueologia. Texto dactilografado

PEREIRA, D. 1989 PEREIRA, J. A. 2000

PEREIRA, Dionsio A. (1989) A Quinta do Pao e os seus foros. Caminho Novo . Edio Especial. Nmero nico. Avintes, p. 48-50 PEREIRA, Jos Antnio (2000) Sondagens Arqueolgicas no Castro de Valadares/Monte Crasto. Valadares Vila Nova de Gaia. Relatrio Final. Vila Nova de Gaia: Novarqueologia. Texto dactilografado

PESSOA 1986 PINHO LEAL 1873-1890

PESSOA, Maria Etelvina V. (1986) A capela da Quinta de Quebrantes. Gaya . 4. V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G., p. 93-110 Pinho Leal, Augusto A. B. (1873-1890) Portugal Antigo e Moderno. Diccionario Geographico, Estatistico, Chorographico, Heraldico, Archeologico, Historico, Biographico e Etymologico de todas as cidades, villas, freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias. 12 vols. Lisboa . Referncias: Vol. 1 PINHO LEAL 1873; Vol. 2 1874a; Vol. 3 1874b; Vol. 4 1874c; Vol. 5 1875a; Vol. 6 1875b; Vol. 7 1876; Vol. 8 1878; Vol. 9 1880; Vol. 10 1882; Vol. 11 1886; Vol. 12 1890

PIZARRO 1987

PIZARRO, Jos Sotto Mayor (1987) Os Patronos do Mosteiro de Grij (evoluo e estrutura da famlia nobre sculos XI a XIV) . 2 vols. Porto

Pgina 10 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
PLANO DIRECTOR s.d. PLANTA DA CIDADE 1982 PORTELA 2003a

descrio
Plano Director Municipal. PDM. Levantamento. Patrimnio Monumental. Patrimnio Arquitectnico. Freguesia Vilar do Paraso . V. N. Gaia: Cmara Municipal/GPU, s.d. Planta da cidade do Porto e arredores, com localizao das fortificaes liberais e miguelistas durante o Cerco do Porto. Porto: C. M. Porto, 1982 PORTELA, Ana Margarida (2003) - O atribulado processo de classificao do antigo complexo fabril cermico das Devesas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 64-6 PORTELA, Ana Margarida (2003) - Os resultados das sondagens arqueolgicas realizadas em finais de 2002 no Quarteiro Sul do antigo complexo fabril cermico das Devesas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 51-4

PORTELA 2003b

QUEIRS 1978 QUEIRZ, F. 1997

QUEIRS, Pe. (1978) Santo Ovdio. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 58-9 QUEIROZ, Francisco (1997) Patrimnio construdo: Histria e valor artstico da Igreja Paroquial da Madalena. In CIDADE, Jos Carlos et al. Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena V. N. Gaia): subsdios para uma Monografia . Vol. 1. Madalena: Junta de Freguesia, p. 127-153 QUEIROZ, Francisco (1998) - Contributo para a histria dos cemitrios de Gaia. 1 parte: A epidemia de cholera morbus e os cemitrios da Serra do Pilar e Mafamude. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 45. Vila Nova de Gaia, p. 54-62

QUEIRZ, F. 1998a

QUEIRZ, F. 1998b

QUEIROZ, Francisco (1998) - Contributo para a histria dos cemitrios de Gaia. 2 parte: Os cemitrios de Mafamude (continuao), Avintes, Oliveira do Douro, Pedroso, Santa Marinha, Valadares, Canelas, Canidelo, Olival, Arcozelo e Gulpilhares. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 46. Vila Nova de Gaia, p. 23-35

QUEIRZ, F. 1999

QUEIROZ, Francisco (1999) - Contributo para a histria dos cemitrios de Gaia. 3 parte: Os cemitrios de Vilar de Andorinho, Vilar de Paraso, Serzedo, Madalena, Perosinho, S. Flix da Marinha, Grij, Sandim, Sermonde, Crestuma e Seixezelo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 47. Vila Nova de Gaia, p. 45-57

QUEIROZ, F. 2001

QUEIROZ, Francisco (2001) - Subsdios para a histria da indstria no Concelho de Gaia. I Da consolidao do Liberalismo Regenerao (1834-1851): indstrias alimentares. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 53. Vila Nova de Gaia, p. 47-50

QUEIROZ, F. 2002a

QUEIROZ, Francisco (2002a) - Os mirantes e a persistncia de uma arquitectura revivalista em Vila Nova de Gaia no incio do sculo XX. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 54. Vila Nova de Gaia, p. 20-24

QUEIROZ, F. 2002b

QUEIROZ, Francisco (2002b) - Subsdios para a histria da indstria no Concelho de Gaia. II Da consolidao do Liberalismo Regenerao (1834-1851): a Fbrica de Vidros de Pao de Rei e as origens da indstria de fundio em Crestuma. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 55. Vila Nova de Gaia, p. 15-22

QUEIROZ, F. 2003a

QUEIROZ, Francisco (2003) - O ncleo histrico de Vila Nova de Gaia: estratgias de delimitao e de reabilitao no contexto de uma candidatura a Patrimnio da Humanidade. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 28-38

QUEIROZ, F. 2003b

QUEIROZ, Francisco (2003) - O aproveitamento urbanstico dos Quarteires Norte e Sul da antiga Fbrica Cermica das Devesas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 56. Vila Nova de Gaia, p. 57-63

QUEIROZ, F. 2005 QUEIROZ, F.; PORTELA 2001

QUEIROZ, Francisco, coord. (2005) Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena Vila Nova de Gaia): histria, sociedade e territrio . Madalena: Junta de Freguesia QUEIROZ, Francisco; PORTELA, Ana Margarida (2001) - A Cermica das Devesas: um notvel complexo fabril oitocentista. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 52. Vila Nova de Gaia, p. 61-70

QUEIRS, J. 1907 R. C. 1978a R. C. 1978b RAMOS 1956

QUEIRS, Jos (1907) Cermica Portuguesa e outros estudos . [Reed. Lisboa: Presena, 1987] R. C. (1978) S. Flix da Marinha povoao antiqussima. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 34-5 R. C. (1978) Valadares. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 49-51 RAMOS, Rute M. L. (1956) Mosteiro de S. Pedro de Pedroso (Subsdios para a sua histria). Coimbra. Dissertao de licenciatura em Cincias Histricas e Filosficas. Texto dactilografado

RANCHO REGIONAL DE GULPILHARES RANCHO REGIONAL DE GULPILHARES (1982) Rancho Regional de Gulpilhares. Vida e obra. Usos e costumes da nossa terra . S. l. 1982 [Gulpilhares]: Rancho Regional RANCHO REGIONAL DE GULPILHARES RANCHO REGIONAL DE GULPILHARES (1987) Rancho Regional de Gulpilhares. Vida e obra. Recordaes e usos e costumes da nossa 1987 terra . 1936-1986 . S. l. [Gulpilhares]: Rancho Regional REBELO 1975 RIBEIRO, B. 1997 RIBEIRO, M. 1984 RIBEIRO, M. C. 1996 REBELO, F. (1975) - Serras de Valongo - estudo de Geomorfologia . Supl. "Biblos". 9. Coimbra: Univ. Coimbra RIBEIRO, Barbosa (1997) Crestuma: o Douro a seus ps . Crestuma: Ed. A. RIBEIRO, Manuel J. Barbosa et al . (1984) Esboo monogrfico de Santa Marinha de Crestuma . Crestuma: Junta de Freguesia RIBEIRO, Manuela C. S. (1996) Os finais da actividade do centro oleiro de Coimbres (V. N. Gaia): tradio oral e documentao. In Actas do 1 Encontro de Olaria Tradicional . Matosinhos: Cmara Municipal, p. 57-68

RIBEIRO, M. C. 1997

RIBEIRO, Manuela C. S. (1997) A olaria de Coimbres (Vila Nova de Gaia). Documentao, memria e arqueologia. In FERNANDES, Isabel M.; TEIXEIRA, R. [coord.] (1997) A loua preta em Portugal: olhares cruzados . Porto: CRAT, p. 59-62

RIBEIRO, M. C. 2000

RIBEIRO, Manuela C. S. (2000) A interveno arqueolgica nas soengas de Coimbres. Al-Madan . 2 srie. 9. Almada: C.A.A., p.166

Pgina 11 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
RIBEIRO, M. C. 2003a

descrio
RIBEIRO, Manuela C. S. (2003) As soengas de Coimbres (Vila Nova de Gaia). Arqueologia de um centro oleiro. In Actas das 3as. Jornadas de Cermica Medieval e Ps-Medieval . Tondela: C.M.T., p. 321-32

RIBEIRO, M. C. 2003b

RIBEIRO, Manuela C. S. (2003) A olaria preta de Coimbres (Vila Nova de Gaia). Estudo arqueolgico de um centro de produo cermica de poca moderna e contempornea . Porto: Fac. Letras da Univ. do Porto. Dissertao de mestrado. Texto policop.

RIBEIRO, M. C. no prelo

RIBEIRO, Manuela C. S. (no prelo) A cozedura de olaria preta em Coimbres segundo os dados da interveno arqueolgica na Rua da Soenga (Vila Nova de Gaia). In Actas das 4as. Jornadas de Cermica Medieval e Ps-Medieval . Tondela: C.M.T.

ROCHA 1956 ROCHA, P. 2006

ROCHA, Lus G. de Pinho (1956) O Monte da Virgem: as minhas recordaes . Porto: Oficinas S. Jos ROCHA, Paulo Antnio S. P. (2006) - "Patrimnio geolgico e geomorfolgico da praia de Lavadores, Vila Nova de Gaia". Revista de Portugal . 3. Vila Nova de Gaia: ASCR/Confraria Queirosiana/Gailivro, p. 15-21

RODRIGUES 1980 RODRIGUES; VILA 1977 S; PAIVA 1994a S; PAIVA 1994b

RODRIGUES, Narciso (1980) Madalena e a sua igreja . S.l.: Ed. A. RODRIGUES, Narciso A.; VILA, Romero (1977) Coimbres e a sua igreja . S. l.; S. d. [1977] S, Manuel M.; PAIVA, Maria B. (1994) Para uma carta arqueolgica do concelho de Vila Nova de Gaia. O Castro de Baiza (Avintes/Vilar de Andorinho, V. N. Gaia). Gaya . 6. V. N. Gaia, p. 43-56 S, Manuel M. Alves; PAIVA, Maria Belm C. (1994) Notas sobre o comrcio romano na bacia do Douro. As nforas do Castelo de Gaia e Monte Murado. Gaya . 6 (1988-1994). Vila Nova de Gaia, p. 89-106

SANDE E CASTRO 1973

SANDE E CASTRO, Antnio Paes (1973) A Granja de todos os tempos: desde a Granja dos frades de Grij e da Granja dos Ayres at Praia da Granja dos nossos dias . Introduo notas e legendas de Alfredo Ayres de Gouva Allen. V. N. Gaia: Cmara Municipal

SANTOS, A. 1978 SANTOS, C. 1985a SANTOS, C. 1985b SANTOS, J. 1989 SANTOS, J. D. 1952 SANTOS, J. D. 1963

SANTOS, Augusto Gomes dos (1978) Arcozelo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 5-7 SANTOS, Cndido A. Dias dos (1985) Gaia do sculo XVI ao sculo XVIII: histria econmica e social. In Histria de Gaia . Fascs. 48. Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal/G.H.A.V.N.G. SANTOS, Cndido A. Dias dos (1985) Instituies eclesisticas de Gaia. In Histria de Gaia . Fascculos 9-10. Vila Nova de Gaia: Cmara Municipal/G.H.A.V.N.G. SANTOS, Jos J. F. Dias dos (1989) O Mosteiro de Vila Cova das Donas. Sua evoluo e formao: a explorao dominial . V. N. Gaia: G.H.A.V.N.G. SANTOS, Jos Dinis dos (1952) Resenha histrica de Cale, Vila de Portugal e Castelo de Gaia . Vila Nova de Gaia: Tipografia Rocha & Irmo SANTOS, Jos Dinis dos (1963) Mafamude: subsdios para a sua histria. In Vila Nova de Gaia (Terras de Rey Ramiro). II Festival Folclrico e Etnogrfico de Gulpilhares . Vila Nova de Gaia: Rancho Regional de Gulpilhares, p. 67-72

SANTOS, J. D. 1966 SANTOS, J. D. 1970 SANTOS, J. D. 1971

SANTOS, Jos Dinis dos (1966) - D. Pedro e D. Ins em Canidelo, terras de Gaia". O Tripeiro . Srie 6. Ano 6. 11. Porto, p. 328-330 SANTOS, Jos Dinis dos (1970) Resenha histrica de Cale, Vila de Portugal e Castelo de Gaia . Sep. de Comunidades Portuguesas, 21. Lisboa: s.n. SANTOS, Jos Dinis dos (1971) Mosteiro da Serra do Pilar. Sep. de Comunidades Portuguesas, 21. S.l.: s.n.

SANTOS, M. 1909 SANTOS, P. 1985 SANTOS, V. 2005 SARAIVA 1995 SARAIVA 1999 SARDINHA 1990 SERENO; REBELO 1997 SILVA, A.; SILVA, A. M. 1986

SANTOS, Manuel Rodrigues dos (1909) O Convento de Santo Antnio de Valle da Piedade. O Tripeiro . Vol. 1, N 33 (20.05.1909). Porto, p. 245-6 SANTOS, P. (1985) Toponmia de Avintes. Boletim Grupo Mrito Dramtico Avintense. Bodas de Diamante. 1910-1985. S.l.: s.d. [1985], p. 28-32 SANTOS, V. N. (2005) Vila dos Carvalhos: contributo para uma caracterizao . V. N. Gaia: ACICCA/Jornal dos Carvalhos SARAIVA, Jos da Costa (1995) Canidelo no passado e no presente . S.l.: Fb. Igreja Paroquial St Andr de Canidelo. S.d. [1995] SARAIVA, Jos da Costa (1999) Canidelo Passado e Presente. Boletim da Associao Cultural dos Amigos de Gaia , 49. Vila Nova de Gaia, p. 55-64 SARDINHA, Antnio (1990) - Os mosteiros de Crestuma, Pedroso e Vila Cova (das Donas?). Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 29, 30. Vila Nova de Gaia, p. 9-14, 14-7 SERENO, Isabel; REBELO, Elvira (1997) Quinta de Baixo/Quinta dos Condes de Pao Vitorino. Disponvel em http://www.monumentos.pt [Set. 2006] SILVA, Anabela F.; SILVA, Antnio Manuel S. P. (1986) Viver e morrer na Afurada do sc. XIX . Porto. Trabalho acadmico apresentado na Faculdade de Letras da Univ. do Porto. Texto dactilografado SILVA, Anabela F.; SILVA, Antnio Manuel S. P. (1987) "Da Furada Afurada: ensaio de toponmia gaiense". Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia , 22, V. N. Gaia, "Amigos de Gaia", p. 14-15. SILVA, Armando Coelho Ferreira da (1980) Relatrio Preliminar dos Trabalhos Arqueolgicos realizados na Necrpole de Gulpilhares . Porto. Texto dactilografado. SILVA, Armando C. F. (1983) As tesserae do Castro da Senhora da Sade ou Monte Murado (Pedroso, Vila Nova de Gaia). Contributo para o estudo das instituies e povoamento da Hispnia Antiga. Gaya . 1. V. N. Gaia, p. 9-26

SILVA, A.; SILVA, A. M. 1987

SILVA, A. C. 1980 SILVA, A. C. 1983

SILVA, A. C. 1984 SILVA, A. C. 1986

SILVA, Armando C. F. (1984) Aspectos da Proto-Histria e Romanizao no Concelho de Vila Nova de Gaia e problemtica do seu povoamento. Gaya . 2. V. N. Gaia, p. 39-58 SILVA, Armando C. F. (1986) A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal . Paos de Ferreira: C.M.P.F./M.A.C.S.

Pgina 12 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
SILVA, A. C.; LOPES; LOBATO 1984

descrio
SILVA, Armando Coelho Ferreira da; LOPES, Antnio B.; LOBATO, Maria Jos F. (1984) O forno cermico romano de Canelas (Vila Nova de Gaia) . Sep. Gaya, 2. Vila Nova de Gaia: Gab. Histria e Arqueologia de V. N. Gaia

SILVA, A. C.; PAIVA; S 1987

SILVA, Armando C. F.; PAIVA, Maria Belm C.; S, Manuel M. A. (1987) Sondagem arqueolgica no Castro de Baiza (Avintes/Vilar de Andorinho, V. N. Gaia). BAIZ 85 Relatrio . V. N. Gaia: texto dactilog.

SILVA, A. M. 1993a

SILVA, Antnio Manuel S. P. (1993) Construo dos Acessos Ponte do Freixo. Caracterizao arqueolgica do corredor. Relatrio geral. Porto: Etnos-Patrimnio e Turismo Cultural, Lda. Texto dactilografado

SILVA, A. M. 1993b

SILVA, Antnio Manuel S. P. (1993), "Ocupao proto-histrica e romana no Entre-Douro-e-Vouga Litoral: Breve balano de uma investigao em curso". Trabalhos de Antropologia e Etnologia . 33 (3-4). Porto, p. 427-43

SILVA, A. M. 1994

SILVA, Antnio Manuel S. P. (1994) Proto-histria e Romanizao no Entre Douro e Vouga Litoral. Elementos para uma avaliao crtica . Dissert. de Mestrado apresentada Fac. de Letras da Universidade do Porto. 2 vols. Texto policop.

SILVA, A. M. 1997 SILVA, A. M. 1999

SILVA, Antnio Manuel S. P. (1997) Achados numismticos romanos do Entre Douro e Vouga Litoral Contributo para um inventrio crtico. Nvmmvs . 2 Srie. 16-20. Porto, p. 205-30 SILVA, Antnio Manuel S. P. (1999) Aspectos territoriais da ocupao castreja na regio do Entre Douro e Vouga. Revista de Guimares . Vol. especial [Actas do Congresso de Proto-histria Europeia, vol. 1]. Guimares, p. 403-29

SILVA, A. M. 2003

SILVA, Antnio Manuel S. P. (2003) O projecto PAIVAR, um plano de investigao arqueolgica de mbito regional, Revista da Faculdade de Letras Cincias e Tcnicas do Patrimnio , 1 Srie (2), Porto, p. 199-222

SILVA, A. M.; RIBEIRO 2002

SILVA, Antnio Manuel S. P.; RIBEIRO, Manuela (2002) Plano de Pormenor da Fraga, Vila Nova de Gaia Projecto Polis. Relatrio de pr-avaliao arqueolgica e caracterizao patrimonial . V. N. Gaia: texto policop.

SILVA, A. M.; GUIMARES; BARBOSA 2005

SILVA, Antnio Manuel S. P.; GUIMARES, Susana; BARBOSA, Sandra (2005) Plano de Pormenor de So Paio/Canidelo Vila Nova de Gaia. Programa Polis. Relatrio de pr-avaliao arqueolgica e caracterizao patrimonial . V. N. Gaia: texto policop.

SILVA, E. 1999 SILVA, E. 2005

SILVA, Eduardo Jorge Lopes da (1999) Relatrio da escavao da Mamoa da Madalena (V. N. Gaia) 1998. Porto. Texto dactilog. SILVA, Eduardo Jorge Lopes da (2005) "Escavao de uma mamoa no Cerro". In QUEIROZ, Francisco, coord. Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena Vila Nova de Gaia): histria, sociedade e territrio . Madalena: Junta de Freguesia, 2005, p. 42-48

SILVA, F. 1993 SILVA, F. P.; SILVA, A.M. 1994

SILVA, Francisco (1993) - Aspectos religiosos de Mafamude nos sculos XVII, XVIII e XIX. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 36. Vila Nova de Gaia, p. 42-5 SILVA, Fernando P.; SILVA, Antnio Manuel S. P. (1994) "Menires de Alvarenga e da Serra da Freita (Arouca, Aveiro): breve notcia In Actas das 5as Jornadas Arqueolgicas da Associao dos Arquelogos Portugueses . 2. Lisboa: A.A.P., p. 109-23

SILVA, J. 1978 SILVA, J. P. et al . 1984 SILVA, M. 1978a SILVA, M. 1978b SILVA, M. et al. 1984 SILVA; MEIRELES 1982 SOEIRO et al. 1995 SOUSA 1957 SOUSA, J. 1984 SOVERAL 1983a SOVERAL 1983b SOVERAL 1994 TEIXEIRA; FONSECA; OLIVEIRA 2006

SILVA, Jaime Pereira da (1978) Serzedo. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 48-9 SILVA, Joaquim Pinho da et al . (1984) Esboo monogrfico de Santo Andr de Lever . Lever: Junta de Freguesia SILVA, Moreira da (1978) Sandim O Convento de Vila Cova das Donas. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 37-9 SILVA, Moreira da (1978) Olival. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 26-7 SILVA, Mrio Moreira et al. (1984) Esboo monogrfico de Santa Maria de Sandim . Sandim: Junta de Freguesia SILVA, Maria Jos P. M.; MEIRELES, Maria do Rosrio M. (1982) - O Mosteiro de Pedroso. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 13. Vila Nova de Gaia, p. 47-51 SOEIRO, Teresa et al. (1995) A Cermica Portuense: evoluo empresarial e estruturas edificadas, Portvgalia . Nova Srie, 16, Porto: Fac. Letras Univ. Porto, p. 203-287 SOUSA, Arlindo de (1957) Estudos de Arqueologia, Etnologia e Histria Antiguidades do Municpio de Gaia: Civilizaes prromana, romana e romano-portuguesa. Rio de Janeiro SOUSA, Joo de (1984) - Grij. Estudo monogrfico. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 17. Vila Nova de Gaia, p. 54-9 SOVERAL, Manuel Abranches de (1983) O Manco de Gaia. O Tripeiro. Srie Nova. Ano 2. N 4, p. 102 SOVERAL, Manuel Abranches de (1983) A Casa do Manco de Gaia. O Tripeiro. Srie Nova. Ano 2. N 5, p. 159-60 SOVERAL, Manuel Abranches de (1994) Quinta do Maravedi. Subsdios para a sua histria . Vila Nova de Gaia: Fundao Conservatrio Regional de Gaia. TEIXEIRA, Ricardo; FONSECA, Vtor; OLIVEIRA, Ana M. (2006) Construo de moradia unifamiliar. Rampa Nossa Senhora da Sade. Carvalhos. V. N. Gaia. RNSS 06. Sondagens Arqueolgicas. Relatrio Preliminar . Porto: Arqueologia & Patrimnio. Texto dactilografado VALE, Carlos (1966) O Mosteiro da Serra do Pilar. Boletim Cultural de Gaia. 1. Vila Nova de Gaia, p. 13-20 VALE, Carlos (1971) O Castelo de Gaia e a lenda do Rei Ramiro . V. N. Gaia: Cmara Municipal VALE, Carlos [C.V.] (1978) Gulpilhares. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 4. Vila Nova de Gaia, p. 17-20

VALE 1966 VALE 1971 VALE 1978a

Pgina 13 de 14

PATRIMNIO ARQUEOLGICO E GEOMORFOLGICO - Bibliografia geral

cdigo Autor-Data
VALE 1978b VALE 1978c VALE 1981 VALE 1983 VALE 1987 VALE 1996 VALENTE 1949 VASCONCELOS E SOUSA 2005 VELOSO 1963

descrio
VALE, Carlos [C.V.] (1978) Vilar do Paraso. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 4. Vila Nova de Gaia, p. 54-7 VALE, Carlos [C.V.] (1978) Santa Marinha. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 4. Vila Nova de Gaia, p. 39-45 VALE, Carlos [C.V.] (1981) Escadas da Boa Passagem. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia. 11. Vila Nova de Gaia, p. 49-52 VALE, Carlos (1983) - A Capela do Senhor do Padro. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 15. Vila Nova de Gaia, p. 514 VALE, Carlos (1987) A freguesia de Santa Maria de Gulpilhares . Gulpilhares: Junta de Freguesia VALE, Carlos (1996) - O Convento das Donas Emparedadas de S. Nicolau. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 41. Vila Nova de Gaia, p. 43-4 VALENTE, Vasco (1949) Cermica artstica portuense dos sculos XVIII e XIX , Porto: Liv. Fernando Machado, s.d. [1949] VASCONCELOS E SOUSA, Bernardo (dir.) et al. (2005) Ordens religiosas em Portugal: das origens a Trento. Guia Histrico, Lisboa: Horizonte VELOSO, Manuel Pires (1963) Valadares em demanda das suas razes. Notas preliminares. In Vila Nova de Gaia (Terras de Rey Ramiro). II Festival Folclrico e Etnogrfico de Gulpilhares . Vila Nova de Gaia: Rancho Regional de Gulpilhares, p. 139-144

VILA 1966a VILA 1966b VILA 1975 VILA 1978a VILA 1978b VILA 1978c VILA 1981 VILA 1982a VILA 1982b VILA 1987

VILA, Romero (1966) Marcos histricos em Gaia. Boletim Cultural de Gaia. 1. Vila Nova de Gaia, p. 41-48 VILA, Romero (1966) A honrosa profisso de oleiro em Gaia. Sep. Museu (2 srie, 10). Porto: Crculo Dr. Jos de Figueiredo VILA, Romero (1975) A honrosa profisso de oleiro em Gaia (continuao). Museu . 2 srie, 16-17. Porto: Crculo Dr. Jos de Figueiredo, p. 27-31 VILA, Romero (1978) Crestuma. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 13-4 VILA, Romero (1978) Mafamude. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 24-6 VILA, Romero (1978) Coimbres. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 4. Vila Nova de Gaia, p. 57-8 VILA, Romero (1981) Almenara ou Atalaia, em Coimbres. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 10. Vila Nova de Gaia, p. 34-6 VILA, Romero (1982) As Olarias de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 12. V. N. Gaia, p. 23-26 VILA, Romero (1982) As Olarias de Gaia. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 13. V. N. Gaia, p. 30-34 VILA, Romero (1987) A Olaria em Gaia e os seus ltimos oleiros. Boletim da Associao Cultural Amigos de Gaia . 23. V. N. Gaia, p. 25-27

VILA; CUNHA E FREITAS; GONALVES VILA, Romero; CUNHA E FREITAS, Eugnio A.; GONALVES, A. N. (1984) O Mosteiro da Serra do Pilar . V. N. Gaia: Cmara 1984 Municipal/G.H.A.V.N.G VV.AA. 1953 VV. AA. (1953) - "Extenso cultural do Museu Etnolgico. A) O Instituto Portugus de Arqueologia, Histria e Etnografia". O Arquelogo Portugus . Nova srie. 2. Lisboa, p. 289

Pgina 14 de 14

Anda mungkin juga menyukai